Conectar

Ver Versão Completa : Troca de Carcaça da Ranger pela 4ª vez

guinato
08/02/2010, 19:52
Fala galera

Sou novo aqui no fórum

Tenho uma Ranger xlt 4x4 01/02 , estou a 2 meses tendo problemas com o cambio, troquei 4 vezes a carcaça da reduzida, que fica entre a caixa de cambio e da reduzida.

Agora desta vez parece que vai resolver, troquei e depois de excessiva vibração ela trincoiu novamente, isso mesmo!!! vou pra quinta peça!

Foi descoberto que o cardan trazeiro esta tremendamente torto.

Mandei fazer 1 de aço, vou pegar a bixinha na quarta feira.

Tenho algumas duvidas.

O esquema do cardan de aço fica bom?
Sera que agora acabo com esse problema de trinca? visto que troquei tudo que estava danificado por dentro da caixa de cambio.

E quanto a tração... é normal o cardan dianteiro da ranger virar mesmo sem a tração estar ligada?

é isso ai.. duvidas de novato...

valeu

Edintruder
08/02/2010, 20:20
Quando li o título já pensei em vibração. É isso aí mesmo, a vibração trinca tudo.
O cardam de aço fica muito melhor sim.

LeoLeone
08/02/2010, 20:44
Fala galera

Sou novo aqui no fórum

E quanto a tração... é normal o cardan dianteiro da ranger virar mesmo sem a tração estar ligada?

é isso ai.. duvidas de novato...

valeu

Muito bem vindo Guinato
No caso, a sua gira todo o conjunto de roda, eixo e cardan dianteiro. Após 2000, não tem mais roda livre.
Abç
Leo
Ranger xl 2000 CD 4x4:grin:

guinato
08/02/2010, 21:12
Agora com a troca do cardan trazeiro ira resolver o problema de trinca na caixa?

e a questao do cardam dianteiro vibrando trocando inteiro ou somente a bolacha? e o esquema que li aqui no fórum de colocar cruzetas?

valeu

Pequeno jr
08/02/2010, 22:09
Quando li o título já pensei em vibração. É isso aí mesmo, a vibração trinca tudo.

X2 !!

Qdo vi trocado pela 4º vez já falei. O problema está lá atrás.

Cara, tem o de aço ou o original. Aqui no forum tem o preço de que alguns já conseguiram.

Edin, se não me engano é o mesmo da F-100, correto??

Pequeno jr
08/02/2010, 22:12
Agora com a troca do cardan trazeiro ira resolver o problema de trinca na caixa?

e a questao do cardam dianteiro vibrando trocando inteiro ou somente a bolacha? e o esquema que li aqui no fórum de colocar cruzetas?

valeu

Ja que vai trocar o cardan, troca o rolamento do cardan tbm (bolachão).

Peça uma inspeção no cardãn dianteiro. Sobre as cruzetas, sabe o esquema de que o melhor é se limpar direito. Meu irmão, verifica tudo, já que vai gastar faça de uma só vez e da adeus a este problema.

As cruzetas da Ranger custam em média uns R$ 55,00 (troquei o da minha semana passada). Aproveita e faça uma geral no sistema da sua. FAça com calma que tudo agora tem que da certo.

Sobre a trinca, como falamos, se vc trocar esse cardan, verificar o bolachao e cruzetas tudo novo, não vai dar mais problema.

guinato
08/02/2010, 22:20
Entao esse rolamento nao é trocado junto com o cardan?

O mecanico me informou que ja sera trocado tudo para nao ter problema, cardan, cruzeta...

Quanto ao dianteiro troco a bolacha mais a coifa ou compensa o cardan dianteiro completo?

Edintruder
09/02/2010, 11:01
As Rangers anteriores à 2000/01 tem o rolamento de centro, as posteriores não tem.
Eu comprei um cardam em Aço da F100 e só falta adaptar um espigão e comprar a luva deslizante, porém nunca foi pro lugar pois a vibração era ocasionada por uma cruzeta...

guinato
10/02/2010, 13:46
fala galera

o que fiquei um pouco preocupado, ou bastante rs....

