PDA

Ver Versão Completa : Ranger falhando a 3500 rpm

TylerNTL
14/02/2010, 11:25
Comprei o kit Super LDA que chegou a +-1 semana, estava planejando formas de avaliar a mudança no desempenho especialmente com umas tomadas de tempo de 0-100 antes de depois.

Escolhendo o lugar para fazer a cronometragem descobri que a Ranger está falhando ao atingir aproximadamente 3500 rpm.

Troquei, filtro de diesel e de ar e enchi o tanque (para evitar interferência do pescador ou da inexistência dele). Mesmo assim ela começa a falhar quando chega a 3500rpm e não ultrapassa essa rotação.
Também observei que antigamente ela chega a 160km/h e agora não passa muito de 130km/h.

Considerando que descartando problemas nos filtros imagino que o defeito está entre a bomba alimentadora, a BI e os bicos, certo?

Como testo a bomba alimentadora?
Algum dica de como fazer ela voltar a ultrapassar os 3500rpm?

SAPO-BOMBA
14/02/2010, 13:21
Thelmo, vc já está com o kit instalado, ou ainda irá colocá-lo? Se ainda não tiver instalado ele, faça uma revisão dos bicos, peça pra um bombista checar eles no calibrador pra verificar a vazão.

Depois de instalar o kit LDA, te recomendo fazer algumas pequenas alterações na regulagem do mínimo e no débito da bomba, vai fazer bastante diferença.

TylerNTL
14/02/2010, 13:31
Ainda não instalei o kit.

BI e bicos foram retificados e trocados em agosto, uns atrás 12kkm.

Desconfio da bomba alimentadora mas não sei como testá-la, uma nova custa R$ 140 mas até onde pesquisei não me atrevi tentar trocá-la em casa.

SAPO-BOMBA
14/02/2010, 13:36
Como seria essa bomba alimentadora da Ranger 2.5? Tem alguma imagem dela? Eu particularmente não lembro de tal bomba nesses motores Maxion...

Vê se vc consegue colocar a BI do teu carro numa bancada de testes, acho que se for pra pegar um diagnóstico preciso e definitivo, seria bom testar logo as partes principais.

LeoLeone
14/02/2010, 14:22

Desconfio da bomba alimentadora mas não sei como testá-la, uma nova custa R$ 140 mas até onde pesquisei não me atrevi tentar trocá-la em casa.

Ola Thelmo
Poderia ser também obstrução nos dutos de diesel, não deixando passagem de combustível suficiente para esse giro.

Abç
Leo
Ranger xl 2000 CD 4x4:-D

Walter L. L. Casitta
14/02/2010, 19:06
Pode ser a bomba alimentadora mesmo. Difícil testar sem ter que retirar do motor ...

TylerNTL
14/02/2010, 22:36
Já troquei a bomba auxiliar uns 100kkm atrás.
Na época ela dava um trabalhinho de nada para pegar de manhã.

Atualmente ela pega no primeiro toque no arranque.

eduardo1968
15/02/2010, 12:07
Comprei o kit Super LDA que chegou a +-1 semana, estava planejando formas de avaliar a mudança no desempenho especialmente com umas tomadas de tempo de 0-100 antes de depois.

Escolhendo o lugar para fazer a cronometragem descobri que a Ranger está falhando ao atingir aproximadamente 3500 rpm.

Troquei, filtro de diesel e de ar e enchi o tanque (para evitar interferência do pescador ou da inexistência dele). Mesmo assim ela começa a falhar quando chega a 3500rpm e não ultrapassa essa rotação.
Também observei que antigamente ela chega a 160km/h e agora não passa muito de 130km/h.

Considerando que descartando problemas nos filtros imagino que o defeito está entre a bomba alimentadora, a BI e os bicos, certo?

Como testo a bomba alimentadora?
Algum dica de como fazer ela voltar a ultrapassar os 3500rpm?

Thelmo

Vc pode testar a BI na bancada (num bombista) e já instalar o Kit LDA, dessa maneira é o ideal. Com a vantagem de resolver esse problema dos 3500 rpm na tua ranger, se for aí o caso. Se não for, vc vai direto no sistema de alimentação que resolve. Aqui em Sto Angelo-RS estavam cobrando R$250,00 para revisar a BI e instalar o kit na bancada. O meu eu instalei sem tirar a BI pq estava tudo OK e fui testando na estrada, regulando débito e wastegate (turb.), até ficar com desempenho e consumo bons.

Eduardo

Edintruder
15/02/2010, 12:37
Thelmo, estás com o mesmo problema que eu. Isso ocorre de forma gradativa. A minha está assim faz muito tempo já. Isso indica desgaste na bomba de palhetas interna da BI. Quando instalar o KIT LDA isso irá melhorar bastante. A minha, com a BI aberta vai até 150km/h sem galho, mas não tem mais o mesmo tesão de antigamente, aonde ia até os 160 num piscar de olhos e se esperasse um pouco tocava os 165.
Quando senti a diferença, mal chegava nos 130 também. Fazendo as contas entre mandar num bombista, eu acho mais em conta comprar uma BI da 2.8 usada por 1100,00 na internet.

eduardo1968
15/02/2010, 16:29
Edin

Com a BI da 2.8, uma 2.5 anda igual, ou altera alguma coisa (consumo, desempenho, etc.) ?

Eduardo

Edintruder
15/02/2010, 19:40
Anda melhor que a 2.5 e pior que a 2.8.

A BI apenas melhora a alimentação de diesel, porém o O² depende da capacidade de entrada do fluído nos cilindros... Pra equilibrar, somente com uma turbina e coletores melhores (maiores).

SAPO-BOMBA
15/02/2010, 20:07
Só aumentar a pressão da turbina original da 2.5 com a BI da 2.8 não traria resultados mais próximos do 2.8 original? Ou só trocando bicos, bomba e turbina?

TylerNTL
15/02/2010, 20:13
Thelmo, estás com o mesmo problema que eu. Isso ocorre de forma gradativa. A minha está assim faz muito tempo já. Isso indica desgaste na bomba de palhetas interna da BI. Quando instalar o KIT LDA isso irá melhorar bastante. A minha, com a BI aberta vai até 150km/h sem galho, mas não tem mais o mesmo tesão de antigamente, aonde ia até os 160 num piscar de olhos e se esperasse um pouco tocava os 165.
Quando senti a diferença, mal chegava nos 130 também. Fazendo as contas entre mandar num bombista, eu acho mais em conta comprar uma BI da 2.8 usada por 1100,00 na internet.

Detalhe que teoricamente a minha viatura é para estar bem de BI e Bicos. Em agosto estava com a viatura parada para trocar correias, etc e o francês (Jaque) me convenceu a fazer também uma Retífica na bomba e a troca dos bicos. Especialmente por isso que eu desconfio da bomba alimentadora.

dalmolin
15/02/2010, 20:27
Detalhe que teoricamente a minha viatura é para estar bem de BI e Bicos. Em agosto estava com a viatura parada para trocar correias, etc e o francês (Jaque) me convenceu a fazer também uma Retífica na bomba e a troca dos bicos. Especialmente por isso que eu desconfio da bomba alimentadora.como diria seu creisson , esse bagulhiuu esta fora de pontiuuu . Desmontaram tudo , e com certeza absoluta tem coisa mal feita. nao com peça , regulagens durante a montagem.

Edintruder
15/02/2010, 20:52
Então ou esperar o teu veredicto, pois se for bomba intermediária, vou trocar a minha tb... rsrsrsrs.
Sabo, quando aumenta a pressão na WG, gera uma restrição ao fluxo de ar, pois começa a gerar muito vortex no coletor de admissão e isso reduz muito a velocidade dos gases, e consequentemente menor vazão para os cilindros. Pra aumentar a pressão, precisa adequar também os coletores.

eduardo1968
15/02/2010, 21:57

Thelmo

Bicos retificados, não dá pra confiar...
Tente testar os bicos antes de qq coisa, pois o serviço é barato.

Eduardo

SAPO-BOMBA
16/02/2010, 20:30
Retificação de bicos injetores vc quis dizer troca dos componentes que constituem cada bico, correto? Ou vc realmente "retificou" os bicos originais? Não entendi direito...

Acho que como vc já confirmou que trocou os filtros, encheu o tanque e não resolveu o problema, creio que seja alguma coisa na BI ou nos bicos, regulagem ou ponto, sei lá...

Bota os bicos e BI na bancada e vê o que pode ser...

TylerNTL
17/02/2010, 17:29
Retificação de bicos injetores vc quis dizer troca dos componentes que constituem cada bico, correto? Ou vc realmente "retificou" os bicos originais? Não entendi direito...

Acho que como vc já confirmou que trocou os filtros, encheu o tanque e não resolveu o problema, creio que seja alguma coisa na BI ou nos bicos, regulagem ou ponto, sei lá...

Bota os bicos e BI na bancada e vê o que pode ser...

Até onde sei a retífica foi a troca da ponta dos bicos pecinha de uns 10cm que vai na extremidade.

Não perguntem como mas o motor "desentupiu"!

Parou de falhar e a agora passa até um pouquinho de 4krpm.

Acabei de instalar o kit antes do almoço. Quebrei um pouquinho a cabeça e a tampinha de metal que protegia a porca que ajusta o diafragma mas deu certo.

Fui incompetente para ajustar o débito, consegui apenas tirar o selo.

O parafuso menor que é fenda e sextavado 1/4 tem uma contraporca?
Alguém poderia explicar como ajustar o débito da BI da Ranger 2.5 como se eu tivesse 5 anos de idade?

LeoLeone
17/02/2010, 17:43
Não perguntem como mas o motor "desentupiu"!

Parou de falhar e a agora passa até um pouquinho de 4krpm.

O parafuso menor que é fenda e sextavado 1/4 tem uma contraporca?

Como eu já havia alertado no início do tópico e bom vc verificar os dutos de combustível do tanque até a BI. Pode ser entupimento mesmo.

Sim, solta a contra porca e regula.

Boa sorte
Leo
Ranger xl 2000 CD 4x4:grin:

papa
12/05/2010, 10:12
Tenho uma Ranger 2005 3.0 diesel cabine dupla, eletronica, com 170.000 Km rodados, de uns tempos para cá, tenho tipo problema de perda de potencia por volta dos 2.800 rpm, assim venho normal e ai em determinado momento fico sem força no motor como se tivesse falhando a alimentação não consigo andar em 5ª e na 4ª não passa de 100 km/hora sem força nenhuma as vezes até interrompendo o motor totalmente, parro uns cinco minutos e tudo volta ao normal, as vezes não volta e da o problema novamente, tenho observado uma variação no zumbido da bomba de combustivel do tanque ora o zumbido quando ligo ou desligo o carro é forte, ora não tem zumbido, alguem já teve este sintoma e pode me ajudar a mapear o que esta ocorrendo?, já limpei o tanque, o pescador da bomba esta limpo e livre,troco o filtro de combustivel a cada 20.000Km.
Dicas aqui ou para Paulo - sampapa@ig.com.br

Aiello
12/05/2010, 11:01
Tenho uma Ranger 2005 3.0 diesel cabine dupla, eletronica, com 170.000 Km rodados, de uns tempos para cá, tenho tipo problema de perda de potencia por volta dos 2.800 rpm, assim venho normal e ai em determinado momento fico sem força no motor como se tivesse falhando a alimentação não consigo andar em 5ª e na 4ª não passa de 100 km/hora sem força nenhuma as vezes até interrompendo o motor totalmente, parro uns cinco minutos e tudo volta ao normal, as vezes não volta e da o problema novamente, tenho observado uma variação no zumbido da bomba de combustivel do tanque ora o zumbido quando ligo ou desligo o carro é forte, ora não tem zumbido, alguem já teve este sintoma e pode me ajudar a mapear o que esta ocorrendo?, já limpei o tanque, o pescador da bomba esta limpo e livre,troco o filtro de combustivel a cada 20.000Km.
Dicas aqui ou para Paulo - sampapa@ig.com.br

Bom dia PAPA, tenho um Troller e recentemente tive um problema semelhante, limpei tanque, troquei filtro do pescador e o problema continuou, só foi resolvido após troca do filtro de combustível. É recomendado a troca a cada 20000 Km mas parece que ele não suporta tanto tempo assim. A partir desse problema passei a trocar o filtro com 10000 e não tive mais problema de falhas no motor.

Abraços

Pequeno jr
12/05/2010, 12:18
Se continuar forçando ... vai queimar a bomba de alta pressão, bicos e etc.

Manda retirar logo o tanque e fazer a limpeza do sistema logo.

Já teve relatos disso por aqui.

papa
13/05/2010, 15:03
Legal, Pequeno obrigado, já realizei este procedimento de limpesa e depois com uns 10.000 rodados o problema esta de volta, devo limpar todo sistema a cada 10000 é isto?

Pequeno jr
13/05/2010, 15:40
Papa, se você realiza a limpeza e dá novamente o problema, você está abastacendo num posto da pior categoria. É só ver por onde você está andando que um destes postos é o causador disso tudo.

Se vc conseguir identificar o posto, faça até a denúncia para a ANP via o site deles.

Além disso, não sei se você ja colocou ou viu a indicação aqui no fórum que deve ser colocado uma peneira na boca do tanque que é vendida na Ford. (acho até que hj em dia já deva ter fora dela tbm).

VC troca os filtros de qtos e qtos km/rodados????

Loyer
13/05/2010, 18:50
Bom dia PAPA, tenho um Troller e recentemente tive um problema semelhante, limpei tanque, troquei filtro do pescador e o problema continuou, só foi resolvido após troca do filtro de combustível. É recomendado a troca a cada 20000 Km mas parece que ele não suporta tanto tempo assim. A partir desse problema passei a trocar o filtro com 10000 e não tive mais problema de falhas no motor.

Abraços
Eu trocava do meu troller de 10 em 10.000 Km.
Aqui em brasília no PAT troller existe uma recomendação da montadora para que a troca ocorra no intervalo máximo de 10.000 km e não de 20 como manda o manual.

