PDA

Ver Versão Completa : Motor diesel rateando muito



zezinhoerm
17/02/2010, 20:16
Prezados,
Tenho uma Nissan Pathfinder D21 a diesel que vem apresentando o seguinte problema:
Quando está com a rotação acima de 3000RPM e de motor cheio (principalmente em subidas) ela falha. Parece que desliga mesmo!! e solta uma fumaceira branca!! Se tirar o pé, ela volta ao normal. Às vezes o problema some ou às vezes persiste por alguns Km.
Temperatura normal.
Partida normal.
Fumaça normal (salvo nas rateadas).
Motor com 335K, revisado há uns 10K.
Não baixa óleo.

Por favor, se puderem ajudar.
O que pode ser?

Tio Eddie
17/02/2010, 22:53
você revisou a Bomba Injetora e os Bicos?

zezinhoerm
17/02/2010, 23:17
Os bicos sim.
A bomba ainda não, mas pelo visto, terei de mexer

Pinaudmaster
18/02/2010, 06:48
Cavitação no combustível, filtro sujo e retendo ar, várias possibilidades adicionais.

Pequeno jr
18/02/2010, 07:34
Além da BI, veja todos os filtros e as conexões.

zezinhoerm
18/02/2010, 18:41
Eu ia mexer na bomba mesmo, porque está castanhando muito. Drenei a água do filtro e limpei o filtro de combustivel pra ver se era sujeira. Tinha um pouco d'água e o filtro de combustível (que é novo: uns 3 meses de uso) estava limpo.
Isso aconteceu depois que abasteci em um posto de qualidade duvidosa na estrada. O diesel realmente estava muito feio!! Bem preto mesmo!!!
Só que depois disso eu drenei o combustível ruim e abasteci num posto conhecido, que eu já estava acostumado a abastecer aqui na região.
Mas o problema continua.
A minha preocupação maior é a fumaceira branca que sai no escapamento.
E mecânicos aqui na região... bom, deixam muito a desejar.
O fato é que terei de mexer urgente.

Anthoniusnikos
18/02/2010, 21:32
Cavitação no combustível, filtro sujo e retendo ar, várias possibilidades adicionais.

Cavitação no combustível Pinauld ????? :discordo::discordo::discordo: Cavitação pode acontecer na câmara de explosão; nas partes internas da BI; na carcaça da bomba de combustível; nas galerias de água para resfriamento do motor; nas palhetas das turbinas; no rotor das bomba de água.


Zezinho, é quase certeza que o diesel que usou estava batizado com muito álcool e água, daí as falhas e perda de potência.
Após a drenagem e colocação de um diesel de boa qualidade, procure usar a viatura por algum tempo, no máximo a 2.500 rpm. Se a fumaça branca persistir, verifique se o nível da água do reservatório de expansão abaixa.


Anthon

Deivid/silveira
23/02/2010, 22:38
Pô ! não baixa oleo?:pensativo:

Miranda
23/02/2010, 23:15
valvulas..

bgtn
24/02/2010, 08:50
Eu ia mexer na bomba mesmo, porque está castanhando muito. Drenei a água do filtro e limpei o filtro de combustivel pra ver se era sujeira. Tinha um pouco d'água e o filtro de combustível (que é novo: uns 3 meses de uso) estava limpo.
Isso aconteceu depois que abasteci em um posto de qualidade duvidosa na estrada. O diesel realmente estava muito feio!! Bem preto mesmo!!!
Só que depois disso eu drenei o combustível ruim e abasteci num posto conhecido, que eu já estava acostumado a abastecer aqui na região.
Mas o problema continua.
A minha preocupação maior é a fumaceira branca que sai no escapamento.
E mecânicos aqui na região... bom, deixam muito a desejar.
O fato é que terei de mexer urgente.
zezinhoerm,

Não consegui verificar como é a bomba injetora da D21, mas como você já drenou a água dos separadores nos filtros (não sei como é na D21, se tem "pré-filtro" que é só sepador de água), sugiro que você abra os parafusos para tirar o ar (se é que existem....) e deixe correr muito diesel, pode ser que saia alguma sujeira tipo óleo ou impurezas.... Se não houver o parafuso do dreno, você pode soltar o cano de 1 bico injetor de deixar o motor gira um tempo... Bom, essas sugestões são levando em conta que acredito que a d21 tenha bomba / bicos mecanicos....
Não custa nada (só um pouquinho de diesel....) tentar....

zezinhoerm
28/02/2010, 09:41
Pô ! não baixa oleo?:pensativo:

Tenho que completar meio litro em cada intervalo de troca de 5000Km

zezinhoerm
28/02/2010, 09:48
zezinhoerm,

Não consegui verificar como é a bomba injetora da D21, mas como você já drenou a água dos separadores nos filtros (não sei como é na D21, se tem "pré-filtro" que é só sepador de água), sugiro que você abra os parafusos para tirar o ar (se é que existem....) e deixe correr muito diesel, pode ser que saia alguma sujeira tipo óleo ou impurezas.... Se não houver o parafuso do dreno, você pode soltar o cano de 1 bico injetor de deixar o motor gira um tempo... Bom, essas sugestões são levando em conta que acredito que a d21 tenha bomba / bicos mecanicos....
Não custa nada (só um pouquinho de diesel....) tentar....

O sistema de alimentação é todo mecânico.
tem um pré-filtro separador de água ligado ao filtro de combustível, que vai ligado à bomba.
Havia uma certa "folga" nas mangueiras, que resolvi achando que pudesse ser débito de combustível e entrada de ar. Diminuiu o problema, mas não resolveu.
Fui com o carro ao bombista, que antes de abrir, já me deu o orçamento! (2000,00)!!!
O cara ainda disse que "carro diesel é assim mesmo, que dá muito esse tipo de problema..."
Acho que vou ter que morrer nos 2 conto!!!

zezinhoerm
28/02/2010, 09:51
valvulas..



Putz!!! Será?!?!?!?!:putz:

Edintruder
28/02/2010, 11:05
Se o bombista deu orçamento sem mexer é possível ser um picareta de mão cheia...
Eles dão uma estimativa do valor, porém o valor correto só quando começam a mexer. Mas é bem possível que acabes nas mãos de um bombista mesmo...

SAPO-BOMBA
28/02/2010, 12:54
Tem que ver qual o modelo da bomba que vc tem. Se for Zexel ou Denso ( como costumam ser os motores japas mais antigos ) não dá esse valor todo não. Como o Edin falou, fica de olho que tá cheio de "esperto" querendo ganhar teu $$$...

zezinhoerm
01/03/2010, 07:34
pois é!!!
Vou levar ao bombista hoje e exigir tudo que eu puder!

Se o defeito é esse mesmo;
Se os reparos são de primeira linha;
Garantia do serviço...

Vamos ver.

Posto aqui o desfecho!!!