é que quando olhamos em baixo para ver o cardan...

vi um oleo fresco... perto da bandeja... que nao tinha visto este vazamento... nao estava pingando.. mas estava bem sujo... como carro esta ainda mexendo no cardan ainda nao vi isso... o que pode ser?

estava praticamente onde prende o amortecedor em baixo o oleo.... na frente... do lardo do motorista....

Nava
10/02/2010, 17:05
Independente de tudo mande fazer o balanceamento do cardã!

Eu aposto no modelo original em aluminio. Qto menor a massa do cardã, menor a vibração.

Anthoniusnikos
10/02/2010, 21:50
fala galera

o que fiquei um pouco preocupado, ou bastante rs....

é que quando olhamos em baixo para ver o cardan...

vi um oleo fresco... perto da bandeja... que nao tinha visto este vazamento... nao estava pingando.. mas estava bem sujo... como carro esta ainda mexendo no cardan ainda nao vi isso... o que pode ser?

estava praticamente onde prende o amortecedor em baixo o oleo.... na frente... do lardo do motorista....

Se for vermelho, pode ser fluído de freio ou ATF da embreagem.
Se for preto, pode ser da turbina.
Abs
Anthon

Anthoniusnikos
10/02/2010, 21:58

Começo a acreditar que aí está mais um calcanhar de Aquiles dos câmbios MAZDA das nossas Ranger. É só começar as vibrações do cardan, e primeiro começa a aparecer vazamentos de ATF nas junstas da caixa, mais alguns kilômetros e essa peça intermediária(seção traseira) trinca. Será que isso ocorre também com os EATON ?
Será que, tal pai, tal filho ?

Abs
Anthon

guinato
25/02/2010, 18:54
Bom após troca do cardan problema resolvido.

Agora quero deixar a tração da minha ranger em ordem...
Algumas duvida....

è possivel estar com problema nos cubos dianteiro e estar travando na 4x4?
se sim só resolve com a troca dos mesmos?

nessa duvida preferi deixar sem o cardan dianteiro para evitar algum desgaste.

Pequeno jr
25/02/2010, 20:16
Cara se a sua é 01/02 ela não tem Roda Livre. O sistema é direto.

O que ocorre? quando você liga o 4x4???

guinato
26/02/2010, 12:21
Entao segundo o mecanico pode estar travando em 4x4.

Ela fica como se estive normal no botao tudo, mas fica em 4x4.

Seria possivel isso?

Edintruder
26/02/2010, 13:11
Que ano é a tua ranger?
Explica um pouco melhor. Pelo que eu entendi, tu retornas o botão para 4x2 e o 4x4 fica aceso no painel? Experimente soltar a conexão do chicote do motor elétrico da tração e limpa com um desengripante ou algum limpa-contato.

guinato
26/02/2010, 13:17
Entao essa questao do motor vo levar num eletrica pra verificar os chicotes tal...
Ela nao fica nem no painel, fica normal....

a questao é a seguinte..
existe a possibilidade de estar traçada mesmo assim?
tipo travando algo nos cubos?

ela é 2002/2003

cbridi
26/02/2010, 14:24
2002/2003 não tem roda livre, portanto os cubos estão sempre "travados". O que desacopla é a CT, mesmo em 4x2 o cardã dianteiro vai girar.

[]'s

Pequeno jr
26/02/2010, 15:47
Se estou entendendo o que ele esta falando, o que o mecânico está dizendo que é problema, nós sabemos que é o normal da Ranger que é o eixo dianteiro rodar direto.

guinato
26/02/2010, 15:57
Entendi, creio que nao esteja com problema de cubo entao...
só preciso trocar meu cardan dianteiro e tudo fica ok e revisar a parte eletrica do motor da tração....

foda que minha turbina ta meio suja de oleo... to ficando preocupado...