Abraço.

dudu83
13/05/2010, 19:48
esse e o tipico sintoma de peneira suja, em uma das minhas limpei com 70.000 depois com 107.000 e depois com 112,000, essa ultima depois de ter viajado e abastecido em diversos postos, resolvi retirar a peneira, ja na outra ranger que nunca fez viajens longas e 99% das vezes abasteceu no memso posto limpei com 90.000 km mas nem tava muito suja, limpei so por precausao, essa peneira fica na entrada da bomba as vezes o cara so limpou o tanque e esqueceu de limpar a peneira...

papa
19/05/2010, 11:51
É companheiros parece que achei o defeito mandei passar o scaner SDC 701, e foi constatado que as duas válvulas da bomba de pressão estavam precisando ser trocadas , acabo de adquiri-las na Ouro diesel e assim que chegar serão testadas e aplicadas na bomba estou fazendo este serviço na Polidiesel aqui em Salvador, bahia, após a instalção e testes informo a conclusão.
Valeu a colaboração dos companheiros.
PaPa

jlfarani
19/05/2010, 12:08
Papa , tive exatamente o mesmo problema na minha Ranger 3.0 2006 . Mandei limpar o tanque e trocar todos os filtros e ficou 100% . O meca falou que se não rodar muito tempo c/ o problema difícilmente vai rolar mais estragos . O que o Dudu falou é importante , se esqueceu de trocar a peneira não resolve mesmo.

J.L.Farani
Ranger Ltd 3.0 - 2006

JEFFCATUNDA
20/05/2010, 00:08
é companheiros parece que achei o defeito mandei passar o scaner sdc 701, e foi constatado que as duas válvulas da bomba de pressão estavam precisando ser trocadas , acabo de adquiri-las na ouro diesel e assim que chegar serão testadas e aplicadas na bomba estou fazendo este serviço na polidiesel aqui em salvador, bahia, após a instalção e testes informo a conclusão.
Valeu a colaboração dos companheiros.
Papa
quanto custou isso colega?

jlfarani
20/05/2010, 14:50
Jeff , olha aí o que eu paguei :

Filtro diesel - R$85,00
Filtro ar - R$75,00
Filtro oleo - R$40,00
M.O. limpeza tanque - R$ 180,00
Total = R$540,00

Tô tentando comprar um filtro pra colocar na boca do tanque que alguém aqui do forum
sugeriu (tem até foto) mas ainda não achei ,

J.L.Farani
Ranger 3.0 Ltd ,2006

FernandoCBS
27/09/2010, 22:09
Só achei esse topico aqui pelo Google, que tem alguma coisa a ver...

Como andei perguntando sobre o manometro em outro topico, comprei um mas ainda não chegou, falaram que a pressao de 1,15 deve ser verifiacada a +ou-3500rpm em 4ªmarcha...
Ai...

Hj resolvi dar uma esticada em 2ª e não passou de 3500 RPM...

Ta com 140000km, todos filtros trocados a 4mil Km, combustivel de boa procedencia, e ja arrumei a peneira do tanque uns 2 mese depois que comprei (31 dezembro 2009)...

A unica coisa que não revisei nela des de quando comprei foi turbina BI e bicos...
Esse problema pode ser algum desses conforme andei lendo certo...???

Uma coisa que me lembrei agora, é que ja venho acompanhando a um tempão o forum, e me lembro de alguem ja ter falado algo sobre as turbinas TGV, que se não andar dando umas esticadas pode travar alguma coisa nela ...???....é mais ou menos isso mesmo que li...???
Se não me engano até o Rasch falou algo sobre isso mas ainda não achei onde li isso...

Abraços...

TylerNTL
28/09/2010, 07:09
Ela simplesmente não ultrapassa os 3500 rpm ou fica falhando quando se aproxima dessa rotação?

FernandoCBS
28/09/2010, 17:01
Vou forçar outras marchas, mas ela não esta passando, a 3500 ja esta chorando o motor, paresse q vai explodir rsrsrsrs...
Mas quando experimentei antes de comprar, passava mais tranquilo sem urrar tanto o motor.

Abraços...

Savitu
18/07/2011, 14:04
De cada 5 partidas, em 1 a turbina não entra...

Poderá ser culpa dessa peneira ou não tem nada a ver? Ligo a Ranger e ela fica fraca, a turbina só enche até 2 pauzinhos e se forçar ela começa a cortar, ai é só desligar e ligar novamente que ela volta ao normal.
Pode ser culpa dessa tal peneira?

A minha é uma 3.0 Diesel 2008/2009 com 64.000kms sendo que troquei o filtro de Diesel com 60.000 kms...

valeu!

NGDaniel
18/07/2011, 14:30

Poderá ser culpa dessa peneira ou não tem nada a ver? Ligo a Ranger e ela fica fraca, a turbina só enche até 2 pauzinhos e se forçar ela começa a cortar, ai é só desligar e ligar novamente que ela volta ao normal.

A minha é uma 3.0 Diesel 2008/2009 com 64.000kms sendo que troquei o filtro de Diesel com 60.000 kms...

valeu!

Verifique filtro de combustivel: se não precisar trocar ainda, drene a água através do bujão de baixo.

se não der, leve na ccs..

Pequeno jr
18/07/2011, 14:55

valeu!

Esta aparentando sim que há algum problema de alimentação relacionado a Diesel com problema.

Carlos A. C. Azevedo
18/07/2011, 19:48
Se a turbina ta em modo de segurança em algumas ligadas, faz o reset da central pra ver como ela fica.

Pra resetar tu pega os dois cabos da bateria e junta os dois pra ficarem com o maximo de contato, por um tempo algumas horas pelo menos, se ainda sim permanecer, deve ser o sensor ou algo que não tá deixando ela acionar...

Tu consegue notar se a bomba de combustivel no tanque muda o barulho quando a turbina não entra?

Savitu
18/07/2011, 20:40
NG Daniel - vou experimentar sangrar o filtro apesar de não estar acendendo a luz de aviso de água no painel.

Pequeno JR - já rodei mais de um tanque abastecendo em postos diferentes e o problema persiste, vem inclusive acontecendo com cada vez mais frequencia, assim descartei o Diesel contaminado.

Carlos - reprogramei o módulo dela com 7.000Kms, se resetar o mesmo perderei a programação, apesar que não entendi bem como fazer.... Desligo os cabos da bateria e junto os dois por um tempo, é isso??

Com relação a bomba do tanque, ouço ela fazendo muito barulho quando ligo a ignição do veículo antes da dar a partida e também depois que desligo a Ranger ela fica trabalhando por uns 15 segundos, parece um "Robocop". Com o véiculo ligado não da para ouvir se o barulho dela muda...

Mais alguma dica?

obrigado!!

Carlos A. C. Azevedo
18/07/2011, 21:05
NG Daniel - vou experimentar sangrar o filtro apesar de não estar acendendo a luz de aviso de água no painel.

Pequeno JR - já rodei mais de um tanque abastecendo em postos diferentes e o problema persiste, vem inclusive acontecendo com cada vez mais frequencia, assim descartei o Diesel contaminado.

Carlos - reprogramei o módulo dela com 7.000Kms, se resetar o mesmo perderei a programação, apesar que não entendi bem como fazer.... Desligo os cabos da bateria e junto os dois por um tempo, é isso??

Com relação a bomba do tanque, ouço ela fazendo muito barulho quando ligo a ignição do veículo antes da dar a partida e também depois que desligo a Ranger ela fica trabalhando por uns 15 segundos, parece um "Robocop". Com o véiculo ligado não da para ouvir se o barulho dela muda...

Mais alguma dica?

obrigado!!

Que reprogramação foi essa? foi feita na concessionária? esse reset é só pra apagar as informações da memoria que pega todos os dados de funcinamento naquele momento e manda pra central geral cruzar com as informações irremoviveis de como deve agir.

Sim é isso mesmo, tira dos dois cabos dos polos da bateria e junta eles por um tempo e veja se ajuda alguma coisa.

NGDaniel
18/07/2011, 21:12
Basta tirar o cabo por 5 segundos, nao precisa fazer mais nada..

Curiosidade Savitu, qnto tempo/km faz que vc trocou seu filtro ?

Quanto ao sensor de agua no combustivel, pode estar desligado ou quebrado..

Savitu
18/07/2011, 22:40
Acabei de resetar o módulo e drenar o filtro de Diesel ( que tem apenas 3.500 Kms de uso) emporcalhei toda piso da garagem e tive que ir atrás do código do som rs...
Amanhã quando rodar com ela posto o resultado.

A reprogramação no módulo foi feita para aumentar a potência, foi realizada pelo Maurício da Reiko no início de 2009 quando ela tinha 7.000kms...

Savitu
19/07/2011, 08:46
Sai com ela pela manhã e o problema persiste, dei partida normal e quando peguei a rua na primeira acelerada já vi que estava sem força, desliguei, liguei e voltou ao normal..... Vou acabar ter que levando no mecânico....

Imperador!
19/07/2011, 09:06
Sai com ela pela manhã e o problema persiste, dei partida normal e quando peguei a rua na primeira acelerada já vi que estava sem força, desliguei, liguei e voltou ao normal..... Vou acabar ter que levando no mecânico....

É... isso aí realmente está com cara de defeito eletrônico. Não vai ser qualquer mecânico que vai resolver não.
Aliás, se o cara não tiver nem o scanner pro teu carro, nem deixe ele mexer.

NGDaniel
19/07/2011, 09:40
É... isso aí realmente está com cara de defeito eletrônico. Não vai ser qualquer mecânico que vai resolver não.
Aliás, se o cara não tiver nem o scanner pro teu carro, nem deixe ele mexer.

Tá com cara de ser a peneira do tanque entupida..

Ela chega a apagar ??? se chegar a apagar pode ser a bomba..

Tambem nao iria em lugar onde não tem scaner, vai ser perda de tempo...

Savitu
20/07/2011, 10:20
Não chega a apagar mas o sintoma ta piorando (assim acho que não é defeito eletrônico), agora ta sem potência direto, mesmo se desligar e ligar novamente ela fica ruím. Ontem troquei o filtro de diesel e não adiantou nada. Sexta-feira vou encostar ela para ver se é a tal peneira. Meu mecânico não sabe se o scanner dele funciona na Ranger, se não for a peneira terei que levar em outra oficina...

papa
22/07/2011, 11:54
Bem não dei a resposta final do meu caso, bem parecido com o seu, no final apesar de ter trocado as duas valvulas da bomba de alta que na realidade não estavam ruins, o problerma foi no sensor da flauta e troquei a mesma, e tudo voltou ao normal, estes motores 3.0 são muito bons até dar problema, não é qualquer um que saber diagnosticar, o melhor a fazer é ir eliminado as possiveis causa, primeiro abrir o tanque e limpar em seguida verificar o filtro de combustivel, alias instalei na minha um filtro da purifilt muito bom, o nosso diesel traz muitos problemas para este motor, em seguida devesse ir testando o sistema de injeção bicos e bomba por acerto e erro meu mecanico tem todas as peças sobreçalentes e vai tirando e testando uma a uma, valvulas, flauta, bico, tem tambem o sensor MAP que costuma sujar e ai da leitura errada e entra no modo de segurança, enfim é precisso ter um bom filtro para segurar este motor u um bom mecanico para acertar o problema.

Savitu
22/07/2011, 16:40
Fala pessoal, problema resolvido, segundo o mecânico foi feito apenas a limpeza do sensor de pressão do coletor, menos mal!I Irei buscar ela logo mais espero que tenha sido só isso mesmo. Aproveitei é já troquei uma bieleta que estava estourada.

Savitu
22/07/2011, 20:52
Isso mesmo, voltou a ser o canhãozinho de sempre, como estava fraca parece que ganhei um brinquedo novo hehehhe!!
Valeu pessoal!

Savitu
26/07/2011, 08:27
É meus amigos, minha saga continua... Rodei o fds inteiro sem problemas e agora o mesmo começou a querer aparecer de novo, infelizmente terei que acabar trocando esse sensor de pressão do coletor e temperatura da turbina, também conhecido como sensor de pressão do turbo. Meu mecânico cotou na FORD e custa uns R$1.100,00, estou tentando ver se acho em algum distribuidor International, alguém indica algum bom contato aqui em São Paulo???
Valeu!

Savitu
26/07/2011, 09:07
Acabei achando na Roberto Diesel aqui na Lapa e pasmem no valor - R$250,00!!!!
A Ford rouba muito, pqp!! Cobram apenas 350% a mais....
Imagina como vamos ficar com a Nova Ranger onde tudo indica que o motor será feito pela Ford, ai não vamos ter pra onde correr....

Savitu
26/07/2011, 20:52
304227

Segue a foto do danado, espero que agora resolva, já não aguento mais essa saga...

Savitu
28/07/2011, 23:49
O problema melhorou mas não cessou, muito estranho... Alguém tem alguma opinião, isso aqui virou um monólogo rs...

Jera
29/07/2011, 01:52
o barulho da bomba de combustivel qnd vc vira a chave continua mt alto?!!??!
se sim, isso é um dos "sintomas" da peneira da bomba estar um pouco entupida. já fez essa limpeza alguma vez?!

ja tive um problema com o sensor da turbina......durante a troca de marchas ela dava uma pequena engasgada e os "pauzinhos" do turbo ficavam doidos. levei na ford e passaram o scanner e deu sensor da turbina com defeito.
nao era uma peça, mas sim um pino do modulo do motor q estava danificado. só soldaram um pino novo e resolveu o problema.

sua ranger nao está na garantia ainda nao!?!? nao dá pra ford passar o scanner?!?! mesmo se nao tiver, é mt melhor levar lá e pagar 60-80 reais pra passar o scanner e vc saber oq está acontecendo.

Pequeno jr
29/07/2011, 12:59
O problema melhorou mas não cessou, muito estranho... Alguém tem alguma opinião, isso aqui virou um monólogo rs...

Tu viu o comentãrio do Papa ???

Bixo, seria importante ir testando componente a componente (sei que não é fácil fazer como ele fez) até achar aonde está o problema.

Teu mecânico tem que ter uma linha de raciocínio do que já foi feito e aonde ele poderá verificar o que mais está com problema.

papa
29/07/2011, 14:20
Pois é não tem scaner certo para este motor, ele nunca da o diagnóstico correto é uma loucura, mas se o problema não é na bomba no meu caso foi na flauta o sensor pifa e tem de trocar tudo apesar de ser vendido separado ninguem arrisca tracar só o sensor, alias este motor tudo tem de trocar tudo segundo a MWM , tirou bico trocar as conexões, já troquei bico um pelo outro e as mesmas conexoões estão lá uma deu vazamento resolvi com uma fita teflon enfim o melhor é procurar quem tem esperiencia vou procurar o endereço de uma oficina ai de são paulo para te indicar.

