Ver Versão Completa : Camper com MWM 2.8
Rodrigo Ielpo Bastos
09/02/2010, 21:57
Pessoal estou na empreita de adaptar um MWM 2.8 Sprinter da S10 2004 na minha camper. Vamos aos passos alcançados:
Motor acoplado a caixa de hilux pois ja exixtia flange para usa-la com o antigo 4.1
Substituição do disco de embreagem ja que a estria tem que ser hilux e a espessura e o diametro S10
Calços eletrica e cositas mais
Ate aqui tudo indo bem
Radiador usei o mesmo mas achei um de troller 2002 e comprei para futuras modificações
a caixa de direção ficou a mesma pois tenho que terminar logo para levar ao inmetro, mas futuramente vou colocar uma de F4000 que ja tenho guardada.
O problema esta chegando e intercooler:
Ouvindo o relato de varias pessoas incluindo o Dr Guilherme que é posdoutorado em radiadores decidi coloca-lo em cima do motor, ate ai tudo bem,
utlizei um da Hilux 3.0 Que X tudo ein!!!!!
Ai surgiram as duvidas:
Esse intercooler é suficiente? o da S10 e do TRoller é muito Maior mas é frontal!!!!!:putz:
Eu não cortei o capo ainda isso é problema? pode danificar o motor ou só diminui a eficiencia
abraços e cheio de duvidas
Rodrigo Bastos
Rodrigo Ielpo Bastos
10/02/2010, 19:41
Alguem tem alguma ideia ou dica para minhas duvidas????
guilhermeabreu
10/02/2010, 20:32
CARO AMIGO RODRIGO
Acho que deveria ser o da S=10 mas como vc já comprou o da HILUX 3.0 , não é possível que ele não sirva , ppis o motor tem uma litragem um pouco maior e o motor é mais potente tb , acho , digo acho que vai resolver , JAQUE ta na mão coloca pra ver !!!!!!!!!!!!!!!!!!
ABRAÇÃO
Amigo, já ouvi relatos de em cima do motor a eficiencia é menor...
Se puder colocar na frente ficaria melhor...e realmente é pequeno esse intercooler..
Na minha vou colocar um maior que o original da S10.
Mas como o colega falou: coloca lá e vê no que dá...hehehe!
Abraço
E manda umas fotos aí meu amigo!
ABraço
Caro Rodrigo Ielpo Bastos!
Vamos aos seus questionamentos!
Quanto ao tamanho, não chego a vislumbrar problema, tendo em vista que o motor doador, é um 3.0, e o que irá usar, é um 2.8, então, teoricamente, comporta a quantidade e fluxo de ar.
Quanto a instalação na parte superior do motor, deve-se observar alguns detalhes importantes.
A altura que o intercooler ficará do motor, pois haverá um fluxo de ar que obrigatoriamente terá que sair ali.
Uma boa vedação entre o capô e o intercooler, para que a pressão exercida no scoop passe pelo mesmo.
Um scoop bem dimensionado para suprir uma eficiente troca de calor.
E agora o detalhe mais importante de todos.
É uma verificação imprescindível.
Não deve deixar de observar de forma alguma, pois disso afetará toda e qualquer eficiência.
Quando mandar lavar o motor, falar para o FDP do lavador, não jogar o jato em ângulo(_/) no intercooler, pois dobra a colméia fazendo perder toda a eficiência.
Quase todos os veículos por aqui, constatei esse problema.
Do mais, pode ir tranquilo!
Abraços.
Kim.
Rodrigo Ielpo Bastos
10/02/2010, 23:15
kim valeu pelas dicas, e quanto a andar uns dias até sair o laudo do inmetro sem abrir o buraco no capo mas ja com o intercooler no lugar sera que danifica algo??
Vou colocar umas fotos amanha!!
Rodrigo Bastos
kim valeu pelas dicas, e quanto a andar uns dias até sair o laudo do inmetro sem abrir o buraco no capo mas ja com o intercooler no lugar sera que danifica algo??
Vou colocar umas fotos amanha!!
Rodrigo Bastos
Kim, você já viu o tamanho do intercooler da hilux?
É minúsculo!Acho que é do tamanho do radioador de atf....
Mas ruim não deve ficar não...mas que é pequeno, ah, isso é...Hehehehe!