Edintruder
26/02/2010, 16:59
Guinato,
Porque trocar o cardam dianteiro?

guinato
26/02/2010, 18:38
ele esta com jogo na bolacha... homocinetica...
ta fazendo barulho....

agora o que me preocupa é esse oleo na turbina... na parte de cima... no meio dela...

LeoLeone
26/02/2010, 19:03
ele esta com jogo na bolacha... homocinetica...
ta fazendo barulho....

agora o que me preocupa é esse oleo na turbina... na parte de cima... no meio dela...

Ola Guinato
Esse óleo pode estar entrando na turbina pelo suspiro da valvula quebra chamas. Ela é ligada na mangueira da entrada de ar da turbina, nessa mangueira existe uma variação para receber os gases do motor.
Abç
Boa sorte
Leo
Ranger xl 2000 CD 4x4:-D

guinato
26/02/2010, 19:09
Mas o que isso é sinal?
Que esta indo pro saco a turbina ou motor?

desculpe sou leigo nesse assunto...

LeoLeone
26/02/2010, 21:19
Mas o que isso é sinal?
Que esta indo pro saco a turbina ou motor?

desculpe sou leigo nesse assunto...

Guinato
Pode ser somente sujeira na valvula antichamas, difícil diagnóstico sem ver. A minha tb umidece de óleo, mas justificavel pela passagem de ar com vapor de óleo condensando na turbina, acho que é normal. Vapor de óleo é aceitavel, não pode estar soprando pela tampa de óleo ou pelo tubo da vareta de nível.
Abç
Leo
Ranger xl 2000 CD 4x4:-D

Edintruder
26/02/2010, 23:37
Dá pra trocar apenas o bolachão do cardam, sai mais em conta que trocar o cardam inteiro. Se tá fazendo barulho, é bom trocar mesmo, pois com o tempo dá desgaste no engrezado que conecta nessa homocinética e acaba sem tração dianteira, pois com o desgaste um dia essa folga vai rodar...

Em relação ao óleo na turbina, não deixa ninguém condenar ela, pois esse óleo vem com os vapores do carter. É assim mesmo. O que pode fazer, é programar uma limpeza na turbina e no intercooler a cada 50.000km. Essa limpeza é simples e divertida. rsrsrs

guinato
27/02/2010, 11:39
Ah sim, ja retirei o cardan pra trocar a peça.

Quanto ao oleo, vou ate uma oficina na segunda para ver isso...

Sera que o motor ta bom ainda?

Ta com 230 mil km....

Edintruder
27/02/2010, 15:18
Se o motor está bom?
É possível que sim. Quando tu bate chave, o motor costuma ligar ou tens que ser rebocado pra casa? :mrgreen:

LeoLeone
28/02/2010, 16:01
Se o motor está bom?
É possível que sim. Quando tu bate chave, o motor costuma ligar ou tens que ser rebocado pra casa? :mrgreen:
Caro Edintruder
Quando vc era do DF era mais sério. hehehe.

FernandoCBS
28/02/2010, 16:28
A minha vem apresentando uma vibração aos 80km/h, e a 2 dias começou a vibrar a 40kmh tambem, estava achando que era rolamento de roda, pois tinha impressão que vinha da parte da frente, agora vi esse topico e vou na segunda ver o balanceamanto do carda como esta, assim como alinhamento e balanceamento de rodas...
Comprei ela a pouco tempo, esta com 136000km, e acredito ser originais, pois ela tem todos os selos e lacres, motor esta forte e tudo funcionando certo...

A turbina tmb esta jogando oleo no intecooler, retirei semana passada junto com o radiador pra trocar as correias, polias e esticadores...

Essa valvula antichamas seria a PCV, aquela preta que fica do lado esquerdo na tampa de valvulas...???...Fique de dar uma olhada nessa pq tem um leve pressao na tampa de valvula, e no manual fala trocar essa PCV aos 100 ou 140mil km...

Abraços...Fernando...

Pequeno jr
28/02/2010, 17:33
meus 0,30 centavos.

