PDA

Ver Versão Completa : Eu tive um NIVA!!!

pzaidan
12/02/2010, 16:39
Tive um NIVA da primeira série que chegou ao Brasil.
Gostei do jipinho, em trilhas era muito bom, em estrada não gostei (mas era um jipe!) e talvez só tenha sentido a falta do ar condicionado.
Comprei porque mesmo importado, à época foi mais barato que o Fiat Uno e lembro ter achado isso um absurdo.
Pena que naquele tempo todo mundo o tratou como um carro ruim, esquecendo que na verdade ele era um bom jipe.
Vendi porque parei de frequentar o campo, mas depois me arrependi...

Só um relato!

Abs

jiper
12/02/2010, 21:36
Quer legal...eram outros tempos...eu tinha oficina nesta época e em Ladas nem agua no radiador eu colocava...kkkk. Puro preconceito.

GARCIA/SP
12/02/2010, 22:07
Quer legal...eram outros tempos...eu tinha oficina nesta época e em Ladas nem agua no radiador eu colocava...kkkk. Puro preconceito.

KKKKKKKKKKKKKK :mrgreen::mrgreen:
[]s

thgteixeira
12/02/2010, 22:56
Nunca é tarde pra comprar outro! :mrgreen:

Girti
12/02/2010, 23:38
Eu também tive um Niva! Depois, vendi e comprei outro Niva, que foi vendido, pois eu havia comprado um outro Niva, que ficuo comigo por quase dez anos, embora eu tenha, neste intervalo de tempo, comprado outro Niva, que depois vendi. Hoje, eu tenho... um Niva! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

BACALHAU
13/02/2010, 01:09
Eu também tive um Niva! Depois, vendi e comprei outro Niva, que foi vendido, pois eu havia comprado um outro Niva, que ficuo comigo por quase dez anos, embora eu tenha, neste intervalo de tempo, comprado outro Niva, que depois vendi. Hoje, eu tenho... um Niva! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Um caso de demência dessas, nem lobotomia resolve. :mrgreen:
Comprar um NIVA... Só louco mesmo. :rolleyes: :mrgreen:

Fccard
13/02/2010, 01:15
Eu sempre quiz um NIVA, em 2005 comprei 1, depois de uns 2 anos vendi e agora comprei outro...

NIVA VICIA !!!!!

kkkkkkkkkkkk

abç - Fabio

Ricardo Passoni
13/02/2010, 11:59
Segue as fotos do meu saudoso Niva
Abraços

mauricio_silva
17/02/2010, 10:48
Tive um NIVA da primeira série que chegou ao Brasil.
Gostei do jipinho, em trilhas era muito bom, em estrada não gostei (mas era um jipe!) e talvez só tenha sentido a falta do ar condicionado.
Comprei porque mesmo importado, à época foi mais barato que o Fiat Uno e lembro ter achado isso um absurdo.
Pena que naquele tempo todo mundo o tratou como um carro ruim, esquecendo que na verdade ele era um bom jipe.
Vendi porque parei de frequentar o campo, mas depois me arrependi...

Só um relato!

Abs

Olá.
Eu tive um Niva por três anos. Gostei da experiência de ter o russinho, aprendi muito de mecânica com o carro (por que será??:pensativo::rolleyes:). Eu o vendi em 2003, depois da famosa crise dos pivôs (onde também fui vítima).
O Niva exige uma manutenção intensiva e constante. Sei que alguns colegas não vão concordar comigo e argumentarão (com alguma razão) de que a frota dos russinhos tem perto de 20 anos de usos e abusos e que não se pode exigir milagres de uma máquina. Mas era assim na década de 1990, em 2000 e é assim agora.
Então, hoje eu somente teria um Niva se houvesse uma representação oficial da montadora e uma assistência técnica expecializada e treinada (ter um ou dois mecânicos bons não é suficiente), com peças de qualidade e procedência reconhecida. Embora meu lado racional diga isso, nem sempre minhas atitudes são puramente racionais, se é que eu estou me fazendo claro...:wink:
Niva é uma praga, mesmo sendo feito na Rússia (piadinha de geografia:p).
[]s.

Maurício (Tche).

RafaelPata
17/02/2010, 12:08

Olá Gil,
Quando eu vejo as fotos dos seus Nivas Sempre me fica uma Duvida, Porque vc vendeu o seu Niva 98 e ficou com este 95??
Desculpe a intromissão, é apenas uma duvida.

mauricio_silva
17/02/2010, 13:05
Olá Gil,
Quando eu vejo as fotos dos seus Nivas Sempre me fica uma Duvida, Porque vc vendeu o seu Niva 98 e ficou com este 95??
Desculpe a intromissão, é apenas uma duvida.

O "sapo de fora" aqui vai piar!!!:mrgreen:
Acontece que o Gil é uma pessoa muito criteriosa. E como é "consumidor" de Nivas (no bom sentido, pelo fato de há uns 15 anos ser este o único modelo de sua propriedade; acertei Gil???), conhece muito bem o russinho.
Assim, se ele percebe que um Niva não está "inteiro", este não vai ficar muito tempo na sua (dele) mão. E carro em bom estado não depende do ano de fabricação e sim de quem o utilizou. Se eu não estiver enganado, o Niva 98 que o Gil teve, não o agradou. Ele perferiu o Niva Branco 90/91 que estava em melhores condições.
Falei bobagem Gil?
[]s.

Maurício (Tche)

P.S.: Conheço o Gil há uns oito anos.

