PDA

Ver Versão Completa : acoplamento homocinetico tipo original



Crasher
08/02/2010, 21:05
entrei em contato po msg privadas com pessoas que fabricavam o kit semelhante ao original de acoplamento o que utiliza a borracha original e nao obtive resposta alguem tem o contato telefonico de quem faz a peça, nao aguento mais vibraçoes

Gustavo Niva
08/02/2010, 21:23
Se tu tentou falar com o Jr Scarterzini, ele anda meio sumido daqui mesmo...

Tenta por email que acho mais fácil ele responder....


[]s,
Gustavo.


.

Marcio Rossetto
08/02/2010, 21:26
Camarada , eu tinha o niva ap 2.0 com o acoplamento original e não vibrava nada , antes de ficar gastando mais grana , vai na origem do problema .

1)Primeiro verifica se o motor não esta encostando na parede corta fogo .

2) olhando de frente , verifica se o diferencial esta em angulo de 90 graus com as longarinas , ou seja , alinhado .

3) veja por baixo do jipe : engate o neutro e gire devagar a bolacha de borracha da homo . Observe a cruzeta que segura ela , ela não pode mover seu conjunto .

4) a cruzeta deve estar alinhada na vertical e orizontal

Aí vai ..., não é nada trivial , se quizer vir aqui em Betim , eu alinho para vc e não cobro nada , boa sorte , vc tem a melhor motorização possivel para esse jipe .

Crasher
08/02/2010, 23:13
Camarada , eu tinha o niva ap 2.0 com o acoplamento original e não vibrava nada , antes de ficar gastando mais grana , vai na origem do problema .

1)Primeiro verifica se o motor não esta encostando na parede corta fogo .

2) olhando de frente , verifica se o diferencial esta em angulo de 90 graus com as longarinas , ou seja , alinhado .

3) veja por baixo do jipe : engate o neutro e gire devagar a bolacha de borracha da homo . Observe a cruzeta que segura ela , ela não pode mover seu conjunto .

4) a cruzeta deve estar alinhada na vertical e orizontal

Aí vai ..., não é nada trivial , se quizer vir aqui em Betim , eu alinho para vc e não cobro nada , boa sorte , vc tem a melhor motorização possivel para esse jipe .

se voce estivesse em sao paulo eu iria sim, mas como vou andar com o Russo na terra a maior parte acredito que com esse sistema de menos problemas e meu carro só vibra um pouco quando sai primeira e segunda , depois só vibra quando chega perto dos 120km/h( que acelerei um dia só pra ver)
essa vibradinha de primeira e segunda é normal? ou alinhando some
[]"

Gustavo Niva
09/02/2010, 12:34
Que eu sabia o acoplamento resolve exatamente essa vibrada de quando começa a andar... mas se tá vibrando muito, provavelmente dá pra melhorar um bocado seguindo as dicas do Marcio... se o meu vibra, eu nem reparo...

Vibração acima de 100km/h no meu era balanceamento das rodas, depois que alinhei, balenceei, desempenei, etc tô chegando aos 140 sem vibração nenhuma... :mrgreen: :concordo:


[]s,
Gustavo.


.

Crasher
09/02/2010, 13:28
Vibração acima de 100km/h no meu era balanceamento das rodas, depois que alinhei, balenceei, desempenei, etc tô chegando aos 140 sem vibração nenhuma... :mrgreen: :concordo:


[]s,
Gustavo.


.[/QUOTE]

Uhuuu, tem que ter coragem em, entao o meu so da uma vibradinha no começo da 1 e 2 marcha, é que nunca tive niva pra mim isso ja era anormal
fiquei até com medo de puxar forte, mas depois que passa a 3 marcha para a vibraçao, eu acelerei só 100km/h nem quiz pisar mais, eu nem pretendo alcançar essa velocidade, quero o acoplamento pois para andar no mato (trilha) me parece mais confiavel

GARCIA/SP
09/02/2010, 13:30
Vibração acima de 100km/h no meu era balanceamento das rodas, depois que alinhei, balenceei, desempenei, etc tô chegando aos 140 sem vibração nenhuma...


.

...na subida, né?............:odedo::evil:

Marcio Rossetto
09/02/2010, 19:09
O acoplamento de borracha é uma baita tecnologia, sem brincadeira :parede:

No ramo industrial é chamado de acoplamento Flexível auto alinhante .

Em alta rotação ele auto se alinha pois a borracha pela força centrifuga é deformada e os eixos ficam 100% alinhados .
Obs: (na verdade não é a força centrífiga e sim momento angular .)

Quando esta em baixa não há força centrífuga , então a borracha não se deforma e não se alinha os eixos , por isso que seu jipe vibra . Deve esta bem DESALINHADO O CONJUNTO .

Se por o acoplamento homocinético , vc pode ter uma situação invertida, em baixa rotação ele absorve o desalinhamento , porém em alta , se não tiver bem instalado e alinhado , vc gera uma bomba vibracional , inclusive pela MAIOR massa dele .

HÁ varios relatos disso no FORUM .

Inclusive na Trilha é o acoplamento de borracha que poupa os choques que podem danificar os rolamentos da Tcase . Por isso que há Nivas 91 com Tcase, rolamento traseiro do cambio , zerados .




se voce estivesse em sao paulo eu iria sim, mas como vou andar com o Russo na terra a maior parte acredito que com esse sistema de menos problemas e meu carro só vibra um pouco quando sai primeira e segunda , depois só vibra quando chega perto dos 120km/h( que acelerei um dia só pra ver)
essa vibradinha de primeira e segunda é normal? ou alinhando some
[]"

Crasher
09/02/2010, 20:00
O acoplamento de borracha é uma baita tecnologia, sem brincadeira :parede:

No ramo industrial é chamado de acoplamento Flexível auto alinhante .