Se vcs olharem o tópico que eu falei de como foi feito o meu motor, poderão ver que eu comento de uma vibração do cardan. Depois de muito pesquisar e achar que teria que gastar no diferencial trazeiro o problema estava em uma cruzeta.

Isso mesmo, uma cruzeta iniciando a folga, só que não conseguia identificar o barulho da cruzeta, pois ainda era muito cedo. Na troca de óleo, forçando cardan para um lado e o outro, notamos a folga.

troquei a cruzeta Spicer R$ 55,00 e a tal vibração foi embora.

Será que não é isso na sua viatura fernando??

Rogerrm
28/02/2010, 20:31
Caro Edintruder

Morou no DF tbm?
Pô edi, estás mais rodado que cardã de 608 :mrgreen:

Falando nisso...

Ontem fui tirar uma Fiorino de uma valeta aqui perto(tinha que ser Fiat....:odedo:) , depois rodei um pouco com 4x4 acionado e aquele barulão de ferro...Infelizmente aquela desgraça daquela coifa tava rasgada, o cardã tá com uma baita folga... como eu tenho opção de deixar ele parado ainda dá pra esperar um pouco...:cry:

FernandoCBS
28/02/2010, 23:23
Pequeno vou verificar isso tmb...
Sei q o carda dianteiro tem uma folga, mas ja li que é normal...
Amanha vou alinhar e balancear ela, e se não for isso vou direto nas cruzetas, depois carda, diferencial...
Vou pelo mais barato...

Essa ranger era mais usada em tragetos curtos, entao os componemtes que costumam apresentar problema antes do previsto...

Acredito que depois estes probleminhas resolvidos, terei pick up por um bom tempo...
Pois to gostando muito do brinquedão...

Abraços...
Fernando...

Pequeno jr
28/02/2010, 23:37
Morou no DF tbm?
Pô edi, estás mais rodado que cardã de 608 :mrgreen:

Falando nisso...

Ontem fui tirar uma Fiorino de uma valeta aqui perto(tinha que ser Fiat....:odedo:) , depois rodei um pouco com 4x4 acionado e aquele barulão de ferro...Infelizmente aquela desgraça daquela coifa tava rasgada, o cardã tá com uma baita folga... como eu tenho opção de deixar ele parado ainda dá pra esperar um pouco...:cry:

Sei lá de onde o pessoal tirou essa idéia, mas o Edin saiu do Frio e foi para a terra do calor. Mato Grosso (SUl, norte, leste ou o oeste não sei)

Edintruder
28/02/2010, 23:51
Ahahah!!! Saí do frio RS, fui pro calorzinho do MS e voltei pro frio do RS... No DF nem cheguei perto... Do jjeito que o congresso tá cheio de ladrão, resolvi nem arriscar!!!
Não sei como o Pequeno, o Felippetti e o pessoal de BSB conseguem se manter longe daquela bandidagem medonha! ahahahah!

Edintruder
01/03/2010, 00:00
Caro Edintruder
Ahahaha! Leo, a maioria das retíficas tiram milhares de reais de proprietários de F1000 HSD, S-10 2.5 e Rangers com a propaganda que o motor não presta e que o motor está baleado. Sem isso o pessoal ia morrer de fome..., dessa forma ficamos nós com um veículo mau visto no mercado de usados por conta de pessoas de má fé...

Pra mim é assim que funciona, se o motor tá ligando e te levando pra todo lado sem nenhum problema aparente, ele está bom. Se está soprando ou batendo ou algo do tipo, ele está pedindo sombra e água fresca, e se está com uma biela pra fora do bloco, então aí sim está estragado...

:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

FernandoCBS
01/03/2010, 19:03
Achei agora poco uma pequena folga no carda, do lado que sai do cambio e entra no carda, ali tem uma coifa de borracha, forcando o carda bem ali pra cima e pra baixo da pra ver uma folga, como um outro pedaço batendo por dentro, acho que o Edin ja tinha comentado algo sobre isso...
Se der tempo amanha abro essa coifa pra ver...