ANDRÉHUFF
17/02/2010, 15:47
Putz, eu tive 2, um vermelho (NIVAHUFF 1) e um cinza (NIVAHUFF 2), ambos refiz desde motor, cambio e caixa, até documentos, quando vendi estavam supimpas, tenho muita saudade dos tempos de Niva, passei muita raiva mas tambem inumeros momentos bons, tenho saudades principalmente das viagens, dos Nivas me restaram as grandes amizades que fiz e que conservo até hoje, hoje estou na era niponica mas sempre olho um Niva com carinho, abaixo uma foto com os meus dois Nivas quando o cinza ainda não era meu.

Girti
17/02/2010, 18:26
O "sapo de fora" aqui vai piar!!!:mrgreen:
Acontece que o Gil é uma pessoa muito criteriosa. E como é "consumidor" de Nivas (no bom sentido, pelo fato de há uns 15 anos ser este o único modelo de sua propriedade; acertei Gil???), conhece muito bem o russinho.
Assim, se ele percebe que um Niva não está "inteiro", este não vai ficar muito tempo na sua (dele) mão. E carro em bom estado não depende do ano de fabricação e sim de quem o utilizou. Se eu não estiver enganado, o Niva 98 que o Gil teve, não o agradou. Ele perferiu o Niva Branco 90/91 que estava em melhores condições.
Falei bobagem Gil?
[]s.

Maurício (Tche)

P.S.: Conheço o Gil há uns oito anos.

Graaaaande Maurício, é por aí! Minha intenção era ter um Niva mais novo, menos rodado (o meu 90/91 estava com cerca de 100.000 Km. Mal sabia eu que ia rodar mais 140.000 Km com ele...). Quando apareceu, em 2000, a oportunidade de comprar um 98 com apenas 16.000 Km, não hesitei, dei uma volta com ele, achei que valia a pena e comprei. Só depois de algum tempo começaram a aparecer os "senões" do carro. Exemplo: ele veio com os pneus Maggion idênticos aos originais, que são extremamente ruidosos. Tão logo foram instalados os pneus que estavam no Niva 90/91 (radiais), bem mais silenciosos que os Maggions, um forte ruído de engrenagens, que estava "escondido" devido aos pneus Maggion, apareceu. Tratava-se dos diferenciais e do câmbio, ambos funcionais, mas com fortes ruídos.
Com o passar do tempo, outros irritantes probleminhas foram surgindo, nenhum deles grave, mas todos inexistentes no Niva antigo. Ou seja, embora não fosse um carro ruim (andava muito bem, era mais econômico e, é claro, mais novo), estava, relativamente, em pior estado do que o Niva antigo (que estava em ótimo estado). Como eu ainda não havia vendido o antigo, resolvi vender o 98, mantendo o antigo por mais algum tempo, até surgir um outro 98 em bom estado. Foi o que eu fiz, mas surgiu um imprevisto em meus planos: fiquei desempregado, o que me obrigou a adiar a compra de outro 98 por um bom tempo. Em 2006, quando surgiu a oportunidade de comprar um outro 98, eu o procurei por muitos meses, sem sucesso. eis que um conhecido meu me informou que estava vendendo o seu 95. Sabendo que ele era cuidadoso e o carro estava em bom estado, resolvi ficar com o pássaro na mão, ao invés de ver os dois voando :mrgreen:, e comprei o SUVdesenvolvido, com o qual estou até hoje, tendo rodado nestes 4 anos com ele cerca de 65.000 Km.

marcos faria
17/02/2010, 20:48
Já tive alguns tbém, rsrs...a maioria comprados em SP, por indicação de amigos/conhecidos.

Tbém já tive Cj5, Band, etc.

No caso do Niva, fui aos poucos conhecendo melhor e vendo o quanto o russinho tem um custo benefício bom, quando vc faz um uso adequado.
Como faço trilhas leves e pequenas expedições, o Nivinha é ótimo.
Além dos cuidados normais, é claro que, como foi dito, um carro com muitos anos de uso e que sempre enfrenta caminhos mais "difíceis", merece uma manutenção preventiva muito boa e frequente.

Falando nisso, aqui em BH, temos um grande problema com mecânicos.
Simplesmente, só tem praticamente um!! E ele anda doente nestes últimos anos...
O jeito é ir pra garagem no domingo pra tentar fazer os pequenos reparos, pois se vai pra oficina, só depois de uma semana. E ohe lá!

Neste carnaval, por exemplo, fiz um "check-up" nos terminais dos instrumentos do painel e como tava lá o Jaque, aproveitei e troquei as lâmpadas. Ainda retirei a bóia do tanque e fiz uma boa limpeza tbém uma pequena "solda" com epoxi na parte externa da mesma. Tudo regado a Rush, Led Zeppelin e o bom Yes. Além das geladas, é claro, rsrsrs.

Falando em Yes, acho que viajei, rsrs...

Abração a todos!

