PDA

Ver Versão Completa : Freio de estacionamento e Towbar



marco cruz
18/03/2003, 17:29
Prezados,
perguntas:
1. alguém sabe quem instala o freio de mão no cardan? e por que não podemos ligar o freio de mão no disco da frente?

2. quais os problemas de rebocar o jipe pelo towbar? há alguma maneira mais apropriada?

Grato,
Marco
CJ-5 62 6cc
Lagartixa

Giovani
18/03/2003, 23:46
:D Olá Marco!

:shock: Suponho que vc tenha freio à disco na dianteira. Neste caso o freio de mão não pode ser instalado simplesmente por que a pinça é de uso dianteiro, não possuindo o mecanismo manual. Se for freio à cubo, vale a mesma coisa: não possui mecanismo. Uma boa sacada para poder travar as dianteiras é fazer um desvio no tubo do freio e pôr uma válvula esférica, assim vc pisa no freio e fecha a válvula, que manterá a pressão do fluido. :wink: Não sei quem poderia instalar o freio no cardã, mas acredito que qualquer mecânico o faça. O problema é encontrar as peças necessárias, que só vinham nos jeeps das décadas 40 e 50.
:shock: Quanto ao Towbar, faça uma instalação com profissional. Para rebocar, evite usar um veículo mais leve que o seu Jeep. Isso pode ocasionar acidente grave, se tiver que frear bruscamente, o Jeep faz um "L" com o carro, arrebentando tudo. Já aconteceu comigo, felismente eu estava rebocando outro Jeep com o meu próprio. Fiquei em duas rodas com outro Jeep por baixo, isso em uma rotatória no centro da cidade! :wink: Se vc irá rebocá-lo com freqüência, instale um sistema de freio, com engate rápido, para frear o jeep primeiro. :idea:

Luis Assis
18/03/2003, 23:54
Como funciona estes sistema de freio que freia primeiro o Jipe?
É ligado direto na tubulação de óleo? :?: :?:
[]'s
Gustavo

Giovani
19/03/2003, 00:04
Como funciona estes sistema de freio que freia primeiro o Jipe?
É ligado direto na tubulação de óleo? :?: :?:
[]'s
Gustavo

:shock: É simples. Vc liga um "T" na tubulação que vem para as rodas traseiras do veículo rebocador, puxando um novo tubo até o para-choque, onde vc instala um engate rápido hidráulico. Faz o mesmo no Jeep (traseiro), só que a tubulação segue para a frente, indo com um flexível pelo Towbar, com engate rápido na ponta. Depois do sangramento não será mais preciso sangrar novamente a cada engate. Como o freio é acionado 1º o traseiro, ele freará junto as rodas do Jeep. O pessoal que vende carretas de reboque p/ motos, barcos, etc. sabe fazer isso. Existe ainda um sistema mecânico que utiliza outro cilindro mestre no Jeep, mas é complicado e não é preciso fazer tanto... :wink:

marco cruz
19/03/2003, 10:10
:) Caro Gustavo,
Muito obrigado pelas dicas; na verdade, vou acabar instalando um freio de mão normal (a patroa que está exigindo) e disco na frente.
Quanto ao towbar, vou seguir seu conselho: instalar em um loja de barcos (ficarei mais feliz, pois pretendo viajar com a família toda, incluindo o Lagartixa).
Regards,
Marco
CJ-5 62
Lagartixa

Rodrigo
19/03/2003, 12:10
Estou fazendo no meu CJ e já tenho todas as peças. A adaptação ñ é difícil. Tenho um amigo q está projetando isso em forma de Kit. Se tiver ineteresse, me mande um e-mail : rodrigo@qwnet.com.br.

Luis Assis
19/03/2003, 12:54
Rodrigo,
Este kit é bastante interessante, acho que muita gente tem interesse nisso, se puder mandar as fotos, lhe agradeço...
[]'s
Gustavo

Adriano Braga
19/03/2003, 13:03
A regra para reboque (com segurança) é de que o carro que está rebocando tenha 1,5x o peso do que está sendo rebocado. Puxar outro, principalmente em estrada de alta com um carro leve é robada e muito perigoso.
:wink:
abraço

Rodrigo
19/03/2003, 13:15
Gustavo:

Devo montar ainda esta semana e assim q estiver tudo pronto vou postar algumas fotos.

Rodrigo

marco cruz
19/03/2003, 21:02
alguém sabe qto pesa (mais ou menos) um CJ-5 6cc 3m tracionado com alguns equips (sto antonio, suporte de estepe e galão, estribo, etc) e carroceria de fibra???

Giovani
20/03/2003, 00:31
alguém sabe qto pesa (mais ou menos) um CJ-5 6cc 3m tracionado com alguns equips (sto antonio, suporte de estepe e galão, estribo, etc) e carroceria de fibra???

:D Olá Marco!

:D Original ele pesa 1.250 Kg, mas com acessórios, penus maiores , etc chega fácil à uns 1.600, 1.700 KG.

marco cruz
20/03/2003, 09:54
Giovanni,
Muito obrigado; sendo a carroceria de fibra, acho que deve baixar uns 200kg, não?

Fábio
20/03/2003, 11:46
Marco,

Além de tudo o que já foi dito, nunca confie plenamente no towbar. Sempre utilize-se de correntes amarrando o carro que está rebocando ao jipe, para garantir a sua segurança e a dos outros.

[]´s precavidos 8)

Giovani
20/03/2003, 13:21
Giovanni,
Muito obrigado; sendo a carroceria de fibra, acho que deve baixar uns 200kg, não?

:D Olá Marco!

:shock: Não sei se chega a tanto, aliás uma carroceria de lata "sem massa", deve pesar quase o mesmo, pois a de fibra é bem grossa. A Agromotor poderia ter essa informação. :wink:

Giovani
22/03/2003, 00:45
:D Olá Wallace!

8) Sim, é proibibo. Apenas sugeri como opção para manter as rodas dianteiras travadas, o que auxilia muito, quando vc usa seu jeep como ponto de ancoragem ou quando é preciso parar no meio de uma subida íngreme, em trilha por exemplo. Jamais deve ser substituto para o freio de mão mecânico!!!!!! :wink:

cristiano
30/12/2004, 14:52
ativei esse tópico porque ainda estou sem freio de mão e o freio hidráulico que vocês comentaram aqui está à venda na donatti, seria o mesmo ??

Rodrigo, por quanto seu mecânico vende o kit ?

vale a pena ?

Edintruder
15/05/2005, 11:55
Meio atrasado no fórum, mas nãoposso deixar de dar pitacos!



É simples. Vc liga um "T" na tubulação que vem para as rodas traseiras do veículo rebocador, puxando um novo tubo até o para-choque, onde vc instala um engate rápido hidráulico. Faz o mesmo no Jeep (traseiro), só que a tubulação segue para a frente, indo com um flexível pelo Towbar, com engate rápido na ponta. Depois do sangramento não será mais preciso sangrar novamente a cada engate. Como o freio é acionado 1º o traseiro, ele freará junto as rodas do Jeep. O pessoal que vende carretas de reboque p/ motos, barcos, etc. sabe fazer isso. Existe ainda um sistema mecânico que utiliza outro cilindro mestre no Jeep, mas é complicado e não é preciso fazer tanto...


Tem que tomar muito cuidado com esse tipo de gambiarra, digo, adaptação, pois o cilindro mestre do rebocador tem uma quantidade de fluido deslocado para 4 cilindros atuadores, porém ao adicionar mais 4 cilindros, a capacidade de frenagem reduz muito, fazendo o pedal do freio descer até o fundo fácil fácil!
Talvez o mais indicado é um freio à parte manual com um cilindro mestre adicional para não comprometer a capacidade de frenagem no rebocador. Um manete de embreagem de moto preso à palanca de mudanças e com cabo e uma barra tipo gangorra faz o funcionamento de outro cilindro mestre próprio para isso instalado onde bem entender preso no chassis do rebocador. Depois é só tirar tudo se não for mais usar, porém é o mais simples pois pode ser instalado em qualquer veículo.

