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Ver Versão Completa : L 200 saindo fumaça com motor frio



Mantiqueira
19/02/2010, 20:00
Olá pessoal! Sou proprietário de uma L200 GLS HPE 2002 2003 que vem apresentando um problema, acerca de um mês. Sempre que é dada a partida a mesma solta muita fumaça branca, o giro do motor fica oscilando, o problema cessa após o motor esquentar. Fica perfeita. Desde já agradeço.

SAPO-BOMBA
19/02/2010, 21:52
Verifique se teu motor tá jogando óleo pela turbina, pq o óleo não queima fácil como o diesel na compressão com o motor frio...

Se estiver, vc tem que isolar a mangueira do suspiro do motor, retirando-a da admissão da turbina.

Mantiqueira
20/02/2010, 14:15
Valeu Sapo , mas sou leigo no assunto pode explicar mais uma vez?

Mantiqueira
20/02/2010, 19:52
Mais alguma dica?

Deivid/silveira
20/02/2010, 22:47
Verifique se teu motor tá jogando óleo pela turbina, pq o óleo não queima fácil como o diesel na compressão com o motor frio...

Se estiver, vc tem que isolar a mangueira do suspiro do motor, retirando-a da admissão da turbina.

Sabe que eu estava com vazamento na junta de coletor de admição/escape, estava vazando muito ar e oleo, mas em fim troquei a junto e ficou show de bola:concordo:.

Mas eu tinha feito uma burrice, pelo menos no meu caso e na minha viatura, eu coloquei o suspiro do motor lá em baixo comuma mangeuira prolongadora.
Báhh sai munta fumaça quando tu para na sinaleira, principalmente quando é noite e o farol ligado, parece uma locomotiva.
Até anda um pouquinho +, mas não vale apena, dai coloquei de volta no lugar do filtro/entrada de ar da turbina.

Mas isolar o suspiro... não pensei nisso ainda:pensativo::pensativo::pensativo:.
Deve sair um lixo lá no escapamento, pois o suspiro não é reaproveitado pela admição da turbina:pensativo:

abs

leobnaval
20/02/2010, 23:39
Olá pessoal! Sou proprietário de uma L200 GLS HPE 2002 2003 que vem apresentando um problema, acerca de um mês. Sempre que é dada a partida a mesma solta muita fumaça branca, o giro do motor fica oscilando, o problema cessa após o motor esquentar. Fica perfeita. Desde já agradeço.

Sintoma de problemas com o combustivel (qualidade, presença de água e aditivos indevidos) e bomba injetora, de inicio faça a troca do filtro de comb. e abasteça em posto confiável, se persistir leve a camionete em um bombista para verificar a bomba injetora.

Abraços, Leo

leobnaval
20/02/2010, 23:41
Verifique se teu motor tá jogando óleo pela turbina, pq o óleo não queima fácil como o diesel na compressão com o motor frio...

Se estiver, vc tem que isolar a mangueira do suspiro do motor, retirando-a da admissão da turbina.

Se tiver vazamento de óleo pela turbina só pode ser pelo eixo do conj. rotativo e nesse caso somente trocando ele ou a turbina, não adianta isolar a mangueira do respiro pois a mangueira do respiro só joga óleo se estiver com execesso de pressão no sistema de óleo (vazando pressão dos cilindros).

Abraços, Leo

leobnaval
20/02/2010, 23:49
Deve sair um lixo lá no escapamento, pois o suspiro não é reaproveitado pela admição da turbina

Os gases do respiro do motor é reaproveitado sim e queimado na câmara de combustão junto com o combustível e passa pelo sistema de escapamento que nos veiculos mais novos contam com catalisador por tanto emitindo menos poluentes.

Abraços, Leo

Mantiqueira
21/02/2010, 12:43
Valeu pelas respostas pessoal..

Mantiqueira
25/02/2010, 23:20
Me disseram que se alguma das velas de ignição estiver falhando ocorre esse tipo de problema.Isso procede?

leobnaval
26/02/2010, 00:43
Me disseram que se alguma das velas de ignição estiver falhando ocorre esse tipo de problema.Isso procede?

Parcialmente, estando com as velas aquecedoras falhando ou queimada, ajuda a prejudicar a partida, pelo fato de a camara de comb. não ficar na temp. ideal para queima, mas isso só funciona em partidas a frio e com a temp. baixa, se estiver soltando uma grande quantidade de fumaça em qualquer circunstância pode descartar a hipótese das velas.
De todo modo não custa testa-lás é só verificar se esta chegando corrente nelas e medir a resistência de cada uma.

Abraços, Leo

Avila
29/05/2010, 12:58
A minha L200 ta apresentando o mesmo problema!!!

Vc conseguiu resolver o problema da sua?!?!

SAPO-BOMBA
29/05/2010, 14:14
Me disseram que se alguma das velas de ignição estiver falhando ocorre esse tipo de problema.Isso procede?


Só se teu carro tiver dificuldade pra pegar, pq aí o excesso de diesel injetado não queima direito e forma aquela fumaça forte na primeira parte, depois normaliza quando motor aquece.

SAPO-BOMBA
29/05/2010, 14:18
Se tiver vazamento de óleo pela turbina só pode ser pelo eixo do conj. rotativo e nesse caso somente trocando ele ou a turbina, não adianta isolar a mangueira do respiro pois a mangueira do respiro só joga óleo se estiver com execesso de pressão no sistema de óleo (vazando pressão dos cilindros).

Abraços, Leo

Por isso mesmo eu citei que é bom olhar a turbina, pois ela fica melada de óleo por conta do vapor de óleo/excesso de óleo jogado pelo suspiro da tampa de válvulas.

E é bem fácil perceber quando isso ocorre, basta olhar nas juntas da admissão e tb na tampa da válvula LDA da bomba injetora, se tiver melado nas bordas, tá passando óleo pra admissão.

Claro, pq pode ser pelo eixo da turbina, mas aí seria mais fácil ainda de saber pq nota-se uma certa perda de potência no carro, principalmente em baixo giro.

Avila
29/05/2010, 20:22
Minha L200 não tem dificultade pra pegar...

Pega na primeira...

Solta muita fumaça branca até esquentar, ai dpois solta só preta quando pisa muito...

gospe muito óleo e fumaça pelo suspiro quando fria...

quando quente, sopra óleo pelo suspiro tb...

tive que manda o suspiro la pra baixo com uma mangueira... resultado: ta tudo sujo de óleo embaixo....

Isso não é normal!!?!?!?

Ele não perde potencia....

Mantiqueira
30/05/2010, 01:08
Fala Ávila , desculpa não ter respondido antes mas estava sem net.O negocio é o seguinte com certeza a turbina tá passando óleo assim como a minha mas uma coisa que fez toda a diferença que melhorou 70% o problema da fumaça foi acertar o ponto da bomba injetora que no meu caso estava atrasado.O mecânico que fez esse serviço é bombista e também é o melhor mecânico aqui da região pra fazer motor.Ele testou os cilindros e constatou que apenas o terceiro estava com uma perda de 5 % de potência portanto não sendo necessário abrir o motor.Agora verifique o ponto da bomba.Um abraço qualquer dúvida manda aí.

Glaicon
30/05/2010, 08:30
Olá pessoal! Sou proprietário de uma L200 GLS HPE 2002 2003 que vem apresentando um problema, acerca de um mês. Sempre que é dada a partida a mesma solta muita fumaça branca, o giro do motor fica oscilando, o problema cessa após o motor esquentar. Fica perfeita. Desde já agradeço.

Está baixando o nível de água do radiador?
As mangueiras do radiador estão com muita pressão?
Se positivo, verificar se a junta de cabeçote está passando água para o motor ou, o próprio cabeçote pode estar trincado.
O motor falhando pode indicar presença de água nos cilindros, normalizando com a expulsão dela em seguida.
Boa sorte.:concordo:

Walter L. L. Casitta
30/05/2010, 08:53
Pode ser agua no diesel. Drena o filtro de combustível...

Edintruder
30/05/2010, 10:30
gospe muito óleo e fumaça pelo suspiro quando fria...

quando quente, sopra óleo pelo suspiro tb...

tive que manda o suspiro la pra baixo com uma mangueira... resultado: ta tudo sujo de óleo embaixo....

Isso não é normal!!?!?!?

Ele não perde potencia....

Isso é sinal de desgaste de camisas e anéis... Te prepara que em breve terás que pensar numa retífica nesse motor... Em relação À mangueira pra baixo do motor, isso é crime ambiental, se a PRF te pegar assim pode ser um grande problema para ti, então compensa pensar em colocar o suspiro no lugar certo, pois turbina suja de óleo não quer dizer nada, ela pode trabalhar assim mesmo sem nenhum problema.

Walter L. L. Casitta
30/05/2010, 10:35
Isso é sinal de desgaste de camisas e anéis... Te prepara que em breve terás que pensar numa retífica nesse motor... Em relação À mangueira pra baixo do motor, isso é crime ambiental, se a PRF te pegar assim pode ser um grande problema para ti, então compensa pensar em colocar o suspiro no lugar certo, pois turbina suja de óleo não quer dizer nada, ela pode trabalhar assim mesmo sem nenhum problema.

Pois é, mas reparei que o Cummins euro III da F350 tem 2 respiros com as mangueiras viradas para baixo. Não ficam sujos de óleo mas estão lá. Vai entender... :pensativo:

Edintruder
30/05/2010, 11:08
Tem algum filtro nesses suspiros?
Depois eu olho a resolução que fala disso para analisarmos melhor, pois isso está no código de trânsito se bem me lembro. Se não estiver no CTB está na lei de meio ambiente... Vou olhar direito.

Avila
30/05/2010, 14:21
Fala Ávila , desculpa não ter respondido antes mas estava sem net.O negocio é o seguinte com certeza a turbina tá passando óleo assim como a minha mas uma coisa que fez toda a diferença que melhorou 70% o problema da fumaça foi acertar o ponto da bomba injetora que no meu caso estava atrasado.O mecânico que fez esse serviço é bombista e também é o melhor mecânico aqui da região pra fazer motor.Ele testou os cilindros e constatou que apenas o terceiro estava com uma perda de 5 % de potência portanto não sendo necessário abrir o motor.Agora verifique o ponto da bomba.Um abraço qualquer dúvida manda aí.
Mantiqueira...

Obrigado pela dica! Vc esta em qual cidade do país?
Meu mecânico tb desconfia da bomba injetora, mas o problema é que o bombista bom aqui ta sempre enrolado... Vou ver isso, e depois posto aqui no fórum!!! Obrigado pela dica.
Saberia nos dizer como ele mede a pressão de cada cilindro?!

Avila
30/05/2010, 14:23
Pode ser agua no diesel. Drena o filtro de combustível...
No meu caso, água no diesel não eh, estava abastecendo em posto ruim, quando percebi troquei de posto, melhoro bastante, mas continua do mesmo jeito!!!
Troquei os filtro de diesel pra garanti!!!

Avila
30/05/2010, 14:26
Isso é sinal de desgaste de camisas e anéis... Te prepara que em breve terás que pensar numa retífica nesse motor... Em relação À mangueira pra baixo do motor, isso é crime ambiental, se a PRF te pegar assim pode ser um grande problema para ti, então compensa pensar em colocar o suspiro no lugar certo, pois turbina suja de óleo não quer dizer nada, ela pode trabalhar assim mesmo sem nenhum problema.
Como o suspiro ta mandando muito óleo pra dentro da turbina, as juntas da turbina/cabeçote ficam embebidas de óleo, fica tudo preto, vazando praticamente!!!

Muito óleo na turbina pode prejudica a sua vida útil!!! (Ja li sobre isso aqui no fórum)

AGORA ESTA HISTÓRIA DE CRIME AMBIENTAL!?!? Nunca ouvi fala...
Eh uma mangueira, tipo de jardim, embaixo do motor! Como isso pode da BO?

Avila
30/05/2010, 14:28
Tem algum filtro nesses suspiros?
Depois eu olho a resolução que fala disso para analisarmos melhor, pois isso está no código de trânsito se bem me lembro. Se não estiver no CTB está na lei de meio ambiente... Vou olhar direito.
Não tem filtros nesses suspiros não...e muitas camionetes diesel os possuem...

Então, essa deve ser mais uma daquelas leis que não se aplicam...

Boa Sorte ai na pesquisa!!!

E obrigado pelas informações

Walter L. L. Casitta
30/05/2010, 14:46
Como o suspiro ta mandando muito óleo pra dentro da turbina, as juntas da turbina/cabeçote ficam embebidas de óleo, fica tudo preto, vazando praticamente!!!

Muito óleo na turbina pode prejudica a sua vida útil!!! (Ja li sobre isso aqui no fórum)

AGORA ESTA HISTÓRIA DE CRIME AMBIENTAL!?!? Nunca ouvi fala...
Eh uma mangueira, tipo de jardim, embaixo do motor! Como isso pode da BO?

Quando chega nesse ponto, só uma retífica resolve. O melhor é se programar o mais rápido possível, pesquisando por preços de peças e serviços . Quanto mais protelar, mais o custo sobe...

Avila
30/05/2010, 15:09
Quando chega nesse ponto, só uma retífica resolve. O melhor é se programar o mais rápido possível, pesquisando por preços de peças e serviços . Quanto mais protelar, mais o custo sobe...
Então...
Problema que fora isso o motor não apresenta nenhum sinal para precisar de retifica...
Fumaça = tudo indica que eh bomba
Suspiro = todos falam que as L200 tem esse problema

SAPO-BOMBA
30/05/2010, 18:04
Isso é sinal de desgaste de camisas e anéis... Te prepara que em breve terás que pensar numa retífica nesse motor... Em relação À mangueira pra baixo do motor, isso é crime ambiental, se a PRF te pegar assim pode ser um grande problema para ti, então compensa pensar em colocar o suspiro no lugar certo, pois turbina suja de óleo não quer dizer nada, ela pode trabalhar assim mesmo sem nenhum problema.

Exatamente o que eu quis dizer, Edin. Meu carro antes de fazer o motor melava a turbina pq meu motor já tava pedindo troca dos anéis de segmento ( o antigo dono era totalmente negligente com manutenção ). :parede:

Turbina suja de óleo não quer dizer nada enquanto não se averiguar de onde veio o óleo, senão vem qualquer "zé-doidinho" de oficina condenando tua turbina, te fazendo gastar $$$ e não resolvendo o problema de fato. :discordo:

Eu quando notei o óleo na turbina, tirei a mangueira do coletor de ar da turbina, e coloquei dela dentro de uma garrafa PET de 600ml transparente, e ia verificando durante umas vezes na semana pra ver se tinha baixado muito óleo do motor ou não. :roll:

E acabei por descobrir tb que minha turbina nada tinha, estava perfeita. E assim continua e espero continuar... :twisted:

Mas isso foi provisório, até eu levantar a grana e arrumar uma boa oficina pra retificar o motor completamente... pq andar com motor fraco e ainda se melando todo, eu tenho pavor. Preferi encostar logo o carro e dar um tapa geral, mandei lavar até o cofre do carro com produto pra tirar toda sujeira possível, enquanto o motor estava baixado. :mrgreen:

Mantiqueira
31/05/2010, 00:41
Ávila...
A minha pegava de primeira, mas quando eu ligava com o motor frio saía uma fumaça branca e o giro do motor ficava oscilando e vez ou outra dava umas tremidas. O problema cessava se eu acelerasse acima de 2000RPM, assim como quando o motor esquentava.
O motor não apresentava sinais de necessidade de ser aberto, tão pouco apresentava perda de potência. Como a turbina apresentava sinais de estar passando óleo (suja de óleo ao redor)foi instalado um manômetro de teste e o mecânico em quanto eu dirigia ia aferindo a pressão.A tubina funcionava sem perder pressão e segundo o mecânico não apresentava o barulho característico de turbina detonada.Depois de uma minunciosa inspensão na bomba injetora e não encontrar nada de errado foi aferido o ponto da mesma a minha estava atrasado.A melhora foi significativa..Meu carro ta com 140.000 KM peguei da minha sogra com 117.000KM..Ela cuidava.. lavava quase todo dia só não trocava óleo he he..E ainda andava com óleo baixo.Sogra é foda he he..:odedo::odedo:Agora to dando o tratamento que eu do as minhas viaturas :parede:.Sou muito exigente com a manutenção.Depois dessa normalização do ponto a bicha tá andando muitoo , mesmo com o HPE desligado (power off).
Estou morando em Barbacena , qualquer dúvida tem muita gente boa aqui no fórum que manja muito.Um abraço estou a disposição.