Ver Versão Completa : pickups ruins de lama...
Troller-a-vista
19/02/2010, 22:13
Pessoal, quais pick-ups sao ruins de lama e PQ?
Tipo, entre f-1000 e d-20 sempre preferi a d-20 , pra mim mutio mais carro... Mas dizem que a d20 é ruim de lama..
POR QUE ?
Quais outras sao ruins?
SAPO-BOMBA
19/02/2010, 22:31
D-20 pra mim sempre foi mais pickup no geral do que a F-1000...
Se vc viajar pelo interior do nordeste, dificilmente verá uma F-1000 servindo de carro de trabalho ou de pau-de-arara ( uso mais comum desses veículos por lá ).
Existe uma cidade chamada Brejo Santo, no interior do Ceará... eu nunca vi tanta D-20 junta numa única cidade, só na entrada da cidade pude contar mais de 50 fácil fácil...
Acho que o que torna uma pickup ruim são as escolhas dos pneus e a falta de tração 4x4, além da capacidade (ou falta dela ) do motorista...
Tiveram algumas poucos D-20 4x4 no mercado, e em maior quantidade as F-1000 4x4 ( acho que só saíram com motores MWM X10 )...
Tio Eddie
19/02/2010, 22:41
Hummm.......
D-20, F-1000, D-10, Silverado....todas são ótimas pkps, depende do uso que vc dará para elas.
Ando de F-1000 4x4 onde muita gente com CJ, Trolha, e afins nem pensa em chegar. Mas isso depende da tocada e da preparação da viatura.
Agora bom ou ruim de barro com que configuração? original? cheia/vazia? etc...
My 2 cents
Tivemos uma D-20 por 15 anos aqui em casa. Era uma 88 com motor perkins Q20B. O carro não dava trabalho. Só tem que cuidar dos pivos da suspenção dianteira.
Agora até a ranger em 4x2 é melhor que a D-20, isso devido a distribuição de peso dela que é ruim. A frente é muito pesada e a traseira leve, se colocar um pouco de peso melhora mas ainda fica ruim.
Certa vez, em uma ladeira indo pro sítio, meu pai foi forçar um pouco mais e ela atravessou... Dai ficou empacada lá, pra trás ela não ia, pra frente tinha uma barreira. A sorte foi que nesse dia por acaso o pessoal do Jeep club daqui passou na estrada e fizeram o resgade da D-20, foi bem bacana hehehe.
TylerNTL
19/02/2010, 23:31
Se vc viajar pelo interior do nordeste, dificilmente verá uma F-1000 servindo de carro de trabalho ou de pau-de-arara ( uso mais comum desses veículos por lá ).
Existe uma cidade chamada Brejo Santo, no interior do Ceará... eu nunca vi tanta D-20 junta numa única cidade, só na entrada da cidade pude contar mais de 50 fácil fácil...
Acho que o que torna uma pickup ruim são as escolhas dos pneus e a falta de tração 4x4, além da capacidade (ou falta dela ) do motorista...
Tiveram algumas poucos D-20 4x4 no mercado, e em maior quantidade as F-1000 4x4 ( acho que só saíram com motores MWM X10 )...
Não perguntem pq mas na era-pré S10, Silverados, F250, Ranger no NE: Caminhonete = D20 e Caminhão 3/4 = F4000.
Vc via 1 F1000 ou D40 para cada 10³²² D20 ou F4000, nunca entendi o pq dessa preferência.
SAPO-BOMBA
20/02/2010, 01:41
Thelmo, segundo eu parei pra perguntar nas oficinas e pros próprios donos, eles dizem que a F-1000 não aguenta o mesmo trabalho das D-20... tipo encher a caçamba pra valer, ou viagens contínuas com carga/peso
Afirmam eles que a D-20 dura mais pra trabalho pesado que as F-1000. E muito CURIOSAMENTE, quase todas as F-1000 que eu pude observar paradas nas cidades eram MWM X10, algumas MWM 229 Turbo e o resto MWM 229 aspiradonas...
Talvez agora eu meio que entendo pq o motor HSD ficou queimado em meio a essa turma, o motor não dava conta do trabalho que já era feito pelos grandalhões Q20B, S4T e X10/229... fora a durabilidade tb, que ficava prejudicada pela falta de torque, obrigando o cidadão a "apertar" o pé pra bichinha deslanchar.
SAPO-BOMBA
20/02/2010, 01:46
Sobre as F-4000, eu sei a razão da preferência: Cummins! :)
Alagoano
20/02/2010, 01:56
X1000 Sapo....a diferença entre D-20 e F-1000 nos interiores do NE é absurda, F-1000 não é mosca branca, é mosca DOURADA hehehehe....de tão difícil de se ver....só dá D-20...
Troller-a-vista
20/02/2010, 03:06
sem entrar no mérito do AMINHAÉMELHORQUEASUA....
Vou postar a minha visao sobre as duas.
Comparando F-1000 modelo tradicional, ou seja, aquelas com farois duplos que brigou desde a d10 ate a D20 perkins, virou f-1000 turbo (nossa como era linda essa, com akela faixa lateral em cinza... ) e as D-20.
Pra porrada (carga, ir e voltar, batente mesmo), diziam que a F-1000 era muito mole. De fato sua suspensao era macia d+, inclusive isso causava um movimento de "soquinho" muito ruim ao andar devagar. Em termos de estética, é complicado julgar, pois pra mim ambas sao lindas mas a D-20 ainda balanca meu coracao eqto a F-1000 virou um carro qualquer.
Pra andar como carro de familia ou passeio ou como proprietario no dia a dia, a F1000 alem dos soquinhos tambem era um barulho infernal dentro da cabine.Lembro que viajar acima de 100km/h e conversar era o mesmo que por dentro da igreja um vampiro. Impossivel.
Em especial as F1000 turbo (original), andavam muito mais que as d20 perkins e s4. Mas bebiam tb e quebravam muito.
Recordo-me tambem que alguns amigos donos de ford, reclamavam que o chassi se danificava facil (em partes por causa das suspensoes mais moles que faziam a viatura se amolecer inteira).
Em relacao as D20 perkins, tinha a questao de nao ter os soquinhos, acustica bem melhor e ter uma estrutura realmente forte, aguentava porrada pra valer. Era um motor que nao aceitava bem turbinas (lembrando que hoje as instalacoes, conhecimentos e equipamentos sao anos luz de diferenca), em detrimento o perkins era aquela coisa, na descida uma maravilha na subida uma penitencia... Mas tb aceitava ate oleo de fritura com mijo como combustivel.
Tenho um amigo fazendeiro que adorava as f-1000 mas soh andava de d20 por um motivo basico, o chassi e suspensao era melhor acertados, e a fazenda dele ficava nos conxins do nada pra la de nao sei onde, e era costumeiro os ladroes fazerem tocaias e maracutais para conseguir parar as camionetes que trafegavam a noite. Ele me conta ate hoje que por varias vezes ja saiu roda, destruiu roda, levou tiro no motor e por ai vai e as d20 continuavam andando mesmo em 3 rodas e com bala no motor, ja as milona caiam no chao rapidinho. historias...
Eu particularmente tive 3 d20, sendo uma delas uma blazer sulam modificada. Sempre gostei do carro e penso muito em comprar uma de novo, restaurar e ficar comigo.
Gostava da lata dela (embora com akele defeito cronico embaixo das portas), a qualidade da GM em tudo (saudades da GM assim), e o carro em si era melhor.
Nao usava em estradas de barro embora estrdas de terra sim.
A familia tinha negocios com adubo, e era comum ver donos de d20 levarem a cacamba lotada e donos de f1000 pedindo frete..
Agora em relacao as milonas mais novas, com frente alta, cabine maior, etc etc etc. Nao me atrevo a falar, diziam que era muito melhor que as d-20 s4t+ . Mas foi uma epoca em que nao tinha mais camionete e nem lembro pq.
Enfim o projeto era mais novo, importado, motor mais novo, cabine maior, nao dava soquinho e tinha boa acustica.
Essas eu sei que eram melhores mesmo.
Mas ainda acho que um motor de D20 que tenha visitado o Rasch consegue andar junto ou mais que um motor de f250 com consumo menor e mesma durabilidade (claro com td novo).
Mas ai talvez seja mais facil e viavel $$ comprar logo uma f250, com td novo e original. Nao sei...
Em relacao a lama, vejo falar muito sobre ambas as camionetes nao se darem bem, f1000 e d20 e imaginava q era por causa do peso mesmo, muita lata grossa, motor pesadissimo e tracao 4x2.
De qqr forma, qdo vejo uma d20, el camino, conquest, champ, nossa.... fico ate com os olhos cheios de lagrima! Acho maravilhoso.
O que me dizem de por 4x4 nelas? Ate onde lembro os 4x4 e GM nunca se deram bem..
Tio Eddie
20/02/2010, 11:29
Cada região uma necessidade e suas preferências.
Aqui no MS, especialmente em Bonito, região peripantaneira, onde 4x4 é necessidade aém das tradicionais toy bandeirantes pkp temos um pouco de tudo.
Curiosamente aqui ocorre exatamente o oposto, são mais F-1000 de tudo que é tipo, 4 farois, moderna, turbo de fábrica, aspirada, X10 4x2 e 4x4...carroceria de lata, de madeira, etc...
E também várias D-10, D-20, Silverado, e afins.
Na oficina, onde levo a Milona, eles dão assistência na área rural, atendendo tratores de esteira, maquinário pesado, etc, logo a pkp só anda carregada pra valer e só vai pra lugares ruins.
Advinhem qual a pkp que faz este serviço???? Uma F-1000 4x2 turbo de fábrica 4 faróis com carroceria de madeira. O contra desta pkp é que o semi eixo traseiro costuma dar pau no rolamento e sair inteiro, mas eles carregam outro pronto.
Tem na mesma oficina uma D-10 para serviço, mas ela nào vai pro campo direto, e a razão é simples: os pivôs gastam muito rápido e quando estouram, vai a frente da pkp toda pro chão. Como nas D-20, siverados, e afins.
Mas de qualquer maneira essas pkps antigas de fato aguentam os desaforos além do que foram projetadas. incluindo sobrepeso, estradas péssimas, etc.
Agora falando de 4x4, tirando a F-1000 4x4 de fábrica o que temos que preste das pkps antigas? As da linha GM todas eram adaptações.
Seja como for, essas pkps ainda não foram substiruidas adequadamente por nenhuma outra.
Abraços não puxando a brasa pra sardinha alguma
Edintruder
20/02/2010, 11:48
Em relação à comparações, as D20 realmente sempre tiveram mais pontos à favor contra a F1000 antiga (4 faróis), porém quando entrou o modelo novo, as D20 começaram a ficar pro passado. Mesmo as Silverado, possuindo toda a mecânica similar da D20, não conseguiu acompanhar a F1000. Um excelente exemplo, é que eu consigo trocar a Ranger na Silverado mas não aceitam Ranger na troca por F1000, assim como não aceitam a Silverado na troca por F1000, salvo as HSD...
O pessoal anda torcendo o nariz para as Silverados até hoje...
O Eddie tocou num ponto relevante: das pkps antigas, fora a milona, qual tinha opção 4x4?
Rodei muito de F4000 e D10...a F4000 andava muito bem e se saia bem com pneus borrachudos na lama. Mu pai não tinha dó e se ela não saísse da estrada subia tudo!
Ja a D10 era muito macia, ágil. Mas vejam, as pkps nao eram para passeio como as pkps de hoje são...
DieselPower
20/02/2010, 13:39
Sobre as F-4000, eu sei a razão da preferência: Cummins! :)
As antigas 4000 não possuiam um MWM ?
Troller-a-vista
20/02/2010, 14:25
Eddie: nao esta puxando sardinha, relax. Normal, como eu disse as f1000 mais recentes realmente pareciam melhores que as d20.
E as silverados, com o mesmo motor de d20 mesmo conceito de suspensao, soh trocando a lata sempre foi mal vista por causa do primeiro ano. Inclusive as d20 aqui na regiao 96 valem mais que as silverados ate 97...
Estive conversando com um amigo que foi freteiro e usava muito uma f250 e uma silverado.
Segundo ele, a f250 andava mais, dava mais presenca. Mas carregada nao tinha a mesma seguranca nem o mesmo acerto da silverado. Tanto que ele preferiria andar de silverado do que f250.
Alguem tem ideia de valores e cavalaria que se consegue mexendo no motor da d20/silverado??
Estou pensando caraminholas aqui ehhehehe
Embora eu ache as f250 as mais lindas pickups que ja andaram por essas terras (em especial as primeiras q tinham a cacamba na medida perfeita, as atuais esticadas sao horriveis) talvez uma d20 alterada seja uma otima opcao , inclusive com o mesmo rendimento.
Tio Eddie
20/02/2010, 14:39
Estou de boa!
Mas o que vc tem em mente???
Pinaudmaster
20/02/2010, 14:44
A vida de proprietários de F-1000 e D-20 melhorava significativamente na lama se suas respectivas viaturas possuissem diferencial traseiro autoblocante (tração positiva, selectraction, etc).
Experiência própria !
My 0,02 cents.
Tio Eddie
20/02/2010, 15:07
A vida de proprietários de F-1000 e D-20 melhorava significativamente na lama se suas respectivas viaturas possuissem diferencial traseiro autoblocante (tração positiva, selectraction, etc)..
Tração positiva e aquelas combinações bacanas de pneus diagonais lisos na dianteira e lameiros na traseira.....a solução para andar na lama ser ter tração 4x4...rsrrs Usei muito esta configuração na minha D-10.
[]s
SERGIO AUGUSTO
20/02/2010, 18:14
Eddie: nao esta puxando sardinha, relax. Normal, como eu disse as f1000 mais recentes realmente pareciam melhores que as d20.
E as silverados, com o mesmo motor de d20 mesmo conceito de suspensao, soh trocando a lata sempre foi mal vista por causa do primeiro ano. Inclusive as d20 aqui na regiao 96 valem mais que as silverados ate 97...
