PDA

Ver Versão Completa : Problemas com tração 4x4 Sportage.

tuga_76_sportage
19/02/2010, 17:38
boas pessoal sou portugues e estou em portugal...
preciso de ajuda ..o meu kia sportage diesel ano 2000 nao funciona traçao dianteira acende a luz no painel mas nao entram as da frente ja troquei de mangueiras..mas parece que nao resolveu...sera necessario esperar para o sistema criar vacuo ou sera mais alguma coisa.....?????
agradeço as respostas desde ja ..obrigado

Leandro Duarte
19/02/2010, 17:56
Olá rapaz, provavelmente sua tração deve estra com a válvula solenoide entupida e se for isso só comprando outra valvula ou vc pode fazer ligação direta retirando a valvula e colocando as mangueiras direto no sistema de vácuo fica meio incomodo ter q abrir o capoo para engatar a tração mas funciona.
Outra coisa q pode ter acontecido é uma ligação da tração q tem por baixo do carro no centro que pode estar solta e assim não engata a tração..; se for isso é só religar.
ABÇS E BOA SORTE.

EDuarte
19/02/2010, 19:36
Seja bem vindo tuga.
Ja existe um topico tratando deste assunto http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35953 , com certeza vc irá resolver seu problema, se ainda restar duvidas é só posta-las no topico correspondente, peça pro moderador excluir este topico por favor.
[]s
(DU)

DouglasMac
20/02/2010, 23:03
Seja bem vindo aó ô Além Mar, o EDuarte já te deu o caminho das pedras, mas depois de resolver seu problema, não desapareça, dê notícias.
Faço o mesmo pedido ao moderador, exclua por favor.

DouglasMac
21/02/2010, 00:03
tuga, tem isso aqui também http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=67706,
LAMA!!

berehulka
28/10/2010, 10:03
Bom dia a todos...

Sou completamente iniciante, jamais tive um veículo 4x4, e tenho algumas dúvidas.. alguém poderia me ajudar?

Comprei um Kia Gran Sportage 2001 Diesel... e gostaria de entender o funcionamento da tração.

No manual diz que, para passar de 2h para 4h, basta estar a menos de 80km/h e acionar a alavanca (sem necessitar pisar na embreagem).

Para retornar do 4h para o 2h, mesma coisa, basta estar a menos de 80km/h e retornar a alavanca (sem necessidade de embreagem).

Até aí tudo bem...
Porém, diz que, para acionar as "Rodas Livres", o veículo deve estar parado, a alavanca deve passar do 2h para o 4h (sem necessidade de embreagem). Ao colocar o veículo em movimento, as Rodas Livres se conectarão automaticamente!!

Mas peraí?
E no procedimento anterior, a menos de 80km/h, a tração nas 4 não é acionada??? Pra que eu precisaria conectar as Rodas Livres com ele parado?????

Alguém me ajuda a entender o mecanismo????

Desculpem a ignorância.. mas novato é uma m***!!!
He he h eh eh eh h ehe

grande abraço!

Marcelo Terapia
10/11/2010, 15:32
Colega,

para realmente acionar a tração 4x4, você precisa acionar a alavanca de 4H e a roda livre.

Se você acionar somente a alavanca, a caixa de transferência será ligada ao diferencial dianteiro mas a roda livre "desliga" as ponta de eixo, em outras palavras, a roda-livre impede que a força seja transferida às rodas.

O Sportage é um "part-time", ou melhor, o 4x4 dele deve ser usado para as condições especiais. Se você utilizá-lo no asfalto, ou em qualquer piso de muita aderência, você aplicará à caixa de transferência muito esforço, pois não há um diferencial central, como existe nas Lands e Nivas, que compensa possíveis diferenças de velocidade entre os 2 eixos.

Então você percebe que 99% da vida do seu carro será em 4x2, e nesse sentido os veículos part-time são equipados com rodas livres para que o diferencial dianteiro seja poupado,

Carlão 4x4
10/11/2010, 22:38
Olá Amigo,

Tenho um Sport Grand 99 a gasolina a 3 anos, e estou muito satisfeito ela.
A roda livre das Sport originais são a vacuo (automaticas) ao acionar a alavanca para 4H ela aciona as rodas livres imediatamente, este processo pode ser feito com o carro em movimento até o limite de 80 km/h. Para se utilizar o 4L (4x4 reduzido) vc deve parar o carro e levar a alavanda até a posição 4L. leia os topicos sobre motor e verifique a ventoinha é o ponto de atenção deste carro.
Boa sorte com sua Sport.
Carlão.

DouglasMac
10/11/2010, 22:58
bere, o Carlão falou tudo.:concordo:

4x4 engata em movimento, a reduzida tem de parar o carro e engatar a alavanca em L.

Sportage não tem roda livre manual, é automática a vácuo.

Já que comprou agora, confira as mangueiras do vácuo e teste se está engatando o 4x4.:pipoca:

berehulka
12/11/2010, 09:49
testei na marra o 4x4...

Estava perto da ponte dos arcos, em Balsa Nova, e tive a brilhante idéia de tirar uma foto próximo ao trilho do trem!
O problema é que não vi que o mato escondia uma valeta de drenagem próximo aos trilhos...

Quando emparelhei, o carro caiu com as duas rodas do aldo do passageiro na valeta!!! :oops:

Obvio que não saía... engatei ali mesmo o 4h... patinou legal, mas não saiu! Daí tasquei o 4L, torrei embreagem e o bixo pulou fora no ato!!!!

Não só funcionou, como funcionou muito bem.. nunca tive um 4x4.. não sabia que a reduzida tinha tanta força assim!!!!!

Valeu as dicas, parceiros!
Abraço!

Em tempo.. estou feliz com meu carro... tá certo que é barulhentão, o acabamento naõ é lá essas coisas.. mas se comprorta bem demais nas estradas de chão, sai bem dos apertos, e me dá além de um excelente espaço pra levar as coisas da filharada, um conforto de estrada (asfalto, viagens) que normalmente um jipe não dá!!!:palmas:

DUCAT
10/02/2011, 22:10
Pssoal,

aproveitando a discussão...comprei minha Sportage para ter um 4x4 e poder ir pescar em lugares onde não existem rampas para descer meu barco.
Acontece que quando preciso tirar a carretinha da água atolada no barro e no mato muito denso, parece que ela não tem força para tirá-la da água...como da última vez.
Engatei o 4x4, pus no D e parece que ela ficava no N, eu pisava ela dava uma aceleradinha e não patinava, não saía do lugar, parece que não tinha força, nem a rotação alterava, estranho. Eu ía pra trás, tentava novamente e nada. Desliguei, engatei a reduzida (4L) e aí as 4 patinaram...tá certo que os pneus que eu tenho não são bons (os de trás são só para asfalto e na frente são Scorpions 205/75/15), e nesse lugar tinha uma grama bem alta encharcada, mas tinha que tirar...o mais estranho é quando ela tá no D - 4H, nem mexe, não patina, não faz nada...e no 4L ela patina.
No barro já fiz o teste, o 4H funciona legal, já saí de atoleiros tranquilamente...mas com relação ao barco, sempre preciso emprestar o trator do meu colega da fazenda pra tirar Sportage, carretinha e barco do rio...fico puto cada vez...e já a terceira que passo por isso...
Alguém experiente pode me ajudar a saber o que acontece ???

Desde já agradeço a ajuda de todos.

Abraço

Geisler®
12/02/2011, 04:12
Pssoal,

aproveitando a discussão...comprei minha Sportage para ter um 4x4 e poder ir pescar em lugares onde não existem rampas para descer meu barco.
Acontece que quando preciso tirar a carretinha da água atolada no barro e no mato muito denso, parece que ela não tem força para tirá-la da água...como da última vez.
Engatei o 4x4, pus no D e parece que ela ficava no N, eu pisava ela dava uma aceleradinha e não patinava, não saía do lugar, parece que não tinha força, nem a rotação alterava, estranho. Eu ía pra trás, tentava novamente e nada. Desliguei, engatei a reduzida (4L) e aí as 4 patinaram...tá certo que os pneus que eu tenho não são bons (os de trás são só para asfalto e na frente são Scorpions 205/75/15), e nesse lugar tinha uma grama bem alta encharcada, mas tinha que tirar...o mais estranho é quando ela tá no D - 4H, nem mexe, não patina, não faz nada...e no 4L ela patina.
No barro já fiz o teste, o 4H funciona legal, já saí de atoleiros tranquilamente...mas com relação ao barco, sempre preciso emprestar o trator do meu colega da fazenda pra tirar Sportage, carretinha e barco do rio...fico puto cada vez...e já a terceira que passo por isso...
Alguém experiente pode me ajudar a saber o que acontece ???

Desde já agradeço a ajuda de todos.

Abraço

DUCAT, sua Sportage é automática e em 4x4 High não arranca, pode ser o câmbio dando os primeiros sinais de desgaste...:putz::parede:
Se no 4x4 Low ela "cavuca", essa é a impressão que dá.:concordo:
Antes de comprar o meu Sportage, minha idéia era comprar um carro automático,:dance: e dirigi vários e pude perceber que em alguns o câmbio patinava demais:putz: e em outros funcionava que era uma beleza:palmas:.
Talvez com uma revisãozinha no câmbio resolva o teu problema. :concordo:
Como nunca tive nenhum carro automático, to só chutando... :pipoca:

Abraço, e LAMA!! :mrgreen:

EDuarte
12/02/2011, 09:03
Ja trocou o óleo do cambio alguma vez?
Isso influencia bastante na transferencia de torque.

[]s
(DU)

DUCAT
17/02/2011, 19:08
Amigos Geisler e Eduarte,

quando adquiri a "Bomba" troquei óleo do câmbio, do motor...deixei teoricamente beleza a Jurema. Mas agora começou com esses peuquenos incômodos...hoje por exemplo ela tá fazendo 4Km/l...:parede: acho que vou trocar a sonda lambda...que segundo Nava resolve 90% dos casos...essa da tração eu não sei o que acontece...me parece que o motor tem muito pouco torque pra tirar o barco com carretinha do meio do capim dentro da água...

sei lá... to ficando decepcionado com esse carro...só tá me dando dor de cabeça:-?:-(...

EDuarte
17/02/2011, 20:54
No caso do consumo com certeza é sonda, ja a tração acredito que não tenha nada errado, carro A/T pra rebocar é problema mesmo, no cambio tem o sistema de transferencia de torque que faz isso acontecer, mesmo as com cambio M/T queima um pouco de embreagem dependendo do peso, o motor é fraquinho, é pra isso que existe a reduzida...

[]s
(DU)

leandro lima
13/04/2011, 09:49
Na verdade, no manual diz que voce pode engatar a traçao com ela em movimento, mas não existe uma necessidade fundamental nisso. se voce engrenar a traçao com ela parada você evita o desgaste dos dentes da roda livre. Como ela é acionada a vacuo vai receber uma pressao para encaixar os dentes, em movimento com certeza o desgaste é maior, mas nada impede de fazer isso andando. É só um conselho porque já desmontei a minha e estava moida na roda do lado do motorista.
Abraço

leandro lima
13/04/2011, 09:54
Bom dia a todos...

Sou completamente iniciante, jamais tive um veículo 4x4, e tenho algumas dúvidas.. alguém poderia me ajudar?

Comprei um Kia Gran Sportage 2001 Diesel... e gostaria de entender o funcionamento da tração.

No manual diz que, para passar de 2h para 4h, basta estar a menos de 80km/h e acionar a alavanca (sem necessitar pisar na embreagem).

Para retornar do 4h para o 2h, mesma coisa, basta estar a menos de 80km/h e retornar a alavanca (sem necessidade de embreagem).

Até aí tudo bem...
Porém, diz que, para acionar as "Rodas Livres", o veículo deve estar parado, a alavanca deve passar do 2h para o 4h (sem necessidade de embreagem). Ao colocar o veículo em movimento, as Rodas Livres se conectarão automaticamente!!

Mas peraí?
E no procedimento anterior, a menos de 80km/h, a tração nas 4 não é acionada??? Pra que eu precisaria conectar as Rodas Livres com ele parado?????

Alguém me ajuda a entender o mecanismo????

Desculpem a ignorância.. mas novato é uma m***!!!
He he h eh eh eh h ehe

grande abraço!

Para voce entender melhor, quando voce aciona a 4x4 existe uma solenoide que libera vacuo para a roda livre, nao precisa parar pra isso acontecer, a unica grande vantagem de voce estar parado é que evita um desgaste dos dentes da roda livre, mas nao tera problema nenhum em fazer isso com ela em movimento. Se voce notar que quando acionar 4x4 a roda livre nao engrenar, tera uma serie de ítens para verificar.
Espero ter ajudado:-D

EDuarte
13/04/2011, 12:24
Pra complementar...
Só não engate a reduzida com a viatura em movimento.

[]s
(DU)

claudinho10001
26/04/2011, 10:50
Caros companheiros de infortúnio, tenho uma Grand 2001 Turbodiesel e estou bastante sarisfeito com ela, mas como TODO carro, sempre tem uma coisinha ou outra que não agrada ou não funciona na hora que precisamos.