Mas quando se fala em eficiência, sempre queremos o melhor, mas..mas...mas...
Abraço
Opa Zepi!
Eu conheço as peças em questão, por isso a opinião que tive.
Rodrigo, sobre o recorte, não há problema.
Será como se não houvesse intercooler instalado.
Abraços.
Kim.
Estou olhando intercooler para usar no meu engesa, e o que mais gostei até agora é o do caminhão VW 8-150 (que usa motor mwm 2.8 eletrônico), que se não me engano é o mesmo intercooler que a troller usa no jipe...
Mas esse é de colocar na frente...
guilhermeabreu
15/02/2010, 22:44
AMIGOS
Nem sempre a gente PODE USAR O QUE É DE MELHOR OU O QUE DEVE SER USADO AO NOSSO GOSTO , EXEMPLO :
Nós todos estamos usando o MWM 2.8 turbo/intercooler , COMO JÁ É SABIDO DE TODOS VCS O PROBLEMA QUE TENHO ENFRENTADO COM O AQUECIMENTO ACIMA DO DESEJADO NO MEU ENGESA .
LOGO :
Eu estou fazendo outra reforma no meu e estou aproveitando para SANAR ESTE PROBLEMA DE AQUECER DEFINITIVAMENTE qdo trabalho em alto giro ( acima de 3.000 rpm ) .
O meu radiador do intercooler é na frente ( o ideal ) mas vou colocar em cima do capô , alem de trocar a caixa da direção hidráulica para a da S-10 que vou colcar ela mais baixa como o KIM fez no dele , ASSIM TEREI O ESPAÇO IDEAL PARA COLOCAR UM RADIADOR MAIOR PROVAVELMENTE O ORIGINAL DA S-10 DE ONDE ORIGINOU ESTE MOTOR , aí sim acredito eu que terei sanado definitivamente o caso de aquecer , LOGO : o intercooler TERÁ QUE ÍR PARA CIMA DO CAPÔ como é na S-10 , FRONTIER , X-TERRA que tem este mesmo motor .
Acho que matei dois coelhos em uma só paulada : TER RESOLVIDO O PRBLEMA DO LOCAL DO INTERCOOLER ( em cima do capô ) E O MAIS IMPORTANTE , RESOLVIDO O ESPAÇO PARA O RADIADOR ORIGINAL DESTE MOTOR .
Qualquer coisa diferente dísto , acho que quem fizer diferente estará gastando dinheiro a toa , pois eu já fiz de tudo gastei muito e não resolví o caso do aquecimento .
ABRAÇÃO A TODOS OS ENGESEIROS/CAMPEIROS COM MOTOR MWM 2.8 TURBO/INTERCOOLER .
Grande Dr. Guilherme!!!!!
Está devendo umas fotos no tópico do Coração Valente.
Aqui confirmou a reforma!
Mostre-nos como está ficando!!
Abraços curiosos.
Kim.
Eriksom Teixeira Lima
17/02/2010, 11:00
COMO JÁ É SABIDO DE TODOS VCS O PROBLEMA QUE TENHO ENFRENTADO COM O AQUECIMENTO ACIMA DO DESEJADO NO MEU ENGESA .
Guilherme
No meu engesa, eu cortei o fechamento dianteiro das longarinas, alarguei a abertura cerca de 5 cm e soldei outra travessa mais abaixo para suportar um radiador maior, mais alto e mais largo (a conferir se é o da C-10). Meu motor é o gm 6 bocas, mais quente que o mwm 2.8 que você usa, e ficou ótimo. Pense a respeito.
Eriksom
Fotos??????
Estou montando um cummins, e ideias sempre são muito bem vindas!!!!
Eriksom Teixeira Lima
17/02/2010, 11:16
Coloco na próxima semana, pois minhas duas máquinas precisaram ir para um aspirador de areia após as férias de final de ano (Tatajuba-Lençois/Atins-Serras da Capivara e das Confusões-Jalapão-Veadeiros): porque será?
Eriksom
Bem consegui umas fotos!!!!
As duas primeiras, são de um intercooler detonado pelo porra do lavador.
Olhe tudo dobrado!
eficiência ZERO!!!!
As outras se referem à vedação do scoop.
Olhe como deve ser.
Abraços.