Estive conversando com um amigo que foi freteiro e usava muito uma f250 e uma silverado.
Segundo ele, a f250 andava mais, dava mais presenca. Mas carregada nao tinha a mesma seguranca nem o mesmo acerto da silverado. Tanto que ele preferiria andar de silverado do que f250.
Alguem tem ideia de valores e cavalaria que se consegue mexendo no motor da d20/silverado??
Estou pensando caraminholas aqui ehhehehe
Embora eu ache as f250 as mais lindas pickups que ja andaram por essas terras (em especial as primeiras q tinham a cacamba na medida perfeita, as atuais esticadas sao horriveis) talvez uma d20 alterada seja uma otima opcao , inclusive com o mesmo rendimento.
Fala companheiro:
No final da década de 70(1978), meu pai comprou uma D-10 0 Km, a primeira que entrou na nossa cidadezinha, lá no interior da Bahia, na região cacaueira, foi a viatura onde de fato, aprendi a dirigir. Usávamos para ir à "roça", e na região, principamente ãquela época, chovia muito, e as estradas, era aquele ralye. Colocávamos os pneus FIRESTONE T-615(borrachudo, como se dizia), e um par de correntes, na trazeira(óbvio,rs), e entrávamos ramais a dentro, na região do cacau. Quebramos alguns diferenciais, "fazia parte", mas nunca ficamos "atolados".Motor de bom torque(pra época,é claro), 28Kgf/m@ 1600 Rpm, só que o cambio clarck, com primeira marcha bastante reduzida, conseguíamos subir as "rampas". O conjunto mecanico, muito bom( precursor das Silverado), motor extremamante robusto(perkins 4.236), fácil manutenção, economico. Bom, tenho ótimas lembranças. O cuidado maior, era com os pivos das bandeijas. Tivemos também uma F-1000 81, (motor mwm 229-4), bom carro, era mais frouxo, que a d-10, mas, em função do cambio, que a primeira era bem mais longa que o clarck da D-10, e também mais "batedor", acho que a F-1000 tem mais lata, e carroceria, não parava fixada, direto afrouxa os parafusos , no mais é uma ótima pick-up. Todas duas(D-10/20 e F-1000), guardadas as devidas proporções das época em que foram fabricads e a atual.
Agora, tentando responder ao que pergunta sobre o que se pode conseguir com os motores D-20/Silverado, segue anexo umas planilhas com um up-grade básico para os perkins 4.236/Q20-B, e o Maxion S4T plus. Com uma turbina adequada(na planilha tem sugestões de quais pode usar), e uma pressão de 1,5kg, voce transforma um perkinho numa máquina, e S4T, como é um motor mais elaborado(moderno), pode-se ir a 1,6 Kg de pressão, e vai ter uma bela máquina.
No link abaixo, tem as fichas tecnicas de várias pick ups.
http://www.forum.clickgratis.com.br/clubedapicape/t-7.html
PS; Me manda uma MP, que te envio por email as planilhas em EXEL, pois o gerenciador de anexos não anexa em EXEL, só PDF.
Abraço
Sérgio
Troller-a-vista
20/02/2010, 18:34
Sergio: mp enviada! SHOW DE BOLA O LINK !!!
Eddie: estava pensando em pegar uma d-20 que vi a venda aqui em Ribeirao, juro que nao consigo descreve-la, vinho, suspensao refeita, nao tem uma unica mossa (aquelas batidas de porta na lataria), quase nada de risco, acabamento perfeitinho, enfim, parece zero mesmo! Da gosto de ver. Motor dela tá mais liso que meu vectra com 32 k ehehhehe Fiquei louco quando vi !
Pensei em dar um UP no motor, freios e ser feliz!! To pensando nisso... Duro que o cara tava pedindo uns 10mil a mais do q de tabela, se por no papel, compensa comprar uma CD zero tipo ranger mesmo..
Tio Eddie
20/02/2010, 18:43
a grande dúvida entre um carro ZERO e outro que apesar da idade (deve ter mais de 10 anos não?) tem fama de guerreiro e continua por ai para provar isso.
Mas a outra pergunta: Qual vai ser o uso da pkp?
Agora, se o teu tesão é uma D-20, e vc tem a grana, "cai dentro" e seja feliz!
só como exemplo, quando comprei a Milona, na mesma época e pelo mesmo valor eu poderia ter comprado uma L-2000 99 ou 2000, o que quer dizer, seis anos mais nova.
O resultado vc já sabe: Milona na cabeça !!!
Arrependimento? Z E R O !
[]s
sergiomfff
22/02/2010, 08:33
[QUOTE=Nava;1098334]O Eddie tocou num ponto relevante: das pkps antigas, fora a milona, qual tinha opção 4x4?
D20 Show.
Se não me engano ela usa diferenciais de F 1000.
SAPO-BOMBA
22/02/2010, 09:44
Olha, salvo engano as D-20 chegaram a sair em versões 4x4 logo após o início da adoção dos motores Maxion S4/S4T/S4T Plus, porém é mosca albina de olhos azuis com cabelos ruivos!
Sobre turbinar os motores Perkins, conheço muito dono de D-20 que fez isso, e muito dono de Jeep que adaptou o Q20-B/4236 e em seguida turbinou e não tiveram reclamações quanto a isso, o lance é apenas não forçar a barra já que este motor não foi projetado originalmente pra receber superalimentação...
E pra que ainda não sabe, o motor S4 da Maxion nada mais é do que um Q20-B modernizado e melhorado. E o S4T Plus é um P-U-T-A motor!
Em casa tivemos 2 F-1000, uma 84 Super Série e uma 86, e tivemos uma D-10 e uma D-20, ambas com o Q20-B, e meu pai morre de saudades da D-20...
Sobre o que falaram da Silverado, acredito que tenha sido mais rejeição dos "órfãos" da D-20 do que falta de qualidades da pickup em si, até pq ela tanto poderia vir equipada com motor S4 quanto com o Sprint 6 canecos. A Silverado que "micou" foi justamente a equipada com motor S4, incrível como é fácil achar uma dessas acima de 1997 com preço abaixo de 25 mil latinhas!
Agora a Silverado Sprint 6C, nunca encontrei uma pela região abaixo dos 32 mil, essa caiu no gosto do pessoal...
Além do que eu tenha percebido, tiveram versões com tanques de capacidades diferentes, não sei especificar exatamente o quanto mas sei que houve um com mais de 100 litros de capacidade.
Entre uma Silverado e uma F-1000, eu fatalmente penderia pra Silverado por conta do Sprint 6C, mas caso a F-1000 fosse a 4x4 a coisa mudaria de figura...
Troller-a-vista
22/02/2010, 10:00
as silverados ano 96/97 eram rejeitadas pq a GM embora usasse o mesmo motor da d20, trocou um negocio no volante ou vibrabrequim sei la, q esse motor explodia com menos de 3 mil km..
mas toDAS foram ou trocadas o motor ou feito o recall... mas a fama ficou neh?!
esse sprint 6cc é gasolina ou diesel?
o s4t plus realmente é um puta motor, torcudo, baixo giro , alta potencia e bem barato
o s4 realmente eh um perkins melhorado, da ate pra usar algumas pecas iguais.
eduardo1968
22/02/2010, 10:39
Aqui vai o relato de quem já rodou 1.000.000 Km em D20, 250.000 Km em F1000 e 50.000 Km em Silverado 4cil, pelas estradas de chão de Alegrete, São Borja, Santiago, Rosário do Sul, Massambará, Itaqui e Jaguari - RS.
D20: Só tem de bom o motor MAXION, anda bem, é resistente e econômico. O restante dá uma manutenção fud... Não aguenta estrada de chão sem afroxar 50% dos parafusos. No trabalho pesado, quebra lateral do paralama, quebra cruzeta, cai diferencial, o platô e disco tem que trocar cada 150.000 Km, Caçamba tem que apertar e soldar quase sempre. No barro, as com aro 16 até que vão bem, mas as de aro 15 são uma bosta. Fiquei várias vezes empenhado na lama com essa picape.
F 1000 MWM Turbo: Motor é um espetáculo, anda bem, muito resistente e econômico. Camionete muito confortável no off road, suspensão ótima e baixa manutenção, quando tem é barata. No barro é péssima, onde ela atola um fusca cruza de viagem.
Silverado: O Motor MAXION 4 cil é xoxo devido à caixa mais curta q a D20. Supensão ótima. Um defeito grave: entra poeira por todos os espaços da porta pra dentro da cabine. Em estrada de chão, devido ao excesso de plástico que tem, vai fazendo cada vez mais barulho dentro da cabine. Vira numa sucata em pouco tempo de trabalho pesado. Na lama é igual as outras = ruim.
Eduardo
RoadRunner
22/02/2010, 21:04
Eduardo1968 fiquei assustado com seu relato, desse modo penso que ou você pegou uma D20 "batizada de fábrica, c/encosto e outros" ou tem sérios problemas com aquela peças que costumam ir atrás do volante ou seguram ferramentas...:pipoca:
Peço desculpa se generalizei, mas as experiências que tenho com Gm diferem um tanto
Sobre as suspensão:
A Ford é superior, macia e com barra estabilizadora de 86 em diante (é isso?). Sua susp dianteira c/braços longos + susp traseira com feixes finos porém largos ajudam a filtrar para k@$%¨$%¨os impactos e vibrações de estradas ruins (terra, cascalho....). Isso ajuda a protejer todo o conjunto do veículo evitando trincas, rachaduras e afrouxamentos de parafusos.
Mas se vc botar pra moer, as Ford vão derreter também, demoram um pouco, mas o resultado é o mesmo.
Nas GMs para contornar essa questão existe uma "solução", andar com mais calma nos trechos ruins, fazendo isso, não terá nenhum com estradas ruins. (sim, eu sei que tem o contra do tempo, mas nem tudo é perfeito nesse mundo)
A suspensão dianteira das GM realmente não foram feitas para o trabalho pesado como o rally dos sertões, mas para uso civilizado vc não terá problema algum, basta fazer a manutenção preventiva, dar uma conferida na suspensão sempre que fazer o alinhamento e se tiver algo ruim troque, problema resolvido. A vida util dos pivos variam de 40 k a 80 k, depende do uso da viatura.
Sobre o chassis:
Todas (80...98 ) Ford trincam no lugar da caixa de direção, mas é facil de reparar e reforçar e....problema resolvido definitivamente
As 80...92 quando usada pra moer, trincam atras da cabine perto do suporte do molejo dianteiro, das modernas não conheço para relatar
As GM D10...D20 1992 trincam no suporte do motor/eixo dianteiro quando usadas sem dó estradas ruins, é possível reparar mas é um pouco chato, pois exige um mecanico caprichoso para nao fazer um monte de m34d@.
D10...D20 92 alguns modelos trincam na caixa de dir, acontece com quem costuma forçar o limite de giro do volante
As D20 93.... trincam exatamente no suporte dianteiro do molejo traseiro, pelo lado interno do chassis, é uma espécie de falha de projeto, mas é facil de reparar e reforçar e....problema resolvido definitivamente
Sobre as D20 93..Existem alguns raros relatos de que quando usada sem dó em estradas ruins, elas degolam a dianteira do chassis na regiao do suporte do motor/eixo, é um processo lento mas como existem pessoas que nunca abrem o capo p/conferir o oleo....
Sobre a mecânica:
Gm D10:
Motor Perkins 4236, é lentinnho para andar, bom torque, consumo moderado, manutenção baixa, não aceita rotações altas por longo periodo, mas respeitando seus limites é um tanque de guerra, pode ser turbinado e intercoolado sem problemas, ou melhor, é recomendável :concordo:
Cambio Clark...é outro tanque de guerra, praticamente um cambio de caminhão, é possivel que as F4000 antigas usassem esse cambio, não tenho certeza
Eixo Diff braseixos, aguenta peso, mas ñ existe opção de bloqueio, se patinar muito de um lado só, mõe o cjto de sats, mas usando civilizadamente...é outro tanque de guerra
GM D20 85...92
Motor Perkins Q20B (85...89) um pouco mais esperta para andar, menos barulhento e com um ronquinho gostozo, bom torque, consumo melhor que as D10, manutenção baixa, não aceita rotações altas por longo periodo, mas respeitando seus limites é um tanque de guerra, pode ser turbinado e intercoolado sem problemas, ou melhor, é recomendável :concordo: x2
Motor Maxion S4 (90...92): "A identidade Perkins/Maxion", é um filho do Q20B, menos ruidoso, mais esperto, consumo melhorzinho, não aceita rotações altas por longo periodo, mas respeitando seus limites é um tanque de guerra, pode ser turbinado e intercoolado sem problemas, ou melhor, é recomendável :concordo: x3
Cambio: Clark/Eaton: outro tanque de guerra, as achar a 2a marcha das 1as D20 é um saco..
Eixo Diff braseixos/rockwell aguenta peso, mas ñ existe opção de bloqueio, se patinar muito de um lado só, mõe o cjto de sats, mas usando civilizadamente...é outro tanque de guerra
Gm D20 93....
Motor S4T : "A supremacia Perkins/Maxion", quase silencioso, não faz ronco, faz música e + bla bla bla...que venha o intercooler! :dance:
S4T Plus (150 cvs :twisted: ): "O ultimato Perkins/Maxion", sem comentários :palmas:
Cambio Clark/Eaton/ZF: outro tanque de guerra, mais confortavel que as anteriores
Eixo Diff rockwell 405 guenta peso, mas ñ existe opção de bloqueio, se patinar muito de um lado só, mõe o cjto de sats, mas usando civilizadamente...é outro tanque de guerra
Ford F1000 (80..89)
Motor MWM 229: Mesma qualidade mecanica de um perkins, mesmo custo de manutenção, aceita trabalhar com altas rotações na boa (4000 rpm = 140/150 kph :twisted:
Cambio: Um dos melhores para cambiar que ja conheci, um pouco frágil para os animais de direção, mas usando civilizadamente não terá problemas
Eixo diff Dana 44, tem opções de bloqueio, trabalha bem com carga de até 500 kgs, acimo disso, é bom um pouco de cuidado com a manutenção, caso contrário costuma "cair a roda", talvez de para instalar o flutante ensimec
Não conheço o suficiente sobre essas, mas ai vai o que sei:
Ford F1000 90..92
Motor MWM 229TD
Cambio?
Eixo diff Dana 44, algumas c/braseixos
Ford F1000 93....
MWM 229TD 93...
HSD 2.5 1995..
MWM X10 ...1998
Silveirado:
Maxion S4
MWM Sprint 6.07T
Sobre trinca na lataria devido execesso de vibrações e torsões:
As D10 trincam na cabine onde são parafusados os braços/vigas dos paralamas
As D20 trincam os paralamas
As F1000 (80 e sim, 98) trincam onde são parafusados os braços/vigas dos paralamas
A caçamba das F1000 80 92 trincam seguindo o paralama interno e depois disso seguem qualquer linha reta até a caçamba se desintegrar
As D10 não sei, possuimos uma c/carroceria de madeira :rolleyes:
As D20: na base traseira da caçamba onde ficam as vigas
F1000 moderna: boa caçamba
RoadRunner
22/02/2010, 21:17
Putz, que novela....
Troller-a-vista (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=26727), se vc estiver c/uma "full-size 2wd" na lama, se vc estiver leve ñ importa a marca modelo vc provavelmente vai sofrer e até ficar no caminho, mas elas melhoram bem o comportamento com um jogo de pneus mais agressivo e principalmente um pesinho atras (a velha meia camara de caminhão cheia de areia entre o para lamas e a tampa), mas lembre-se que 2wd não é 4wd e por isso não fara milagres.
Se $$ ñ é problema, compre uma F250 tanto Cummins quanto MWM é tranquilidade certa, as silverados são ótimas como carro de passeio, fora disso exige cuidados especiais, melhor evitar se vc ñ é mecanico. Caso sua procura esteja entre D10 / D20 / F1000 antiga / F1000 moderna ( prefira os modelos c/motor MWM 229TD ou X10, compre a que lhe $ervir e te encantar e seja feliz pois não importa a escolhida vc estará com uma baita de uma viatura :concordo:.
E um ultimo detalhe, ao comprar esse tipo de viatura, o ano não importa, o que manda é o estado de conservação (lataria sim, mas principalmente o que ñ se ve, coloque a em uma rampa de posto e faça um pente fino de cima p/baixo) e a procedencia da viatura.
No mais, queremos fotos da sua nova viatura assim que comprar :pipoca:
Daniel.Shimomoto
22/02/2010, 22:12
as silverados ano 96/97 eram rejeitadas pq a GM embora usasse o mesmo motor da d20, trocou um negocio no volante ou vibrabrequim sei la, q esse motor explodia com menos de 3 mil km..
mas toDAS foram ou trocadas o motor ou feito o recall... mas a fama ficou neh?!
esse sprint 6cc é gasolina ou diesel?
o s4t plus realmente é um puta motor, torcudo, baixo giro , alta potencia e bem barato
o s4 realmente eh um perkins melhorado, da ate pra usar algumas pecas iguais.
Troller
Essas Silverados com problema de Virabrequim foram as primeiras 6 cilindros MWM Sprint. Se não estiver errado eles tinham um problema de desbalanceamento do volante inercial dianteiro que provocava a quebra do Virabrequim. Inclusive eles produziam 168cv sem Intercooler a 3800rpms. As ultimas Silverados D20 (2000/2001) só tinham 150cv a 3400rpms. NÃO ERA o mesmo motor da D20 que as ultimas sairam com o S4T Plus (excelente por sinal)
A F-250 também usava o Sprint 6 cilindros igual ao da Silverado mas tinham Intercooler e gera 180cv.
Silverado 6 cilindros saiu também com o "Powertech" a gasolina, uma versão aprimorada do velho Chevrolet 4.1/250 do Opala, mas com injeção eletronica e usado também no Omega 4.1.
Silverado Maxion S4 só saiu com motor de aspiração natural.
Tem que tomar cuidado apenas para não comprar uma Silverado Maxion, por exemplo, pensando que veio de série com motor diesel mas na verdade ela foi "convertida" para diesel. (já vi um punhado delas).
Quanto aos eixos...
As primeiras Silverados também eram meio problematicas (especialmente as 6 cilindros) - o povo abusava muito delas. Pelo catálogo da Dana Spicer, saiu as 4 cilindros diesel e a 6 a gasolina com Dana 46 e as MWM Sprint, com o Dana 60 até 99 e depois, com o Dana 60HD (não sei a diferença, mas sei que HD=Heavy Duty - deve ser mais reforçado)
Abs!!!
Daniel.Shimomoto
22/02/2010, 22:23
(...)
Ford F1000 (80..89)
Motor MWM 229: Mesma qualidade mecanica de um perkins, mesmo custo de manutenção, aceita trabalhar com altas rotações na boa (4000 rpm = 140/150 kph :twisted:
Cambio: Um dos melhores para cambiar que ja conheci, um pouco frágil para os animais de direção, mas usando civilizadamente não terá problemas
Eixo diff Dana 44, tem opções de bloqueio, trabalha bem com carga de até 500 kgs, acimo disso, é bom um pouco de cuidado com a manutenção, caso contrário costuma "cair a roda", talvez de para instalar o flutante ensimec
Não conheço o suficiente sobre essas, mas ai vai o que sei:
Ford F1000 90..92
Motor MWM 229TD
Cambio?
Eixo diff Dana 44, algumas c/braseixos
Ford F1000 93....
MWM 229TD 93...
HSD 2.5 1995..
MWM X10 ...1998
(...)
F1000 moderna: boa caçamba
RoadRunner;
O mal do MWM é que ele é mais trabalhoso para turbinar. Muda pistão, taxa de compressão da versão aspirada pra versão turbo. Se se turbinar apenas por cima o 229, se muito exigido, pode virar uma bomba.
E a F1000 tem aqueles varoes todos do acelerador e da embreagem que faz dar aqueles "socos" na saida.
Abs!!!!
Edintruder
23/02/2010, 00:09
Justamente o ponto fraco da Silverado com o S4 é que o pessoal turbina e finca o pé, e como o Road Runner comentou, esse motor não aguenta rpm elevada por muito tempo, e acaba pedindo água mesmo...
Outro ponto negativo e motivo de muita reclamação, é o acabamento interno ser todo em plástico. É difícil encontrar uma Silverado usada em estradas de terra com o painel inteiro, sem ter despencado do lugar pelos suportes subdimensionados... Portas pesadas que costumam folgar e bater sem dó é outro ponto negativo.
Acho que o Xxxtripod ainda não passou por aqui, pois o pai dele tem uma D20 com mais de 1.000.000 de km rodados que esbanja saúde.
Troller-a-vista
23/02/2010, 10:38
vivendo e aprendendo...teve mais motores na silverado q eu sabia...
RoadRunner;
O mal do MWM é que ele é mais trabalhoso para turbinar. Muda pistão, taxa de compressão da versão aspirada pra versão turbo. Se se turbinar apenas por cima o 229, se muito exigido, pode virar uma bomba.
E a F1000 tem aqueles varoes todos do acelerador e da embreagem que faz dar aqueles "socos" na saida.
Abs!!!!
Outro ponto dos "soquinhos" das "milonas" pré TD229 é que elas utilizavam as bombas injetoras Bosch de pistões, com o regulador de rotações ("acelerador") fixado ao máximo, utilizando-se para acelerar o estrangulador... Esquisito mas era isso mesmo, nas F1000 com os D229, para acelerar, na prática se "desestrangulava" a Bomba injetora, isso causava aquela sensação "xoxa" na arrancada. Tanto é que para desligar o motor, quando se quebrava o cabo do estrangulador, bastava enfiar o pé por baixo do pedal do acelerador e levantá-lo...
Numa F 1000 que tivemos, alteramos os sistemas e colocamos o pedal de acelerador acionado por cabo (retirando os varões...), mas um compesador de massas que tinha naquela bomba injetora insistia em fazer a F1000 continuar com os soquinhos. Solução? Bastava colar o pedal de acelador no fundo....
Quando sairam as F1000 turbo de fábrica, os TD 229 vieram com bomba injetora Bosch rotativas, que tornou a condução mais civilizada.....
All!! Desculpem-me, tanto acompanho o Forum que parece que já conheço todo mundo e esqueci-me de que nunca havia postado nada ainda...
Empolguei-me com o assunto das Full Size do século passado..... e acabei entrando de sola....
Mas que elas (todas, excetuando-se as "traçadas", para usar termo da época) são horríveis para lama, isso são..... Melhora um pouco com as Trações "positivas" e "progressivas" da vida e pneus (e correntes, e... um tratos amarrado na frente....), mas....
eduardo1968
23/02/2010, 11:59
[QUOTE=RoadRunner;1100060]Eduardo1968 fiquei assustado com seu relato, desse modo penso que ou você pegou uma D20 "batizada de fábrica, c/encosto e outros" ou tem sérios problemas com aquela peças que costumam ir atrás do volante ou seguram ferramentas...:pipoca:
RoadRunner
Vc está longe de ter experiência com GM = eu tive. Pois quando as D20 saiam de fábrica vc estava brincando de carrinho e eu já rodava mais de 12 horas, às vezes numa camionete dessas.
A minha experiência advém de uma média de 130-150 mil Km /ano em estradas 30% asfalto : 70% chão. Picape carregando butijões de nitrogênio, butijões de amônia, sacos de adubo, sacos de semente, veneno de lavoura, classificador de grãos, moirões, etc. Sempre com paciência e prudência, além de habilidade e sabedoria.
Aquela pecinha que fica atras do volante que vc fala, já rodou no mínimo 1,5 milhão de Km em picape e nunca fundiu um motor, nem bateu ou capotou alguma sequer. Além de manutenir dentro da disponibilidade de tempo q tinha na época.
Rodei 550 mil Km numa D20 -92 Maxion s4t (pneus aro 16) q foi vendida por questão de alto custo de manutenção (tinha q fazer a BI). Depois peguei uma 94 com mesmo motor (aro 15) que foi furtada qdo tinha 440 mil Km. E trabalhei indo de uma fazenda para outra, todos os dias na região q te falei. O meu patrão era o dono das revendas GM dessa mesma região. Detalhe, não fazia manutenção nas revendas por questão de caixa separado entre as firmas: Fazendas e Revendas????
A minha opinião independe se o diferencial é dana ou outro qualquer. O q relatei, foi o q vivi no dia a dia... E esse conceito eu tenho tanto de D20, quanto de F1000 e Silverado, não pela configuração das picapes, mas pelo uso normal a que foram destinadas quando foram fabricadas.
Abs
Eduardo
Daniel.Shimomoto
23/02/2010, 12:14
Outro ponto dos "soquinhos" das "milonas" pré TD229 é que elas utilizavam as bombas injetoras Bosch de pistões, com o regulador de rotações ("acelerador") fixado ao máximo, utilizando-se para acelerar o estrangulador... Esquisito mas era isso mesmo, nas F1000 com os D229, para acelerar, na prática se "desestrangulava" a Bomba injetora, isso causava aquela sensação "xoxa" na arrancada. Tanto é que para desligar o motor, quando se quebrava o cabo do estrangulador, bastava enfiar o pé por baixo do pedal do acelerador e levantá-lo...
Numa F 1000 que tivemos, alteramos os sistemas e colocamos o pedal de acelerador acionado por cabo (retirando os varões...), mas um compesador de massas que tinha naquela bomba injetora insistia em fazer a F1000 continuar com os soquinhos. Solução? Bastava colar o pedal de acelador no fundo....
Quando sairam as F1000 turbo de fábrica, os TD 229 vieram com bomba injetora Bosch rotativas, que tornou a condução mais civilizada.....
X2!!!!!!!!!!
Verdade!!!Tem isso mesmo. Ainda esses dias estava conversando disso com meu meca! Era um sistema bizarro mesmo.
Meu meca tem uma F-100 que ele colocou motor 229 com esse sistema. Ai ele trocou a bomba por uma rotativa.
Abs1!!!
Daniel.Shimomoto
23/02/2010, 12:38
As antigas 4000 não possuiam um MWM ?
DieselPower;
Não tinha visto seu post!
Não sei precisar os anos de fabricação, mas as F-4000 sairam com motor MWM D226 (camisas secas) D229, algumas com 4.10 e posteriormente os Cummins.
Andou também, na década de 80 saindo com um motor fabricado pela propria Ford que era o Ford 4.268 (alguns chamam de FTO 4.4L). Era o mesmo do trator Ford 6600 diferindo apenas por utilizar bomba injetora em linha Bosch ao inves da Lucas-CAV rotativa do trator.
Um grande abraço!
PauloLimited
23/02/2010, 12:59
DieselPower;
Não sei precisar os anos de fabricação, mas as F-4000 sairam com motor MWM D226 (camisas secas) D229, algumas com 4.10 e posteriormente os Cummins.
Andou também, na década de 80 saindo com um motor fabricado pela propria Ford que era o Ford 4.268 (alguns chamam de FTO 4.4L). Era o mesmo do trator Ford 6600 diferindo apenas por utilizar bomba injetora em linha Bosch ao inves da Lucas-CAV rotativa do trator.
Um grande abraço!
Por que q esse motor Ford num tem a fama muito boa ? As f-4000 com esse motor são ruins de revenda.
SAPO-BOMBA
23/02/2010, 13:08
Provalmente não caiu no gosto do pessoal, assim como as F-1000 HSD...
DieselPower
23/02/2010, 13:44
Mês passado andei com uma 1000lona 92 preta TD, simplesmente linda!