Pois bem, estava eu tranquilamente curtindo o carnaval em Nova Viçosa no sul da Bahia e estacionei o carro no centro da cidade em um grande terreno arborizado e cheio de areia. Na hora de sair, adivinhem! Sim! Bastou uma pequena acelerada para uma das rodas traseiras afundar na areia. Pensei: "Quá, esse bicho é 4X4". Satisfeito, engrenei a tração, a luz acendeu no minha surpresa nada, absolutamente nada aconteceu, exceto que a roda afundou mais a ponto de arriar o chassi na areia. Tentei a reduzida e nada!

Alguém pode me dar uma idéia por que isso aconteceu? Ainda não tinha usado o 4X4 e achei que ele estava ali para me tirar do aperto. Dúvidas: A tração deve ser engrenada ANTES do aperto ou ela deveria funcionar assim mesmo? Será algum problema com o acionamento do vácuo? Em terra firme testei a redução e ela funcionou normalmente, porém não sei se a tração também. Isso voltou a acontecer novamente na mesma cidade, porém agora na Semana Santa e com um detalhe: Dessa vez a luz do painel NÃO acendeu. A redução continua funcionando.

Antes de levar o carro na concessionária da KIA aqui em Governador Valadares/MG, gostaria de uma luz de um expert, sobre o assunto.

Thanks for all!

Djalma colombo
26/04/2011, 18:27
Claudinho, pelo que vc tá falando, não ta acionando a tração. Verifica as mangueiras de vacuo ve se não tão furadas, quando é a acionada a tração se não tiver ok é como se estivesse 4x2!

Andrei Hasse
27/04/2011, 09:41
Caros companheiros de infortúnio, tenho uma Grand 2001 Turbodiesel e estou bastante sarisfeito com ela, mas como TODO carro, sempre tem uma coisinha ou outra que não agrada ou não funciona na hora que precisamos.

Pois bem, estava eu tranquilamente curtindo o carnaval em Nova Viçosa no sul da Bahia e estacionei o carro no centro da cidade em um grande terreno arborizado e cheio de areia. Na hora de sair, adivinhem! Sim! Bastou uma pequena acelerada para uma das rodas traseiras afundar na areia. Pensei: "Quá, esse bicho é 4X4". Satisfeito, engrenei a tração, a luz acendeu no minha surpresa nada, absolutamente nada aconteceu, exceto que a roda afundou mais a ponto de arriar o chassi na areia. Tentei a reduzida e nada!

Alguém pode me dar uma idéia por que isso aconteceu? Ainda não tinha usado o 4X4 e achei que ele estava ali para me tirar do aperto. Dúvidas: A tração deve ser engrenada ANTES do aperto ou ela deveria funcionar assim mesmo? Será algum problema com o acionamento do vácuo? Em terra firme testei a redução e ela funcionou normalmente, porém não sei se a tração também. Isso voltou a acontecer novamente na mesma cidade, porém agora na Semana Santa e com um detalhe: Dessa vez a luz do painel NÃO acendeu. A redução continua funcionando.

Antes de levar o carro na concessionária da KIA aqui em Governador Valadares/MG, gostaria de uma luz de um expert, sobre o assunto.

Thanks for all!

Deve Verificar mangeiras, Retentores das Rodas Livres, Existe Tb uma valvula não sei te informar exatamente aonde. Então são varias coisas no sistema de vacuo que faz funcionar as rodas livre para acionar o 4x4, vc tb tem a opção de substituir as Roda Livre Originais a Vacuo por 2 com acionamento manual da AVM que acionada e esta garantido, sem duvidas. ou mesmo automaticas AVM que funciona sem Vacuo funciona igual.
Na minha Ex Sport eu tinha AVM Manuais. não tem duvidas, com certeza aciona.

abrss.

claudio gsilva
27/04/2011, 11:57
Oi bom dia. Sou leigo nesse assunto apesar de ter uma Sportage Diesel 4x4, mas voces podem me explicar melhor isso de roda livre.
Agradeço a atenção

Djalma colombo
27/04/2011, 15:13
Quando você aciona o 4x4 normal ou reduzida, liga a tração para as 4 rodas, porem se o acionamento de trava das rodas não ativar, é como se vc tivesse um gol que é de tração dianteira com homocinéticas e elas girassem livres, tem tração mas não puxa, o eixo gira livre, a reduzida aumenta a força porem fica somente 4x2. Quando engata ou desngata a tração da pra ouvir um estalo, tração engatada o cardan dianteiro gira mas a roda ta "livre", não trava! Deu pra ententder!?

fredboell
28/04/2011, 15:14
a minha ta acontecendo algo meio esquisito,
ja tive uma, esta é a segunda, a outra, quando troquei as mangueiras do vacuo, sentia que quando engrenava e esterçava o volante ficava mais pesado e queria voltar logo pra frente.
agora, com esta outra, troquei as mangueiras, sinto que ela bloqueia o diferencial quando engreno a reduzida, mas nao sinto muita diferenca na hora de girar o volante, e outra, no barro, sinto que ela ta patinando a traseira e a frente nao esta tracionando como deveria.
seria problema nas rodas livres...

fredboell
29/04/2011, 11:33
por via das duvidas, ja esta agendado, quarta que vem levo a vtr para o mecanico desmontar as rodas livres, limpar e lubrificar, desconfio que a mesma esta engripada, por nao ter sido usada por um bom tempo, espero que seja isso, dai posto o resultado para vcs.

leandro lima
29/04/2011, 16:50
primeiro, testa as mangueiras pra ver se tem vácuo. Desconecta ela da roda engate a traçao, logico que com o veiculo ligado neh. Tranque a ponta que voce desconectou com o dedo para ver se tem vacuo. Teste nas duas rodas.
A mangueira é aquela que está do lado do flexivel do freio. Se vc sentir que tem vácuo, teste o diferencial dianteiro. Desligue o motor e engate a tracao e deixe engatado uma marcha qualquer e tente girar o eixo que está ligado na roda, deve estar travado. Se isso estiver de acordo. Monte tudo novamente e desconecte agora o lado oposto da mangueira do vacuo e tente girar o eixo com a mao fazendo o mesmo efeito do vacuo na mangueira, o eixo tem que travar. Se nao travar o problema é na roda livre. Mas abra o olho, nao cai no papo de mecanico troca-peça. O sistema é bem simples para reparar, a menos que o estrago seja grande. Espero ter ajudado.
Abraço.

fredboell
30/04/2011, 16:01
é a segunda sportage que tenho.
a primeira eu troquei as mangueiras, gastei menos de 10 reais para isso.
ela engrenava e começou a fazer uns barulhos esquisitos na frente.
dava uns estralos esquisitos.
levei no mecanico, e ele trocou apenas a trava do roda livre.
parou com aquele estralo, no entanto começou a fazer outro barulho esquisito.
dai ele desmontou ela inteira e limpou, trocou um rolamento e ficou boa...
no entanto alguns dias depois a outra roda livre começou a fazer o barulho.
foi feito o mesmo procedimento e ficou boa pra caramba.
gastei cerca de 300 com mao de obra e peças.
ta bom ne.

fredboell
04/05/2011, 14:22
como prometido, levei ao mecanico e eis a resposta.
1.as rodas livres estrao travadas, provavelmente sujeira, como eu suspeitava.
2.a famosa solenoide, que libera o vacuo para as rodas livres, pode estar com problemas, pq o ar nao esta indo para o seu destino.
dai fiquei de agendar para levar outro dia e deixa-lo um dia inteiro para resolverem os problemas, acredito que seja algo simples, e nao deve sair muito caro...
o que vcs acham...

EDuarte
04/05/2011, 19:13
fredboell
Qual o uso da viatura?
Se for pra andar em estradas de terra, coisa suave,vale a pena, acredito que não deva ficar caro.
Mas se for pra trilha, coisa mais radical, vai ficar caro, pois vc tera que fazer denovo ou colocar as AVM.

[]s
(DU)

Andrei Hasse
06/05/2011, 08:21
fredboell
Qual o uso da viatura?
Se for pra andar em estradas de terra, coisa suave,vale a pena, acredito que não deva ficar caro.
Mas se for pra trilha, coisa mais radical, vai ficar caro, pois vc tera que fazer denovo ou colocar as AVM.

[]s
(DU)

Sou da mesma opinião, se o uso for em trilha mesmo que seja leve logo tera que refazer o serviço e o custo ira alcançar ao das rodas livre AVM novas.
Mesmo que eu não usasse, a minha Ex Sport para trilha eu coloquei AVM Manuais, Pela Garantia de funcionamento.

Abrss

fredboell
07/05/2011, 09:08
é praticamente uso apenas urbano, com uma esticada ou outra em estrada de saibro, mas nada muito pesado, so pra brincar de vez em quando.
o problema que vejo das manuais, é que vao tirar parte da originalidade do carro e se eu em enfiar na barroca, nao to muito afim de descer para aciona-la.
em sendo assim, se for so mao de obra, acredito que nao gasto mais que 200 latinhas para coloca-la para funcionar, conforme vem de fabrica.
obrigado pelas dicas.

fredboell
16/05/2011, 22:18
finalmente...
levei na mecanica do macarrao, aqui em curitiba, na candido hartman, um pouco depois do barigui.
foram desmontadas as rodas livres, lavadas, lubrificadas e remontadas, estavam bem por sinal, so meio travadas pela sujeira mesmo, e trocado as mangueiras e descobriu-se a solenoide do 4x4 queimada.
tudo, incluindo peças e mao de obra, pela bagatela de R$100,00.
achei barato.
mas claro que peguei a vtr de noite e fui dar uma volta numa terraplanagem aqui perto de casa, ainda bem que tinha chovido de tarde, peguei aquele barrao vermelho...
ficou perfeito o serviço, e o bicho virou um trator com a reduzida, fiquei muito contente com o resultado.
depois posto as fotos da minha vtr.
abraço a todos.

fredboell
16/05/2011, 22:22
a grande vantagem de usar o sistema original da 4x4 é que, por exemplo, na chuva, se eu paro em uma rampa forte, fica complicado arrancar, pois ela tem muito torque, começa a patinar quando da a pressao da turbina, isso ocorre em curvas tbm, fica meio perigoso.
com o sistema original, é so bater a alavanca para baixo, engrenar a 4x4 high e pronto, a estabilidade vira outra, tornando muito mais segura a direção, mesmo em uso urbano.

EDuarte
17/05/2011, 09:12
fredboell
Qdo vc diz "uso urbano" se refere a ruas asfaltadas?
Se for isso, tome cuidado, a sportage não pode andar em 4x4 no asfalto.

[]s
(DU)

Andrei Hasse
17/05/2011, 12:39
fredboell
Qdo vc diz "uso urbano" se refere a ruas asfaltadas?
Se for isso, tome cuidado, a sportage não pode andar em 4x4 no asfalto.

[]s
(DU)

Bem Lembrado, Na Sportage não existe diferencial central, não pode ser usado no asfalto, mesmo que um pouco umido.

Abrsss

fredboell
17/05/2011, 12:40
asfalto seco, nao da para usar mesmo.
porem durante ou apos uma chuva forte, por muitas vezes o asfalto fica escorregadio, entao em pisos escorregadios, é aconselhavel usar a 4x4 longa, até pq, como expliquei, ela "sai" de traseira muito facil, algo que nao ocorre com a 4x4 high acionada.
pelo menos é isso que diz no manual.
abraço.

odontoparana
05/01/2012, 12:49
finalmente...
levei na mecanica do macarrao, aqui em curitiba, na candido hartman, um pouco depois do barigui.
foram desmontadas as rodas livres, lavadas, lubrificadas e remontadas, estavam bem por sinal, so meio travadas pela sujeira mesmo, e trocado as mangueiras e descobriu-se a solenoide do 4x4 queimada.
tudo, incluindo peças e mao de obra, pela bagatela de R$100,00.
achei barato.
mas claro que peguei a vtr de noite e fui dar uma volta numa terraplanagem aqui perto de casa, ainda bem que tinha chovido de tarde, peguei aquele barrao vermelho...
ficou perfeito o serviço, e o bicho virou um trator com a reduzida, fiquei muito contente com o resultado.
depois posto as fotos da minha vtr.
abraço a todos.

Olá fredboell!
Estou com o mesmo problema que você teve com a tração, sou de Pinhais e gostaria que você me passasse o endereço da oficina que você resolveu o problema em Curitiba, me informe também o nome do mecânico para facilitar, já que o preço foi muito barato e serviço eficiente então vou levar lá, obrigado.

hal2k1
20/03/2012, 18:22
A tracao no modo 4x4 nao ta pegando na sportage ano 2000, li por ai que pode ser um problema com manga ressecada? Alguem tem ideia do que pode ser e quanto deve custar o conserto? Soh tem uma mecanica aqui que mexe com esses carros e queria ter uma ideia pra nao chegar la e ser esfolado vivo.

[]s

fredboell
21/03/2012, 20:04
pode ser um monte de coisa, o mais comum é mangueira ressecada, pode ser a solenoide, pode ser a caixa de transferencia, pode ser a roda livre travada.
leva no meca, troca as mangueiras, 10 pila no maximo.
verifica a solenoide, 50 uma generica.
pede para desmontar, limpar, lubrificar e montar de volta as roda livre. 50 de mao de obra.
tenta la, da uma pesquisada, tem muita coisa aqui que vale a pena ser lida.
abraço.

eduardommelo
30/04/2012, 00:01
A Tração 4x4 da minha ta com as mangueiras ressacadas. Ainda não testei o 4x4 dela, vou colocar as mangueiras novas e fazer um teste, mas pelo tempo que ta sem usar talvez tenha que desmontar pra lubrificar as roda livre.