Kim.
guilhermeabreu
17/02/2010, 21:50
Guilherme
No meu engesa, eu cortei o fechamento dianteiro das longarinas, alarguei a abertura cerca de 5 cm e soldei outra travessa mais abaixo para suportar um radiador maior, mais alto e mais largo (a conferir se é o da C-10). Meu motor é o gm 6 bocas, mais quente que o mwm 2.8 que você usa, e ficou ótimo. Pense a respeito.
Eriksom
GRANDE ERIKSOM
Qdo vc diz cortei o fechamento dianteiro , quer dizer : aquele tubo redondo que fica em baixo do radiador ?
É uma boa idéia , mas tenho medo de torcer o chassi , pois não pode soldar o outro com este no lugar , mas se vc fez e ficou bom , a gente tem que ter coragem , nesta aí eu não tenho embora eu seja meio abrutalhado e não ligo muito pros pequenos detalhes .
Agradeço pela sua colaboração na idéia , não fiz as medições ainda , mas do jeito que vou fazer , ACREDITO QUE O RADIADOR DA S-10 original deste motor deve dar , assim como o condensador do ar , vai ficar tudo original = a S-10 .
Mas a sua idéia é válida , OBRIGADO .
ABRAÇÃO
Eriksom Teixeira Lima
17/02/2010, 22:07
Guilherme
Exatamente esse que você descreveu. Caso você queira ver o serviço, a gente pode combinar e se encontrar no meio do caminho, em Cabo Frio. Meu Engesa está lá para montar o motor (mandei retificar). Como só posso ir na semana que vem (dia 20), podemos marcar.
Qualquer coisa escreva direto eriksom@uol.com.br ou ligue (21) 9255.5320
Eriksom
guilhermeabreu
17/02/2010, 22:38
Grande Dr. Guilherme!!!!!
Está devendo umas fotos no tópico do Coração Valente.
Aqui confirmou a reforma!
Mostre-nos como está ficando!!
Abraços curiosos.
Kim.
AMIGO KIM
Não tem nada ainda , só retirei a capota de fibra e mandei pra SP , agora aguarda a vinda da carroceria montada para poder começar a tirar fotos e por lá no FROTA 4X4 .
ABRAÇÃO
guilhermeabreu
17/02/2010, 22:41
Guilherme
Exatamente esse que você descreveu. Caso você queira ver o serviço, a gente pode combinar e se encontrar no meio do caminho, em Cabo Frio. Meu Engesa está lá para montar o motor (mandei retificar). Como só posso ir na semana que vem (dia 20), podemos marcar.
Qualquer coisa escreva direto eriksom@uol.com.br ou ligue (21) 9255.5320
Eriksom
AMIGO ERIKSOM
Valeu , mas estou meio imprensado agora , pois estou na de segurar o máximo$$$$$$$$$$$$$$ para poder seguir sem parar até ficar pronto para LAVRAS NOVAS , mas se na hora de fazer este trampo eu tiver uma folga dou um pulo aí no Rio mesmo sem problema , andar é comigo mesmo , distancia não é problema para mim .
E vc vai a LAVRAS NOVAS ?
ABRAÇÃO
Eriksom Teixeira Lima
18/02/2010, 08:00
Lavras Novas :!::?::!::?:
Vou pesquisar sobre o que acontecerá lá para depois te responder :concordo:
Eriksom
guilhermeabreu
19/02/2010, 09:27
Lavras Novas :!::?::!::?:
Vou pesquisar sobre o que acontecerá lá para depois te responder :concordo:
Eriksom
Ô ERIKSOM !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
É o IIIº ENCONTRO NACIONAL DOS ENGESAS E OUTROS 4X4 .
Eriksom Teixeira Lima
19/02/2010, 15:34
Eu descobri ontem à noite o tópico na seção de eventos. Já comecei a pesquisar pousadas por lá. Em tese, deverei ir.
[]s livre da iNgUInoranÇA
Eriksom
Rodrigo Ielpo Bastos
04/03/2010, 16:55
Galera saiu o documento diesel agora vou terminar o serviço e acho que vou animar de abrir uma vaginha no frota
Rodrigo Bastos
Que beleza, hein Rodrigo!
Foi tranquilo ou penoso o processo da mudança nos docs por aí?
Parabéns!