Mas, mesmo sendo turbinada de fábrica ainda senti os socos característicos deste motor... Inclusive, ao sair do estacionamento, fui acelerando levemente e os socos apareceram. Quando apertei mais o pedal do acelerador eles sumiram...
Lembrei da condução dos velhos VW 6-90, que apresentavam exatamente o mesmo comportamento.
Daniel.Shimomoto
23/02/2010, 15:12
Por que q esse motor Ford num tem a fama muito boa ? As f-4000 com esse motor são ruins de revenda.
Paulo;
Ao que me consta, a durabilidade dele em altas rotações não é das mais altas. Em tratores (falo por experiencia propria) a rotação de trabalho dele é em torno de 2300 rpms no máximo e a durabilidade dele pode chegar a 10 mil horas. Na F-4000 a rotação é mais alta e ai acaba não durando muito (até pela bomba em linha, com avanço).
Uma caracteristica inerente a esse motor é o consumo elevado se comparado ao MWM. Também, ponto negativo para a F-4000 motor Ford.
Uma curiosidade apenas: O Ford 4.268 diesel é um motor agricola e tem um diametro de pistão grande se comparado ao MWM. Acho que é coisa de 111mm (o MWM é 100mm)
Abs!!!
DieselPower;
Um grande abraço!
Se não me falha a memória, as 4.000 que utilizavam os D226 eram as de 4 marchas (a 1ª era "seca" e curtíssima). A partir de 83 ou 84 começaram a sair as F4.000 com D229, utilizando-se de caixa com 5 marchas, mais ou menos a mesma época que sairam as famigeradas FTO. Pelo que eu me lembre, as FTO (motor ford) não vingaram por causa da curva de torque acentuada, elas só funcioonavam legal para quem enfiasse o pé...
Todas as referencias em termos de motor diesel automotivas (MWM, Perkins ), à época se comportavam melhor em rotações mais baixas, tinham muito torque em baixíssimas rotações... Era um tal de "clac! clac! clac!" e o trem ia que ia.... No caso dos FTO, até nos tratores 6.600 reclamava-se que eles bebiam deamis, e tinham que dar muito "giro" para funcionar bem....
Paulo;
Ao que me consta, a durabilidade dele em altas rotações não é das mais altas. Em tratores (falo por experiencia propria) a rotação de trabalho dele é em torno de 2300 rpms no máximo e a durabilidade dele pode chegar a 10 mil horas. Na F-4000 a rotação é mais alta e ai acaba não durando muito (até pela bomba em linha, com avanço).
Uma caracteristica inerente a esse motor é o consumo elevado se comparado ao MWM. Também, ponto negativo para a F-4000 motor Ford.
Uma curiosidade apenas: O Ford 4.268 diesel é um motor agricola e tem um diametro de pistão grande se comparado ao MWM. Acho que é coisa de 111mm (o MWM é 100mm)
Abs!!!
Kwá Kwá! Estou dando alguma risadas sozinho aqui por que, por alguns post´s seus que já li, até imagino você com uma camisa suja de graxa/óleo, estopa na mão, dando manutenção nas suas máquinas.... Pode até ser que agora não, mas já deve ter passado por isso, já que conhece bem os FTO´s, MWM´s, Perkins, OM´s da vida.... Desculpe se não for verdade, mas é que lembra meus idos no século passado, quando ainda era agricultor.....
Mês passado andei com uma 1000lona 92 preta TD, simplesmente linda!
Mas, mesmo sendo turbinada de fábrica ainda senti os socos característicos deste motor... Inclusive, ao sair do estacionamento, fui acelerando levemente e os socos apareceram. Quando apertei mais o pedal do acelerador eles sumiram...
Lembrei da condução dos velhos VW 6-90, que apresentavam exatamente o mesmo comportamento.
Diesel,
Verdade, mesmo com a bomba rotativa ainda dava alguns "soquinhos", mas se você tentar dirigir qualquer f1000 "quatro faróis" não turbo original em baixa rotação você vai ver que a com bomba rotativa é beeeeem mais civilizada....
Na verdade, eu aprendi a dirigir em uma F1000 81, deve ser por isso que para mim não tem meia aceleração,ou seja, o acelerador tá colado lá no fundo ou eu tô é freiando......
Era justamente isso uma das coisas que mais irritavam os "D20teiros" quando eles dirigiam as F1000. Para mim que andava com o pé colado, não fazia muita diferença....
RoadRunner
23/02/2010, 20:08
RoadRunner
Vc está longe de ter experiência com GM = eu tive....
Tranquilo Eduardo, usei as palavras erradas para me expressar e humildemente, lhe peço desculpas por isso.
Sobre minha experência com Fords/GMs...:
Comecei a trabalhar em 2000 (no período da tarde) como lavador de peças na empresa da família que fornece serviços de retificadora e mecânica completa para a região. E desde esta época acompanho de perto a manutenção dos veículos da empresa e sempre que posso também "sapeio" pela oficina azucrinando os mecânicos perguntando o "onde/como/porque" e me inteirando sobre os casos dos clientes para justamente conhecer os prós e contras desses veículos me encantam (junto com os jeeps é claro).
Os veículos da empresa rodam em média 500 km/dia prestando assistência agrícola, entregas e 'socorros' rodoviários. Nestes anos eles ja passaram por mãos de verdadeiros motoristas e também alguns píõeis (com pi mesmo, de filho d@....).
Assim Eduardo, apesar de ñ possuir a sua experiência ao volante ( minha carteira E ainda cheira a nova ), acredito que possuo uma boa experiência refente a manunteção desses veículos, pois convivo diariamente de simples manutenções preventivas até as sérias manutenções corretivas para consertar as c@g@das dos clientes omissos.
Sei que nada sei se comparado com um mecânico profissional e vou viver aprendendo, mas também sei que o que sei não é pouca coisa se comparado aos simples proprietários de veículos.
Os veículos que acompanho nesses 10 anos:
Chevrolet D10 1982
Chevrolet D20 1985
Chevrolet D20 1989
Ford F1000 1984
Ford F1000 1986
[]'s apaziguadores
RoadRunner
23/02/2010, 20:14
bgnt,
As milonas 4faróis só andam legal acima dos 1500, mas depois que se aprende a andar com ela, são uma das camionetes mais deliciosas para guiar, aquele ronquinho sereno com um cambio tão macio que chega a chupar as marchas parra si....:eek:
Daniel.Shimomoto
23/02/2010, 20:44
Kwá Kwá! Estou dando alguma risadas sozinho aqui por que, por alguns post´s seus que já li, até imagino você com uma camisa suja de graxa/óleo, estopa na mão, dando manutenção nas suas máquinas.... Pode até ser que agora não, mas já deve ter passado por isso, já que conhece bem os FTO´s, MWM´s, Perkins, OM´s da vida.... Desculpe se não for verdade, mas é que lembra meus idos no século passado, quando ainda era agricultor.....
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Matou na mosca!!!! Mexia com Fazenda e por consequencia com máquinas agricolas. A Fazenda que eu administrava tinha uma salada de coisas que iam de Ford´s 4630 cafeeiros (motor Genesis de procedencia inglesa, lembra dele?) a Massey 235, Valmets MWM e por ai afora.
Dois anos atrás, num desses azares da vida, tive que mandar retificar 6 motores diesel numa frota de 8 tratores!!!! (4 por utilização mesmo do motor, 1 por velhice e outro por descuido). E em todos acompanhei de perto o processo, ia em oficina, sujava a mão, mandava virar, discutia serviço, essas coisas. Fiz muita meia sola, me dei bem, me deu mal também...e por ai afora!
Abs!!!
RoadRunner,
pois é, o câmbio era uma beleza, só na pontinha dos dedos... se algum dia eu tiver uma folga, vou tentar pegar uma desta para reformar...(sonhar não custa nada....).
Agora, esses soquinhos, andando em barro, em baixa velocidade, quando você precisava de algum grip dos pneus, era um saco...
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Matou na mosca!!!! Mexia com Fazenda e por consequencia com máquinas agricolas. A Fazenda que eu administrava tinha uma salada de coisas que iam de Ford´s 4630 cafeeiros (motor Genesis de procedencia inglesa, lembra dele?) a Massey 235, Valmets MWM e por ai afora.
Dois anos atrás, num desses azares da vida, tive que mandar retificar 6 motores diesel numa frota de 8 tratores!!!! (4 por utilização mesmo do motor, 1 por velhice e outro por descuido). E em todos acompanhei de perto o processo, ia em oficina, sujava a mão, mandava virar, discutia serviço, essas coisas. Fiz muita meia sola, me dei bem, me deu mal também...e por ai afora!
Abs!!!
Shimomoto,
Então, não chegamos a ter Ford com os motores Genesis, que, diziam à época, tinham uma curva de torque mais plana e entregavam mais torque em baixa rotação, diminuindo também o consumo (??????). Mas era outra época, outros motores...
O que tivemos, me lembro bem, é problema com dois TD 229... Um TD229-6 (motobomba, estacionário) soltou o parafuso do colo da biela e abriu uma janela no bloco e um TD229-4 (Valmet 980) que soltou o parafuso do mancal do virabrequim.. Os dois com menos de 2.000 horas trabalhadas... Foi uma briga de foice com a MWM e o distribuidor da época....
Pessoal, quais pick-ups sao ruins de lama e PQ?
Tipo, entre f-1000 e d-20 sempre preferi a d-20 , pra mim mutio mais carro... Mas dizem que a d20 é ruim de lama..
POR QUE ?
Quais outras sao ruins?
Troller-a-vista,
Voltando à questão inicial do tópico, para barro, todas as picapes 4X2 são ruins de barro, dá para tentar chegar a algum lugar melhorando-se pneus, tendo diferencial de deslizamento reduzido...
Normalmente as versões à diesel das picapes 4X2 são piores no barro (motores mais pesados, modulação de aceleração para condução pouco mais complexa), as versões gasolina/alcool/flex são um pouco melhores (leia-se como um pouco melhores que se um cachorro usar o pneu como poste, a picape QUASE sai....).
As versões com cabine estendida ou dupla são um pouco melhores que as com cabine simples... Veja bem, isso tudo para picapes 4X2....
Por que? Bom, minha experiencia com camionetes 4x2, tendo que andar na fazenda no barro, mostrou que basicamente tem a ver com o peso mais concentrado na parte dianteira que fazia com que as rodas da frente afundassem, somado com o pouco peso na parte trazeira das picapes fazendo os pneus patinarem.
Entre, por exemplo, D20 e F1000, o que percebíamos à época é que os pneus, pesos colocados na caçamba e, principalmente a expertise do condutor faziam mais diferença que o veículo em sí.
Hoje, tendo-se a opção de 4x4, não vejo por que não se lançar mão de adquirir a picape "traçada".... Salvo alguns casos muuuuuito específicos ($$$$$$$) e que barro não faça parte da vida da picape.
eduardo1968
24/02/2010, 09:42
bgnt,
As milonas 4faróis só andam legal acima dos 1500, mas depois que se aprende a andar com ela, são uma das camionetes mais deliciosas para guiar, aquele ronquinho sereno com um cambio tão macio que chega a chupar as marchas parra si....:eek:
Road
Tive uma F1000 86, daquelas dourado até a metade da porta e capô marrom metálico, com turbo colocado, 4 marchas.
Uma vez estava cruzando uma rotatória e quebrou o diferencial, então aproveitei e coloquei um pinhão mais curto (se não me engano de 35 dentes, não me lembro direito), já que no asfalto faltava uma marcha.
Resultado: Ficou um canhão, quando ia viajar nela, pegava 180 km/h com 3100 rpm e nas retas ou descidas, cruzava de viagem pelos carrinhos 1.6 - 1.8, mas na subida apanhava um pouco.
Tive que vendê-la na época porque a família aumentou e faltou espaço na cabine:concordo:. Se tivesse condições na época, teria ela até hoje :D.
Abs
Eduardo
Troller-a-vista
25/02/2010, 15:31
engracado, tem tanta gente com tanto carinho pelas velhinhas e pouco assunto sobre elas no forum...
hj fui ver uma d20, cor cinza, ultimo ano, olhando de longe tava bem bonita, cheguei perto e no teto tinha uma "poça" de falta de tinta.. desisti de olhar o resto. Po minha caravan 78 nao tinha uma marca sem tinta, tnha riscos claro, ate uns podrinhos eheheh mas tinta faltando nao tinha! E olha q foi usada com gosto.
Nao justifica faltar tinta, é muito relaxo do proprietario, isso pq era no TETO, onde teoricamente nao se poe nada, imagine como tava a cacamba...
SAPO-BOMBA
25/02/2010, 20:36
engracado, tem tanta gente com tanto carinho pelas velhinhas e pouco assunto sobre elas no forum...
Pois é... tenho vontade de ter uma D-20 com S4T Plus, mas os preços aqui no Nordeste são matando. Difícil achar D-20 S4/S4T aqui no Ceará abaixo dos R$ 30 mil...
Vou acabar realizando outro sonho mesmo, muito mais "alcançável": Montar um Jeep! :D
RoadRunner
25/02/2010, 21:25
Eduardo, bgtn,
Mesmo sendo considerado um projeto "velho", estas F1000 (80-92) tem qualidades raras de encontrar mesmo em outros carros, boas para trabalho e uso no dia-dia elas possuem um "chaallllme" todo especial :palmas:.
Troller a vista,
É melhor comprar uma picape praticamente sem tinta mas bem conservada, do que comprar uma toda brilhosa e "ajeitadona", aquelas camionetes que estão bonitas e muito bem conservadas onde você realmente irá apenas entrar e rodar com elas simplesmente não estão a venda, essas bonitonas que cheiram a tinta provalvemente foram reformadas, e raramente alguém reforma algo com capricho, se for para vender então....:discordo:
Se você realmente quer comprar uma picape, ñ de bola para pintura, de prioridade aos detalhes, algumas dicas:
Alinhamento das portas em referencia a carroceria
Alinhamento do capo...