Em alta rotação ele auto se alinha pois a borracha pela força centrifuga é deformada e os eixos ficam 100% alinhados .
Obs: (na verdade não é a força centrífiga e sim momento angular .)

Quando esta em baixa não há força centrífuga , então a borracha não se deforma e não se alinha os eixos , por isso que seu jipe vibra . Deve esta bem DESALINHADO O CONJUNTO .

Se por o acoplamento homocinético , vc pode ter uma situação invertida, em baixa rotação ele absorve o desalinhamento , porém em alta , se não tiver bem instalado e alinhado , vc gera uma bomba vibracional , inclusive pela MAIOR massa dele .

HÁ varios relatos disso no FORUM .

Inclusive na Trilha é o acoplamento de borracha que poupa os choques que podem danificar os rolamentos da Tcase . Por isso que há Nivas 91 com Tcase, rolamento traseiro do cambio , zerados .

entao me diga, qual voce acha o melhor sistema de acoplamento para um niva que vai rodar 80% na trilha (o que tem menos chance de quebra ou o que resistiria mais, o sistema original do 91, o sistema mais moderno bolaxa mais homo ou o sistema homo sem borracha?

obrigado
[]"

Marcio Rossetto
10/02/2010, 13:04
O sistema normal original :

As Vantagens :

O Sistema de duplo da homo tem coifa , se rasgou entra terra e ja era .
O sistema moderno custa uma fortuna e é menos resistente, pois é muito mais dificil quebrar uma cruzeta doque uma homo .
O sistema original é de baixo custo e amortece bem as pancadas, custa R$ 90,00 uma bolacha nova e vai durar pacas
Só uma dica de quem insistiu muito com o Niva em Trilha :
Se seu motor é ap , vc tem que prender ele na frente com coxim, isso é inevitável, para preservar o acoplamento .Se não tiver preso na frente, ele balança que nem um barco quando o carro esta bloqueado e tudo é prejudicado .
Uma chapa de aço de no minimo 4 mm embaixo do diferencial da frente, bem presa nos agregados das barras tensoras é basico, para não ficar o diferencial numa pedra da vida .






entao me diga, qual voce acha o melhor sistema de acoplamento para um niva que vai rodar 80% na trilha (o que tem menos chance de quebra ou o que resistiria mais, o sistema original do 91, o sistema mais moderno bolaxa mais homo ou o sistema homo sem borracha?

obrigado
[]"

Crasher
11/02/2010, 12:19
O sistema normal original :

As Vantagens :

O Sistema de duplo da homo tem coifa , se rasgou entra terra e ja era .
O sistema moderno custa uma fortuna e é menos resistente, pois é muito mais dificil quebrar uma cruzeta doque uma homo .
O sistema original é de baixo custo e amortece bem as pancadas, custa R$ 90,00 uma bolacha nova e vai durar pacas
Só uma dica de quem insistiu muito com o Niva em Trilha :
Se seu motor é ap , vc tem que prender ele na frente com coxim, isso é inevitável, para preservar o acoplamento .Se não tiver preso na frente, ele balança que nem um barco quando o carro esta bloqueado e tudo é prejudicado .
Uma chapa de aço de no minimo 4 mm embaixo do diferencial da frente, bem presa nos agregados das barras tensoras é basico, para não ficar o diferencial numa pedra da vida .

meu motor esta realmente solto na frente, a chapa de aço, vou providenciar
obrigado pelas dicas!!

[]"

Dinola
11/02/2010, 18:00
O acoplamento de borracha é uma baita tecnologia, sem brincadeira :parede:

No ramo industrial é chamado de acoplamento Flexível auto alinhante .

Em alta rotação ele auto se alinha pois a borracha pela força centrifuga é deformada e os eixos ficam 100% alinhados .
Obs: (na verdade não é a força centrífiga e sim momento angular .)

Quando esta em baixa não há força centrífuga , então a borracha não se deforma e não se alinha os eixos , por isso que seu jipe vibra . Deve esta bem DESALINHADO O CONJUNTO .

Se por o acoplamento homocinético , vc pode ter uma situação invertida, em baixa rotação ele absorve o desalinhamento , porém em alta , se não tiver bem instalado e alinhado , vc gera uma bomba vibracional , inclusive pela MAIOR massa dele .

HÁ varios relatos disso no FORUM .

Inclusive na Trilha é o acoplamento de borracha que poupa os choques que podem danificar os rolamentos da Tcase . Por isso que há Nivas 91 com Tcase, rolamento traseiro do cambio , zerados .



Aprendi mais sobre assuntos que vivenciei na prática com relação ao acoplamento. Valeu Marcio :concordo:
Só para completar, quanto maior o pneu ou desalinhamento do conjunto, mais se força o acoplamento.
Dá para ver o acoplamento em ação quando se tira a tampa plástica protetora superior (onde estão as alavancas) dentro do jeep.
Numa subida, saindo em primeira marcha, dá para ver que se deforma bastante (oh dó:cry: , não queria estar na pele dele) e por isso, dependendo do uso, ele racha com mais frequência !
Com relação ao habitual "Mal de Parkinson" do russinho em baixa, eu só consegui resolver de vez, depois que fiz um suporte auxiliar na cx de transferência !
Grande abraço a todos ! :D

Gustavo Niva
24/02/2010, 11:41
...na subida, né?............:odedo::evil:Não... na diagonal!! :odedo: :odedo: :odedo: :mrgreen:


.