MarcSP
09/05/2012, 01:36
Caros, bom dia....

Desculpem atravessar o tópico, mas a minha dúvida tem a ver....

Comprei uma Grand Sportage 99, meu primeiro 4X4, mas estou c/ dificuldade de entender o funcionamento dessa tração...

A minha dúvida principal é pq. algumas vezes as rodas danteiras param de tracionar ?? Ele não deveria tracionar as 4 rodas, fulltime, qdo. colocamos a alavanca na posição 4X4 ?? Ou isso tem a ver c/ o tal bloqueio central ??

Este vídeo mostra bem o q/ parece acontecer c/ a Sportage q/ comprei:

http://www.youtube.com/watch?v=QnY92RhYig8&feature=related

Essa dúvida apareceu pq. foi constatado q/ uma mangueira estava rachada, e não acoplava... ok, foi trocada a mangueira, e feita uma revisão no sistema ( mecânico de confiança, mas não especializado em 4X4 )... mas, no final de semana passado, meu irmão foi meio q/ de cobaia p/ testar a tração, e ficou preso num sítio, pois a Sportage não conseguiu subir uma estrada de grama ( a piada só não fo imaior pq., segundo ele, a grama estava bastt. úmida... rs... )........ e ele me passou q/ o 4X4 não funciona direito, pois não tracionava direto.... ficava no "só às vezes"....

Alguém pode me dar uma luz, por favor ?!?! Afinal, a tração da Sportage funciona dessa maneira mesmo ?? É normal ?? Se sim, como saberei qdo. ela tracionará ou não ??

A instalação do tal do AVM acabaria c/ esse problema ??

Obrigado, e desculpem tt. dúvidas..................

EDuarte
09/05/2012, 09:12
MarcSP
Essa duvida é muito comum, nenhuma tração 4x4 funciona as 4 rodas juntas, isso quebraria o eixo pois qdo se faz uma curva a roda interna gira menos que a externa, quem faz essa compensação é a cx de satelites (diferencial), todo carro tem isso, seja 4x4 ou 4x2.
No off road qdo em uma erosão ou mesmo atolado, sempre irá girar a roda que estiver mais livre, se as 4 estiverem livres girarão as 4, pra resolver esse problema instala-se um bloqueio de diferencial.
No seu caso existe algum mal contato no acionamento da solenoide, revisar e colocar pra funcionar o sistema original da sportage não vale a pena, devido ao contato permanente dos retentores com a lama, agua, areia, etc, dura muito pouco, o ideal é colocar as rodas livres manuais mesmo.

[]s
(DU)

eduardommelo
09/05/2012, 09:14
Pode ser má lubrificação no sistema das Rodas Livres, o bom é fazer uma revisão, desmontar, limpar e montar lubrificando tudo.
Já do AVM acabaria sim, já como ele é acionado manualmente e não por vácuo ele se torna um pouco mais seguro que a tração original da Sportage. Abraço.

MarcSP
09/05/2012, 20:07
Caros, boa noite..........

Obrigado pelas respostas........... EDuarte, entendi a sua explicação, mas ainda ficou uma dúvida: entendo q/ um bloqueio de diferencial "travaria" a tração nas rodas, fazendo c/ q/ elas girem ao mesmo tempo. Mas, no caso da Sportage ( q/, pelo q/ entendi, não tem o bloqueio de diferencial ), como funciona ?? Me atrapalhei qdo. vc postou q/ a roda mais livre é a q/ gira ( "livre" no sentido de "essa está menos atolada!!!" ??? )... mas, e a q/ está mais presa ?? Não tem tração ???

Pq., se for isso, como consigo detectar se o sistema está funcionando ?? Como no caso do vídeo q/ postei, algumas vezes a dianteira vira e a traseira não... às vezes acontece o contrário..... e às vezes as duas giram......

Sobre a AVM.... instalando isso, a opção HI e LOW continua ???

Ô, trem complicado......................... rs....

Obrigado, e desculpem tts. perguntas idiotas... juro q/ pesquisei várias coisas no fórum, mas tem TANTO conteúdo q/ eu fico perdido... rs.........

EDuarte
09/05/2012, 20:33
A sportage funciona como todo e qquer 4x4 sem bloqueio, se uma roda prendeu e a outra não, vai rodar a que não prendeu, por isso o nome diferencial.
Se só uma roda gira,é sinal que a outra esta presa, e que o sistema esta funcionando.
Pra ter certeza, ligue o motor, engate a tração e tente girar o eixo dianteiro com a mão se girar é pq não esta funcionando, se não girar é pq esta funcionando.
Se vc instalar RLs manuais continua tudo funcionando normalmente, HI, LOW e neutro, o unico diferencial é que vc tem que engatar as rodas dianteiras manualmente.
Só uma ressalva, não sei se vc sabe, mas a sportage não pode andar em 4x4 no asfalto hein.

[]s
(DU)

MarcSP
10/05/2012, 00:05
Nossa, cara..... devo ser mto. burro.. sério mesmo... rs...... ainda não peguei o espírito da coisa....

Deixa ver se entendi: a Sportage gira as 4 rodas juntas, caso nenhuma delas estejam "atoladas". Uma roda deixa de girar simplesmente pq. está travada em algum obstáculo.... mas não necessariamente q/ não está tracionando...

Apenas p/ ilustrar... no caso q/ aconteceu c/ o meu irmão, q/ estava em cima de grama úmida ( obstáculo zero, não há motivos p/ travar alguma roda ), era p/ girar as 4...... por isso sugerem instalar a AVM, pq. aí é certeza de vai girar as 4 em cima da grama...

Basicamente, é isso ??

Desculpa MESMO a minha ignorância.................................. rs...

EDuarte
10/05/2012, 01:35
É isso mesmo, não importa a situação, duas rodas tem que girar obrigatoriamente, uma dianteira e uma traseira.

[]s
(DU)

jrousso
12/05/2012, 01:04
Estou também com um problema no acoplamento de uma das rodas livres de minha sportage TD ano 2001.Já postei em outro tópico ( errado) a minha duvida e a repito aqui:A RL do lado esquerdo não acopla.Já troquei as mangueiras das rodas e os retentores e consegui fazer apenas a roda livre do lado direito acoplar.A esquerda continua sem acoplar apesar das providencias que citei acima. Verifiquei que o vácuo antes da solenoide é mais elevado do que depois dela.O fato de apenas uma das rodas não acoplar poderia estar relacionado a valvula solenoide ( uma abertura incompleta, p.exemplo)?

EDuarte
12/05/2012, 08:41
Se um lado acopla e outro não o sistema de vacuo esta funcionando bem, o problema sta na RL.
Talvez uma limpeza e lubrificação resolva.

[]s
(DU)

Marcus Pereira
12/05/2012, 13:45
Estou também com um problema no acoplamento de uma das rodas livres de minha sportage TD ano 2001.Já postei em outro tópico ( errado) a minha duvida e a repito aqui:A RL do lado esquerdo não acopla.Já troquei as mangueiras das rodas e os retentores e consegui fazer apenas a roda livre do lado direito acoplar.A esquerda continua sem acoplar apesar das providencias que citei acima. Verifiquei que o vácuo antes da solenoide é mais elevado do que depois dela.O fato de apenas uma das rodas não acoplar poderia estar relacionado a valvula solenoide ( uma abertura incompleta, p.exemplo)?

Jrousso, um teste que eu faria é o seguinte: observe que após a solenóide existe um "T" que tem a finalidade de conduzir o vácuo para as rodas esquerda e direita, solte as mangueiras após o "T" e aplique um vácuo puxando com a boca em cada uma das mangueiras, esquerda e direita (claro que vc vai fazer uma boa limpeza nas pontas da mangueiras antes) observe se o vácuo aplicado se mantém ou se perde, vc sente isso prendendo com a língua ( tem que ser bom de língua, rsrsrsrs... ) se o vácuo está se perdendo significa que existe entrada de ar indevida por alguma mangueira furada, rachada ou mesmo no diafragma, isso provocaria um vácuo mais baixo após a solenóide dificultando assim o acoplamento.
Faz o teste aí depois conta pra gente.
Abç.

jrousso
13/05/2012, 12:14
Obrigado pela contribuição EDuarte mas esqueci de comentar que já tinha testado a RL pois retirei a que não está acoplando e instalei uma outra também de sportage e o problema persistiu.Conversei com o mecanico que fez este teste e ele aventou a possibilidade de haver problema no sistema de vácuo na manga de eixo já que o vácuo passa através dela.Neste caso a solução seria trocar a manga de eixo o que é inviável pelo custo ( melhor instalar uma AVM manual). Será que a manga de eixo pode ser mesmo o problema?

jrousso
13/05/2012, 12:16
Obrigado Marcus. Vou fazer o teste e depois informo a voces. Um grande abraço

EDuarte
13/05/2012, 12:37
Obrigado pela contribuição EDuarte mas esqueci de comentar que já tinha testado a RL pois retirei a que não está acoplando e instalei uma outra também de sportage e o problema persistiu.Conversei com o mecanico que fez este teste e ele aventou a possibilidade de haver problema no sistema de vácuo na manga de eixo já que o vácuo passa através dela.Neste caso a solução seria trocar a manga de eixo o que é inviável pelo custo ( melhor instalar uma AVM manual). Será que a manga de eixo pode ser mesmo o problema?

Como esta engatando apenas uma, é sinal que não tem vazamento de vacuo senão não engataria nenhuma.
O que pode estar acontecendo é que a linha de vacuo da RL que não engata pode estar entupida, verifique se não tem mangueira entupida ou excesso de graxa na manga de eixo ou nos furinhos da bucha da RL por onde passa o vacuo.

[]s
(DU)

jrousso
13/05/2012, 19:51
OK EDuarte. Vou fazer as verificações sugeridas e depois posto as informações aqui. Obrigado de novo pelas valiosas colaborações

MarcSP
14/05/2012, 22:18
Nuóssa, EDuarte...... tô pesquisando a tal da AVM... o negócio é caro demais..................................

Vc q/ manja...... não conhece algum mecânico bacana de 4X4 ?? Ou alguém de SP e região q/ consiga fazer as adaptações de Prof. Pardal, q/ postam aqui no fórum ??

Coitado do meu pai... comprei o carro p/ ele ir p/ um sitiozinho q/ ele tem..... tá desanimado q/ só..... rs.......

eduardommelo
14/05/2012, 22:52

Pode ser entupimento da via que encaixa a mangueira, o meu estava com o mesmo problema, do lado do passageiro o vácuo era mais forte, já do lado do motorista o vácuo tava muito fraco. Na Vávula Solenóide que fica por trás da bateria, existe um T que faz a junção das magueiras que vão para as duas rodas, tire a magueira da roda que não está acoplando e sopra pra ver se ela naum está obstruída, caso esteja tenta desobstruir com um arame.

eduardommelo
14/05/2012, 22:56
Tirei algumas dúvidas com o Marcus no outro tópico de hidro vácuo, ele que me ajudou!

EDuarte
14/05/2012, 23:05
Nuóssa, EDuarte...... tô pesquisando a tal da AVM... o negócio é caro demais..................................

Vc q/ manja...... não conhece algum mecânico bacana de 4X4 ?? Ou alguém de SP e região q/ consiga fazer as adaptações de Prof. Pardal, q/ postam aqui no fórum ??

Coitado do meu pai... comprei o carro p/ ele ir p/ um sitiozinho q/ ele tem..... tá desanimado q/ só..... rs.......

São carinhas sim, mas resolvem...
Adaptações e manutenção eu faço...é só falar o que quer...

[]s
(DU)

jrousso
15/05/2012, 14:27

Diz pro seu pai não desanimar que o carro é muito bom. Tenho o meu ha 3 anos ( também pra ir pro sitio) e só tive alegria. Esse problema com a tração se ficar dificil de ser resolvuido mantendo a originalidade, pode ser solucionado ou com a adaptação que o EDuarte falou que faz aí em SP ou com a RL AVM. Essa aqui no rio estava por cerca de 1200,00 o par mas consegui aí em SP por 586,00 ( o par). Se não resolver o meu problema mantendo a originalidade ( estou fazendo os testes sugeridos aqui no forum), vou partir para a manual

MarcSP
15/05/2012, 22:47
São carinhas sim, mas resolvem...
Adaptações e manutenção eu faço...é só falar o que quer...

[]s
(DU)

Fala, EDuarte...... por exemplo, notei num tópico q/ vc replicou ( http://www.4x4brasil.com.br/forum/kia-sportage/67706-roda-livre-manual-mano-leo-para-sportage-sistema-vacuo.html ), postando q/ "fez a sua um pouco diferente"....

O q/ vc fez, funcionou ?? Tá "durando" ???? Se sim, faria na minha Sportage ????

Cheguei a ver umas adaptações malucas, do pessoal daqui do fórum... usando tampa de combustível de não sei q/ carro, mais não sei o q/...... mesmo no tópico do "mano-léo", tem um outro equipamento q/ é tipo um ferrinho, c/ um parafuso no meio....... enfim, alguma adaptação q/ funcione e dure, mas s/ pagar várias Dilmas....

Pq., pelo q/ estou entendendo do sistema, pagar coisa de R$600,00 só na peça ( tirando a MO ), acho q/ é um pouco demais, não ???

