Ver Versão Completa : TR4 - Aquecimento interno e cambio AT
ChicoFloripa
17/02/2010, 10:35
Olá pessoal.
Este é meu primeiro tópico aqui no forum. Após muitas pesquisas, adquiri uma tr4, 2006, automatica.
Estou muito satisfeito com o carro e neste feriado de carnaval aproveitei para testa-la na areia e no barro aqui em Florianópolis.
Após estes passeios fiquei com algumas dúvidas, ai vai:
- Na areia, tive a sensação que o carro patinava, parecendo que estava atolando, mas na verdade não, passava tranquilo. A mesma sensação tive ao subir um morro bem inclinado, parece que falta força e tem que acelerar bastante. Esta sensação não era sentida quando o carro estava em reduzida. Pode ser algum problema no cambio automatico?
- Sinto que a parte central do carro (onde fica o cambio) esta aquecendo muito, onde mesmo com o ar ligado, o calor nas pernas torna-se insurportavel. O que pode ser? Caixa do cambio com problemas?
- Andar um longo trecho com a reduzida engatada (5km), respeitando o limite de velocidade, tem algum problema?
Grande abraço a todos.
[QUOTE=ChicoFloripa;1095728]Olá pessoal.
- Na areia, tive a sensação que o carro patinava, parecendo que estava atolando, mas na verdade não, passava tranquilo. A mesma sensação tive ao subir um morro bem inclinado, parece que falta força e tem que acelerar bastante. Esta sensação não era sentida quando o carro estava em reduzida. Pode ser algum problema no cambio automatico?
Bom se for um morro bem ingreme e com areia fofa é normal isso que vc relatou , na verdade o ideal e vc já subir com uma certa velocidade , pegar uma distancia antes do morro e subir ''já no embalo'' e a reduzida serve exatamente pra lhe ajudar nessas situacoes.......
- Sinto que a parte central do carro (onde fica o cambio) esta aquecendo muito, onde mesmo com o ar ligado, o calor nas pernas torna-se insurportavel. O que pode ser? Caixa do cambio com problemas?
Já estou na segunda TR4 AT e NUNCA tive esse problema.
- Andar um longo trecho com a reduzida engatada (5km), respeitando o limite de velocidade, tem algum problema?
Creio que nao, mas o objetivo da reduzida é vc transpor um obstaculo, apos vencido vc desengata.
Olá pessoal.
Este é meu primeiro tópico aqui no forum. Após muitas pesquisas, adquiri uma tr4, 2006, automatica.
Estou muito satisfeito com o carro e neste feriado de carnaval aproveitei para testa-la na areia e no barro aqui em Florianópolis.
Após estes passeios fiquei com algumas dúvidas, ai vai:
- Na areia, tive a sensação que o carro patinava, parecendo que estava atolando, mas na verdade não, passava tranquilo. A mesma sensação tive ao subir um morro bem inclinado, parece que falta força e tem que acelerar bastante. Esta sensação não era sentida quando o carro estava em reduzida. Pode ser algum problema no cambio automatico?
- Sinto que a parte central do carro (onde fica o cambio) esta aquecendo muito, onde mesmo com o ar ligado, o calor nas pernas torna-se insurportavel. O que pode ser? Caixa do cambio com problemas?
- Andar um longo trecho com a reduzida engatada (5km), respeitando o limite de velocidade, tem algum problema?
Grande abraço a todos.
Se vai andar na areia, já liga a reduzida antes de começar a brincadeira. Vc poupa o motor e o conversor de torque do cambio AT. Seu carro só tem a ganhar com isto.
Sobre o aquecimento que vc comentou, não sei opinar pois nunca tive TR4, mas será que neste local, sob o carro, não fica o catalizador? Pode ser algum problema nele.
Vc pode andar em reduzida o tempo que quiser e pela km que quiser. Não tem nenhum problema nisto. Problema mesmo só se vc entrar no asfalto e tentar fazer uma curva fechada. Ai sim vai estragar um monte de coisas.
Abraço,
ChicoFloripa
18/02/2010, 15:12
Pessoal,
Levei o carro numa oficina aqui em Floripa, devido a km (48mil), achamos prudente trocar o oleo do cambio, da caixa de transf. e dos diferenciais.
O serviço ainda não foi executado, na proxima semana eu respondo se os problemas foram sanados.
Abraço!
Marcio Medina
18/02/2010, 18:43
Pessoal,
Levei o carro numa oficina aqui em Floripa, devido a km (48mil), achamos prudente trocar o oleo do cambio, da caixa de transf. e dos diferenciais.
