Ver Versão Completa : Booster
elmestizo
09/02/2010, 15:31
Ops...
tenho lido por ai que o pessoal tem instalado booster nas band´s... alguém tem fotos e mais detalhes das instalações?
Só por curiosidade, porque na minha cabeça não compensa a instalação.. só saber dosar o pé...
Abrasss
Fe_jipeiro
10/02/2010, 12:44
Ops...
tenho lido por ai que o pessoal tem instalado booster nas band´s... alguém tem fotos e mais detalhes das instalações?
Só por curiosidade, porque na minha cabeça não compensa a instalação.. só saber dosar o pé...
Abrasss
Olá Elmestizo,
Eu tenho booster na minha band ... super simples e rapido de instalar ... e optei por essa config, para deixar uma determinada pressao de trabalho padrao e qdo quisesse mais pressao, era somente apertar o botao q eu teria ...
Mais detalhes:
- A turbina TEM q ser valvulada ou possuir alguma adaptacao de valvula de alivio de pressao no coletor de escape
- Valvula de solenoide (no meu caso, utilizei a da VW de tres vias, utilizadas para controle de partida a frio dos motores VW. Mas pode ser qq uma q seja normalmente aberta)
- 1/2 metro de mangueira para ligar a turbina(parte fria) na valvula e a valvula na wastegate da turbina
- Botao de liga e desliga
- fiação para fazer o chicote
- Depois de instalado, regular a wastegate para abrir a uma certa pressao (por exemplo: 0,8kg ou 1kg , na minha uso 1,2kg) assim q vc ativar o solenoide, ele cortada a utilidade da wastegate e a turbina gerará pressão maxima ... no meu caso limitei ela com a regulagem da BI para 2kg.
Obs: Geralmente o booster é utilizado em preparacoes mais pesadas ... em competicoes ... e vc somente terá resultado, se seu conjunto turbina x motor, consiga gerar pressao acima de 1,2/1,3 kg facilmente ... caso contrario, tb nao vejo necessidade ... a nao ser q vc queira utilizar 0,6/0,8kg e hora de pico o restante q sua turbina possa oferecer ... Mas lembre-se, tem q ser valvulada ... ou possuir alguma adaptacao de valvula de alivio de pressao no coletor de escape ....
Custo:
- Solenoide q citei acima(original): ~30,00
- botao de liga/desliga: ~5,00
- magueira: ~3,00 o metro (chutando alto)
- fiação para o chicote: ~5,00 (chutando alto)
No meu caso, tb tenho um Shift light(deixo configurado pra 3000 rpm) e um Pen light(este para visualizar se o booster ta ligado ou desligado)
Resultado: é instantaneo, basta ligar / desligar q vc automaticamente ja ve a pressao subir/descer no manometro...
Em relação as fotos, tirarei hj a noite e postarei assim q conectar.
Abs,
elmestizo
10/02/2010, 13:58
Ops...
O ideal seria fazer o booster trabalhar em conjunto com a Bomba Injetora e/ou LDA...
... caso contrário a perda de combustivel em "safe-mode" é mto grande, certo?
Abrass
Fe_jipeiro
10/02/2010, 14:17
Então ... mas o propósito do booster "manual", esse mais utilizado, é justamente guardar a potencia para qdo vc queira usar , entao teoricamente nao teria funcao se ligássemos na BI/LDA... em carros gas/alcool o pessoal liga, juntamente com o booster, os bicos injetores extras para suprir a possivel falta de combustivel na hora da pressao total...
Em relacao a perda de combustivel ... acho q é relativo ... Pois no meu caso, não tenho LDA, coloquei, deu problema e mandei desfazer o serviço ... utilizo bicos 75% mais abertos q os originais e minha band não fumaca preto, pois deixei a bomba regulada ligeiramente mais aberta que a regulagem original(cerca de 1/4 de volta), o bico com vazao maior compensa esse fechamento da bomba ... e tb minha turbina enche muito rapido... mandando bastante ar... fazendo com q nao haja tanto esse desperdício ... agora se botar esses bicos com uma turbina digamos "um pouco mais lenta pra encher" talvez esse desperdicio seja mais evidente...