Abraços...
Fernando...

guinato
01/03/2010, 21:09
entao galera...
esta questao do cardan dianteiro no começo do mes que vem vou trocar ele...

mas ainda tem 1 vibração no veiculo...
entre 120km/h a 140km/h

mas mesmo em ponto morto esta vibração se mantem...
sera que vem de onde?

coloquei uns pneus remold to achando que sao eles...

mas as rodas esta balanceadas e levei numa loja nao tem nenhuma torta...

de onde pode vir?

vibra 1 pouco o volante, mas o que vibra mais é a alavanca do cambio....

LeoLeone
01/03/2010, 22:20
entao galera...
esta questao do cardan dianteiro no começo do mes que vem vou trocar ele...

mas ainda tem 1 vibração no veiculo...
entre 120km/h a 140km/h
mas mesmo em ponto morto esta vibração se mantem...
sera que vem de onde?

de onde pode vir?

vibra 1 pouco o volante, mas o que vibra mais é a alavanca do cambio....

Então Guinato
O mais provavel é vir do Cardan traseiro mesmo.
Mesmo em ponto morto ele continua girando...
Abç

FernandoCBS
01/03/2010, 22:41
Mas se esta em ponto morto não tem carda rodando...

Em movimento a 120/140, pode ser esses pneus...

Mas parado e vibrando cambio e volante, não sei...Jajá alguem da uma luz...Ma se eu daria uma olhada no coxim do cambio, rolamento...

Não sei se raciocinei certo, mas com ela ligada e em ponto morto, o cambio não esta girando tmb certo...???

Abraços...
Fernando...

guinato
01/03/2010, 22:59
Mas se esta em ponto morto não tem carda rodando...

Em movimento a 120/140, pode ser esses pneus...

Mas parado e vibrando cambio e volante, não sei...Jajá alguem da uma luz...Ma se eu daria uma olhada no coxim do cambio, rolamento...

Não sei se raciocinei certo, mas com ela ligada e em ponto morto, o cambio não esta girando tmb certo...???

Abraços...
Fernando...

Amigo acho que nao entendeu... quando falei ponto morto, posso ter expressado errado.

Falo que mesmo embalando, numa descida a uns 130km/h solta na "banguela" , deixando em ponto morto, continua vibrando... sem estar engatado... mas somente nessas velocidades, em velocidade menor nao vibra...

Quanto ao cardan trazeiro como amigo acima falou... foi trocando inteiro... nao tem mais folga e foi alinhado...

FernandoCBS
01/03/2010, 23:09
A sim, entendi agora...
A minha esta igual...
Ela vibra a 80 e entre 20e 40 tmb...
Vibra emgatada, na banguela, desengatada e pisando na embreagem tmb vibra, desengatada e acelerando tmb vibra...Fui testando pra ver se descobriria algo...

Estranho que ela vibra mais quando esta desacelerando...Ex to a 120 e quando vai chegando perto de 80 vibra muito mais que qundo estou acelerando do 0 até 80...

Abraços..
Fernando...

guinato
01/03/2010, 23:14
Entao a minha vibra qdo passa dos 140 km/h pisando... quando tira o pé e fica a menos de 130 km/h para a vibração...

faz 1 barulho na alavanca de cambio como se tivesse 1 aroela solta...

muito estranho...

e fico com medo de rachar a carcaça novamente...

por isso to andando ate 120 somente...

vamos esperar pra ver o que pessoal acha...

LeoLeone
02/03/2010, 08:25
Entao a minha vibra qdo passa dos 140 km/h pisando... quando tira o pé e fica a menos de 130 km/h para a vibração...

faz 1 barulho na alavanca de cambio como se tivesse 1 aroela solta...

muito estranho...

e fico com medo de rachar a carcaça novamente...

por isso to andando ate 120 somente...

vamos esperar pra ver o que pessoal acha...

Caro Guinato
Antes de mais nada, acho engraçado como é que vcs conseguem descobrir esses defeitos que só aparecem a 140 Km/h, acho q nunca rodei a essa velocidade, rsrsrsrsr....
Mas voltando ao assunto, vc poderia mandar verificar novamente o balanceamento desse novo cardan. Quando em ponto morto (banguela) estão girando rodas, semieixo, diferencial, cardan,cruzetas, e eixo do cambio(todos com seus rolamentos). Dai pra frente, até o motor, está na velociade de giro do motor. Essas vibrações são transmitidas de peça a peça, tornando difícil constatar de onde vem.
Muito boa Sorte

Edintruder
02/03/2010, 10:16
Leo, o mais interessante é que essas vibrações são causada por alguns elementos principais devido sua massa. O que mais gera vibração é o cardam traseiro, em segundo lugar o cardam dianteiro e por último as rodas ou pneus desbalanceados ou com semi-eixos empenados.
Eu por exemplo preciso balancear o cardam dianteiro, pois troqui o bolachão num torneiro, e surge uma vibração por volta dos 130km/h. Só pode ser ele pois essa pequena vibração apareceu após a troca dessa peça. A impressão é que tem uma folga de cima para baixo na alavanca das marchas, como o Guinato comentou, fazendo um barulho de metal gerado pelos garfos da caixa e o sistema da alavanca. Essa vibração está clara acima dos 130, antes disso é imperceptível ou inexistente.

A confirmação eu tive que quando pega estrada com esse tipo de situação, ocorre vazamento nos retentores próximos, e no caso, vazou óleo pelo retentor da CT na saída do cardam dianteiro. O retentor original foi trocado recentemente e coloquei 2 retentores no lugar que originalmente existe apenas 1. E mesmo assim, vazou óleo ATF pra fora da caixa. De imediato eu evito velocidades elevadas, e posteriormente farei o balanceamento dos cardans.

guinato
02/03/2010, 13:32
O que acho estranho é que o cardan foi trocado a uns 15 dias, sera que ja esta desalinhado?

LeoLeone
02/03/2010, 18:50
O que acho estranho é que o cardan foi trocado a uns 15 dias, sera que ja esta desalinhado?
Então Guinato
Realmente é estranho, uma peça nova, estar com defeito. Só que pelo seu relato, eu começaria pelo cardan mesmo, pois é a peça de maior massa e, consequentemente, mais facil de estar desbalanceada, como afirmou o "Mestre Edin" acima. Veja bem, não digo desalinhada na hora da colocação, e sim revisar o balanceamento.

Na certeza de seu sucesso....

guinato
02/03/2010, 18:51
entendi...
hj fui ver 1 ranger pra trocar na minha
2007 xls cabine simples, mas é sem tração :( ai fica a duvida ne...
ainda mais que as vezes vo acabar pegando 1 barrinho... ai complica...

Edintruder
02/03/2010, 18:52
Desalinhado acho que não, mas desbalanceado é possível.
Mal pergunte, faz muito tempo que não fazes balanceamento nos pneus? Pode ser balanceamento... Com o desgaste dos pneus, o peso da borracha vai diminuindo até o peso do balanceamento começar a "desbalancear" a roda. Então a cada período de km, é bom balancear de novo caso você pegue muita rodovia. No meu caso que uso muito pouco em rodovias, eu nem balanceio pneu nenhum... Mas sei que quando viajar, não posso reclamar de vibrações...

guinato
02/03/2010, 19:59
Desalinhado acho que não, mas desbalanceado é possível.
Mal pergunte, faz muito tempo que não fazes balanceamento nos pneus? Pode ser balanceamento... Com o desgaste dos pneus, o peso da borracha vai diminuindo até o peso do balanceamento começar a "desbalancear" a roda. Então a cada período de km, é bom balancear de novo caso você pegue muita rodovia. No meu caso que uso muito pouco em rodovias, eu nem balanceio pneu nenhum... Mas sei que quando viajar, não posso reclamar de vibrações...

Entao troquei meus pneus fazem uns 10 dias, mandei balanciar tudo....