Dá também para colocar um deslize na ponta do towbar, que quando freia ele encolhe acionando um cilindro mestre adicional instalado logo em cima do deslizante no towbar, forçando o veículo atrás sempre manter uma posição de "defensiva". Para manter a ponta dop towbar na posiçao normal tem uma mola de moto por fora do deslize. O problema é que na hora de dar ré, se encolher a mola fica tudo freado, como numa subida por ex. Esse sistema eu vi num reboque para cargas e se for possível eu tiro umas fotos quando encontrar com o dono do reboque.

Giovani
15/05/2005, 13:08
Tem que tomar muito cuidado com esse tipo de gambiarra, digo, adaptação, pois o cilindro mestre do rebocador tem uma quantidade de fluido deslocado para 4 cilindros atuadores, porém ao adicionar mais 4 cilindros, a capacidade de frenagem reduz muito, fazendo o pedal do freio descer até o fundo fácil fácil!

:D Fala Mestre!!!

:o Não existe "fluído sendo deslocado" na tubulação... Tudo que o cilindro mestre faz é aumentar a pressão! Por isso que o pistão desse cilindro só desloca 2 ou 3cm no máximo! E no Jeep que está sendo rebocado, vc instala só na traseira!

Faz o mesmo no Jeep (traseiro), só que a tubulação segue para a frente, indo com um flexível pelo Towbar, com engate rápido na ponta.
Supondo que o veículo rebocador seja uma Pick up de média à grande (Ranger ou F-1000 / F-250, que é o recomendado!), o cilindro mestre destas, dá conta sim de empurrar mais 2 cilindros ou 2 pinças. O que têm que ser reduzido é o nº de flexíveis, bem como o comprimento destes, para não haver perda de freio pela expansão dos mesmos.


Dá também para colocar um deslize na ponta do towbar, que quando freia ele encolhe acionando um cilindro mestre adicional instalado logo em cima do deslizante no towbar, forçando o veículo atrás sempre manter uma posição de "defensiva".

:D Esse também é um sistema eficiente, mas requer adaptação no cambão, cortando o tubo e fazendo uma nova luva, com mola para acionar o freio. Vai depender do gosto do freguês...
O sistema que eu citei é usado por jipeiros daqui, com eficiência. Se a compra de uma carreta para transportar a viatura está nos planos futuros, não vejo pq adaptar um sistema mais complexo, como esse com cilindro no cambão. :wink:

:o Pra quem não faz uso de nenhum sistema e quer uma garantia maior, ponha o zeca no jeep rebocado! É simples, ele será o freio e o rebocador será o acelerador. Pra quem acha isso perigoso, vejam que o veículo da frente capota mais fácil que o rebocado! Se fechar o L, ele vai estar empurrando, logo o rebocador capota, com grandes chances de não acontecer nada com o rebocado. :wink:
Se ainda fizerem uso de um PX ou um Talk About, fica fácil de sincronizar os movimentos. Com a prática, nem precisa...
:o É lógico que o básico deve ser levado em conta, como cintos, gaiola, velocidade baixa, nada de cerveja, etc...

:idea: Dica: para reduzir a expansão de flexíveis, ponha abraçadeiras de nylon, dessas usadas na amarração de chicotes elétricos. Ponha 1 a cada centímetro, bem apertadas. :wink:

[]'s

Marcio Vargas
07/07/2005, 16:49
Acordando a galera...

Alguem teria fotos do sistema que o Giovani mencionaou, o de fazer a ligação com engate rapido...??
E fotos do sistema que usa freio no cambão, com cilindro auxiliar?

[ ]'s

Giovani
07/07/2005, 23:56
Acordando a galera...

Alguem teria fotos do sistema que o Giovani mencionaou, o de fazer a ligação com engate rapido...??
E fotos do sistema que usa freio no cambão, com cilindro auxiliar?

[ ]'s

:D Fala Márcio!!!

:D Essa do cilindro p/ o cambão eu tenho, gentilmente cedida pelo Tannuri, pois vamos fazer uma carreta para o T-Rex...
A 1ª foto é de uma carreta também... Existem maneiras diferentes de se construir o sistema.
O outro sistema de que falei, não tenho fotos... Não tenho máquina digital ainda, senão eu ia lá fotografar...

[]'s

Giovani
08/07/2005, 00:03
:D Já ia esquecendo...

O Sandro me passou o endereço do fabricante, se quiser comprar o sistema pronto: www.famit.com.br .
Para 2,5 Ton custa pouco mais de 600,00 reais... Já achamos, de outros fabricantes, por 400,00. Esse último meu brother achou, não sei qual é...
Mas os produtos da Famit são de ótima qualidade. Pude comprovar essa semana, pois estava olhando umas carretas, equipadas com produtos deles.
Bom, se o Tannuri usa, não precisa dizer mais nada... :concordo: :lol:

[]'s

Marcio Vargas
08/07/2005, 07:38
Perfeito Giovani!!!!

Com o teu respaldo e o do Tannuri nem precisa maiores comentarios!!! :twisted:

Valew mais uma vez!!!!!!!!!!!

esposito63
13/07/2005, 15:18
Pessoal,


Gostaria de saber quanto pesa um CJ-3A 1951 (original). Será que é roubada rebocá-lo com uma Scénic 2.0, mesmo em estradas planas?

Tem alguma preparação que devemos fazer antes de rebocar o Jeep(além de colocar em neutro a caixa de marchas)?

grande abraço,

Enio

cristiano
13/07/2005, 17:05
O básico é andar devagar, freiar antes da curva, colocar corrente de segurança e fazer instalação elétrica para funcionar as luzes do jeep com as do carro.

Tem tanta leitura sobre isso :putz: , mas se não me engano o CJ-3 foi feito para pesar menos de 1000kg... deve estar na faixa dos 980kg... por aí...

esposito63
13/07/2005, 17:09
Pessoal

Fiz uma pesquisa e achei o peso do CJ3A no site
http://www.carnut.com/specs/gen/jeep50.html
eles tem uma tabela com especificaçoes técnicas de vários jeeps

O Cj-3A pesa 2110 Lbs ~ 1180 Kg

sds,

cristiano
13/07/2005, 17:14
Esquisito, eu li várias reportagens sobre isso falando que um dos requisitos do projeto é pesar menos de 1000kg... deve ter me enganado...

Walter Moreira
14/07/2005, 00:50
Um dos requisitos do projeto do jeep era pesar em torno de 500/600Kg porém numca foi conseguido menos de 100Kg

Walter Moreira
14/07/2005, 00:57
:putz: Desculpem o final da mensagem, nunca conseguiram menos de 1000Kg.

Rogério Tortato
16/07/2005, 14:03
esposito63 disse:

"Tem alguma preparação que devemos fazer antes de rebocar o Jeep(além de colocar em neutro a caixa de marchas)? "

cuidado, não reboque em cambão com a caixa de marchas no neutro, mas sim com a t-case no neutro, pois, caso contrário, corre um sério risco de fundir o câmbio por falta de lubrificação.

abraços.

psvix
10/05/2006, 11:45
Fala amigos! Esse fim de semana eu reboquei o meu Jeep com minha SPORTAGE DLX AUTOMATICA. Tenho que falar que foi muito tranquilo. É importante ressaltar que o peso dela é de 1.980 Kg, enquanto o do Jeep varia em torno de 1.200. Apesar disso eu reboquei ele por 60Km, na BR e descendo a Serra (DOMINGOS MARTINS), que fica a 1.200 M de altitude. Sinceramente eu estava com medo, mas foi muito tranquilo. :lol: Abraços!