RafaelPata
18/02/2010, 08:30
Graaaaande Maurício, é por aí! Minha intenção era ter um Niva mais novo, menos rodado (o meu 90/91 estava com cerca de 100.000 Km. Mal sabia eu que ia rodar mais 140.000 Km com ele...). Quando apareceu, em 2000, a oportunidade de comprar um 98 com apenas 16.000 Km, não hesitei, dei uma volta com ele, achei que valia a pena e comprei. Só depois de algum tempo começaram a aparecer os "senões" do carro. Exemplo: ele veio com os pneus Maggion idênticos aos originais, que são extremamente ruidosos. Tão logo foram instalados os pneus que estavam no Niva 90/91 (radiais), bem mais silenciosos que os Maggions, um forte ruído de engrenagens, que estava "escondido" devido aos pneus Maggion, apareceu. Tratava-se dos diferenciais e do câmbio, ambos funcionais, mas com fortes ruídos.
Com o passar do tempo, outros irritantes probleminhas foram surgindo, nenhum deles grave, mas todos inexistentes no Niva antigo. Ou seja, embora não fosse um carro ruim (andava muito bem, era mais econômico e, é claro, mais novo), estava, relativamente, em pior estado do que o Niva antigo (que estava em ótimo estado). Como eu ainda não havia vendido o antigo, resolvi vender o 98, mantendo o antigo por mais algum tempo, até surgir um outro 98 em bom estado. Foi o que eu fiz, mas surgiu um imprevisto em meus planos: fiquei desempregado, o que me obrigou a adiar a compra de outro 98 por um bom tempo. Em 2006, quando surgiu a oportunidade de comprar um outro 98, eu o procurei por muitos meses, sem sucesso. eis que um conhecido meu me informou que estava vendendo o seu 95. Sabendo que ele era cuidadoso e o carro estava em bom estado, resolvi ficar com o pássaro na mão, ao invés de ver os dois voando :mrgreen:, e comprei o SUVdesenvolvido, com o qual estou até hoje, tendo rodado nestes 4 anos com ele cerca de 65.000 Km.

Desculpe Gil por dar uma de "SAPO DE FORA", era uma curiosidade minha, mais não precisava responder e nem queria incomodar ninguem do forum. è que ja estou a quase 1 ano tentando comprar um Niva para mim e pensava se fosse bem novo como o 98 que vc tenha seria melhor, ai minha curiosidade por não ter muitos de repente é por que dava muito defeito. Onde moro em Campo Grande - MS so tem 91 a 93 quando acha e os que acha esta muito ruins ou Frankenstein. Mais desde ja peço novamente desculpa pela pergunta para vc e para quem se incomodou no forum e mesmo assim obrigada pela ajuda.

Girti
18/02/2010, 08:46
Desculpe Gil por dar uma de "SAPO DE FORA", era uma curiosidade minha, mais não precisava responder e nem queria incomodar ninguem do forum. è que ja estou a quase 1 ano tentando comprar um Niva para mim e pensava se fosse bem novo como o 98 que vc tenha seria melhor, ai minha curiosidade por não ter muitos de repente é por que dava muito defeito. Onde moro em Campo Grande - MS so tem 91 a 93 quando acha e os que acha esta muito ruins ou Frankenstein. Mais desde ja peço novamente desculpa pela pergunta para vc e para quem se incomodou no forum e mesmo assim obrigada pela ajuda.

Não há por que pedir desculpas! Você tem razão em achar que os Nivas nos modelos mais novos são melhores, porque eles de fato o são, principalmente os modelos fabricados após 1995, quando houve importantes mudanças. Entretanto, como hoje em dia todos os Nivas no Brasil têm mais de 10 anos, tornou-se mais relevante achar um em bom estado do que um mais novo. Conheço Nivas 90/91 em ótimo estado, como também já vi Nivas 98 detonados (uma pena...). No seu caso, talvez valha a pena procurar um Niva fora do MS, talvez em São Paulo, Rio ou Curitiba.

RafaelPata
18/02/2010, 08:54
Não há por que pedir desculpas! Você tem razão em achar que os Nivas nos modelos mais novos são melhores, porque eles de fato o são, principalmente os modelos fabricados após 1995, quando houve importantes mudanças. Entretanto, como hoje em dia todos os Nivas no Brasil têm mais de 10 anos, tornou-se mais relevante achar um em bom estado do que um mais novo. Conheço Nivas 90/91 em ótimo estado, como também já vi Nivas 98 detonados (uma pena...). No seu caso, talvez valha a pena procurar um Niva fora do MS, talvez em São Paulo, Rio ou Curitiba.

Obrigado pela dica.

mauricio_silva
18/02/2010, 09:36

Desculpe-me companheiro, a culpa foi minha se não deixei claro na minha mensagem que quando me referi a "Sapo de Fora" estava falando de mim mesmo, porque me entrometi em perguntas alheias.
Mais uma vez, me desculpe pelo mal entendido.
[]s.

Maurício (Tche)

Gustavo Niva
18/02/2010, 11:29
Você tem razão em achar que os Nivas nos modelos mais novos são melhores, porque eles de fato o são, principalmente os modelos fabricados após 1995, quando houve importantes mudanças.Gil,
que "importantes mudanças" são essas? Além das mudanças estéticas só tô lembrando agora que o motor é 1.7... tem algo mais?

Não acho que dê pra considerar essas (e a mala abrir por dentro... lembrei mais uma :mrgreen:) mudanças importantes...

Até 98, quando entrou injeção eletrônica, teve pouquíssimas mudanças e cá entre nós, os nivas até 94 são bem mais bonitos e "estilosos" que os 95 em diante... painel redondo, traseira de brasília, etc :concordo:

[]s,
Gustavo.

.

Girti
18/02/2010, 13:31
Gil,
que "importantes mudanças" são essas? Além das mudanças estéticas só tô lembrando agora que o motor é 1.7... tem algo mais?

Não acho que dê pra considerar essas (e a mala abrir por dentro... lembrei mais uma :mrgreen:) mudanças importantes...

Até 98, quando entrou injeção eletrônica, teve pouquíssimas mudanças e cá entre nós, os nivas até 94 são bem mais bonitos e "estilosos" que os 95 em diante... painel redondo, traseira de brasília, etc :concordo:

[]s,
Gustavo.

.

O motor não mudou, era o 1.6 carburado. As principais mudanças foram:

servofreio muito mais eficiente (herdado do Samara);

painel muito mais funcional, com todas as luzes de aviso localizadas em um só lugar. Embora eu concorde que o painel antigo tem seu charme, ele dá a impressão de que foi feito na marretada. Posso imaginar um diálogo fictício dos engenheiros da Autovaz:
"Chiii, só agora me lembrei de que precisamos instalar uma luz de aviso dos freios!", diz um deles
"É só abrir um buraco no painel e colocar uma luz de aviso!", responde o colega :mrgreen:

novo console, mais moderno, com cinzeiro e acendedor de cigarros embutidos (eu gostava mais do antigo, aquelas bordas impediam que os objetos saíssem "voando" pelo carro);

bancos melhores (embora ainda de baixa qualidade), são mais altos e confortáveis, forrados em tecido, ao invés de plástico (menos resistência, porém mais conforto) e pantográficos, facilitando muito o acesso ao banco traseiro;

tampa traseira até embaixo, facilitando a colocação de objetos pesados no porta-malas;

lanternas traseiras muito melhores e mais funcionais, incluindo a luz traseira de neblina, que antes era separada (podia ter seu charme, mas muito exposta para um fora-de-estrada, vivia sendo quebrada nos desníveis maiores);

relação de diferenciais mais curta (não em todos os 95 - controle de qualidade Lada... :( ), deixando o carro um pouco mais "forte", mais agradável de dirigir

- volante de direção espumado, de pegada bem mais confortável e segura do que o antigo "fininho", além de esteticamente mais moderno (embora não fosse nenhuma "Brastemp" em termos de design)

Quanto ao lado estético, fica difícil discutir, gosto é algo pessoal... Quando os 95 chegaram ao Brasil, eu achei aquela traseira horrorosa, preferia mil vezes a antiga, depois fui me acostumando com ela, e hoje acho a traseira dos modelos pós-95 mais bonita do que as do antigos, embora eu reconheça que a traseira antiga tem classe, é diferente. Enfim, dá para gostar das duas! :mrgreen:

Pinaudmaster
18/02/2010, 14:08
Gil,

[]s,
Gustavo.

.

Eu penso de forma diametralmente oposta.
Os 95 em diante são muito mais bonitos, estilosos e funcionais que seus irmãos mais velhos.

Caefoto
18/02/2010, 14:43
Esse foi o apelido do meu Niva. Bom carro, essa discussão do que era pior ou melhor no Niva é boba.

O que estragou todos os Nivas por aqui foi peça ruim, vinda da Argentina, lembro daquele borrachão que tinha para reduzir a trpidação junto da caixa de transferência (que na verdade era um diferencial central), eu colocava um novo, e em 15 dias já estourava e voltava a trepidar, desde que a Lada saiu do Brasil começaram os problemas. Nunca faltou peça, só faltou peça boa!

Mas sou admirador do Niva até hoje, ele é quase o fusca dos SUV, trouxe muita inovação tecnologica, para mim é o primeiro SUV do mundo. Muita coisa que se vê hoje nos 4x4 como inovação na verdade veio do Niva, que foi o primeiro 4x4 com monobloco ao invés de chassis (longarinas rígidas) que dava muito mais flexibilidade ao carro; o diferencial central era uma grande inovação também, o carro era 4x4 integral ou como chamam hoje nos novos SUVs foi o primeiro carro AWD (All Wheel Drive). Entre muitas outras pequenas inovações como o step dentro do cofre do motor que economizava espaço. Simplicidade mecânica, leveza na trilha que depois veio a ser o grande trunfo dos Suzukis...

Sou fã do Niva e falo para todo mundo que carro só é o que é hoje por conta do Fusca, assim como SUV só é o que é hoje por causa do Niva.

baseggiov
18/02/2010, 16:01

O meu é 91, em muito bom estado e está aqui em Campo Grande.
Só que não estou vendendo.:discordo::discordo::discordo:

Quanto vc quer gastar pra adquirir o seu?

RafaelPata
18/02/2010, 17:37
Desculpe-me companheiro, a culpa foi minha se não deixei claro na minha mensagem que quando me referi a "Sapo de Fora" estava falando de mim mesmo, porque me entrometi em perguntas alheias.
Mais uma vez, me desculpe pelo mal entendido.
[]s.

Maurício (Tche)

Com certeza esta desculpado Mauricio.

Gustavo Niva
18/02/2010, 19:44
O motor não mudou, era o 1.6 carburado.Que ano são os 1.7 carburado então? Achava que eram 95 :parede:
servofreio muito mais eficiente (herdado do Samara);Realmente essa é boa... e lembrei mais 1... homocinética entre as caixas (certo?!)

painel muito mais funcional, com todas as luzes de aviso localizadas em um só lugar. Embora eu concorde que o painel antigo tem seu charme, ele dá a impressão de que foi feito na marretada. Posso imaginar um diálogo fictício dos engenheiros da Autovaz:
"Chiii, só agora me lembrei de que precisamos instalar uma luz de aviso dos freios!", diz um deles
"É só abrir um buraco no painel e colocar uma luz de aviso!", responde o colega :mrgreen:Hmmmm... eu sempre achei que o dos 95+ é meio que um rascunho... imagino um engenheiro (bebado) falando pro outro:

Manoelóvski: Temos que modernizar essa bagaça.
Joaquinóvski: Que tal isso? (rabiscos no guardanapo)
Manoelóvski:: Tá bom... vamo lá fabricar...
Joaquinóvski: Pera, é só um rascunho!!
Manoelóvski: F###-se, tá bom p###... tá modernoso...