Alinhamento das lanternas em refe...., a marca e/ou a idade delas
Forro de porta, porta luvas, botões, ventilação interna
Alinhamento da cabine em referencia a caçamba ( indica uso c/excesso de peso ou chassis torto
Com essa idade, praticamente todas elas foram usadas para trabalho, seja por dono ou funcionário, mas apesar da aparencia rodada desses itens, se todos eles estiverem "okay" a chande de vc comprar uma camioneta boa é alta.
Outro detalhe, leve a bendita em uma rampa de posto e de uma olhada por baixo, vc pode comprar um paralama, uma porta, mas um chassis ou monobloco da cabine fud$%¨7 para consertar é consideravelmente complicado. Olho vivo nos:
Suportes dos coxim da gabine/carroceria/motor/cambio
suporte dos molejos e suspensão dianteira
Se for GM, faça um pente fino no chassis na região da susp dianteira e no travessão dela, tudo tem conserto, mas é caro trocar o travessão e chato consertar trincas no chassis naquela região.
SAPO-BOMBA (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=20279)
As D20 c/essa mecanica aqui na região, as boas, custam disso pra cima também. Chato mesmo é conseguir uma F1000 98, as boas aqui beiram os 50K, mesmo sendo 2wd
eduardo1968
25/02/2010, 21:43
Road
Falando em valorizar essas velhinhas, me lembrei que em 2000 quando tive q vender a F1000/86, troquei de taco ela por um vectra CD ano 98 (zerado) e ainda o cara que me vendeu achou estranho eu sair de um veículo diesel pra um gasolina. Foi uma época em que o diesel custava muito pouco em relação aos outros combustíveis e quem tinha uma diesel, tinha ouro...
Abs
Eduardo
Troller-a-vista
25/02/2010, 22:19
aqui nao se encontra nada abaixo dos 40 ...
estou ciente das garibadas, disso eu to cansado de fazer... mas tem algumas q eh puro relaxo mesmo, se o cara nao liga pro basico, o que dira da mecanica, suspensao etc..
Eduardo, bgtn,
Mesmo sendo considerado um projeto "velho", estas F1000 (80-92) tem qualidades raras de encontrar mesmo em outros carros, boas para trabalho e uso no dia-dia elas possuem um "chaallllme" todo especial :palmas:.
Troller a vista,
É melhor comprar uma picape praticamente sem tinta mas bem conservada, do que comprar uma toda brilhosa e "ajeitadona", aquelas camionetes que estão bonitas e muito bem conservadas onde você realmente irá apenas entrar e rodar com elas simplesmente não estão a venda, essas bonitonas que cheiram a tinta provalvemente foram reformadas, e raramente alguém reforma algo com capricho, se for para vender então....:discordo:
Se você realmente quer comprar uma picape, ñ de bola para pintura, de prioridade aos detalhes, algumas dicas:
Alinhamento das portas em referencia a carroceria
Alinhamento do capo...
Alinhamento das lanternas em refe...., a marca e/ou a idade delas
Forro de porta, porta luvas, botões, ventilação interna
Alinhamento da cabine em referencia a caçamba ( indica uso c/excesso de peso ou chassis torto
Com essa idade, praticamente todas elas foram usadas para trabalho, seja por dono ou funcionário, mas apesar da aparencia rodada desses itens, se todos eles estiverem "okay" a chande de vc comprar uma camioneta boa é alta.
Outro detalhe, leve a bendita em uma rampa de posto e de uma olhada por baixo, vc pode comprar um paralama, uma porta, mas um chassis ou monobloco da cabine fud$%¨7 para consertar é consideravelmente complicado. Olho vivo nos:
Suportes dos coxim da gabine/carroceria/motor/cambio
suporte dos molejos e suspensão dianteira
Se for GM, faça um pente fino no chassis na região da susp dianteira e no travessão dela, tudo tem conserto, mas é caro trocar o travessão e chato consertar trincas no chassis naquela região.
SAPO-BOMBA (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=20279)
As D20 c/essa mecanica aqui na região, as boas, custam disso pra cima também. Chato mesmo é conseguir uma F1000 98, as boas aqui beiram os 50K, mesmo sendo 2wd
Road,
Até a algum tempo atrás, diria que você poderia se preocupar apenas com o chassis, documentos e mecanica, o resto seria contornável, seria relativamente fácil encontrar uma cabine e carroceria por preços razoáveis, seja de F1000, D20, D10...
Hoje já acredito que isso não seja mais verdade.... Afinal já se vão, pelo menos, uns bons 15 anos e, como você já disse, praticamente a totalidade dessas camionetes já foram para o "mau caminho" (literalmente falando!!!). Hoje as latas e os acabamentos também tem peso significativo para aquisição de uma viatura destas para restaurar (não reformar...), a mecânica deve ser a parte mais fácil (fácil, não necessariamente mais barata....).
Maaaas..... se ainda não fosse um sonho distante, uma F1000 04 faróis (85-92) seria minha preferência.... Quem sabe algum dia....
Abs,
cleberufc
16/03/2010, 14:42
http://www.4x4brasil.com.br/forum/image.php?u=20279&dateline=1225034652 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=20279) SAPO-BOMBA (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=20279) http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/statusicon/user_offline.gif
Usuário
Data de Entrada: 2 de Junho de 2008
Local: Juazeiro do Norte / Fortaleza - CE
Tiveram algumas poucos D-20 4x4 no mercado, e em maior quantidade as F-1000 4x4 ( acho que só saíram com motores MWM X10 )..."
CAra, passei por Brejo Santo e realmente parece uma cidade que só te D-20. Contei 62 só na BR, fora as que tinham nas concercionárias. Incrivel como gostam de D-20 naquela cidade. Perguntei a um frentista e disse que aquilo que vi não era nada. Era apenas uma pequena quantidade em relação ao que tem na cidade.
Edintruder
16/03/2010, 19:35
Vou acabar realizando outro sonho mesmo, muito mais "alcançável": Montar um Jeep! :D
Sapo, doce ilusão... Para montar um CJ no capricho, é capaz de gastares muito além dos 30.000,00 de uma D20 inteira! Vai por mim, CJ é pior que mulher quando o assunto é gastar $$$! Ahahahah!
SAPO-BOMBA
16/03/2010, 19:56
Que nada Edin, já tou na "caça" das crianças... achei um 57 e um 64 pra vender aqui, ambos num precinho camarada, mas vou me f***r pra ajeitar documentação.
Se eu pegar um bichinho desses, vai ser apenas por brincadeira e pra uso diário mesmo, pretendo gastar no máximo 15 ou 17 milhas em tudo, no Jeep, na reforma, pneus, etc...
Segundo meus cálculos, dado o preço dos Jeeps que achei x funilaria x docs x pneus, vai dar abaixo do que eu pretendo gastar, o que sobrar de grana vai pra perfumaria.
Abração!
eduardo1968
16/03/2010, 23:18
http://www.4x4brasil.com.br/forum/image.php?u=20279&dateline=1225034652 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=20279) SAPO-BOMBA (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=20279) http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/statusicon/user_offline.gif
Usuário
Data de Entrada: 2 de Junho de 2008
Local: Juazeiro do Norte / Fortaleza - CE
Tiveram algumas poucos D-20 4x4 no mercado, e em maior quantidade as F-1000 4x4 ( acho que só saíram com motores MWM X10 )..."
CAra, passei por Brejo Santo e realmente parece uma cidade que só te D-20. Contei 62 só na BR, fora as que tinham nas concercionárias. Incrivel como gostam de D-20 naquela cidade. Perguntei a um frentista e disse que aquilo que vi não era nada. Era apenas uma pequena quantidade em relação ao que tem na cidade.
Aqui em Santo Ângelo todo dia vejo passar na frente da minha casa umas 10 a 15 F1000 (de 85 à 92) que estão no batente até hoje, e em bom estado e só de granja de soja mesmo. As D20 quando cruzam é uma bateção de lata e plástico que dá medo...
DiEgOsEiChIrLz
17/03/2010, 05:52
meu pai teve 2 f1000(86 e 89) e minha tia tem até hj uma d20 88 entao posso opinar(2 fazendas visinhas).
meu pai comprou a 86 mwm 4 farois 4 marchas carroceria de madeira la pra 93~94 e usou ela pesadamente até 2005(quando deu de entrada na CD 89) fazendo o trajeto fazenda cidade de 2 em 2 dias. a suspensaçao dela era extremamente macia (fazendo os ocupantes balançarem dentro da cabine) e o motor, apesar de aspirado, conseguia levar bastante carga. uma caracterista interessante do motor é q ele xegava na quarta marcha mt cedo entao era mt comum andar com o ele berrando, sempre em alto giro.o cambio era mt impreciso e a banguela fazia jus ao nome(ia de uma ponta a outra solta),cuidado especial com as cruzetas, manutençao da picape era extremamente barata(meu pai toma como referencia a s10 de hj), passou ela pra frente em 2005 com mais de 400.000km( colocava qualquer oleo, n seguia datas nem manual, concertava só depois q quebrava...) sem nunca ter feito o motor(6 meses apos ter passado pra frente o conjunto todo arregou).
a d20 eu nunca dirigi, mas andei mt de carona e vi varias de suas proesas(boas e ruins). minha tia tinha e tem uma carretinha 2 rodas pra barco e com ela colocavamos um barco de 6 pessoas em cima e a familia ia pescar a 80km de porto velho. na br sustentava velocidade de cruseiro tranquilamente. a suspensao era mt mais firme q o da f1000 e a lataria mt rigida. o motor teve problemas de vazamento de oleo e injeçao mas até hj nao foi feito. o conjunto diferencial e caixa de marcha era bem mais robusto q o da f1000(pelo menos no caso dos 2 4 marchas q tivemos). o diferencial rockwell era visivelmente mais robusto q o dana da f1000. o maior problema da d20 era a suspençao fragil dianteira, uma vez durante uma viagem, uma roda saiu fora e a frente deu de peito com o chao(eu nao tava dentro) em alta velocidade, com a f1000 nunca aconteceu isso.
a f1000 89(ficamos com ela até 2 anos atras) eu n vi mt diferença em relaçao a 86, tirando o aumento de potencia devido ao turbo q o antigo dono tinha adaptado, tinha DH AC e vidro eletrico.
oq mais dava problema na f1000 era a bosta da direçao hidraulica, digo bosta pq realmente era uma bosta, vivia com folga e frequentemente morria o hidraulico. o volante era extremamente leve com o sistema funcionado mas o aro era grande e se movia junto as imperfeiçoes do solo, era necessario dar varias voltas pra ir de batente a batente, era trabalhoso andar em linha reta literalmente reta devido as folgas. outra detalhe é q o acelerador era acionado por um varao, diferente dos cabos normalmente usados, e isso fazia com que o carro saisse "socando" de forma bruta após passar pra uma marcha + alta com a anterior ainda em baixo giro, tirando o pé do acelerador. o motor morria com muita facilidade dependendo da altura do pedal.
observaçao final: f1000 tem a batida de porta mais insurdecedora q eu ja ouvi.
Pequeno jr
17/03/2010, 09:09
Aqui em Santo Ângelo todo dia vejo passar na frente da minha casa umas 10 a 15 F1000 (de 85 à 92) que estão no batente até hoje, e em bom estado e só de granja de soja mesmo. As D20 quando cruzam é uma bateção de lata e plástico que dá medo...
Mais uma vez é questão de regionalismo. Realmente no nordeste tem bem mais D-20 ... e em diversos outros estados do sul, sudeste e centro oeste, tem bem mais F-1000 fazendo as mesmas coisas.
Troller-a-vista
03/04/2010, 00:28
http://www.clubedad20.com.br/blog/wp-content/d20-95-s4t.jpg
http://www.clubedad20.com.br/blog/wp-content/champ1.jpg
quase que eu chorei qdo vi essas duas... nossa senhora, vai ser lindo assim lá na escocia!
to imaginando uma dessas com o kit super lda, preparacaozinha basica do rasch, intercooler, freios e suspensao novinhos, banquinhos de couro e uma geral total no carro....
ta linda tb http://www.webmotors.com.br/webmotors/carro/usado/chevrolet-d20-4.0-conquest-cs-8v-diesel-2p-manual/5647666/detalhe.wm
Edintruder
03/04/2010, 18:58
Ô Troller, pega essa aí e seja feliz! Depois de um tempo é só planejar o 4x4 que não fica caro! Com certeza não te arrependerás!!! D20 é muito show!
Troller-a-vista
03/04/2010, 19:20
Edin, acha que eu ja nao mandei e-mail, etc pros caras?? Segunda eu ligo la hahahaha
mas to vendo ainda uma D20 aqui perto de casa, o cara ta me enrolando ehehhe
Vejo essas eu quase choro, da ate angustia ehehhe.
Diz uma coisa, pra instalar o 4x4 nessas d20, teria q obrigatoriamente trocar o que? ela vai ficar mais alta?? (se ficasse nessa altura ai , ficaria perfeito, pareceria original!)
Outra coisa, se eu for pegar a d20, vou ficar desesperado pra achar os plasticos, parachoques e santo antonio das EL CAMINO ou CHAMP.
Nossa... quase escorre lagrimas aqui ehehhehe
Tchê 4x4
03/04/2010, 20:09
Apesar de gostar mais das F1000, tbm acho muito legal as D20 (É páreo duro!!!) Rsrsrs...
Conheço um cara aqui que tem uma D20 branca 4x4 totalmente original desde zero que é uma jóia, muito linda.
Aqui vai uma que ficou interessante: http://www.mundodo4x4.com.br/album/thumbnails.php?album=29
Troller-a-vista
03/04/2010, 20:28
tche :
hahahaha na hora eu achei um sacrilegio o que fizeram com essa CD, mas depois ate gostei tb! Interessante as solucoes que fizeram, acho que seria uma excelente opcao pro off road! Levar a familia toda e ainda curtir pra caramba! gostei!
Eu tive uma blazer sulam d20, topeka vidro interico..