Rodrigo Ielpo Bastos
04/03/2010, 19:22
foi tranquilo meu despachante deu entrada no pedido anexando aquelas partes do codigo que o Kim citou com relação a tração e redução, a diretora do detran pediu uns dias para analisar e despachar 5 dias depois saiu a liberação eu comprei o motor em dezembro mas a adptação agarrou um pouco e eu perdi a autorização que era de 30 dias, ai eu terminei tudo dei entrada em outra autorização e em 3 dias saiu o documento
Rodrigo Bastos
mario offroad
12/03/2010, 17:38
Saudações a todos
Rodrigo, comprei uma Camper 4x2 com Opala 6cc no final do ano passado e estou seguindo os seus passos na transformação para 4x4 com caixa da Hilux 3.0 eixos de Troller e pretendo comprar e instalar o MWM 2.8 . Gostaria de informações quanto à burucracia para a regularização dessa transformação
Grato
Abraços
Rodrigo Ielpo Bastos
14/03/2010, 13:32
Mario parabens pela compra, eixos de troller são um projeto futuro, quanto a documentação foi simples, eu tinha muito receio em fazer pois todos diziam que demorava muito e tinha varias barreiras por parte do detran.
O que fiz passo a passo abaixo.
1-Tirei da internet partes do texto que falava sobre transformação de veiculos gasolina para diesel (principalmente sobre capácidade de carga e/ou traçao 4x4 com reduçao-foi ai que nos apegamos.)
2-o despachante deu entrada na solicitação para alteração ja anexando os textos retirado da internet(aqueles que o Kim mostrou em outro topico acho que é resolução do contran)
3-saiu uma autorização com 30 dias para que eu fizesse a alteração e eu teria que fazer a vistoria em um orgão de inspeção credenciado pelo inmetro e dar entrada no detran com original da nota fiscal de compra do motor diesel, original da nota de serviço de retirada e reinstalação dos motores gasolina e diesel (atenção se tiver gas tem que constar na nota que retirou o gas tmb.) a vistoria original copia da CHN do proprietario do veiculo e o recibo do veiculo.
4 - Valores
a taxa para sair a licença de 30 dias foi +- R$ 30,00
eu perdi o primeiro prazo e tive que pagar de novo
no centro de inspeção foi R$ 340,00
no detran foi +- com o serviço de despachante +-R$480,00
5- passear com o motor a diesel e fazer um moooooonnnnte de ajustes que ate hoje não terminei mas ta otimo cada dia acerto um detalhe.
Qualquer duvida estou a disposição para mais detalhes meu email é rodrigo-arroba-entelvix.com.br
guilhermeabreu
14/03/2010, 16:20
CARO MARIO OFFROAD
No meu caso , no meu ENGESA fiz ísto tudo que o RODRIGO falou e demorou 15 dias para eu estar com o verdinho na mão .
Guilherme Kyrillos
17/03/2010, 21:40
Amigos, saudações.
No meu caso, uma Camper, esperei cerca de 4 meses e gastei 1800 contos. Mas hoje tenho tudo regularizado: diesel e veículo misto no documento.
Tive inicialmente um GRANDE problema: no Estado de origem, ao transferir a Camper para meu nome, o DETRAN mudou a classificação do veículo para simplesmente "automóvel de passageiros". Assim classificado, não era possível mudar o tipo de combustível para diesel.
Foi preciso voltar a classificação do veículo para "misto/jipe", para depois mudar o combustível.
CONCLUSÃO: se for pra fazer novamente, NÃO FAÇO. Peli aqui em Alagoas NÃO FAÇO. Mas comenta-se que em outros Estados a "coisa" funciona melhor e mais barato.
[]ss
Rodrigo Ielpo Bastos
18/03/2010, 22:36
Guilherme a minha quando transferi tambem mudaram para passeio, me recusei a receber o documento, levei os documentos antigos e o detran informou que nao tinha esse veiculo no cadastro novo, deu um pouco de trabalho mas resolveu depois de um tempo quando dei entrada para trocar para diesel ela ja estava regularizada como utilitario. mas serve de atenção para os amigos NAO PERMITAM QUE MUDEM SEUS VEICULOS JEEP OU MISTO PARA PASSEIO NA HORA DE PASSAR PARA DIESEL DA MAIS TRABALHO
Rodrigo Bastos