:mrgreen:

novo console, mais moderno, com cinzeiro e acendedor de cigarros embutidos (eu gostava mais do antigo, aquelas bordas impediam que os objetos saíssem "voando" pelo carro);
Joaquinóvski: Mas tá faltando o cinzeiro e acendedor de cigarro no painel, ó gajóvski.
Manoelóvski: F###-se!!!! Colocamos ali naquele lugar que seria perfeito pra um porta-trecos/copos/etc!!!

:mrgreen: :mrgreen:

bancos melhores (embora ainda de baixa qualidade), são mais altos e confortáveis, forrados em tecido, ao invés de plástico (menos resistência, porém mais conforto) e pantográficos, facilitando muito o acesso ao banco traseiro;Sempre esqueço que ainda tem doido que roda com os bancos originais :parede: Quer manter original, ok... mas adapta uns nos trilhos originais e usa os antigos de sofá, sei lá!!

tampa traseira até embaixo, facilitando a colocação de objetos pesados no porta-malas;

lanternas traseiras muito melhores e mais funcionais, incluindo a luz traseira de neblina, que antes era separada (podia ter seu charme, mas muito exposta para um fora-de-estrada, vivia sendo quebrada nos desníveis maiores);

relação de diferenciais mais curta (não em todos os 95 - controle de qualidade Lada... :( ), deixando o carro um pouco mais "forte", mais agradável de dirigir

volante de direção espumado, de pegada bem mais confortável e segura do que o antigo "fininho", além de esteticamente mais moderno (embora não fosse nenhuma "Brastemp" em termos de design)Sei lá... acho que a emenda ficou pior do que o soneto... :parede:

Quanto ao lado estético, fica difícil discutir, gosto é algo pessoal... Quando os 95 chegaram ao Brasil, eu achei aquela traseira horrorosa, preferia mil vezes a antiga, depois fui me acostumando com ela, e hoje acho a traseira dos modelos pós-95 mais bonita do que as do antigos, embora eu reconheça que a traseira antiga tem classe, é diferente. Enfim, dá para gostar das duas! :mrgreen:[/B][/FONT][/COLOR]
Eu penso de forma diametralmente oposta.
Os 95 em diante são muito mais bonitos, estilosos e funcionais que seus irmãos mais velhos.
Pois é... por isso que gosto não se discute, se lamenta :mrgreen:

Mas o pior é que as fotos que o Gil postou me mostraram que to pelo menos me acostumando também... cada vez acho um pouquinho menos feia :mrgreen: antes pra mim parecia que não pertencia àquele carro...

[]s,
Gustavo.

.

Girti
18/02/2010, 19:58
Que ano são os 1.7 carburado então? Achava que eram 95 :parede:Realmente essa é boa... e lembrei mais 1... homocinética entre as caixas (certo?!)

Quanto ao motor: sei que existem/existiram Nivas com os motores 1.7 carburados, mas não sei se isto ocorreu a partir de 95. Sei que os blocos de motor dos modelos 95 sofreram um reforço nas paredes dos cilindros, já antecipando o lançamento dos motores 1.7, portanto é bem possível que existam Nivas 95 com motor 1.7 (mas não chegaram ao Brasil... :( ).

Quanto à homocinética central: você está certíssimo! Eu sabia que havia esquecido de algo importante :parede: , mas não me lembrava do que era, talvez pelo fato de haver instalado esta homocinética em meu Niva 90/91 há muitos anos.

Sempre esqueço que ainda tem doido que roda com os bancos originais :parede:

Pois é... amigos meus tiveram Nivas 98 e 99, e mantiveram os bancos originais. Eu não gosto deles, mas, sem dúvida, são mais confortáveis e funcionais que os antigos!

Essas todas eu discordo, ou então acho que a emenda ficou pior do que o soneto...

Pois é... como escrevi, questão de gosto e de costume!

Pois é... pior é que as fotos que tu postou me mostraram que to me acostumando também... cada vez acho um pouquinho menos feia :mrgreen: antes pra mim parecia que não pertencia àquele carro...

[]s,
Gustavo.

Quando vi o Niva 95 pela primeira vez, na Bomer (revenda Lada de São Bernardo do Campo, resiste até hoje, graças à persistência do seu proprietário João Boteon), também achei que a nova traseira não combinava com o resto do carro. Esta estranheza durou muito tempo, mas aos poucos me acostumei ao "novo" Niva.

Márcio Magalhães
18/02/2010, 20:54
Olá,

Acrescentando o que o Gil disse: radiador em alumínio maior e o acoplamento elástico (acho que os 94 também têm).

No espírito do tópico, eu também tive um Niva. Meu caso foi parecido com o Gil e seu 98. Comprei o meu NivaRed 95 e o danado quebrava até parado.

Em resumo: pode ser um 90 ou um 98 (com dois anos de uso), se ele teimar quebra mesmo! E não interessa o uso que deu a ele, pois quebra até o pino da porta!

[]´,s

MM

Delnei
19/02/2010, 17:13
Olá Pessoal!