Além disso..... pq. a AVM é bem mais cara na Sportage, do q/ um Suzuki ou Toyota ??? Tem idéia do pq. disso ???

Valeu, e mto. obrigado pela ajuda !!!

EDuarte
16/05/2012, 09:10
Na minha fiz com sistema de molas pra não correr o risco encavalar as engrenagens na hora de engatar, ja tem uns tres anos e ta perfeito.
O sistema de acionamento é simples, da pra fazer de diversas maneiras, o problema é o acabamento externo que tem que ficar no minimo bonitinho.
Eu tinha feito o acionamento com uma tampa de combustivel do fusca, mas como fica pra fora da roda acabou batendo em uma pedra e quebrou a tampa de combustivel mas continuou dando pra acionar manualmente, agora fiz com duraluminio, ficou perfeito.
Pra trocar pelas AVM não precisa pagar mao de obra, é tirar uma e colocar a outra, muito facil.
Pra sportage é mais caro pq existe aquela mentalidade idiota dos fabricantes que sportage é carro importado, quem tem sportage tem dinheiro, etc... mas o funcionamento, material e mão de obra pra fabricar é exatamente o mesmo, so muda o numero de estrias e tamanho, se vc desmontar uma AVM pra sportage e uma pra toyota verá que o acionamento é igual.

[]s
(DU)

MarcSP
16/05/2012, 21:44
Ôpa, ôpa.... agora o papo tá ficando interessante... rs....

Então, EM TEORIA, se eu comprar um AVM p/ Vitara ( esse modelo por ter o mesmo número de estrias ), eu consigo instalar na Grand Sportage ???

Vou criar coragem e arrancar a roda da Sportage num final de semana, só p/ ver se entendo o sistema... pq., o q/ "conheço" é teórico..... vendo na internet.... me parece ser um sistema super simples......

Valeu mais uma vez, EDuarte.........................

EDuarte
16/05/2012, 22:44
Tem que ver o numero de estrias e tamanho, e qdo digo tamanho quero dizer tamanho das estrias, tamanho do eixo, tamanho geral... é praticamente impossivel uma RL servir em viaturas diferentes.
O que eu quis dizer é que o funcionamento e metodo de fabricação é o mesmo, o que não justifica a diferença de preço.
Mete as caras e ve o que acontece...

[]s
(DU)

MarcSP
17/05/2012, 00:36
Ah, tá !!!! Entendi..................................

Vou pegar algum final de semana e dar uma olhada..... não sei se vai adiantar mto. pois sou o tipo de pessoa q/ consegue quebrar o soquete qdo. troco uma lâmpada... rs....

De qq. forma, valeu !!!

EDuarte
17/05/2012, 09:31
Opa, vc é o tipo de pessoa que gostaria de ter como cliente....kkkkk
Brincadeiras a parte, se quiser dar uma passada por aqui eu te explico o funcionamento dela e batemos um papo.

[]s
(DU)

jrousso
17/05/2012, 18:50
Ainda estou tentando achar a causa do meu problema ( uma das rodas não acopla como postei antes) mas se não conseguir vou optar mesmo pelas AVM. Só fiquei com uma duvida do que postou o EDuarte sobre a substituição das RL automaticas pelas manuais. Para substituir as originais pela AVM acho que seria preciso isolar o sistema de vácuo para as rodas.Penso que poderia fazer esse isolamento na saída do canister ( antes da valvula solenoide). É isso mesmo?

MarcSP
17/05/2012, 18:57
Opa, vc é o tipo de pessoa que gostaria de ter como cliente....kkkkk
Brincadeiras a parte, se quiser dar uma passada por aqui eu te explico o funcionamento dela e batemos um papo.

[]s
(DU)

rs.............................

Vc tem oficina, ou é entusiasta ?????

Podemos marcar um final de semana, se não ficar ruim p/ vc....... mas deixa eu olhar / destruir tudo primeiro... rs....

Valeu!!!!!!!

georgevalle
17/05/2012, 19:32
Jrousso é isso mesmo tem que isolar a linha e de preferência como você falou.

EDuarte
17/05/2012, 19:52
Ainda estou tentando achar a causa do meu problema ( uma das rodas não acopla como postei antes) mas se não conseguir vou optar mesmo pelas AVM. Só fiquei com uma duvida do que postou o EDuarte sobre a substituição das RL automaticas pelas manuais. Para substituir as originais pela AVM acho que seria preciso isolar o sistema de vácuo para as rodas.Penso que poderia fazer esse isolamento na saída do canister ( antes da valvula solenoide). É isso mesmo?

É simples, vc tampa na saida do coletor pra não ficar sugando ar e tampa na entrada da manga de eixo pra não entrar agua nos rolamentos...pronto...

[]s
(DU)

jrousso
17/05/2012, 20:26
Obrigado George e EDuarte pelas dicas. Semanaque vem resolvo meu problema ou com a descoberta do que tá acontecendo com as RL originais ou colocando as AVM. Depois posto aqui a solução...Valeu

jrousso
24/05/2012, 19:42
Alô
Estou precisando ainda da ajuda do pessoal aqui do forum. Fiz todos os testes que imaginei e mais os que o pessoal sugeriu aqui e constatei que o sistema de vácuo da minha Sportage está integro ( substitui as mangueiras que chegam a manga de eixo e verifiquei que todo o circuito não tem obstrução e que o vácuo chega a manga de eixo.A conclusão é que o problema está mesmo na RL ( apesar de te-las testado antes, usamos a de uma Sportagem que estava parada e que, provavelmente, também não estava boa). Resolvi então instalar mesmo as RL manual.Já fiz a instalação é as rodas acoplaram mas tenho uma dúvida.As instruções que as acompanham falam que na desmontagem das originais deve-se tirar a flange ( aquelas que tem os furos por onde passam os parafusos que fixam a RL) e ainda, que deve-se separar as duas partes da RL instalando primeiro o corpo principal. A duvida é que nas instruções não consta se antes, deve-se instalar de volta a flange retirada. Fiz a montagem instalando primeiro a flange mas tenho dúvida se o procedimento é correto mesmo tendo verificado que as duas rodas estão acoplando certinho ( pelo menos aparentemente). Peço a quem puder me ajudar, esclarecer se a montagem deve mesmo ser feita com a flange. Desde já obrigado

jrousso
24/05/2012, 19:49
Deixa eu esclarecer melhor minha dúvida. Não cheguei a retirar a tal flange. Retirei a RL original e uma arruela e uma trava que estava no eixo lá junto a coifa da homocinética ( se não as retirasse o corpo principal das RL não atingiam todas as estrias da ponta do eixo.Em seguida, instalei o corpo principal em cima da tal flange. Minha duvida é se tem mesmo que tirar a flange ou deixa-la lá.

EDuarte
24/05/2012, 20:29
Se for a trava da ponta de eixo não pode ficar sem.

[]s
(DU)

jrousso
24/05/2012, 21:00
Se for a trava da ponta de eixo não pode ficar sem.

[]s
(DU)
Agora vc. me deixou com outra duvida EDuarte rsss. No meu eixo, na ponta, não tem trava nem porca. A trava que tirei ( agora estou em duvida se deveria faze-lo) fica na parte do eixo que está saindo da coifa da homocinética.Tirei-a junto com uma arruela senão a RL nao dava encosto suficiente pra que as estrias na ponta do eixo fossem completamente abrangidas pelo corpo principal da RL.Minha duvida inicial se referia a flange ( aquela com furos por onde passam os 6 parafusos de fixação da RL) pois nas instruções de instalação diz que ela deve ser retirada mas não está claro se ela deve ser recolocada ou não com as RL manuais. Agora apareceu também esta da trava que tirei lá junto a coifa da homocinética.

jrousso
24/05/2012, 22:09
Depois de ler mais de 10 vezes as instruções para a instalação das RL manuais acho que eliminei uma das duvidas que tinha ( a primeira). Acho que o flange a que as instruções se referem é o da RL que foi substituída. Resta a duvida que me despertou a manifestação do EDuarte. Realmente , não existe trava nem porca na ponta do eixo da minha Sportage. A trava que tirei e que agora tenho duvida se deve mesmo sair,fica junto a coifa da homocinética.Não tenho certeza mas acho que por ali tem um rolamento de agulha pelo que já li aqui no forum. Então, a duvida que persiste é se esta trava deve mesmo ser retirada ( a retirada foi para permitir maior penetração da RL no eixo visando o aproveitamento completo das estrias)

EDuarte
24/05/2012, 22:39
Cara, não me leve a mau, mas pelo que vc esta descrevendo vai sair caca aí, todas as rls que instalei não tirei trava nenhuma com exceção dos modelos anteriores a 98 que é "substituído" uma peça da rl por uma trava.
Na ponta de eixo vai uma trava sim, senão o eixo fica com uma folga gigante deixando entrar sujeira na manga de eixo pelo retentor interno.
Essa trava da coifa que não to entendendo.

[]s
(DU)

georgevalle
25/05/2012, 08:34
Tambem estou perdido, posta umas fotos desta trava.

jrousso
25/05/2012, 10:22
Obrigado EDuarte e George. Vou dar uma olhada de novo em tudo que fiz ( estou fazendo isso numa oficina com assistência de um mecânico que não tem experiência em 4x4 ). Depois informo por aqui

jrousso
25/05/2012, 19:07
Postando as novidades. Depois das observações do EDuarte e George, resolvi recomeçar tudo de novo. Desmontei as RL e as montei de novo, agora com a tal trava que tinha tirado e tudo ficou OK. O problema que tive deveu-se, em parte, as orientações imprecisas das instruções que acompanham as rodas AVM. Vejam só: passo1: Retire a flange soltando os parafusos e retirando o anel de trava ou porca(se houver) da ponta do eixo.Custei a entender que a flange aqui referida é a da propria roda livre, por outro lado ela se solta sem que seja necessário retirar qualquer anel de trava ou porca ( por isso a confusão com a tal trava que eu disse não existir e a que o EDuarte disse que é indispensável. A trava que retirei e não tinha colocado fica no inicio do eixo).passo 3: Instale o corpo principal da RL com sua junta, utilizando os parafusos originais da flange. Aperte-os firmemente e recoloque no eixo a porca ou o anel de trava ( se houver). Acontece que não há como instalar nenhuma trava ou porca após colocar o corpo principal da RL. A trava que eu não tinha colocado e na nova montagem instalei, não precisa nem ser retirada para a montagem das RL pois fica antes do seu corpo principal. Os passos 2 e 4 são facilmente entendidos.Parece que agora tudo ficou OK e agradeço a colaboração que recebi por aqui. Pra ficar também registrado acho que encontramos uma solução interessante para o sistema de vácuo. Em vez de o isolarmos fechando a saida de vacuo do canister e a entrada dele na manga de eixo, deixamos todo o sistema integro com todas as mangueirinhas nos seus lugares e, apenas, desconectamos a tomada elétrica da valvula solenóide pois se ela não atuar, não libera vácuo para as rodas.Desculpem o tamanho do post que virou quase um capitulo de novela e mais uma vez obrigado a todos.

EDuarte
25/05/2012, 19:16
Legal que resolveu jrousso
Deixa eu fazer uma observação, se vc deixar as mangueiras conectadas como original, mais dia menos dia vão ressecar e romper, qdo isso acontecer vc tera uma entrada de ar falsa no coletor qdo ela se romper antes da solenoide, e entrara agua na manga de eixo danificando o rolamento agulha e as RLs qdo romper depois da solenoide.

[]s
(DU)

jrousso
25/05/2012, 22:00
OK EDuarte mas esse risco não seria o mesmo se eu tivesse instalado as RL originais ( a vacuo) ?
(DU)[/QUOTE]

EDuarte
25/05/2012, 22:08
Se as mangueiras estiverem conectadas a sucção é permanente antes da valvula, com o motor ligado, desconecte a mangueira que vai do coletor ate a valvula que vc vai ver a sucção.
Na roda se a mangueira romper vai entrar agua na manga de eixo, afinal é um buraco ali né...

[]s
(DU)

jrousso
26/05/2012, 23:10
Se as mangueiras estiverem conectadas a sucção é permanente antes da valvula, com o motor ligado, desconecte a mangueira que vai do coletor ate a valvula que vc vai ver a sucção.
Na roda se a mangueira romper vai entrar agua na manga de eixo, afinal é um buraco ali né...

[]s
(DU)

OK EDuarte. Mas não é assim também no sistema original com as rl a vácuo?

EDuarte
27/05/2012, 09:38
OK EDuarte. Mas não é assim também no sistema original com as rl a vácuo?

Sim, com o sistema original tbm acontece isso...

[]s
(DU)

jrousso
27/05/2012, 17:52
Sim, com o sistema original tbm acontece isso...

[]s
(DU)

Ok EDuarte. Muito obrigado pela importante ajuda

jrousso
07/06/2012, 10:25
Alô Pessoal. Tô precisando de ajuda de novo. Cf.postei aqui, substitui a RL original da minha Sportage TD pelas AVM. O problema de acoplamento acabou e agora as rodas dianteiras acoplam normalmente no modo 4x4. Ocorre que voltou a aparecer um barulho que já ouvia antes de fazer a substituição, que só acontece quando o carro está no modo 4x4. Primeiro apareceu um assobio ( sugestivo de pastilha gasta ou espelhada) e depois o barulho que já existia, semelhante ao que se ouve quando se tem um rolamento com defeito. O barulho não pode ser do rolamento da roda pois ele desaparece no modo 4x2.Queria confirmar se existe , ali na manga de eixo algum rolamento ( Se não me engano, li em algum lugar que por ali tem um rolamento de agulha).

EDuarte
07/06/2012, 12:54
Atras da manga de eixo tem um rolamento agulha que se o retentor (o mesmo da tração) estiver ruim ele vai pro saco rapidinho.

[]s
(DU)

jrousso
07/06/2012, 16:57
Atras da manga de eixo tem um rolamento agulha que se o retentor (o mesmo da tração) estiver ruim ele vai pro saco rapidinho.

[]s
(DU)
OK EDuarte. Imagino que o barulho possa ser por causa dele.Vou mandar no mec. pra dar uma olhada. Obrigado mais uma vez pela dica

jrousso
15/06/2012, 21:39
Só pra anunciar o fim da novela. Pedi ao meca para desmontar tudo e verificamos que o tal rolamento de agulha estava quebrado. Trocamos o bicho e tudo ficou jóia. Obrigado a todos pelas dicas

EDuarte
15/06/2012, 23:54
Só pra anunciar o fim da novela. Pedi ao meca para desmontar tudo e verificamos que o tal rolamento de agulha estava quebrado. Trocamos o bicho e tudo ficou jóia. Obrigado a todos pelas dicas

Trocou os retentores tbm?

[]s
(DU)

jrousso
19/06/2012, 01:48
Trocou os retentores tbm?

[]s
(DU)
Troquei só o do lado do rolamento quebrado.Já tinha tido um gasto elevado com o problema e o retentor custou aqui na Kia R$ 198,00 ( Achei-o em S.Paulo por preço semelhante e ainda tinha o frete)

EDuarte
19/06/2012, 07:21
Tem coisa errada aí, 198,00 por um retentor? Não seria 19,80?
Os ultimos que troquei a uns dois meses paguei 16,00 cada.

[]s
(DU)

georgevalle
19/06/2012, 08:15
Mas tem este retentor com as medidas corretas?
Na minha precisei usinar o cubo para poder colocar um sabó com a medida interna correta mas com a externa maior (R$ 11,00 da linha agricola da linha auto não tinha nada nem parecido e fiz o serviço em casa na furadeira de bancada), assim como o rolamento precisei fazer uma bucha de bronze grafitado.

EDuarte
19/06/2012, 08:27
Mas tem este retentor com as medidas corretas?
Na minha precisei usinar o cubo para poder colocar um sabó com a medida interna correta mas com a externa maior (R$ 11,00 da linha agricola da linha auto não tinha nada nem parecido e fiz o serviço em casa na furadeira de bancada), assim como o rolamento precisei fazer uma bucha de bronze grafitado.

O rolamento agulha não é dificil de encontrar, em casas de rolamentos tem.
O retentor é especifico, só é usado na sportage, na powerparts ou cf imports tem.

[]s
(DU)

jrousso
19/06/2012, 18:23
Tem coisa errada aí, 198,00 por um retentor? Não seria 19,80?
Os ultimos que troquei a uns dois meses paguei 16,00 cada.

[]s
(DU)
Pior que foi 198,00 mesmo Duarte. Olha que também estranhei, pesquisei aí em S.Paulo e o preço que me deram ( só o encontrei numa importadora de peças da Kia) era um pouquinho maior e ainda tinha o frete. Será que estamos falando do mesmo retentor? O que troquei só encontrei na Kia aqui no Rio e fica na manga de eixo mesmo, bem a frente do rolamento de agulha.Ele tem 100 mm de diametro externo e 70 mm de diam.interno

EDuarte
19/06/2012, 19:32
É esse mesmo jrousso, pago geralmente 17,00 18,00, te assaltaram na cara larga, e tem outro detalhe, são dois retentores em cada manga de eixo mas vem de fabrica com um só.

[]s
(DU)

jrousso
19/06/2012, 20:00
É esse mesmo jrousso, pago geralmente 17,00 18,00, te assaltaram na cara larga, e tem outro detalhe, são dois retentores em cada manga de eixo mas vem de fabrica com um só.

[]s
(DU)
Cara....Estou abismado. Fiz consultas aí em S.P e aqui no Rio e só encontrei onde falei e naquele preço.Pelo que vc. postou a cf imports e a powerparts tem esse retentor. Vou encomendar um por lá e trocar então o da outra manga de eixo.Obrigado mais uma vez

EDuarte
19/06/2012, 20:09
Costumo comprar na powerparts...

[]s
(DU)

tannuri neto
25/09/2012, 12:13
Se um lado acopla e outro não o sistema de vacuo esta funcionando bem, o problema sta na RL.

[]s
(DU)

Minha TDi 2000, aciona a 4x4 sem o engte da alavanca. Já revisei sistema, mangueiras, revisão cubos, caixa, valvula selenoide, etc., etc. Ao dar partida no motor a 4x4 aciona automaticamente. Notamos que ao retirar a mangueira do compressor, desengata. Hoje estou rodando com ela com as mangeurias do compressor desligadas. Não conseguimos solucionar. Ah! ia me esquecendo. Elas funcionam normalmente se a alavanca for colocada na posição 4x4 e deslgam quando desligamos. Estando as mangueiras conectadas ao compressor, as rodas, mesmo andando em velocidade acionam, provocando aquele peso caracteristico de quando a tração está ligada(na verdade estão). O que mais revisar???

EDuarte
25/09/2012, 13:03
O problema é a solenoide ou o sensor que fica na t-case.
Teste a solenoide e verifique se ela abre e fecha obstruindo a passagem de vacuo, se estiver boa verifique o sensor.

[]s
(DU)

tannuri neto
26/09/2012, 13:15
O problema é a solenoide ou o sensor que fica na t-case.
Teste a solenoide e verifique se ela abre e fecha obstruindo a passagem de vacuo, se estiver boa verifique o sensor.

[]s
(DU)

Ok. Colega. A selenoide abre e fecha a passagem do vácuo. Esqueci uma informação: "O DEFEITO DE ACIONAR A TRAÇÃO SEM ACIONAMENTO DA MANOPOPLA, INICIOU ACENDENDO A LUZ DO PAINEL (onde aparece em verde à esquerda)." e A LAMPADA PERMANECE AESA ATÉ HJ. Mesmo após interrompermos o compressor do vácuo.
Outra coisa, onde está localizado o T-case? (não sei mesmo) :drool:
Abraço.
Tannuri

EDuarte
26/09/2012, 15:43
Se acende o indicador no painel sem acionar a alavanca, com certeza o problema é no interruptor (sensor) ou o chicote em curto.

372399

[]s
(DU)

tannuri neto
26/09/2012, 17:07
OK. Colega!
Obrigado pela dica. Já localizei o T-case.
Meu mecanico não checou lá. Tenho certeza.
Aliás, aqui nesta região não tenho noticias de um
especialista (além da KIA) em sportage TDi.
Sua indicação, com foto foi essencial.
Abraço.
Tannuri

Anderson Cabral
29/11/2012, 20:12
Olá essa é minha primeira participação no forum, comprei uma Sportage 97 gasolina e tive que mandar fazer o motor e parte elétrica. agora lendo uma das conversas e resposta o EDuarte falou que não se anda com a tração 4x4 da Sportage no asfalto, Por que? como sou novo aqui e novo de Sportage sei que vcs irão perdoar minha ignorancia. Obrigado.

Djalma colombo
29/11/2012, 22:47
Anderson, é bem simples, a sportage é um veiculo para of road, se vc usar a tração em terreno com muita aderencia como asfalto vai arrebentar o sistema de tração, estes veiculos só usam a tração em terrenos com pouca aderencia, lama, cascalho solto, gelo e mais alguns, veiculo com tração 4x4 pra asfalto só esportivos!

Anderson Cabral
30/11/2012, 11:50
Obrigado pela explicação Djalma Colombo. Qdo minha Sportage ficar pronta testarei o 4x4 dela na serra de Cunha indo pra paraty, me desejem sorte. Abraçosa todos.

Djalma colombo
30/11/2012, 13:51
Blza, que tudo corra bem nessa aventura!

torugo
14/04/2013, 18:14
Procurei um bocado por este tópico e não encontrei, então resolvi fazer um.
Bem, minha Sportage 2.0 16v 1997 tá fazendo uns estalos estranhos nas rodas dianteira quando traciono. Não deve ser normal, por isso queria saber se alguém pode me dizer do que se trata.
Esse meu carro ficou com meu sogro por alguns anos e ele NUNCA tracionou, nunca mesmo! Agora que estou com ele de volta, resolvi colocá-lo onde ele deve ir, fora da estrada. Mas pra isso seria ideal que sua tração estivesse ok, daí fui testar. Óleo tá ok, engata numa boa, acende luz no painel, seja na reduzida ou na alta, mas em qualquer um dos casos eu começo a ouvir uns estalos parecidos com barulho de ponta homocinética ruim. Mesmo andando em linha reta. Será que estão ruins mesmo? Ou é assim mesmo?
Confesso que enquanto o carro estava comigo (antes de ficar com meu sogro) eu tracionei algumas vezes (poucas) mas não me recordo destes barulhos.
Alguém pode dar uma ajuda?

Djalma colombo
14/04/2013, 21:39
1- Se quando esta desengatada não faz barulho, a homocinética deve estar ok.
2- Se engatada faz barulho talvez seja só falta de lubrificação, já que ficou muito tempo sem uso.
Em qualquer dos casos o ideal é abrir e verificar a situação das rodas livres, uma observação que se deve levar em conta é que não se deve estercer demais quando estiver tracionada, isto pode causar quebra da roda livre!
Me corrijam os mais experientes se eu estiver errado, um forte abraço a todos!

torugo
14/04/2013, 21:51
1- Se quando esta desengatada não faz barulho, a homocinética deve estar ok.
2- Se engatada faz barulho talvez seja só falta de lubrificação, já que ficou muito tempo sem uso.
Em qualquer dos casos o ideal é abrir e verificar a situação das rodas livres, uma observação que se deve levar em conta é que não se deve estercer demais quando estiver tracionada, isto pode causar quebra da roda livre!
Me corrijam os mais experientes se eu estiver errado, um forte abraço a todos!

Como sempre meu "padrinho" tá pronto a me ajudar. hehehe
Quando desengatada não faz barulho algum nas rodas dianteiras, mas é só engatar que começa o "tec tec tec...". Seja em linha reta ou esterçando.
Nunca mexi na roda livre deste carro, e pelo que sei, ninguém nunca o fez também, pois antes de ser minha era de uma mulher que não usava em trilha ou sequer tracionava a coitada.
Como lubrificar essa roda livre? Sabe de algum post sobre isso?

Djalma colombo
14/04/2013, 22:08
Existe sim um post, a lubrificação é só desmontando, não tem outro jeito!

EDuarte
14/04/2013, 22:36
Só um post não, no minimo tres...
Este forum ta ficando cada vez pior, acho que o moderador tirou ferias eternas...

[]s
(DU)

torugo
14/04/2013, 22:40
Só um post não, no minimo tres...
Este forum ta ficando cada vez pior, acho que o moderador tirou ferias eternas...

[]s
(DU)

Então me ajuda aê. Não achei nenhum....
Será que esse serviço de desmontagem e lubrificação da roda livre tem condição de ser feito por um "mechanico" em casa mesmo?

EDuarte
15/04/2013, 08:09
http://www.4x4brasil.com.br/forum/kia-sportage/45474-roda-livre-pecas-internas.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/kia-sportage/35953-como-colocar-pra-funcionar-roda-livre-sportage.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/kia-sportage/103374-problema-com-tracao.html

Entre outros...

[]s
(DU)

jrousso
16/04/2013, 13:26
Torugo
O Duarte tem razão mas já que abriu o tópico aqui vai uma contribuição. Depois da manga de eixo tem um rolamento de agulha( pelo menos no caso da minha uma TDI 2001 tem ) que se quebrar faz com que ocorra esse barulho a que se refere quando a roda livre está ligada. Comigo acontecia a mesm coisa e o problema era ele. Vale a pena dar uma olhada

torugo
17/04/2013, 10:04
Bem, primeiramente gostaria de me desculpar por ter aberto um tópico já existente. Foi total inexperiência e dificuldade em encontrar algo do gênero nas minhas buscas (talvez eu não esteja buscando de forma certa), mas já que foi aberto, foi pelo menos continuar.
Acabei de abrir e verificar a roda livre do lado direito da minha Sportage 96/97 2.0 16v, e o que fazia barulho nela eram as peças de encaixe da ponta de eixo na roda livre. Em resumo, elas não estavam se conectando totalmente, daí o estalo sequencial ao rodar traçado (tec, tec, tec, tec...). Abri, tirei, limpei, lubrifiquei e aparei com uma microretífica com ponta de esmeril) algumas rebarbas nas peças metálicas (parecem ser de uma liga de antimônio), pois por causa do mal encaixe no acionamento ela ficou com algumas "beliscadas" por dentro causando as rebarbas. Acho que resolvi paliativamente, o barulho parou, mas sei que não estão 100% então terei que substituí-la, já estou a procura de uma usada.

Djalma colombo
18/04/2013, 13:54
É isso aí, tem coisas que só desmontando pra saber o que acontece, desse modo economizamos um montão e não caimos em conversa de "mexanicos"!

torugo
19/04/2013, 20:39
Bem vou tentar zelar pelo tópico que abri. E assim vou dar mais uma dica da peças que quebrou na minha roda livre.406806406807
Esta haste circulada foi que a quebrou. Apenas uma delas, por isso ainda funciona, pois restou a do lado oposto. Mas o melhor é que achei esta peça à venda no site que indiquei (www.fourgreen.com) e o código dela é K01A33040 (http://www.fourgreen.com/store/scripts/prodView.asp?idproduct=5381751&cart=y) e custa U$ 27,43 fora o frete. Eu vou comprar!
espero que isso ajude alguém.
Abraços.

Djalma colombo
19/04/2013, 21:21
Excelente informação Torugo, alem de economizar um bom dimdim com mão de obra! Forte abraço!

Ronaldo dutra
01/09/2013, 21:06

[]s
(DU)
por favor alguem tem a vista explodida da tração dianteira especialmente a ponteira do siga livre da sportage 2001 turbo diesel
?

rDuran
01/09/2013, 22:38
por favor alguem tem a vista explodida da tração dianteira especialmente a ponteira do siga livre da sportage 2001 turbo diesel
?

no site kiatechinfo.com tem tudo. se cadastra lá,
segue o link do meu dropbox, onde deixei informações do eixo dianteiro, tem algumas vistas explodidas de roda livre, básica.

A sua sportage é igual a minha, é roda livre automatica, com sistema a vacuo, a roda livre a vacuo não vai dar problema se estiver montada correta, e se não tiver agua dentro, o que da mais problema é os retentores.

https://www.dropbox.com/sh/9rixl8ydvdici1e/AaIQuHQxGS

Ronaldo dutra
02/09/2013, 13:36
no site kiatechinfo.com tem tudo. se cadastra lá,
segue o link do meu dropbox, onde deixei informações do eixo dianteiro, tem algumas vistas explodidas de roda livre, básica.

A sua sportage é igual a minha, é roda livre automatica, com sistema a vacuo, a roda livre a vacuo não vai dar problema se estiver montada correta, e se não tiver agua dentro, o que da mais problema é os retentores.

https://www.dropbox.com/sh/9rixl8ydvdici1e/AaIQuHQxGS

Muito obrigado , vai ser de muita ajuda!

Ronaldo dutra
02/09/2013, 21:16
Muito obrigado , vai ser de muita ajuda!
ainda com problemas , preciso saber se entre a carcaça da peça e a peça branca existe uma mola , um dos mecanicos me disse que sim enquanto o outro disse que não , estou sem saber se posso montar assim

é a roda livre dianteira da sportage turbo diesel 2001

cegandrade
03/09/2013, 12:04
A posição esta correta. O que movimenta a peça branca é um diafragma de borracha que tem dentro da rola livre, por meio do vacuo.

Robert Marley
11/12/2013, 23:04
Boa Noite camaradas,

Então, adquiri minha sportage a pouco tempo e não tenho experiência em veículos dessa natureza, vejam só o que aconteceu: a tração funcionava normalmente, 4H e a reduzida, inclusive testei a viatura numna subida de estrada de terra e fiquei impressionado com a força da reduzida, fiquei amarradão kkkkk. Porém, alegria de pobre... fim de semana na roça, parei o carro num gramado levemente inclinado, na hora de sair, nada, não engatava a reduzida, só a 4H, tive que ser empurrado, maior mico . Resumindo: a 4H funciona, quando tento engatar a reduzida, não acende a luz no painel e ela não engata de jeito nenhum , levei num meca de cabo frio e o maluco me disse que era caixa de transmissão, e que o conserto ficaria caro, o que vocês me dizem, pode ser apenas sujeira( tomara!)?
Forte abraço a todos e quem puder me ajudar agradeço!

Celso Babilon
12/12/2013, 08:49
Boa Noite camaradas,

Então, adquiri minha sportage a pouco tempo e não tenho experiência em veículos dessa natureza, vejam só o que aconteceu: a tração funcionava normalmente, 4H e a reduzida, inclusive testei a viatura numna subida de estrada de terra e fiquei impressionado com a força da reduzida, fiquei amarradão kkkkk. Porém, alegria de pobre... fim de semana na roça, parei o carro num gramado levemente inclinado, na hora de sair, nada, não engatava a reduzida, só a 4H, tive que ser empurrado, maior mico . Resumindo: a 4H funciona, quando tento engatar a reduzida, não acende a luz no painel e ela não engata de jeito nenhum , levei num meca de cabo frio e o maluco me disse que era caixa de transmissão, e que o conserto ficaria caro, o que vocês me dizem, pode ser apenas sujeira( tomara!)?
Forte abraço a todos e quem puder me ajudar agradeço!

Meu caro; cora deste mexanico, pois a 5 anos uso spotarge e nunca vi uma com problemas em caixa de marcha ou T-case.
Se não acende a luz indicando que o 4x4 esta engatado é porque não tem energia na solenoide que libera o vacuo para as rodas livres engatatarem. Se a sua viatura for diesel, esta solenoide fica atras da bateria, na lataria que divide o cofre do motore a parte interna da viatura.

Celso Babilon

Robert Marley
12/12/2013, 10:20
Meu caro; cora deste mexanico, pois a 5 anos uso spotarge e nunca vi uma com problemas em caixa de marcha ou T-case.
Se não acende a luz indicando que o 4x4 esta engatado é porque não tem energia na solenoide que libera o vacuo para as rodas livres engatatarem. Se a sua viatura for diesel, esta solenoide fica atras da bateria, na lataria que divide o cofre do motore a parte interna da viatura.

Celso Babilon

Putz! Achei ele meio inseguroi mesmo, parecia entender menos do que eu sobre o funcionamento da tração da sportage, e olha que eu não entendo nada, kkkkkkkkk. A minha é a diesel,e pelo visto esse problema na solenóide é de pequena monta ( espero). Valeu pela dica camarada!

andersoncolares
20/05/2014, 22:00
A posição esta correta. O que movimenta a peça branca é um diafragma de borracha que tem dentro da rola livre, por meio do vacuo.

Você tem andado sumido Carlos... não deixe de contribuir conosco como sempre o fez.

Abraços

cegandrade
21/05/2014, 08:34
O tempo esta corrido aqui. Mais estou retornando a leitura dos tópicos. Estou com a viatura parada, o cabeçote chegou mais ainda não tive animo de troca-lo. Mais acredito que no próximo mês já devo colocar para andar novamente.

andersoncolares
22/05/2014, 13:39
O tempo esta corrido aqui. Mais estou retornando a leitura dos tópicos. Estou com a viatura parada, o cabeçote chegou mais ainda não tive animo de troca-lo. Mais acredito que no próximo mês já devo colocar para andar novamente.

Carlos, você sabe me dizer se a junta da tampa das vávulas do Sportage 2.0 é a mesma do 2.2? Caso alguém tenha esta informação e possa me clarear as ideias...

Abraços

EDuarte
22/05/2014, 18:36
Carlos, você sabe me dizer se a junta da tampa das vávulas do Sportage 2.0 é a mesma do 2.2? Caso alguém tenha esta informação e possa me clarear as ideias...

Abraços

Blz Anderson?
Coloca essa duvida no topico adequado, esse é especifico de tração, assim fica mais facil pra achar qdo alguem tiver a mesma duvida.

[]s
(DU)

mflaviorodrigues
28/05/2014, 13:17
Pessoal alguem conhece alguma solenoide que eu possa colocar no lugar do Solenoide do vaco para a tração o meu esta vazando um pouco do vaco, e tem hora que as RL dão uma travada em falso.

mflaviorodrigues
28/05/2014, 20:45
Coloquei um Solenoide da partida afrio do Siena não sei o tempo que vai durar, mais esta funionando

leandrofeil
29/05/2014, 21:59
Boa noite pessoal...
Sou novo no forum, comprei uma sportage 99 a gasolina e a tração não esta funcionando na dianteira, trocamos a selonoide e as mangueiras, mais ainda nao ativa. Estou com uma duvida levantamos ela de um lado na frente e na trazeira e quando aciona a tração a homocionetica tenque girar se a RL não estiver funcionando, ou a homocionetica não gira?
Ficarei grato se alguem poder me dar uma ajuda...

mflaviorodrigues
30/05/2014, 08:02
Amigo deveria girar sim. mesmo a RL não acoplando o eixo e o cardam deveria girar sim

leandrofeil
30/05/2014, 08:31
ele gira bem devagar, ate dapra segurar, oque achei estranho ai se segurar o cardam de um lado, o outro começa a girar com força. sera que falta de oleo pode interferir? ou sera que é dentro da caixa?

EDuarte
30/05/2014, 08:51
ele gira bem devagar, ate dapra segurar, oque achei estranho ai se segurar o cardam de um lado, o outro começa a girar com força. sera que falta de oleo pode interferir? ou sera que é dentro da caixa?

Com a tração em 4x2 deite embaixo da viatura e gire o cardã dianteiro, um dos eixos tem que girar, se vc segurar o que esta girando o outro começa a girar, isso acontece por causa do diferencial.

Não perca seu tempo tentando fazer o sistema original funcionar, coloque as RLs manuais que não terá mais problemas.

[]s
(DU)

leandrofeil
30/05/2014, 09:01
Para ter certeza que o diferencial dianteiro ta funcionando... em 4x2 os dois eixos dianteiros tenque girar? e na 4x4 os dois devem ficar travados?

EDuarte
30/05/2014, 09:27
Para ter certeza que o diferencial dianteiro ta funcionando...
em 4x2 os dois eixos dianteiros tenque girar?
Não necessariamente

e na 4x4 os dois devem ficar travados?
Não, se ficarem travados quebra o eixo ou transmissão

[]s
(DU)

leandrofeil
30/05/2014, 09:56
Como posso testar para ter certeza que o diferencial dianteiro esta ok? e que o problema é só na RL.

EDuarte
30/05/2014, 10:06
Como posso testar para ter certeza que o diferencial dianteiro esta ok? e que o problema é só na RL.

Postei aí em sima...

"Com a tração em 4x2 deite embaixo da viatura e gire o cardã dianteiro, um dos eixos tem que girar, se vc segurar o que esta girando o outro começa a girar, isso acontece por causa do diferencial.

Não perca seu tempo tentando fazer o sistema original funcionar, coloque as RLs manuais que não terá mais problemas."

[]s
(DU)

pegasus
30/05/2014, 10:21
O Edu me corrija se estiver errado. Levante um lado da viatura, ligue, engate a 1ª e 4x4. As duas rodas que estão livres vão girar. Se a roda não girar ou girar meio boba, verifique se o semi-eixo dianteiro daquela roda esta girando. Se estiver rodando o diferencial está ok e RL bichada. Faça a mesma coisa do outro lado.

leandrofeil
30/05/2014, 17:32
Fiz os teste e é problema na RL, ai desmontamos a RL e mudamos a mola de lugar e montamos, testamos e funciona bem...Agora vou dar um jeito de fazer manual...alguem tem alguma ideia ou um modelo?

EDuarte
30/05/2014, 18:00
Fiz os teste e é problema na RL, ai desmontamos a RL e mudamos a mola de lugar e montamos, testamos e funciona bem...Agora vou dar um jeito de fazer manual...alguem tem alguma ideia ou um modelo?

Não pode mudar a mola de lugar, se vc fizer isso ela ficará travada direto.
Essa é a ordem de montagem
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/kia-sportage/429136d1378167185t-problema-com-tracao-20130902_210312.jpg
Pesquise que aqui no forum tem um topico ensinando a transformar em manual, se não me engano esta como manuleo...

[]s
(DU)

eduardommelo
31/05/2014, 19:35
Tou com um problema na minha, quando engato a tração, ela ativa as rodas dianteiras, já fiz o teste levantando um dos lados do carro e vejo que as rodas dianteiras e traseiras começam a girar, só que quando eu coloco o carro pra andar no 4x4 o pneus dianteiro chega a travar como se estivesse freiando, não forcei com medo de ser alguma coisa na caixa de marchas... O que poderia ser???

EDuarte
01/06/2014, 09:41
Tou com um problema na minha, quando engato a tração, ela ativa as rodas dianteiras, já fiz o teste levantando um dos lados do carro e vejo que as rodas dianteiras e traseiras começam a girar, só que quando eu coloco o carro pra andar no 4x4 o pneus dianteiro chega a travar como se estivesse freiando, não forcei com medo de ser alguma coisa na caixa de marchas... O que poderia ser???

Se isso acontece no asfalto, esta certo, a sportage não pode andar traçada no asfalto, ela não tem diferencial central.

[]s
(DU)

pegasus
01/06/2014, 12:05
Veja este link e entre em contato com o dono se tiver duvida Kia | Trilha 4x4 Parts (http://trilha4x4parts.com.br/categoria-produto/rodas-livres/escolha-por-montadora/kia/)
Eu coloquei na minha a AVM 460HP, manual alta performance.

João Cristiano Rodrigues
06/07/2014, 09:58
Alguém poderia postar fotos das mangueiras de vácuo da tração? Instaladas no carro? Só para sabermos quem são e onde ficam. Gostaria de checar se as minhas estão lá? Se estão rachadas. As fotos são decisivas para pessoas leigas como eu.

EDuarte
06/07/2014, 10:05
Alguém poderia postar fotos das mangueiras de vácuo da tração? Instaladas no carro? Só para sabermos quem são e onde ficam. Gostaria de checar se as minhas estão lá? Se estão rachadas. As fotos são decisivas para pessoas leigas como eu.

A sua RL não é a vacuo, é mecanica.

[]s
(DU)

João Cristiano Rodrigues
06/07/2014, 21:54
A sua RL não é a vacuo, é mecanica.

[]s
(DU)

Isso é bom ou Ruim Eduarte? Sou leigo, mas acho que a vácuo tende a dar mais problema não é?

julianofogaca
04/08/2014, 03:07
pessoal minha sportage nao esta chegando corrente na tomada do solenoide do vácuo vcs sabem me dizer se o sistema conta com rele auxiliar e como é o funcionamento do msm quando engato a tração a luz no painel acnde mas nao chega energia na solenoide grato

mflaviorodrigues
04/08/2014, 09:41
pessoal minha sportage nao esta chegando corrente na tomada do solenoide do vácuo vcs sabem me dizer se o sistema conta com rele auxiliar e como é o funcionamento do msm quando engato a tração a luz no painel acnde mas nao chega energia na solenoide grato

Ja verificou os Fusíveis? ode ser também fiação

Caio S. Castro
22/08/2014, 12:44
tenho uma 2003/2004.. e nao sei ligar a tracao 4x4.. queria alguma dica..
Desde ja, grato

Djalma colombo
23/08/2014, 17:45
tenho uma 2003/2004.. e nao sei ligar a tracao 4x4.. queria alguma dica..
Desde ja, grato
Simples, observe como é o desenho na alavanca, puxandro para tras fica em 4x4 hi, levando a direita e a frente fica em 4x4 low, ou seja engata com marcha reduzida e o carro ganha mais força, pra desengatar é só voltar a alavanca para a posição normal e andar uns 2 metro de ré, a luz do painel apaga indicando que esta desengatada!

EDuarte
23/08/2014, 19:39
Simples, observe como é o desenho na alavanca, puxandro para tras fica em 4x4 hi, levando a direita e a frente fica em 4x4 low, ou seja engata com marcha reduzida e o carro ganha mais força, pra desengatar é só voltar a alavanca para a posição normal e andar uns 2 metro de ré, a luz do painel apaga indicando que esta desengatada!

Só acrescentando

*NÃO USE O 4X4 EM PISO COM ADERÊNCIA COMO ASFALTO POR EXEMPLO*

A sportage não possui diferencial central.

[]s
(DU)

Djalma colombo
25/08/2014, 23:23
Valeu pelo complemengo Edu, é o xara!

fabaumm
11/12/2014, 12:04
desenterrando topico essa tração das 96 e 97 pelo que li no forum são automatica-mecanica. e após é a vacuo correto?

abraço

mflaviorodrigues
11/12/2014, 13:19
desenterrando topico essa tração das 96 e 97 pelo que li no forum são automatica-mecanica. e após é a vacuo correto?

abraço
Isso mesmo, você esta correto

rech34
24/02/2015, 13:12
Pessoal to com um probleminha na homocinética da viatura... A do lado direito ficou bamba de uma hora pra outra... Qdo passa nos buracos faz um barulho feio pra caramba parece q ela vai cair... Já abrimos e a chaveta estava fora do lugar recolocamos mas a homocinética não voltou a ficar firme no ligar dela... Alguem já teve esse problema?

rech34
25/02/2015, 09:43
E aí pessoal... Alguém pra me dar uma força?

EDuarte
25/02/2015, 09:55
Ja verificou o rolamento agulha?
É ele que mantem a homocinetica firme.

[]s
(DU)

rech34
25/02/2015, 13:33
Não faz nenhum barulho de rolamento... Ainda não desmanchamos a roda toda... Só pela roda livre... Vou ver se o meca consegue abrir tudo essa semana... Mas Valew... Se for ele pelo q andei lendo aki ni forum é difícil de conseguir né? Tem algum genérico se sirva?

rDuran
25/02/2015, 14:13
Não faz nenhum barulho de rolamento... Ainda não desmanchamos a roda toda... Só pela roda livre... Vou ver se o meca consegue abrir tudo essa semana... Mas Valew... Se for ele pelo q andei lendo aki ni forum é difícil de conseguir né? Tem algum genérico se sirva?

O rolamento agulha não faz barulho de rolamento, mas sim ele deixa como se fosse martelo batendo,
tem os rolamentos de roda, e ali tem o rolamento agulha, o rolamento agulha procure pelo SCE-188 ou BE-188, com grade interna, ou faz uma bucha com material que não derreta e seja escorregadio (essas eu vendo pronta 100 o par)

EDuarte
25/02/2015, 14:15

Esse rolamento não faz barulho, ele se desintegra deixando a homocinetica solta.
Procure em casas de rolamentos o SCE-188.
Não esqueça de trocar tbm os retentores.

[]s
(DU)

EDuarte
25/02/2015, 14:31
O rolamento agulha não faz barulho de rolamento, mas sim ele deixa como se fosse martelo batendo,
tem os rolamentos de roda, e ali tem o rolamento agulha, o rolamento agulha procure pelo SCE-188 ou BE-188, com grade interna, ou faz uma bucha com material que não derreta e seja escorregadio (essas eu vendo pronta 100 o par)

Desculpe rDuran, não tinha visto o seu post.

[]s
(DU)

rech34
26/02/2015, 14:41
é entao deve ter sido isso msm... o meca ainda nao mexeu... ja procurei por aki e nao encontrei o tal rolamento...

valew

http://acamargo.com/3030481-produto-rolamento-balanceador-ba-188z-j-188#!prettyPhoto[gallery]/2/

esse aki serve?

EDuarte
26/02/2015, 18:49
é entao deve ter sido isso msm... o meca ainda nao mexeu... ja procurei por aki e nao encontrei o tal rolamento...

valew

http://acamargo.com/3030481-produto-rolamento-balanceador-ba-188z-j-188#!prettyPhoto[gallery]/2/

esse aki serve?

Sim, serve.

[]s
(DU)

rech34
02/03/2015, 20:05
Realmente era o rolamento de agulha... Estava esfarelado.. Nada de graxa.. Agora vou mandar vir os rolamentos e colocar a "katraia" pra rodar...

sdalessio
19/04/2015, 18:23
Não pode mudar a mola de lugar, se vc fizer isso ela ficará travada direto.
Essa é a ordem de montagem
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/kia-sportage/429136d1378167185t-problema-com-tracao-20130902_210312.jpg
Pesquise que aqui no forum tem um topico ensinando a transformar em manual, se não me engano esta como manuleo...

[]s
(DU)

Olá Eduarte! O que vc escreveu vale para a Sp95? A minha está travada desde que comprei o veículo e sempre solta a porca da roda dianteira esquerda (nunca solta a porca da dianteira direita), não deveria ter uma contra-porca? Fisicamente, os componentes parecem com a foto que postou, as RL da 95 não são diferentes? Desculpe as muitas perguntas.

EDuarte
19/04/2015, 18:52
Olá Eduarte! O que vc escreveu vale para a Sp95? A minha está travada desde que comprei o veículo e sempre solta a porca da roda dianteira esquerda (nunca solta a porca da dianteira direita), não deveria ter uma contra-porca? Fisicamente, os componentes parecem com a foto que postou, as RL da 95 não são diferentes? Desculpe as muitas perguntas.

O mecanismo de acionamento das RL´s de 94 a 98 são mecanicas, de 99 a 2004 são a vacuo, ou seja a sua é diferente.
Se a porca que vc se refere é a que segura o rolamento da roda, não usa contra porca pq o mecanismo da RL que trava ela, se a sua esta soltando é pq a RL esta quebrada ou faltando peças.

[]s
(DU)

sdalessio
20/04/2015, 18:46
O mecanismo de acionamento das RL´s de 94 a 98 são mecanicas, de 99 a 2004 são a vacuo, ou seja a sua é diferente.
Se a porca que vc se refere é a que segura o rolamento da roda, não usa contra porca pq o mecanismo da RL que trava ela, se a sua esta soltando é pq a RL esta quebrada ou faltando peças.

[]s
(DU)

Realmente, umas delas esta moida internamente, deve ser a da roda dianteira esquerda e a porca que eu me refiro é a que segura os rolamentos. Desmontei a RL e os componentes são idênticos a da foto, logo está errada, deve ser do modelo 99 em diante certo?

EDuarte
20/04/2015, 20:06
Realmente, umas delas esta moida internamente, deve ser a da roda dianteira esquerda e a porca que eu me refiro é a que segura os rolamentos. Desmontei a RL e os componentes são idênticos a da foto, logo está errada, deve ser do modelo 99 em diante certo?

Correto, por isso que a porca esta soltando, falta a peça que trava a porca.
Tome cuidado que a porca pode sair e a roda cair.

[]s
(DU)

cegandrade
22/04/2015, 08:57
Quando comprei a minha 99 tive problema parecido, pois o rolamento ficava frouxo direto. Depois vendo as fotos notei que estava faltando peças na roda, incluindo a trava do rolamento. Como não encontrei em a trava em lugar algum, e a única que encontrei o cara so vendia a manga do eixo completa, tive que morrer em 400,00 so por causa da trava. Mais foi melhor que morrer com a soltura da roda. Aproveitei e coloquei a manga de eixo completa, pois a rosca da minha estava fraca. Nunca mais tive problemas com folga de rolamento.

rDuran
23/04/2015, 09:04
Quando comprei a minha 99 tive problema parecido, pois o rolamento ficava frouxo direto. Depois vendo as fotos notei que estava faltando peças na roda, incluindo a trava do rolamento. Como não encontrei em a trava em lugar algum, e a única que encontrei o cara so vendia a manga do eixo completa, tive que morrer em 400,00 so por causa da trava. Mais foi melhor que morrer com a soltura da roda. Aproveitei e coloquei a manga de eixo completa, pois a rosca da minha estava fraca. Nunca mais tive problemas com folga de rolamento.

Poxa, se perguntasse antes
eu tenho 2 pares desses trava de roda (rolamento) novos parado aqui.

cegandrade
24/04/2015, 08:13
Desculpe, foi assim que comprei ela a 4 anos atrás. Experiência zero com 4x4 e ainda não conhecia o fórum. Entao prejuízo total, rsrsrsrsrsrs.
Poxa, se perguntasse antes
eu tenho 2 pares desses trava de roda (rolamento) novos parado aqui.

rDuran
26/04/2015, 23:52
Ja fica a dica para quem tem problema de contaminar o rolamentos, e a folga no eixo da homocinetica (verifica pela roda livre)

https://www.youtube.com/watch?v=u8uzP3vzlII

EDuarte
27/04/2015, 08:17
Ja fiz esse procedimento em algumas sportages e fica bom.

[]s
(DU)

rDuran
27/04/2015, 09:46
Ja fiz esse procedimento em algumas sportages e fica bom.

[]s
(DU)

É sempre bom verificar, pois ela pode escapar ou até por troca de rolamentos em mecânicos sem experiencia com sportage deixa ali com folga.

CFREDERICO
29/06/2015, 16:47
Também estou com um problema no acoplamento da tração dianteira da Sportage TD 2001. Já troquei as mangueiras das rodas e nada.
Ainda vou checar os retentores, solenóide e vácuo e lubrificar o que precisar. Além disso, tem mais alguma coisa?

clairton castro
20/04/2016, 19:18
Boa noite. Alguém pode me dizer o quanto de vácuo faz para acionar a tração? Tirando a mangueira que sai do alternador, antes de chegar no cilindro faz um pouco de vácuo, tirando a mangueira de sai do cilindro faz um pouco de vácuo, passando pela solenoide faz um pouco de vácuo, depois tirando a mangueira que chega na roda, não consigo sentir o vácuo fazer vácuo. Será que pode ser pouco vácuo para acionar a tração? Obrigado

rDuran
21/04/2016, 23:16
Boa noite. Alguém pode me dizer o quanto de vácuo faz para acionar a tração? Tirando a mangueira que sai do alternador, antes de chegar no cilindro faz um pouco de vácuo, tirando a mangueira de sai do cilindro faz um pouco de vácuo, passando pela solenoide faz um pouco de vácuo, depois tirando a mangueira que chega na roda, não consigo sentir o vácuo fazer vácuo. Será que pode ser pouco vácuo para acionar a tração? Obrigado

Basta pouco vácuo para acionar
porém se o retentor que fica do lado interno quase na ponta de eixo entrando na manga de eixo,
se esse estiver ruim não segura a tração.

jvitorprado
24/04/2016, 09:07
Bom dia rDuran , qual material seria esse que vc tem para substituir o rolamento agulha ?

rDuran
24/04/2016, 11:34
Bom dia rDuran , qual material seria esse que vc tem para substituir o rolamento agulha ?

Poliacetal, ele tem uma resistencia melhor a atrito comparado com bronze.

Se você se interessar tenho uma peça para venda.

jvitorprado
02/05/2016, 11:41
Bom dia rDuran!
Desculpe a demora em responder, eu cheguei a fazer duas vezes essas buchas de bronze grafitado mas a durabilidade não foi muito longa, durou mais ou menos um ano, isso porque não encontrava os rolamentos agulha e recentemente encontrei os tais rolamentos, mas não gostei do resultado porque não ficaram justos e está fazendo um pouco de barulho por conta da folga e já estou prevendo que não vai durar muito esses rolamentos.
Foi quando pesquisando sobre o assunto vi sua postagem sobre o poliacetal, essas buchas que vc tem estão na medida exata do rolamento agulha? Porque se tiverem talvez não servirão pra mim por causa da folga que mencionei.

rDuran
02/05/2016, 23:08
Bom dia rDuran!
Desculpe a demora em responder, eu cheguei a fazer duas vezes essas buchas de bronze grafitado mas a durabilidade não foi muito longa, durou mais ou menos um ano, isso porque não encontrava os rolamentos agulha e recentemente encontrei os tais rolamentos, mas não gostei do resultado porque não ficaram justos e está fazendo um pouco de barulho por conta da folga e já estou prevendo que não vai durar muito esses rolamentos.
Foi quando pesquisando sobre o assunto vi sua postagem sobre o poliacetal, essas buchas que vc tem estão na medida exata do rolamento agulha? Porque se tiverem talvez não servirão pra mim por causa da folga que mencionei.

São do tamanho exato do rolamentos, que todos carros que eu puis, e todas buchas que eu vendi encaixaram perfetamentes.

No seu caso como você usou bronze, ou antigamente seu carro rodou com esses rolamentos estourados (pode ser que, uma hipotese) tenha desgastado o cubo onde vai esses rolamentos, por isso da folga.

Então recomendo a você desmontar, e ir num torneiro com o material (poliacetal) e ele fazer a buchas para você, assim não tem erro, o poliacetal com certeza vai durar muito mais que o bronze, questão de durabilidade com atrito, ele só perde para a fibra de carbono.

jvitorprado
03/05/2016, 23:13
São do tamanho exato do rolamentos, que todos carros que eu puis, e todas buchas que eu vendi encaixaram perfetamentes.

No seu caso como você usou bronze, ou antigamente seu carro rodou com esses rolamentos estourados (pode ser que, uma hipotese) tenha desgastado o cubo onde vai esses rolamentos, por isso da folga.

Então recomendo a você desmontar, e ir num torneiro com o material (poliacetal) e ele fazer a buchas para você, assim não tem erro, o poliacetal com certeza vai durar muito mais que o bronze, questão de durabilidade com atrito, ele só perde para a fibra de carbono.

Valeu rDuran, vou tentar encontrar o poliacetal pra fazer as buchas então.

clairton castro
09/05/2016, 11:27
Bom dia! EDuarte ou outro pode passar os códigos dos retentores das RL? Liguei em uma loja para comprar e pediram o código ou o tamanho do retentor, li que vem de fabrica apenas 1 por roda, mas que vai 2 por roda. Será que em casas de rolamentos encontra esses retentores? O rolamento agulha já peguei aqui no fórum o código para comprar. Se alguém puder ajudar, fico agradecido.

clairton castro
30/05/2016, 20:21
Estou colocando a RL para funcionar, já foram trocados os rolamentos e os retentores, mesmo assim não engata, já tinha percebido que na mangueira, depois do alternador e antes do reservatorio do vacuo, está gerando pouco vacuo, talvez seja isso que não esteja engatando a tração. Minha pergunta é a seguinte: Pode ser a bomba de vacuo que está com defeito e não gera vacuo suficiente? Tem como testa-la e conserta-la ou apenas trocando por uma nova? Obrigado.

EDuarte
31/05/2016, 07:52
Se fosse a bomba de vacuo o freio estaria extremamente pesado, a mesma bomba gera vacuo pro freio, tração, solenoide do A/C, etc...

[]s
(DU)

clairton castro
31/05/2016, 08:56
Se fosse a bomba de vacuo o freio estaria extremamente pesado, a mesma bomba gera vacuo pro freio, tração, solenoide do A/C, etc...

[]s
(DU)

Bom dia! Falando com o mecânico hoje pela manhã, ele disse que trocou apenas o retentor do lado direito, faltando o esquerdo para trocar, pois não conseguiu encontrar para comprar. Ele disse também que a sportage, dependedo do modelo de retentor, usa 2 tipos de retentores, 1 retentor pequeno, que seria os dois retentores por roda e seria o mais barato, ou um retentor grande, que no caso a minha usa, que seria mais difícil de encontrar e mais caro. Isso procede?

EDuarte
31/05/2016, 09:05
Todas as sportages primeira geração usam dois retentores por roda, porem de 94 a 99 é um modelo, de 2000 a 2003 é outro modelo.
Vc precisa comprar os do ano da sua sportage que são os maiores e vai um dentro do outro, sendo um preso na manga de eixo e o outro na homocinetica.

[]s
(DU)

clairton castro
31/05/2016, 12:22
Todas as sportages primeira geração usam dois retentores por roda, porem de 94 a 99 é um modelo, de 2000 a 2003 é outro modelo.
Vc precisa comprar os do ano da sua sportage que são os maiores e vai um dentro do outro, sendo um preso na manga de eixo e o outro na homocinetica.

[]s
(DU)

Entendi. O problema é que são caros, ele passou o valor de +/- 140,00 cada. Onde será que posso encontrar, será que em casas de retentores tem? Ou só em concessionaria?

EDuarte
31/05/2016, 13:43
Desiste das originais e coloca as manuais AVM, vc eta tendo todo esse trabalho e gasto e ela vai te deixar na mão.

[]s
(DU)

clairton castro
11/08/2016, 09:01
Colegas, a tração da minha sportage, tá assim, percebi que quando estava andando, as vezes escutava um barulho nas rodas, era da RL querendo engatar, então verifiquei a solenoide e estava invertidas as mangueiras, provavelmente, quando o mecanico tirou para verificar, montou invertida, inverti as mangueiras com base na do meu tio, que funciona bem, fiz o teste, engatei a tração e fui girar o eixo vi que tinha engatado, e percebi que tirando uma das mangueiras que vai na roda e engatando a tração, a outra que ficou com a mangueira não engata. Ontem saí para um teste, subindo uma rua de pedras, engatei a tração e ela não funcionou, ficou patinando as rodas traseiras, mas ao engatar a reduzida, funcionou, fiz varias vezes e deu sempre a mesma coisa. Será que pode estar relacionado com a traca de retentor e do rolamento, que de uma roda não foi feita?

MRMoraes
16/08/2016, 13:29
Boa tarde Pessoal,

Vou utilizar este tópico para não ter que abrir outro.
Bom minha SPTG utiliza RL da AVM e a minha dúvida é:

1ª situação: Posso utilizar a 4x4 acionada na roda, porem 4x2 na caixa?
O exemplo é o seguinte, entro em uma estrada de terra onde não sei o que irei encontrar pela frente, desço(no seco para não embarrar os pés , kkkk) aciono nas rodas o 4x4 e vou andando no 4x2, caso me depare com alguma dificuldade, engreno o 4x4 na caixa também.

2ª situação: Posso engrenar a 4x4 reduzida para transpor algum obstaculo, porem não travar as RL na posição 4x4?
Exemplo, preciso subir um pequeno aclive onde quanto mais devagar, para questão de derrapagem é melhor.

Nestes dois casos, poderia haver prejuízo ao sistema?

Obrigado.

EDuarte
16/08/2016, 14:07
Boa tarde Pessoal,

Vou utilizar este tópico para não ter que abrir outro.
Bom minha SPTG utiliza RL da AVM e a minha dúvida é:

1ª situação: Posso utilizar a 4x4 acionada na roda, porem 4x2 na caixa?
O exemplo é o seguinte, entro em uma estrada de terra onde não sei o que irei encontrar pela frente, desço(no seco para não embarrar os pés , kkkk) aciono nas rodas o 4x4 e vou andando no 4x2, caso me depare com alguma dificuldade, engreno o 4x4 na caixa também.

2ª situação: Posso engrenar a 4x4 reduzida para transpor algum obstaculo, porem não travar as RL na posição 4x4?
Exemplo, preciso subir um pequeno aclive onde quanto mais devagar, para questão de derrapagem é melhor.

Nestes dois casos, poderia haver prejuízo ao sistema?

Obrigado.

Pode sim, nos dois casos não tem nenhum problema.
Só não pode engatar as RLs e a tração em pisos com muita aderencia como asfalto e fazer curvas.

[]s
(DU)

Fabricio15
12/10/2018, 17:18
Olá ,tenho uma Sportage tdi 2001 e está sem o cabo da selenoide da tração não encontro ele não sei se foi retirado alguém pode me ajudar!

EDuarte
13/10/2018, 15:00
Olá ,tenho uma Sportage tdi 2001 e está sem o cabo da selenoide da tração não encontro ele não sei se foi retirado alguém pode me ajudar!

O cabo que vc se refere é o chicote eletrico?
Independente de ser ou não, não perca tempo pra fazer o sistema original funcionar, não é confiavel, coloque o sistema manual e dificilmente terá problema.

[]s
(DU)

mbm4x4
13/10/2018, 17:04
Sou da mesma opinião do Du.
Não perca tempo nem dinheiro em recuperar o sistema original.
Parte pras RL manuais e seja feliz.
Confiáveis e nunca te deixarão na mão.
Boa sorte.
[]S.
Mateus

Marcio Ferreira Gonçalves
06/08/2019, 07:50
Bom dia. Pessoal. Sou novo aqui. Espero que possam me ajudar. Comprei uma sportage 97.. porém fui testar 4×4 .fiquei na mão. Coloquei na rampa dei uma olhada. E percebi. Que ela está traçando nos eixo dianteiro da roda e no diferencial tudo certo. Porém chega na roda ela está livre. Ou seja a roda não está travando. Mais. A caixa tá engatando normal tá reduzindo. Mais apenas as rodas não estão travando. Como falei sou novo. Oque pode ter acontecido. O eixo tá travando. Mais a rodas estão livres. Desde já obrigado

EDuarte
06/08/2019, 08:03
Sua sportage o acionamento é mecanico, no mecanismo de acionamento da RL tem um anel com tres pinos, normalmente esses pinos quebram ou desgastam, por isso não aciona a RL.
Não perca tempo em arrumar, coloque as AVM manuais ou automaticas.

[ ]s
(DU)

Abutres
13/04/2020, 13:46
boa tarde a todos sou novo me desculpe se estiver errando.
tenho uma sportege ano 96-97 gasolina 2.0 ,quando eu ligo o 4x4 reparei que a dianteira não esta funcionando.
andei olhando aqui no fórum ,e vi que na minha não tem entrada de vácuo ,sera que a minha não tem isso
gostaria de saber ,quando aciono a alavanca no painel parece ligado mas não funciona
alguém poderia me dizer ,se todas são a vácuo ...
espero ter mandado certo obrigado.

EDuarte
13/04/2020, 14:30
...tenho uma sportege ano 96-97 gasolina 2.0 ,quando eu ligo o 4x4 reparei que a dianteira não esta funcionando...

A sua o acionamento é mecanico, com acionamento a vacuo só a partir de 98/99.
Muito provavelmente as RLs estão com o mecanismo quebrado.
Nem perca tempo em tentar arrumar, são muito frageis e vão te deixar na mão em pouco tempo, coloque as manuais AVM e raramente terá problemas.

[] s
(DU)

mfdomingues
22/04/2020, 21:56
boas pessoal sou portugues e estou em portugal...
preciso de ajuda ..o meu kia sportage diesel ano 2000 nao funciona traçao dianteira acende a luz no painel mas nao entram as da frente ja troquei de mangueiras..mas parece que nao resolveu...sera necessario esperar para o sistema criar vacuo ou sera mais alguma coisa.....?????
agradeço as respostas desde ja ..obrigado

Tenta verificar a solenoide que vai atrás da bateria, se ela está atuando.
Mas, se quiser um conselho remova as RLs por vácuo vácuo e coloque manuais, as de vácuo quebraram sempre e logo quando tu mais vai precisar delas.

Rachid88
14/08/2021, 15:53
Boa tarde, sou proprietário de uma Sportage a uma semana. Grand Sportage 99 gasolina. Gostaria de tirar umas dúvidas...
Mesmo sem a tração dianteira funcionar, eu deveria sentir a força a mais quando usar a reduzida? Ou somente com o sistema de vaco funcionando? Pois a minha não apresenta nenhuma mudança.
Quando ponho a alavanca da tração em neutro, o carro entra em neutro...( Correto)
Porém na 4x4 L , não vejo alteração na força. Alguém me ajuda?

EDuarte
16/08/2021, 07:59
Bom dia... seja bem vindo.
Qdo engatado a reduzida, a vtr fica bem mais forte, vc consegue sair em 2ª marcha como se fosse a 1ª, independente se a tração dianteira esta funcionando ou não, se isso não acontece provavelmente vc esta com problema na T-Case.

[ ]s
(DU)

Walison Lucas
18/03/2024, 21:37
Boa noite a todos. Comprei recentemente uma Sportage 4x4 97 automática Gasolina 2.0
Ela engata todas as marchas, 4x2 , 4x4 e a reduzida. Porém quando coloco a ré ela engata e não está tracionando. Preciso ficar acelerando muito até que ela consiga sair um pouco do lugar, mas sem força nenhuma. Todas as outras marchas rodam normal (preciso revisar a injeção, está passando o combustível quase puro).
A dúvida é se isso é sintoma de problema na caixa, na embreagem ou seletor de marcha. Alguém pode me dar uma ideia do que possa ser?