O serviço ainda não foi executado, na proxima semana eu respondo se os problemas foram sanados.
Abraço!
Dificilmente o problema estará nos fluídos. Provavelmente é o seu sistema de exaustão (escape) que deve ter furo ou vazamento em alguma parte próxima ao câmbio, causando sua desconfiança. A minha é AT e não tem esse problema. E, sinceramente, 48.000 km não é tão rodada assim para trocar o fluído de câmbio, haja visto que nas revisões devem ter feito isso.
Quanto ao uso da reduzida, adoro usá-la: poupo motor, combustível e câmbio. Só fique de olho na rotação do motor e lembre-se: reduzida foi feita para terrenos de baixa aderência! Se utilizá-la no asfalto, seu câmbio te mandará um cartão de natal de um lugar bem longe...
Quando ando na areia, engato a reduzida e esqueço...1a., 2a., 3a., e 4a. reduzida. A utilização correta desse recurso faz vc "negociar" bem mais com o terreno e com todo conjunto mecânico do seu carro.
Abs,
enegreiros
18/02/2010, 20:15
ChicoFloripa
Reduzida é pra ser usada mesmo, pois poupa os componentes do seu carro (conforme comentado acima, não a utilize no asfalto de maneira alguma). Qualquer dúvida, consulte o manual do veículo, pois nele consta as situações em que você pode e deve utilizá-la. Outro detalhe que não pode ser esquecido é que sempre que você for andar em areia frouxa deve ser baixada a calibragem dos pneus. Isso é fundamental e a diferença de desempenho é gritante.
Quanto ao aquecimento, sei que alguns carros possuem uma proteção entre alguns componentes mecânicos e o assoalho do veículo, mas não sei se a TR4 tem. Vale a pena ser verificado isso, pois essa proteção é feita pra diminuir o impacto do conjunto sobre a temperatura interna do veículo. Eu tive um troller a gasolina que tinha esse problema da temperatura interna e me aconselharam a verificação dessa proteção. Não chegeui a trocar, pois decidi vender o veículo antes de resolver esse problema.
sds,
enegreiros
Vou aproveitar esse tópico para perguntar aos amigos.
Comprei uma Pajero GLS 2.8 AT 2004 que está com 87k rodados e como o ex dono disse que não havia trocado o óleo do câmbio com os 80k, e nem sabia se foi trocado com os 40km rodados, resolvi procurar dois locais para orçamento:
1- Numa renomada Oficina ( não autorizada mit) o dono pediu 7 litros de óleo original castrol, 1 filtro e cobrou 120 reais de mao de obra;
2- O mecanico da autorizada MIT calculou 10 litros e mais 120,00 de mao de obra só que disse que não se trocava o filtro, a não ser quando o cambio é aberto para conserto.
PORÉM, o que mais me impressionou é que ambos disseram que depois de trocar o óleo existe a possibilidade do câmbio vir a apresentar defeitos, mesmo que agora ele esteja normal, visto ao cambio receber o óleo novo, porque com o óleo velho está tudo encaixado etc etc etc.
Puts! se não troco e quebra , vai ser por falta de seguir o previsto no manual do carro.
Se troco o óleo, o carro que está normal pode via a dar defeito ??? :putz:
:parede::parede::parede:
Alguém pode opinar, e me ajudar sobre esse dilema???
Marcio Medina
18/02/2010, 20:55
Vou aproveitar esse tópico para perguntar aos amigos.
Comprei uma Pajero GLS 2.8 AT 2004 que está com 87k rodados e como o ex dono disse que não havia trocado o óleo do câmbio com os 80k, e nem sabia se foi trocado com os 40km rodados, resolvi procurar dois locais para orçamento:
1- Numa renomada Oficina ( não autorizada mit) o dono pediu 7 litros de óleo original castrol, 1 filtro e cobrou 120 reais de mao de obra;
2- O mecanico da autorizada MIT calculou 10 litros e mais 120,00 de mao de obra só que disse que não se trocava o filtro, a não ser quando o cambio é aberto para conserto.
PORÉM, o que mais me impressionou é que ambos disseram que depois de trocar o óleo existe a possibilidade do câmbio vir a apresentar defeitos, mesmo que agora ele esteja normal, visto ao cambio receber o óleo novo, porque com o óleo velho está tudo encaixado etc etc etc.
Puts! se não troco e quebra , vai ser por falta de seguir o previsto no manual do carro.
Se troco o óleo, o carro que está normal pode via a dar defeito ??? :putz:
:parede::parede::parede:
Alguém pode opinar, e me ajudar sobre esse dilema???
Nunca ouvi falar nisso...se trocar o óleo o câmbio pode apresentar defeito? Acho que é lenda...
De toda forma, ligue para o Ari, mecânico que mexe na minha TR. Ele já participou de 6 edições do Rally dos Sertões e manja mto de Mit.
(11) 8694-9695.
Espero ter ajudado.
Abs,
Marcio Medina
18/02/2010, 20:58
ChicoFloripa
Reduzida é pra ser usada mesmo, pois poupa os componentes do seu carro (conforme comentado acima, não a utilize no asfalto de maneira alguma). Qualquer dúvida, consulte o manual do veículo, pois nele consta as situações em que você pode e deve utilizá-la. Outro detalhe que não pode ser esquecido é que sempre que você for andar em areia frouxa deve ser baixada a calibragem dos pneus. Isso é fundamental e a diferença de desempenho é gritante.
Quanto ao aquecimento, sei que alguns carros possuem uma proteção entre alguns componentes mecânicos e o assoalho do veículo, mas não sei se a TR4 tem. Vale a pena ser verificado isso, pois essa proteção é feita pra diminuir o impacto do conjunto sobre a temperatura interna do veículo. Eu tive um troller a gasolina que tinha esse problema da temperatura interna e me aconselharam a verificação dessa proteção. Não chegeui a trocar, pois decidi vender o veículo antes de resolver esse problema.
sds,
enegreiros
Baixar a calibragem é fundamental tanto na areia qto na lama. A diferença é que na areia baixamos mais. Deixo a minha TR com 14/15 lbs na areia e 25 lbs na lama. Não baixo mto na trilha de lama para não tirar altura do carro. Mas tiro 5 lbs (uso 30 normalmente) para aumentar a área de atrito com o solo.
Abs e obrigado pela lembrança oportuna.
- Sinto que a parte central do carro (onde fica o cambio) esta aquecendo muito, onde mesmo com o ar ligado, o calor nas pernas torna-se insurportavel. O que pode ser? Caixa do cambio com problemas?
-Grande abraço a todos.[/QUOTE]
Eu sei que se aquecer demais o fluido do cambio aut, a luz verde do indicador de marcha ficará piscando, avisando da situação. PARE, desligue o motor e aguarde uns minutos antes de nova partida.
Estou na minha primeira TR4, no inicio percebia este aquecimento na part e central do carro e nos pés, agora não sei se parou de aquecer ou, eu que não percebo mais.
enegreiros
18/02/2010, 23:44
Vou aproveitar esse tópico para perguntar aos amigos.
Comprei uma Pajero GLS 2.8 AT 2004 que está com 87k rodados e como o ex dono disse que não havia trocado o óleo do câmbio com os 80k, e nem sabia se foi trocado com os 40km rodados, resolvi procurar dois locais para orçamento:
1- Numa renomada Oficina ( não autorizada mit) o dono pediu 7 litros de óleo original castrol, 1 filtro e cobrou 120 reais de mao de obra;
2- O mecanico da autorizada MIT calculou 10 litros e mais 120,00 de mao de obra só que disse que não se trocava o filtro, a não ser quando o cambio é aberto para conserto.
PORÉM, o que mais me impressionou é que ambos disseram que depois de trocar o óleo existe a possibilidade do câmbio vir a apresentar defeitos, mesmo que agora ele esteja normal, visto ao cambio receber o óleo novo, porque com o óleo velho está tudo encaixado etc etc etc.
Puts! se não troco e quebra , vai ser por falta de seguir o previsto no manual do carro.
Se troco o óleo, o carro que está normal pode via a dar defeito ??? :putz:
:parede::parede::parede:
Alguém pode opinar, e me ajudar sobre esse dilema???
É verdade!! Quando fui trocar o óleo da minha TR4 AT 2004 o pessoal da autorizada também me disse a mesma coisa. Troquei com 68k rodados e fui advertido. Achei melhor trocar... Não tive problema algum. Pelo que o mecânico falou, o óleo ainda era original!! Parece (não tenho certeza) que nas TR4 novas a instrução é trocar com 80k. O procedimento de troca é um pouco trabalhoso, pois o carro tem que andar alguns quilômetros para que se chegue ao nível ideal de óleo.
sds,
enegreiros
ChicoFloripa
19/02/2010, 12:31
Pessoal,
Levei o carro em outra oficina, desta vez especializada em cambio automatico.