Também já tive Um Niva era um 92 que comprei em 2005 e realmente nunca me deu grandes problemas e em valentia no off road era impressionante, foi então, 1 ano depois, ainda assustado com o consumo do NIVAS, resolvi colocar motor a diesel. Estava na faculdade de engenharia ainda, e como estudante, parti para o projeto de baixo custo. Comprei um motor VW 1.6D (famoso), já tinha o flange pois estava em um outro niva. Projetei todos os calços, novo carter, suporte de diferencial e tudo mais que vcs já devem ter ouvido falar. A adaptação ficou muito boa, tirando alguns detalhes pela minha falta de experiência ( o motor de arranque me incomodou bastante até acertá-lo) me formei e sai do RS em direção a SC , lotei o NIVAS e vim me embora (800km). Pra finalizar vendi no final de 2007 devido a seguidas viagens longas e vcs sabem, o Nivinha judia do peão nesses casos, ainda mais com motorzinho raquítico VW diesel.

PS.: vou postar no tópico específico a minha experiência a respeito da transformação. (não recomendo).

Realmente deixou saudades e aprendi muito com ele!!!

Abraço,

Girti
19/02/2010, 17:28
Olá,

Acrescentando o que o Gil disse: radiador em alumínio maior e o acoplamento elástico (acho que os 94 também têm).

No espírito do tópico, eu também tive um Niva. Meu caso foi parecido com o Gil e seu 98. Comprei o meu NivaRed 95 e o danado quebrava até parado.

Em resumo: pode ser um 90 ou um 98 (com dois anos de uso), se ele teimar quebra mesmo! E não interessa o uso que deu a ele, pois quebra até o pino da porta!

[]´,s

MM

De fato, não citei o radiador, porque não o considerei uma melhora, o radiador antigo dava muito bem conta do recado. Mas você tem razão, foi uma mudança em relação aos modelos anteriores.

Quanto ao meu 98, descobri, muito tempo depois de haver vendido o carro, que seu proprietário anterior havia pedido ao sogro um Cherokee, e este lhe comprou um Niva. Frustrado com o não-atendimento de seus desejos, o cidadão fez de tudo para quebrar o Niva, para poder argumentar que o carro não prestava e conseguir, enfim, o seu Cherokee. Forçou o motor, deu trancos ao mudar de marcha (daí os ruídos de engrenagens no câmbio e nos diferenciais), enfim, tentou mas não conseguiu destruir o carro. As conseqüências parciais sobraram para mim...

Girti
20/02/2010, 22:04

Rafael, tem um cara no Orkut vendendo um Niva 95. Eu já vi este Niva algumas vezes no Pacaembu, nunca andei nele, mas percebe-se que ele está muito bem conservado (a cara é mais "flanelinha" do que eu! :mrgreen:), talvez possa interessar a você. Ele quer R$15.500, o que eu acho um preço justo, pelo estado do carro (bem conservado, 86.000 Km, equipado com guincho manual, quebra-mato, bagageiro, estribos, faróis auxiliares, rodas de liga do Pantanal e faixas do mesmo). Se você quiser ver fotos do carro, acesse http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=2464643504511936161&aid=1265908203

Girti
21/02/2010, 07:55
Rafael, tem um cara no Orkut vendendo um Niva 95. Eu já vi este Niva algumas vezes no Pacaembu, nunca andei nele, mas percebe-se que ele está muito bem conservado (a cara é mais "flanelinha" do que eu! :mrgreen:), talvez possa interessar a você. Ele quer R$15.500, o que eu acho um preço justo, pelo estado do carro (bem conservado, 86.000 Km, equipado com guincho manual, quebra-mato, bagageiro, estribos, faróis auxiliares, rodas de liga do Pantanal e faixas do mesmo). Se você quiser ver fotos do carro, acesse http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=2464643504511936161&aid=1265908203

Descobri que este Niva tem também um kit GNV!

RafaelPata
22/02/2010, 12:18
Descobri que este Niva tem também um kit GNV!

O preço esta bom mesmo pelo que vc falou, vou la dar uma olhada. Obrigado.

Gustavo Niva
28/02/2010, 19:41
Acrescentando o que o Gil disse: radiador em alumínio maior e o acoplamento elástico (acho que os 94 também têm).De fato, não citei o radiador, porque não o considerei uma melhora, o radiador antigo dava muito bem conta do recado.Gil...Ok que o radiador antigo dá conta do recado... eu mesmo nunca tive problema de superaquecimento, mesmo estando sem a coifa e no RJ... mas com certeza isso é uma melhoria e importante pra !@#$!!

Arrisco até chutar que a ABTOBA3 decidiu mudar isso após os problemas que teve no arrefecimento em países mais quentes... apesar de não ser essencial, é aquela "margem de segurança" que permite que o proprietário seja um pouco menos atento à manutenção... como pode-se ser na maioria dos carros :twisted:

[]s,
Gustavo.

.

mauricio_silva
28/02/2010, 20:10
Gil...Ok que o radiador antigo dá conta do recado... eu mesmo nunca tive problema de superaquecimento, mesmo estando sem a coifa e no RJ... mas com certeza isso é uma melhoria e importante pra !@#$!!

Arrisco até chutar que a ABTOBA3 decidiu mudar isso após os problemas que teve no arrefecimento em países mais quentes... apesar de não ser essencial, é aquela "margem de segurança" que permite que o proprietário seja um pouco menos atento à manutenção... como pode-se ser na maioria dos carros :twisted:

[]s,
Gustavo.

.

Quem usa o Niva num país tropical (como o Brasil8)) sabe o quanto é importante ter um bom sistema de arrefecimento para o motor.
O meu antigo Niva adorava esquentar. Tive de colocar a coifa no hélice do motor para que a temperatura não subisse demais.
Um bom radiador é fundamental para o russinho.
[]s.

Maurício (Che, de Che Guevara).

Girti
01/03/2010, 00:09
Gil...Ok que o radiador antigo dá conta do recado... eu mesmo nunca tive problema de superaquecimento, mesmo estando sem a coifa e no RJ... mas com certeza isso é uma melhoria e importante pra !@#$!!

[]s,
Gustavo.

.

Pode ser apenas coincidência, mas apenas dois dos Nivas que eu tive, esquentaram e até ferveram, em condições extremas (subidas longas e fortes, trânsito pesado, etc...): o 98 e o 95, ambos com estes radiadores diferentes dos radiadores dos modelos mais antigos. Pode ser apenas coincidência, masssssss....

Eliezer
04/03/2010, 08:50
A que saudade do vermelhão, ainda compro outro!!!

lcdalzoc
08/03/2010, 14:43
Tb tive um Niva por 2 anos...:dance:

Branco, 93, motor Fiat 1.7 diesel, meio maltratado pelo proprietário anterior, ferrugem começando a aparecer por todo lado (parece até redundante falar isso).
Foram inúmeras aventuras e trouxe muitas alegrias. E poucos problemas mecânicos: um selo do motor por onde vazou toda a água e quase ferveu, um cilindro de embreagem, e o regulador de tensão do alternador, este depois de uma viagem de 600km, dos quais 100km com água na altura da porta...
E abusava do coitado:twisted:... saltava quebra-molas, andava a 80 em estrada péssima na terra (se é que podemos chamar de estrada...), passava por enchentes, rios, lama...
Lavei ele 3 vezes: logo que comprei, depois de 1 ano e antes de vender...:oops:

E vendi pq em viagens mais longas o bichinho judiava da gente... muito calor, muito barulho (ainda mais com motor diesel), perdia muita velocidade nas subidas, e pouco espaço pra bagagem...

Hj, mesmo de Explorer, ainda dá uma saudade do danado...

Dinola
08/03/2010, 18:10
Olá pessoal ! :grin:
Tambem já tive problemas com superaquecimento. Até instalei uma ventoinha extra.
O problema só foi resolvido qdo fiz a parte de cima do motor.
Abraço a todos !

abnerjr
11/03/2010, 17:18
Bem ja tive 02 ...
O primeiro foi um Niva histórico:D , havia sua biografia descrita em um site chamado nivasite . O carro foi restaurado , apos ter sido comprado de um proprietario que havia o abandonado na R: Senador Vergueiro no Flamengo. Todas suas fotos inclusive da época em que era morada de ratos estavam postadas. Mas foi considencia , pois procuei um Niva para comprar e quando descobri era de Niva historico , mas era de outro dono.
O carro estava muito bom , mas minha inesperiencia atrapalhou e acabei trocando em um Niva a diesel ( AP 1.6) . Este sim foi um casamento com separação litigiosa , nunca mais ...:parede:
Mas apesar de tudo estou a procura do meu terceiro Niva , alguem me tem alguma indicação ?:dance:

thgteixeira
12/03/2010, 01:52
Pode ser apenas coincidência, mas apenas dois dos Nivas que eu tive, esquentaram e até ferveram, em condições extremas (subidas longas e fortes, trânsito pesado, etc...): o 98 e o 95, ambos com estes radiadores diferentes dos radiadores dos modelos mais antigos. Pode ser apenas coincidência, masssssss....

Com o maldito calor que anda fazendo em São Paulo, o meu Niva ferveu pela primeira vez ontem, em um congestionamento na Rua das Juntas Provisórias, no Ipiranga. Eu estava seguindo para a Zona Leste, monitorando a temperatura, que após atingir os 90º começou a subir rápido demais. Foi o tempo de jogar o carro em uma calçada e esperar a temperatura baixar.

Transitar com o Niva em congestionamentos... Não sei. Exige muito do sistema de arrefecimento, que creio eu, não é compatível com o nosso clima. Mas antes de tomar uma providência mais drástica, vou mandar o radiador para uma geral, além de todo o sistema de arrefecimento.

Se não der certo, partirei para uma ventoinha elétrica com cebolinha para acionamento automático. Talvez a do Laika, já citada e recomendada.

Niva como único carro, é duro! Depois de um congestionamento, você chega em casa com a sensação de que participou do Camel Trophy, ainda mais com a direção halterofilista original! :parede:

Girti
12/03/2010, 12:28
Com o maldito calor que anda fazendo em São Paulo, o meu Niva ferveu pela primeira vez ontem, em um congestionamento na Rua das Juntas Provisórias, no Ipiranga. Eu estava seguindo para a Zona Leste, monitorando a temperatura, que após atingir os 90º começou a subir rápido demais. Foi o tempo de jogar o carro em uma calçada e esperar a temperatura baixar.

Transitar com o Niva em congestionamentos... Não sei. Exige muito do sistema de arrefecimento, que creio eu, não é compatível com o nosso clima. Mas antes de tomar uma providência mais drástica, vou mandar o radiador para uma geral, além de todo o sistema de arrefecimento.

Se não der certo, partirei para uma ventoinha elétrica com cebolinha para acionamento automático. Talvez a do Laika, já citada e recomendada.