Carlos A. C. Azevedo
29/07/2011, 14:28
Como assim não arrisca trocar só uma peça? tem que colocar tudo novo?? carai, tão querendo ganhar muito dinheiro assim...

E nenhuma das oficina da MWM tem esse scanner? e nas bosch?

papa
29/07/2011, 14:34
scaner tem mas o diagnostico não é preciso seria otimo que fosse mas é só uma indicação, quanto a trocar tudo é isto hai hoje é tudo descartavel até nosso dinheiro.

Imperador!
29/07/2011, 16:24
Como assim não arrisca trocar só uma peça? tem que colocar tudo novo?? carai, tão querendo ganhar muito dinheiro assim...

E nenhuma das oficina da MWM tem esse scanner? e nas bosch?

Todo scanner indica o local PROVÁVEL de estar o problema. Mas pode acontecer de mais de um item estar com defeito. Por exemplo, defeito no sensor X. Quando você conserta o sensor, o scanner indica outro problema.
Ou seja, o scanner facilita o diagnóstico na medida que dá um rumo ao mecânico que já sabe +- onde deve mexer.

Agora o scanner também não é mágica. Existem defeitos que ele não acusa, ou porque a ECU não manipula as informações ou porque faz parte da mecânica do sistema.

As oficinas da MWM tem a obrigação de terem o scanner pro NGD. Agora essa oficina aí que "não garante"... sei não viu? Procura outra, uma autorizada MWM International. Pode ficar um pouco mais caro, mas a qualidade e a garantia são outras.

Carlos A. C. Azevedo
29/07/2011, 19:14
Todo scanner indica o local PROVÁVEL de estar o problema. Mas pode acontecer de mais de um item estar com defeito. Por exemplo, defeito no sensor X. Quando você conserta o sensor, o scanner indica outro problema.
Ou seja, o scanner facilita o diagnóstico na medida que dá um rumo ao mecânico que já sabe +- onde deve mexer.

Agora o scanner também não é mágica. Existem defeitos que ele não acusa, ou porque a ECU não manipula as informações ou porque faz parte da mecânica do sistema.

As oficinas da MWM tem a obrigação de terem o scanner pro NGD. Agora essa oficina aí que "não garante"... sei não viu? Procura outra, uma autorizada MWM International. Pode ficar um pouco mais caro, mas a qualidade e a garantia são outras.

Por que usando o scanner tem 2 saidas, coleta dos ultimos erros, código de falha e comparação de parametros da ECU com os pré estabelecidos pela fabrica.

Fora que tem mesmo essas falhas da ECU quem tem que ser quase adivinho pra achar.

Mas tem que lembrar que do que adianta ter o scanner se não tem quem saiba usar...:putz:

Imperador!
29/07/2011, 20:56
Por que usando o scanner tem 2 saidas, coleta dos ultimos erros, código de falha e comparação de parametros da ECU com os pré estabelecidos pela fabrica.

Fora que tem mesmo essas falhas da ECU quem tem que ser quase adivinho pra achar.

Mas tem que lembrar que do que adianta ter o scanner se não tem quem saiba usar...:putz:

Mas às vezes o problema fica no código de erro gerado, que o sistema acha que existe, mas não existe.
O melhor início é dar uma verificada nos últimos erros e ver se tem algo relacionado com o problema exibido.
Se não tiver, apaga os erros e faz um teste.
Depois, verifica se surge algum código de erro. Depois compara com os parâmetros.

A Ranger ainda tem o selftest no painel, que às vezes é útil, gerando o código de erro. Depois é só conferir qual o problema nesse site: OBD-II - On-Board Diagnostic System (http://www.obdii.com/)

Ter o scanner e não saber usar é pior do que não tê-lo.

Jera
29/07/2011, 21:20
gente do céu! se o mecanico ficar nessa de adivinhação no final vai ficar mt mais caro e complicado do q simplesmente ir na ford e passar o scanner lá.
se o cara nao sabe, ele acha, vai na ford e pronto.

Carlos A. C. Azevedo
30/07/2011, 22:14
Pow bacana esse link ai, mas, esses codigos é de certeza que é tudo certo ou é trollagem? hehe.

Eu acho que ele tá com medo de levar na ford e ter que vender a picape pra poder pagar o conserto..

Imperador!
31/07/2011, 08:43
Pow bacana esse link ai, mas, esses codigos é de certeza que é tudo certo ou é trollagem? hehe.

Eu acho que ele tá com medo de levar na ford e ter que vender a picape pra poder pagar o conserto..

É certo sim. Padronização internacional dos códigos.

aft1984
31/07/2011, 22:36
Kra., acabei de me cadastrar no fórum, mas já acompanho há bastante tempo...preguiça mesmo...
tenho um ranger XLT 2005/2006... semana retrazada fui de Unaí/MG (perto de Brasília) a Fortaleza/CE, havia feito uma limpeza no sistema de injeção ha mais ou menos um mês, porém, próximo de uns 300 Km do destino, a caminhonete começou perder potência até apagar...daí eu ia lá no filtro de combustível e sangrava... primeira vez, o problema voltou depois de 90km, segunda, mais uns 40km, depois uns 20, 15, 10, até que já faltavam só uns 20 e poucos Km e acionamos o seguro e chegou de guincho... problema: bomba de baixa pressão (a que vai no tanque), havia ido pro espaço...as vezes funcionava, as vezes falhava. o Pessoal lá da Controller, prestam assitencia MWM, conseguiu um refil da bomba por 300 e poucos reais. retornei 2.500kM sem problemas. chegando de volta, meu mecanico disse que aki eu so conseguiria a bomba completa, em torno de R$1.800,00.

acho que seu problema deve ser o mesmo, pois também havia feito uma limpeza antes e mesmo assim a bomba deu problema...

Carlos A. C. Azevedo
31/07/2011, 22:50
Kra., acabei de me cadastrar no fórum, mas já acompanho há bastante tempo...preguiça mesmo...
tenho um ranger XLT 2005/2006... semana retrazada fui de Unaí/MG (perto de Brasília) a Fortaleza/CE, havia feito uma limpeza no sistema de injeção ha mais ou menos um mês, porém, próximo de uns 300 Km do destino, a caminhonete começou perder potência até apagar...daí eu ia lá no filtro de combustível e sangrava... primeira vez, o problema voltou depois de 90km, segunda, mais uns 40km, depois uns 20, 15, 10, até que já faltavam só uns 20 e poucos Km e acionamos o seguro e chegou de guincho... problema: bomba de baixa pressão (a que vai no tanque), havia ido pro espaço...as vezes funcionava, as vezes falhava. o Pessoal lá da Controller, prestam assitencia MWM, conseguiu um refil da bomba por 300 e poucos reais. retornei 2.500kM sem problemas. chegando de volta, meu mecanico disse que aki eu so conseguiria a bomba completa, em torno de R$1.800,00.

acho que seu problema deve ser o mesmo, pois também havia feito uma limpeza antes e mesmo assim a bomba deu problema...

A sua com a bomba falhando dava entrada de ar?

NGDaniel
01/08/2011, 06:58

Refil da bomba ???????????????????
Esssa é nova..
eu heim...

Imperador!
01/08/2011, 08:22
Esssa é nova..
eu heim...
Se ele fosse da cidade, ia recomendar a Sertões OffRoad, pra evitar esse tipo de coisa aí... (refil da bomba :O )

Pequeno jr
01/08/2011, 09:19
Esssa é nova..
eu heim...

Tbm não entendi ... e se existir mesmo esse refil agora ... vai ficar muito bom mesmo.

aft1984
01/08/2011, 19:55
Se ele fosse da cidade, ia recomendar a Sertões OffRoad, pra evitar esse tipo de coisa aí... (refil da bomba :O )

kra...não se é o nome correto, foi o que me disseram, mas o tal refil é a parte principal da bomba...mostrei pro meu mecanica aqui, da MWM, e trouxe a parte da peça trocada...ao inves de trocar toda a bomba, troca-se apenas esse refil...acho que é marca paralela, nova no mercado...como dito, trouxe comigo a peça trocada, nao se trata de "papo de mecanico"...

aft1984
01/08/2011, 19:57
A sua com a bomba falhando dava entrada de ar?

acho que sim, pois o mecanico disse que o fato de sangrar o filtro, retirava o ar e ajudou a seguir andando por mais alguns kM...

JEFFCATUNDA
01/08/2011, 23:27

Imperador.

Pelo que entendi, o colega de Brasilia resolveu o probela da Ranger dele na CONTROLLER, e até onde sei esta oficina é por demais conceituada aqui em Fortaleza, tendo inclusive grande experiencia com os NGD 3.0, pois a maioria dos Trollers da cidade usam os serviço desta oficina... Nunca ouvi comentário algum que desabonasse a conduta dos seus mecânicos e proprietários, muito pelo contrário...

Você já teve algum problema por lá?

Saudações.

Imperador!
02/08/2011, 08:17
Imperador.

Pelo que entendi, o colega de Brasilia resolveu o probela da Ranger dele na CONTROLLER, e até onde sei esta oficina é por demais conceituada aqui em Fortaleza, tendo inclusive grande experiencia com os NGD 3.0, pois a maioria dos Trollers da cidade usam os serviço desta oficina... Nunca ouvi comentário algum que desabonasse a conduta dos seus mecânicos e proprietários, muito pelo contrário...

Você já teve algum problema por lá?

Saudações.

Tive um probleminha lá sim...
Há algum tempo atrás meu carro estava com problemas de aquecimento. Minha oficina sempre foi a Sertões, mas quando eu recebi a suspeita (na Sertões) de ter que tirar o cabeçote do carro fui em busca de outra opinião.
O diagnóstico na Controller foi, além do cabeçote, bomba d'água (que já tinha sido testada na Sertões), hélice e ainda iam tirar o radiador pra ver se tinha algum problema (nenhum problema neste último item). Ou seja, foram muito espertinhos pro meu gosto.
Ou seja, deu a impressão que ao invés de testarem todos os componentes, condenaram logo tudo pra colocar novo...

Vou na Sertões e fiz o serviço (só o cabeçote).

Mas cada experiência é uma experiência, deixa pra lá...

Imperador!
02/08/2011, 08:20
kra...não se é o nome correto, foi o que me disseram, mas o tal refil é a parte principal da bomba...mostrei pro meu mecanica aqui, da MWM, e trouxe a parte da peça trocada...ao inves de trocar toda a bomba, troca-se apenas esse refil...acho que é marca paralela, nova no mercado...como dito, trouxe comigo a peça trocada, nao se trata de "papo de mecanico"...
Só se for coisa nova e paralela mesmo...
Porque a International é conhecida - quando uma peça dá defeito troca TUDO.
Mas se ficou bom, melhor pra você, que resolveu o problema e pagou MENOS.

dojao campeao
02/08/2011, 11:47
Pessoal, vamos ao meu calvário: Adquiri aqui pelo fórum 01 Ranger CS 4X4 2006, 103.000km em ótimo estado, fiz uma revisão que gastei cerca de R$ 3.000,00, chipei para 209 vc, coloquei amortecedores especiais e dei para meu filho correr in-door (jeepcross) em pistas com no máximo 1.200 m de comprimento, dura cerca de 1 minuto e meio cada volta (são duas pistas). Na 1ª vez tudo ok, na 2ª fomos rebocando na ida um Vitara e em uma subida no asfalto ela esquentou e paramos antes de super aquecer ou entrar em modo de segurança (já tinhamos trocado a bomba d'água), mas, esperamos um pouco, desligamos o ar condicionado e deu para seguir sem problemas, porém, no perímetro urbano estancou e não pegou mais, nos tirando da prova! Resultado, bomba de baixa pressão (dentro do tanque) e lá se foi R$ 1.340,00 + mão de obra! Na 3ª vez a pista era muito pequena mas com muita lama e a embreagem foi para o saco, R$ 1.218,00 + mão de obra, só que antes de sair da oficina, foi detectado vazamento de água no 1º bico, chegando a encher as tumbas! Moral da história: cabeçote (R$ 3.150,00) e talvez algum bico ou alguns bicos (R$ 975,00 cada) que sismarem de só sair na porrada! É verdade que estas competições embora curtas e rápidas forçam um pouco o carro. O irônico é que me desfiz de 01 troller por que dava muitos pequenos aborrecimentos, mas meus amigos, estou que nem cachimbo - só levando fumo! Abraços. dojao campeao

NGDaniel
02/08/2011, 12:48
Dojão... né por nada não cara mas vou te dizer uma coisa:

Voce compra uma viatura USADA com mais de 100.000 km, chipa, bota na mão do teu filho pra brincar de corrida e espera não ter problema nenhum ?

Não tem viatura nesse mundo que não possa dar a dor de cabeça que vc está tendo..

Agora esse aquecimento ai não é normal não, esse motor "guenta" muito desaforo sem "quentar"..

se bem que deve ser cabeçote, pelo que entendi..

papa
02/08/2011, 13:10
Savitu , veja se este pessoal pode te ajudar se ainda estiver com problemas, nunca fiz serviço com eles mas tenho boas indicações de colega ai de são paulo, EVOLUTION fone 22123132, Alberto , Av. Roland Garros 1258-Jd Brasil

dojao campeao
02/08/2011, 13:15
NGDaniel, vc está certo em parte, ou seja, é claro que contava com algumas broncas, mas pela conservação do carro cujo dono anterior tinha feito o serviço da cx de distribuição e selos, achei que para um motor tão moderno, 103.000 km eram cerca de 1/3 da vida útil e não esperava tantos problemas! Está confirmado que o cabeçote está com uma trinca e estou comprando outro novo, o meca já tirou 01 bico e foi OK, faltam 03, estou torcendo! Em tempo, no Troller teve uma vez que 01 bico deu pane na parte mecânica (são mistos) e saiu tranquilamente e o conserto foi R$ 300,00. dojao campeao

NGDaniel
02/08/2011, 14:13
NGDaniel, vc está certo em parte, ou seja, é claro que contava com algumas broncas, mas pela conservação do carro cujo dono anterior tinha feito o serviço da cx de distribuição e selos,

Dojão,

Mexer com selos e cx de distribuião nesse motor com menos de 103.000 km não pode ser indício que ele pode não ter sido tão bem tratado assim pelo antigo dono ?? Ou pelo menos que foi um motor "batizado" ??