Mas coloquei pneus remolde... eles podem tar vibrando?

valeu

guinato
11/03/2010, 15:34
O que seria a lampada do painel que tem 1 bomba de combustivel com algumas gotas?

Andou acendendo em esticadas mais longas...

O que seria?

Valeu

Pequeno jr
11/03/2010, 16:23
XIiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii,

Filho vc está acelerando esse carro até qdo?? qual faixa de Rpm ???

guinato
11/03/2010, 19:29
4.000 rpm hehehe

Só qdo preciso ultrapassar a uns 120km/h

Senao ate 3.500

Pequeno jr
11/03/2010, 19:44
Bixo, tu está andando de 4º marcha direto??? Isso é viatura diesel, não se anda assim. ... só pode ser isso.

Veja um tópico que fala do rpm dos motores HSD a 140km/h

Só para vc ter idéia, na minha foto que está lá, estou pouco mais de 140km/h de 5º marcha e a 3500rpm.

4000 rpm você esta beirando o corte de giro do motor e caso alguma coisa passe voando pelo seu capô cuidado para não ser uma biela.

LeoLeone
11/03/2010, 21:04
O que seria a lampada do painel que tem 1 bomba de combustivel com algumas gotas?

Andou acendendo em esticadas mais longas...

O que seria?

Valeu

Essa luz é indicadora de água no filtro de combustivel, está na hora de drenar o filtro

Abs

FernandoCBS
11/03/2010, 21:44
Aproveitando que ja tinha comentado nesse topico dos problemas da minha...

Continuo com o problema de vibração na cabine, agora ele aparece aos 35km\h e aos 80/85...É uma vibração q parece um "vrum, vrum, vrum."....kkkk
Tenho impressão de balanceamento, pq se fosse diferencial, seria constante certo...???
Esse não é contante, tem um intervalinho entre os vrum vrum vrum...

Como a cidade é pequena, não tem mão de obra "boa"...tem alguns mexanicos...

Tem uma cidade a 100km da minha que trabalham com cardan, se for o caso de trocar fica 550,00 aprovietando as cruzetas...
Mas antes de levar la queria ter certeza do que é, pois é complicado ir pra la e ter qua voltar no outro dia pra la pra buscar...e fora que pode ser alguma coisa mais barata e me cobrarem por tudo...

Bom...
Tentando rodar o carda trazeiro na mão, ele não mexe quase nada, coisa minima mesmo...A unica coisa que senti, foi perto do cambio onsde tem a outra cruzeta, ali ele mexe um pouquinho pra cima e pra baixo, isso ta certo ou tem que ser bem justo ali...

E o dianteiro ja rosa um pouquinho mais...cerca de 1cm, ex: fiz uma marca no diferencial dianteiro e rodei ele, e vi q a marca estava 1cm da outra marca...deu pra entender...???
E perto da CT tmb tem um leve movimento pra cima e pra baixo...ta certo tmb isso...???

Tetei tirar hj o carda dianteiro pra rodar sem ele pra ver se sumia o barulho, mas a cruzeta da frete é presa commparafuso torx, e a chave "generica" que tinha quebrou dentro...Só amanha agora...

Alguem ai ja teve alguma coisa parecida...

Abraços...
Fernando...

Pequeno jr
11/03/2010, 23:41
Fernando, com certeza é pneus e balanceamento.

Promissão fica próximo a Garça-SP ??? Se sim, entra em contato com o Daniel Shimoto que ele pode lhe dar dicas de bons locais para levar sua viatura.

FernandoCBS
12/03/2010, 13:47
Pequeno, até pensei nos pneus, não sei explicar certo, mas a vibração é um pouco diferente de pneus e rodas...
Eu sinto vibrar um pouco tambem quando piso na embreagem, não interira, só uma segurada no pedal...
To apostando em um dos cardans...Ou desbalanceado ou em alguma folga como descrevi anteriormente...

Aqui na cidade só tem um elevacar que aguenta a pick'up, to tentado um lavador de caro aqui pra erguer ela esse final de semana, se não achar nada vou acabar levando nessa oficina na segunda...