Coisa de um ano eu conseguir achar o sr que comprou de mim, infelizmente, roubaram dele (alias roubaram umas 6 camionetes dele e nenhuma seguradora aceita mais ele como cliente eheheh).
Nossa aquela camionete era um sonho, vivo a procurar uma igual mas nao acho , qdo acho ta soh o poh..
mas hj eu queria mesmo ou uma CD com pqnas modificacoes de motor cambio e freios para viajar com a familia (a F250 seria otima mas tem que ter carteira C, custa um absurdo de caro, etc, etc etc), ou uma d20 cabine simples mas com muita competencia ehhehe
ainda acho a minha ...
Tchê 4x4
03/04/2010, 21:09
Realmente a D20 Sulam é uma bela barca... Mas me diz, esse véio é mega azarado, 6 camionetes roubadas, tá loko!!!... Será que ele não esquecia nas ladeiras da favela com a chave na ignição???... Rsrsrs
A F250 acho demais, mas infelizmente é pra poucos. Tenho um amigo aqui que tem uma CD preta 2009 que nem dá pra falar de tão linda, e andar naquele caminhãozão é muuuito legal.
Aqui no sul tem bastante delas, dá uma olhada aqui que tem bastante: http://www.autocarro.com.br/ essa tá linda: http://www.autocarro.com.br/autobuscaDet.php?anuid=37791&Placa=DAV1112
No mais continua tua peregrinação, esse Brasilzão é enorme, é só pesquisar bastante que uma hora dessas aparece tua D. Se souber de alguma coisa pode deixar que prendo o grito.
Abraço.
Troller-a-vista
03/04/2010, 22:54
Será que cabe falar da sulam um bocadinho? Se der, vou dar meus R$0.02 .
Compramos uma D20 Custom S, peladex, zera na GM em Jales-SP (morava em Votuporanga).
Rodas de ferro cinza, pneus fininhos, básico do básico do mais básico possivel, nem faixa tinha.
Chegou em casa de tarde e no outro dia cedo já foi pra SP para a Sulam, mais de 45 dias de transformação viria, entao, vamos dar algumas historias.
Naquela epoca haviam muitas fabricantes de veiculos transformados, e esses eram considerados o que havia de mais chique e melhor na praca (epoca de importacoes proibidas, altos valores etc etc). Entre as principais, posso dizer rapidamente em Brasinca, SR, Sulam, Envemo entre outras.
Nao vou comentar sobre as outras pq nao cabe, vou falar sobre a Sulam, sem duvida a mais caras e bem acabadas delas, diferenciando principalmente por nao utilizar fibra nos enchertos e sim lata mesmo, processo de soldagem perfeito (muitos reclamavam das Brasinca, inclusive meu tio que vivia reclamando que trincavam e entravam agua, porem essa era a mais famosa, pois tinha um preco bem inferior das sulam), outro grande trunfo das sulam era seu acabamento interno onde se destacavam:
- tapetes do chao: mais de 1.5cm de altura, um negocio fenomenal, diferente de tudo que eu já vi ate hj, inclusive, isso com certeza ajudava MUITOOOO o nivel de ruido que realmente era baixo,mesmo no motor perkins - como o meu.
- tapecaria em geral (teto, bancos, forros de portas, forros traseiros): o carro era inteiro forrado, nao havia absolutamente nenhum pedaco de curvim ou lata dentro do carro (apenas aquele beirao dos vidros dianteiros normais da d20, ja os traseiros todos forrados), inclusive o porta malas, forro do porta malas, tudo com aquele veludo de primeirissima. Ja o porta treco dianteiro nao era de veludo e sim o mesmo tapete grosso do chao. SENSACIONAL, nem no omega eu encontrei tamanho esmero de acabamento.
3 bancos dianteiros recaro - falam por si só - em veludo, e atras o mais inteligente que era a grande vantagem da sulam em relacao as outras: o banco inteirico ficava por cima da caixa de roda que entao era seccionada no seu topo e rebaixada, assim o banco traseiro ficava com uma boa altura em relacao ao assoalho (totalmente plano), as pernas ficava MUITO confortaveis - outras marcas nao faziam isso, ou elas colocavam o banco encima mas SEM CORTAR a caixa de roda ou entao colocavam o banco ENTRE as rodas, o que perdia todo o espaco traseiro, mal cabiam 3 criancas , bem parecido com as bonanzas, ja na sulam cabiam confortavelmente 4 adultos ou 5 criancas atras com leve aperto, como muitas vezes viajamos! Tem outro detalhe importante nessa solucao simples: como a altura era maior, as pernas nao ficavam dobradas pra cima e portanto as mulheres poderiam sentar tranqiulamente de saia q nada aparecia, diferente das outras pick ups que mostrava td, alem de ultra desconfortavel. O vidro bem posicionado ajudava bem tb.
Havia a possibilidade ao inves de ter 3 bancos individuais na frente, utilizar o inteirico (como veio na primeira opcao e depois foi trocado) original ou ainda instalar uma geladeira entre os bancos. Na epoca, foi preferido o terceiro banco, mas cabe ressaltar que o espaco para as pernas nesse banco era inexistente, só uma crianca cabia ali e mesmo assim nao era amigavel, pois logo a frente do banco havia uma especie de caixa (toda de veludo) que encobria todo o trambular e haste do cambio. Era util para deixar coisas encima alem de bem bonito (seria o nosso console atual).
No caso o nosso modelo era o blazer (tipo bonanza), encurtava-se o chassi em 20 ou 30 cm, nao me lembro bem, reunia td num conjunto bastante harmonico (confesso que acho mais bonito que as veraneios, mas hj sentiria falta das 4 portas). era muito comum na epoca retirar um feixe ou dois de molas de apenas um lado da traseira, isso deixava o carro mais macio pro dia a dia, mas com carga... No nosso se manteve o original, isso dava inclusive, maior tranquilidade de nao encostar o pneu na caixa de roda que era seccionada (principalmente qdo carregada pra praia, ia bem baixinha).
Voltando ao carro...
A cor era um verde da VW, meio desbotado, bem bonito, vi em alguns santanas GI, dificil achar, e com 2 faixinhas bem finas (parecidas com a da executive s10) em branco de fora a fora.
Tinha um estribo FUNCIONAL, de plastico em toda extensao da lateral, estepe no estilo ecosport, rodas BBS raiadas (inferno pra lavar eehhe), teto solar manual (mas nao igual da d20, igual esses da webasto que sobem e descem), na tampa traseira havia uma reentrancia para dentro, uma forma bastante interessante de nao deixar aquele negocio liso e enorme igual nas bonanzas, ficoubastante harmonico), o vidro traseiro lateral era inteirico - a maioria das sulam era duplos...
A frente da pick up tinha farois quadrados, como era da epoca, mas com dois milhas retangulares na vertical (mas nao eram os quadradinhos que estamos acostumados, nunca vi um igual aqueles, pois seus faxos eram direcionados corretamente, ou seja, nao bastava colocar os tradicionais na vertical, alem do que era bem incorporados ao farol original, deve ter sido feito sob encomenda pela Sulam), sem simbolo da GM, grade preta escura.
Os parachoques eram proprios sulam (nao aqueles sports), todo de lata, quadradao, ja vi alguns modelos parecidos aqui no site tanto em Camper qto em Pajero). esses Parachoques eram bem bonitos, e bem diferentes dos normais da d20.
Acima no teto havia de ambos os lados racks esteticos (bem fininhos) puramente estetico mesmo (veja estamos em 88 e a sulam fazia oq ue se faz hoje em 2010 para embelezar os carros "premium" ... qta inovacao).
a parte, colocamos cortinas em todas as janelas traseiras (nao havia os insulfilmes na epoca) em tom cinza chumbo claro, toda frizada, coisa chic d+ (embora hoje seria algo bem ridiculo de se ver admito ehehhe).
Ficamos com esse carro entre 88 ate 96, quando comecou a apresentar alguns defeitos de direcao hidraulica, barulhos e naquela epoca nao tinha muita opcao pra pneu, ou se usava os fininhos originais ou se usavam os mais grossos que viviam com problemas de alinhamento, como as rodas eram de liga, usavamos os mais grossos (nao lembro medidas, desculpem), mas os gomos viviam dando problema, era uma verdadeira porcaria mesmo.. Tambem o carro consumia muita bateria (eram 2) e como só andava de domingo as vezes ficando varios domingos parada, toda vez que ia pegar, tava arriada, enfim o custo tava ficando alto e achamos melhor vende-la para comprar um omega zero - bom carro, mas nem de longe sinto saudades dele, ta ta ta é o melhor carro nacional ja produzido, mas carro eu tinha de monte, ja uma Blazer.....)
Meu pai trabalhava para a GM na epoca e uma vez cansado de tanto gasto resolveu deixar o carro em votuporanga (onde residiamos) e ir pra SP com ela pra trocar bateria e fazer uma revisao geral (em Votu a gente pagava os custos em SP era na faixa eheheh), deixou na concessionaria pra lavar uma tarde e antes de entregarem o carro ele ficou na frente da concessionaria esperando, qdo meu pai voltou, tinha um senhor que nao queria nemdeixar meu pai entrar no carro, arrumou maior barraco lá que queria aquela camionete, meu pai ja meio balancado pra comprar o omega e todo mundo incentivado (da concessionaria) a entregar e pegar um zero com um baita desconto pra funcionario, resolveu entregar a camionete...
Assinado os papéis, o velho vira pro meu pai e manda: vou ter a melhor pescaria da minha vida com essa camionete, é tudo que eu sonhava!
Nesse momento meu pai quase bateu no velho ahhaha nunca ele andou amis de 8 metros na terra com essa camionete, soh saia da garagem de domingo - por isso o apelido de macarronada ehhehe - era o xodó dele, sei que na hora meu pai quis desfazer o negocio mas nao dava mais, ja elvis... se fu..
Bom voltou de omega pra casa e nunca mais vimos a nossa Sulam.
Ano passado fiquei tao maluco pra achar essa sulam que comecei a caçar documentos dela (sempre guardamos os documentos em casa dos carros antigos) quando eu encontrei um IR antigo que tinha o renavam do carro, com renavam em maos, achei o dono - ainda era o velho - com o nome em maos, sai procurando o cara nas listas telefonicas de SP e grnade SP ehehhe Achei o velhinho, quase esclerosado e fui falar com ele, ai ele eme contou que ja tinha tido umas 10 pick ups e roubaram 6, que nenhuma seguradora aceitava mais ele como cliente, que tb nao tinha mais forcas e nem capacidade pra dirigir, mas que sentia falta da velha Sulam verdinha... inclusive contou toda a historia da compra pra mim no fone (mais de 40 minutos de interurbano, acreditem, foi um martirio ehhehe).
Essa é a historia da Sulam Verdinha Perkins.
Tinha um motor tao bem cuidado que embora fosse aspirada, qdo se trocavam as marchas dava pra ouvir piar beeemmm de leve, mas dava, acredito pq era encurtada e amaciada soh na estrada, pouquissimo uso !
Para terem nocao, vendemos era com 8 anos de uso e se nao me engano 86 mil km.
Dirigia muito ela, desde muleque, era maravilhoso! Tenho mutias saudades!
Dai que nasceu minha paixao por d20 ...
Ja tive D10, S10 (alguns modelos), pampa, chevy, fiorino, andei muito de f1000, tive um D14000 (azulao), mas só tenho saudades mesmo da D20.
Fora os inumeros carros...
Um dia eu chego la!
edit: se nao me engano na epoca vendemos a sulam por miseros 18 mil reais, na epoca ja tava valendo pouco e a tendencia era a total desvalorizacao, acho que se tivessemos mantido ela, conseguia pedir facil uns 36/38 mil reais... uma pena ...na epoca ainda tivemos que completar pra comprar o omega, hoje se eu nao pago nem 10 mil num omega e olha la...
Edintruder
04/04/2010, 10:20
Diz uma coisa, pra instalar o 4x4 nessas d20, teria q obrigatoriamente trocar o que? ela vai ficar mais alta?? (se ficasse nessa altura ai , ficaria perfeito, pareceria original!)
Gostei do relato da Sulam. Pois é... as lembranças da infância e juventude são sempre boas!
Em relação ao 4x4, outro dia tinha aqui no fórum um par de eixos da D20 4x4, ambos rígidos, por 4.500,00. A CT é mais fácil, pois pode-se usar da toyota ou engasa. Basta saber se a saída do cardam dianteiro é para a esquerda ou para a direita. Se for para a esquerda, pode ser das Toyotas 3.0 modernas, se for para a direita, pode ser das Toyotas quadradas ou Band. Não é difícil encontrar.
Tem uma verde escuro aqui na cidade que acho que é da Sulam, mas nunca vi à venda, porém trocou 2 vezes de dono desde que ela apareceu na cidade. Vou até reparar quem fez o serviço.
Para a D20 4x4, tem pouca diferença do que eu terei para montar a F1000 4x4. Compensa!
SERGIO AUGUSTO
04/04/2010, 10:53
Bom dia Troller!
Da uma olhada no link abaixo, se é que não ja viu, confesso que não me lembro de ter visto D20 ou mesmo qualquer outra GM A/C/D, com este sistema na dianteira quando 4x4, conheço bem o sistema engesa(eixo rígido), não consegui identificar o diferencial, mas, vai que é um D44!?
Um caminho pra seu projeto.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=68393
Abraço
Troller-a-vista
04/04/2010, 10:56
http://www.picapesgm.com.br/reportagens/reportagem_blazerm_sulam.htm
nessa reportagem tem umas fotos, da pra ter uma ideia, esse acabamento que esta nas fotos é o mais simples deles, e a minha tinha o vidro lateral inteiro (sem o quebra vento, maior, tipo da bonanza mesmo).
As rodas eram outras mas bem parecidas.
Quem entrar vera que tem 2 fotos iguais, na realidade se vc clicar na primeira ira abrir uma janela onde aparecera outra foto (entao sera 4 diferentes).
