Ver Versão Completa : Troller 0km. Escolha correta?
Pessoal, é o seguinte. Estou querendo comprar meu primeiro jipe para trilhas. Estou abrindo esse tópico não por preguiça de pesquisar, mas após muita pesquisa, ler muito aqui no fórum, ficam algumas dúvidas. Na verdade acho q de tanto ler e pesquisar, as dúvidas só aumentam.
Estou procurando uma viatura que me atenda em a princípio em trilhas. Mas quero tb em veículo confiável para fazer uma expedição para o Atacama caso eu resolva por exemplo. Passeios tb pretendo fazer bastante com ele, viagens mais curtas.
Estava focado em 4 opções: Band, troller, defender e samurai. A defender está praticamente eliminada pq acho q atende mais o lado da expedição, e o samurai tb está d lado pq atende só o da trilha.
Portanto, de 1 semana para ca minha cabeça gira com uma pergunta que não consigo por nada responder: TROLLER OU BANDEIRANTE????
Pra falar a verdade até sabado passado eu estava bem mais inclinado a comprar uma band, praticamente decidido. Abri um tópico semelhante a esse na área de toyota perguntando de band e as pessoas por la foram muito receptivas, tiram minhas dúvidas, d certa forma imparcialmente até.
Mas nesse sabado q passou fui até Atibaia com um pessoal, no Puma, e tinha 2 trollers por lá. Vi eles fazerem coisas q mais nenhum outro fez. Tinha samurai, tracker, cherokee, L200, Niva. Não tinha band. Mas um troller passou por um alagamento com mais de 50 cm d lama por baixo, q um willys e a cherokee haviam ficado, q qd ele passou, eu pensei: "Se for pra brincar disso, eu quero assim."
Aqui tem o vídeo do q estou falando:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=49384&page=28
Fico pensando que se comprar a Band eu posso me arrepender, enquanto se eu optar pelo troller acho q isso não acontece. Tenho medo de escolher a band por ser a opção mais barata, passar um tempo, me arrepender, e depois passar um sufoco para conseguir vender, pq sei q ela tem um mercado muito restrito. E ficar pensando q poderia ter comprado o troller.
O fato é que agora estou bem mais inclinado a comprar um troller. Ontem fui ver na trilha 23, e adorei um 09/10, preto fosco q eles tem la. Serei simples e direto: É uma boa?
Pergunto assim pq como fiquei um tempo mais decidido a comprar a band, confesso q não pesquisei muito sobre o troller. Li alguns topicos sobre os problemas dos motores 2006, os primeiros 3.0. E li algumas coisas sobre problemas nos 0km. Vi q exisrem opiniões divergentes qt a comprar ou não um 0km. Eu particularmente prefiro comprar um 0km qd possível. Vc tem um carro q TEORICAMENTE teve problemas apresentados por anteriores resolvidos, e ainda tem a garantia.
Depois, além da opinião de vcs, q tem troller, e irá contar muito, quero tirar algumas dúvidas qt a modificações. Como estou comecando agora, não entendo nada, então vamos lá.
1.Quero colocar pneus 35", imagino q tem q levantar o bicho para isso. Esse levantamento é reversível? Muda muito na dirigibilidade do carro?
2. Um dos trollers q eu vi la no Puma tinha bloqueio de diferencial traseiro e dianteiro, com acionamento interno. Tinha um painel superior, onde tinha o PX tb se não me engano. Esse tipo de bloqueio é algo muito caro e muito complicado de se fazer? Não q eu pense em fzr isso agora, mas fiquei curioso qt a isso.
3. Manutenção dele, da muita? É caro? E a facilidade de peças?
4. Seguro, é caro?
Bom, por enquanto fico por aqui. Espero q possam me ajudar a decidir de vez.
Abraços,
Thiago.
Murisoca
09/02/2010, 17:21
O Troller é um monstor eu tenho um 2.8 numtroco por nada so pelo 3.0:concordo::concordo:
Respostas:
1 Da pra colocar os 35 fasil é so colocar um calço na mola e mudar a o apoio do amortecedor(erguer) e talves colocar o para choque pra frente
2 Os bloqueios são caros a bessa de2500 a3500 nessa base
3quase não tem manutenção mas se quebrar alguma coisa não é nada de outro planeta e é fasil encontrar pessas
4 é caro pra kgefcgvhdcbgsf
resposta direta!!! É UMA OTIMA!!!!
VOVÔ DO TROLLER
09/02/2010, 17:35
Pessoal, é o seguinte. Estou querendo comprar meu primeiro jipe para trilhas. Estou abrindo esse tópico não por preguiça de pesquisar, mas após muita pesquisa, ler muito aqui no fórum, ficam algumas dúvidas. Na verdade acho q de tanto ler e pesquisar, as dúvidas só aumentam.
Estou procurando uma viatura que me atenda em a princípio em trilhas. Mas quero tb em veículo confiável para fazer uma expedição para o Atacama caso eu resolva por exemplo. Passeios tb pretendo fazer bastante com ele, viagens mais curtas.
Estava focado em 4 opções: Band, troller, defender e samurai. A defender está praticamente eliminada pq acho q atende mais o lado da expedição, e o samurai tb está d lado pq atende só o da trilha.
Portanto, de 1 semana para ca minha cabeça gira com uma pergunta que não consigo por nada responder: TROLLER OU BANDEIRANTE????
Pra falar a verdade até sabado passado eu estava bem mais inclinado a comprar uma band, praticamente decidido. Abri um tópico semelhante a esse na área de toyota perguntando de band e as pessoas por la foram muito receptivas, tiram minhas dúvidas, d certa forma imparcialmente até.
Mas nesse sabado q passou fui até Atibaia com um pessoal, no Puma, e tinha 2 trollers por lá. Vi eles fazerem coisas q mais nenhum outro fez. Tinha samurai, tracker, cherokee, L200, Niva. Não tinha band. Mas um troller passou por um alagamento com mais de 50 cm d lama por baixo, q um willys e a cherokee haviam ficado, q qd ele passou, eu pensei: "Se for pra brincar disso, eu quero assim."
Fico pensando que se comprar a Band eu posso me arrepender, enquanto se eu optar pelo troller acho q isso não acontece. Tenho medo de escolher a band por ser a opção mais barata, passar um tempo, me arrepender, e depois passar um sufoco para conseguir vender, pq sei q ela tem um mercado muito restrito. E ficar pensando q poderia ter comprado o troller.
O fato é que agora estou bem mais inclinado a comprar um troller. Ontem fui ver na trilha 23, e adorei um 09/10, preto fosco q eles tem la. Serei simples e direto: É uma boa?
Pergunto assim pq como fiquei um tempo mais decidido a comprar a band, confesso q não pesquisei muito sobre o troller. Li alguns topicos sobre os problemas dos motores 2006, os primeiros 3.0. E li algumas coisas sobre problemas nos 0km. Vi q exisrem opiniões divergentes qt a comprar ou não um 0km. Eu particularmente prefiro comprar um 0km qd possível. Vc tem um carro q TEORICAMENTE teve problemas apresentados por anteriores resolvidos, e ainda tem a garantia.
Depois, além da opinião de vcs, q tem troller, e irá contar muito, quero tirar algumas dúvidas qt a modificações. Como estou comecando agora, não entendo nada, então vamos lá.
1.Quero colocar pneus 35", imagino q tem q levantar o bicho para isso. Esse levantamento é reversível? Muda muito na dirigibilidade do carro?
2. Um dos trollers q eu vi la no Puma tinha bloqueio de diferencial traseiro e dianteiro, com acionamento interno. Tinha um painel superior, onde tinha o PX tb se não me engano. Esse tipo de bloqueio é algo muito caro e muito complicado de se fazer? Não q eu pense em fzr isso agora, mas fiquei curioso qt a isso.
4. Seguro, é caro?
Abraços,
Thiago.
Boa tarde Trirod. Escrevestes exatamente aquilo que eu tinha vontade de perguntar, mas por preguiça e comodismo, fiquei quieto. Vamos aguardar e acompanhar a resposta dos colegas. Abs e parabéns pela elaboração das perguntas.
Válter
P.S. Não desmerecendo este forum, pois o nosso objetivo é somar conhecimentos, te aconselho também a entrar no CLUBE TROLLER YAHOO, pois lá, o pessoal só fala nisso. Faça a sua inscrição e coloque lá também as suas dúvidas.
site do Clube do Troller http://br.groups.yahoo.com/group/trollerclube/
posso tomar a liberdade de colocar as suas perguntas no clube do troller?
superbizzotto
09/02/2010, 19:46
concordo plenamente
x2
quando começei a pesquisar aqui pelo forum, estava exatamente com a mesma duvida que vc tem amigo, e exatamente a mesma idéia, li muito sobre as opções de viaturas acima, fiz muitas perguntas a varios donos de diferentes viaturas, focado na pergunta acima, todos forão receptivos e me responderão com maior atenção e sempre tentando ajudar o maximo possivel, minha duvida era: willys, samurai, band, troller. Descartei o willys, pois eu precisaria de uma carro tbm para o dia a dia, e Band por ser muito pesada, e o motor q geralente é o do MB 608, barulhento e trepida muito.
eu ja estou decidido: TROLLER
hehe eu tbm prefiro assim
no youtube tem varios videos de troller em ação, é animal
realmente a Band seria um pouco + dificil p/ venda,
minha opinião: se eu tivesse $$$ com certeza eu compraria um zero km, pois nao exsite chance de estar judiado, e ainda tem garantia total, mas nao tenho condiçoes de pagar 91k + IPVA + revisões, sem chançe,:(
como falei pesquisei muito e li muito,
eu não tenho nenhum jipe no momento,
muitos aki no forum falão mal dos 3.0,como tbm muitos falão muito bem, os maiores problemas forão nos 06/06, mas nem sei dizer o problema exatamente, pois existe muitos boatos e poucos fatos.
eu como muito rexetão, nao perdi tempo, fui falar com varios donos de trollers 3.0, inclusive os modelos novos já, todos falarão bem do carro,
uns 4 caras ja tavão no 3º troller, inclusive era do modelo novo.
Qdo eu perguntava pros caras sobre o motor e tals, e q todo mundo fala mal q nao pode entrar em água por ser eletronico e tals, sabe o q os caras respondiam: "Falão mal dos 3.0 por que nao tem dinheiro pra comprar um" isso foi uns 3 q falarão, uhauhauhauhauha
4. Seguro, é caro?
Abraços,
Thiago.
minha CONCLUSÃO: após muito pesquisar, decidi comprar um troller, optei por uma até 2005, por que é o $$$ q tenho no momento, se eu tivesse condições pegaria um 2008 ou até mesmo 0km, hoje mesmo (09/02) fui numa loja aki na minha cidade, pois apareçeu um 2.8 04/04, e se der certo amanhã fecho negocio, estou + q decicido.
Ricardo Passoni
09/02/2010, 19:56
Bom o Troller tem uma grande vantagem é feito aqui!, o do Rogério tem ARB dianteriro e traseiro por isso doios botões no teto rs! mais Px e Py , a Band tem uma boa concepção ,mas hj acho ultrapassada ( Minha Opnião ! ) ,qto a carros que nunca fizeram trilha desconfie pois , é so ver no Youtube que sempre um destes esta por lá rs! , todo carro tem sua limitação , tenho umm humilde samurai vai bem na trilha pacas , mas em deslocamentos e fod@! no max 80-90km/h e pé no fundo !
Abraços e no sonho proximo de abraçar tbem um Troller !
Bom o Troller tem uma grande vantagem é feito aqui!, o do Rogério tem ARB dianteriro e traseiro por isso doios botões no teto rs! mais Px e Py , a Band tem uma boa concepção ,mas hj acho ultrapassada ( Minha Opnião ! ) ,qto a carros que nunca fizeram trilha desconfie pois , é so ver no Youtube que sempre um destes esta por lá rs! , todo carro tem sua limitação , tenho umm humilde samurai vai bem na trilha pacas , mas em deslocamentos e fod@! no max 80-90km/h e pé no fundo !
Abraços e no sonho proximo de abraçar tbem um Troller !
Graaande Ricardo, vc por aqui......o lance dos botões eu entendi. Mas estava conversando com seu pai sobre isso, e oq eu tinha entendido era q o lance de "ligar e desligar" o bloqueio de dentro do carro era um diferencial no dele. Pelo oq eu tinha entendido, como não entendo direito isso do bloqueio de diferencial, o normal era q se "ativava ou desativava" isso, normalmente, em um processo semelhante a roda livre do troller, ou seja, na mão, de fora do carro, e o dele tinha isso de dentro do carro.
Acho muito chato essa parte de entrar em uma coisa q não conheco, e ficar falando besteira e fazendo perguntas estúpidas.
Eriksom Teixeira Lima
09/02/2010, 20:25
Thiago
Não se impressione tanto com o desempenho de viaturas em lugares semelhantes. Detalhes podem mudar completamente uma viatura, inclusive o principal equipamento, aquele que fica entre o banco e o volante. :twisted:
Eu acabo de comprar um Troller 2005 2.8. Entrei nele, trouxe-o para o Rio e 3 dias depois fui para o Nordeste, Lençois Maranhenses, Serras da Capivara e das Confusões, Jalapão e Chapada dos Veadeiros = 8,2 mil km, sendo 3 mil por terra e 4 mil por estradas esburacadas. Eu, minha mulher e nossa cadela. Praticamente só faço viagens solo.
Tá certo, chequei um monte de coisas antes (tenho uma Cherokee, um Engesa, um dia terei de volta minha Camper, e uma M715 para reformar). Com qualquer um deles eu faria a viagem. Portanto, é muito relativo dizer que uma faz e a outra não.
Com a Cherokee fui para o Atacama, também sozinho, pois a mulher foi de avião (eu tinha mais férias). Com a Camper viajei grande parte do Brasil. Sempre fui e voltei dirigindo
Em síntese, qualquer viatura bem preparada e com boa manutenção aguenta o que você pretende fazer na maior parte do tempo.
Trilhas. Bem , aí o caso é mais sério. Nas viagens acima, fiz trilhas leves e médias, e alguns trechos pesados. Porém, existem aqueles que querem fazer coisas superpesadas, ou pior, mostrarem que seus carros passam por qualquer lugar. O importante é você conhecer todas as técnicas básicas para se virar numa viagem, pois trilhas você sempre deverá fazer com pessoas que entendam um pouco, mas que tenham muita solidariedade.
Quanto a suas perguntas numeradas.
1) meu troller tem pneus 31, é totalmente careta. minha cherokee tem pneus originais, careta. meu engesa tem pneus 35, eixos dana 44, no mais, careta. minha camper, bem, ela terá motor 14B, caixa 240V, t-case NP205, eixos de Band, pneus 35, bloqueio de diferenciais, freio a ar e que tais (já teve isso tudo, só preciso concluir os ajustes finais).
[note que eu sou um fã do melhor que existe na Band, o motor 14B e os eixos]
Ou seja, para que você quer 35? Na maior parte dos casos, um 33 resolverá teus problemas (terás de trocar os aros), e o 35 exigirá calços de carroceria, cuidado no dirigir ou semi-eixos especiais. Para trilhas pesadas, você descobrirá rapidamente que pneus 37 são melhores, que o céu é o limite.
Reversível, só a morte não é. A morte e um PT = perda total da viatura. :twisted:
Quanto a dirigibilidade, nunca tive problemas.
2) bloqueio traseiro é para todos, dianteiro só para quem sabe usar :mrgreen: Se é caro, bem para quem vai comprar um Troller 0Km não é caro
3) Manutenção, de forma geral, não pede muita manutenção, exceto se você destruí-lo todo final de semana fazendo trilhas :twisted:
4) seguro, não tenho a menor idéia, não faço seguro de carro nenhum, pois todas as seguradoras roubam, cobram caro, fazem trambiques. Veja bem, quase 30 anos dirigindo, sempre sem seguro, estou no lucro 8)
Eu não compro carros 0km, pois não quero ser piloto de testes gratuito de fábricas.
Espero ter ajudado
Eriksom
O Troller é um monstor eu tenho um 2.8 numtroco por nada so pelo 3.0:concordo::concordo:
Respostas:
1 Da pra colocar os 35 fasil é so colocar um calço na mola e mudar a o apoio do amortecedor(erguer) e talves colocar o para choque pra frente
2 Os bloqueios são caros a bessa de2500 a3500 nessa base
3quase não tem manutenção mas se quebrar alguma coisa não é nada de outro planeta e é fasil encontrar pessas
4 é caro pra kgefcgvhdcbgsf
resposta direta!!! É UMA OTIMA!!!!
Valeu Murisoca. Vou pesquisar esse tipo d coisa mais a fundo qd comprar a viatura.
Boa tarde Trirod. Escrevestes exatamente aquilo que eu tinha vontade de perguntar, mas por preguiça e comodismo, fiquei quieto. Vamos aguardar e acompanhar a resposta dos colegas. Abs e parabéns pela elaboração das perguntas.
Válter
P.S. Não desmerecendo este forum, pois o nosso objetivo é somar conhecimentos, te aconselho também a entrar no CLUBE TROLLER YAHOO, pois lá, o pessoal só fala nisso. Faça a sua inscrição e coloque lá também as suas dúvidas.
site do Clube do Troller http://br.groups.yahoo.com/group/trollerclube/
posso tomar a liberdade de colocar as suas perguntas no clube do troller?
Eu tb fiquei um tempo para montar esse tópico. Mas agora foi. Vou ver qual é a desse grupo. Valeu.
Se vai usar 35, procura um tópico aqui no fórum chamado Troller com 35. Lá tem toda a receita do que fiz no meu ex-troller para usar os pneus 35. E eu usava meu Troller no dia a dia, em viagens de FDS e em trilhas dos mais diversos tipos.
Boa iniciativa!
Pelo conteúdo do seu tópico percebe-se que não fez como a maioria, que posta por pura preguiça de pesquisar. Parabéns e seja bem vindo! :palmas:
Só um comentário.
Não fique deslumbrado pelo desempenho do Troller em um único obstáculo. Coloque-o em um campo de pedras e erosões. Ficará claro a limitação do curso de sua suspensão traseira.:evil:
Off road é assim.:arrow:
Um dia todos ficam e você passa. Você resgata todo mundo e depois passa uma semana tirando graça!!! :dance:
Na próxima trilha todos passam. Você fica. É resgatado e terá uma loooonga semana pela frente. :mrgreen:
Procure avaliar o conjunto da viatura. É muito complicado comparar um carro com bloqueios nos diferenciais (diant + tras) com outro de diferenciais abertos.
O bloqueio não é igual a uma roda livre. Pesquise no fórum sua função e entenderá. Muda 200% o comportamento do 4x4.
Sabendo usar faz uma diferença danada. Se não souber usar, capota, sem volta. :shock:
Minha breve análise...
Pontos positivos Band:
- simplicadade mecânica (engate mecânico do 4x4)
- menor elétrica / eletrônica embarcada
- aceita guincho mecânico (Troller não aceita)
- eixos originais aguentam pneus 38 (35 é o limite dos Dana do Troller)
Pontos positivos Troller:
- mais confortável no dia a dia (suspensão mais macia, interior mais sofisticado, menor nível de rúído interno)
- menor altura final com mesmo tamanho de pneu
- fibra 100%
- pode ser comprado zero km (as últimas Bands são 2000)
Considerando o uso diário em cidade grande, eu optaria pela versatilidade do Troller.
Considerando o uso diário em cidade do interior, eu optaria pela brutalidade da Bandeirante.
Se tivesse garagem e $$ a vontade, compraria um de cada!!! :cool:
Na minha realidade, encaixa-se uma Camper 14B turbinada com eixos de Troller que estou montando. Até o final do ano sai!!!
Sorte na decisão.:concordo:
Abraço,
Sim é possível. Vide a indicação do Alexandre. :concordo:
Altera dirigibilidade do carro. MUITO.
Inclusive é recomendável trocar a relação do diferencial por uma mais curta.
Os freio também sofrem um bocado.
A instalação do bloqueio exige desmontar o diferencial. Na dianteira é ainda mais complicado, pois precisa desmontar o cubo todo.
Não é um bicho de sete cabeças, mas é necessário um mecânico muito criterioso para fazer uma instalação bem feita do ARB. Depois ainda tem a questão do compressor e chicote elétrico.
Existem opções mais baratas e com instalação mais fácil.
Todavia um dos únicos que não altera a dirigibilidade quando desligado é o ARB.
Depende. Não dá para responder sua pergunta sem saber a frequência e o tipo de off road que você pretende curtir. Não existe almoço de graça.
Jipe vai para trilha, vem manutenção em seguida. Jipe vai viajar, tem manutenção na ida e na volta.
É mais fácil encontrar peças para Troller que para a Defender. Os preços são próximos, desde que você importe as peças da Land Rover por conta própria. Peças para Bandeirante são cada vez mais difíceis de encontrar.
4. Seguro, é caro?
Sim é caro. Principalmente em SP. O da Defender também é.
A Bandeirante dificilmente uma seguradora aceitará.
Abraço,
PS: não comentei nada sobre o Samurai, porque IMHO, ele não se encaixa nesse comparativo. É gasolina, pequeno, não cabem pneus 35... enfim...
Thiago
Não se impressione tanto com o desempenho de viaturas em lugares semelhantes. Detalhes podem mudar completamente uma viatura, inclusive o principal equipamento, aquele que fica entre o banco e o volante. :twisted:
Eu acabo de comprar um Troller 2005 2.8. Entrei nele, trouxe-o para o Rio e 3 dias depois fui para o Nordeste, Lençois Maranhenses, Serras da Capivara e das Confusões, Jalapão e Chapada dos Veadeiros = 8,2 mil km, sendo 3 mil por terra e 4 mil por estradas esburacadas. Eu, minha mulher e nossa cadela. Praticamente só faço viagens solo.
Tá certo, chequei um monte de coisas antes (tenho uma Cherokee, um Engesa, um dia terei de volta minha Camper, e uma M715 para reformar). Com qualquer um deles eu faria a viagem. Portanto, é muito relativo dizer que uma faz e a outra não.
Com a Cherokee fui para o Atacama, também sozinho, pois a mulher foi de avião (eu tinha mais férias). Com a Camper viajei grande parte do Brasil. Sempre fui e voltei dirigindo
Em síntese, qualquer viatura bem preparada e com boa manutenção aguenta o que você pretende fazer na maior parte do tempo.
Trilhas. Bem , aí o caso é mais sério. Nas viagens acima, fiz trilhas leves e médias, e alguns trechos pesados. Porém, existem aqueles que querem fazer coisas superpesadas, ou pior, mostrarem que seus carros passam por qualquer lugar. O importante é você conhecer todas as técnicas básicas para se virar numa viagem, pois trilhas você sempre deverá fazer com pessoas que entendam um pouco, mas que tenham muita solidariedade.
Quanto a suas perguntas numeradas.
1) meu troller tem pneus 31, é totalmente careta. minha cherokee tem pneus originais, careta. meu engesa tem pneus 35, eixos dana 44, no mais, careta. minha camper, bem, ela terá motor 14B, caixa 240V, t-case NP205, eixos de Band, pneus 35, bloqueio de diferenciais, freio a ar e que tais (já teve isso tudo, só preciso concluir os ajustes finais).
[note que eu sou um fã do melhor que existe na Band, o motor 14B e os eixos]
Ou seja, para que você quer 35? Na maior parte dos casos, um 33 resolverá teus problemas (terás de trocar os aros), e o 35 exigirá calços de carroceria, cuidado no dirigir ou semi-eixos especiais. Para trilhas pesadas, você descobrirá rapidamente que pneus 37 são melhores, que o céu é o limite.
Reversível, só a morte não é. A morte e um PT = perda total da viatura. :twisted:
Quanto a dirigibilidade, nunca tive problemas.
2) bloqueio traseiro é para todos, dianteiro só para quem sabe usar :mrgreen: Se é caro, bem para quem vai comprar um Troller 0Km não é caro
3) Manutenção, de forma geral, não pede muita manutenção, exceto se você destruí-lo todo final de semana fazendo trilhas :twisted:
4) seguro, não tenho a menor idéia, não faço seguro de carro nenhum, pois todas as seguradoras roubam, cobram caro, fazem trambiques. Veja bem, quase 30 anos dirigindo, sempre sem seguro, estou no lucro 8)
Eu não compro carros 0km, pois não quero ser piloto de testes gratuito de fábricas.
Espero ter ajudado
Eriksom
Essa pecinha entre o banco e o volante é o burrinho não é?? hehe, pelo menos no início vai ser. Mas sabendo das minhas limitações vou pegar leve até ir pegando a mão da coisa.
Falo da 35" por situações de atoleiros pesadas. Mas se não me engano, o vendedor da troller me disse q 33" eu coloco nessa mesma roda (??). Ou será q só falou q coloco sem mexer no carro? Pq se colocar na mesma roda, perfeito. Vou trocar os pneus originais por 33" e ver se vejo necessidade de 35". Agora se for para trocar a roda para ter pneu 33", ai ja não sei. Depois invisto nos 33 e sinto falta de 33. Ai la se foram mais d 4k pra querer os 35. Sei la. Essa será outra decisão difícil pelo jeito.
Isso do bloqueiro do diferencial tem me assustado um pouco agora q tenho lido mais a respeito. Dificil d usar, perigoso.....como assim?? Imaginava uma coisa tipo uma reduzida, liga/desliga, usa/não usa. Agora se coloca o bloqueio na dianteira, mesmo com ele desligado interfere no carro?
Valeu pelas respostas Eriksom
Se vai usar 35, procura um tópico aqui no fórum chamado Troller com 35. Lá tem toda a receita do que fiz no meu ex-troller para usar os pneus 35. E eu usava meu Troller no dia a dia, em viagens de FDS e em trilhas dos mais diversos tipos.
Vou procurar com certeza.
Valeu.
Boa iniciativa!
Pelo conteúdo do seu tópico percebe-se que não fez como a maioria, que posta por pura preguiça de pesquisar. Parabéns e seja bem vindo! :palmas:
Só um comentário.
Não fique deslumbrado pelo desempenho do Troller em um único obstáculo. Coloque-o em um campo de pedras e erosões. Ficará claro a limitação do curso de sua suspensão traseira.:evil:
Off road é assim.:arrow:
Um dia todos ficam e você passa. Você resgata todo mundo e depois passa uma semana tirando graça!!! :dance:
Na próxima trilha todos passam. Você fica. É resgatado e terá uma loooonga semana pela frente. :mrgreen:
Procure avaliar o conjunto da viatura. É muito complicado comparar um carro com bloqueios nos diferenciais (diant + tras) com outro de diferenciais abertos.
O bloqueio não é igual a uma roda livre. Pesquise no fórum sua função e entenderá. Muda 200% o comportamento do 4x4.
Sabendo usar faz uma diferença danada. Se não souber usar, capota, sem volta. :shock:
Minha breve análise...
Pontos positivos Band:
- simplicadade mecânica (engate mecânico do 4x4)
- menor elétrica / eletrônica embarcada
- aceita guincho mecânico (Troller não aceita)
- eixos originais aguentam pneus 38 (35 é o limite dos Dana do Troller)
Pontos positivos Troller:
- mais confortável no dia a dia (suspensão mais macia, interior mais sofisticado, menor nível de rúído interno)
- menor altura final com mesmo tamanho de pneu
- fibra 100%
- pode ser comprado zero km (as últimas Bands são 2000)
Considerando o uso diário em cidade grande, eu optaria pela versatilidade do Troller.
Considerando o uso diário em cidade do interior, eu optaria pela brutalidade da Bandeirante.
Se tivesse garagem e $$ a vontade, compraria um de cada!!! :cool:
Na minha realidade, encaixa-se uma Camper 14B turbinada com eixos de Troller que estou montando. Até o final do ano sai!!!
Sorte na decisão.:concordo:
Abraço,
Loras, antes d qq coisa, saiba q uma das coisas mais úteis q vi por aqui é seu tópico "4x4 para iniciantes...qual comprar?". Ele está nos meus favoritos e é minha porta de entrada para o fórum. Foi por sua indicação que fui procurar me enturmar com um pessoal, fui em enventos de jipeiros. Como tenho um carro que aguenta algumas coisas bem leves, uma freelander, da pra acompanhar em alguns lugares. E esse contato tem me ajudado bastante.
Engraçado vc falar isso justamente de erosões, pq é exatamente oq mais odeio, abomino. Na verdade oq mais tenho medo. Fiz bastante trilha de quadri já, e tomei uns tombos em erosões. Vejo vídeos de pessoas passando, e um cara falando de fora do carro: Joga so um pouco pra ca, pra la agora. Ah, detesto. Tenho medo d q escorregue. Acho q qd for pra uma trilha vou perguntar: Mas tem muita erosão? Se tiver não vou! rs
Como eu disse umas mensagens acima, fiquei encucado com isso do diferencial. De ser perigoso. Imaginava uma coisa tipo uma reduzida, liga/desliga, usa/não usa. Agora se coloca o bloqueio na dianteira, mesmo com ele desligado interfere no carro?
Sim é possível. Vide a indicação do Alexandre. :concordo:
Altera dirigibilidade do carro. MUITO.
Inclusive é recomendável trocar a relação do diferencial por uma mais curta.
Os freio também sofrem um bocado.
Trocar a relação do diferencial!?!? :pensativo:
É uma merda, como já falei. Odeio "chegar em um lugar" onde entendo bulhufas do assunto!!!!
A instalação do bloqueio exige desmontar o diferencial. Na dianteira é ainda mais complicado, pois precisa desmontar o cubo todo.
Não é um bicho de sete cabeças, mas é necessário um mecânico muito criterioso para fazer uma instalação bem feita do ARB. Depois ainda tem a questão do compressor e chicote elétrico.
Existem opções mais baratas e com instalação mais fácil.
Todavia um dos únicos que não altera a dirigibilidade quando desligado é o ARB.
Continuando com as perguntas "sou novo no assunto", eu entrei no site da ARB. Ok, é a marca dos bloqueadores ne? Já perguntei isso mas ainda não consegui entender. Todos os bloqueadores vc ativa e desativa, ou liga e desliga, não como se fala, de dentro do carro?
Pelo oq vi no site da ARB, custa na faixa de 1.000 USD. Ta, isso eh o preço do q? De um traseiro por exemplo? Então traseiro e dianteiro seria 2000? Arredondando e la fora, claro. Isso encontra aqui? Por quanto?
Eu havia perguntado qt a como ficava o carro com o bloqueio desligado, agora q vi q vc fala o ARB é um dos únicos q nao altera qd desligado. Já tinha lido mas não me atentado nisso.
Mas sinceramente eu não acredito q d cara colocaria na dianteira. Pelo oq vcs falando e pelo preço.
Mais uma vez, muito obrigado. Estão me ajudando bastante. Como já falei no tópico de bandeirante, com certeza esse é o fórum mais útil o qual já participei na net.
:concordo:
Bom, eu li agora uma matéria que não havia lido sobre o bloqueio do diferencial. Na verdade, o problema é que eu tinha uma imagem equivocada do q era o diferencial.
Ok, entendi o pq de ser perigoso, o pq do dianteiro não ser para qq um. ufa...
guilhermeludwig
09/02/2010, 23:30
a faixa é de $1000 cada bloqueio, como são dois...+ o compressor
Aqui no Brasil é salgado, chega a 10 mil reais, veja o link com o preço do blocante dianteiro apenas:
http://www.lojamestre.com.br/lojas/armazem4x4/tipodeproduto.asp?tp=26&cat=arb&an=blocantes&inf=17
O interessante seria vc experimentar o carro antes de tomar qualquer decisão em relação ao bloqueio. Ele ajuda, ajuda muito, mas pode ser que vc gaste um dinheirão e nunca sinta necessidade de usa-lo.
Antes do bloqueio, com certeza seria melhor investir em um guincho.
Aqui no Brasil é salgado, chega a 10 mil reais, veja o link com o preço do blocante dianteiro apenas:
http://www.lojamestre.com.br/lojas/armazem4x4/tipodeproduto.asp?tp=26&cat=arb&an=blocantes&inf=17
O interessante seria vc experimentar o carro antes de tomar qualquer decisão em relação ao bloqueio. Ele ajuda, ajuda muito, mas pode ser que vc gaste um dinheirão e nunca sinta necessidade de usa-lo.
Ah, mas com certeza o bloqueio não será das primeiras coisas a mexer no carro.
O Snorkel vou pegar na troller se ficar mesmo com ele. Ai quero colocar assim q possível pneu, ainda pra decidir entre 33 ou 35. O guincho tb pretendo, imagino um de 8000. Deve atender bem, não?
Aí até queria perguntar oq é legal e necessário entre protetor de tanque, peito de aço, protetor de cx. de transferência, enfim, esses protetores da parte inferior do carro. Oq vcs costumam colocar?
Eu vou para os EUA em maio, pensei em trazer de la o blocante se for colocar. É muito grande e pesada a caixa?
Valeu Guilherme.
Ah, mas com certeza o bloqueio não será das primeiras coisas a mexer no carro.
O Snorkel vou pegar na troller se ficar mesmo com ele. Ai quero colocar assim q possível pneu, ainda pra decidir entre 33 ou 35. O guincho tb pretendo, imagino um de 8000. Deve atender bem, não?
Aí até queria perguntar oq é legal e necessário entre protetor de tanque, peito de aço, protetor de cx. de transferência, enfim, esses protetores da parte inferior do carro. Oq vcs costumam colocar?
Eu vou para os EUA em maio, pensei em trazer de la o blocante se for colocar. É muito grande e pesada a caixa?
Valeu Guilherme.
Os meus eu trouxe na mala, junto com as relações de diferencial. Mas se estiver sozinho, fica meio ruim pois cada caixa pesa 28 libras só para o bloqueio e se for trazer as relações também, vai ficar muita "muamba" para uma pessoa só...
Os meus eu trouxe na mala, junto com as relações de diferencial. Mas se estiver sozinho, fica meio ruim pois cada caixa pesa 28 libras só para o bloqueio e se for trazer as relações também, vai ficar muita "muamba" para uma pessoa só...
Acho q vai sobrar pro meu pai voltar com o bloqueio se eu inventar d trazer....hehe...coitado.....ele sempre se f*** com as minhas muambas.....
Mas sempre eh normal fazermos isso, viajamos eu, minha esposa, meu pai e minha mae. Meus pais voltam antes e trazem algumas coisas da minha muamba, sempre assim.....:dance:
Esses bloqueios quando estão desativados "estalam" em curvas?
Como funciona?
Esses bloqueios quando estão desativados "estalam" em curvas?
Como funciona?
ARB não estrala nunca pois é um bloqueio selecionável, ou seja, vc aciona quando precisa e ele anula o efeito do diferencial. Independente do piso, da superfície e etc, quando está acionado as duas rodas do mesmo eixo giram na mesma velocidade. E se tiver bloqueio nos dois eixos, no caso do Troller que não tem diferencial central, ao acionar o bloqueio dos dois eixos as 4 rodas giram na mesma velocidade e com a mesma quantidade de tração. Veja meus vídeos do Youtube que vc poderá ver algumas situações com ou sem o uso do bloqueio.
guilhermeludwig
10/02/2010, 17:28
O guincho de 8000 lb é suficiente, mas só se for o warn M8000 (um dos melhores modelos que a warn já construiu).
agora se vc for fazer trilhas mais pesadas tenha preferência pelos 9.500 ou 12.000. Já vi gente com guincho chinês de 17.000lb, é muito pesado pra frente do troller. Eu tenho um M8000 que nunca me deixou na mão, mas gosto mesmo do meu ekron 12.000lb que com cabo de kevlar reduz consideravelmente o peso com mais muito mais força.
Na minha opinião, entre o 35" e o 33" eu ficaria com o 33"!
ARB não estrala nunca pois é um bloqueio selecionável, ou seja, vc aciona quando precisa e ele anula o efeito do diferencial. Independente do piso, da superfície e etc, quando está acionado as duas rodas do mesmo eixo giram na mesma velocidade. E se tiver bloqueio nos dois eixos, no caso do Troller que não tem diferencial central, ao acionar o bloqueio dos dois eixos as 4 rodas giram na mesma velocidade e com a mesma quantidade de tração. Veja meus vídeos do Youtube que vc poderá ver algumas situações com ou sem o uso do bloqueio.
Tem à venda o ARB por aqui (Brasil)? E custo?
Valeu!:concordo:
Tem sim mas não sei onde. Só sei que custa caaaaaaaaro pra kct!!!
Eriksom Teixeira Lima
10/02/2010, 19:06
Com relação a guinchos, NÃO ESTOU FAZENDO PROPAGANDA, mas parece que o Samukanvas e o Bruno Estruc ambos aqui do Forum conseguiram superar os problemas que tiveram com o fornecedor. Na seção mandar mensagem private há mecanismo de busca e vocês podem mandar mensagem direta para eles e descobrir o caminho.
Eriksom
É só ver umas mensagens anteriores aqui nesse tópico que alguém colocou um link. Custa na casa dos 5k, para cada eixo. E la fora na casa de 1000 USD. :shock:
O guincho de 8000 lb é suficiente, mas só se for o warn M8000 (um dos melhores modelos que a warn já construiu).
agora se vc for fazer trilhas mais pesadas tenha preferência pelos 9.500 ou 12.000. Já vi gente com guincho chinês de 17.000lb, é muito pesado pra frente do troller. Eu tenho um M8000 que nunca me deixou na mão, mas gosto mesmo do meu ekron 12.000lb que com cabo de kevlar reduz consideravelmente o peso com mais muito mais força.
Na minha opinião, entre o 35" e o 33" eu ficaria com o 33"!
O M8000 esta na casa de 3K.
O Ekron eh nacional ne?? Isso eh bom. So não encontrei preco dele, qt custa, tem ideia? Acha ele superior ao M8000, claro q deixande de lado a potencia.
Paulo_CW
10/02/2010, 20:05
O Ekron eh nacional ne?? Isso eh bom. So não encontrei preco dele, qt custa, tem ideia? Acha ele superior ao M8000, claro q deixande de lado a potencia.
Se quer um guincho excelente q aguente muito bem nas trilhas... pode meter um ekron.... tenho um 12k na minha viatura de trilha... e já fiz muito uso dele sem nenhum problema... sequer a pilha do cont. sem fio eu troquei....
Com o intuito de trilha.... parta direto para o 12k...
Vc pode comprar direto da fábrica aqui em Ctba.... visite www.ekron.com.br (http://www.ekron.com.br) e pode falar direto com o Leandro ou Junior q são os donos da Ekron.... e ótimas pessoas... e pra NÃO ganhar desconto, basta dizer q o Paulo da Pajero t indicou...kkkkk
Se quer um guincho excelente q aguente muito bem nas trilhas... pode meter um ekron.... tenho um 12k na minha viatura de trilha... e já fiz muito uso dele sem nenhum problema... sequer a pilha do cont. sem fio eu troquei....
Com o intuito de trilha.... parta direto para o 12k...
Vc pode comprar direto da fábrica aqui em Ctba.... visite www.ekron.com.br (http://www.ekron.com.br) e pode falar direto com o Leandro ou Junior q são os donos da Ekron.... e ótimas pessoas... e pra NÃO ganhar desconto, basta dizer q o Paulo da Pajero t indicou...kkkkk
Eu dei uma olhada no site deles. Vou ver la qt esta valendo um desse.
Valeu.:concordo:
Thirod,
Um ponto importante que eu sugiro que você pesquise antes de comprar um guincho
é a velocidade dele. Verifique qual a velocidade com carga máxima e sem carga e por ai vai. Dependendo do seu uso, às vezes pode ser melhor ter um guincho mais rápido do que um que puxe mais peso.
Abraço,
guilhermeludwig
11/02/2010, 00:11
Cara eu não sei quanto ele ta valendo. Mas gira na casa dos 5k. É bem superior ao M8000. A grosso modo o guincho da ekron é um M8000 melhorado e parrudo.
Por exemplo quando vc precisa soltar o cabo, no M8000 tem puxar no braço todo o peso das engrenagens que fica conectada ao cabo. No ekron a peça onde o cabo é enrolado se "solta" das engrenagens é fica super leve, da pra puxar o cabo com o dedo.
Se eu não me engano o motor que a Ekron usa é o mesmo que a Warn US (bosch). O pessoal normalmente tem problemas com o pós-vendas da warn, falta de peças e demora são frequentes.
Se vc tiver a oportunidade de conhecer a fábrica da ekron vai notar que a falta de peças não é um problema a se passar.
Mais um ponto positivo pra ekron que tem controle remoto a preço sensato, diferentemente da warn que cobra quase 900 reais.
Sinceramente, depois de conhecer grande parte dos nacionais, o único nacional que confio é o Ekron.
Quanto ao preço vc vai ver que existem guinchos de capacidades semelhantes a preços muito diferentes. Só não deixe tecnologias como o TI da warn "thermometric indicator" que indica a temperatura do guincho, influenciarem sua escolha. No fim é mais uma coisa para estragar e na prática não faz diferença.
Se vc observar um dos guinchos mais caros da warn o M12000 (R$7.300) usa motor 12v 4.6hp Series Wound enquanto o ekron usa 12V 6HP Series Wound.
A dica do AKPG também é bem importante
Depois de testar, recomendo o cabo de kevlar. Chega de cortar as mãos no cabo de aço!
[]'s
Cara eu não sei quanto ele ta valendo. Mas gira na casa dos 5k. É bem superior ao M8000. A grosso modo o guincho da ekron é um M8000 melhorado e parrudo.
Por exemplo quando vc precisa soltar o cabo, no M8000 tem puxar no braço todo o peso das engrenagens que fica conectada ao cabo. No ekron a peça onde o cabo é enrolado se "solta" das engrenagens é fica super leve, da pra puxar o cabo com o dedo.
Se eu não me engano o motor que a Ekron usa é o mesmo que a Warn US (bosch). O pessoal normalmente tem problemas com o pós-vendas da warn, falta de peças e demora são frequentes.
Se vc tiver a oportunidade de conhecer a fábrica da ekron vai notar que a falta de peças não é um problema a se passar.
Mais um ponto positivo pra ekron que tem controle remoto a preço sensato, diferentemente da warn que cobra quase 900 reais.
Sinceramente, depois de conhecer grande parte dos nacionais, o único nacional que confio é o Ekron.
Quanto ao preço vc vai ver que existem guinchos de capacidades semelhantes a preços muito diferentes. Só não deixe tecnologias como o TI da warn "thermometric indicator" que indica a temperatura do guincho, influenciarem sua escolha. No fim é mais uma coisa para estragar e na prática não faz diferença.
Se vc observar um dos guinchos mais caros da warn o M12000 (R$7.300) usa motor 12v 4.6hp Series Wound enquanto o ekron usa 12V 6HP Series Wound.
A dica do AKPG também é bem importante
Depois de testar, recomendo o cabo de kevlar. Chega de cortar as mãos no cabo de aço!
[]'s
É, o guincho vou ver o da Ekron. E o cabo vou trazer o um de kevlar de fora em maio.
Agora apareceu mais um concorrente ai, o wrangler. O bacana dele eh o fato de ser automático, ai eu troco o carro da patroa no wrangler e ela usa ele no dia-a-dia, oq não poderia acontecer com o troller pq ela não quer trocar por um manual. Mas o foda do wrangler eh o trampo pra mexer nele, totalmente refém de importar peças dos eua.
guilhermeludwig
12/02/2010, 22:58
É, o guincho vou ver o da Ekron. E o cabo vou trazer o um de kevlar de fora em maio.
A ekron vende o kevlar
Paulo_CW
13/02/2010, 06:23
Agora apareceu mais um concorrente ai, o wrangler. O bacana dele eh o fato de ser automático, ai eu troco o carro da patroa no wrangler e ela usa ele no dia-a-dia, oq não poderia acontecer com o troller pq ela não quer trocar por um manual. Mas o foda do wrangler eh o trampo pra mexer nele, totalmente refém de importar peças dos eua.
Meu...o Wrangler da pra transformar num monstro.... basta apenas por o lift kit da Procomp.... claro q a questão de manutenção e peças no geral vc terá mais dificuldades.... mas veja, eu tenho uma Pajero V6 q só uso para trilhas.... dae, q eu preciso vem tudo de fora via Ebay ou compra direta... e depois q vc conhece o caminho das pedras... tudo fica mais fácil...
Ricardo Passoni
13/02/2010, 11:23
Thirod vc conversou com o Cesar no Paca quinta ?? ele tem um TJ e comprou um monte de peça nos States , é um puta carro mas qdo precisa de peça pode quebrar porquinho , detonar poupança e por ai vai rs! ,mas ja definiu o carro???
Abraços
Meu...o Wrangler da pra transformar num monstro.... basta apenas por o lift kit da Procomp.... claro q a questão de manutenção e peças no geral vc terá mais dificuldades.... mas veja, eu tenho uma Pajero V6 q só uso para trilhas.... dae, q eu preciso vem tudo de fora via Ebay ou compra direta... e depois q vc conhece o caminho das pedras... tudo fica mais fácil...
Eu sou fã do Troller, mas também concordo que para equipar um JK, mesmo estando ai o Brasil, não é algo difícil de fazer....
www.armazem4x4.com.br
[]s
Thirod, se vc está em dúvida entre um T4 e uma Band, e vai usá-lo no dia-dia, no momento que vc andar nos dois jipes vc não terá mais dúvidas. Vai de bugão e seja feliz.
Abs
HansKronit
20/02/2010, 19:08
Thirod, na boa cara, sei que serei criticado por alguns aqui, mas o indice de defeitos do Troller novo ta demais, e o pior tudo para fábrica é mau uso, o meu 09/10 tem 25k km, 7 meses de uso, trilhas leves com 99% de asfalto. Até agora dos 7 meses, so andei 4 no carro o resto na concessionária brigando com a Ford por garantia. Não desmerecendo o carro, mas a Ford, pense em comprar um 2005 com procedencia e serás feliz, pois, estou com um processo em curso contra a Ford, e o carro pra variar parado. Quando sair o processo penso em comprar um mais antigo, pois, todos meus amigos que tem, não se queixam de nada, e perto deles, meu jipe é de shopping. Não se ofendam, é so minha opinião, não contra o carro, mas contra a Ford que tudo é mau uso, e roda suja de lama, é motivo de negar garantia!!!!!
JEFFCATUNDA
20/02/2010, 23:04
Thirod, na boa cara, sei que serei criticado por alguns aqui, mas o indice de defeitos do Troller novo ta demais, e o pior tudo para fábrica é mau uso, o meu 09/10 tem 25k km, 7 meses de uso, trilhas leves com 99% de asfalto. Até agora dos 7 meses, so andei 4 no carro o resto na concessionária brigando com a Ford por garantia. Não desmerecendo o carro, mas a Ford, pense em comprar um 2005 com procedencia e serás feliz, pois, estou com um processo em curso contra a Ford, e o carro pra variar parado. Quando sair o processo penso em comprar um mais antigo, pois, todos meus amigos que tem, não se queixam de nada, e perto deles, meu jipe é de shopping. Não se ofendam, é so minha opinião, não contra o carro, mas contra a Ford que tudo é mau uso, e roda suja de lama, é motivo de negar garantia!!!!!
Quais foram estes problemas colega??
Estou com um 09/10. Ontem retornando de viagem notei que ao pisar levemente no freio e ao sair na 1ª (estava no engarrafamento) como se tivesse uma pequena folga que é percebida no volante. Não notei isso anteriormente.
Existe algo que eu possa checar?:pensativo: O que seria?
Valeu.
HansKronit
21/02/2010, 19:14
Quais foram estes problemas colega??
Começou com o ar condicionado que desde novo fica armando e desarmando e me falaram que era até que ele travou e virou pó com 2500 km rodados, depois de 20 dias de muito desgaste, trocaram o compressor. Depois a hélice com bomba d'agua desconectou do motor com o carro parado dentro da cidade, mais uma vez duas semanas de espera e uma exaustiva tentativa de provar pra Ford que não tinha feito do carro um submarino. Depois veio a embreagem que em pleno transito, não me permitia engatar marchas, tive que terminar de chegar passando marchas no tempo. Depois ao começar as chuvas, não sabia aonde abrir o guarda-chuva, se dentro ou fora do carro, mais semanas de canseira, e sem carro. Outra vez ao parar em um posto para abastecer desliguei o carro, abasteci, ao ligar novamente, o carro deu um pane elétrica ligando e desligando todas luzes do painel, travando e destravando portas, levantando e baixando os vidros, após duas semanas a pé, trocaram os chocotes do carro. Por ultimo, há cerca de um mes estava voltando de uma viajem curta de goiania para Brasilia, quando iniciou-se um barulho súbito tipo ronco, achei que era rolamento, ao mandar na autorizada, foi constatado que uma arroela dos discos do track lok se despreendeu e caiu no meio das engrenagens, quebrando a planetária. Ja estou há 3 semanas sem carro, pois a Ford disse que foi mau uso. Mandei arrumar, vou pagar, e estou terminando de montar o processo. Pra ninguem pensar que sou azarado, ja conheço mais 5 donos de Troller que tiraram zero, que estão processando a Ford. Todos no mesmo esquema de uso que eu, 99% asfalto, e expedições, que envolvem trilhas leves. Mas é isso, abraços!!!
Começou com o ar condicionado que desde novo fica armando e desarmando e me falaram que era até que ele travou e virou pó com 2500 km rodados, depois de 20 dias de muito desgaste, trocaram o compressor. Depois a hélice com bomba d'agua desconectou do motor com o carro parado dentro da cidade, mais uma vez duas semanas de espera e uma exaustiva tentativa de provar pra Ford que não tinha feito do carro um submarino. Depois veio a embreagem que em pleno transito, não me permitia engatar marchas, tive que terminar de chegar passando marchas no tempo. Depois ao começar as chuvas, não sabia aonde abrir o guarda-chuva, se dentro ou fora do carro, mais semanas de canseira, e sem carro. Outra vez ao parar em um posto para abastecer desliguei o carro, abasteci, ao ligar novamente, o carro deu um pane elétrica ligando e desligando todas luzes do painel, travando e destravando portas, levantando e baixando os vidros, após duas semanas a pé, trocaram os chocotes do carro. Por ultimo, há cerca de um mes estava voltando de uma viajem curta de goiania para Brasilia, quando iniciou-se um barulho súbito tipo ronco, achei que era rolamento, ao mandar na autorizada, foi constatado que uma arroela dos discos do track lok se despreendeu e caiu no meio das engrenagens, quebrando a planetária. Ja estou há 3 semanas sem carro, pois a Ford disse que foi mau uso. Mandei arrumar, vou pagar, e estou terminando de montar o processo. Pra ninguem pensar que sou azarado, ja conheço mais 5 donos de Troller que tiraram zero, que estão processando a Ford. Todos no mesmo esquema de uso que eu, 99% asfalto, e expedições, que envolvem trilhas leves. Mas é isso, abraços!!!
Amigo,
Os outros que estão montando o processo tiveram quais problemas? Tive alguns pequenos problemas mas as peças foram trocadas sem nenhum tipo de inconveniente. Inclusive com o acompanhamento do serviço 0800. Mesmo assim sempre aparece alguma coisa no carro.:parede:
Muito chato esse seu relato. Espero que vc consiga resolver isso.
P.S> Não sabia que uma peça dessa se classifica mal uso.:evil:
Putz!!!!:putz:
Tenho Troller desde 2002 e nunca fui premiado com esses problemas diversos que vc está passando. Problemas pequenos sempre surgiram mas sempre eram sanados rapidamente. Atualmente possuo um 2009/2010 com 3000km. Único problema até hoje foi a troca do cilindro de embreagem na garantia aos 1000km. Não utilizo o carro em trilhas,apenas no dia a dia e passeios em dunas.
Espero que consiga sanar todos os seus problemas com o seu troller.
Abs :concordo:
Então, é o seguinte, esse carro não seria para uso no dia-a-dia, seria só para trilhas, passeios...por ser um primeiro veículo com essa finalidade, achei um investimento muito alto, sem contar que já havia lido relatos de problemas nos carro 0Km, tanto que abri o tópico com esse nome, "0km, escolha correta?". Sem contar esses acontecimentos com ford. Meu pai e meu irmão tiveram problemas com esse fusion novo, uma merda de carro que passaram pra frente com menos de 5.000Km. Sem pessimamente atendidos pela ford.
Com tudo isso levado em consideração, estou fechando com uma band 96, opção bem mais barata, e que me agrada muito. Na verdade, depois de dirigir os 2, eu gostei mais da band até. Claro que alguns fatores influenciam para isso. Qd fui guiar o troller eu esperava um carro tipo o meu, tenho um SUV automatico, com a unica diferenca d ser manual. E é bem diferente, é um jipão, bugão, ele pula, balança, mexe tudo....qd fui guiar a band, pensei: "Porra, se o troller foi daquele jeito, imagine isso aqui." Então já esperava pelo pior. Ai ela me surpreendeu. Talvez por isso eu tenha gostado mais da band. Com o troller eu esperava uma coisa e ele me ofereceu menos. Com a band esperava nada e ela me ofereceu mais. Depois até voltei na troller para dirigir de novo ele, gostei, ok.
Mas não adianta, gosto demais da band. Posso até me arrepender, e se isso acontecer, eu vendo e bola pra frente. Mas no momento, pra comecar, esse será meu primeiro jipe.
Mas valeu a todos pela ajuda que me deram por aqui.
silvio luis
22/02/2010, 12:16
Amigos,
É triste ver esse relato do colega do DF - Hans, saber que sempre aparece gente pra estragar o prazer das pessoas, nesse caso os babacas da FORD, babacas mesmo, porque no fundo parece que tão querendo fazer nosso jeep virar lenda maldita e fazer do Travecoesport o sucessor do troller.
Me sinto aliviado com o meu 2001 ( nem sei + que fase) que anda bem e não dá problemas sérios e que qualquer mecânico resolve com facilidade e com baixo custo além de se comportar como menino mal - sujo, mal encarado, barulhento, fumacento, mas quando é exigido dispensa comentários e todo mundo paga pau..rsrsrs.
Caro amigo Hans desejo que essa situação se resolva e Vc possa ter o prazer de curtir sua vtr, mas se não....acho que vai ter que correr atrás de uma que Vc já tão bem conhece - os mais antigos.
Em todo caso boa sorte e pau nesses engravatados que tem até medo de enchente.
Um abraço com raiva!
VOVÔ DO TROLLER
22/02/2010, 17:51
É pessoal. Eu não ia comentar nada, mas já que o colega Thirod falou sobre a Band, vou colocar a minha opinião: "Por estas e por outras informações, estou quase desistindo de comprar um Troller. Os Suzukis ( apesar de terem propostas diferentes das do Troller, que fique bem claro que eu não estou querendo compará-los) nunca me deram problemas e também não ouço ninguém falar mal deles (tanto neste forum, quanto no forum da Suzuki Net), muito pelo contrário, só há elogios. Por precaução e para evitar esquentar a cabeça (principalmente na minha idade) acho que vou continuar na Suzuki mesmo. Abraços e obrigado pelas importantes informações. Válter."
p.s. não se esqueçam que o Troller pertence à Ford, que a Souza Ramos ( diga-se Eduardo Souza Ramos- Mitsubishi) tem várias revendas Ford e monta e vende os TR4 (que são muito criticados pelos seus defeitos aqui no forum, é só pesquisar, e que fique bem claro também, que estas críticas são dos próprios donos dos TR4).
É pessoal. Eu não ia comentar nada, mas já que o colega Thirod falou sobre a Band, vou colocar a minha opinião: "Por estas e por outras informações, estou quase desistindo de comprar um Troller. Os Suzukis ( apesar de terem propostas diferentes das do Troller, que fique bem claro que eu não estou querendo compará-los) nunca me deram problemas e também não ouço ninguém falar mal deles (tanto neste forum, quanto no forum da Suzuki Net), muito pelo contrário, só há elogios. Por precaução e para evitar esquentar a cabeça (principalmente na minha idade) acho que vou continuar na Suzuki mesmo. Abraços e obrigado pelas importantes informações. Válter."
p.s. não se esqueçam que o Troller pertence à Ford, que a Souza Ramos ( diga-se Eduardo Souza Ramos- Mitsubishi) tem várias revendas Ford e monta e vende os TR4 (que são muito criticados pelos seus defeitos aqui no forum, é só pesquisar, e que fique bem claro também, que estas críticas são dos próprios donos dos TR4).