Abs...
André CO
10/02/2010, 18:41
Felippe,
To querendo instalar uma turbina no meu carro mas to receoso com o controlar...Tem jeito de regular a bomba pós turbo pra passar nos exames sem perder potência de turbina?
valeu
Abs
Fe_jipeiro
10/02/2010, 21:19
Galera,
Conforme prometido, seguem as fotos da instalação do booster ... Acho q o esquema q escrevi acima, está claro agora com as fotos ...
Abs,
Fe_jipeiro
10/02/2010, 21:23
Agora do meu painel de instrumentos ... Inclusive no modo noturno ...
Reparem, q em cima do relogio de temp do oleo , está o shift light e em cima do manometro do turbo, está o pen light do booster ...
Abs,
Fe_jipeiro
10/02/2010, 21:26
Felippe,
To querendo instalar uma turbina no meu carro mas to receoso com o controlar...Tem jeito de regular a bomba pós turbo pra passar nos exames sem perder potência de turbina?
valeu
Abs
Olá André ...
Não dá pra fazer milagre, infelizmente, Nao tem como fechar a bomba e não perder potencia ... Pode instalar o turbo tranquilo, e no momento da vistoria, vc fecha a bomba ... e depois abre novamente ... Pois msm nao deixando tanto ela aberta, ela nao passa na vistoria ... A minha com bicos especiais, passa tranquilo com a bomba mais fechada ...
Abs,
Guiga Tostes
10/02/2010, 22:12
Agora do meu painel de instrumentos ... Inclusive no modo noturno ...
Reparem, q em cima do relogio de temp do oleo , está o shift light e em cima do manometro do turbo, está o pen light do booster ...
Abs,
A nave tá parecendo carro de competição...quero andar :mrgreen::mrgreen:
Abrs
alexandre diniz
10/02/2010, 22:42
caracas tbem quero andar nessa nave
vamos marcar de fazer um teste drive
com todas essas bands montro ai do povo de sampa a minha azeitona fica triste e com complexo de inferioridade coitadinha
kekekeke
Fe_jipeiro
11/02/2010, 10:40
A nave tá parecendo carro de competição...quero andar :mrgreen::mrgreen:
Abrs
Falae Guiga blza?!?!?
Pior q ta parecendo uma nave msm .. ahauhuahau ... todo meu painel está com led azul ... troquei as lampadas normais por led azul e botei mais alguns extras para reformar a luminosidade ... ehehehehe ... Mas hoje se fosse escolher a cor, colocaria a super branca ... tb fica show ... e cansa um pouco menos a vista de olhar ... a hora q comecar a queimar os leds, eu troco ... eheheh
É bom pq nao da pra dormir no volante.. ahuahauhauah de tanta luz... kkkkk
Abs ...
Fe_jipeiro
11/02/2010, 10:48
caracas tbem quero andar nessa nave
vamos marcar de fazer um teste drive
com todas essas bands montro ai do povo de sampa a minha azeitona fica triste e com complexo de inferioridade coitadinha
kekekeke
Ahuahuhaua ... nenhuma band fica com complexo cara ... eheheh ... Lembre-se q band é band ... ahuahuahau ... A minha só está um pouco mais apimentada só ...
Minha band ta louca pra pegar uma trilha ... ahuahua ... ela fala isso pra mim toda vez q ligo o motor dela ... ahuahauhauhaua
Abs ....
A minha só está um pouco mais apimentada só ...
Um pouco? hauahuahu
Tua band tá nervosa cara!
mecamaniaco
11/02/2010, 11:14
Senti um pouco de inveja agora. uehauehuaheuahe
Fico com inveja não só da Band, mas do know how que vocês têm... um dia eu e o Tremedera chegamos lá... hehehe
Abraços, bom carnaval
Senti um pouco de inveja agora. uehauehuaheuahe
Sai fora Bruno... diz isso pq andam dizendo por aí que sua Toy é "ANIMAL"
Mas um dia eu chego lá :concordo: