Ver Versão Completa : Pajero 98 GLS 3.0 Gasolina 4x4 Câmbio Manual
rlauferbr
15/02/2010, 09:31
Olá pessoal da lista.
Há alguns dias estou acompanhando o fórum buscando informações sobre um veículo que estou "namorando". Encontrei o fórum através do google e achei fantástica a comunidade. Vejo que vocês são como uma família que adora trocar experiências, parabéns por isso.
Atualmente sou proprietário de um hatch Volkswagen, porém surgiu a oportunidade de fazer um upgrade do veículo e gostaria que me passassem suas impressões.
Encontrei uma Pajeiro 1998 GLS 3.0 Gasolina 4x4, câmbio manual, com 4 portas.
Similar a da imagem abaixo:
http://lh5.ggpht.com/_yvmP10udSUM/S3kttQTuWCI/AAAAAAAACTE/xW-KJpAn2CI/img.jpg http://lh3.ggpht.com/_yvmP10udSUM/S3kttbZobkI/AAAAAAAACTI/fUfK5o1Kr2U/img2.jpg http://lh3.ggpht.com/_yvmP10udSUM/S3kttqBHtCI/AAAAAAAACTM/Nb8965Sx6jQ/img3.jpg
Fiquei de levar a um mecânico para dar uma conferida no material, porém está perfeita de lata, nunca foi batida. Contém, inclusive, manual original.
Minha dúvida é similar as dúvidas da maioria do fórum.
Como estou saindo de um carro de passeio (Polo 2003) para um carro, mais antigo e utilitário, não sei o que devo cuidar antes de comprar (suspensão, tração, etc).
Não sei com que período devo realizar a troca do óleo, qual o tipo de óleo.
Custo de manutenção (tenho a vantagem de morar em Foz do Iguaçu-PR, muitas das peças são um terço do preço no Paraguai).
Consumo médio cidade e estrada.
Enfim, gostaria das impressões dos demais colegas sobre este veículo, tenho medo de entrar numa enrascada, rs.
O seu valor está um pouco acima da tabela, a fipe está em torno de 28.000 "latinhas" seu atual proprietário está pedindo 35.000 "latinhas", acho um pouco fora, mas aparentemente, trata-se de um veículo impecável, com cerca de 90.000km rodados.
Gente é isso, aguardo o conselho de vocês!!!!
Abraço a todos!!
rlauferbr
17/02/2010, 15:56
Ninguém tem nada a declarar?
Surgiu a oportunidade também de uma Pajero TR4 2004.
Muito mais "atual" porém com menor espaço interno.
O que sugerem?
Paulo_CW
17/02/2010, 16:23
Caro colega...
Gosto é gosto e não se discute... então elogiar ou criticar vai muito de q vc tem de intenção com o veículo.... veja q pra mim só o fato de vc sair de um Polo... já vale a pena... kkkk
Se vc encontrou uma viatura boa, com certeza vai gostar e a mesma não vai t deixar na mão... mesmo sendo mais velha...
A Pajero é pau pra toda obra e dificilmete dá pau... mas quando dá a manutenção não será barata... mas como vc ta do lado dos hermanos... pode desconsiderar q falei....
Outra coisa é q vc vai gastar mais com gasolina e seguro... então...vc tem de ver q é importante pra vc....
No mais.... eu não acreditaria nestes 90mkm... mas se for isso na real e o carro tiver bom... sem dúvida vale negociar com o proprietário....
Bom... se vc tá entrando no mundo 4x4... seja a viatura q escolher, afinal ambas são muito boas... leve num mecânico q conheça dessas viaturas... pois o mais importante de estar bom nelas são os diferenciais, acionamento aut. das RLs... e ver a reduzida.... o restante é o de praxe de qquer veículo
Fernando Massad
17/02/2010, 16:51
Caro colega...
Gosto é gosto e não se discute... então elogiar ou criticar vai muito de q vc tem de intenção com o veículo.... veja q pra mim só o fato de vc sair de um Polo... já vale a pena... kkkk
Se vc encontrou uma viatura boa, com certeza vai gostar e a mesma não vai t deixar na mão... mesmo sendo mais velha...
A Pajero é pau pra toda obra e dificilmete dá pau... mas quando dá a manutenção não será barata... mas como vc ta do lado dos hermanos... pode desconsiderar q falei....
Outra coisa é q vc vai gastar mais com gasolina e seguro... então...vc tem de ver q é importante pra vc....
No mais.... eu não acreditaria nestes 90mkm... mas se for isso na real e o carro tiver bom... sem dúvida vale negociar com o proprietário....
Bom... se vc tá entrando no mundo 4x4... seja a viatura q escolher, afinal ambas são muito boas... leve num mecânico q conheça dessas viaturas... pois o mais importante de estar bom nelas são os diferenciais, acionamento aut. das RLs... e ver a reduzida.... o restante é o de praxe de qquer veículo
Concordo plenamente com estas sábias palavras, acrescentando que quando se compra um veículo, tem que se ter em vista o tipo de uso dele.
Não adianta comprar um jipe e andar somente na cidade, porque vc estará indo de encontro à relação custo/benefício.
Se vc tem intenção de se aventurar no mundo off road, ainda que leve, vale a pena investir em jipe, sobretudo em Pajero, que na minha modesta opinião é um show de veículo. Se não tem intenção, melhor ficar com o Polo mesmo.
Fernando Massad - Pajerinho V 6 3500
rlauferbr
17/02/2010, 16:58
Obrigado pelas respostas, estão sendo de grande ajuda. Na verdade quero um veículo para uso diário, porém, estou estudando biologia, e nesta região tem muita estrada de chão e lugares para se aventurar, gostaria de fazer um passeio neste sentido de vez em quando.
Minha grande dúvida se dá em questão de conforto, manutenção e consumo de ambas. Para mim o espaço de uma TR4 é satisfatório, porém longe do ideal, já a outra, mais velhinha (6 anos)...
Fernando Massad
17/02/2010, 17:30
Obrigado pelas respostas, estão sendo de grande ajuda. Na verdade quero um veículo para uso diário, porém, estou estudando biologia, e nesta região tem muita estrada de chão e lugares para se aventurar, gostaria de fazer um passeio neste sentido de vez em quando.
Minha grande dúvida se dá em questão de conforto, manutenção e consumo de ambas. Para mim o espaço de uma TR4 é satisfatório, porém longe do ideal, já a outra, mais velhinha (6 anos)...
Vamos lá então, pelo que vc colocou:
Conforto: sofá da sua casa, sem trancos ou balanços desagradáveis, com espaço interno suficiente;
manutenção: difíciílimo quebrar, mas se ocorrer, não é barato e vc pode ter certa dificuldade em achar peças, a menos que já tenha o canal;
consumo: nunca vai fazer mais de 8 km/litro, e aí entram duas questões:
já acelerou a bagaça?? já viu que barulho chique????? isso te motiva a pisar e aí o consumo sobe na mesma velocidade da adrenalina.
No mais, velho, é um jipe de primeira qualidade. Se bem comprado vai te trazer muitas alegrias.
Mas aí, vou com o Paulo novamente: Gosto é gosto e não se discute...
abç
Paulo_CW
17/02/2010, 19:37
Levando em conta seus últimos comentários e sendo realista:
Se vc quizer qualquer 4x4... fique ciente q nenhum modelo existente combina com economia... este é o custo do prazer e da aventura... se quizer um pouco de economia, parta pro diesel.... mas dae já vai pagar mais caro pelo seu 4x4
Conforto... obviamente a V6 e bem mais espaçosa q a TR4.... mas ambas vão te levar por aventuras com muito conforto...
Idade para uma viatura como a V6.... não quer dizer nada.... q conta é o estado e manutenção.
Manutenção... já dito... não é barata, mais em compensação raramente dá se for bem cuidada...
E finalmente... dirija ambas... e a q te der mais tesão... COMPRE ao invéz de ficar ouvindo nossos pitacos...kkkk
buchmann
17/02/2010, 22:20
Cara.. abra o olha para a quilometragem.. menos de 9mil por ano, é estranho, não acha??
Eu tenho uma V6 3000 99, soh que 3portas.. 3 anos e 40mil km de pura alegria, nunca deu problema, mas sempre mantenho a manutenção em dia.
Peças, se não encontra com los hermanos, na internet encontra-se tudo.
Agora, Vantagem da V6: Conforto, Vantagem da Tr4: metragem menor entre eixo: melhor para estacionar e menor para fazer trilhas (não raspa no fundo).
Mas o que manda mesmo é o gosto..
Boa compra
Como sua intenção não é trilha e sim algumas aventuras, tanto a V6 quanto a TR-4 te atenderão muito bem.
A TR-4 tem como vantagem ser um pouco mais econômica que a V6 e com o mesmo valor você consegue uma mais nova, porém o espaço interno é bem menor e o porta malas bastante pequeno.
A V6 é bastante espaçosa, parece um onibus com muito conforto, os 6 canecos pesam na hora de abastecer, mas é bem mais robusta que a TR4
São veículos bastante distintos que diferem muito em tamanho, motorização etc, então o melhor é vc experimentar ambas e ver qual mais te agrada.
Concorndo com o Paulo:oops:: só o fato de sair de um VW já vale a pena:D
fedao2004
18/02/2010, 09:48
Amigo...pajero é um baita carrão, em termos de consumo não é tão gastadora assim, acho que só deves cuidar o motor, verifique antes de comprar se o seu motor é standart, se nunca foi aberto, motores recondionados não ficam mais tudo aquilo.
Comprei a minha sabendo que o motor era "novo", não andei meio ano e o motor se foi..quando abrimos ele aí que veio o desespero...tava todo fud..., resultado, se fosse comprar tudo novo na agencia passaria de 15 latinhas, e isso era por cima, acabei comprando um motor usado standart por 9 latinhas e mais 1800 em óleos, embreagem, e mais outras coisas que fiz..
única dica que tenho pra dar...o resto é show
Se o motor ja foi recondicionado parta pra outra..
abraço
Meus comentario,a TR4 tambem e gastadora pra caramba (bebe quase o mesmo que a pajero ) e alem do mais tem um tanque de gasolina pequeno que da uma pequena autonomia.. Quanto a quilometragem eh possivel sim, a minha eh 98 e tem 104K KM e ta zerada. Se quise dar dar uma olhda veja em http://pajeroglsdjalmabritto.shutterfly.com/.
Outro ponto, pecas para a Pajero ( seja 3.0 ou 3.5) sao BEM mais faceis do que a TR4 pois ambos os veiculos foram produzidos nos EUA, assim importar qq coisa eh rapido e barata. Importei todas as mangueiras para a revisao de 100K KM e saiu por 200 dolares. Uma manqueira na MIT ( unico fornecedor das TR4 ) ficaria por mais de 500 reais. Assim em geral eh mais facil manter uma pajero do que um TR4 e/ou iO...
qq coisa me procure via MP.. tenho pajeros a quase 10 anos....