Se hoje eu voltasse para o Brasil, com certeza iria comprar outro Troller. Só que compraria ou um 07 igual ao que tive ou no máximo um 08. Não arriscaria meu dinheiro num 2009 ou 2010...
JEFFCATUNDA
22/02/2010, 18:46
Vale lembrar que um consumidor que tem o azar de pegar uma mercadoria com defeito reclama em tdo e qualquer lugar onde encontre guarita para tal.
Já os que estão contentes com o mesmo não entram nestes espaços, bem como comentam bem nenos as suas alegrias que as tristezas.
Foi assim no topico do NGD international. quando as queixas dos poblemas, que pareciam ser na maioria, ficou reduzida a poucas reclamações...
O colega falou de 5 proprietários com problemas e com processos contra a Ford, divisão troller...
Certamente tem mais colegas, mas proporcionalmente será que os problemas são maiores que os dos anos anteriores?
Troller é uma viatura feita a mão, uma por uma e sujeita realmente ao mal humor e as alegrias dos funcionários e revisores...heheheheh...
O primeiro que que possuo é esse 2009/09 e até o momento não tive dor de cabeça com ele, dos problemas que apareceram todos foram resolvidos pla autorizada trilha fort daqui de Fortaleza...
JEFFCATUNDA
22/02/2010, 18:49
Meu pai certa vez comprou uma variante (é o novo!) zero que veio com um acessório extra... veio azarada de fábrica...
Foi atropelada por biscicleta, caiu côco no teto, afundou porta..... VENDEU!
Meu pai certa vez comprou uma variante (é o novo!) zero que veio com um acessório extra... veio azarada de fábrica...
????????????????????????? :shock: :pensativo: :pensativo:
Qual o contexto desta história? Não consegui entender... :parede: :parede:
JEFFCATUNDA
22/02/2010, 18:55
Pensa um pouquinho Alexandre....
Pensa um pouquinho Alexandre....
O Tico e o Teco estão de férias...:mrgreen::mrgreen:
HansKronit
22/02/2010, 19:01
Vale lembrar que um consumidor que tem o azar de pegar uma mercadoria com defeito reclama em tdo e qualquer lugar onde encontre guarita para tal.
Já os que estão contentes com o mesmo não entram nestes espaços, bem como comentam bem nenos as suas alegrias que as tristezas.
Foi assim no topico do NGD international. quando as queixas dos poblemas, que pareciam ser na maioria, ficou reduzida a poucas reclamações...
O colega falou de 5 proprietários com problemas e com processos contra a Ford, divisão troller...
Certamente tem mais colegas, mas proporcionalmente será que os problemas são maiores que os dos anos anteriores?
Troller é uma viatura feita a mão, uma por uma e sujeita realmente ao mal humor e as alegrias dos funcionários e revisores...heheheheh...
O primeiro que que possuo é esse 2009/09 e até o momento não tive dor de cabeça com ele, dos problemas que apareceram todos foram resolvidos pla autorizada trilha fort daqui de Fortaleza...
Rapaz que bom que voce não tem problemas com seu carro e espero que continue assim, pois se tivesse passando pelo que estou passando, com certeza estaria aqui reclamando, com guarita ou sem. Não acredito que seja azar meu, pois nessa minha luta pra ter um carro que funcione, conheci muita gente insatisfeita. Mas a vida e as coisas são assim, uns se dão bem com algo e outros não. Parabens pela sua grande sorte. Mas agora acabaram as canseiras pra mim, pois ja estou com outro carro, assim, aguardarei pacientemente pela decisão judicial em relação a FORD.
Rapaz que bom que voce não tem problemas com seu carro e espero que continue assim, pois se tivesse passando pelo que estou passando, com certeza estaria aqui reclamando, com guarita ou sem. Não acredito que seja azar meu, pois nessa minha luta pra ter um carro que funcione, conheci muita gente insatisfeita. Mas a vida e as coisas são assim, uns se dão bem com algo e outros não. Parabens pela sua grande sorte. Mas agora acabaram as canseiras pra mim, pois ja estou com outro carro, assim, aguardarei pacientemente pela decisão judicial em relação a FORD.
Hanskronit,
Conseguiu consertar o carro? Ainda está com ele?
Att
JEFFCATUNDA
22/02/2010, 19:13
Hans, não estou criticando a sua atituda colega, muito pelo contrário e no seu caso certamente estaria agindo da mesmo forma que você... é isso que estou dizendo, mas o que digo també é que não são todos, nem mesmo a mairia dos trollers 2009/10 que estão com os defeitos que o seu apresentou, alguma coisa de errado aconteceu com sua viatura para ela ser "sorteada" com tantas mazelas....
Procure seus direitos colega, até porque se garantidos para você serão garantidos para todos os demais usuários , incluindo eu mesmo.......
Desejo BOA SORTE PARA VOCÊ!
Pra mim tem 2 pontos críticos nessa historia toda. Primeiro eh o seguinte, concordo com oq o Jeffcatunda catunda falou, os problemas aparecem mais do os que "tudo certo". Mas até ai, estar tudo certo é uma obrigação!! Tem um índice muito grande de carros com problema, e não importa se é feito de maneira quase que artesanal ou não. Ele custa 90k! É o mesmo caso do novo fusion, como já falei, meu pai e meu irmão compraram um desse e venderam por esse tipo de problema relatado aqui do troller, um problema atras do outro que faz com q o carro fique na oficina, ai não tem a peça, ai a ford atende mal. É oq falo de alto índice de carros com problema.
O outro ponto negativo, é esse papo de mal uso. Porra, qual é que é? Eles não vendem o carro falando de sua robustez, força, resistência? Dai o cidadão pega uma estrada de terra, faz um passeio, chega na oficina com a parte inferior do carro suja de terra, eles vem falar em mal uso? Vai a merda!!! Ai eu junto isso com oq vi meu pai e meu irmão passarem com o fusion, ja viu...
Ok, muitos carros não deram problema, a grande maioria. Não tem como mensurar uma porcentagem, mas que seja 90...95%. Se vc fica entre esses 5 ou 10% de azarados que deu 90k pq ele é resistente, parrudo e o caralho a quatro, mas que veio com uma série de problemas de fabricação, e agora depende de uma montadora de merda como a ford, vc está na lama.
Não falo que eu nunca terei um troller, eu pago um pau pra oq um troller bem equipado, com pneus 35, ARB, e tal, faz em trilhas por ai. Como ja disse, posso ate me arrepender de ter optado pela band, e passado um tempo vender a band para comprar um troller. Mas que da uma insegurança, isso da.
Acho que ele quiz fazer a comparação com o troller do nosso colega que veio com esses inúmeros defeitos, so que como se fosse por falta de sorte mesmo...:oops:
leo cabral
23/02/2010, 09:31
Sempre escrevendo besteiras...:parede::parede::parede:
leo cabral
23/02/2010, 09:37
Jeff por favor diga aos colegas de fórum quantas vezes o seu Troller 2009 já foi para autorizada por defeitos .
Só as que eu contei foram 15 vezes.
Posso passar la na Concessionária trilha fort e me informar melhor ,se você não lembrar de todas as vezes.:concordo::concordo:
fernandotf
23/02/2010, 10:19
Todos os tópicos de todas as marcas e modelos é a mesma história: um compra um carro zicado, xinga deus e o mundo, conseguindo apoio de outros insatisfeitos... já outros amam as viaturas e defende com unhas e dentes!
Se eu ler tópico por tópico de todas as opções 4x4 e acatar cada opinião, vou de bike... mas se entrar em um fórum de bike, vou ficar a pé mesmo! Nunca haverá consenso!
Sempre haverá "azarados" (ou apenas não "sortudos"), e muitas vezes, estes proprietários tem razão de ficarem decepcionados, pois pagar caro por algo e só ter dor de cabeça, ninguém merece...
Como engenheiro, só imagino poder realmente analisar as opiniões de algum veículos analisando quatro variáveis:
1) Proprietários satisfeitos que postaram a sua felicidade;
2) Proprietários satisfeitos que não postaram a sua felicidade;
3) Proprietários insatisfeitos que postaram a sua decepção;
4) Proprietários insatisfeitos que não postaram a sua decepção.
Os valores das variáveis 1 e 3 são fáceis de conseguir neste fórum, mas as variáveis 2 e 4 estão no limbo... ou seja, como diz o velho ditado: um usuários satisfeito conta para três, um usuários insatisfeito conta para cem!
Resumindo tudo isso, sempre haverá satisfeitos e insatisfeitos... ainda estou para encontrar uma marca/modelo off-road (ou qq outra coisa) que seja só alegria! Até donos de Ferrari têm proprietários "emputecidos"...
Mas enfim, quem teve problemas com a viatura, entrem com processo, reclamem e façam valer os seus direitos, pois aqui no Brasil é uma piada: temos a pior qualidade com o maior preço!!! Cabe a nós, consumidores, mudar este quadro... pagar 90 mil em um Troller (ou 72 mil em uma TR4, 120 mil em uma Deffender, tanto faz o veículo), é uma PIADA! Mas temos que engolir... espero que um dia isto mude!
A_Benito
23/02/2010, 10:41
Todos os tópicos de todas as marcas e modelos é a mesma história: um compra um carro zicado, xinga deus e o mundo, conseguindo apoio de outros insatisfeitos... já outros amam as viaturas e defende com unhas e dentes!
Se eu ler tópico por tópico de todas as opções 4x4 e acatar cada opinião, vou de bike... mas se entrar em um fórum de bike, vou ficar a pé mesmo! Nunca haverá consenso!
Sempre haverá "azarados" (ou apenas não "sortudos"), e muitas vezes, estes proprietários tem razão de ficarem decepcionados, pois pagar caro por algo e só ter dor de cabeça, ninguém merece...
Como engenheiro, só imagino poder realmente analisar as opiniões de algum veículos analisando quatro variáveis:
Os valores das variáveis 1 e 3 são fáceis de conseguir neste fórum, mas as variáveis 2 e 4 estão no limbo... ou seja, como diz o velho ditado: um usuários satisfeito conta para três, um usuários insatisfeito conta para cem!
Resumindo tudo isso, sempre haverá satisfeitos e insatisfeitos... ainda estou para encontrar uma marca/modelo off-road (ou qq outra coisa) que seja só alegria! Até donos de Ferrari têm proprietários "emputecidos"...
Mas enfim, quem teve problemas com a viatura, entrem com processo, reclamem e façam valer os seus direitos, pois aqui no Brasil é uma piada: temos a pior qualidade com o maior preço!!! Cabe a nós, consumidores, mudar este quadro... pagar 90 mil em um Troller (ou 72 mil em uma TR4, 120 mil em uma Deffender, tanto faz o veículo), é uma PIADA! Mas temos que engolir... espero que um dia isto mude!
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:
Belo comentário!!!
Eriksom Teixeira Lima
23/02/2010, 13:16
Na minha modesta opinião, há várias coisas sendo tratadas ao mesmo tempo. Assim, antes de mais nada, meu ponto de vista.
O nosso colega Hans de Brasília está sendo tímido na sua ação (ele e os outros quatro com problemas, outras dezenas em outras partes do Brasil). Só há uma solução radical, ocupar todos os espaços possíveis (foruns de internet, televisão, jornais etc) para denunciar com todas as letras:
NÃO COMPREM FORD, QUALQUER FORD!
Não existe modo mais eficaz de resolver o mau-caratismo desses caras do que agir para desmoralizar a marca. Eles vão correr atrás antes do prejuízo ficar grande demais.
Na Gringolândia é assim que eles procedem, por isso conseguem seus direitos.
Meu apoio integral nessa briga a vocês! :concordo:
Bem, os demais proprietários de Ford ficarão putos, pois seus veículos se desvalorizarão, mas, faz parte, pois deram sorte na compra de um produto feito por picaretas.
Dito isso, outra coisa é a origem dos problemas.
Desculpe quem escreveu, mas ser fabricado artesanalmente não quer dizer maior índice de defeitos.
O Troller, grosso modo, é composto por um chassis (que nunca ninguém reclamou), por eixos e suspensão (que nunca ninguém reclamou), por um motor eletrônico (que muita gente reclama), carroceria (que nunca ninguém reclamou) e algumas "coisinhas" feitas pelos chamados integradores (ou fornecedores).
Notem, todos os acima são empresa de porte médio ou grande (Dana, por exemplo), todos têm rígidos controles de qualidade sobre o que entregam à Ford ou a qualquer outra montadora. Ao constatarem defeitos, eles avisam a montadora sobre o lote, e as montadoras chamam os proprietários (o famoso recall).
O que a Ford faz: monta tudo e faz merda.
Junta o chassis com a suspensão e usa material de quinta qualidade = defeitos. Ou usa material de primeira, mas com equipamentos desregulados, operários mal-treinados = defeitos
Coloca o motor e conjunto dentro do veículo e usa mangueiras, mangotes, parafusos de primeira, mas com operários mau-treinados, engenheiros que não testam (às vezes por imposição da fábrica) = defeitos
Coloca a carroceria e a capota de qualquer forma, com equipamentos desregulados, operários mal-treinados = defeitos.
Como tudo isso pode estar numa linha de montagem específica ou num turno de trabalho determinado, os compradores daqueles veículos produzidos nesses lugares serão os "azarados" ..... mas serão acusados de mau-uso pelos picaretas da Ford.
Se o nosso Judiciário defendesse mesmo os cidadãos, eles exigiria as planilhas de fabricação, e nelas constataria, provavelmente, que todos os veículos "azarados" têm algo em comum, e esse algo é coisa que a fábrica deseja ocultar para poder acusar os compradores de mau-uso. O algo é o que escrevi nos parágrafos acima.
Ou seja, a única solução que eles entendem é NÃO COMPREM FORD! FORD NÃO RESPEITA OS COMPRADORES! A FORD MENTE!
Em tempo, por essas coisas que ao comprar um Troller, escolhi um 2005 com motor MWM 2.8. Foi entrar no bichinho, vir de SP para o Rio e, dois dias depois, rodar 8,5 mil km pelo Brasil sem medo.
Rodei por praias, rodei pelos Lençois Maranhenses, rodei pela Serra das Confussões, rodei pelo Jalapão, trouxe presos nos protetores de caixas e no topo das longarinas e grudado por baixo mais de 30 kg de barro, areia, argila. Fiz ótimo uso do Troller! E ele agradeceu meus bons tratos.
Putz, escrevi demais.
Eriksom
hmeneguzzi7
23/02/2010, 14:40
Prezado Forista,
Vc não é azarado...
São defeitos crônicos do carro.
O meu 2009/09, utilizado 99,9% em estrada pavimentada, apresentou os seguintes defeitos:
- 1ª Marcha que não engatava em ao dar saída em semáforo: ocorreu 2 x e o cilindro mestre foi trocado as 2 x; Causei engarrafamento e todo mundo buzinado com se eu fosse barbeiro;
- Ar condicionado que esquenta mesmo estando selecionado opção "frio": foi trocado uma válvula e acredito ter solucionado definitivamente;
- Quebra do ventilador do motor aos 26.000 Km aproximadamente: trocado nos últimos dias de vencer a garantia.
- Ruído no encaixe da capota: eu mesmo resolvi entrando em contato com a Trilha Rio;
- Troca do retentor da roda traseira na revisão de 5.000 Km;
- Quebra da máquina do vidro elétrico;
- Troca do hidrovácuo devido a perda de freio;
- Troca do vidro traseiro na garantia devido ter soltado barra metálica.
Um amigo tem um 2009/09 com problemas bem parecidos...
Acorda Ford...
Tive um 2005 e outro 2007: nada reclamar.
HansKronit
23/02/2010, 16:22
Hanskronit,
Conseguiu consertar o carro? Ainda está com ele?
Att
Não resolvi ainda, o dono da Trilha Capital está solicitando que a Ford revise a negativa da garantia, o carro está parado na concessionária, enquanto isso estou terminando de levantar todos os documentos necessários, para entrar com o processo. Mas não vou mais pegar o carro, desiludi, esperarei a decisão judicial que dentre outras coisas pedirei o dinheiro pago no carro de volta. Nunca deixarei de ser jipeiro, mas creio que troller será minha última opção!!!!!
HansKronit
23/02/2010, 16:32
Prezado Forista,
Vc não é azarado...
São defeitos crônicos do carro.
O meu 2009/09, utilizado 99,9% em estrada pavimentada, apresentou os seguintes defeitos:
- 1ª Marcha que não engatava em ao dar saída em semáforo: ocorreu 2 x e o cilindro mestre foi trocado as 2 x; Causei engarrafamento e todo mundo buzinado com se eu fosse barbeiro;
- Ar condicionado que esquenta mesmo estando selecionado opção "frio": foi trocado uma válvula e acredito ter solucionado definitivamente;
- Quebra do ventilador do motor aos 26.000 Km aproximadamente: trocado nos últimos dias de vencer a garantia.
- Ruído no encaixe da capota: eu mesmo resolvi entrando em contato com a Trilha Rio;
- Troca do retentor da roda traseira na revisão de 5.000 Km;
- Quebra da máquina do vidro elétrico;
- Troca do hidrovácuo devido a perda de freio;
- Troca do vidro traseiro na garantia devido ter soltado barra metálica.
Um amigo tem um 2009/09 com problemas bem parecidos...
Acorda Ford...
Tive um 2005 e outro 2007: nada reclamar.
Então meu caro, realmente por ai tem muita gente reclamando. O pior e que eu que critiquei tanto meu irmão que tem uma tracker e rala ela pra caramba, nunca trocou um parafuso, ja com quase 80000 km. Critiquei amigos com TR4, que hoje riem de mim perguntando cade meu super 4x4. Rapaz, não vou longe não, um amigo que eu indiquei pra comprar um Troller pagou ha 3 meses 92k a vista, pegou o carro numa segunda feira, na terça voltou com o carro com um barulho no motor, quando vimos, o compressor do ar condicionado, saia faiscas, estando o ar ligado ou não, o carro tinha 76 km rodados. Alegaram mau uso, vc acredita nisso??? Sabe quem deu a garantia, a propria concessionária que tirou o compressor do carro de test drive e colocou para o cliente não ficar sem carro. No final da história, essa amigo meu entregou esse troller com 3000km rodados por 65000 em uma concessionária e comprou uma pagero, e vive feliz da vida.
HansKronit
23/02/2010, 16:36
Perfeito seu comentário Fernando, o dia que o brasileiro deixar de achar normal ser enganado e enrrolado, e começar a mexer no bolso dos caloteiros via justiça, as coisas vão melhorar. Por isso quem eu vejo falar em comprar Troller eu queimo mesmo a venda, falo com todas as letras que não presta!!!!!! Quem sabe eles melhoram!!!!
VOVÔ DO TROLLER
23/02/2010, 16:57
HansKronit (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=31449) http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/statusicon/user_online.gif
Membro
Junior
Data de Entrada: 25 de Junho de 2009
Local: Brasilia-DF
Citação:
Postado originalmente por fernandotf http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/buttons/viewpost.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=1100445#post1100445)
Perfeito seu comentário Fernando, o dia que o brasileiro deixar de achar normal ser enganado e enrrolado, e começar a mexer no bolso dos caloteiros via justiça, as coisas vão melhorar. Por isso quem eu vejo falar em comprar Troller eu queimo mesmo a venda, falo com todas as letras que não presta!!!!!! Quem sabe eles melhoram!!!!
Agradeço aos amigos foristas pelo alerta. Estava quase fazendo negócio num Troller . Depois destas, abortei total. Com todo o respeito aos engenheiros, estática no papel é uma coisa, na prática é bem outra. Ralar por anos e anos para juntar um dinheiro para comprar um carro de 90 latinhas(é o meu caso) e depois dar pau, é soda. Com relação ao Tracker (na verdade um Suzuki Grand Vitara) sou suspeito para falar, pois tive um que ralei durante mais de 3 anos só em trilhas ( eu não usava o carro no dia a dia) e nunca deu problemas, muito pelo contrário, só alegrias). Abs a todos. Válter
PAULO CARECA
23/02/2010, 17:24
Acredito que isso acontece com todas as marcas e categorias de veiculos, por isso devemos recorrer ao código de defesa do consumidor.
o Código de Defesa do Consumidor (CDC) prevê, no artigo 18, que quando o problema não é resolvido em 30 dias, o consumidor pode exigir a troca do veículo, o dinheiro de volta ou um abatimento proporcional. Mas as operadoras dificilmente respeitam esse direito, portanto, no seu caso será preciso ir à Justiça para exigir que seu direito seja respeitado. Guarde todos os documentos de entrada e saída do veículo da concessionária e comprovantes de troca de peças e de serviços executados, eles servirão de prova em caso de embate judicial.
HansKronit
23/02/2010, 18:50
Acredito que isso acontece com todas as marcas e categorias de veiculos, por isso devemos recorrer ao código de defesa do consumidor.
o Código de Defesa do Consumidor (CDC) prevê, no artigo 18, que quando o problema não é resolvido em 30 dias, o consumidor pode exigir a troca do veículo, o dinheiro de volta ou um abatimento proporcional. Mas as operadoras dificilmente respeitam esse direito, portanto, no seu caso será preciso ir à Justiça para exigir que seu direito seja respeitado. Guarde todos os documentos de entrada e saída do veículo da concessionária e comprovantes de troca de peças e de serviços executados, eles servirão de prova em caso de embate judicial.
Caro Paulo tenho tudo em mãos além de outros documentos que provam o transtorno que a morosidade da Ford em resolver meus problemas me causaram. Obrigado por levantar o artigo ai pra gente, lerei e verei o que me é de direito!!!!!
fernandotf
24/02/2010, 09:32
É isso aí... e não precisamos ir longe não, no Chile, uma Montero 3.8 MIVEC 3 portas, equivalente a nossa Pajero Full 3.8 HPE, que no Brasil custa R$ 165.990,00 (http://www.mitsubishimotors.com.br/main.cfm/site/87/content/1/subModelo/1), no Chile custa $22.990.000 pesos chilenos (http://www.mitsubishi-motors.cl/ficha_montero_3_8_mivec.php), o que é equivalente a R$ 79.364,29 (1 CLP = 0,003 BRL em 24/02/2010).
Ou seja, compramos aqui no Brasil uma TR4 com meia dúzia de acessórios pelo preço de uma Pajero Full top de linha! Para completar, a garantia lá é de 100.000Km!!!
Enfim: vamos à luta!
P.S.: Trolleiros, desculpe-me por postar uma comparação da Mit no tópico da Troller, pois infelizmente não há Troller pelo mundo para comparar, apenas no Brasil. A intenção é apenas mostrar que pagamos muito por pouco!
silvio luis
24/02/2010, 11:29
Pergunto:
Se generalizarmos que o troller tá na "roça" fica tudo muito fácil, o caso é o seguinte - A Ford tá esculhambando um produto que sempre foi bom para o que foi criado - lama e asfalto, então sugiro que não se compre mais Trollers da sua "safra" e usemos o que tá ai e vem cumprindo sua função, até a montadora criar responsa e isso só aconterá quando se tornar público o que estão fazendo, os orgãos de defesa do consumidor cairem de pau em cima, programas de esporte a motor começarem a falar, formadores de opinião da industria automobilistica e de competições tb e por ai vai.
Mas caro amigo Hans compre uma vtr mais antiga e tenho certeza que seu amor pelo bruto voltará e creia que estamos contigo nesta batalha onde com ceteza deveremos alertar quem quiser comprar vtr dessa safra Fordiana a não fazerem.:evil:
Para mim está bem claro o que está acontecendo: A FordE está matando a Troller aos poucos. Só pode ser isto...
É uma pena mas acho que esta é a verdade... Os incentivos fiscais devem valer muito mais a pena para a produção de outros carros. Ou alguém aqui duvida que este foi o real motivo da FordE ter comprado a Troller.
E eu me arrependo todos os dias por ter vendido o meu. Deveria ter deixado ele parado na garagem...
Acho q ja da pra ter a resposta da pergunta que o nome do topico faz. :)
"0km. Escolha correta?"
Acho q ja da pra ter a resposta da pergunta que o nome do topico faz. :)
"0km. Escolha correta?"
Sem dúvida. Eu hj se fosse comprar outro, compraria um 07 (igual ao que eu tinha) ou no máximo um 08.
To ficando "encucado".Talvez em julho eu tenha condições de pegar um 0 km (meu sonho,não quero pesadelo).Nem vi outro carro,quero (ou queria ) mesmo o troller. O que faço? :parede:
fernandotf
24/02/2010, 16:47
To ficando "encucado".Talvez em julho eu tenha condições de pegar um 0 km (meu sonho,não quero pesadelo).Nem vi outro carro,quero (ou queria ) mesmo o troller. O que faço? :parede:
Se conselho fosse bom, não seria de graça... mas lá vai: compra o seu Troller e seja feliz! (ou infeliz! :shock:) Se estiver inseguro, faça como o AKPG disse: compre um 2008 em ótimo estado, onde todas as picuinhas já foram resolvidas!
Digo por experiência: tinha uma TR4 2004, um carro muito polêmico. Mesmo lendo todas as críticas (que são muitas), "arrisquei" e peguei uma outra TR4 2009, e é só alegria... o que quero dizer é que se você realmente tem uma queda pelo Troller, tente... se der muita dor de cabeça, vende: O Troller não é uma mosca branca, tem relativamente um bom mercado de venda.
Particularmente, pretendo adquirir um Troller 0 Km no meio deste ano... sei que tem outras opções, mas pessoalmente não gosto do Marruá, TAC Stark, Defender, mas isso não vem ao caso...
Gosto do Jipão! Então vou ter que arriscar... e lógico, torcer para que as reclamações dos colegas insatisfeitos tenham alguma repercussão na Ford! (talvez sonho meu... :D)
Talvez seja mais um feliz proprietário, como muitos aqui no fórum, ou talvez seja mais um "próprio otário", que quebrou a cara como muitos aqui no fórum... se isto ocorrer,vendo e pego um outro jipe! Talvez até mesmo um Troller mais antigo.
Como dizem por aí: arrepende-se das coisas que fez, e não do que não fez.
Eriksom Teixeira Lima
24/02/2010, 16:54
Talvez em julho eu tenha condições de pegar um 0 km (meu sonho,não quero pesadelo).Nem vi outro carro,quero (ou queria ) mesmo o troller. O que faço? :parede:
Sinceramente, compre hoje um mais antigo. Quando comprei o meu antes do Natal, havia vários outros, inclusive um aqui próximo do Rio, em Macaé, um 2005 como o meu.
Custa pouco mais da metade do preço de um 0KM, e você valoriza um bom produto, que é o Troller antes da Ford.
Eriksom
Rodrigo Borges
24/02/2010, 17:10
É por isso que entro cada vez menos neste fórum! Sempre existem discussões baseadas em fatos pontuais, agora chego a vez do Troller feito pela Ford. Por que uma meia dúzia de donos do carro veio aqui e falou dos defeitos do carro, já ficam metendo o pau na Ford. Não sou defensor da marca, mas sim do bom senso, tenho Troller fazem 5 meses e rodei 25 mil Km com ele e só alegria! Tenho um amigo que comprou em julho/09 e já está com 44 mil Km e só alegrias, outro que tem há um ano, está com 25 mil Km e quebrou a câmbio no Transparaná!
Depende muito do uso do carro, acredito em azar, acredito nos relatos dos colegas, afinal qual o carro que não dá problema? Aqui em SC todos elogiam muito a carro, e olha que aqui usamos muitos, temos uma Liga de Automobilismo Off Road muito organizada, com 23 provas por ano, em sua maioria Troller.
A minha crítica fica por conta do bom senso, são poucos relatos de defeitos para se tirar a conclusão de que a Ford está estragando o Troller, vamos pensar nisto!!
Essa discussão não leva a nada, desculpem a franqueza!
Sou fã do Troller e continuarei sendo. Agora não podemos deixar de ouvir os relatos dos problemas que estão acontecendo. E suposições por suposições, todos podem fazer as suas, afinal isto aqui é um fórum aberto onde todos podem dar suas opiniões.
E eu continuo achando, vejam bem, EU continuo ACHANDO, que a Ford vai matar a Troller. Para a minha infelicidade e de muitos fãs do carro que existem por ai. Deus queira que eu esteja errado, mas infelizmente, pelo que tenho ouvido inclusive de concessionários, a coisa tem data para ir para o brejo...
devido aos relatos tanto aqui do fórum quanto do TC, está muito claro
Vou começar a garimpar um 07 ou 08,do jeito que eu quero.Se não encontrar ate julho-agosto,vou pegar um 0km.Concordo e respeito com todas as mensagens,inclusive a do nosso colega Rodrigo.Abços a todos
ftr_santos
25/02/2010, 13:07
Se vai continuar em linha eu não sei, mas se for, a Ford vai ter que equipá-lo com air-bags e ABS, para atender à legislação, até 2.014.
Ou existe alguma exceção para jipes artesanais?
[]s.
Fábio.
O 2006 seria uma boa opção? Encontrei um de procedencia pouco rodado.Vale a pena olhar?
O 2006 seria uma boa opção? Encontrei um de procedencia pouco rodado.Vale a pena olhar?
Eu tive um 2006 mas não posso opinar muito sobre ele pois foi roubado com apenas 2 mil km. A única lembrança que tenho dele é que a 4 e 5 marchas eram mais curtas que os 2007 em diante. E eu gostava bastane disto. O carro ficava mais na mão.
MARCELOLUCHESI
25/02/2010, 17:02
Sou fã do Troller e continuarei sendo. Agora não podemos deixar de ouvir os relatos dos problemas que estão acontecendo. E suposições por suposições, todos podem fazer as suas, afinal isto aqui é um fórum aberto onde todos podem dar suas opiniões.
E eu continuo achando, vejam bem, EU continuo ACHANDO, que a Ford vai matar a Troller. Para a minha infelicidade e de muitos fãs do carro que existem por ai. Deus queira que eu esteja errado, mas infelizmente, pelo que tenho ouvido inclusive de concessionários, a coisa tem data para ir para o brejo...
devido aos relatos tanto aqui do fórum quanto do TC, está muito claro
Será Alexandre?? Faz tempo que você não vem p Brasil? Pois eu acho que as vendas do troller aumentaram, o que tem de troller novo aqui no RS, vocês não fazem ideia. O que eu ouvi falar é que em 2011/12 iria haver uma mudança radical (carroceria nova) e o carro ia se tornar menos off road, no momento não é o que parece, e tambem que a Ford era Obrigada a manter a produção por no minimo mais 10 anos pelos incentivos fiscais que recebeu. E Acho tb que o veiculo melhorou muito nos ultimos anos a começar com o painel, que era feito a facão.....
HansKronit
25/02/2010, 17:06
É por isso que entro cada vez menos neste fórum! Sempre existem discussões baseadas em fatos pontuais, agora chego a vez do Troller feito pela Ford. Por que uma meia dúzia de donos do carro veio aqui e falou dos defeitos do carro, já ficam metendo o pau na Ford. Não sou defensor da marca, mas sim do bom senso, tenho Troller fazem 5 meses e rodei 25 mil Km com ele e só alegria! Tenho um amigo que comprou em julho/09 e já está com 44 mil Km e só alegrias, outro que tem há um ano, está com 25 mil Km e quebrou a câmbio no Transparaná!
Depende muito do uso do carro, acredito em azar, acredito nos relatos dos colegas, afinal qual o carro que não dá problema? Aqui em SC todos elogiam muito a carro, e olha que aqui usamos muitos, temos uma Liga de Automobilismo Off Road muito organizada, com 23 provas por ano, em sua maioria Troller.
A minha crítica fica por conta do bom senso, são poucos relatos de defeitos para se tirar a conclusão de que a Ford está estragando o Troller, vamos pensar nisto!!
Caro colega as reclamações não são nem de longe pontuais, enquanto voce cita o seu carro e de meia dúzia de amigos, eu cito pelo menos 10 processos em curso so de quem eu conheço. Na trilha capital, agencia daqui de BSB, tem nada menos que 3 trollers devolvidos, e o meu, de 8 meses, so rodei quatro, inclusive nesse momento estou completando o 16º dia sem carro. Mas que bom que ainda tem gente que defende esse belo jipe, sorte da FORD, pois continuará tendo um publico para enganar! Que seu carro contiue gerando tantas alegrias!!!!
PAULO CARECA
25/02/2010, 17:24
Excelente tanto quanto até os 2010, mesma mecanica/motorização, só mudou detalhes de carroceria, quanto as lendas do 2006, são as mesmas que estão criando com os da Ford, que existiram e que existem casos isolados tambem nos da Ford. como ja disse anteriormente todas as marcas e modelos tem problemas com algumas unidades. Checa bem este 2006 se estiver bom e de boa procedencia pega sem medo. O meu é 2006 66.000 rodados e só alegria.
Será Alexandre?? Faz tempo que você não vem p Brasil? Pois eu acho que as vendas do troller aumentaram, o que tem de troller novo aqui no RS, vocês não fazem ideia. O que eu ouvi falar é que em 2011/12 iria haver uma mudança radical (carroceria nova) e o carro ia se tornar menos off road, no momento não é o que parece, e tambem que a Ford era Obrigada a manter a produção por no minimo mais 10 anos pelos incentivos fiscais que recebeu. E Acho tb que o veiculo melhorou muito nos ultimos anos a começar com o painel, que era feito a facão.....
Marcelo,
Eu as vendas do Troller estão sim aumentado. Fazem 8 meses que não vou ao Brasil mas acompanho os números de vendas pela internet. E eu acho isto muito bom. O que vejo de diferente e que, na minha "achologia" vai acabar prejudicando a marca, é a forma como a FordE trata os consumidores.
Os Trollers, como todos sabem, só ficam bons depois de uns 5 mil km na mão do dono, que é justamente o período onde vai queimar um central do vidro, vai estragar um compressor do ar, vai ser descoberto por onde entra água e por ai vai. Todos os Trollers têm estas "características". O fato é que na era FordE, eles negam tudo. Sem querer saber se o cliente tem ou não razão.
Quem acompanhou meu caso viu até que eu consegui que a Troller pintasse meu carro por problemas da fibra, que começou a lascar a pintura. Pintaram o quase que o carro inteiro. E isto foi logo durante a transição. Meu ar condicionado também deu pau e trocaram em garantia. E detalhe: deu pau logo depois de uma trilha e quando me deram a garantia, o carro estava todo sujo de barro. Meu módulo do vidro quebrou duas vezes e trocaram em garantia. Agora chegar um cara e ter o ar quebrado com 76 km e negarem garantia por mau uso. Ai já é demais da conta. Sem contar os tantos outros casos que estão por ai.
Continuo torcendo pelo Troller e quero que ele melhore a cada dia pois quando eu voltar para o BR, pode ter certeza que terei outro. Mas os consumidores que pagam 90k em um carro devem e merecem ser tratados com respeito. Este é o ponto onde quero chegar.
Abraço,
Eriksom Teixeira Lima
25/02/2010, 23:30
Rodrigo Borges
Creio que faltou bom senso de sua parte, além de, claro, não conseguir entender o que está escrito nas mensagens.
Vou explicar para ficar mais fácil você entender.
O que TODOS reclamam é que a FORD age de MÁ-FÉ ao SEMPRE apontar mau-uso para não corrigir defeitos.
Caso você já tenha entrado numa fábrica com linhas de montagem ficará fácil de entender o que eu, por exemplo, escrevi lá trás. Você descobrirá o que são lotes, como são feitas as estatísticas e testes de estresse pelas fornecedoras e pelas integradoras, o porque de as empresas sérias fazerem recall e as picaretas serem obrigadas a fazer quando não tem mais jeito, dentre outras coisas.
Se você estudar a história da Ford no Brasil descobrirá que o padrão da Troller é recorrente.
Obtenha bom senso para você, de modo a evitar desclassificar críticas pertinentes de colegas sem entender o que está escrito, talvez você deixe de ficar maravilhado por uma bobagem como Copa Troller, na qual os obstáculos são, no mais das vezes, inferiores ao que se encontra nas estradas do Brasil.
De novo para você entender: a FORD age de má-fé, é isso que está sendo criticado.
Abraços sem irritação, mesmo tendo achado sua mensagem absolutamente agressiva e desprovida de conteúdo objetivo.
Eriksom
RONIE_VALIM
27/02/2010, 00:34
Optei por ter um Troller para ser meu carro do dia-a-dia e já fazem +/- 6 mêses que estou com o meu, nesses 6 mêses já rodei uns 20milkm.
No início eu ficava encucado demais com qualquer barulhinho que eu ouvia diferente, reconheço que procurava mesmo os defeitos, mas depois tomei conciência de que estes defeitinhos que eu questionava, eram coisas simples e acabei "largando mão" de me preucupar e acabei me acostumando..
Os defeitos que eu digo são, por exemplo: Água que entra em todas as portas e alguns vidros, borrachas que soltam, barulhos no carro inteiro, principalmente painel e bancos.
Estes problemas, na minha opinião, são relevantes.
Porém eu sei muito bem de outros problemas mais sérios que o pessoal reclama, e alguns eu também já passei e já tive dor de cabeça em concessionária, porém consegui que resolvessem tudo em garantia, alguns deles são:
cilindro mestre de embreagem
cilindro auxiliar de embreagem
guarnições de borracha dos vidros das portas
lanternas
farol de milha que quebra (6 unidades)
seta dianteira maior (3 unidades)
seta dianteira menor (2 unidades)
rolamentos e retentores das rodas dianteiras (hahaha um jipe deste porte não pode andar na chuva pois estraga os rolamentos e dizem que é mau uso)
travessa metálica do vidro traseiro solta
ar condicionado que oscilava demais
Minha opinião é que o carro é muito bom, tem seus problemas, mas graças a Deus eu ainda não tive nenhum prejuízo maior em dinheiro, apenas o tempo gasto esperando a boa vontade dos "mecânicos da troller"
Hoje eu estou afim de vender este carro para comprar um utilitário para o trabalho pois não tenho condições de arcar com 2 dispesas, mas eu compraria outro Troller sim, apesar dos apesares...
Meus planos são: Troller novo, denovo!
RONIE_VALIM
27/02/2010, 00:45
Apenas um comentário...
Não sei se é bafafa, mas saiu uma história de dentro de uma concessionária que possivellmente os grupos maiores tipo Sonnervig e Caoa serão possíveis vendedores de Troller num futuro não muito distante..
Alguém já ouviu algo sobre?
Será que meu próximo Troller sairá de uma FORD? rsrs
Eduardo Ramires
27/02/2010, 11:29
Opa amigos.
Eu estava com intensão de trocar meu Troller 2000 (gasolina) porque todo mundo fala que o diesel tem mais força e tudo mais.
Nunca fiz trilha pesada com meu troller, mas por enquanto ele não me deixou na mão. Tenho muito orgulho dele rsrsrs.
Me sinto mais feliz de possuir esse modelo da Volks depois de ler todos esses problemas da Ford, marca que nunca gostei muito e que agora prova ser incompetente.
Mas de qualquer maneira estava pensando em fazer rolo do meu 2000 por um 2003 ou algo assim.
Será que vale a pena a diferença mecânica e outras muitas diferenças que tenho achado do 2000 para os outros modelos?
Grato!!
Rodrigo Borges
01/03/2010, 13:31
Rodrigo Borges
Creio que faltou bom senso de sua parte, além de, claro, não conseguir entender o que está escrito nas mensagens.
Vou explicar para ficar mais fácil você entender.
O que TODOS reclamam é que a FORD age de MÁ-FÉ ao SEMPRE apontar mau-uso para não corrigir defeitos.
Caso você já tenha entrado numa fábrica com linhas de montagem ficará fácil de entender o que eu, por exemplo, escrevi lá trás. Você descobrirá o que são lotes, como são feitas as estatísticas e testes de estresse pelas fornecedoras e pelas integradoras, o porque de as empresas sérias fazerem recall e as picaretas serem obrigadas a fazer quando não tem mais jeito, dentre outras coisas.
Se você estudar a história da Ford no Brasil descobrirá que o padrão da Troller é recorrente.
Obtenha bom senso para você, de modo a evitar desclassificar críticas pertinentes de colegas sem entender o que está escrito, talvez você deixe de ficar maravilhado por uma bobagem como Copa Troller, na qual os obstáculos são, no mais das vezes, inferiores ao que se encontra nas estradas do Brasil.
De novo para você entender: a FORD age de má-fé, é isso que está sendo criticado.
Abraços sem irritação, mesmo tendo achado sua mensagem absolutamente agressiva e desprovida de conteúdo objetivo.
Eriksom
Erikson,
Eu entendi perfeitamente o que está escrito nas mensagens, parece que vc não me entendeu! Não estou defendendo a Ford, não são TODOS (em maiúscula) como vc escreveu, que estão reclamando, se vc pesquisar verás que vendem mais de cem carros por mês, deste modelo novo já tem mais de um ano, então teremos mais de 1200 carros rodando por ai! Alguns com problemas, concordo com vc que tenham lotes com mais defeitos, o meu carro mesmo, teve pequenos defeitos já solucionados.
O que eu acho (minha opinião) é besteira discutir é que a Ford está estragando o Troller, aqui mesmo no fórum temos o que? Cinco donos reclamando, e uns amigos de amigos que somam mais 5 carros, comparado com a quantidade que vende é irrisório, ou talvez cedo para se gerar mais uma lenda em torno de carros.
Se vc se ofendeu com o minha opinião, me desculpe, não era minha intenção, agora ficar me ofendendo pro isso também já é demais!
Somos adultos, ficar me criticando por que abri um tópico sobre a Copa Troller é ridículo, cada um fala, escreve sobre o que gosta, se vc acha a Copa Troller fácil, vai lá e seja campeão. A Copa é um rally de regularidade, conta muito mais navegação do que pilotagem por isso não tem muitos obstáculos! Quando quero obstáculos, faço trilha, pesada, leve, o que for, senti uma certa inveja sua, me desculpe se estiver errado!
Como adulto, se vc não concorda com a opinião de uma pessoa, resolvesse conversando com ela, respeitando esta, agora além de não concordar, ficar criticando, ofendendo. Imagina se fossemos ofender todo mundo que nào concordamos com o a opinião aqui no fórum, seria uma selva!
Se vc tem algo pessoal conta mim, venha falar comigo, mande uma mp, posso tirar todas as suas dúvidas sobre a minha opinião!
Eriksom Teixeira Lima
01/03/2010, 18:18
+ 1 que aparece no Fórum para relatar sacanagens da Ford.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=70742
Eriksom
Marcelo-HPE
06/03/2010, 18:10
Estava trocando a ecosport num troller 0km . o gerente da trilha Vitória avaliou bem a Eco por 48.000 pois a mesma está novinha com apenas 5000.km rodados. e o troller sairia por 91.000 .
Mas confesso que durante o test-drive eu achei o troller pequeno em tamanho , parece que estava dirigindo uma cabine de picape sem a caçamba , quando passei numa rua de paralelepípedo o bicho fez uma barulhada doida por dentro, bate tudo .
Achei legal o rebatimento dos bancos , o inteiror , o painel , a altura . mas a garantia de apenas 1 ano tb deixa a desejar.
A conclusão que eu tive é que troller é para quem gosta e é fã , e não para quem quer se aventurar .
Se lançarem mesmo a versão 4 portas , aí eu me animo novamente , por equanto ficarei na expectativa.
abs.
Estava trocando a ecosport num troller 0km . o gerente da trilha Vitória avaliou bem a Eco por 48.000 pois a mesma está novinha com apenas 5000.km rodados. e o troller sairia por 91.000 .
Mas confesso que durante o test-drive eu achei o troller pequeno em tamanho , parece que estava dirigindo uma cabine de picape sem a caçamba , quando passei numa rua de paralelepípedo o bicho fez uma barulhada doida por dentro, bate tudo .
Achei legal o rebatimento dos bancos , o inteiror , o painel , a altura . mas a garantia de apenas 1 ano tb deixa a desejar.
A conclusão que eu tive é que troller é para quem gosta e é fã , e não para quem quer se aventurar .
Se lançarem mesmo a versão 4 portas , aí eu me animo novamente , por equanto ficarei na expectativa.
abs.
Não seria devido a uma calibragem incorreta (acima de 30lbs)?
Estou usando 26lbs. Acho que está ideal. Para melhorar o conforto pretendo colocar amortecedores rancho com regulagem.
Att
abs.
Marcelo,
O Troller é assim: ou você ama ou você odeia. Não existe meio termo. Se vc se incomodou com os barulhos que ouviu, provavelmente você ainda não está pronto para ter um. Digo isto pois vão ocorrer outros tantos probleminhas (ou problemões como estamos vendo aqui neste tópico) que para alguns é considerado apenas um ajuste e para outros é motivo de sentar o pau. E pelo seu relato, acho que vc iria se irritar muito com todos os problemas que iriam aparecer até ele ter "a sua cara".
Abraço,
Marcelo,
O Troller é assim: ou você ama ou você odeia. Não existe meio termo. Se vc se incomodou com os barulhos que ouviu, provavelmente você ainda não está pronto para ter um. Digo isto pois vão ocorrer outros tantos probleminhas (ou problemões como estamos vendo aqui neste tópico) que para alguns é considerado apenas um ajuste e para outros é motivo de sentar o pau. E pelo seu relato, acho que vc iria se irritar muito com todos os problemas que iriam aparecer até ele ter "a sua cara".
Abraço,
X2! E é por e$$as e outras que comprei usados os dois troller´s que tive pois já vem prontinho, com todos esses probleminhas iniciais resolvidos hehe.
Abraço.
Luciano Poa
08/03/2010, 08:57
Não seria devido a uma calibragem incorreta (acima de 30lbs)?
Estou usando 26lbs. Acho que está ideal. Para melhorar o conforto pretendo colocar amortecedores rancho com regulagem.
Att
26 Lbs,não é muito pouco? :pensativo:
PAULO CARECA
08/03/2010, 09:36
26 Lbs,não é muito pouco? :pensativo:
Uso 25 lbs (pneus originais), com excelente conforto, e sem desgastes irregulares nos pneus.
Luciano Poa
08/03/2010, 09:42
Uso 25 lbs (pneus originais), com excelente conforto, e sem desgastes irregulares nos pneus.
Putz...estou exagerando então,pois uso 31,também nos originais. Vou diminuir.
PAULO CARECA
08/03/2010, 09:57
Putz...estou exagerando então,pois uso 31,também nos originais. Vou diminuir.
Luciano, tudo vai depender do uso que vc ai fazer, se vai ser asfalto de boa qualidade com carro cheio e uma boa velocidade, uma calibragem alta é melhor, em estradas de pecimo asfalto e cidades buracadas, ou barro, uma menor calibragem é melhor, vc vai ter que estar fazendo uma analise para o melhor tipo deterreno/dirigibilidade que vai estar fazendo. Eu uso 25 direto pois onde ando a qualidade de estradas, ruas e trilhas são bem parecidas.
Luciano Poa
08/03/2010, 10:23
Luciano, tudo vai depender do uso que vc ai fazer, se vai ser asfalto de boa qualidade com carro cheio e uma boa velocidade, uma calibragem alta é melhor, em estradas de pecimo asfalto e cidades buracadas, ou barro, uma menor calibragem é melhor, vc vai ter que estar fazendo uma analise para o melhor tipo deterreno/dirigibilidade que vai estar fazendo. Eu uso 25 direto pois onde ando a qualidade de estradas, ruas e trilhas são bem parecidas.
Valeu Paulo!
Troller-a-vista
31/03/2010, 23:51
discordo do forista paulo.
se vc tera pela frente buracos, depressoes ou um belo asfalto nacional, calibre os pneus corretamente!
embora o conforto seja comprometido, a seguranca eh aumentada e exponencialmente.
um pneu murcho é altamente suscetivel a furos, bolhas, explosoes e torcoes. nao vale a pena MESMO.
principalmente pq os novos pneus (de 10 anos pra ca), qdo vc cai num buraco e forma bolha por exemplo, vai sentir o efeito disso depois de um longo tempo, ou seja, qdo ja tiver esquecido desse buraco, o pneu vai estourar, ou desagregar ou destalonar ou sei la o q, depois de muitos kms a frente.
isso tem pros e contras, o ruim eh nao saber qdo vai dar problema, o bom eh q vc sai do perigo eminente (que pode ser um desvio de trajetoria por causa do buraco etc), sem problemas com estouros, oq obviamente causa um panico grande em 90% das pessoas.
Use, sempre, absolutamente SEMPRE a calibragem correta. Pode-se mudar em casos extremos (baixar a pressao para sair de um atoleiro, entrar em dunas e tal) mas pra enfrentar buracos, erosoes, ou qqr uma das lunares BRs que temos no BRASIL, vai de pneu cheio, se for pra encarar MUITOS buracos (uma BR por exemplo), esqueca o conforto, vale mais vc ter sua vida em dia do que chegar no destino moido... Coloque pressao MAXIMA.
Lembrando, vai pra trilha? Calibre corretamente os pneus, nao adianta vc achar q ta ganhando conforto e tracao com pneu murcho, isso é lenda. Perca conforto e ganhe seguranca.
um pneu murcho, em deslocamento continuo acima de 60km/h aumenta drasticamente a sua temperatura, se for com calibragem correta, esqueca isso, imagina vc, percorrendo miseros 20km numa estrada por causa de 5 ou 6 psi teu pneu se desintegra, ou perde as caracteristicas normais de rodagem...
vc faz 40 km de trilha e roda outros 80 mil km ate acabar o pneu, estraga o pneu por causa de 40 km ,... nao vale a pena.
JEFFCATUNDA
01/04/2010, 00:04
se vc tera pela frente buracos, depressoes ou um belo asfalto nacional, calibre os pneus corretamente!
embora o conforto seja comprometido, a seguranca eh aumentada e exponencialmente.
um pneu murcho é altamente suscetivel a furos, bolhas, explosoes e torcoes. nao vale a pena MESMO.
principalmente pq os novos pneus (de 10 anos pra ca), qdo vc cai num buraco e forma bolha por exemplo, vai sentir o efeito disso depois de um longo tempo, ou seja, qdo ja tiver esquecido desse buraco, o pneu vai estourar, ou desagregar ou destalonar ou sei la o q, depois de muitos kms a frente.
isso tem pros e contras, o ruim eh nao saber qdo vai dar problema, o bom eh q vc sai do perigo eminente (que pode ser um desvio de trajetoria por causa do buraco etc), sem problemas com estouros, oq obviamente causa um panico grande em 90% das pessoas.
Use, sempre, absolutamente SEMPRE a calibragem correta. Pode-se mudar em casos extremos (baixar a pressao para sair de um atoleiro, entrar em dunas e tal) mas pra enfrentar buracos, erosoes, ou qqr uma das lunares BRs que temos no BRASIL, vai de pneu cheio, se for pra encarar MUITOS buracos (uma BR por exemplo), esqueca o conforto, vale mais vc ter sua vida em dia do que chegar no destino moido... Coloque pressao MAXIMA.
Lembrando, vai pra trilha? Calibre corretamente os pneus, nao adianta vc achar q ta ganhando conforto e tracao com pneu murcho, isso é lenda. Perca conforto e ganhe seguranca.
um pneu murcho, em deslocamento continuo acima de 60km/h aumenta drasticamente a sua temperatura, se for com calibragem correta, esqueca isso, imagina vc, percorrendo miseros 20km numa estrada por causa de 5 ou 6 psi teu pneu se desintegra, ou perde as caracteristicas normais de rodagem...
vc faz 40 km de trilha e roda outros 80 mil km ate acabar o pneu, estraga o pneu por causa de 40 km ,... nao vale a pena.
Pelo visto o colega tem muita experiência em direção fora de estrada...
obrigado pelas dicas colegas, ela vai de encontro a tudo que fazemos...
Vou rever meus conceitos.
Troller-a-vista
01/04/2010, 00:59
Jeff: que bom que te ajudou, fico feliz! da proxima, leia o manual!
O que acontece é que o pessoal murcha os pneus para conseguir ter maior tracao (o pneu aumenta a area de contato e por isso traciona melhor na maioria dos pisos), isso nao esta errado.
Tb nao esta errado qrer tomar sol para ficar "moreno" mas td tem sua consequencia.
Eu prefiro ficar brancao do que ter cancer de pele. Preciso ter o carro duro do que sofrer com pneus com problemas.
Cada um da valor ao que quiser. E tb se ve no supremo direito de expor seus argumentos. Quem nao argumenta, desdenha, briga, insulta. Fato.
leo cabral
01/04/2010, 05:12
Jeff: que bom que te ajudou, fico feliz! da proxima, leia o manual!
O que acontece é que o pessoal murcha os pneus para conseguir ter maior tracao (o pneu aumenta a area de contato e por isso traciona melhor na maioria dos pisos), isso nao esta errado.
Tb nao esta errado qrer tomar sol para ficar "moreno" mas td tem sua consequencia.
Eu prefiro ficar brancao do que ter cancer de pele. Preciso ter o carro duro do que sofrer com pneus com problemas.
Cada um da valor ao que quiser. E tb se ve no supremo direito de expor seus argumentos. Quem nao argumenta, desdenha, briga, insulta. Fato.
Se algum dia você finalmente comprar um 4x4 , a gente conversa...
Por enquanto vai escrevendo ai essas peripécias...:parede::parede::parede:
Essa da calibragem ....:parede::parede::parede:
Troller-a-vista
01/04/2010, 09:05
leo, qdo vc tiver algo dentro da cabeca a gente conversa. e nao to falando de vacuo nao... contigo nao converso.
Qm duvidar, entre em contato com qqr fabricante de pneu ou montadora e consiga por escrito deles algo dizendo:
CAMPEAO, PODE ABAIXAR A PRESSAO DO PNEU, NAO HA PROBLEMAS, EH SUPER GOSTOSINHO, ABAIXA BEM ABAIXO DO RECOMENDADO QUE VC ESTA CERTO. PODE RODAR ASSIM, PRINCIPALMENTE, SE TIVER BURACOS, ABAIXE MAIS AINDA.
Se conseguir algo assim de uma montadora, eu cancelo imediatamente minha conta no forum, enfio minha cabeca dentro da minha bunda e soh tiro de la com ordem judicial..
Bah, tem nego que nao enxerga o obvio e ainda fica querendo dar descredito pros outros. Vao se lascar!
Nao tem segredo, o pneu murcho vai deformar, torcer e ficar suscetivel a bolhas, furos e explosoes. 99.9% do mundo inteiro sabe disso.
Qm abaixa pra fazer trilha é pq pretende maior tracao, mas nao se deve rodar assim por longos trechos e em velocidade constante ou acima de 60km/h.
Isso nao muda em nada a realidade. Murchou o pneu? Vai sofrer consequencias, é obvio.
Leo: BEIJOS ME LIGA.
Eriksom Teixeira Lima
01/04/2010, 09:42
Meus caros
na minha modesta opinião, muito têm razão parcial, nenhum atinge o cerne no problema. Sugiro uma pesquisa aqui no Fórum, lendo todo o tópico sobre quando se usa pneus cheios, pneus vazios, cada tipo de terreno, cada tipo de uso.
Sugiro lerem a mensagem 9 do tópico abaixo, pois apresenta técnica e didaticamente "como funciona um pneu"
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=72185
Em adição a mensagem do Samukanvas, diria que cada pneu de cada fábrica tem uma calibragem diferente. Quando uma fábrica de automóvel recomenda um pneu, ela recomenda a calibragem adequada para aquele "pneu de fábrica",naquele tamanho. Nao significa que se você trocar de marca ou trocar de tipo, você deverá manter a calibragem de fábrica.
Tive um Ram, calibragem de fábrica 55psi, eu usava 45 psi com BF AT
Tenho uma Cherokee, uso 35 psi com BFAT
Tenho um Engesa, uso 22 psi com Graber 35'
Tenho uma Camper e uso 25 no mesmo Grabber 35,
Putz, lembrei que preciso calibrar o Troller, e esqueci quanto uso 8)
Dicas para calibragem adequada para AS SUAS VIATURAS, que vocês podem seguir se quiserem
Coloque o carro em uma superfície plana, limpa e lisa. (alguns postos têm isso)
Use água ou wd 40 ou óleo ou qualquer coisa não agressiva ao pneu para umedecer a banda de rodagem
Ande com a viatura 2 metros e verifique a marca deixada pela parte umedecida sobre a superfície lisa
- se a banda estiver estampada perfeitamente, está perfeito
- se o centro estiver melhor estampado, está cheio demais
- se as bordas estiverem melhor estampadas, está vazio demais
Destaco apenas que para encarar uma viagem longa pelo asfalto (estou falando de milhares de km, como fiz para o Chile ou em dezenas de vezes pelo Brasil ou em outras viagens) deve-se tirar 05 a 15% da calibragem do pneu dependendo da temperatura, pois o calor faz a pressão subir (física básica). Não fazer isso, é ser candidato sério a comprar um pneu novo.
Eriksom
Troller-a-vista
01/04/2010, 11:19
olhei os sites mais basicos, firestone e goodyear, segue o que eles dizem, e em negrito o que eu afirmei acima sendo dito pelos fabricantes, de modo mais tecnico e suave:
Goodyear:
A calibragem é um item determinado pela montadora do veículo, de acordo com os testes que faz durante a homologação do pneu, portanto, para saber a calibragem correta, consulte o manual do proprietário ou a fabricante do veículo.
Veja a seguir as conseqüências da pressão de ar fora das especificações
Assim como para nós humanos, a pressão também é importante para os pneus, pois se usada de forma incorreta, afeta o desgaste e consequentemente a sua vida útil.
http://www.goodyear.com.br/tirecatalog/passenger/images/pressao_baixa.gif O que é baixa pressão? O que acontece com o pneu?
Baixa pressão é a falta de ar dentro do pneu. Com isso, o pneu terá sua área de contato com o solo alterada, o que provocará um desgaste acelerado e irregular da banda na área dos ombros, reduzindo a sua durabilidade e aumentando o consumo de combustível. Outras consequências: superaquecimento, quebras e separações dos componentes da estrutura do pneu.
http://www.goodyear.com.br/tirecatalog/passenger/images/pressao_alta.gif E a alta pressão?
O excesso de pressão também altera a área de contato do pneu com o solo, ocasionando também um desgaste acelerado, desta vez, no centro da banda de rodagem, encurtando a vida útil do pneu.
Nunca imagine que a alta pressão compensará a sobrecarga!
Um pneu com alta pressão está enfraquecido, pois esta pressão é muito superior àquela para a qual ele foi projetado.O pneu fica mais suscetível a cortes e impactos, além de sacrificar o conforto ao dirigir.
------------
site da bridgestone firestone:
Baixa Pressão
O descuido com a calibragem dos pneus traz sérias conseqüências para a durabilidade do produto. A baixa pressão é um dos inimigos do pneu. Apresenta vários problemas, envolvendo inclusive riscos de segurança, como:
Aceleração do desgaste geral do pneu (trabalha mais quente)
Aumento do desgaste nos ombros (apoio maior sobre esta área)
Maior consumo de combustível (maior resistência de rolamento)
Perda de estabilidade em curvas (menor área de contato com o solo)
Direção pesada e perda da capacidade de manejo (maior resistência)
Eventuais rachaduras na carcaça, na área dos flancos (flexão e calor aumentados)
Eventual quebra circunferencial da carcaça, na área dos flancos (flexão e calor aumentados)
Eventual bolsa de separação entre lonas e sob a rodagem (gerada por calor e alastrada por flexão e atrito)
Eventual desagregação da rodagem (iniciada geralmente pelos ombros, onde o calor se acumula mais)
Desgaste prematuro dos terminais de direção (aumento de exigência)
Execeções de Pressão
Os problemas de excesso de pressão são menores do que os da falta de pressão:
Desgaste mais acentuado no centro da rodagem (apoio maior sobre esta área)
Perda de estabilidade em curvas (menor área de contato com o solo)
Rachaduras na base dos sulcos (esticamento excessivo)
Maior propensão a estouros por impacto (menor absorção)
Maior facilidade de penetração (rodagem mais rígida)
Veículo mais duro (menor absorção)
---------------------
Porem nada disso importa, o que vale mesmo é o super hiper mega blaster conhecimento do Sr. Leo Cabral, que é mais improtante do que centenas de testes, durantes anos e anos a fio das montadoras e fabricantes de pneus.
Esqueca tudo isso, é balela, mito, o que importa é que o Sr Leo cabral é muito mais inteligente e conhece muito mais que todas as montadoras juntas. Alias, vamos nos unir, eleger o Leo Cabral que tem um 4x4 como presidente mundial..
Ele usa pneu murcho, e o carro dele é um 4x4 e ele faz isso ha anos, e claro, nunca deu problema algum. Devemos seguir o Leo. Chuck Norris concordo com Leo.
fernandotf
01/04/2010, 12:28
Sem querer me intrometer mas já me intrometendo, de fato, pneus murchos são recomendados APENAS em terrenos arenosos, e em alguns casos específicos, terrenos com muita lama ou pedras. Em resumo: pneu murcho AUMENTA a tração do veículo significativamente devido ao aumento da área de contato com o solo.
O pessoal de Rock Crawling também usam pneus com calibragem baixa (chegam a colocar 5 psi), mas além do pneu ser parafusado (para não descolar as bordas), eles NÃO PASSAM de 10 km/h.
Por outro lado, o pessoal que fazem longas expedições em terrenos pedregosos chegam a utilizar uma pressão acima do recomendado, pois embora ficar menos confortável, tem menos chance de estragar o pneu. O pessoal que anda de Rally segue o mesmo procedimento.
A confusão surge por muitas pessoas pensarem: pneu cheio é mais fácil de estourar já que fica muito "duro", enquanto pneu murcho amortece melhor as pedras, estragando menos o pneu. Porém, este é um conceito EQUIVOCADO! Qualquer ciclista sabe que pneus murchos furam muito mais.
Em tempo, a idéia de um fórum é a troca de informações e opiniões, e é normal divergências... mas por favor, sem ofensas e ironias!!!
Troller-a-vista
01/04/2010, 12:33
fernando, como sou ciclista (speedeiro), conheco bem os problemas que trazem um pneu murcho.
no meu caso uso 120psi para sair (sim, falei certo 120psi, mais de 8 bar se nao me engano), se eu coloco 110psi a diferenca é gritante...
em relacao a furos e bolhas, nao tem outro jeito, vai pegar estrada suja, pode por 130psi, qqr pneu speed abaixo de 100 psi nao dura 3km em estrada q fura.
PAULO CARECA
01/04/2010, 20:17
E qual é a calibragem correta para um troller neste tipo de piso que vc citou, com a experiencia que vc tem com troller?
É exatamente por isso que uso 25 libras. Na pratica vc vai perceber o porque.
Os pneus de meu troller estão com 65000km rodados em todo tipo de terreno, sem nenhum defeito que vc citou (goodyear original do troller)
Estão rodando a quase 4 anos. Sem problemas, só alguns arranhões laterais, por pedras, estou sempre vistoriando, como qualquer item de segurança.
Novamente a pergunta mágica, qual é a calibragem correta que vc acha, para o tipo de terreno em que ando, conforme citei acima?
Para trilha pode ser lenda, mas em areia nunca foi lenda, esperimenta rodar em areia com pneu cheio, depois posta aqui sua experiencia.
O máximo que vai acontecer é um desgaste um pouco mais rapido. E se acontecer é porque os pneus ja estavam vencidos, resecados.
Novamente, como ja citei, o meu uso é o inverso, 80 trilha, 40 asfalto de pécima qualidade. Se vc colocar a calibragem que manda o manual do troller e do fabricante de pneus, e andar a 110km/h nestes tipos de asfalto vc vai chegar ao seu destino com o troller desmontado.
Sem resentimentos, estamos aqui para trocar experiencias, estou postando as minhas, como citei em outro topico que meus amortecedores duram só 35.000km e um colega me criticou dizendo que os dele já estão com 140.000km e estão zero, cada um com suas experiencias, estamos aprendendo, e cada um com seu cada um, tem gente que gosta de andar com o banco quase que deitado, outros a 90°. Concordo com o que o Jeff citou.:concordo::-D
Troller-a-vista
01/04/2010, 21:52
paulo, vou tentar responder mas sem fazer quote ok? pra nao zoniar e ficar confuso..
antes de mais nada, debate é saudavel, argumentacao e experiencias sao louvaveis, nao tem o que discordar disso, desde que feito com educacao e linearidade, pra mim ta otimo.
Veja, eu respeito as tuas experiencias (assim como a de outros foristas, embora nao respeite a alguns deles, sei diferenciar o que transmitem para o que sao...), mas tenho que dizer o seguinte, embora eu nao tenha atualmente um 4x4 por motivos pessoais, nao quer dizer que eu seja um energumino no assunto. Do mesmo modo que eu sou atirador e tenho minhas armas nao vou desmerecer um colega que NAO tenha uma arma e queira trocar experiencias no forum de tiro... enfim...
vamos as suas argumentacoes que é o que vale neh?
1- E qual é a calibragem correta para um troller neste tipo de piso que vc citou, com a experiencia que vc tem com troller?
Paulo, como eu disse, nao tenho um troller atualmente, mas pneu é pneu, esteja ele num troller, num CJ, numa L200 etc. Nao se pode desprezar os estudos e testes feitos por montadoras, peritos, profissionais da area de pilotagem, engenharia, producao e demais pessoas sobre um assunto, voce pode CONCORDAR ou nao, aí é uma questao pessoal, nao falo que todo Goodyear tenha que ter a mesma calibragem, veja, cada carro tem um peso e isso é o que vai influenciar na quantidade de libras, por isso vamos supor o seguinte (numeros hipoteticos)
Troller=1800 kilos
Ranger=2800 kilos
Troller consegue carregar + 700 kilos
Ranger consegue carregar + 1 tonelada
Vamos supor que ambos os carros possuem o mesmo Pneu 265-70-16
Nao se pode colocar a mesma calibragem para ambos, do contrario, um dos dois, ou ambos irao sofrer com a calibragem incorreta, portanto as montadoras irao, embora utilizar o mesmo pneu e mesmo motor, mesmo freio, recomendar as seguintes pressoes
Troller = 30 psi D, 25 psi T e com carga maxima adcionar + 5psi em cada um
Ranger = 32 psi D, 28 psi T e com carga maxima adcionar + 5 psi na frente e mais 12 psi atras.
Veja, estamos tratando do mesmo pneu, e ambos os carros tem calibragem diferenciada. Cada um com seu "melhor possivel" .
Isso tem estudos, tem testes, ensaios, etc etc etc. Nao é olhando pro frentista e perguntando : - iai que que ce acha? ta murcho ou cheio? ...
Poxa, tem um monte de gente que estuda anos pra conseguir achar a formula certa.
Até aqui eu nao respondi a sua pergunta, entao vamos la: nao tenho nenhuma experiencia dirigindo um troller, ainda que tivesse, as minhas experiencias nao valeriam muito se comparadas as tuas, pois andariamos em situacoes diferentes e em terrenos diferentes.
Mas isso nao inqualifica o recomendado de fabrica. esses caras estudaram pra isso, levaram (em teoria) ao limite e portanto, merecem credibilidade (em teoria eheh).
Ou seja, falar que o correto é calibrar com 25, 10, 5 ou 35 psi, nao tem cabimento se o manual manda por 30 psi !
Ou seja, ou a gente parte do pressuposto que: sigamos o manual ou comecamos a chutar numeros, vc chuta 25, o jeff chuta 20, eu chuto 35 e o manual chuta 30 ...
Sendo coerentes: sigamos o manual. Foi feito um estudo para chegar esse numero, onde se contam peso do veiculo, torcao do pneu, diferencas de terrenos, seguranca do condutor e passageiro. Fato.
2- Os pneus de meu troller estão com 65000km rodados em todo tipo de terreno, sem nenhum defeito que vc citou (goodyear original do troller)
Paulo, eu disse acima que sou atirador, atiro legalmente, ha cerca de 3 ou 4 anos, nunca me ocorreu nenhum incidente, nenhuma arma minha quebrou, nenhuma municao foi perdida, ja dei mais de 50 mil tiros tranquilamente. Isso nao quer dizer que eu nao deva seguir regras e normas de segurancas.
Tb sou ciclista (bom, eu era ehhehe, coisas da vida.. ehhehe), e embora eu nao siga todas as regras de boa conduta no transito, nao seja o mais prudente possivel, inclusive as vezes eu me arrisco muito em estradas fazendo o que digamos NAO seria o recomendado. Ate hoje eu nao sofri nenhum acidente, nao fiz ng se machucar, nem coloquei a risca de mais ng (alem claro a minha) em risco.
Ou seja, eu nao fiz nenhuma cagada muntado na bike, mas isso nao quer dizer que essas minhas experiencias como ciclistas (e la se vao quase 10 anos em estradas), sejam as recomendadas. Uma coisa sou eu querer chegar no meu limite numa estrada ha 300km de casa, outra coisa é eu querer ou incentivar ou difundir meus atos não recomendaveis por ai, ainda mais sabendo que existem estudos e condutas mais corretas.
Ou seja, resumindo, nao é pq o teu pneu com 65 mil km nao aconteceu nada, nem com o do Jeff, nem com o do Papai noel, que isso seja o correto.
O correto é utilizar a recomendado pelo fabricante.
Uma analogia que eu faco é o seguinte (eu sou ciclista speed, ou seja, de velocidade), todos os praticantes de ciclismo entram na estrada focados em buscar o maximo de rendimento. perfeito. Eu tb . Mas tem dias que eu simplesmente vou pra passear, paro, vejo a paisagem, me sento debaixo de uma arvore, troco ideia com outros caipiras que nem eu, enfim, faco diferente. Nesses dias que faco isso, abaixo a pressao do meu pneu para obter mais conforto (lembre-se meu pneu tem que por 120psi), qdo eu faco isso, assumo um risco tremendo de furar, explodir, torcer, levar um capote e cair debaixo de um caminhao em alta velocidade, enfim, um monte de risco por causa duma melhora no conforto. O que é altamente desaconselhavel para o local e momento que eu estou.
Se voce ao abaixar a calibragem recoemndada assume esses riscos, ok, vai em frente, mas nao se deixe enganar, ou pelo menos, nao engane os outros, seja coerente e assuma: fiz isso pq eu acho mais gostoso embora possa estar cometendo um erro.
De acordo Paulo?
3 - Estão rodando a quase 4 anos. Sem problemas, só alguns arranhões laterais, por pedras, estou sempre vistoriando, como qualquer item de segurança.
LEgal Paulo, que bom que nada ocorreu ate o momento, espero que continue assim. Só lembre-se que os pneus tem prazo de validade de 5 anos (nao concordo com isso, mas recomendacao é recomendacao).
4- Novamente a pergunta mágica, qual é a calibragem correta que vc acha, para o tipo de terreno em que ando, conforme citei acima?
Recomendo seguir o manual, se o teu manual manda por 60 psi, vai nele, se manda por 15psi, vai no manual. Só saia desse patamar em casos onde a excessao reina: dentro de um atoleiro, em areia (dunas, praias, etc), estradao de terra (na minha regiao estradao de terra era conotacao pra terra quase areia, aqui em ribeirao estradao de terra é terrao duro ou terra normal, nao aquela areia fininha), etc.
Vai encarar buracos, BR, etc? Use o manual do carro. Eu recomendaria colocar de 2 a 3psi a mais qdo em muitos buracos para evitar que numa pancada forte a roda entorte, mas isso acho dificil com os pneus atuais para troller, pick up e 4x4 em geral. De qqr forma, segue texto retirado do site da firestone:
Cuidados gerais:
Seguir as recomendações do fabricante do veículo;
Calibrar os pneus sempre a frio, quando o veículo tenha rodado menos de 2 km;
Calibrar os pneus pelo menos uma vez por semana;
Calibrar os pneus com 2 libras a mais para viagens a grandes distâncias, ou, se precisar calibrar a quente ,não desinflar;
Usar sempre as tampas de válvulas para evitar vazamento de pressão e o acúmulo de detritos no núcleo;
Sempre que a medida do pneu for substituída, é necessário adequar a pressão;
Para camionetes, a pressão deve ser definida realizando a pesagem do veículo por eixo;
Voce mencionou na frase logo abaixo sobre rodar em areia, bom quanto a isso, ja respondi acima, acho que vale a pena rodar com pneus mais baixos em areia. Em buracos nao. Ate pq na areia as velocidades sao menores, ha sempre paradinhas, nao tem buracos, nao tem pedras, nao tem grandes riscos ....
Troller-a-vista
01/04/2010, 21:53
continuacao, pois o forum nao aceita mais de 10 mil caracteres ehehhe deu 16 mil e pouco...
5- O máximo que vai acontecer é um desgaste um pouco mais rapido. E se acontecer é porque os pneus ja estavam vencidos, resecados.
Nao concordo Paulo, o desgaste dos pneus murchos podem ser de ate 50% na vida util. Nao achei essa info nos sites dos fabricantes, mas tenho reportagens em revistas nacionais e gringas que dizem isso, alem de tb conhecer oficinas das frotas da telefonica, hertz, localiza e de transportadoras grandes como MIRa, sete estradas, entre outras , e sempre escuto a mesma coisa da equipe de pneu: se perde muuuitoo pneu estourado, furado, rasgado, com lascas, por estarem murchos, inclusive, a km é muito menor.
6 (espero nao ter errado o numero) - Novamente, como ja citei, o meu uso é o inverso, 80 trilha, 40 asfalto de pécima qualidade. Se vc colocar a calibragem que manda o manual do troller e do fabricante de pneus, e andar a 110km/h nestes tipos de asfalto vc vai chegar ao seu destino com o troller desmontado.
Paulo, vamos distinguir duas coisas:
1- a qualidade dos carros que temos
2- o que é correto ou nao
Nao precisa de andar a 110km/h para se desmontar um carro nacional ou importado nas ruas que temos no Brasil. Todos irao se destruir, infelizmennte, esteja teu pneu com 5 psi ou com 35 psi. Concordo contigo que com 5 psi vai demorar mais pra se destruir, mas a tua seguranca tb estara reduzida na mesma proporcao.
Nao sei quanto custa amortecedor/mola/bandeja/pivo do troller. Mas nao acredito que a proporcao seja diferente do resto dos carros nacionais, ou seja, pra trocar 4 mola + 4 amortecedor, vc vai gastar vamos dizer 100 reais, para trocar 4 pneus, vai gastar digamos 120 reais. Por mais impossivel que pareca, hoje, amortecedor e mola custa mais barato que um pneu.
Ainda que custassem a mesma coisa, o indice de defeito e de risco de um amortecedor quebrar ou arriar é bem menor que um pneu.
Claro que vc trocou o teu amortecedor com 35 mil km e outro forista com 140mil, mas o normal é amortecedor e mola aguentar em media metade da vida util a mais dos pneus. Ou seja, o custo deles por kilometro é diluido.
Só para efeito de comparacao, essa semana eu fui ver pra trocar os 4 amortecedores do meu carro : 480 reais na promocao com MO :) ... os 4 pneus q eu troquei ha 6 meses atras custaram 720 reais sem MO.
Qto custa um pneu original do troller? Sei la uns 600/700 reais cada um? Faz as contas, qto custa 1 amortecedor?
O que vc acha? COmpensa ter um pouco mais de desconforto e ter mais seguranca ou compensa economizar em amortecedor/mola pra ter um pouco mais de conforto com pneu murcho?
Eu fico com a seguranca, SEMPRE. ate pq nenhum pneu murcho vai ser mais confortavel que um amortecedor novo.
Paulo, eu nao sei quanto que a troller (fabricante) recomenda , se é 25, 30 35 psi. Mas eu nao concordo que se procurem obter pressoes diferentes da recomendada, principalmente para menos.
Posso concordar por exemplo quando vc troca de goodyear para BF ou para Michelin ou Continental que sao marcas comprovadamente mais macias e melhores, nesse caso, usar a mesma pressao recomendada para pneus duros como os firestone, pirelli, goodyear é pedir para ter problemas com furos, bolha etc. Nesse caso acho que é possivel sim obter um aumento na ordem de 5 a 10% da pressao original.
Alias isso a propria michelin recomenda, visto que seus produtos sao muito mais macios, mas sempre PARA MAIS, nunca para MENOS.
Paulo, hoje eqto estava na rua e com a cabeca quente por causa do topico, fiquei pensando numa ideia, aqui em ribeirao la na loja da michelin tem uns pedacos de pneu recortado, na perpendicular, onde mostra claramente como é construido um pneu, tem tanto da michelin como de outras marcas, quando estava la outro dia, fiquei brincando com esses pedacos de pneu e me impressionei com tamanha diferenca entre as carcacas, espessuras e dureza entre varias marcas, naquele dia entendi muito da diferenca de pressao.
Por exemplo, uma coisa bastante normal é o caboclo olhar a lateral do pneu e chutar se esta cheio ou nao pela deformacao, fazendo um paralelo a isso, eu peguei essas carcacas e coloquei numa bancada e fiquei analisando a diferenca gritante entre levantar ou abaixar meio centimetro por vez em casa pedaco do pneu , a deformacao da banda de rolagem é absurda, ou seja, abaixar 5 ou 10 psi, pode parecer pouco, mas tem uma diferenca absurda na deformacao geral. Enfim, fiquei pensando em voltar la na loja e filmar essas carcacas para poder exemplificar o que ocorre quando abaixamos ou aumentamos as pressoes dos pneus. depois do feriado eu dou um pulo la.
As vezes a gente só acredita vendo, entao tai seja uma forma de acreditarem que a pressao do pneu nao se mede no confortometro ou no olhometro ou no dedometro e sim com estudos e testes serios de engenheiros, fabricas, pilotos, enfim, pessoas que estudaram pra isso.
Paulo: espero ter conseguido escrever sem ataca-lo conforme prometi no inicio do texto. Como eu disse, respeito tuas experiencias e sao validas, mas nao posso concordar em transgredir o recomendado pelo fabricante. Enfim, cada um cada um.
Só pra finalizar, eu nao vou mais portar no topico sobre pneus, expliquei com todos os argumentos possiveis, pra mim, contra fatos e estudos nao tem como ser contra mas.... Quem quiser abaixar a pressao e ser feliz, vai em frente, quem quiser manter o original, siga em frente, quem quiser me mandar pras cucuias, vai em frente, cada um cada um ...
Eriksom Teixeira Lima
02/04/2010, 09:42
Vou apenas fazer duas observações sobre seus dois imensos textos
[...]
hoje eqto estava na rua e com a cabeca quente por causa do topico,
Começando pelo último, você está com a cabeça fervendo, pois, infelizmente, não conseguiu perceber que praticamente todos aqui usam pneus DIFERENTES dos recomendados pelos fabricantes.
Sendo assim, desses todos, eu inclusive, não temos que seguir o manual do fabricante :concordo:
Um projétil de magnum .357 entra em um .38, mas nem por isso você vai "jogar" o cão de encontro a espoleta, certo?
Dificilmente, você municiaria um brinquedinho .22 como projéteis .22 stinger, certo?
Pois é mais ou menos o que acontece aqui. Coloca-se pneus 33x12,5R15 em eixos dana 44 cujo fabricante recomendou, por exemplo, pneus 650x16. E isso não é raro, praticamente todos os que têm Jeep fazem isso, Jeep, Rural, Engesa e assim por diante.
Meu pai trabalhou 30 anos para um fábrica de pneus, fazendo a distribuição de pneus pelo Brasil, nos anos 50, 60, 70 e 80 do século passado. Se você tiver a possibilidade de voltar e ler o que escrevi no tópico algumas mensagens atrás, lerá exatamente como as fábricas definem a calibragem recomendada pelo fabricante.
Se você comparar o que escrevi com o que você transcreveu logo em seguida, perceberás que o que você copiou de alguma página de fabricante é a mesma coisa que eu escrevi (ombros do pneus são as laterais ....)
Como eu já rodei cerca de 1,8 milhão de km em minha vida de mais de 30 anos dirigindo meus carros e viaturas (eu anotei a km quando comprei e quando vendi, coisa de moleque que trouxe para a fase adulta), sempre seguindo o método que meu pai me ensinou como sendo o método que as fábricas (de pneus e de veículos) usam, e meus pneus duram mais do que a média prevista por todos, creio que o método seja o certo.
Eu não devia estar me metendo, mas como foram escritas informações imprecisas sobre como calibrar pneus, resolvi escrever para trazer a experiência que adquiri e o conhecimento que tenho sobre como se fazem manuais de veículos.
No mais, mesmo tendo estado em RP inúmeras vezes a trabalho, não tenho os cabelos brancos especialmente porque sempre tirei todas as cinzas que flutuam pela cidade/região da queima da cana. Pena, essa cinza toda esquenta muito o tempo por aí. Se acumular no cabelo, a cérebro cozinha.
Um grande abraço para você, pois não sei seu nome, já que você não o apõe ao final de suas mensagens.
Eriksom
PAULO CARECA
02/04/2010, 17:55
Valeu!!!!!! "Troller-a-vista", obrigado pelas suas recomendações......
Te juro que até fiquei com medo de voce.
Troller-a-vista
02/04/2010, 18:17
:) disponha
danyalgil
03/04/2010, 13:20
Vou trocar meu golf no troller, mais estou com medo de pegar meu troller agora e em 2011 a Ford fazer mudanças drásticas no modelo, vou pegar um 0 km, apesar de ser novo sou apaixonado pelo carro, meu pai tinha um em 2003 não lembro bem o ano, (na época por causa da idade, nem sonhava em ter um carro), se vocês souberem se vai haver alguma mudança me informem, por favor.
Viajava com meu velho de recife para fortaleza todas as férias do colégio, no aperto e na dureza era maravilhoso!
Ele troco o troller numa L200 se arrependeu muito agora ele ta com a L200 triton e fica me perguntando quando vou trocar para ele dar umas volta!
Quero estalar um som interno no meu troller se poderem me ajudarem com algumas idéias agradeço.
VOVÔ DO TROLLER
03/04/2010, 20:11
Vou trocar meu golf no troller, mais estou com medo de pegar meu troller agora e em 2011 a Ford fazer mudanças drásticas no modelo, vou pegar um 0 km, apesar de ser novo sou apaixonado pelo carro, meu pai tinha um em 2003 não lembro bem o ano, (na época por causa da idade, nem sonhava em ter um carro), se vocês souberem se vai haver alguma mudança me informem, por favor.
Viajava com meu velho de recife para fortaleza todas as férias do colégio, no aperto e na dureza era maravilhoso!
Ele troco o troller numa L200 se arrependeu muito agora ele ta com a L200 triton e fica me perguntando quando vou trocar para ele dar umas volta!
Quero estalar um som interno no meu troller se poderem me ajudarem com algumas idéias agradeço.
Boa noite Dany, tudo bem? Na minha humilde opinião acho que grandes mudanças não aparecerão em pouco tempo, no entanto, no Forum do CLUBE DO TROLLER está rolando um "papo" de uma mudança para 2011, onde o Troller seria chamado de Troller T 6. Abaixo um link com supostas fotos do carro:
http://brigatodesig n.blogspot. com/2009/ 12/troller- t6.html (http://brigatodesig n.blogspot. com/2009/ 12/troller- t6.html)
http://3.bp.blogspot.com/_uL41_OYYFR8/SyUFCJX7xrI/AAAAAAAAA9Q/LDWswtAX7WQ/s400/Troller+T6+%5B1%5D.jpg
http://3.bp.blogspot.com/_uL41_OYYFR8/SyUFDfoeN0I/AAAAAAAAA9Y/iwQZrfJheJ4/s400/Troller+T6+%5B2%5D.jpg
Abs. Válter
VOVÔ DO TROLLER
03/04/2010, 20:19
Olá Dany. Com relação ao som no próprio tópico do Troller há um sub-tópico que fala sobre o som
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=56648
Dany, dê uma pesquisa no tópico do Troller que lá já tem muitas informações a respeito do mesmo. Abs. Válter
superbizzotto
05/04/2010, 13:03
paulo, vou tentar responder mas sem fazer quote ok? pra nao zoniar e ficar confuso..
antes de mais nada, debate é saudavel, argumentacao e experiencias sao louvaveis, nao tem o que discordar disso, desde que feito com educacao e linearidade, pra mim ta otimo.
Veja, eu respeito as tuas experiencias (assim como a de outros foristas, embora nao respeite a alguns deles, sei diferenciar o que transmitem para o que sao...), mas tenho que dizer o seguinte, embora eu nao tenha atualmente um 4x4 por motivos pessoais, nao quer dizer que eu seja um energumino no assunto. Do mesmo modo que eu sou atirador e tenho minhas armas nao vou desmerecer um colega que NAO tenha uma arma e queira trocar experiencias no forum de tiro... enfim...
vamos as suas argumentacoes que é o que vale neh?
1- E qual é a calibragem correta para um troller neste tipo de piso que vc citou, com a experiencia que vc tem com troller?
Paulo, como eu disse, nao tenho um troller atualmente, mas pneu é pneu, esteja ele num troller, num CJ, numa L200 etc. Nao se pode desprezar os estudos e testes feitos por montadoras, peritos, profissionais da area de pilotagem, engenharia, producao e demais pessoas sobre um assunto, voce pode CONCORDAR ou nao, aí é uma questao pessoal, nao falo que todo Goodyear tenha que ter a mesma calibragem, veja, cada carro tem um peso e isso é o que vai influenciar na quantidade de libras, por isso vamos supor o seguinte (numeros hipoteticos)
Troller=1800 kilos
Ranger=2800 kilos
Troller consegue carregar + 700 kilos
Ranger consegue carregar + 1 tonelada
Vamos supor que ambos os carros possuem o mesmo Pneu 265-70-16
Nao se pode colocar a mesma calibragem para ambos, do contrario, um dos dois, ou ambos irao sofrer com a calibragem incorreta, portanto as montadoras irao, embora utilizar o mesmo pneu e mesmo motor, mesmo freio, recomendar as seguintes pressoes
Troller = 30 psi D, 25 psi T e com carga maxima adcionar + 5psi em cada um
Ranger = 32 psi D, 28 psi T e com carga maxima adcionar + 5 psi na frente e mais 12 psi atras.
Veja, estamos tratando do mesmo pneu, e ambos os carros tem calibragem diferenciada. Cada um com seu "melhor possivel" .
Isso tem estudos, tem testes, ensaios, etc etc etc. Nao é olhando pro frentista e perguntando : - iai que que ce acha? ta murcho ou cheio? ...
Poxa, tem um monte de gente que estuda anos pra conseguir achar a formula certa.
Até aqui eu nao respondi a sua pergunta, entao vamos la: nao tenho nenhuma experiencia dirigindo um troller, ainda que tivesse, as minhas experiencias nao valeriam muito se comparadas as tuas, pois andariamos em situacoes diferentes e em terrenos diferentes.
Mas isso nao inqualifica o recomendado de fabrica. esses caras estudaram pra isso, levaram (em teoria) ao limite e portanto, merecem credibilidade (em teoria eheh).
Ou seja, falar que o correto é calibrar com 25, 10, 5 ou 35 psi, nao tem cabimento se o manual manda por 30 psi !
Ou seja, ou a gente parte do pressuposto que: sigamos o manual ou comecamos a chutar numeros, vc chuta 25, o jeff chuta 20, eu chuto 35 e o manual chuta 30 ...
Sendo coerentes: sigamos o manual. Foi feito um estudo para chegar esse numero, onde se contam peso do veiculo, torcao do pneu, diferencas de terrenos, seguranca do condutor e passageiro. Fato.
2- Os pneus de meu troller estão com 65000km rodados em todo tipo de terreno, sem nenhum defeito que vc citou (goodyear original do troller)
Paulo, eu disse acima que sou atirador, atiro legalmente, ha cerca de 3 ou 4 anos, nunca me ocorreu nenhum incidente, nenhuma arma minha quebrou, nenhuma municao foi perdida, ja dei mais de 50 mil tiros tranquilamente. Isso nao quer dizer que eu nao deva seguir regras e normas de segurancas.
Tb sou ciclista (bom, eu era ehhehe, coisas da vida.. ehhehe), e embora eu nao siga todas as regras de boa conduta no transito, nao seja o mais prudente possivel, inclusive as vezes eu me arrisco muito em estradas fazendo o que digamos NAO seria o recomendado. Ate hoje eu nao sofri nenhum acidente, nao fiz ng se machucar, nem coloquei a risca de mais ng (alem claro a minha) em risco.
Ou seja, eu nao fiz nenhuma cagada muntado na bike, mas isso nao quer dizer que essas minhas experiencias como ciclistas (e la se vao quase 10 anos em estradas), sejam as recomendadas. Uma coisa sou eu querer chegar no meu limite numa estrada ha 300km de casa, outra coisa é eu querer ou incentivar ou difundir meus atos não recomendaveis por ai, ainda mais sabendo que existem estudos e condutas mais corretas.
Ou seja, resumindo, nao é pq o teu pneu com 65 mil km nao aconteceu nada, nem com o do Jeff, nem com o do Papai noel, que isso seja o correto.
Uma analogia que eu faco é o seguinte (eu sou ciclista speed, ou seja, de velocidade), todos os praticantes de ciclismo entram na estrada focados em buscar o maximo de rendimento. perfeito. Eu tb . Mas tem dias que eu simplesmente vou pra passear, paro, vejo a paisagem, me sento debaixo de uma arvore, troco ideia com outros caipiras que nem eu, enfim, faco diferente. Nesses dias que faco isso, abaixo a pressao do meu pneu para obter mais conforto (lembre-se meu pneu tem que por 120psi), qdo eu faco isso, assumo um risco tremendo de furar, explodir, torcer, levar um capote e cair debaixo de um caminhao em alta velocidade, enfim, um monte de risco por causa duma melhora no conforto. O que é altamente desaconselhavel para o local e momento que eu estou.
Se voce ao abaixar a calibragem recoemndada assume esses riscos, ok, vai em frente, mas nao se deixe enganar, ou pelo menos, nao engane os outros, seja coerente e assuma: fiz isso pq eu acho mais gostoso embora possa estar cometendo um erro.
De acordo Paulo?
3 - Estão rodando a quase 4 anos. Sem problemas, só alguns arranhões laterais, por pedras, estou sempre vistoriando, como qualquer item de segurança.
LEgal Paulo, que bom que nada ocorreu ate o momento, espero que continue assim. Só lembre-se que os pneus tem prazo de validade de 5 anos (nao concordo com isso, mas recomendacao é recomendacao).
4- Novamente a pergunta mágica, qual é a calibragem correta que vc acha, para o tipo de terreno em que ando, conforme citei acima?
Recomendo seguir o manual, se o teu manual manda por 60 psi, vai nele, se manda por 15psi, vai no manual. Só saia desse patamar em casos onde a excessao reina: dentro de um atoleiro, em areia (dunas, praias, etc), estradao de terra (na minha regiao estradao de terra era conotacao pra terra quase areia, aqui em ribeirao estradao de terra é terrao duro ou terra normal, nao aquela areia fininha), etc.
Vai encarar buracos, BR, etc? Use o manual do carro. Eu recomendaria colocar de 2 a 3psi a mais qdo em muitos buracos para evitar que numa pancada forte a roda entorte, mas isso acho dificil com os pneus atuais para troller, pick up e 4x4 em geral. De qqr forma, segue texto retirado do site da firestone:
Cuidados gerais:
Seguir as recomendações do fabricante do veículo;
Calibrar os pneus sempre a frio, quando o veículo tenha rodado menos de 2 km;
Calibrar os pneus pelo menos uma vez por semana;
Calibrar os pneus com 2 libras a mais para viagens a grandes distâncias, ou, se precisar calibrar a quente ,não desinflar;
Usar sempre as tampas de válvulas para evitar vazamento de pressão e o acúmulo de detritos no núcleo;
Sempre que a medida do pneu for substituída, é necessário adequar a pressão;
Para camionetes, a pressão deve ser definida realizando a pesagem do veículo por eixo;
Voce mencionou na frase logo abaixo sobre rodar em areia, bom quanto a isso, ja respondi acima, acho que vale a pena rodar com pneus mais baixos em areia. Em buracos nao. Ate pq na areia as velocidades sao menores, ha sempre paradinhas, nao tem buracos, nao tem pedras, nao tem grandes riscos ....
pessoal.... o que achão de mudar o nome do tópico para:
CALIBRAGEM DOS PNEUS... ESCOLHA CORRETA?
:parede::parede::parede:
leo cabral
17/04/2010, 06:15
pessoal.... o que achão de mudar o nome do tópico para:
CALIBRAGEM DOS PNEUS... ESCOLHA CORRETA?
:parede::parede::parede:
Podíamos mudar também para Calibragem-a-vista
Eriksom Teixeira Lima
17/04/2010, 09:35
:pensativo:
Podíamos mudar também para Calibragem-a-vista
:twisted: