Conectar

Ver Versão Completa : Amortecedor Procomp e BF na SW4 v6 98



marcelo Marques28
16/02/2010, 19:24
Ola a todos.

Tenho uma Hilux sw4 v6 ano 98 motor 5VZ automática, teto, completa na cor preta.

Demorei para encontrar esse carro, mas valeu a apena, o carro era de empresa e hoje sou o segundo dono a quase 1 ano, nunca me deu dor de cabeça, apenas revisão normal de óleo, freios, nada de mais ( ainda bem ).

Quando comprei estava com pneus de rua Yokohama e ela esta com roda da Hilux nova, ainda estava com bastante borracha nos pneus, bom ai depois que comecei a aprontar com a viatura, colocar no barro, fazer uns passeios, logico que nada de mais, os pneus comecaram a gastar e logico que um pouco de lama e ja era, nao conseguia tirar o carro do lugar.

Foi o começo das mudanças, primeiro levantei o carro, troquei a mola traseira por uma de kit gas e aumentei o tamanho da mola a frio e na frente a mola permanece original mas tb foi arquiada a frio, bom as medidas foram as seguintesm na frente estava com 69 cm e na traseira 68 cm distancia entre a curva do paralama ate o chão, agora com pneu e mola foi para 93 cm na traseira e 91 cm na dianteira e a altura dela do chão até o teto, 1,85 cm, sendo que a medida segundo o manual é de 1,72 cm

Como tenho amigos te usam BF e outros pneus lameiros, comecei a pesquisar e coloquei os BF ALL terrain 265 75 R16, como uso o carro no dia a dia, nao coloquei MUD devido ao barulho, bom o carro ficou show de bola, o carro agarrava mais nas curvas e na frenagem, o carro segura muito mais. Mas ai, como levantei o carro, fiquei preocupado com os amortecedores, pois ainda eram novos, o antigo dono, tinha trocado e original toyota, bom ai foi a vez de pesquisar marcas e modelos de amortecedor, bom a princípio, eu ia de Rancho, por ler foruns e etc, mas ai veio um problema, praticamente ninguem tinha a pronta entrega, estava demorando quase 1 mês, ai tinha um amigo meu que tb é aqui do forum, estava usando procomp e fui atras dos amortecedores, bom resumindo, coloquei procomp, sem regulagem externa.

Diagnostico - Antes dos amortecedores, como toda Hilux, balança um pouco em curvas e depois dos 100km, balançava tb, agora, do jeito de venho eu entro na curva, logico respeitando os limites do carro, mas o que percebi é que quando passo em lombadas, buracos ou ondulação, a suspenção esta justa, nao fica "molona" ou balançando, mesmo com quatro pessoas e com bagagem, a traseira quase que nao desce como acontecia antes apenas com quatro pessoas, a traseira descia demais, na terra ai sim veio a grande diferença, estrada de terra e mesmo em passeios que utiliza a tração, o carro, totalmente estavel, duro, porem confortavel, antes tinha a impressão que a traseira passarinhava um pouco, agora, o carro grudado no chão.

Bom para mim, o carro ja era um "cavalo", afinal é um Toyota, depois dessas mudanças, o carro fico muito melhor.

Quem quiser perguntar alguma coisa, fiquem a vontade.

Depois coloco fotos do carro.

Abs

decarlifilho
18/02/2010, 21:34
Marcelo,

onde vc comprou os ProComp.
Tenho instalado na traseira da minha SW4 1997 mas não acho o dianteiro...

Dé Carli

jcosta.fernando
19/02/2010, 08:29
Marcelo,

Como é, e quem faz, esse arqueamento das molas "a frio"??
Pergunto porque tenho uma SW-95 e ela está igual ao seu relato antes de arquear as molas, ou seja, a traseira está arriada e se levo mais quatro passageiros c/ou sem bagagem ela abaixa mais ainda, fica horrível e desconfortável pois em qualquer ondulação ela dá fim de curso na suspensão.
Depois posta algumas fotos da sua viatura. Deve ter ficado show.

marcelo Marques28
28/02/2010, 14:43
Eu comprou na Garra4x4 em São Paulo, achei sem problemas.

Abs



Marcelo,

onde vc comprou os ProComp.
Tenho instalado na traseira da minha SW4 1997 mas não acho o dianteiro...

Dé Carli

marcelo Marques28
28/02/2010, 14:48
Foi em uma loja especializada aqui em São Paulo, no bairro da casa verde ( vou pegar o telefone e te passo), então, pelo jeito a sua estava igual a mim, depois que coloquei a mola nova e de kit gas, o carro ficou show e pode colocar peso que não bate.

O processo de arquear a mola a frio é o seguinte, o cara coloca ela em uma bancada e o cidadão bate no meio de cada elo e sem errar rsrs nao sei como mas ele consegue e a cada batida ele mede a altura da mola, depois disso ele coloca em um "forno" e aquece e logo depois ele esfria a mola e ja era, quando vi, nao botei muita fé, mas após 3 meses, o carro continua igual, sem nenhuma alteração.

