Ver Versão Completa : Pneu 33x12.5 - BF All Terrian ou MUD KM2
Amigos,
Preciso trocar os pneus do Troller ano 2006 (que ainda estou usando o original). Estou pensando em colocar o BF All Terrian - 33 x 12.5.
Alguém já usou este tipo de pneu e que poderia comentar a sua utilização/comportamento para o Troller?
Por ser de 33 polegadas, preciso modificar alguma peça no Troller para a adaptação do mesmo?
Caso este BF não seja o mais viável, qual outro pneu que é recomendado para o Troller?
Obs.: Rodo em média 60% asfalto e 40% terra.
Para aqueles que estão usando o Pneu MUD KM2 ou que tenha conhecimento deste pneu, poderia me ajudar a tirar as seguintes dúvidas?
- Qual é o comportamento dele no Troller tanto na estrada quanto na trilha?
- Qual é a durabilidade dele em uso 70% estrada e 30% terra com trilhas leves?
- Na chuva ele tem boa aderencia?
Entre o BF All Terrain e o MUD qual é a recomendação para o uso de 70% estrada e 30% terra com trilhas leves?
Agradeço antecipadamente pelos comentários,
Rubens
Amigo, este pneu é o melhor AT na minha opinião, muito bom em asfalto e areia e razoável na terra (trilhas leves vai bem, trilhas com lama pesada não). Sem contar que tem uma durabilidade excelente.
33' no T4 não precisa de alteração nenhuma, é só colocar e ser feliz. Vai dar outra cara pro seu bugão! Se vc faz trilhas com lama pelo menos duas vezes por mês, talvez seja melhor um Mud.
Abs e boas trilhas
VOVÔ DO TROLLER
20/02/2010, 19:24
Amigo, este pneu é o melhor AT na minha opinião, muito bom em asfalto e areia e razoável na terra (trilhas leves vai bem, trilhas com lama pesada não). Sem contar que tem uma durabilidade excelente.
33' no T4 não precisa de alteração nenhuma, é só colocar e ser feliz. Vai dar outra cara pro seu bugão! Se vc faz trilhas com lama pelo menos duas vezes por mês, talvez seja melhor um Mud.
Abs e boas trilhas
Eu já usei os BF A/T e confirmo tudo o que o Arthur disse. Agora, tenho alguns amigos que usam o BF Mud KM 2 (não sei se tem nesta medida) e dizem que são ótimos na lama e bons no asfalto, com pouco ruído. Abs. Válter
desculpem minha ignirância, mas estou comprando um troller 2010 e pelo que entendi é o seguinte:
Tenho no meu cj5 um pneu maxxis buckshot 33 - 12,5 - 15. posso colocar um desse no meu troller sem nenhuma adaptação? é isso mesmo?
obrigado pela ajuda
uma abraço a todos...
Amigos,
Obrigado pela informação.
Apenas reforçando o que o Tubino menciona acima, a medida correta é essa mesma: 33 x 12.5 x 15?
A frenagem do Troller é muito prejudicada com este pneu maior?
A velocidade que é indicada no painel de instrumento é muito alterada pelo pneu 33? Ou seja, se você está a 90 km/h no painel marca 100 km/h e vice versa?
A durabilidade dos rolamentos de rodas e diferenciais também tem a vida util reduzida com a adaptação do pneu 33?
Abraços,
Rubens
Eu já usei os BF A/T e confirmo tudo o que o Arthur disse. Agora, tenho alguns amigos que usam o BF Mud KM 2 (não sei se tem nesta medida) e dizem que são ótimos na lama e bons no asfalto, com pouco ruído. Abs. Válter
Olá Válter, bom dia!
Obrigado pela dica. Vou pesquisar sobre o MUD KM2 antes de comprar.
Vou abrir um tópico com esse título para saber a opinião dos nossos amigos.
Abraços,
Rubens
Ricardo Piovan
22/02/2010, 12:47
Tive 2 Troller, meu irmão tem e meu pai tb. Os 33" cabem legal, mas seria interessante instalar nele também calços de 1,5 ou 2" nas molas, e espaçadores de roda também é muito bem vindo se for manter as rodas originais. Assim, vc evita do pneu pegar na parte interna do paralama, principalmente os traseiros, e evita a regulagem do esterçamento da direção, que deve ser reduzido para evitar que o pneu pegue no conjunto de direção quando a direção é toda esterçada. Fora que o Trollão com os calços e os 33" fica bem mais bruto e alto !!
Já com relação ao modelo, acho que iria de KM2 também !!!
Abraço
williamnun
22/02/2010, 18:31
Tenho os BF mud 33x12,5x15 no meu troller e posso dizer que é só alegria. Com espaçadores de 1,5" os pneus nao pegam em nada!
São muito bons para a cidade, tá certo que fazem um barulho um pouco encômodo, mas pelo pneu que é isso até passa...
para trilhas, não quero pneu melhor!!! é muito bom mesmo, tanto pra areia quanto lama...
A única coisa que não fica muito boa é a frenagem... eu nao andei com o troller com os pneus originais pra comparar, mas com os 33 os freios demoram pra responder mesmo, as vezes dá aquela sensação " nossa vai bater"!! mas eh só um sustinho haushuahsuahsuh
amigo, quer um conselho? vai de Mud 33 que vc não se arrepende!!
fora o que o nosso amigo falou, o Troller fica com uma cara beeem mais "bruta" =D
Abraço
Guilherme Rocha
22/02/2010, 19:27
Estou no meu segundo troller e sempre usei BF AT 33x12,5.
O pneu é excelente, estou com um jogo a 50mil Km e ainda tá bem conservado... A única coisa que fiz foi limitar o esterçamento da direção. Eu nem penso em colocar outro pneu.
Um detalhe nao foi falado pelos amigos do forum... Esse pneu força o conjunto, tem que saber tocar o jipe, senao estoura tudo (diferencial, eixo entalhado, e por aí vai). Se voce acelerar forte e soltar rapido a embreagem, numa primeira marcha, pode se preparar que o prejuizo vai ser dos bons. A arrancada tem que ser suave... Os pivos de suspensao costumam reclamar, assim como os rolamentos... Sabendo andar nada vai quebrar! Se o seu motor estiver original, vais notar o jipe mais "fofo", principalmente na saida, mas afinal de contas nao estamos falando de um veiculo de arrancada, né isso?
Se seu jipe tiver sido reprogramado ou chipado, cuidados redobrados, pois aí vc vai ficar tentado a sair mais forte e com certeza vai ter que trocar um conjunto de pinhao/coroa...
Boa sorte!
Guilherme
T4 2007
Recife-PE
williamnun
23/02/2010, 08:26
Tenho os BF mud 33x12,5x15 no meu troller e posso dizer que é só alegria. Com espaçadores de 1,5" os pneus nao pegam em nada!
São muito bons para a cidade, tá certo que fazem um barulho um pouco encômodo, mas pelo pneu que é isso até passa...
para trilhas, não quero pneu melhor!!! é muito bom mesmo, tanto pra areia quanto lama...
A única coisa que não fica muito boa é a frenagem... eu nao andei com o troller com os pneus originais pra comparar, mas com os 33 os freios demoram pra responder mesmo, as vezes dá aquela sensação " nossa vai bater"!! mas eh só um sustinho haushuahsuahsuh
amigo, quer um conselho? vai de Mud 33 que vc não se arrepende!!
fora o que o nosso amigo falou, o Troller fica com uma cara beeem mais "bruta" =D
Abraço
Só para corrigir, não são espaçadores, são calços de 1,5" nas molas :-o
Tava durmindo quando escrevi :-P
Só para corrigir, não são espaçadores, são calços de 1,5" nas molas :-o
Tava durmindo quando escrevi :-P
William,
Obrigado pela explicação!
Por acaso você poderia enviar algumas fotos dos pneus instalados no seu Troller e também dos calços das molas?
O meu e-mail é o rubens_sousa@yahoo.com
Onde você conseguiu os calços? será que dá para fazer de poliuretano?
Como ficou a dirigibilidade do seu Troller?
Com o calço nas molas + os pneus 33" você consegiu acertar o caster dele?
Abraço,
Rubens
Casa da transmissão4x4
23/02/2010, 22:00
será que dá para fazer de poliuretano?
Esses calços de poliuterano são exelentes, tenho no meu jipe os de 2" polegadas há 3 anos nunca me deram problemas e estão em otimo estado ate hoje.
Esses calços de poliuterano são exelentes, tenho no meu jipe os de 2" polegadas há 3 anos nunca me deram problemas e estão em otimo estado ate hoje.
Danilo,
Obrigado pela informação da durabilidade dos calços de poliuretano.
Você fez o do seu jipe ou comprou feito?
O calco é colocado na parte superior ou inferior da mola?
Existem durezas diferentes de poliuretano, muitas delas por cores, tais como vermelha, branca, amarela etc...
Qual é a cor do calço do seu jipe?
Você tem alguma foto dele instalado? Se sim, você poderia encaminhar para mim ou postar aqui no forum?
Abraços,
Rubens
williamnun
24/02/2010, 09:19
William,
Obrigado pela explicação!
Por acaso você poderia enviar algumas fotos dos pneus instalados no seu Troller e também dos calços das molas?
Onde você conseguiu os calços? será que dá para fazer de poliuretano?
Como ficou a dirigibilidade do seu Troller?
Com o calço nas molas + os pneus 33" você consegiu acertar o caster dele?
Abraço,
Rubens
Cara hoje eu não posso te enviar fotos porque ele tá na mecânica pra arrumar alguns dos "milhares" :lol: de defeitos que ele tem!!
mas a semana que vem posso enviar sim!
Quando eu comprei o Troller ele já veio com os calços e os pneus, mas eu conversei com o ex dono e ele falou que a única coisa que ele fez foi colocar os calços, não mexeu em mais nada. Quanto ao material de que eles são feitos eu não posso te afirmar nada porque não sou muito conhecedor desse assunto, isso vamos deixar pros experts! :D
Como eu disse anteriormente, a dirigibilidade continua boa tanto na cidade quanto na estrada, só o que não ficou tão bom assim foram os freios, se vc precisa dar uma freiada mais forte vc vê que ele demora bastante pra segurar e parar.
Mas também tem uma coisa, com um veículo desse porte e com pneus desse tipo, acho que é loucura vc querer andar a velocidades muito altas com ele!!
Abraço
williamnun
24/02/2010, 09:46
Rubens olha lá no seu e-mail que eu te enviei alguma fotos. Valeu!
Ricardo Piovan
24/02/2010, 10:11
Fala Rubens,
Vc não precisa mexer no caster, fique tranquilo !! Já os calços, são colocados na bandeja superior, isto é, na parte superior da mola.
Você pode comprar pronto na Tor Offroad, em campinas http://www.toroffroad.com.br/
Senão me engano, paguei R$70,00 em cada na época, e eu pedi para fazerem pra mim de 2", pois só tinham de 1,5". Nem pense em fazer fora que fica mais caro ( material + usinagem ) !!!
Com relação ao material, pode ser de poliuretano branco mesmo !! Bem forte !! O vermelho é o Tecnil, que por sinal é muito bom, mas muito muito caro !!!
Abraço
F. França
24/02/2010, 13:28
Comprei o tarugos de tecnil e eu mesmo fiz em minha empresa com torno.
2 polegadas fica ótimo, o bugão fica alto e cabe pneus maiores tranquilos, com 32" fica até feio agora, quem sabe parto pros 35!
Os calços ficam em cima da mola, não tem erro.
Abraços
Casa da transmissão4x4
24/02/2010, 14:36
Danilo,
Obrigado pela informação da durabilidade dos calços de poliuretano.
Você fez o do seu jipe ou comprou feito?
O calco é colocado na parte superior ou inferior da mola?
Existem durezas diferentes de poliuretano, muitas delas por cores, tais como vermelha, branca, amarela etc...
Qual é a cor do calço do seu jipe?
Você tem alguma foto dele instalado? Se sim, você poderia encaminhar para mim ou postar aqui no forum?
Abraços,
Rubens
Meus calços estão na carroceria, eu comprei na donatti4x4.
Dos que eu comprei não existia dureza por conta das cores.
Quanto ao desgaste nem se compara com os de borrachas, a qualidade dos de poliuterano e bem superior.
OBS: meu jipe não e um troller, e um rocsta, os calços ultilizados são do cj5.
Mas para suspensão e como o pessoal disse tem que fazer de tecnil.
Ricardo Piovan
24/02/2010, 15:11
Buchas de suspensão não prestam se forem feitas em poliuretano, pois este não resiste muito a torção, mas para serem instaladas como calços na mola, onde não sofrerão torção, e sim compressão, pode ser de poliuretano sem problema nenhum !!! Sempre usei em minhas vtr e hoje ainda uso, e nunca tive nenhum problema. Para se ter uma noção, meu CJ-5 tem suspensão Engesa e está com calços desde 2003 !!! E faz trilha pra kct !!! nunca rachou ou trincou !!! estão ainda 100% !!
O Tecnil realmente é melhor, mas não justifica nem um pouco o investimento pelo preço, devido a forma como o calço será aplicado.
Agora, fazer um body lift através de calços na carroceria também é uma opção, mas infinitamente mais trabalhosa !!! pois será necessário desconectar toda a corroceria do chassi, prolongar barra de direção, alavanca de cambio, suporte dos parachoques ..... e aí vai !!!
Agora os calços de suspensão, se tiver ferramenta e um bom macaco, vc mesmo troca em casa !!!
Abraços
Casa da transmissão4x4
24/02/2010, 18:35
Buchas de suspensão não prestam se forem feitas em poliuretano, pois este não resiste muito a torção, mas para serem instaladas como calços na mola, onde não sofrerão torção, e sim compressão, pode ser de poliuretano sem problema nenhum !!! Sempre usei em minhas vtr e hoje ainda uso, e nunca tive nenhum problema. Para se ter uma noção, meu CJ-5 tem suspensão Engesa e está com calços desde 2003 !!! E faz trilha pra kct !!! nunca rachou ou trincou !!! estão ainda 100% !!
O Tecnil realmente é melhor, mas não justifica nem um pouco o investimento pelo preço, devido a forma como o calço será aplicado.
Agora, fazer um body lift através de calços na carroceria também é uma opção, mas infinitamente mais trabalhosa !!! pois será necessário desconectar toda a corroceria do chassi, prolongar barra de direção, alavanca de cambio, suporte dos parachoques ..... e aí vai !!!
Agora os calços de suspensão, se tiver ferramenta e um bom macaco, vc mesmo troca em casa !!!
Abraços
Ricardo os jumelos dos jipes estão vindo quase todos com buchas de poliuterano(e jumelos fazem muita torção), os jumelos que estão no meu jipe que devido a dificuldade de achar buchas que servem nele, eu tive que colocar tecnil e não gostei do resultado porque faz muito barulho e fica mais duro.
Mas na minha opinião acho que deve ser usado como calço de mola o material de tecnil, a exemplo disto o kit de suspensão para elevar o vitara e feito de tecnil, eu mesmo ja montei em um jipe de cliente, e não teve problams ate hoje, e nenhum ruido.
Isso que eu relatei foi minha experiencia.
Abraço.
Ricardo Piovan
25/02/2010, 11:10
Fala Danilo, blz ??
Como eu disse, o tecnil realmente é melhor, mas é muito caro pra ser usado como calço, que só sofre pressão, não torção. A experiencia que eu tive com o poliuretano nas buchas dos braços da suspensão do meu CJ-5 ( com suspensão Engesa ) foram péssimas !!! Cheguei a trocar 4 jogos em 1 ano !!!! depois dessa, coloquei buchas de borracha e acabou o problema !!!
Minha experiencia com calços de poliuretano foram positivas !!! Mas se não estiver com preocupação em gastar, pode colocar de tecnil mesmo !!!
Abração
Casa da transmissão4x4
25/02/2010, 14:22
mas é muito caro pra ser usado como calço
E ai Ricardo, o tecnil tem esse defeito, muito caro mesmo.
Abraço.
Fala Rubens,
Vc não precisa mexer no caster, fique tranquilo !! Já os calços, são colocados na bandeja superior, isto é, na parte superior da mola.
Abraço
Ricardo,
Obrigado pelas dicas!
Eu tenho que rever a possibilidade de levantar o Troller pelas molas tendo em vista que instalei os amortecedores Rancho nele e pode dar fim de curso. Vou mediar antes de comprar os calços.
Um outra possibilidade, é de colocar os coxim da carroceria maiores. Tem uma empresa no Mato Grosso que faz ele com 15 mm maior do que o original (em borracha). Achei no Mercado Livre: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-115840518-coxim-carroceria-troller-tamanho-especial-calcos-da-cabine-_JM
Porém essa medida é inferior aos calços que você está utilizando.
Obrigado pel ajuda,
Rubens
Fala Danilo, blz ??
Como eu disse, o tecnil realmente é melhor, mas é muito caro pra ser usado como calço, que só sofre pressão, não torção.
Ricardo,
O Tecnil pode sofrer torção?
Pergunto isso porque existem kits de buchas para suspensão feitas com tecnil para substituir as de borrachas, por exemplo para as Campers.
Abraços,
Rubens
Rubens olha lá no seu e-mail que eu te enviei alguma fotos. Valeu!
Obrigado pelas fotos!
Rubens
Comprei o tarugos de tecnil e eu mesmo fiz em minha empresa com torno.
2 polegadas fica ótimo, o bugão fica alto e cabe pneus maiores tranquilos, com 32" fica até feio agora, quem sabe parto pros 35!
Os calços ficam em cima da mola, não tem erro.
Abraços
Fernando,
Você tem o projeto do calço que você fez?
Em caso positivo, você poderia disponibilizar para nós?
Abraços,
Rubens
Meus calços estão na carroceria, eu comprei na donatti4x4.
Dos que eu comprei não existia dureza por conta das cores.
Quanto ao desgaste nem se compara com os de borrachas, a qualidade dos de poliuterano e bem superior.
OBS: meu jipe não e um troller, e um rocsta, os calços ultilizados são do cj5.
Danilo,
Você poderia me ajudar com as dúvidas abaixo?
O calço de Tecnil para a correceria não fica com uma rigidez muito alta?
Os impactos do asfalto e irregularidades em trilhas não são transferidos para a cabine?
Não seria melhor usar de um material mais macio?
Abraço,
Rubens
F. França
26/02/2010, 09:27
ENTÃO, ESSES CALÇOS EU PEGUEI AQUI EM LONDRINA EM UMA LOJA ESPECIALIZADA EM JEEPS, WWW.LOJADOJEEP.COM.BR (http://www.LOJADOJEEP.COM.BR) E APENAS COPIEI.
NÃO LEMBRO DAS MEDIDAS EXATAS, NOS PROXIMOS DIAS EU PASSO LÁ PARA PEGAR AS MEDIDAS E TIRAR UMA FOTO.
É QUE EU ESTOU SEM O BUGÃO, ESTÁ ESPERANDO UMA PEÇA ( VIDE TOPICO TROLLER DEIFEITUOSO )
ATT,
Ricardo Piovan
26/02/2010, 09:38
Fala Rubens, tudo bem ?
Pode instalar os calços com os Ranchos sem problema. Meu pai usa no dele calços de 2" + amortecedores Rancho RS999116XL. Muita gente usa essa configuração.
Agora, se você quiser compensar o aumento do calço, você pode fazer um prolongador superior para o amortecedor. Eu fiz isso na minha TR4, pois aí sim os amortecedores perderam curso quando abertos depois que fiz o lift. Apenas soldei outro olhal de um amortecedor estourado que peguei na concessionária, e passei a bucha original para o novo olhal. Segue a foto.
Com relação ao Tecnil, eu nunca usei em partes que sofrem torção, mas nosso amigo forista Danilo, usou nos jumelos do jipe dele e não gostou, por ser muito duro e ranger. Não tenho essa experiência para falar. Sempre achei o Tecnil muito caro e nunca comprei esse material !!! hehehehe, só sei que é mais resistente que o poliuretano, que por sinal não é muito resistente a torção. Então se for fazer calço, que não sofre torção, pode fazer de poliuretano mesmo.
Abraço
F. França
26/02/2010, 11:20
No meu troller tenho rancho e com os calços 2" fica msm coisa, essa ideia de soldar o olhal ai achei otima, vou pensar em fazer
abraços
renatomalago
01/03/2010, 20:13
Quem tiver as dimensões do calço, posta por favor obrigado
Casa da transmissão4x4
01/03/2010, 22:22
Danilo,
Você poderia me ajudar com as dúvidas abaixo?
Os impactos do asfalto e irregularidades em trilhas não são transferidos para a cabine?
Abraço,
Rubens
Opa Rubens, desculpa a demora só agora que eu ví, vamos lá para as respostas:
Quando comprei meu jipe tinha calcos de meia polegada de borracha, eram bem duros, então o de tecnil acho que deve ficar como se não tivesse calço.
Com os calços de poliuterano esses impactos(irregularidades) diminuem bastante, só que usei os de 2 polegadas(quanto mais alto mais diminuem), ate mesmo aqueles trancos quando passam em quebra molas.
O de borracha para amaciar o jipe seria melhor, mas tem uma questão que eu presenciei de um amigo, ele tinha na epoca uma toyota bandeirentes curta, era frear o veiculo a carroceria ia pra frente e para traz, ficava parecendo jangada e ainda tem a questão da resistencia.
Ja os de poliuterano ja não tive esse problema.
Resistencia:
Tem um amigo que vende abacaxi pelo brasil todo, ele carrega em uma F-250 cerca de 1 Ton de abacaxi, e em torno de 700 K em uma carretinha, e sempre tinha que trocar os calcos desta carretinha de 6 em 6 meses, e depois de um tempo passou a usar calços de poliuterano e troca eles de 2 em 2 anos. Os meus ja tem acho que uns 4 anos e ate hoje tudo em ordem.
Isso que eu estou relatando foi minha experiencia, sempre quis meu jipe mais macio.
Espero ter ajudado.
Só como exemplo,um outro pneu seria mais facil.Abços a todos.
http://www.youtube.com/watch?v=tyC5hrpiDXA&feature=related
marcelotroller
18/12/2010, 23:34
sem pneu certo é osso ... !!
Tenho um troller 0km coloquei os bf 33 com alargador avm 38mm na roda original, so achei meio estranho que saiu muito pra fora da corroceria, existe mesmo a necessidade de alargador nas 4 rodas, na frente sem alargador o que acontece???? e na parte traseira o que acontece????lembrando que nao irei fazer trilha com esses 33 porque sao all terrain eo carro nao sofrera torção. (alguem utiliza 33 sem alargador)?
Att ronei
doctor250
03/04/2012, 21:44
to querendo colocar os Savero 33" no meu troller, esse pneu roda tb em asfalto? e quanto a viatura vai ficar mais alta (é q minha garagem não é das mais altas)?