Questiono isso pq foi a primeira vez que ouvi essa manutenção com essa km..

dojao campeao
02/08/2011, 14:40
NGDaniel, no Troller que era 2006, fiz este serviço da cx preventivamente (a turma aqui faz isto) com apenas 50.000 km e ela já estava com pequenos sinais de corrosão, o meca calafeta e põe espoletas (selos) de inox etc, fica cerca de R$ 1.000,00 é deve ser pro resto da vida útil, lembrando que neste caso não é só a km que causa o desgaste, o tempo também! NO caso da Ranger foi feito em dezembro passado (05 anos de uso) e 97.000 km. Continuo acreditando (pelos sinais) e pela maneira correta que o dono anterior teve comigo, que ela foi um carro muito bem conservado, não tinha nem resíduos de terra no porta fogo, forração do capuz e partes baixas, assim como percebe-se que não foi lavada com os tais limpa-baú, vc que é um cara experiente sabe que quando isto é feito fica aquela descoloração nas peças, o que não é o caso! Aliás ela chama atenção pela beleza (é branca e com tudo da XLT) e conservação, é comum alguém ficar admirando e fazendo perguntas! dojao campeao

Savitu
02/08/2011, 21:10
Fala pessoal,

Segue o código que fica armazenado no módulo quando acessamos os errros gerados:
P0237Turbocharger Boost Sensor 1 Circuit Low Voltage
Meu mecánico apagou a memória mas depois de dar o problema entramos lá novamente o acusa o mesmo problema, por isso trocamos o sensor que postei a foto alguns posts atrás.

O problemas está intermitente, esse fds rodei uns 650 km sem problema algum, tudo normal. No domingo fui sair pra comer um sanduiche após voltar de viagem e ao sair com a Ranger o problema voltou, fica fraca e se tentar subir o giro ela começa a cortar. Ai é só desligar e ligar novamente que o problema some, ai pode rodar o dia todo que se não desligar ela o problema não volta...
Levei hj onvamente no mecânico, ele está achando que pode ser o chicote porém disse que testou e não achou nada, disse que deu uma limpeza nos plugs que vão no módulo para ver o que acontece...

Estou tentando contato com o Maurício da Reiko mas o cel (11 7041-6162) que tenho dele só da caixa postal e e-mail (mauricioraj@hotmail.com) ele também não respondeu, alguém sabe onde posso encontra-lo? Ele programou meu módulo quando a Ranger tinha 7.000Kms, hj está com 65.000Kms, esse defeito pode de alguma maneira estar relacionado com essa programação? Algumas pessoas me disseram que alguns módulos tem que ser reprogramados após um certo período, isso procede???

Valeu.

Carlos A. C. Azevedo
03/08/2011, 09:03
Fala pessoal,

Segue o código que fica armazenado no módulo quando acessamos os errros gerados:
P0237Turbocharger Boost Sensor 1 Circuit Low Voltage
Meu mecánico apagou a memória mas depois de dar o problema entramos lá novamente o acusa o mesmo problema, por isso trocamos o sensor que postei a foto alguns posts atrás.

O problemas está intermitente, esse fds rodei uns 650 km sem problema algum, tudo normal. No domingo fui sair pra comer um sanduiche após voltar de viagem e ao sair com a Ranger o problema voltou, fica fraca e se tentar subir o giro ela começa a cortar. Ai é só desligar e ligar novamente que o problema some, ai pode rodar o dia todo que se não desligar ela o problema não volta...
Levei hj onvamente no mecânico, ele está achando que pode ser o chicote porém disse que testou e não achou nada, disse que deu uma limpeza nos plugs que vão no módulo para ver o que acontece...

Estou tentando contato com o Maurício da Reiko mas o cel (11 7041-6162) que tenho dele só da caixa postal e e-mail (mauricioraj@hotmail.com) ele também não respondeu, alguém sabe onde posso encontra-lo? Ele programou meu módulo quando a Ranger tinha 7.000Kms, hj está com 65.000Kms, esse defeito pode de alguma maneira estar relacionado com essa programação? Algumas pessoas me disseram que alguns módulos tem que ser reprogramados após um certo período, isso procede???

Valeu.

Cara, caça nos conectores, que isso deve o pino que envia o comando pra central que derreteu e tá dando mal contato, foi quase a mesma coisa que aconteceu com a do Jera..

Savitu
03/08/2011, 13:13
305911 Segue a boleta que sai do scanner. O mecânico desligou todas as conexões, testou o chicote (ok) limpou e religou tudo novamente, agora é rodar para ver se o porblema volta ou não.

Achei o Maurício da Reiko e ele comentou que pode estar indo excesso de óleo da turbina para o coletor de admissão o que pode estar atrapalhando a leitura do sensor, porém checamos o sensor e não há indíco de excesso de óleo no mesmo.
Agora é rodar para ver o que acontece....

Valeu a dica Carlos.

Ranger2006
04/08/2011, 20:05
Quando muda o barulho da bomba é sinal de peneira entupida. To empenhado na minha e já tive esse mesmo problema q vc falar em outra oportunidade. Inclusive nesses dias atras tiraram o meu tanque pra limpeza ela voltou com esse barulho tipo robocop q vc fala. Não tinham limpado a peneira dentro da bomba e montaram com aquela peneira tipo camisinha q tem na entrada do tanque toda embolada, oq não deixava o compbustivel descer ao tanque. Retirado o tanque novamente e limpado a peneira e montado certo o barulho tipo robocop desapareceu. Vai reto na peneira, ela fica dentro da bomba. Não é a peneira externa , ela é tipo um dedal. Essa q faz a mer....cadoria.Valeu

Jlacerda
05/08/2011, 09:09
Desviando um pouco o assunto, sou calouro aqui, estou olhando uma ranger 2001 2.5 4x4, com 161.000 Km rodados para comprar, ela tá bonitona, mas minha intenção é levá-la pra roça, meu pai vai encher de peso e subir morro com ela. O que vcs me dizem ela vai dá conta ? quantos quilos ela sobe bem ?
Os feras no assunto me ajudem !
vlw !!!

dojao campeao
09/08/2011, 11:07
Pessoal, depois de um longo e tenebroso inverno, o meca com muita habilidade e paciência (utilizou tudo que era de ferramenta possível) conseguiu retirar os bicos sem aparentemente danificá-los, estão sendo levados para teste e regulagem, mas foi um parto doloroso! Outros mecas também de categoria tentaram ajudar e nunca viram nada igual! Ufa! dojao campeao

Fontenelle
10/08/2011, 23:23
Quando muda o barulho da bomba é sinal de peneira entupida. To empenhado na minha e já tive esse mesmo problema q vc falar em outra oportunidade. Inclusive nesses dias atras tiraram o meu tanque pra limpeza ela voltou com esse barulho tipo robocop q vc fala. Não tinham limpado a peneira dentro da bomba e montaram com aquela peneira tipo camisinha q tem na entrada do tanque toda embolada, oq não deixava o compbustivel descer ao tanque. Retirado o tanque novamente e limpado a peneira e montado certo o barulho tipo robocop desapareceu. Vai reto na peneira, ela fica dentro da bomba. Não é a peneira externa , ela é tipo um dedal. Essa q faz a mer....cadoria.Valeu

A minha tb está com este barulho, ela tem 50.000km rodados, tava pensando em por na revisão na Ford, apesar de estar fora da garantia, mas tô com medo da facada, pra fazer esse serviço de limpeza.

Amanhã vou ligar e ver um orçamento.

Vlw pela dica.

NGDaniel
11/08/2011, 07:06
A minha tb está com este barulho, ela tem 50.000km rodados, tava pensando em por na revisão na Ford, apesar de estar fora da garantia, mas tô com medo da facada, pra fazer esse serviço de limpeza.

Vlw pela dica.

Ja fiz esse servico (limpeza tanque e peneiras) na ford e ficou em 240 k, achei rasoavel.. da uma trabalheira danada, tem de tirar o tanque pra fora e etc..

JEFFCATUNDA
11/08/2011, 08:55

Vlw pela dica.

Fontenelle.
Não sei se você fez todas as revisões na concessionária, mas se as fez e estão em dia você pode até pedir mais descontos que eles costumam dar...

JEFFCATUNDA
11/08/2011, 09:15
Para os colegas que possuem viaturas com este motor NGD 3.0, é interessante que façam suas revisões nas concessionárias,vou explicar porque:

Devido aos problemas que ele pode apresentar na retirada dos bicos, bem como no espelho frontal, a MWM concedeu a Ford uma espécie de garantia extendida para estes motores, isso é, caso estejam com as revisões em dia e apresentem algum problema, mesmo após a saida da garantia, a MWM tem bancado a troca desses componentes... Agora o que não sei é por quanto tempo, ou se isso vai perdurar por muito tempo. O certo é que os motores que chegam as concessionárias Ford o Troller com este problema estão sendo trocados sem custo a tampa ou os bicos... DESDE QUE A VIATURA ESTEJA COM SUAS REVISÕES EM DIA (KM E TEMPO) FEITAS NAS AUTORIZADAS, MESMO JÁ FORA DA GARANTIA.

Até onde sei, a MWM considera que seja um problema recorrente mas com uma estatística e potencial de risco que não justificam um RECALL, desta forma, os motores que são acompanhados, isso é, que possuem as revisões em dia são atendidos na troca desses componentes. Houve também uma troca na liga dos metais que compõem as bases dos bicos e um redesenho do espelho, bem como uma alteração com o uso de uma graxa especial e um protetor de silicone...

A TOYOTA fez assim com as SW4 97 até 99, quando trocou definitivamente os radiadores dessas viaturas por um de maior litragem, não fez recall, mas trocava os radiadores das que apresentavam problemas e estavam com suas revisões em dia.

Savitu
22/08/2011, 08:47
Fala pessoal, acabei encostando a viatura na Ford semana passada. O consultor me informou que o problema armazenado na memoria do módulo indicava problemas na bomba de combustível dentro do tanque. Limparam a memória do módulo e após diversos testes o problema não apareceu novamente. Por precaução formataram meu módulo e me informaram que baixaram um novo software direto da Ford mais moderno que o anterior. Após isso o problema aparentemente despareceu, pediram para eu rodar com o carro, por enquanto (5 dias) está normal, vamos ver se não volta...
O melhor de tudo é que não cobraram nada e ainda lavaram a viatura. Ai sim fui surpreendido!!
Só fiquei chateado pois perdi o reprogramação que havia sido feita no módulo, a cavalaria voltou para 163cvs.

Savitu
23/08/2011, 08:56
Foi só postar aqui que o problema voltou, fui direto na Ford e dei uma volta com o chefe de oficina. Commo o problema esta intermitente ele esta achando que é algo no chicote ou no módulo, vou levar lá novamente na segunda-feira para fazerem uma análise mais a fundo.
Acho que vou ter que vender esse carro, não aguento mais...

Savitu
16/09/2011, 17:24
Vou contar a vocês que o problema persiste até essa data, acreditem se quiser!! Acho que vou ter que vender esse carro!! Não aguento mais.
A Ford removeu o tanque, limpou a peneira, retirou a bomba de combustível, testou a mesma e nada. Nesse momento dois engenheiros da fábrica estão na concessionária efetuando diversos testes para ver se descobrem qual o problema pois o pessoal da concessionária não faz idéia qual é o defeito.

Carlos A. C. Azevedo
16/09/2011, 17:48
Vou contar a vocês que o problema persiste até essa data, acreditem se quiser!! Acho que vou ter que vender esse carro!! Não aguento mais.
A Ford removeu o tanque, limpou a peneira, retirou a bomba de combustível, testou a mesma e nada. Nesse momento dois engenheiros da fábrica estão na concessionária efetuando diversos testes para ver se descobrem qual o problema pois o pessoal da concessionária não faz idéia qual é o defeito.

Num é pussivel um negoço desse:shock: testaram as conexões eletricas? ta tudo normal? não tem mal contato quando montam o tanque??

marciomeurer
16/09/2011, 18:04

rapaiz esse seu problema ai é JUNTA! vende a sua 3.0 e compra uma 2.8... anda menos porem n da esses problemas! eu tenho um ponto de vista que é o seguinte... se for para comprar pick-up com motor eletrônico... máximo de 3 anos de uso! pois podem ate estar em ótimo estado de conservação e etc... mais parte elétrica da defeito atoa mesmo!

Carlos A. C. Azevedo
16/09/2011, 18:45
rapaiz esse seu problema ai é JUNTA! vende a sua 3.0 e compra uma 2.8... anda menos porem n da esses problemas! eu tenho um ponto de vista que é o seguinte... se for para comprar pick-up com motor eletrônico... máximo de 3 anos de uso! pois podem ate estar em ótimo estado de conservação e etc... mais parte elétrica da defeito atoa mesmo!

O negocio é que a do pessoal daqui do forum do mesmo tempo não tiveram esse problema, e as que tiveram conseguiram resolver.. tem que ver que tá faltando acharem algum ponto...:semideia

Savitu
18/09/2011, 14:24
Antes dessa tive uma 2.8, rodei 140.000 sem problema algum. Essa 3.0 ta com 67.000kms e ta dando essa dor de cabeça, vamos ver se essa semana resolve.... Depois posto aqui a solução.

papa
19/09/2011, 10:22
Antes dessa tive uma 2.8, rodei 140.000 sem problema algum. Essa 3.0 ta com 67.000kms e ta dando essa dor de cabeça, vamos ver se essa semana resolve.... Depois posto aqui a solução.
Savitu em meu post de 02/08/2011, recomendei uma oficina ai de sp vç chegou a contactar com eles? este motor 3.0 eletronico é muito bom até dar defeito ai tem que ser alguem experiente para diagnosticar nem sempre as autorizadas tem este alguem. Os principais cuidados a se tomar são usar um bom filtro um diesel de posto com boa rotatividade, não lavar o motor, e cuidado com a fiação elétrica, dentre outros, todo carro tem suas manhas e seus cuidados especificos, te desejo boa sorte pois uma vez acertado este motor não tem pra ninguem.

Carlos A. C. Azevedo
19/09/2011, 10:45
Savitu em meu post de 02/08/2011, recomendei uma oficina ai de sp vç chegou a contactar com eles? este motor 3.0 eletronico é muito bom até dar defeito ai tem que ser alguem experiente para diagnosticar nem sempre as autorizadas tem este alguem. Os principais cuidados a se tomar são usar um bom filtro um diesel de posto com boa rotatividade, não lavar o motor, e cuidado com a fiação elétrica, dentre outros, todo carro tem suas manhas e seus cuidados especificos, te desejo boa sorte pois uma vez acertado este motor não tem pra ninguem.

Isso mesmo, tá dando dor de cabeça, tá dando raiva, e tudo mais, mas, lembra de como ela era antes, eu não conheço esse motor, mas pelo que o pessoal fala por aqui, tirando esses problemas eletricos ele é o CÃO :dance::dance:.

Tenha calma, sei que é dificil, mas tenta..

Boa sorte:concordo:

Washi
13/11/2011, 10:13
Ranger limited 2008 93mkm. não passava de 2800RPM = SALVADOR
Pessoal a minha estava com um problema parecido mais só parecia o problema e quando vez.
levei no mec, passou o scaner resetou um sensor(????) e pedir para troca o filtro comb, ar,retirou tanq lavou, limpeza da peneira da bomba.
CUSTO R$ 380,00 cruzerinhos, fever 2011
Como o defeito era intermitente, não apresentou o defeito no teste.
Mas após 100km de uso apresentou o mesmo problema 1 vez. MAS DEPOIS NUNCA MAS APRESENTOU o problema.

Quando é agora veio o mesmo problema (2800rpm) só que agora é frequente, eu desligo o motor e ligo outra vez e as vezes (nem sempre) ele fica normal.( novembro 2011) 113mkm

E ai?????

Ronaldi
13/11/2011, 11:10
Bom Dia Pessoal,
Apesar de estar postando comentários pela primeira vez, acompanho este Forum a bastante tempo.
Tenho uma Ranger Limited 2007 com 98000 km e estava com o mesmo problema citado pelo Washi. Isto ocorreu a 5 meses atrás e foi passado o sacner não detecnando nada. Foi retirado o tanque e efetuado limpeza da peneirinha da bomba de baixa dentro do tanque (estava muito suja), porem não solucionando o problama. Só foi resolvido, após troca do refil da bomba de baixa( R$ 400,00). A paritr daí já rodei 6000 km( 4 meses) e o problema não voltou mais.

Ronaldi.

NGDaniel
13/11/2011, 11:41
Ranger limited 2008 93mkm. não passava de 2800RPM = SALVADOR
Pessoal a minha estava com um problema parecido mais só parecia o problema e quando vez.
levei no mec, passou o scaner resetou um sensor(????) e pedir para troca o filtro comb, ar,retirou tanq lavou, limpeza da peneira da bomba.
CUSTO R$ 380,00 cruzerinhos, fever 2011
Como o defeito era intermitente, não apresentou o defeito no teste.
Mas após 100km de uso apresentou o mesmo problema 1 vez. MAS DEPOIS NUNCA MAS APRESENTOU o problema.

Quando é agora veio o mesmo problema (2800rpm) só que agora é frequente, eu desligo o motor e ligo outra vez e as vezes (nem sempre) ele fica normal.( novembro 2011) 113mkm

E ai?????

Se vc ja fez tudo isso, ja limpou os contatos dos sensores, pode mandar testar a bomba do tanque..

Marcelo-HPE
13/11/2011, 12:07
È bom fazer uma inspeção detalhada em toda extensão do chicote elétrico da bomba tb , pois este pode estar atritando ou dobrado em alguma parte da picape forçando o mesmo nos cantos vivos da picape e gerando mal contato .
tem outros chicotes elétricos que devem ser revistos tb.
abs

Imperador!
13/11/2011, 12:52
Limpar os contatos da ECU também. Às vezes os pinos ficam com mau contato.

Diogo Maia
14/11/2011, 10:49
Pessoal o problema da minha ranger 2008 é o mesmo do Washi, menos pela aceleração pois passa dos três mil rpm, mas quando apresenta o problema ela não responde de imediato ao pedal do acelerador, e quando acelero e tiro o pé do acelerador ela continua acelerando, parece que o acelerador esta agarrando, depois volta ao normal. Fiz todos os procedimentos, limpeza de tanque e peneira que fica no seu interior, troca dos filtros de combustível, passei o scaner e nada apareceu, limpei os contatos verifiquei a fiação e nada errado, mas o problema continua. Alguém me ajude por favos.

Washi
27/11/2011, 15:25
:bye: Estarei levando a bruta para a autorizada FORD provavelmente na INDIANA veiculos, aqui em Salvador, no inicio do més. Vou comentar os comentarios postados, com o mecanico, e logo postarei os resultados.

sem mais, sds.
WASh.

papa
28/11/2011, 12:06
Washi, aqui em Salvador tem uma oficina do Carlinhos Ex-Indiana é a Qualicar, se vç estiver forra da garantia ele tem bom conhecimento das Rangers, 71-34317826, vale a pena consultar.

miguelcps
28/11/2011, 12:28
Pessoal o problema da minha ranger 2008 é o mesmo do Washi, menos pela aceleração pois passa dos três mil rpm, mas quando apresenta o problema ela não responde de imediato ao pedal do acelerador, e quando acelero e tiro o pé do acelerador ela continua acelerando, parece que o acelerador esta agarrando, depois volta ao normal. Fiz todos os procedimentos, limpeza de tanque e peneira que fica no seu interior, troca dos filtros de combustível, passei o scaner e nada apareceu, limpei os contatos verifiquei a fiação e nada errado, mas o problema continua. Alguém me ajude por favos.

Tive um problema parecido na minha 2006, só resolveu depois que limpei os contatos do terminal do acelerador, deveria ser mal contato no acelerador, como nao custa nada voce mesmo pode fazer, tenta aí (Eu usei desingripante M1)
Outra coisa, como está sua bateria, se estiver fraca tbem apresenta este defeito.

Thiagoorletti
30/11/2011, 18:24
Tive o mesmo problema com minha ranger 06/07 a barra do turbo na passava do dois, continuei com o pe nela ate o ponto dela parar. Tive que comprar outra bomba de combustível na autorizada R$ 1.500 mais limpeza do tanque e instalação da bomba r$ 200,00. bum na conta bancária mas ela voltou para o chão com forca total, problema resolvido ate os 10 mil km seguintes, vou ter limpar o tanque e trocar demovo a peneira. Ou seja, amigao, pare ela e de manutenção . Outra opção de não trocar a bomba seria trocar somente o refil r$150,00

Washi
15/12/2011, 20:35
Washi, aqui em Salvador tem uma oficina do Carlinhos Ex-Indiana é a Qualicar, se vç estiver forra da garantia ele tem bom conhecimento das Rangers, 71-34317826, vale a pena consultar. :cool:
Levei a bruta na QUALICAR, na sexta 19 - 12

Realmente o Carlinhos, foi em cima, disse que poderia ser mal contato o fio partido.

Mandou abrir o capo, removel o terminal do rabicho do sensor(????) no coletor de admissaõ de ar.

E tava la, o fio partido (02), com isso o grafico da turbina também voltou a funcionar e a bruta esta normalissima com força total.

Passou escaner viu corrente de comando, tudo ok (tava com um barrulho)

Paguei cobrou apenas R$ 90,00:dance: cuzerinhos

ALFAGOLF
06/01/2012, 17:13
Tive o mesmo problema com minha ranger 06/07 a barra do turbo na passava do dois, continuei com o pe nela ate o ponto dela parar. Tive que comprar outra bomba de combustível na autorizada R$ 1.500 mais limpeza do tanque e instalação da bomba r$ 200,00. bum na conta bancária mas ela voltou para o chão com forca total, problema resolvido ate os 10 mil km seguintes, vou ter limpar o tanque e trocar demovo a peneira. Ou seja, amigao, pare ela e de manutenção . Outra opção de não trocar a bomba seria trocar somente o refil r$150,00
Quanto a perda de pressão na minha era por conta de um vazamento(pequeno corte) na mangueira superior de ligação da turbina com o Intercooler, exatamente na parte inferior da abraçadeira deste. Quanto ao problema da falha de combustão e a constante entrada de ar nos bicos injetores até a total parada de funcionamento, foi resolvido com a limpeza do tanque e da peneirinha interna da bomba; aquela "fulaninha" parecida com um dedal de costureira. Isso depois de já terem "condenado" a turbina e a bomba. A mangueira custou R$ 180,00 e a mão de obra do tanque R$ 120,00. Acho que já rodei mais de 15.000km após essas duas providências e me encontro muito satisfeito com a velha XLT 2007 PowerStroke 3.0 Eletronic. Mas a propósito, só ouço falar nesse tal refil da bomba!!! Onde encontrar esse "danado" pra comprar, no caso de eventual necessidade futura?

Diogo Maia
18/01/2012, 13:51
Ja fiz isto Miguel limpei os contatos, troquei a bateria, mas ainda continua acontecendo o problema.

Diogo Maia
15/02/2012, 16:17
Pessoal infelizmente vou vender minha ranger, não consegui achar o defeito...gastei muito dinheiro..

Imperador!
15/02/2012, 19:42
Pessoal infelizmente vou vender minha ranger, não consegui achar o defeito...gastei muito dinheiro..

É uma pena, amigo. Mas reconheço que quando a Ranger começa a dar trabalho, pra achar o problema é um deus nos acuda...

fse
17/03/2012, 19:29
Hoje a Ranger falhou pela primeira vez. Estava na estrada, a rotação caiu pra 2000rpm e a Ranger começou a perder velocidade. Achei que era por causa das buracos que estava passando e tinha soltado alguma coisa. Olhei pro painel e tudo normal, pensei que quando entrava em modo de segurança acusava alguma coisa no painel mas não apareceu nada. Parei o carro abri o capo, e aparentemente estava tudo normal. Então desliguei esperei uns 2 minutos, liguei e tudo normal. Continuei rodando mais 500km e até agora nada.
A Ranger ta com 38000 km, vou fazer daqui a 1500km. Corro algum risco rodando com o carro desse jeito?

Imperador!
17/03/2012, 20:17
Hoje a Ranger falhou pela primeira vez. Estava na estrada, a rotação caiu pra 2000rpm e a Ranger começou a perder velocidade. Achei que era por causa das buracos que estava passando e tinha soltado alguma coisa. Olhei pro painel e tudo normal, pensei que quando entrava em modo de segurança acusava alguma coisa no painel mas não apareceu nada. Parei o carro abri o capo, e aparentemente estava tudo normal. Então desliguei esperei uns 2 minutos, liguei e tudo normal. Continuei rodando mais 500km e até agora nada.
A Ranger ta com 38000 km, vou fazer daqui a 1500km. Corro algum risco rodando com o carro desse jeito?

Deve ter sido algum mal contato mesmo...
Se fosse modo de segurança sério já teria acusado de novo...

NGDaniel
18/03/2012, 08:59
Verificaria imediatamente o filtro de combustivel..

miguelcps
18/03/2012, 10:26
Verificaria imediatamente o filtro de combustivel..

X2, tbem tive um problema igual este neste carnaval e era o filtro com problema, no meu caso qdo fui sangrar o filtro com a chave na posiçao ligada saiu muito ar e o carro voltou ao normal, cheguei de viagem e a 1a coisa a fazer foi trocar o filtro, visto que tinha trocado oleo e outros filtros antes da viagem, ficando apenas este pra ser trocado pois no dia da troca este filtro estava em falta, até
hoje nenhum problema.

fse
19/03/2012, 09:29
Agora pela manhã fui atras do filtro de combustivel e em duas oficinas não tinha o filtro acredita!!!
Logo depois que sai da segunda oficina o problema apareceu de novo. Ai liguei pra Ford e eles mandaram o guincho. O problema é que a CCS fica a 180 km.
Estou pensando seriamente em fazer um curso tecnico em mecanicae comprar as peças pela internet (ou no futuro comprar um TOYOTA, GM, OU MIT) pq aqui o pessoal só venda peça pra essas marcas. O resto não tem choro nem vem vela. E eu só fui atras de um filtro imagina o resto.

papa
19/03/2012, 12:06
fse ai nao tem um autorizado MWM la vç encontra os filtros a preços justos no mercado de auto peças tambem, no meu caso instalei um Purifilt que dura 50.000 e mais caro mas valeu a pena, em outro topico tratei deste assunto e so pesquisar.

fse
19/03/2012, 16:39
fse ai nao tem um autorizado MWM la vç encontra os filtros a preços justos no mercado de auto peças tambem, no meu caso instalei um Purifilt que dura 50.000 e mais caro mas valeu a pena, em outro topico tratei deste assunto e so pesquisar.

Rapaz aqui não tem nada, a autorizada mais proxima da MWM fica em Maraba que é o mesmo local da CCS.
Nas oficinas daqui o pessoal só mete a mão em Hilux, L200 e S10. Aqui o povo fala que Ranger é bomba. Se for Nissan Frontier da SEL pra frente, tambem eles falam que é tudo bucha hahahahaha. Quando eles não entendem dizem que não presta.

NGDaniel
19/03/2012, 16:43
. Quando eles não entendem dizem que não presta.

x2, Mecas, são todos iguais..

marciomeurer
20/03/2012, 08:47
x2, Mecas, são todos iguais..

dificil achar um bom mecânico e quando você acha ele te estrupa ate o talo!

fse
20/03/2012, 13:02
A Ranger chegou ontem na CCS e até agora não me passaram o diagnostico. Falaram que la estava sem energia a hora que o carro chegou e bla bla bla bla. Espero que até quinta eles tragam a Ranger de volta, pq é o tempo que tenho com o Uno Novo que a Ford me "emprestou".

Paulo Marcelo
03/08/2012, 16:35
E aí pessoal, como anda os problemas nas viaturas de vocês? Conseguiram resolver os problemas elétricos?

Cachoeira
03/08/2012, 17:13
E aí pessoal, como anda os problemas nas viaturas de vocês? Conseguiram resolver os problemas elétricos?

Também fiquei curioso com a solução (ou não) do problema... Tenho uma ranger 3.0 com quase 60.000 e ate agora sem falhar mas Knowhow É bom... pode-se precisar.

Saudações a todos.

cristianonll
07/12/2012, 20:36
Na verdade alguns mecanicos falam refil mas se trata somente de um reparo um kit somente com algumas peças evitando a troca completa.