Quem gosta vale a pena. da pra ver direitinho os milhas, os choques envolventes, junto com estribo que mencionei.
Para que for detalhista, é só imaginar um banco a mais na diateira e retirar os porta copos , vera que nao cabia mesmo as pernas de uma pessoa ali mas era divertido viajar nela vendo td na frente (alem do que, evitava brigas entre irmao sehheh)
Vou anexar algumas fotos de um interior de uma sulam mas ta só o pó.. Entao é só pra ter uma ideia mesmo.
PS: os retrovisores da minha eram das d20 normais.
Troller-a-vista
04/04/2010, 10:58
detalhe do teto original da sulam :)
o banco traseiro dessa foto ta muito elevado (ou seria rebaixado) sei la, achei estranho o meu nao era assim nao, isso ai ta com cara de tapeceiro grosseiro na hora de por o couro (vejam que o banco dianteiro tb parece inflado, muito estranho, enfim, é legal ver a amplitude do banco, a altura em relacao ao vidro e ao chao...)
A minha tb tinha quebra vento (inclusive uma vez entraram na minha garagem e os ladroes usaram o quebra vento pra entrar nela, os fdp durmiram nela durante a noite e roubaram tudo que tinha dentro, inclusive o saco de ferramentas que era uma bolsa do mesmo carpete alto do assoalho e ficava no porta malas, quase invisivel, embora gigantesco ehhehe).
Tchê 4x4
04/04/2010, 11:08
Show de bola, mas realmente com o vidro inteiro fica muito mais legal...
A frente delas com esses parachoques ficam muito bonitas.
Troller-a-vista
06/04/2010, 19:28
a de campinas foi embora...
a de piracicaba pedi para um amigo de la verificar, desanimador foi a resposta...
mas soh pela foto tb dava pra ver, faltava aquelas barras atras dos vidros, rodas antigas (minimo de 4 anos antes), fora problemas de acabamento (que sao os piores pois nao tem peca de reposicao).
estou pensando na seguinte maluquice:
comprar uma dupla ou uma conquest (que sao faceis de achar - espero), dar o trato no motor e nos freios (inclusive trocar de todas as mangueiras, borrachas, vedacoes, selos etc), intercoolar e colocar o kit super lda do kiko e fazer um bom trabalho de restauracao, deixar bem bonito mesmo, e garimpar os kits de embelezamento do modelo El Camino ou Champ-1 (em especial aquele santo antonio maravilhoso!). Acredito que esse ultimo passo seja quase um achado pra nao dizer missao impossivel.
Mas eu gosto de missoes assim, acabei de conseguir um item raro prum relogio rarissimo que eu tentei comprar em mais de 36 paises e nao consegui... Faz 2 semanas que eu consegui nao só uma peca mas duas! auehjaueh com paciencia se consegue o que quer...
maluquice??
imagino gastar o seguinte:
CD: entre 50 e 58 mil - depende do ano, do estado etc etc etc
Conquest: entre 39 e 43 mil - só valem as ano 95 e 96 para ambos os carros, pois eh motor s4t-plus, melhor pra dar aquele UP.
Restauracao (suspensao, freios, abrir o motor, limpeza quimica do motor, consertos mil etc etc, pintura e madeiramento da caçamba - aquelas ripas, quero elas num tom avermelhado ou entao verniz avermelhado ou bem tabaco ): entre 8 e 12 mil
Kit champ ou el camino: mais uns 2 mil (mas isso vai levar tempo, muito tempo...)
Gasto final entre 55 e 70 mil para ambas as pick ups...
Eu gostaria de ter uma cabine simples pq acho mais pratico, mas a CD é essencial quando eu penso na familia, viagens, etc etc etc etc etc etc...
Nesses casos, terra, trilha, lama, sao itens fora de cogitacao . Chuva só se for inevitavel ehuaheuahe
Pq afinal tudo estara zerinho e sera pra recordacao mesmo...
OUUUU comprar uma conquest e ser feliz com o minimo possivel de gasto (se é que é possivel isso num carro de 15 anos).
De qqr forma estou pensando na seguinte opcao:
Pq comprar e reformar uma CD ou uma conquest da vida?? Seria mais interessante financeiramente comprar uma f250... Mais moderno, mais novo, menos problemas, mais atual e anda mais...
O problema seria que pra andar num 250 cai no problema da carteira C ou D (nem lembro qual eh agora..), fora o custo maior de manutencao, seguro, ipva, e o limite ridiculo de velocidade de caminhao ... Ainda mais se for para outros usarem, só pra refazer uma carteira de cnh hoje em dia sao mais de 1400 reais em ribeirao, isso teria que ser feito para todos que irao dirigir a viatura... Soh nessa brincadeira ai vai um gasto consideravel, bem consideravel (estou partindo do pressuposto de nao andar ilegal... mesmo sabendo que a Policia Rodoviaria faz vistas grossas assim como as de transito).
Enfim, olhando por um desses lados, se quiser andar de full size tem que ir de D20 mesmo... Ou entao partir para as midle size (nada contra, pelo contrario, se encaixam mais nos interesses gerais).
de qqr forma, estamos na procura, sem pressa alguma, eqto isso o $$ vai voando aeuaueha, dura eh faze-lo voltar.
Tchê 4x4
06/04/2010, 20:21
Hoje eu vi uma identica a da foto, só que bordô, muito linda...
Eu acho essas camionetes muito lindas, porem se tivesse $$$ certamente compraria uma F250 ao invés de encarar o stress de uma reforma, mesmo sabendo do prazer que vem depois.
Quanto a carteira, que eu saiba a carteira tem que ser D somente p/a F250 CD. Se estiver enganado me corrijam, pois conheço dois proprietários que viajam com F250 a mais de 3 anos e nunca trocaram de categoria...
Troller-a-vista
06/04/2010, 20:53
ué ... sera??
pelo que sei as antigas f250 (mwm) eram soh a CD mesmo, mas agora com a nova (cummins) ambas precisam...
de qqr jeito, to pensando, sem pressa
Edintruder
06/04/2010, 21:08
As primeiras f250 podiam ser com CNH B, porém as primeiras CD já era C, e hoje todas elas são C.
Tchê 4x4
06/04/2010, 21:14
As primeiras f250 podiam ser com CNH B, porém as primeiras CD já era C, e hoje todas elas são C.
Putz, não sabia dessa mudança...
Mas os homi continuam dando vista grossa. Como já disse acho que a maioria nem sabe... Rsrsrs
SAPO-BOMBA
07/04/2010, 01:26
Creio que nem as primeiras eram permitidas para CNH tipo B, pq o peso bruto total do veículo ultrapassava os 3500kg, exatamente como nas primeiras Silverado MWM 6c
CNH B só permite conduzir veículos até 3500kg de peso total ( peso do veículo + capacidade de carga ) ou então veículos até 9 passageiros incluso o motorista.
Um cliente meu tem uma Silverado e foi multado justamente por estar com CNH diferente da categoria da pickup, ele até comentou que o cara da PRF foi "na bucha" buscar a plaqueta de informação no canto da porta, aquela que indica pressão dos pneus, peso máximo nos eixos, peso do veículo, etc etc... :pipoca:
RoadRunner
07/04/2010, 12:06
:pipoca:
Troller, como anda a procura pelas chevys, tu realmente vais bandear pro lado das full size :dance:?
Saudações "D20eiras"
Deivid/silveira
07/04/2010, 12:30
Se eu não me engano a dodge ram tambem precisa da CNH C.
Edintruder
07/04/2010, 12:43
As Silverados HD precisam de CNH C também, pois o PBT ultrapassava os 3500kg. As primeiras F250, com motor MWM tinham PBT menor de 3500kg. As primeiras que passaram os 3500kg foram as CD e posteriormente as 4x4.
Bruno Mosso
22/11/2011, 23:47
Desculpa desenterrar o tópico, mas, Troller a Vista, achou a pkp que queria? senão tenho uma indicação a lhe fazer.
Stuntman Rafael
21/05/2014, 11:00
Será que cabe falar da sulam um bocadinho? Se der, vou dar meus R$0.02 .
Compramos uma D20 Custom S, peladex, zera na GM em Jales-SP (morava em Votuporanga).
Rodas de ferro cinza, pneus fininhos, básico do básico do mais básico possivel, nem faixa tinha.
Chegou em casa de tarde e no outro dia cedo já foi pra SP para a Sulam, mais de 45 dias de transformação viria, entao, vamos dar algumas historias.
Naquela epoca haviam muitas fabricantes de veiculos transformados, e esses eram considerados o que havia de mais chique e melhor na praca (epoca de importacoes proibidas, altos valores etc etc). Entre as principais, posso dizer rapidamente em Brasinca, SR, Sulam, Envemo entre outras.
Nao vou comentar sobre as outras pq nao cabe, vou falar sobre a Sulam, sem duvida a mais caras e bem acabadas delas, diferenciando principalmente por nao utilizar fibra nos enchertos e sim lata mesmo, processo de soldagem perfeito (muitos reclamavam das Brasinca, inclusive meu tio que vivia reclamando que trincavam e entravam agua, porem essa era a mais famosa, pois tinha um preco bem inferior das sulam), outro grande trunfo das sulam era seu acabamento interno onde se destacavam:
- tapetes do chao: mais de 1.5cm de altura, um negocio fenomenal, diferente de tudo que eu já vi ate hj, inclusive, isso com certeza ajudava MUITOOOO o nivel de ruido que realmente era baixo,mesmo no motor perkins - como o meu.
- tapecaria em geral (teto, bancos, forros de portas, forros traseiros): o carro era inteiro forrado, nao havia absolutamente nenhum pedaco de curvim ou lata dentro do carro (apenas aquele beirao dos vidros dianteiros normais da d20, ja os traseiros todos forrados), inclusive o porta malas, forro do porta malas, tudo com aquele veludo de primeirissima. Ja o porta treco dianteiro nao era de veludo e sim o mesmo tapete grosso do chao. SENSACIONAL, nem no omega eu encontrei tamanho esmero de acabamento.
3 bancos dianteiros recaro - falam por si só - em veludo, e atras o mais inteligente que era a grande vantagem da sulam em relacao as outras: o banco inteirico ficava por cima da caixa de roda que entao era seccionada no seu topo e rebaixada, assim o banco traseiro ficava com uma boa altura em relacao ao assoalho (totalmente plano), as pernas ficava MUITO confortaveis - outras marcas nao faziam isso, ou elas colocavam o banco encima mas SEM CORTAR a caixa de roda ou entao colocavam o banco ENTRE as rodas, o que perdia todo o espaco traseiro, mal cabiam 3 criancas , bem parecido com as bonanzas, ja na sulam cabiam confortavelmente 4 adultos ou 5 criancas atras com leve aperto, como muitas vezes viajamos! Tem outro detalhe importante nessa solucao simples: como a altura era maior, as pernas nao ficavam dobradas pra cima e portanto as mulheres poderiam sentar tranqiulamente de saia q nada aparecia, diferente das outras pick ups que mostrava td, alem de ultra desconfortavel. O vidro bem posicionado ajudava bem tb.
Havia a possibilidade ao inves de ter 3 bancos individuais na frente, utilizar o inteirico (como veio na primeira opcao e depois foi trocado) original ou ainda instalar uma geladeira entre os bancos. Na epoca, foi preferido o terceiro banco, mas cabe ressaltar que o espaco para as pernas nesse banco era inexistente, só uma crianca cabia ali e mesmo assim nao era amigavel, pois logo a frente do banco havia uma especie de caixa (toda de veludo) que encobria todo o trambular e haste do cambio. Era util para deixar coisas encima alem de bem bonito (seria o nosso console atual).
No caso o nosso modelo era o blazer (tipo bonanza), encurtava-se o chassi em 20 ou 30 cm, nao me lembro bem, reunia td num conjunto bastante harmonico (confesso que acho mais bonito que as veraneios, mas hj sentiria falta das 4 portas). era muito comum na epoca retirar um feixe ou dois de molas de apenas um lado da traseira, isso deixava o carro mais macio pro dia a dia, mas com carga... No nosso se manteve o original, isso dava inclusive, maior tranquilidade de nao encostar o pneu na caixa de roda que era seccionada (principalmente qdo carregada pra praia, ia bem baixinha).
Voltando ao carro...
A cor era um verde da VW, meio desbotado, bem bonito, vi em alguns santanas GI, dificil achar, e com 2 faixinhas bem finas (parecidas com a da executive s10) em branco de fora a fora.
Tinha um estribo FUNCIONAL, de plastico em toda extensao da lateral, estepe no estilo ecosport, rodas BBS raiadas (inferno pra lavar eehhe), teto solar manual (mas nao igual da d20, igual esses da webasto que sobem e descem), na tampa traseira havia uma reentrancia para dentro, uma forma bastante interessante de nao deixar aquele negocio liso e enorme igual nas bonanzas, ficoubastante harmonico), o vidro traseiro lateral era inteirico - a maioria das sulam era duplos...
A frente da pick up tinha farois quadrados, como era da epoca, mas com dois milhas retangulares na vertical (mas nao eram os quadradinhos que estamos acostumados, nunca vi um igual aqueles, pois seus faxos eram direcionados corretamente, ou seja, nao bastava colocar os tradicionais na vertical, alem do que era bem incorporados ao farol original, deve ter sido feito sob encomenda pela Sulam), sem simbolo da GM, grade preta escura.
Os parachoques eram proprios sulam (nao aqueles sports), todo de lata, quadradao, ja vi alguns modelos parecidos aqui no site tanto em Camper qto em Pajero). esses Parachoques eram bem bonitos, e bem diferentes dos normais da d20.
Acima no teto havia de ambos os lados racks esteticos (bem fininhos) puramente estetico mesmo (veja estamos em 88 e a sulam fazia oq ue se faz hoje em 2010 para embelezar os carros "premium" ... qta inovacao).
a parte, colocamos cortinas em todas as janelas traseiras (nao havia os insulfilmes na epoca) em tom cinza chumbo claro, toda frizada, coisa chic d+ (embora hoje seria algo bem ridiculo de se ver admito ehehhe).