Niva como único carro, é duro! Depois de um congestionamento, você chega em casa com a sensação de que participou do Camel Trophy, ainda mais com a direção halterofilista original! :parede:

Eu trabalhei durante 9 anos na zona Leste, e pegava muitos congestionamentos com meu Niva, sem ter problemas de superaquecimento. Provavelmente, no seu caso, seja necessária uma revisão e limpeza de todo o sistema. Também é importante que o aditivo do radiador seja de boa qualidade e na quantidade correta. A coifa da ventoinha também é importante, se o seu Niva não tiver esta coifa, recomendo instalar. Outra coisa que pode fazer com que o motor esquente (embora de modo marginal) é o ponto de ignição atrasado.

arlei_vitara
12/03/2010, 14:08
Quanto ao meu 98, descobri, muito tempo depois de haver vendido o carro, que seu proprietário anterior havia pedido ao sogro um Cherokee, e este lhe comprou um Niva. Frustrado com o não-atendimento de seus desejos, o cidadão fez de tudo para quebrar o Niva, para poder argumentar que o carro não prestava e conseguir, enfim, o seu Cherokee.

Gil,

:putz: :putz: :putz: :putz: tbem o cara queria o que esperando um carro de presente DO SOGRO :parede: :parede: sogro é sogro ora bolas.......agora o sogrão sacaneou o cara né, o pobre queria um Cherokee e ganhou um NIVA :putz: rsrsrsrsr............isso é motivo de pedir separação ...hehehehe

A proposito e de acordo com o tema do tópico, meu primeiro 4x4 foi um Niva Pantanal 91, completão e lindo demais........gostei muito do jipe mas acabei ficando pouco tempo com ele. Hoje tô na familia dos Suzukis, a uns 6 anos.

Marcelo Cleto
12/03/2010, 14:12
Ola todos.......

Tb rodo com meu Niva por SP todinha.......
A unica vez que superaqueceu....foi qdo se constatou a falta de um item do sistema de arrefecimento que muitos retiram de seus nivas ( infelizmente nao me recordo o nome da dita cuja....)
Depois disso......só para por falta de combustivel ........mesmo em transitos ultra mega pesado como os de SP.............
Como ja mencionaram.....faça um check-up completo do sistema...

Abraços
MC

Girti
12/03/2010, 14:34
Gil,

:putz: :putz: :putz: :putz: tbem o cara queria o que esperando um carro de presente DO SOGRO :parede: :parede: sogro é sogro ora bolas.......agora o sogrão sacaneou o cara né, o pobre queria um Cherokee e ganhou um NIVA :putz: rsrsrsrsr............isso é motivo de pedir separação ...hehehehe

A proposito e de acordo com o tema do tópico, meu primeiro 4x4 foi um Niva Pantanal 91, completão e lindo demais........gostei muito do jipe mas acabei ficando pouco tempo com ele. Hoje tô na familia dos Suzukis, a uns 6 anos.

Eu concordaria com você se se tratasse da SOGRA... No caso do sogro, o interesse dele deveria ser de manter o genro, para não ter que aceitar a devolução da filha! :mrgreen:

Girti
12/03/2010, 14:36
Ola todos.......

Tb rodo com meu Niva por SP todinha.......
A unica vez que superaqueceu....foi qdo se constatou a falta de um item do sistema de arrefecimento que muitos retiram de seus nivas ( infelizmente nao me recordo o nome da dita cuja....)
Depois disso......só para por falta de combustivel ........mesmo em transitos ultra mega pesado como os de SP.............
Como ja mencionaram.....faça um check-up completo do sistema...

Abraços
MC

Você deve estar se referindo à válvula termostática, item indispensável que muitos, por ignorarem a sua importância ou por desleixo, retiram.

Marcelo Cleto
12/03/2010, 14:39
Você deve estar se referindo à válvula termostática, item indispensável que muitos, por ignorarem a sua importância ou por desleixo, retiram.

Ola todos......
Sim essa é a dita cuja.....

Abraços
MC

Dinola
12/03/2010, 17:03
Me parece que existe uma certa confusão com relação a válvula termostática.
Muita gente pensa que retirando-a o motor ferve. Ledo engano.
Qdo o motor está frio, a válvula permanece fechada e não há circulação de agua. A partir de uma certa temperatura a válvula se abre e a agua passa a circular. Sem ela, o motor demora mais para esquentar ocasionando mais gasto de combustível. Se ela estiver com defeito e não abrir aí sim o jeep ferve e bem rápido.

Marcelo Cleto
12/03/2010, 17:14
Ola Todos.....

Divergencia talvez......como disse após recolcar a dita cuja nunca mais seguer passou do 90º......

Abraços.

MC

Girti
12/03/2010, 17:29
Me parece que existe uma certa confusão com relação a válvula termostática.
Muita gente pensa que retirando-a o motor ferve. Ledo engano.
Qdo o motor está frio, a válvula permanece fechada e não há circulação de agua. A partir de uma certa temperatura a válvula se abre e a agua passa a circular. Sem ela, o motor demora mais para esquentar ocasionando mais gasto de combustível. Se ela estiver com defeito e não abrir aí sim o jeep ferve e bem rápido.

Exatamente, a sua função é acelerar o aquecimento inicial do motor e manter estável a temperatura do mesmo, evitando alterações bruscas de temperatura. A sua ausência não implica em superaquecimento do motor. Eu apenas citei esta válvula para refrescar ( sem trocadilhos! :mrgreen: ) a memória do nosso camarada Marcelo Cleto.