Conectar

Ver Versão Completa : Troller - utilização inadequada da tração

HIDRO
19/02/2010, 08:07
Esqueci a tração acionada ao sair de estrada de barro e entrei em rodovia pavimentada, percorrendo cerca de 50 km a 110 km/h. Gostaria de saber se isto pode ter danificado o sistema de tração e caso afirmativo, como diagnosticar se há algum problema.

sds
Eduardo

zeca_cj
19/02/2010, 11:00
Voce esqueceu a tração 4x4 ligada ou somente a roda livre na posição 4x4?

AKPG
19/02/2010, 13:24
Eduardo,

Se vc não fez nenhuma curva fechada ou manobrou o carro, não tem problema algum.
Andando no asfalto em linha reta ou fazendo curvas leves não vai estragar sua tração.

Agora se fez curvas mais fechadas (90 graus) pode ter forçado algo no conjunto, mas isto você só vai saber no longo prazo.

Portanto, curta seu carro e relaxa. Se não está fazendo barulho em nada, vai tranquilo...

HIDRO
19/02/2010, 13:36
Tração ligada e roda livre na posição 4x2.

AKPG
19/02/2010, 13:40
Tração ligada e roda livre na posição 4x2.
Então não teve problema algum.

Quati
19/02/2010, 13:40
É feito para ser usada...

Não tem risco nenhum.

Só o desgaste normal do sistema.

Em alta velocidade a restrição é para a reduzida que tem limite de velocidade

zeca_cj
19/02/2010, 16:38
É feito para ser usada...

Não tem risco nenhum.

Só o desgaste normal do sistema.

Se voce esta se referindo à utilização do 4x4 do troller em piso duro (asfalto), tem risco sim!
O troller nao tem diferencial central (ao contrario dos nivas, defenders etc..), é ele que tira a diferença de rotação das rodas quando fazemos curvas em 4x4.
No caso do troller, que nao tem esse diferencial, ao fazer uma curva (ou até mesmo usar pneus de tamanho diferente) o sistema todo é sobre carregado pela pressao gerada pelas diferentes rotaçoes dos pneus.
Quem é o primeiro a abrir o bico é a TCase, que logo logo vai começar a pular corrente.

Mas no caso do Hidro, pelo fato de estar usando a RL em 4x2, nao tem grandes problemas porque o cardã dianteiro girou sem carga e na mesma rotação do carda traseiro.

A grosso modo, é isso. Deixo para os mais tecnicos podem melhorar minha explicação.

HIDRO
20/02/2010, 08:27
Pessoal

Obrigado a todos pelas dicas e orientações!

sds
Eduardo

Quati
22/02/2010, 17:19
Eu tinha uma bicicleta de 24V. que fazia isso, pulava a corrente!

\gustavo/
22/02/2010, 23:28
Eu tinha uma bicicleta de 24V. que fazia isso, pulava a corrente!????????????????????????????????????????? ?????????????????????????????????????????????????? ????????????????????????????????????????

PAULO CARECA
23/02/2010, 17:09

Troca de 24V corrente alternada (~~~) por uma de corrente continua (---) que ela para de pular.:parede::twisted::odedo:

Digão Rios
25/02/2010, 15:17

:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::p almas:!!!!!!!!!!!!!!!!!:pipoca::pipoca::pipoca:

Zegenesio
18/03/2010, 10:28
Quando o Troller não é utilizado em trilhas onde não se usa o 4X4, é boa prática ligar a roda livre regularmente para lubrificar as engrenagens do diferencial. Ligo, também, as caixas de transferência para lubrificar, em retas no asfalto.

Alejeep
18/03/2010, 12:14
Quando o Troller não é utilizado em trilhas onde não se usa o 4X4, é boa prática ligar a roda livre regularmente para lubrificar as engrenagens do diferencial. Ligo, também, as caixas de transferência para lubrificar, em retas no asfalto.

Isso ate´pode ser feito e é bom, exatamente como nos Troller até 2001 ( sem roda livre )mas DEIXA CLARO QUE SOMENTE VIRAR AS RODAS LIVRES SEM LIGAR TRAÇAO NO PAINEL, senão tchau tchau diferencial....rs :pipoca:

zeca_cj
18/03/2010, 12:31

Concordo com voce sobre ligar a roda livre (na verdade o termo certo é DESLIGAR a roda livre, pois ela deixa de ser livre para girar...)
porem discordo e nao recomendo ligar a Tcase (engatar a 4x4) no asfalto, mesmo que em reta.

a tcase ja é lubrificada andando em 4x2. nao ha necessidade de engata-la para essa finalidade. dentro da caixa, existe uma bomba de oleo que funciona com o proprio giro do eixo entalhado. ou seja, voce andando normalmente ela ja esta sendo lubrificada.

Armindo Neto
13/01/2013, 17:01
Pessoal , desculpa desenterrar o topico .
mas tenho algumas duvidas.

Eu usei a 4x4h em estrada de chão , tem problema utilizar a 4x4 em estrada de chão?
Com a tração engatada , nao pode manobrar nem fazer curvas fechadas, mas se for na trilha pode?
Abraço

Leandro-SC
13/01/2013, 17:49
Mindo

Talvez esteja falando besteira, mas vejo desta forma,
quando vc liga a tração os dois eixos vão virar na mesma velocidade, e quando vc faz um curva de 90 graus o eixo dianteiro anda mais que o traseiro, esta diferença é feita pelos pneus, eles lixam no chao, na trilha o terreno é lama areia vc nem percebe, mas no asfalto vc vai lixar o pneus e forçar o conjunto.