Ficamos com esse carro entre 88 ate 96, quando comecou a apresentar alguns defeitos de direcao hidraulica, barulhos e naquela epoca nao tinha muita opcao pra pneu, ou se usava os fininhos originais ou se usavam os mais grossos que viviam com problemas de alinhamento, como as rodas eram de liga, usavamos os mais grossos (nao lembro medidas, desculpem), mas os gomos viviam dando problema, era uma verdadeira porcaria mesmo.. Tambem o carro consumia muita bateria (eram 2) e como só andava de domingo as vezes ficando varios domingos parada, toda vez que ia pegar, tava arriada, enfim o custo tava ficando alto e achamos melhor vende-la para comprar um omega zero - bom carro, mas nem de longe sinto saudades dele, ta ta ta é o melhor carro nacional ja produzido, mas carro eu tinha de monte, ja uma Blazer.....)
Meu pai trabalhava para a GM na epoca e uma vez cansado de tanto gasto resolveu deixar o carro em votuporanga (onde residiamos) e ir pra SP com ela pra trocar bateria e fazer uma revisao geral (em Votu a gente pagava os custos em SP era na faixa eheheh), deixou na concessionaria pra lavar uma tarde e antes de entregarem o carro ele ficou na frente da concessionaria esperando, qdo meu pai voltou, tinha um senhor que nao queria nemdeixar meu pai entrar no carro, arrumou maior barraco lá que queria aquela camionete, meu pai ja meio balancado pra comprar o omega e todo mundo incentivado (da concessionaria) a entregar e pegar um zero com um baita desconto pra funcionario, resolveu entregar a camionete...
Assinado os papéis, o velho vira pro meu pai e manda: vou ter a melhor pescaria da minha vida com essa camionete, é tudo que eu sonhava!
Nesse momento meu pai quase bateu no velho ahhaha nunca ele andou amis de 8 metros na terra com essa camionete, soh saia da garagem de domingo - por isso o apelido de macarronada ehhehe - era o xodó dele, sei que na hora meu pai quis desfazer o negocio mas nao dava mais, ja elvis... se fu..
Bom voltou de omega pra casa e nunca mais vimos a nossa Sulam.
Ano passado fiquei tao maluco pra achar essa sulam que comecei a caçar documentos dela (sempre guardamos os documentos em casa dos carros antigos) quando eu encontrei um IR antigo que tinha o renavam do carro, com renavam em maos, achei o dono - ainda era o velho - com o nome em maos, sai procurando o cara nas listas telefonicas de SP e grnade SP ehehhe Achei o velhinho, quase esclerosado e fui falar com ele, ai ele eme contou que ja tinha tido umas 10 pick ups e roubaram 6, que nenhuma seguradora aceitava mais ele como cliente, que tb nao tinha mais forcas e nem capacidade pra dirigir, mas que sentia falta da velha Sulam verdinha... inclusive contou toda a historia da compra pra mim no fone (mais de 40 minutos de interurbano, acreditem, foi um martirio ehhehe).
Essa é a historia da Sulam Verdinha Perkins.
Tinha um motor tao bem cuidado que embora fosse aspirada, qdo se trocavam as marchas dava pra ouvir piar beeemmm de leve, mas dava, acredito pq era encurtada e amaciada soh na estrada, pouquissimo uso !
Para terem nocao, vendemos era com 8 anos de uso e se nao me engano 86 mil km.
Dirigia muito ela, desde muleque, era maravilhoso! Tenho mutias saudades!
Dai que nasceu minha paixao por d20 ...
Ja tive D10, S10 (alguns modelos), pampa, chevy, fiorino, andei muito de f1000, tive um D14000 (azulao), mas só tenho saudades mesmo da D20.
Fora os inumeros carros...
Um dia eu chego la!
edit: se nao me engano na epoca vendemos a sulam por miseros 18 mil reais, na epoca ja tava valendo pouco e a tendencia era a total desvalorizacao, acho que se tivessemos mantido ela, conseguia pedir facil uns 36/38 mil reais... uma pena ...na epoca ainda tivemos que completar pra comprar o omega, hoje se eu nao pago nem 10 mil num omega e olha la...
E eu que pensava que era o único apaixonado e louco por uma Sulam... Meu pai foi o terceiro dono de uma D-20 Sulam, azul bem escuro, estepe fixado na tampa, ar condicionado na frente e a trás, rodas esportivas dos anos 80, eram rodas Jolly! Coisa linda demais... Ela ao invés do terceiro banco, tinha uma geladeira na frente, mas atualmente tiraram e colocaram um terceiro banco. Parachoques envolventes, ela já era turbinada, inclusive naquela época a turbina já "piava", sem ser com esses "pentes" que andam fabricando... Eu nunca vi um acabamento tão bom quanto o dela, exceto em carros de muito luxo mesmo. Hoje em dia não há nada abaixo dos 60 mil que ofereça o que uma D20 Sulam oferecia.
Veja só como a vida é cruel... rsrsrs... Meu pai vendeu essa camionete em 2000 ou 2002, não lembro, só sei que ela está a venda na garagem de um conhecido e eu não tenho $$ para comprar ela de novo, a não ser que eu venha a me desfazer da minha Silverado (eu iria regredir 10 anos e pegar algo com motor Q20B perkins). Estou tentado, mas não sei se tenho coragem... Já retiraram o estepe da tampa traseira e os parachoques hoje são de D-20 normal! :(
Stuntman Rafael
21/05/2014, 11:06
Hoje ela tem grade prata, quando era do meu pai, a grade era preta, os piscas e a lanterna traseira eram fumês, as rodas ainda são as Jolly, mas não tem mais o suporte de estepe, esse suporte de estepe ele era fixado em uma parte da lateral também, bem bacana, nunca achei para comprar (o último dono tirou por que dizia atrapalhar pra dar ré :evil: :parede:)... Os parachoques foram trocados por algum motivo, o último dono colocou os de D20 mesmo, tirou os envolventes, outra baita cagada por que eu também nunca achei esses parachoques a venda...
Troller-a-vista
21/05/2014, 11:23
q legal q nao sou o unico maluco por sulan! ehehhehe adoro elas!
a grade da minha era um preto meio acinzentado, sem o simbolo da gm, muito bonito, os milhas nao era juntos com o farois mas sim bem unidos, mas pecas diferentes, retangulares, achava lindo aquilo...
aquele suporte lateral era fabricacao propria da sulam, tinha um mecanismo simples mas eficiente, muito bem feito, duravel e forte.
meus parachoques eram de ferro, mas diferentes da d20, o de tras era envolvente o da frente mais parrudo, parece um pouco com que fazem hj aqui pelo forum,
basicamente era essa aqui, mas com retrovisores diferentes modernos e com outra cor na lataria, 463767
http://2.bp.blogspot.com/-H4-7En9d7hg/UynpvLVOcZI/AAAAAAAAIEU/_Rm0F0L5ru0/s1600/Blazer.Sulam.png
tinha tb um estribo no mesmo estilo ... muito bonita!
tudo era fabricacao propria deles, por isso sao dificieis de encontrar, depois de um tempo vieram os para choques de fibra, modernizados mas que viviam quebrando a toa, ainda hoje se acha pra comprar em um ou outro anuncio perdido.
Minha vontade eh comprar uma sulam, modernizar a mecanica e refazer o interior aos moldes da epoca, seria um baita trampo mas sem duvida muito melhor que essas coisinhas que temos hoje..
Stuntman Rafael
21/05/2014, 15:52
A do meu pai era igual essa, mas com retrovisor da D-20 mesmo, sem ser esse aí de "caminhão". O para choque traseiro é igual, já na frente era um envolvente, mas não era largo como os da Champ1 e nem era uns de ferros que tem uma espécie de quebra mato embutido e a placa ficava de lado.
-
A dita cuja está aí, eu fico tentado a vender minha Silverado e realizar o sonho de comprá-la de volta, embora não seja uma escolha muito inteligente, não é racional... Essas coisas "do coração" são complicadas...
Falta:
- Grade preta, para choques dianteiros e traseiros envolventes, suporte de estepe, piscas e lanternas traseiras fumês.
463822
463823
Troller-a-vista
21/05/2014, 16:14
a minha tb tinham essas faixinhas, inicialmente adesivos, depois mandamos pintar. Bancos eram parecidos (na realidade soh o apoio de cabeca acho que era um pouco diferente).
muito bonita!
Stuntman Rafael
21/05/2014, 17:19
Obrigado. :D
Só a tampa dela era de fibra! Não era como os outros tipos de "Blazer" que eram fibra.
Você faria essa loucura? Vender uma Silverado para pegar uma camionete bem mais velha, mas que é um sonho?
Troller-a-vista
21/05/2014, 18:28
Sim a tampa traseira (a minha tinha aquele recuo bonito da foto que postei) era de fibra, mas bem feita, nao tinham desniveis comuns a epoca), bem vedada e isolada, nunca tive problema algum com ela.
Sonhos sao sempre sonhos neh?
A principio nao. Nao por causa da tua silverado ser melhor, mas pq da um bocado de trabalho deixar a sulam em ordem e a sua silverado ja deve estar correta ou pelo menos vc sabe o que tem de bom e ruim.
O perkins nao eh uma lastima completa, turbinado ate que nao faz muuuito feio, mas é MUITO diferente do mwm da tua silverado, hoje eu nao me daria bem com um perkins, talvez um s4tplus revisto ou talvez reconfigurado me deixaria feliz, mas o perkins nao. Mas isso é muito pessoal.
Eu teria uma sulam para restaurar e deixar de como era do meu sonho SIM, alias um dia eu irei fazer, mas trocar um carro já velho por outro bem mais velho na minha atual $ituação financeira é bem complicado. Mas ai vai de cada um né? hehehe
Eu hj viajo com uma crv 4wd zera, é um puta carro, puta conforto, eletronica pra salvar minha vida, seguranca bem maior que uma d20, enfim, um carro moderno e seguro. Cambio automatico, piloto automatico, é uma delicia, vc coloca a velocidade que quer e esquece, isso é muito bom.
Penso que pegar um carro hoje acima de 70 mil e nao tem essas vantagens é muito retrocesso, imagino viajar 400 500 1000 1600 km sem conforto ou com menos conforto é bem diferente, vc chega moído.
Como eu disse lá em cima, tenho vontade de pegar uma sulam e trocar a mecanica, motor atual, cambio automatico, piloto automatico, etc, e por pra viajar, ai sim, eu teria ESPACO (coisa que NENHUM carro atual tem, incluo aqui a dogge ram), conforto extremo, qualidade excepcional e um senhor motor pra viajar tranquilamente.
Podendo ter a sulam como gosto, melhor ainda!
Stuntman Rafael
21/05/2014, 20:42
Pois é, eu não sou de correr, procuro não passar de 120 km/h, mesmo assim o Perkins, mesmo turbinado, não é um motor que dá segurança nas ultrapassagens, não que seja ruim, o problema é que os tempos mudaram, a tecnologia evoluiu, hoje caminhão anda nessa velocidade, eu já fui algumas vezes para a capital (SP), não imagino como seria ir com um Perkins, a Castelo Branco é uma loucura, você precisa de um veículo com respostas rápidas e motor de sobra para realizar as coisas com segurança. Não é impossível realizar isso, mas você entende o que eu digo? Que é uma tarefa mais complicada e até pouco segura?
Eu acho que vou ter que deixar essa chance passar... Pegar ela algum dia que eu puder ter junto com outra coisa melhor ainda que a Silverado, deixar ela como segundo carro mesmo e quando der substituir o motor por outro, já que conforto tem de sobra.
Já andei em uma Dodge Ram, de carona, o espaço interno não condiz nem um pouco com a monstruosidade externa, achei até que parece muito com qualquer camionete atual média cabine dupla... O que acho espaçoso mesmo é D20 Sulam, Grand Blazer, essas camionetes sim tem espaço dentro e um baita porta malas.
Troller-a-vista
22/05/2014, 08:56
pois eh, quando andei na ram me senti apertado d+, é um monstro por fora sem duvidas, baita carro, mas por dentro achei menor que a maioria dos carros normais ... qdo eu disse isso aqui no forum só faltou ser linchado, esses dias entrei na ranger nova e literalmente é MENOR que meu fiesta, MUITO menor atras, ridiculo. Mas nego insiste em falar que não é.. fazer o q. A comparacao que faco é a mesma de qdo entrei num mercedes 1113, praticamente se viaja de cocoras sentado, é muito apertado, mais que uma kombi ou essas vans, é horrivel, enorme por fora minusculo por dentro.
tb acho que hoje ter um motor com sobras é imprescindível, qqr caminhao toco sobe a 120, este fds, viajando de civic, estava a 130 e tinha um constelation juntinho comigo na subida, soh me distanciei dele no topo da subida.
Uma reforma numa sulam, pra deixar do MEU jeito, vai entre 30 e 40 mil ou seja, trocar e atualizar toda suspensao, caixa de marchas e direcao, isolamento acustico e termico (nos meus padroes), pintura e funilaria, mecanica atual. Ai vc coloca mais 35 mil pra comprar o carro, + pneus (e provavelmente rodas pq maioria delas esta com rodas feias). E vai ter um carro proximo de 90-95 mil .
Ok, tera um carro maravilhoso, mas extremamente visado pra roubo, que nao vai ser um carro social (nem vem, ao menos eu preciso de um, tenho motivos pra isso), um tanto quanto nada pratico de andar na cidade ... Enfim, praticamnete um carro de viagem exótico. Zero de retorno depois.
Mais facil e inteligente ter uma CRV eehehe Mas que é meu sonho é.
Sonhos sao complicados, o Moloko fez uma baita picape-monstro-caminhao, uma maluquice sem retorno algum, gastou horrores, mas era o sonho dele e ficou MUUIIITOO legal... Sonho é sonho né?