O cambio do carro esta em perfeitas condições, aquela minha sensação de carro patinando é coisa de iniciante mesmo, tenho que conhecer melhor o carro.
Sobre aquecimento interno (no console), o mecanico disse que isso é normal, as TR4 aquecem bastante ali, uma vez que a caixa do cambio fica bem ali embaixo, e o oleo das automaticas pode chegar a temperaturas bem altas.
Como no carro não foi feito a revisão dos 40mil, vai ser trocado oleo da caixa do cambio, da caixa de transferencia e dos diferenciais.
Bom, é isso ai, espero estar ajudando outros proprietarios de TR4 a sanarem suas duvidas.
gutosoft2
19/09/2012, 09:56
Bom dia pessoal.
Recentemente comprei uma TR4 2008 para minha esposa e hoje ela se queixou que no console central perto do pedal do acelerador está esquentando muito.
Lendo o relato de vcs, um amigo disse que o mecanico informou que isso era normal.
Gostaria de saber que isso realmente procede, ou devo checar alguma coisa ? (Cambio, isolamento)
Grato e aguardo retorno...
Augusto
São Paulo
Bluetauro
19/09/2012, 11:09
Tenho uma TR4 08/09 AT e posso afirmar que isso não é normal.
Logo que comprei o carro eu não tinha experiência com câmbio automático, daí uma vez aqueceu pois eu estava utilizando de forma errada. O carro estava patinando e o câmbio estava na posição "D", bastou uma acelerada forte e a temperatura foi no vermelho. Nessa situação por exemplo tem que colocar o câmbio na posição "L", daí vai limitar em primeira marcha, podendo acelerar a vontade que tudo funciona perfeitamente.
Tens que ver em qual situação está ocorrendo o problema. Pode ser por uso errado do equipamento.
Abraços
gutosoft2
19/09/2012, 11:48
Obrigado pelo retorno, mas não entendi seu esclarecimento.
Afinal, como é que se pode usar de forma errada um cambio automatico na posição D ??????
Tenho um carro civic automatico e tenho experiencia com carros automaticos e não vejo como uma pessoa consiga estragar
um cambia automatico na posição D, visto que quem controlar tudo é o carro.
Talvez uma aceleração brusca ?
Poderia esclarecer ?
Irei trabalhar amanhã com a TR4 para eu ver como ela se comporta.
Grato
Bluetauro
19/09/2012, 16:17
Obrigado pelo retorno, mas não entendi seu esclarecimento.
Afinal, como é que se pode usar de forma errada um cambio automatico na posição D ??????
Tenho um carro civic automatico e tenho experiencia com carros automaticos e não vejo como uma pessoa consiga estragar
um cambia automatico na posição D, visto que quem controlar tudo é o carro.
Talvez uma aceleração brusca ?
Poderia esclarecer ?
Irei trabalhar amanhã com a TR4 para eu ver como ela se comporta.
Grato
O câmbio é automático, mas não inteligente o suficiente para todas as situações. Por exemplo, se você for subir uma ladeira muito longa e ingreme (Região Serrana) e deixar o câmbio na posição "D", provavelmente vai superaquecer o câmbio. O correto é colocar na posição "L" ou "2". Na descida a mesma coisa, é recomendado que se coloque em "L" ou "2" dependendo é claro de quanto é ascentuada a ladeira para que o carro segure no motor, e não somente nos freios.
Já lí aqui no fórum varios relatos de TR4 que esquentavam ao subir ladeira íngremes.
O manual explica como usar cada uma das posições;
Abraços
gutosoft2
19/09/2012, 16:21
Certo, mas não é o caso, pois o uso é o normal, ou seja, simplesmente andar na Marginal Pinheiros (plano).
Mesmo assim, eu vou andar com a TR4 amanhã e tnetar ver se aquece comigo tambem....
Grato
Hilarino barreto
10/01/2024, 01:47
Tenho uma Tr4 2013 , começou a perder potência na subida bem íngrime, o mecânico fez todos os teste e dizia q estava com algumas peças ruim
Depois de trocar várias peças , bomba de combustível, velas , cabos , não tinha mais oque trocar , agora tive a felicidade de um mecânico descobrir q é o câmbio automático patinando ,
Engraçado q na pista em reta minha viatura andava a 160km sem problemas
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