Semana passada foi o problema do pescador do tanque...
Ainda bem que ja estava por dentro e arrumei rapidão...

Abraços...
Fernando...

FernandoCBS
12/03/2010, 23:09
Opa passando só para acrecentar mais uma coizinha...

Levantei a ranger hoje, e nada de vibrar com ela vevantada, só vibra no chão mesmo...
Não deu pra mim olhar ela de baixo pq o cara fico com medo de derrubar, então fiquei dentro dela e pedi pra ele olhar, e ele achou um TEC TEC na cruzeta do diferencial...
Mas isso não acontesse com ela no chão...
Amanha colocarei ela em cima de uns pedaço de vigota la no sitio e vou ver isso novamente...

Mas se for ali mesmo, o que pode ser, é só a cruzeta, ou tem alguma homocinetica bolachão, rolamento...???

Abraços...Fernando...

Pequeno jr
13/03/2010, 08:29
A minha começou a vibração mais ou menos assim ... era um barilhinho que só escutava com o carro no elevacar .. no chão nada.

Com o tempo passando .. escutei o tec tec ao trocar marchas .. e andando a vibração aumentou

guinato
15/03/2010, 19:47
Porra....

Fui hoje na loja onde comprei meus pneus remold....

Os trazeiros gastaram no meio excessivamente com 3000km...

O dono da loja falou que o eixo pode estar torto (espigao corrido) como caminhoes, seria possivel isso?

valeu

FernandoCBS
26/03/2010, 21:02
Coisa de doido...
Levei em um oficina que mexe com cardans, em São José do Rio Preto
La Vimos que o cardan realmente estava com folga na saida do cambio ali naquela coifa que tem...
Um novo de aço aproveitando as duas crusetas 500medas...

Mas para minha surpresa e alegria do gerente do banco, a trepidação sumiu, mas o ronco do rolamento dianteiro esquerdo agora veio mostrar a cara...

Ta ficando em ordem a Ranger, mas os sapatinhos e BL que queria tanto estão ficando mais demorados...

Abraços...
Fernando...

guinato
14/06/2010, 21:12
Inacreditável!!!!

Hoje andando pela rua deu um estalo.... parei e fui ver!!! adivinham????

novamente carcaça quebrada....... ae agora nao acredito...

veiculo nao estava vibrando, nao tinha nada de anormal....

o que sera que acontece? ta com cardan novo tudo...

novamente guincho.... mecanica...

Pequeno jr
15/06/2010, 11:51
Guinato ... acho que ta na hora de procurar um mecânico de verdade .. não é possível que em 5 vezes não achem esse problema.

guinato
07/07/2010, 23:27
entao segundo mecanico rodas tortas e pneus remolds fazendo vibrar

solução? comprei rodas de ferro da ranger, ai aproveito e pinto de preto fosco...

troquei pneus tbm... vamos ver agora... tomara que nao gaste mais 1000 e poco em outraaa carcaça....

Iuri Leite
12/07/2010, 07:44
A minha deu o mesmo problema e eu fui em uma oficina especializada em cardans em Feira de Santana-Ba e troquei as luvas e as cruzetas das transmissões dianteiras e traseiras e resolvi o meu problema, gastei R$700,00.
Manda um especialista verificar com calma e não esquece de balancear, mais caro é a carcaça do cambio.

guinato
29/09/2010, 00:18
fala galera

resultado: pneus, rodas, tudo trocado....

e o veiculo ainda continua vibrando acima dos 120km/h

seja em ponto morto ou engatado... passou desta velocidade vibrar e muito...

realmente to perdendo gosto pelo carro... to pensando em vende-lo, nao queria, mas assim nao vai dar... :(

pois estou andando sem ela vibrar pois sei que se ficar andando vibrando vai quebrar mais 1 caixa...

me ajudem galera... preciso dar 1 solução para isto...

assim fico com meu veiculo :)

valeu galera