Abs



Marcelo,

Como é, e quem faz, esse arqueamento das molas "a frio"??
Pergunto porque tenho uma SW-95 e ela está igual ao seu relato antes de arquear as molas, ou seja, a traseira está arriada e se levo mais quatro passageiros c/ou sem bagagem ela abaixa mais ainda, fica horrível e desconfortável pois em qualquer ondulação ela dá fim de curso na suspensão.
Depois posta algumas fotos da sua viatura. Deve ter ficado show.

dudu83
28/02/2010, 16:10
e coloquei um jogo de procomp na band.. e inacreditavel como ela ficou confortavel, em estradas de terra mesmo com muita ''costela de vaca'' parece que estou andando no asfalto de tao bom que o carro ficou... RECOMENDO

jcosta.fernando
01/03/2010, 20:42
Valeu Marcelo,

Vou procurar, aqui em Goiânia, algum especialista em molas e ver se ele faz igual.
Tomara que eu encontre algum que tenha boa pontaria nas marteladas. hehehe

Sergio Henrique
11/03/2010, 17:55
Ola a todos.

Tenho uma Hilux sw4 v6 ano 98 motor 5VZ automática, teto, completa na cor preta.

Foi o começo das mudanças, primeiro levantei o carro, troquei a mola traseira por uma de kit gas e aumentei o tamanho da mola a frio

Depois coloco as fotos.

Abs

Marcelo,

Vc teria o telefone do local onde vc mandou "levantar as molas" ???
E as fotos do carro levantado, poderia mandar para sergio.aracema@gmail.com pois tenho uma SW4 97 e fiquei curioso para ver como ficou.

Abçs,

marcelo Marques28
15/03/2010, 21:22
DEpois de um tempo segue as fotos do antes sem o BF e Procomp e depois com BF

kenneygouveia
17/03/2011, 07:52
Amigo estou uma SW4 V6, exatamente igual a sua, vc poderia me dizer qual a referência dos amortecedores.... onde encontro esse kit para instalar na minha? obrigado.

Ezahn
26/05/2011, 23:35
Foi em uma loja especializada aqui em São Paulo, no bairro da casa verde ( vou pegar o telefone e te passo), então, pelo jeito a sua estava igual a mim, depois que coloquei a mola nova e de kit gas, o carro ficou show e pode colocar peso que não bate.

O processo de arquear a mola a frio é o seguinte, o cara coloca ela em uma bancada e o cidadão bate no meio de cada elo e sem errar rsrs nao sei como mas ele consegue e a cada batida ele mede a altura da mola, depois disso ele coloca em um "forno" e aquece e logo depois ele esfria a mola e ja era, quando vi, nao botei muita fé, mas após 3 meses, o carro continua igual, sem nenhuma alteração.

Abs


Marcelo Marques, passa o contato deste moleiro na Casa Verde!!!

Como é este Kit Gas? Coloca ele na traseira e continua com a mola original, só que alongada no seu caso?

Supercharger
27/05/2011, 07:46
qual a referência dos amortecedores?

Procomp ES6000 Gas Charged Strut
Part Number: 618053

ES6000 Strut for 0 to 4 inches of lift
Direct fit spring seat (Requires OEM Coil Spring)
Twin tube nitrogen gas charged
10 stage velocity sensitive valving
1 3/8 inch nylon banded piston
5/8 inch chrome hardened piston rod
Shock boots sold separately


These ES6000 gas charged struts deliver a smooth, comfortable ride on the road and improve handling and performance off-road. The double welded shock mounts ensure maximum strength and durability. The expanded twin-tube design increases fluid capacity up to 50%. Get the most out of your vehicle on the street or on the trail with Pro Comp ES6000 Struts. Requires OEM Coil Spring.

Link para o site --> ES6000 Gas Charged Strut (http://www.procompusa.com/prodDetail.aspx?partNo=EXP618053&catID=1&subCat=90&ptID=3306&plID=8605)

Procomp ES9000 Series Shock Absorber
Part Number: 921513

Shock Absorber
ES9000 Series
Dust Boot Must Be Purchased Separately


Twin tube design and 10 stage velocity sensitive valving delivers a smooth, comfortable high ride, but also enhances off road handling and performance. A 1 3/8 nylon banded full displacement piston head and double welded shock mounts ensure maximum strength and long lasting durability; 21.75 in. extended; 13.06 in. collapsed

Link para o site --> ES9000 Series Shock Absorber (http://www.procompusa.com/prodDetail.aspx?partNo=EXP921513&catID=1&subCat=90&ptID=3306&plID=1820)

Supercharger
27/05/2011, 07:50
passa o contato deste moleiro na Casa Verde!

Ezahn, não vale a pena!

Esta Toy hoje é minha, e o proprietário anterior me disse que as molas arriaram rapidinho. Jogou fora e voltou com as molas originais. Isto é serviço porco, não é coisa para Toyota. :concordo: