Ver Versão Completa : Qual tem memlhor custoxbenefício, Jimny ou Samurai?
Pedro Benevides
10/02/2005, 23:52
Boa noite, sou novo em 4x4. Bem acabei de comprar um pálio zero, e me arrempendi amargamente. Pretendo comprar uma 4x4. Me disseram que o Jimny é uma ótima opção. Meu amigo tinha um samurai, ele adorava, e me recomendou o Jimny, me dizendo que é a próxima geração do samurai. Belz, mas qual é a filosofia dessa geração, é caro, bonitinho mas ordinário, ou segue a mesma filosofia do samurai. Pretendo fazer uma viagem , com ele? Por quanto consigo achar um Jimny bom? Tem fábrica na América Latina do Jimny?
Agradeço desde já
antes de tudo vc precisa analisar o que vc vai fazer com o carro.
pra trilhas e passeios leves e pra tomar sorvete a melhor opção é o jimny.
o samurai vc tem mais oferta de peças, embora o jimny seja mais novo e não requer ainda tanta manutenção.
edvaldo
Se é para fazer trilhas médias para pesadas e fazer adaptações, vai de Samurai
Se é para fazer trilhas leves, viajar e usar no dia-dia, vai de Vitara.
Vai de Jimny de jeito nenhum...........
.........lá vem chioradeira......... :roll:
no equador, bolivia, chile e acho que na argentina Jimnys sao vendidos pela chevrolet... no equador e bolivia eles vendem bastante..
se a verba tá boa e sua intencao é trilhas leves, passeios e viajens vai de Jimny sim... ( o jimny é pau p/ toda obra, ate mesmo trilhas pesadas, mas aqui no brasil praticamente nao há opcoes de preparacao p/ deixa-lo apto a trilhas pesadas)
se a verba tá +/- compra um Samurai acima de 97
se a verba tá curta pega um samurai abaixo de 95
um vitara tb é uma otima opcao, pricipalmente p/ viajens.
T+
Samurai_MOA
11/02/2005, 21:21
Vai de samurai, com certeza eh o melhor custo x beneficio!
André-4WD
06/03/2005, 22:15
reaquecendo o tópico...
Estou na mesma duvida do Pedro e lendo o topico acabei ficando confuso e não formei uma opinião final sobre o jimny em trilhas.
Pretendo trocar o carro que utilizo na cidade (Uno fire) por um 4x4 que me possibilite andar em trilhas ( p. ex. areias e dunas) e tb morro ( trilhas medias para pesadas) e utiliza-lo na cidade, é claro.
No aguardo de outras manifestaçoes e se alguem tem um jimny que se manifeste!!! Obrigado!!!
Andre
Joao Paulo
08/03/2005, 20:47
Caros,
tenho um Jimny 2002, agora com 40 mil km.
Fiz parachoques de aço com RC4x4 e coloquei guincho.
Rodei com BSG 195 e agora estou com BF Mud 215.
Com essa configuracao, ja me diverti bastante - incluindo Chapada Diamantina, Serra da Canastra, Serra do Cipó e inumeras viagens na regiao de SP, MG e RJ.
Muitos destes passeios incluiram trilhas medias, com erosoes, muita lama e travessias. Muitos destes passeios foram feitos com Land Rovers.
Ja fui puxado, mas tb ja passei onde LR foi guinchada.
O que tenho a dizer é que o jipinho é confortável, confiável e valente.
Se a versao diesel dele tivesse disponivel aqui no Brasil, provavelmente seria meu modelo para uma futura troca.
Resumo:
+ para passeios e viagens mais longas, 2-3 pessoas (max), boa opcao.
Manutencao pode ser complicada, mas os Jimnys sao mais novos que os samurais e devem quebrar menos.. Considere tb os vitaras.
- para trilhas médias/pesadas, tipo quebra-jipe, melhor pensar num willys (oops, la vem porrada)
Consulte tb a lista espanhola:
http://es.groups.yahoo.com/group/lista-suzuki-jimny/
Abraços
Humberto Baldisseri
08/03/2005, 21:07
Desculpe a interferencia no tópico,mais alguem poderia me dizer alguma coisa sobre o Gran Vitara 1.6 16v 3 portas.Ele é bom para trilhas leves e medias tbm?
samukanvas
08/03/2005, 22:54
Problema do vitara pra mim: Homocinética na frente. Já o Samurai tem o "diferencial" na frente. Dificil de quebrar.
Bom, se a duvida fosse entre Vitara X Samurai seria mais dificil
de decidir...
entre Jimmi X Samurai, vai de samurai...
jimmy é 80% asfalto
Tiberio Benevides
10/03/2005, 17:48
Caro Pedro. Já tive samurai 97, vitara, 2000, hilux sr5 2000/2001, e nenhum tão bom quanto o Jimny, o meu é 2000/2001, aqui no ceará temos bastante praia e dunas, ando com ele onde somente troller anda, exceçãp alguns samurais e vitaras com motor ap 1.8, alem de ranger a gasolina 6cc, os land rover não encostam em dunas como ele. Quer ver olha o site donatti4x4, galeria de fotos e veja o meu Jimny preto, subindo dunas de canoa quebrada. Ele não tem homocinetica, um problema a menos, as borrachas a gente manda fazer, os amortecedores traseiros são da kombi, os dianteiros da besta, etc, isso sem falar que não quebra e é bastante econômico, 9.0 na cidade, com a valvula da pressão da gasolina mexida. meu email é tiberiobenevides@secrel.com.br
sergiocirino
14/03/2005, 14:26
Bill, por que Jimny de jeito nenhum?
Vai de Jimny de jeito nenhum...........
.........lá vem chioradeira......... :roll:[/quote]
Porque ele não traz nenhuma vantagem em cima dos outros dois Suzukis. Dependendo do que quer fazer, ou o Samurai ou o Vitara atende melhor......
Trilha pesada - Samurai é bem mais fácil de modificar.
Trilha média e viagens - Vitara é maior e tem mais motor.
não é que o Jimny seja ruim. Muito pelo contrário, ele é confiável tanto quanto qualquer Zuk. É que tem outros Zuks melhores, só isso........ :wink:
Abraços,
mak (SP/ZN)
14/03/2005, 19:01
Vi o Jimny do João Paulo chorar pra subir rampinha lá no 2º encontro da Suzuki-net por causa do baixo torque do motor em baixa... não acho que é bom negocio mexer com 1.3 16V e pneu grande... não aconselho!
[s]
Mak (SP/ZN)
Vitara95MT - Wally... 2º Encontro Suzuki-net! SUCESSO!!!! :-D
GVitarão2000 Limited - BlackBird... nas impiedosas garras da patroa...
GVitarão98 - Noturno - á venda... fotos em breve...
CJ63 - Tortinho... esta nascendo o MATADOOOOOOOOOOOR!!!!!
mak (SP/ZN)
14/03/2005, 19:20
Desculpe a interferencia no tópico,mais alguem poderia me dizer alguma coisa sobre o Gran Vitara 1.6 16v 3 portas.Ele é bom para trilhas leves e medias tbm?
Pra gastar num GV seria melhor ir pro Vitara normal 95 ou 97 que já existem muitas peças e esquemas de deixa-lo mais trilheiro... o conforto é quase igual nos 97...
GV tem uns trequinhos á mais de suspensão e motor que deixam o carro mais "sensivel"... fora o preço, claro... com a diferença de preço acho que dá equipar um 95 e até colocar guincho! :)
[s]
Mak (SP/ZN)
Vitara95MT - Wally... 2º Encontro Suzuki-net! SUCESSO!!!! :-D
GVitarão2000 Limited - BlackBird... nas impiedosas garras da patroa...
GVitarão98 - Noturno - á venda... fotos em breve...
CJ63 - Tortinho... esta nascendo o MATADOOOOOOOOOOOR!!!!!
Joao Paulo
14/03/2005, 21:52
-> Mak - "rampinha"? teve jipao com motor melhor que nao conseguiu nem entrar e teve willys com dificuldade pra subir... :lol:
Me parece que o PQP não é exatamente uma trilha leve, e o formiga de equipo só tem os pneus (215), nao está nem levantado nem nada (apenas 21 cm de altura livre) - e o dono não soca a bota... :oops:
Chorou, mas subiu sem guincho nem cinta (jogando um pouco de pó nos cara que tava ajudando...)
O binario do Jimny sem duvidas é pior do que o do Samurai - e se a idéia fosse só fazer trilha média/pesada, eu pegaria um samuca (ou um willys?? :twisted: )
Por outro lado, com o jimny vc pode ganhar dos samucas no conforto e nos deslocamentos no asfalto e ainda ter um pouco mais de resistencia que os vitaras (conceito de jipe, com diferencial na frente - la vem porrada...)
De qquer jeito, com qquer um deles vc vai ter diversao garantida...
Abraços,
mak (SP/ZN)
14/03/2005, 23:44
-> Mak - "rampinha"? teve jipao com motor melhor que nao conseguiu nem entrar e teve willys com dificuldade pra subir... :lol:
Me parece que o PQP não é exatamente uma trilha leve, e o formiga de equipo só tem os pneus (215), nao está nem levantado nem nada (apenas 21 cm de altura livre) - e o dono não soca a bota... :oops:
Chorou, mas subiu sem guincho nem cinta (jogando um pouco de pó nos cara que tava ajudando...)
O binario do Jimny sem duvidas é pior do que o do Samurai - e se a idéia fosse só fazer trilha média/pesada, eu pegaria um samuca (ou um willys?? :twisted: )
Por outro lado, com o jimny vc pode ganhar dos samucas no conforto e nos deslocamentos no asfalto e ainda ter um pouco mais de resistencia que os vitaras (conceito de jipe, com diferencial na frente - la vem porrada...)
De qquer jeito, com qquer um deles vc vai ter diversao garantida...
Abraços,
tá certo JP... a trilha não era leve... mas a maioria das vezes dava pra perceber que o motor não rendia... tem que socar a bota senão não vai e ficar controlando na embreagem é foda... acaba com o disco!
Trilha com erosão como aquela não é realmente o forte dele... mas acho que com Lama e uma chance maior de andar em alto giro vai legal... teu outro carro é automatico, né não? :wink:
(s)
Mak (SP/ZN)
Vitara95MT - Wally... ansioso pelo proximo Trial..
Gvitarão2000 Limited - BlackBird... nas impiedosas garras da patroa...
Gvitarão98 - Noturno... á venda... em breve fotos...
CJ63 Tortinho... esta nascendo o MATADORRRRRRRRRRRRRRRR!
http://mak.zn.sp.sites.uol.com.br/index.htm