Vc tem que ver coisa feia é um carro com bloqueio 100% na solda no diferencial traseiro fazer uma curva no asfalto, vai cantando pneus direto, é a mesma coisa claro que em menor intensidade.

a maioria das caminhonetes e carros 4x4 de uso mais urbano tem diferencial central por isso eles andam com a tração no asfalto sem problemas.

Armindo Neto
13/01/2013, 18:28
Mas tem problema eu utilizar 4x4h na estrada de chão?
abraço

homerohermida
13/01/2013, 18:52
Mas tem problema eu utilizar 4x4h na estrada de chão?
abraço
Se estiver seco e firme, não usaria.

Armindo Neto
13/01/2013, 19:08
Se estiver seco e firme, não usaria.

Tinha uns poções , liguei pois não sabia se tinha lama em baixo , a estrada era de chão e bem esburacada com umas laminhas bem bobinhas , em momento algum perdi a aderencia , não manobrei e nem fiz curvas 90graus , tenho pneus 33 mud , mas no caminho tinha uma s10 da light que tava meia sem aderencia .
não corri até porque não dava .
posso ter danificado algo?
abraço

Armindo Neto
13/01/2013, 19:09
bom , lama tinha pois o carro ficou sujo

homerohermida
13/01/2013, 19:31
Tinha uns poções , liguei pois não sabia se tinha lama em baixo , a estrada era de chão e bem esburacada com umas laminhas bem bobinhas , em momento algum perdi a aderencia , não manobrei e nem fiz curvas 90graus , tenho pneus 33 mud , mas no caminho tinha uma s10 da light que tava meia sem aderencia .
não corri até porque não dava .
posso ter danificado algo?
abraço
Acredito que não! E não precisa ficar com medo de fazer curvas! Ainda mais na terra! Veja bem: se você der uma volta no quarteirão com a tração ligada, vai endurecer o volante, vai "cantar" pneu horrores, fará curvas "quadradas", etc... Mas não vai quebrar nada pois será um quarteirão apenas! O que provavelmente trará prejuízos seria andar o ano todo! O atrito entre a terra e o pneu é muito menor que com asfalto, logo: esquece!

Armindo Neto
13/01/2013, 19:35
Valeu, Homero
Obrigado pelas respostas!
A ultima pergunta , na trilha o Rancho no seu carro da fim de curso facil ? por exemplo se pegar um buraco .

Leandro-SC
13/01/2013, 19:57
nao quebra tao facil, mas se vc tem pneu mud 33 liga so as rodas livres, ai e vc ficar ou se perder liga o 4x4, no estradao com chuva é mais legal no 4x2, baixa pra umas 20 libras os dianteiros e uns bota 30 nos traseiros, 2 e 3 vai lixando direto!!!

homerohermida
13/01/2013, 20:30
Valeu, Homero
Obrigado pelas respostas!
A ultima pergunta , na trilha o Rancho no seu carro da fim de curso facil ? por exemplo se pegar um buraco .
Veja bem: se o buraco for fundo e a roda ficar no ar, deu fim de curso! Não vejo problema nisso uma vez que quem limita o curso máximo da suspensão do Troller é o amortecedor. Já o contrário, quando o amortecedor fecha todo, o "fim de curso" não acontece pois o batente limita antes ou, quando este ultimo encontra-se quebrado, os elos da mola batem entre si, fazendo um barulho horrível.

Armindo Neto
13/01/2013, 22:29
nao quebra tao facil, mas se vc tem pneu mud 33 liga so as rodas livres, ai e vc ficar ou se perder liga o 4x4, no estradao com chuva é mais legal no 4x2, baixa pra umas 20 libras os dianteiros e uns bota 30 nos traseiros, 2 e 3 vai lixando direto!!!
OK , liguei mais , por que achei que por baixo da poça poderia ter uma lama casca grossa!
Abraços

Armindo Neto
13/01/2013, 22:30
Veja bem: se o buraco for fundo e a roda ficar no ar, deu fim de curso! Não vejo problema nisso uma vez que quem limita o curso máximo da suspensão do Troller é o amortecedor. Já o contrário, quando o amortecedor fecha todo, o "fim de curso" não acontece pois o batente limita antes ou, quando este ultimo encontra-se quebrado, os elos da mola batem entre si, fazendo um barulho horrível.
Quando pegava um buraco sentia ele socar , dar fim de curso!
Abraços

homerohermida
13/01/2013, 23:35
Quando pegava um buraco sentia ele socar , dar fim de curso!
Abraços
Então procure conferir os batentes da suspensão que ficam dentro das molas.

Armindo Neto
14/01/2013, 22:39
Então procure conferir os batentes da suspensão que ficam dentro das molas.
Eu vi , e ta sem o batente de borracha esta so com o de ferro

homerohermida
14/01/2013, 22:53
Eu vi , e ta sem o batente de borracha esta so com o de ferro
Então seu problema está resolvido! Conselho grátis: compre os não originais da Tor off-road. Muito melhores que os originais!

Armindo Neto
15/01/2013, 08:22
Então seu problema está resolvido! Conselho grátis: compre os não originais da Tor off-road. Muito melhores que os originais!
Obrigado pela resposta Homero!
vou ver no site da Tor!
Abraço

Murillus
15/01/2013, 18:32
O grande problema do TROLLER que por ser muito bruto, so para quando quebra pra valer... Raramente ele vai te avisar que existe algo errado... Por isso é importante fazer revisoes preventivas regularmente...

Armindo Neto
16/01/2013, 23:42
O grande problema do TROLLER que por ser muito bruto, so para quando quebra pra valer... Raramente ele vai te avisar que existe algo errado... Por isso é importante fazer revisoes preventivas regularmente...
TO tentando arrumar um tempo para fazer uma revisão!

Abraço