Hobbyking
22/12/2012, 18:00
Olá amigo, estou precisando desse sensor da flauta, vc sabe me informar onde consigo comprá-lo e qual o preço. Agradeço. Abs

Imperador!
22/12/2012, 19:54
O nome desse sensor é "sensor de alta pressão". Basta removê-lo e comprar o mesmo em uma revenda MWM International.
Preço não tenho ideia, mas deve ser coisa de uns R$ 300...

emschas
20/07/2013, 21:41
Há um tempo atrás tinha lido este tópico e também o tópico de limpeza do tanque. Eu nunca tinha ouvido o barulho da bomba do tanque da minha ranger, porém, ontem a noite e hoje durante o dia passei a ouvir o barulho de robocop. Tô com medo da minha pifar. Será que se fizer uma limpeza evita que ele queime? Ou quando começa com este barulho é só questão de tempo pra ela queimar?

Imperador!
21/07/2013, 16:32
Há um tempo atrás tinha lido este tópico e também o tópico de limpeza do tanque. Eu nunca tinha ouvido o barulho da bomba do tanque da minha ranger, porém, ontem a noite e hoje durante o dia passei a ouvir o barulho de robocop. Tô com medo da minha pifar. Será que se fizer uma limpeza evita que ele queime? Ou quando começa com este barulho é só questão de tempo pra ela queimar? Esse barulhinho aí é normal... estranho é um barulho mais alto, alto mesmo. Mas enfim, barulho não tem como ser julgado por aqui. Por desencargo, esse barulhinho "robocop" eu escuto desde que comprei a minha...

emschas
21/07/2013, 19:52
Esse barulhinho aí é normal... estranho é um barulho mais alto, alto mesmo. Mas enfim, barulho não tem como ser julgado por aqui. Por desencargo, esse barulhinho "robocop" eu escuto desde que comprei a minha...

Que bom! Assim fico mais aliviado. Uma bomba desta por R$1300,00 é muito caro.
Achei estranho é porque já tinha lido sobre o barulho e tentado ouvir na minha. Nunca tinha conseguido ouvir mesmo prestando atenção. Só neste fim de semana que comecei a ouvir. De qualquer forma acho que já é hora de fazer uma limpeza porque ela já tem cinco anos.

gilsonhs
24/07/2013, 02:49
Pra quem esta comprando uma Ranger 3.0 4x4 acima de 100.000 km, oque deve ser "checado" antes da compra, para não haver arrependimento ?

Abraços

papa
24/07/2013, 07:24
Pra quem esta comprando uma Ranger 3.0 4x4 acima de 100.000 km, oque deve ser "checado" antes da compra, para não haver arrependimento ?

Abraços
Primeiro verificar se é acima de 2007, pois as acima já tiveram algumas melhorias, no mais verificar a procedencia o manual para saber se foram feitas as revisões, e levar em um mecanico que entenda deste motor para uma avaliação geral, carro varia de um para outro não da para generalizar.

papa
24/07/2013, 07:26
Que bom! Assim fico mais aliviado. Uma bomba desta por R$1300,00 é muito caro.
Achei estranho é porque já tinha lido sobre o barulho e tentado ouvir na minha. Nunca tinha conseguido ouvir mesmo prestando atenção. Só neste fim de semana que comecei a ouvir. De qualquer forma acho que já é hora de fazer uma limpeza porque ela já tem cinco anos.
A bomba em sí não é este preço a do Gol ou Golf dá para colocar e é coisa de 300 pilas ou menos tem tópico sobre isto por aqui.

gilsonhs
24/07/2013, 08:24
Primeiro verificar se é acima de 2007, pois as acima já tiveram algumas melhorias, no mais verificar a procedencia o manual para saber se foram feitas as revisões, e levar em um mecanico que entenda deste motor para uma avaliação geral, carro varia de um para outro não da para generalizar.

No caso seria uma 2005, de uma olhada.

Veículo à venda: Ford*Ranger XLT CD *2005/2005 por R$ 38500,00 | Usado Fácil (http://www.usadofacil.com.br/v2009/detalhes.asp?cod=390391#.Ueyi-Y03tX9)

O dono diz estar em perfeitas condições , mas nao perguntei se as revisoes foram feitas na concessionaria, esta na faixa dos 150.000 km, diz ele...

Nunca tive Ranger com esse motor, só tive o 2.8. Oque me chama atenção no 3.0 é a força, mas tenho medo do pepino ser grande depois!

Abraços

emschas
24/07/2013, 11:49
A bomba em sí não é este preço a do Gol ou Golf dá para colocar e é coisa de 300 pilas ou menos tem tópico sobre isto por aqui.Nossa! Que bom saber disto. Valeu, papa!

papa
24/07/2013, 11:54

Veículo à venda: Ford*Ranger XLT CD *2005/2005 por R$ 38500,00 | Usado Fácil (http://www.usadofacil.com.br/v2009/detalhes.asp?cod=390391#.Ueyi-Y03tX9)

O dono diz estar em perfeitas condições , mas nao perguntei se as revisoes foram feitas na concessionaria, esta na faixa dos 150.000 km, diz ele...

Nunca tive Ranger com esse motor, só tive o 2.8. Oque me chama atenção no 3.0 é a força, mas tenho medo do pepino ser grande depois!

Abraços
Pois é a minha é uma 2005 e comprei em 2009 com 140.000 hoje tá com 290.000, até agora só uma válvula da bomba de alta e o sesor da flauta deram problema, forra a manutenção normal rolamento de rodas lonas etc, agora estou fazendo uma revisão nos bicos e na corrente de distribuição, os bicos deste modelo costumam estar grudados e dificeis de tirar um deles não consegui tirar ainda. este motor nunca deve ser lavado pois no local da válvula termostática tem um rebaixo que permiti infiltração de água entre a caixa de distribuição e o bloco do motor tem matéria sobre isto aqui no forum.

gilsonhs
24/07/2013, 20:35
Pois é a minha é uma 2005 e comprei em 2009 com 140.000 hoje tá com 290.000, até agora só uma válvula da bomba de alta e o sesor da flauta deram problema, forra a manutenção normal rolamento de rodas lonas etc, agora estou fazendo uma revisão nos bicos e na corrente de distribuição, os bicos deste modelo costumam estar grudados e dificeis de tirar um deles não consegui tirar ainda. este motor nunca deve ser lavado pois no local da válvula termostática tem um rebaixo que permiti infiltração de água entre a caixa de distribuição e o bloco do motor tem matéria sobre isto aqui no forum.

Obrigado PAPA, são ótimas informações . O rapaz da garagem disse que o dono fez recentemente a revisão e troca dos freios, toda parte de suspensão , e trocou a bomba de combustível! será que ela já deu o problema que ''quase todo mundo'' já teve? a perca de força e etc... tenho muito receio em motor eletronico, pois nunca tive um, mas posso afirmar que sou uma cara cuidadoso e não dou ''pau'' nos meus carros, sendo assim posso ficar mais seguro...

abraço

papa
25/07/2013, 10:57
gilsonhs, pelo que ví vç saiu de uma ranger 2.8 que é muito boa, estas 3.0 são boas também andam mais, mas tem suas manhas como todas tem, pesquise aqui no forum que já tem muita coisa deste motor.
Boa sorte.

marcoswiedemann
25/07/2013, 11:14

Abraços

Tenho uma 2005
quando comprei deu problema na embreagem, rolamento da roda dianteira e discos de freio.
mas o antigo dono pagou, tem a garantia de 90 dias.
ela esta com 184mil km, agora começou o barulho do kit corrente comando vou trocar peça mais mão obra vai sair por 1900.
o problema foi que o antigo dono não cuidava dela, acho que manutenção nunca fez era apenas troca de oleo.
o motor é muito bom, prefiro faze o conserto e saber que vou ter uma viatura confiavel na minhas mãos que vende o comprar outra ai começa o drama tudo novamente.
uma dica na sua cidade tem mecânico bom que trabalha com diesel, pega a viatura e leva pra ele dar uma olhada.
não leva em mecanico indicado pela garagem.
e no mais boa compra

papa
25/07/2013, 13:45
Tenho uma 2005
quando comprei deu problema na embreagem, rolamento da roda dianteira e discos de freio.
mas o antigo dono pagou, tem a garantia de 90 dias.
ela esta com 184mil km, agora começou o barulho do kit corrente comando vou trocar peça mais mão obra vai sair por 1900.
o problema foi que o antigo dono não cuidava dela, acho que manutenção nunca fez era apenas troca de oleo.
o motor é muito bom, prefiro faze o conserto e saber que vou ter uma viatura confiavel na minhas mãos que vende o comprar outra ai começa o drama tudo novamente.
uma dica na sua cidade tem mecânico bom que trabalha com diesel, pega a viatura e leva pra ele dar uma olhada.
não leva em mecanico indicado pela garagem.
e no mais boa compra
Já que vai mexer na caixa de distribuição veja se tira ela e faz o serviço de preenchimento com silicone pára evitar a infiltração de água entre a caixa e o bloco tem matéria sobre isto aqui no forum este é um dos defeitos desta primeira leva de motores. esta foto do filtro não tem nada a ver saiu errado

423216 423217 423218423219423220

marcoswiedemann
25/07/2013, 21:35
Já que vai mexer na caixa de distribuição veja se tira ela e faz o serviço de preenchimento com silicone pára evitar a infiltração de água entre a caixa e o bloco tem matéria sobre isto aqui no forum este é um dos defeitos desta primeira leva de motores. esta foto do filtro não tem nada a ver saiu errado

423216 423217 423218423219423220

Obrigado pela dica
vou fala com o mecânico já que vai tira a tampa.
como é feito preenchimento, só silicone ou tem outro material.
se tiver mais algum material favor me passar.

marcoswiedemann
26/07/2013, 20:46
Acabou de chega o kit corrente comando
vou faze a troca das correntes, engrenagens, tensores e tuchos
alem da junta da tampa, tambem veio o ejetor de oleo pra lubrificar a corrente.
espero que o maldito barulho pare, ja não aguento mais, fica parado no sinal e aquele barulho infernal, parece que o motor ta se desmanchando.

gilsonhs
27/07/2013, 00:59
Já que o Marcos tocou no assunto ....... Comprei a Ranger hoje, andei cerca de 500 km ate chegar em casa, e ela esta com um barulhinho muito irritante da roda esquerda (lado do motorista) parece barulho de um sino, tipo alguma coisinha frouxa que esta batendo, como se fosse pequenas pedrinhas , e quando bato a porta do motorista tbm faz. alguma sugestão?

Abracos

Daniel.Shimomoto
27/07/2013, 14:24
Já que o Marcos tocou no assunto ....... Comprei a Ranger hoje, andei cerca de 500 km ate chegar em casa, e ela esta com um barulhinho muito irritante da roda esquerda (lado do motorista) parece barulho de um sino, tipo alguma coisinha frouxa que esta batendo, como se fosse pequenas pedrinhas , e quando bato a porta do motorista tbm faz. alguma sugestão?

Abracos

Verifica a folga do cardã dianteiro. Quando anda parece que tem umas pedrinhas batendo dentro da peça, irritante mesmo.

Se for isso, troca o cardã.

Abraços

gilsonhs
27/07/2013, 15:52
Verifica a folga do cardã dianteiro. Quando anda parece que tem umas pedrinhas batendo dentro da peça, irritante mesmo.

Se for isso, troca o cardã.

Abraços

Vou verificar, obrigado Daniel.

Abraço

gilsonhs
28/07/2013, 23:40
Daniel, eu dei uma mexida do cardan dianteiro e nada do barulho, como faço esse teste?

Abraços

Daniel.Shimomoto
29/07/2013, 09:45
Daniel, eu dei uma mexida do cardan dianteiro e nada do barulho, como faço esse teste?

Abraços

Força ele para cima e para baixo, veja se apresenta jogo no bolachão que encaixa na caixa de transferencia.

Abraços

miguelcps
29/07/2013, 09:58
Daniel, nao seria bom o Gilson ver tbem se este bolachao está bem lubrificado (Engrachado)?

Daniel.Shimomoto
29/07/2013, 13:55
Daniel, nao seria bom o Gilson ver tbem se este bolachao está bem lubrificado (Engrachado)?

Miguel;

Tem que tirar fora o cardã e encher de graxa pelo furo que existe atrás do bolachão.

Mas geralmente quando o bolachão apresenta folga, a coifa já foi para o espaço. Por isso que ele perde a graxa. Na minha eu acabei trocando por um sistema de cruzetas comum.

Abraços

miguelcps
29/07/2013, 14:21
Miguel;

Tem que tirar fora o cardã e encher de graxa pelo furo que existe atrás do bolachão.

Mas geralmente quando o bolachão apresenta folga, a coifa já foi para o espaço. Por isso que ele perde a graxa. Na minha eu acabei trocando por um sistema de cruzetas comum.

Abraços

Valeu Daniel, seus comentários sao sempre de grande ajuda ao pessoal,
abraço
Miguel

gilsonhs
29/07/2013, 18:53
Amigos, fui no mecanico hoje ver esse barulinho chato ! Ele disse que é o freio, e que precisa trocar as pastilhas, achei estranho, mas até ai beleza.

Logo ele ergueu a Ranger com o ''jacaré'' e rodou as rodas com a mão... ele constatou que o rolamento da roda direita (lado do motorista) já está nas ultimas, pois está fazendo um leve ruído, já o outro lado está jóia...

Meu drama é o seguinte... eu perguntei se é para trocar só um lado, e ele disse que não, que o rolamento vem o par !

Mas ai veio a surpresa que o mecanico não me explicou... é vendido o cubo completo, blindado, do valor entre 390 há 600 (cada lado), entre original e paralelas !

Assustei, pois achei que era apenas um ''mísero'' par de rolamentos!

Confirma isso pessoal ?? só vende o cubo completo ? preciso trocar com URGÊNCIA ? Quanto tempo aguenta um cubo desses NOVO?? Vou viajar essa semana e creio que irei andar no minimo uns 3.000 km....

Aguardo respostas, Obrigado !!

Daniel.Shimomoto
29/07/2013, 20:26
Amigos, fui no mecanico hoje ver esse barulinho chato ! Ele disse que é o freio, e que precisa trocar as pastilhas, achei estranho, mas até ai beleza.

Logo ele ergueu a Ranger com o ''jacaré'' e rodou as rodas com a mão... ele constatou que o rolamento da roda direita (lado do motorista) já está nas ultimas, pois está fazendo um leve ruído, já o outro lado está jóia...

Meu drama é o seguinte... eu perguntei se é para trocar só um lado, e ele disse que não, que o rolamento vem o par !

Mas ai veio a surpresa que o mecanico não me explicou... é vendido o cubo completo, blindado, do valor entre 390 há 600 (cada lado), entre original e paralelas !

Assustei, pois achei que era apenas um ''mísero'' par de rolamentos!

Confirma isso pessoal ?? só vende o cubo completo ? preciso trocar com URGÊNCIA ? Quanto tempo aguenta um cubo desses NOVO?? Vou viajar essa semana e creio que irei andar no minimo uns 3.000 km....

Aguardo respostas, Obrigado !!

Essa historia de trocar o par é conversa fiada. Se um está bom e o outro está roncando, troca o que está roncando.

Agora rolamento tem que ser Timkem grafado em baixo relevo. Senão, não aguenta. Vai gastar mesmo os R$600,00. É assim mesmo.

Grande Abraço

gilsonhs
29/07/2013, 21:20
Essa historia de trocar o par é conversa fiada. Se um está bom e o outro está roncando, troca o que está roncando.

Agora rolamento tem que ser Timkem grafado em baixo relevo. Senão, não aguenta. Vai gastar mesmo os R$600,00. É assim mesmo.

Grande Abraço

Beleza. Essa marca Timkem eh a que distribui para a Ford? Um vendedor aqui me mostrou um rolamento que diz ele que eh a original, soh nao me lembro a marca.

Vou procurar essa marca que vc disse... Eu corro o risco do rolamento que esta ruim travar comigo a qualquer momento?

Obrigado Daniel
Abraço

gilsonhs
30/07/2013, 11:06
amigos, hoje de manha dei partida, e quando acelero um pouco faz uma vibração bem consideravel, a vibração é maior quando tiro o pé do acelerador, isso com ela parada... entao não tem como ser cardan, o estepe já apertei e a vibração ainda continua la, me tirando do serio , procurei sobre isso pelo forum mas nao achei nada relacionado a vibraçao quando o veiculo está parado !

Abraços

gilsonhs
31/07/2013, 22:25
Alguém sabe sobre essa vibração no assoalho ? ela da com o veiculo parado ou em movimento, quando tiro o pé do acelerador . Será embreagem ? uma vibraçao bem forte, iqual de sonorizadores que se encontram nas rodovias !

miguelcps
31/07/2013, 23:26
Alguém sabe sobre essa vibração no assoalho ? ela da com o veiculo parado ou em movimento, quando tiro o pé do acelerador . Será embreagem ? uma vibraçao bem forte, iqual de sonorizadores que se encontram nas rodovias !
Gilson, esta vibração nao tem relação com coxim do motor quebrado? Tive esse problema na Boxer, apenas uma observação a ser verificada,
abraço e boa sorte com a Ranger
Miguel

gilsonhs
31/07/2013, 23:31
Miguel, vou verificar isso amanha no mecanico... obrigado pela ''luz''.

Abraço

gilsonhs
01/08/2013, 14:09
Descoberto o problema !

Era o coxim mesmo, o mecânico arrancou ele de la e tbm disse que não é o original, o dono anterior fez gambiarra !

Vou buscar ela essa tarde e posto como ficou !

Abraço a todos

gusmany
07/08/2013, 09:17

valeu!

a minha ranger estava com o mesmo problema, fiz de tudo, só depois descobri que era problema no módulo, gastei 800 reais problema resolvido.

Imperador!
07/08/2013, 09:44
Problema nos chicotes ou no sensor T-MAP.

marcoswiedemann
07/08/2013, 22:14
a minha ranger estava com o mesmo problema, fiz de tudo, só depois descobri que era problema no módulo, gastei 800 reais problema resolvido.

a minha apresentou esse problema, mas foi filtro de diesel, ruim
quando troquei por original MWM, nunca mais me deu problema

Cachoeira
08/08/2013, 18:26
Descoberto o problema !

Era o coxim mesmo, o mecânico arrancou ele de la e tbm disse que não é o original, o dono anterior fez gambiarra !

Vou buscar ela essa tarde e posto como ficou !

Abraço a todos

Oi colega,

Já comentei aqui no forum que a minha ranger tem uma vibração (roncado diferente quando seguro ela na 1ª marcha e um pouco na ré). Paguei uma consulta técnica numa concessionária e ficou o chefe da oficina e um mecanico verificando por um bom tempo. Eles nem me quiseram cobrar o diagnóstico por não terem total certeza, mas chegaram numa "provavel" causa parecida: O chefe de oficina me disse que o calço esquerdo do motor era novo e pode ser que ficou a desejar na hora de ser colocado e o motor estaria transmitindo um pouco de vibração para o chassi" (de fato meu motor já foi erguido para ser refeita a junta do carter). Não pedi para consertar e irei fazê-lo no dia que for trocar a embreagem. Achei ele atencioso e honesto e fiz questão de pagar o diagnóstico (115,00). Nem sempre em mecânica se consegue a tão sonhada certeza não é? Teria que desmontar para ver...
sds.

max_csl
12/09/2014, 09:31
Bom dia, Pessoal.

Tenho uma ranger 2005 - 3.0 e estou com dois problema:

Falhando...
Freio fica duro..

alguém sabe me informar quais as possíveis causas?
Se possível, uma indicação de mecanica que trabalha com esse motor..

att,
Max

Imperador!
12/09/2014, 09:37
Bom dia, Pessoal.

Tenho uma ranger 2005 - 3.0 e estou com dois problema:

Falhando...
Freio fica duro..

alguém sabe me informar quais as possíveis causas?
Se possível, uma indicação de mecanica que trabalha com esse motor..

att,
Max
Falhando
- comece olhando os filtros (especialmente ar e combustível), procurando entradas de ar nas tubulações do combustível e fazendo limpeza no tanque. Veja o estado da peneira que fica dentro do tanque.

Freio duro
-pode ser problema no hidrovácuo, no servo, pode ser bastante coisa...

max_csl
12/09/2014, 09:44
Bom dia, Imperador.

Sou novo no forum e fiquei fora do carro a Diesel por mais de 10 anos e to meio por fora, estou tentando me atualizar e comprei a ranger 3.0 4x4.. na tua opinião, é um carro bom ou problematico?

Conhece um mecanico em Caxias do Sul?

att,
Maxchel

marcoswiedemann
12/09/2014, 11:39
Bom dia, Imperador.

Sou novo no forum e fiquei fora do carro a Diesel por mais de 10 anos e to meio por fora, estou tentando me atualizar e comprei a ranger 3.0 4x4.. na tua opinião, é um carro bom ou problematico?

Conhece um mecanico em Caxias do Sul?

att,
Maxchel

Em caxias não conheço, mas posso indicar um bom em Novo Hamburgo.
Como o amigo imperador falou comece trocando os filtros se não melhorar pode ser sujeira no tanque ou ate mesmo problemas nos bicos.
Quanto ao freio verifica se todas as rodas estão freando ou pode ser hidro vácuo mesmo.

max_csl
12/09/2014, 13:07
Boa tarde, marcoswiedemann (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/72242.html).

Obrigado pelo auxilio, pode me indicar o mecanico de Novo Hamburgo?

Pois trabalho em Canoas, e não teria problema em leva-la em NHO.

Desde já muito obrigado.

att,
Max

marcoswiedemann
12/09/2014, 20:16
Boa tarde, marcoswiedemann (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/72242.html).

Obrigado pelo auxilio, pode me indicar o mecanico de Novo Hamburgo?

Pois trabalho em Canoas, e não teria problema em leva-la em NHO.

Desde já muito obrigado.

att,
Max

Mecanica liberdade em NH fala com diogo 30361380, são muito competente na parte de mecânica.
Se for problema de bomba e bico posso te indicar uma Bosch que o cara so trabalha com camionetes.
Moro em São Leopoldo, podemos combina que vou com vc ate a oficina pra conversar com eles.
Qual ano da sua Ranger?

max_csl
15/09/2014, 08:27
Bom dia, Marcos.

Ok, ano 2005.

No maximo na semana quem vem eu levo pra ele darem uma olhada..
Percebi que ela falha mais quando esta com o motor frio, quando esquente fica melhor, ou falha bem menos!!!

Obrigado!

att,
Max

max_csl
15/09/2014, 22:25
Marcoswiedemann (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/72242.html).

Me manda seu contato no e-mail: maxchel_joner@hotmail.com

obrigado.

att,
Max

marcoswiedemann
20/09/2014, 10:06
Maxvc recebeu meu email?
abraço

max_csl
21/09/2014, 22:31
Boa noite, marcoswiedemann (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/72242.html).

Fiquei sem acesso por alguns dias.... Levei a caminhonete em uma mecanica em Caxias mesmo, indicação de um amigo que tambem tem uma Ranger 3.0 e tambem teve o mesmo problema, resolveu trocando a valvula PCV.
A principio o motivo da falha seria a válvula PCV da bomba de alta pressão...vou testa-la e depois posto o resultado.

Obrigado pela indicação...

marcoswiedemann
28/09/2014, 19:56
Max_csl
Como ficou sua ranger?

max_csl
30/09/2014, 07:52
Bom dia, Marcos.

Estou rodando com ela essa semana, a principio ficou 100%!

Problema resolvido com a troca da válvula PCV.

att,
Maxchel

Imperador!
30/09/2014, 08:25
Bom dia, Marcos.

Estou rodando com ela essa semana, a principio ficou 100%!

Problema resolvido com a troca da válvula PCV.

att,
Maxchel

Que bom amigo... vi agora que você me perguntou sobre a viatura... ainda está interessado na minha resposta?

Abs!

max_csl
30/09/2014, 21:25
Boa noite, Imperador!

Claro que estou....manda aí..

att,

Imperador!
01/10/2014, 07:35
Boa noite, Imperador!

Claro que estou....manda aí..

att,

Tive uma XLT 3.0 2005 por 4 anos (2010 a 2014) e posso dizer que o carro é excelente, mas que as manutenções (quando ocorrem) são caras.
No meu caso, por causa do relaxamento do dono anterior, precisei realizar a retífica do cabeçote. Foi um único serviço mecânico pesado que fiz no carro. De resto, só manutenção de praxe: freios, amortecedores, borrachas, regulagem da barra de torção etc.

Não apresentou nenhum defeito crônico e em troca me deu um carro super gostoso de conduzir (inclusive melhor de dirigir que minha atual Ltd 3.2). Motivo da troca, se estava tão satisfeito? Estava beirando os 150.000km e precisaria fazer uma série de manutenções no carro que custariam cerca de R$ 5.000,00 - borrachas da suspensão dianteira, bandejas superiores e inferiores, troca da corrente de comando e retirada de um vazamento. Aí acreditei que não compensava um gasto desse valor num carro que já iria pra 10 anos de uso, sendo que eu poderia pegar um carro novo porque rodo muito e preciso do carro sempre "na ponta dos cascos".

Ah, mais um detalhe: minha ex-3.0 era reprogramada pra 235cv@51kgfm de torque. Consumia entre 8,5 e 9km/l na cidade e entre 10,5 e 14km/l na estrada, a depender do pé.

Qualquer coisa estamos aí, foi um relato beeem superficial.

Abs!

Imperador!
01/10/2014, 07:57
Ah... mais um detalhe que esqueci de mencionar é que as manutenções, apesar de "caras" são mais baratas que as dos carros atuais e que a mecânica na parte de motor é, sem dúvida, bem mais confiável que as das picapes diesel atuais.

max_csl
01/10/2014, 22:18
Boa noite, Imperador.

Obrigado pelo relato....Estou gostando muito da caminhonete, é um canhão, anda muito!
Gastei um pouco pra colocar em dia, pois o antigo dono era meio descuidado..., desta forma realizei uma boa revisão preventiva...
Referente a falha, resolveu 100% depois de trocar a valvula PCV...

Manutenções realizadas até o momento:

Suspensão
Freio (cilindro mestre, servo, disco e pastilha)
Retentor e rolamento roda traseira
Limpeza do tanque
Troca de todos os filtros e oleo
Troca da valvula PCV
Troca dos 04 pneu

max_csl
03/10/2014, 08:26
Bom dia, Imperador e Marcos.

o que vcs acham deste modelo:

Modelo:
Nissan Frontier SEL CD 4x4 2.5 TB Diesel
(http://rs.bomnegocio.com/regioes-de-porto-alegre-torres-e-santa-cruz-do-sul/veiculos/carros/nissan/frontier)

Imperador!
03/10/2014, 08:40
Bom dia, Imperador e Marcos.

o que vcs acham deste modelo:

Modelo:
Nissan Frontier SEL CD 4x4 2.5 TB Diesel
(http://rs.bomnegocio.com/regioes-de-porto-alegre-torres-e-santa-cruz-do-sul/veiculos/carros/nissan/frontier)

Acho que só vale a pena pra pegar 0km por causa do custo benefício.
Pegar uma usada pode sair bem caro...

marcoswiedemann
04/10/2014, 19:56
Concordo com o imperador.
A menos que vc conheça o antigo dono.

Minha ranger apareceu um vazamento de pressão pelo 3º bico, perto de casa percebi um barulho estranho, quando abri o capo percebi que estava fazendo um barulho igual a compressor de caminhão e percebi que esta vindo do bico.
Acho que é apenas o anel de vedação.
Mas apenas segunda vou poder levar na oficina.

Felício Guerra
17/03/2015, 19:31
Pessoal, boa noite!
Minha Ranger 3.0 4x4 CS 2008 ta perdendo força se passo dos 2000 rpm ou se afundar o pé no acelerador. O problema persiste até que eu desligue o carro e ligue novamente. Quando ligo ele está normal, mas não posso afundar o pé ou mesmo passar dos 2000 rpm. Já troquei os filtros e o problema persiste. Seria na injetora ou alguma coisa relacionada a eletrônica (devido ao fato de desligar e voltar ao normal)?
Desde já agradeço!

mguriano
18/03/2015, 09:31
Bom dia,
Tem que tirar o tanque de combustível e limpar o filtro da bomba de baixa pressão.
Esse problema é muito comum.

Abraço

Felício Guerra
18/03/2015, 19:54
Valeu mguriano!
Vou fazer isto esta semana ainda e volto com o resultado.

Abraço

Borjaoo
19/03/2015, 01:33
Opa, um forista do médio piracicaba, hahaha.

volta mesmo com o resultado, curiso aqui pra se algum dia a minha apresentar esse problema.

mguriano
19/03/2015, 08:22
Esse problema dela é bem chatinho, já li a respeito de muita gente que passou por isso, inclusive eu, logo no primeiro dia com a viatura.
Segue um vídeo explicando a situação:

https://www.youtube.com/watch?v=PGZg8WlK4og

enasor
19/03/2015, 08:42
Pessoal, boa noite!
Minha Ranger 3.0 4x4 CS 2008 ta perdendo força se passo dos 2000 rpm ou se afundar o pé no acelerador. O problema persiste até que eu desligue o carro e ligue novamente. Quando ligo ele está normal, mas não posso afundar o pé ou mesmo passar dos 2000 rpm. Já troquei os filtros e o problema persiste. Seria na injetora ou alguma coisa relacionada a eletrônica (devido ao fato de desligar e voltar ao normal)?
Desde já agradeço!

Caro Felício

Dê uma olhada no tópico abaixo ... lá está "rolando" uma discussão bem interessante ... inclusive participam alguns proprietários de Ranger ... de repente, pode ser do seu interesse ...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/147845-diesel-s-10-em-motores-antigos-5.html

Abs.

Imperador!
19/03/2015, 15:33
Bom dia,
Tem que tirar o tanque de combustível e limpar o filtro da bomba de baixa pressão.
Esse problema é muito comum.

Abraço
Antes de desmontar isso tudo, mandaria testar o sensor t-map

mguriano
19/03/2015, 15:43
Que sensor é esse?

Felício Guerra
26/03/2015, 22:11
Fala moçada, problema resolvido!
Passou o aparelho e constatou problema na válvula de pressão do combustível. Fiz a troca da válvula e também do sensor do turbo que descobri que estava quebrado (mas funcionava ainda). Tá um veneno pra andar agora. R$ 980,00 tudo.

Felício Guerra
26/03/2015, 22:14
Opa, um forista do médio piracicaba, hahaha.

volta mesmo com o resultado, curiso aqui pra se algum dia a minha apresentar esse problema.

Fala borjaoo, blz? Ia levar o carro aí em JM pra arrumar mas acabei levando em Coronel Fabriciano. Gostei da oficina lá. O resultado tá em um post de hoje.

Borjaoo
27/03/2015, 02:28
Fala borjaoo, blz? Ia levar o carro aí em JM pra arrumar mas acabei levando em Coronel Fabriciano. Gostei da oficina lá. O resultado tá em um post de hoje.

opa, indicações são sempre bem vindas. Levou onde lá?

abraço!!

Felício Guerra
01/04/2015, 18:39
Borjaoo, levei na C&C turbo diesel, pouco para frente da Unileste.

Abraço

ARIEL RICCO
29/04/2015, 14:11
Olá Marcoswiedeman,
Tive um problema assim na estrada com minha ranger 3.0.
É uma peça muito simples mesmo, apenas uma arruela de bronze no fundo do bico!
Tome cuidado para não espanar a porca do prisioneiro que segura o bico, o mecânico de beira de estrada conseguiu espanar o meu e o bico subiu quando eu estava ultrapassando um caminhão... ai já viu né, problema dobrado, tive que voltar de guicho para cidade e trocar o prisioneiro com nova porca.

ARIEL RICCO
29/04/2015, 15:21
Aproveitando a oportunidade gostaria de falar para os usuários de Ranger 3.0 que o problema de falhas, do turbo não subir, o giro não passar de 2500rpm ai desliga o carro e liga novamente e o problema resolve... Tive com a minha também!!
No meu caso só consegui resolver em casa mesmo, pois os mechânicos passavam o scaner, zeravam o erro e o carro ficava bom por uma semana... Atá comprei um scaner para fazer este zeramento do erro por um tempo até entrar no forum e ver as dicas dos amigos.
Meus amigos, no meu caso assim como relatado por alguns usuários daqui do forun foi apenas um fio do conector do sensor MAP que se partiu devido ao atrito com o conjunto de fios... Bom, este fio do conector fica quase de baixo da central do carro, por isso muitos ficam com medo de mexer (até os mechânicos), sendo assim após comprar o scaner e resolver o problema temporiariamente por diversas vezes resolvi verificar o sensor MAP para fazer uma limpesa e possível troca do mesmo, mas para minha grata surpresa era apenas o fio so conector partido... Cortei tudo e refiz a emenda com solda reencapei e isolei tudo e o problema de falhas, perda de potência, RPM não passa de 2500 RPMs ficou resolvido por definitivo com meu carro...
O bom é que agora com o scaner em mãos não preciso ficar na mão de mechânicos e vendido a solução muitas vezes absurdas.
Bom amigos, este é meu pequeno relato e vou tentar colocar umas fotos para ajudar os aventurados a resolver um problema que é simples embora para os leigos seja um monstro.
Espero ter ajudado os amigos assim como eu fui atravez do forun e retribuo me colocando a disposição.

500400500401

mario_hpb
12/04/2016, 23:05
Onde comprou o scanner e quanto pagou amigo? É original para leitura de camionetas da Ford? Obrigado desde já!

antoniomcfilho
16/11/2016, 16:19
Olá pessoal me desculpem por ressuscitar tópico antigo mas estou com todos esses sintomas que já foram mencionados nesse tópico e minha Ranger 3.0 2011 continua falhando.
Num primeiro momento ela fez aquela falha doida de cortar o giro em 2000 rpm;
Depois "evoluiu" para cortes do motor com aquela famosa espera de uns 10 minutos e o motor voltar a funcionar;
Levei numa especializada aqui de Curitiba e pelo scanner seria a válvula PCV;
Comprei a dita e meu mecânico trocou e não resolveu;
Decidi então deixar ela na especializada aqui de Curitiba, a Piloto Diesel;
Resultado: R$1.950,00 e a falha persistindo. Até o mecânico ficou impressionado pois ele disse que trocou para efeitos de testes até o acelerador eletrônico e nada fez com que a falha sumisse.
Perguntei se poderia ser motor ele disse que não.
Mais alguma sugestão gente?

Att,

Antonio

NGDaniel
16/11/2016, 18:13
Ja olhou a pendeirinha do tanque de diesel?

Imperador!
17/11/2016, 22:04
Ja olhou a pendeirinha do tanque de diesel?

Isso, baixe o tanque do carro fora e faça uma limpeza total. Verifique também o pescador, ele provavelmente está danificado.

alexmarx2
18/07/2017, 15:27
Boa tarde pessoal. É minha primeira participação no Fórum. Comprei uma Ranger Limited 2007 3.0 (international ) em um leilão aqui em MInas ( Palácio dos Leilões ) Foi o meu primeiro carro e o último em leilões. Como trabalho como DJ, meu Weekend (1.8) estava sofrendo pra puxar uma carretinha com uns 650 kg de equipamentos. Tive a brilhante idéia de comprar uma 4x4 no leilão. Saiu a Ranger. Tiro no pé. Apesar de ter sido recuperada de banco e sem sinistro, os ratos do leilão surrupiaram parte das peças do carro e trocaram outras tantas por peças e carcaças de outros modelos. Morri na nota. Mas agora o carro tá quase pronto. Falta só ajeitar a suspensão. Sei que o tópico é antigo, mas no pouco tempo que rodei nela vi que o gráfico do turbo está "vazio", não marca nada. Ao s felizes proprietários desse modelo acima, me respondam: Como funciona esse turbo? Já ao ligar o motor esse gráfico já tem que marcar alguma coisa ou é como um compressor, que vai enchendo á medida que o motor gira? Tem um tempo razoável para esse gráfico encher? Qual? Qual a média de pressão? Apesar de pesquisar aqui sobre o tema, não consegui as respostas para essas dúvidas. Caso haja algum link com estas informações, ficarei grato pela ajuda.

Aragano
18/07/2017, 16:35
A turbina só entra quando exigida. Põe ela na estrada em 3 marcha e daí pisa fundo. O grafi co deve ir enchendo até 1,5 bar e dá pra ouvir a turbina

alexmarx2
24/07/2017, 15:21
A turbina só entra quando exigida. Põe ela na estrada em 3 marcha e daí pisa fundo. O grafi co deve ir enchendo até 1,5 bar e dá pra ouvir a turbina

Aragano. Valeu pela resposta. Peguei ela hoje na oficina e tá funfando legal. Fiz o indicado acima e encheu até o talo. Mas com o preço do combustivel, não dá pra pisar muito fundo ultimamente não...kkkkkkk.

eberle
20/01/2020, 11:11
Oi Pessoal, seguinte: Possuo uma ford Ranger 2008 4x4 cab dupla - diesel - 3.0 motor MWM - turbo
Faz mais ou menos uns 4 meses, foi feito a limpeza dos bicos e bomba injetora. Até ai tudo bem. Mas comecei a ter problemas de falta de potência e com gasto maior de combustível. Antes da limpeza dos bicos, estava fazendo algo em torno de 12Km/L a 110 k/h e 14 km/L a 80 km/h. Hoje está fazendo míseros 10km/l a 100 km/h. E com muito custo chega a 150km .... não que eu ande a esta velocidade, mas sei que antes da limpeza dos bicos ela atigia facinho os 180km. A questão toda é que o profissional que fez o trabalho (foi a segunda vez, da primeira foi um ótimo serviço....mas....) teve que colocar enforca gato segurando os canos de retorno do bico e disse que não havia solução, pois estavam escapando....bom, corri atras e descobri que ele não colocou as travas que podem se adquiridas no Mercado Livre (mais deixa pra lá).....não volto mais na oficina desse bombista.
Gostaria de saber de vcs aqui do Forum, se podem me indicar um bombista de confiança que esteja trabalhando em São Paulo (zn leste) ou Guarulhos SP e que saiba trabalhar com a Ranger que tem motor eletrônico.

Celiosilvaazevedo
21/04/2020, 12:17
oi fernando bom dia. resolveu o problema? eu estava com esse mesmo defeito na minha L200. eRA coisa ligada a um sensor da turbina. acho que vãlvula solenóide.

Só achei esse topico aqui pelo Google, que tem alguma coisa a ver...

Como andei perguntando sobre o manometro em outro topico, comprei um mas ainda não chegou, falaram que a pressao de 1,15 deve ser verifiacada a +ou-3500rpm em 4ªmarcha...
Ai...

Hj resolvi dar uma esticada em 2ª e não passou de 3500 RPM...

Ta com 140000km, todos filtros trocados a 4mil Km, combustivel de boa procedencia, e ja arrumei a peneira do tanque uns 2 mese depois que comprei (31 dezembro 2009)...

A unica coisa que não revisei nela des de quando comprei foi turbina BI e bicos...
Esse problema pode ser algum desses conforme andei lendo certo...???

Uma coisa que me lembrei agora, é que ja venho acompanhando a um tempão o forum, e me lembro de alguem ja ter falado algo sobre as turbinas TGV, que se não andar dando umas esticadas pode travar alguma coisa nela ...???....é mais ou menos isso mesmo que li...???
Se não me engano até o Rasch falou algo sobre isso mas ainda não achei onde li isso...

Abraços...

Skandeer
02/12/2020, 17:24
Caríssimos, tudo bem?

Após algum tempo (6 meses) batalhando contra um problema que teve orçamento até de 9 mil reais :shock:, passando por 2 oficinas e 1 empresa conceituada de troca de óleo, eletricista etc. acabei eu mesmo descobrindo a causa do defeito:

Defeito: A Ranger 3.2 Diesel 2013 começou a falhar misteriosamente, em uma dada condição: depois de descer um morro, começando a subir outro mais íngreme, a viatura começava a falhar em 2300 RPM. Se parasse o carro e deixasse descansar entre 5 e 10 minutos o problema sumia misteriosamente (E VOLTAVA DEPOIS, NAS MESMAS CONDIÇÕES). Também ocorria nas ultrapassagens em alta velocidade... :semideia

Aí veio o segundo problema: Com alguns dias desta falha, acendeu a luz de "!" no painel...

Pra encurtar a conversa, após muita oficina, teste com scanner, reset de scanner, troca de bomba de baixa, limpeza de tanque, gasto de 1500 Dilma$, quase um enfarto na concessionária etc, descobrimos que a "vela aspersora" de diesel no DPF tinha entupido. Baixei uns manuais do motor, do DPF e descobri que o fusível desta vela estava queimado... ai ai

O fusível queima porque o solenoide (vela aspersora) esquenta pela falta de lubrificação... que é feita pelo Diesel que vem da bomba pulsadora, que por sua vez é alimentada pela linha da bomba do tanque (que tinha sido trocada sem precisar).

Veredicto: Numa troca antiga de óleo, o trocador inverteu as cores das mangueiras do filtro :parede: ! O NORMAL É AS AZUIS PARA O LADO DO MOTOR E AS VERMELHAS PARA O LADO DA RODA, e ainda, as mais fininhas, com corpo parecendo o boneco da Michelin, em cima e as mais gordinhas embaixo do filtro.

Como o carro funcionava? A bomba estava tocando o retorno e o que estava puxando o diesel S10 era a bomba de alta, uma P! pressão... logo, podemos concluir:

1- Trocando-se o filtro de combustível de forma errada, o carro continua funcionando, mas de forma fadigada e forçada.
2- Com o tempo, nas tentativas de regeneração automática do DPF, como o solenoide é alimentado pela bomba pulsadora, esta não recebia Diesel, por estar ligada em uma linha quase sem pressão alguma...
3- ... fez o solenoide esquentar e queimar seu fusível de 15A e ao mesmo tempo, entupir o DPF e o solenoide!

Fiz um relato do problema no vídeo:

Ford Ranger 3.2 falhando esporadicamente - Resolvido. - YouTube (https://youtu.be/WtH7BX1k5Ik)
Lembrando que no vídeo, os tubos ainda estão invertidos (tinha acabado de descobrir o problema).

Após desfeita a "lambança", tudo OK, carro voltando a ser "A MARAVILHOSA" DE SEMPRE! :dance:

Orçamentos não realizados:
Troca de todo o conjunto de DPF em famosa concessionária de BH (uns 9 mil...) - Isso devia ser crime!:mad:

Orçamentos realizados:
Limpeza e regeneração de DPF/solenoide via scanner, produto wurt e lavagem interna do DPF: 750,00 Ok, precisava...
Troca de bomba, peneira e limpeza de tanque: 750,00 Não precisava, mas ficou como preventiva de 110 mil Km.

Fora o aprendizado, se algum dia sua bomba de baixa queimar numa situação de emergência, inverta as mangueiras e chegue pelo menos no socorro! :lol:kkkkkkkk