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Ver Versão Completa : Samurai spoa com problemas



andre veiga
10/02/2010, 08:52
Oi pessoal, o problema (1) relatado abaixo tem aumentado...

Como a experiência das oficinas por aqui são "nulas" em jipes gostaria de ajuda para saber o que fazer para então acompanhar e "mandar' que faça isso ou aquilo.

Ficha da viatura (!)
- Samurai 94 canvas com kit X 4.16, bloqueios nos 2 eixos, spoa com hi steer e barras de tração, calço de + - 3cm entre o carda traseiro o diferencial, rodas 15*7 -12 com pneus 225*75 recap geninho 1001, tenho que comparar com um original mas acho que o dif. traseiro já é ligeiramente rotacionado em direção à tcase. (comprei o eixo inteiro montado só o troquei pelo original).

Problemas:

1 - Em subida, ou qdo se força (mesmo que pouco) numa aceleração, seja em 4X4 ou 4x2 trepida tudo lá atrás,além de um ronco cada vez mais forte a alavanca da tcase vibra tanto lateralmente que acho que, se ela se soltar atravessa uma porta...:parede:
Depois de certa velocidade a vibração fica praticamente zero.

2 - Já vi que é normal em 4x4 e em especial em L, a direção pesar bastante qdo. tem bloqueio na frente, mas puxa para o lado? O meu está perigoso tanto em H qto em L, andar em estradinhas qdo traçado virar para o lado do motorista tornou-se um exercício e tanto, e olhe que peso um bocado...:putz:, já bati duas vezes, por sorte estava beem lento.

3 - Recentemente depois de acelerar bastante em uma subida forte com muita lama, apareceu um barulho na roda dianteira direita, o mesmo lado quepuxa a direção, como se fossem moedinhas chocoalhando, acredito ser a RL que bixou, faz sentido?

Como não tenho muito tempo para ir la e desmontar o carro, tenho que fazer anas poucas horas que tenho em fins de semana com pouco movimento na pousada, ai já viu qto demora qualquer coisa que tenha que fazer...

Agradeço qualquer ajuda, pesquisei um bocado aqui no forum, sei qe sou meio cego mas acho que não tem nada relacionado ao que tenho aqui...

MaGao
10/02/2010, 09:31
olá,

o primeiro item pode ser seu cardan desbalanceado.. o meu tava assim..

segundo item.. isso de puxar com muita força é realmente estranho.. desmonta o lado pode ser um rolamento ruim e fica segurando a roda

terceiro item.. não sei a respeito da RL.. pelo que sei acho que não é não.. ta com cara que tem algum rolamento ruim ai..

Abraços,

elmestizo
10/02/2010, 09:55
Tem barra de tração? se não tiver.. bingo!!!

andre veiga
10/02/2010, 10:20
Magao

A primeira coisa que pensei era o carda. Mas tive um vitara uma vez com esse probelma, mas dava trepidação em qualquer velocidade, será que a oficina que montou o carro poderia ter "estragado' o cardã...???
Tem como verificar seu empeno apenas "no olho" se tirar o lugar?

Itens 2 e 3 falei com o Fabiano agora pelo msn ele tem quase certeza de ser a homocinética, quebrada...

elmestizo,

Tirei a barra de tração dianteira pois ela estava pegando no fundo do carro, refiz o suporte dela junto ao chassis, mas realmente não a reinstalei... será a falta dela mesmo?

Vou arranjar uma extensão, com uma lampada na ponta e colocar luz na minha "garagem" a única hora que vou ter para desmachar e olhar será depois de 21h hoje...

Mas já tenho uma "luz", a menos nos problemas da frente... obrigado mas aguardo novas idéias... hehe

MaGao
10/02/2010, 17:38
barra de tração ? lol meu irmão tem o mesmo setup e não tem na frente..


rapaz.. a minha quando estava ruim no olho se via.... não sei dizer se todos os empenos da pra ver no olho nú..

Ronaldo B.
10/02/2010, 17:49
1 - Em subida, ou qdo se força (mesmo que pouco) numa aceleração, seja em 4X4 ou 4x2 trepida tudo lá atrás,além de um ronco cada vez mais forte a alavanca da tcase vibra tanto lateralmente que acho que, se ela se soltar atravessa uma porta...:parede:
Depois de certa velocidade a vibração fica praticamente zero.

Verifica os coxins do suporte da T-case, cruzetas do cardã, balanceamento do cardã. Tem que ter barra de tração.



2 - Já vi que é normal em 4x4 e em especial em L, a direção pesar bastante qdo. tem bloqueio na frente, mas puxa para o lado? O meu está perigoso tanto em H qto em L, andar em estradinhas qdo traçado virar para o lado do motorista tornou-se um exercício e tanto, e olhe que peso um bocado...:putz:, já bati duas vezes, por sorte estava beem lento.

verifica rolamentos do cubo da roda e do munhão, pinças de freio e homocinética.


3 - Recentemente depois de acelerar bastante em uma subida forte com muita lama, apareceu um barulho na roda dianteira direita, o mesmo lado quepuxa a direção, como se fossem moedinhas chocoalhando, acredito ser a RL que bixou, faz sentido?

Pode ser RL, mas o mais provável é que seja homocinética.

Mas no final fica uma dúvida.... prá que SPOA se vc usa pneu 225x75R15 e já tem BL ??? Vai te dar mais problemas que benefícios.

[]´s

andre veiga
10/02/2010, 19:49
Espero ter tempo de desmontar o carro neste fim de semana e verificar tudo, mas já está claro que a trilha de carnaval, já era... hehe.

Se for a homocinética tenho a dita cuja... sorte? Mas ela não deveria estalar qdo forçada? La tem apenas um barulho como se fossem esferas pulando em um copo, pode ser a homo desmanchada, mas fico encucado... qdo. ela quebrou não deu sinal algum, ao menos um estalinho não daria?

Pelo visto se for um problema no cardã traseiro, já vi que vou morrer numa grana... nas antes isso que quebrar a tcase...



Mas no final fica uma dúvida.... prá que SPOA se vc usa pneu 225x75R15 e já tem BL ??? Vai te dar mais problemas que benefícios.
[]´s

Qdo. comprei o samuca ele estava com uns jumelões, e eu já tinha este conjunto de rodas / pneus do antigo vitara, qdo consegui os jumelos originais os pneus "sumiram" nos para lamas...
Coloquei o Kit X, e pouco depois apareceram estes eixos, spoados e com bloqueios, a grana ficou curta...
A idéia era rodar com estes pneus, "fazer" grana para amortecedores maiores para a traseira e depois pneus maiores, ai uns jumelos revolver e ai... não para mais né? hehe

Mas BL eu não tenho, tinha de 2" no vitara e não gosto.

Mas concordo com vc, se tivesse colocado BL, e apenas um bloqueio atras, estaria usando o carro há muito mais tempo, sem dores de cabeça com mecanico e tudo o mais que me aconteceu, isso inclusive balançou a amizade com um cara que prezo muito, além de ser respeitado aqui no forum e em qq lugar que frequenta... mas isso é outro papo. :-)

Por enquanto agradeço as idéias, esse carro não vai mais a um mecanico porcaria, prefiro ficar com ele um ano parado e EU mesmo fazer o que puder...