PDA

Ver Versão Completa : Ar Condicionado que esquenta



PLAM
10/02/2005, 10:59
Pessoal, estou com um probleminha em meu sistema de ar condicionado
que ainda não descobri o que pode ser. Ao ligar o ar condicionado, eu
tenho sempre que colocar o cursor de temperatura no quente e depois
voltar para o frio, só assim ele esfria. E as vezes quando está
funcionando normalmente, ou seja, está saindo ar frio, ele começa a
sair ar quente, aí novamente tenho que colocar o cursor de temperatura
no quente e voltar para o frio, aí volta a funcionar.
Alguém ja teve problema semelhante ??
Alguém saberia como resolver ??

Obrigado
Abraços

Edintruder
06/03/2005, 01:52
Problema para um eletricista!

AndersonPoa
08/03/2005, 15:46
apesar de um tanto atrasado, deve ser a valvula termostatica do ar condicionado, que esta com defeito intermitente (ela tranca, fazendo exatamente o que faz o comutador do painel, ligando o ar quente no lugar do frio).
qquer loja de ar condicionado para carros deve troca-la. o preco medio de uma nova oscila nos 300 reais (incluida mao-de-obra).

PLAM
09/03/2005, 12:26
Valeu Andreson,

Por incrível que pareça ainda não arrumei meu ar condicionado, vou verificar esta valvula que vc citou.

Obrigado

[]´s não refrigerados

lubento
09/03/2005, 23:14
Tenho exatamente este mesmo problema no meu Troller.

Já troquei a válvula (pelo menos o cara da oficina me disse que trocou) e o problema persiste.

A julgar pelo seu relato acho que a coisa é crônica.

[]s

PLAM
10/03/2005, 09:25
É Luis,

pelo jeito a coisa é mais difícil de arrumar.
Vou trocar a válvula, onde sempre faço minhas revisões ( projeto rally )
e ver no que dá.

Outro dia cruzei no centro de SP (final da consolação) com um Troller muito parecido com o seu, cheio e equipamentos e inclusive com guincho no parachoque traseiro. Era vc por acaso? Eu estava em um Troller prata só que com a capota cinza urbano.

Abraços

lubento
10/03/2005, 09:38
Pedro,

Sim, era eu mesmo.

Você costuma fazer umas trilhas?

Sinto falta de mais trollers nas trilhas que faço com o pessoal aqui do fórum.

[]s

PLAM
10/03/2005, 10:08
Até que faço com frequencia, na verdade me irmão também tem um Troller aí é bem mais fácil de combinar.
Domingo passado fomos a Serra do Japi, no domingo retrasado também, pois lá é muito grande e tem muito o que descobrir.

Atualmente estamos sofrendo um tanto nas trilhas pois estamos com pneus street e sem guincho. Mas é pura emoção hehehe

Como vc é de SP fica muito fácil combinarmos trilhas, vou te passar meu e-mail, aí me passa o seu que mando umas fotos da Serra do Japi.

Também posto no Troller clube do Yahoo, e dá para marcar trilhas com eles também.

Abraço

guilhermekrug
13/03/2005, 17:16
Já troquei a valvula 2 vezes dpo meu Troller.

Já escutei que esta válvula queima se não tiver cuidado na hora de lavar o motor. Vale tentar sempre envolver num plástico na hora de lavar :?: :!: :?: :!: :?:

Achei interessante saber que o pessoal do Nordeste tira esta válvula fora e controla o ar só na ventilação (1,2,3 e 4), mas ai você fica sem ar quente...

Da última vez a concessionária falou que a valvula queimou porque a ventoinha do ar estava desarmando sozinha e sobrecarregou o sistema...

Reginaldo Jacaré
24/03/2005, 20:08
Fala Galera..

No meu ( 2003/04 ), o problema é parecido : algumas vezes, quando eu ligo o troller, começa a sair ar quente no sistema de ventilação, ( com o ar condicionado desligado, e nessa condição, o ar condicionado não liga, e nem a recirculação de ar). Se eu desligar o carro , e religar, volta tudo ao normal. Já aconteceu várias vezes. Pra mim, é um caso típico de possessão demoníaca!!! hhehehe. No mais, tudo tá muito bom...inclusive, tô vendendo !!!!!!!!!!!

vitorpessoa
08/06/2005, 17:05
Fala Galera..

No meu ( 2003/04 ), o problema é parecido : algumas vezes, quando eu ligo o troller, começa a sair ar quente no sistema de ventilação, ( com o ar condicionado desligado, e nessa condição, o ar condicionado não liga, e nem a recirculação de ar). Se eu desligar o carro , e religar, volta tudo ao normal. Já aconteceu várias vezes. Pra mim, é um caso típico de possessão demoníaca!!! hhehehe. No mais, tudo tá muito bom...inclusive, tô vendendo !!!!!!!!!!!

Impressionante mas esse mistério (ou possessão demoníaca) também aconteceu comigo uma vez só com meu Troller 2003/2004! Fiz o mesmo que você, desliguei e liguei o carro novamente e voltou tudo ao normal! Como isso só me aconteceu uma vez, não me preocupei. No mais, tá tudo muito bom também... inclusive, NÃO VENDO DE JEITO NENHUM!!! =)
[]'s refrigerados!

Leandro Giffoni
09/06/2005, 14:45
Olá!
Tenho um Troller 03/03 que tb tem o mesmo problema, apesar de eu estar com ele uns 5 mêses e ter acontecido o fato somente umas 4 vezes. Eu nunca parei pra levar ele em uma oficina. Então não tenho a menor vaga idéia do que possa ser.

Jun Takahashi
09/06/2005, 17:01
GALERA

eu tive esse problema, troquei a válvula e continuou esquentando.
O que precisa verificar é o controle no painel, que queima se ficar com a válvula queimada muito tempo, pois sobrecarrega.
Depois que troquei o controle, tudo voltou a esfriar. hehehe

Tem a opção de dar um by-pass na válvula... aí não tem mais ar-quente... pra quem é de região mais quente... deve funcionar bem.

Ashidani
10/06/2005, 19:09
Tb tenho esse tipo de problema no ar condicionado no meu 2003. Tenho de desligar e ligar o carro pra voltar a funcionar. Ainda não testei mexer na regulagem de temperatura pra ver se resolve. Tb aconteceu com a luz de lanterna dos faróis que às vezes um lado não acendia. Troquei o interruptor do painel e sanou o problema. Vale a pena repetir: mantenham lubrificado com graxa os eixos do limpador do para-brisas pois senão desgasta e entra água por lá vindo a gotejar bem sobre a caixa de fusíveis ( no 2003 pelo menos ) e nos pedais. A graxa tb ajuda a vedar a entrada de água nos eixos gastos. Aliás, alguém sabe de qual carro é o motorzinho do limpador???

cpinto_sicm
27/09/2005, 17:20
Galera, aqui na Bahia todo mundo retira a válvula termostática. Outra coisa que fiz no meu e deu certo: o eletricista instalou um relé, acho que é isso, que faz com que toda vez que desligue o carro o compressor desliga e ao religar o carro mesmo com os botões do ar ligados, o compressor só entra em funcionamento acionando o botão do AC novamente. já tem uns meses que fiz isso e realmente ressolveu.

Ashidani
28/09/2005, 11:22
Galera, aqui na Bahia todo mundo retira a válvula termostática. Outra coisa que fiz no meu e deu certo: o eletricista instalou um relé, acho que é isso, que faz com que toda vez que desligue o carro o compressor desliga e ao religar o carro mesmo com os botões do ar ligados, o compressor só entra em funcionamento acionando o botão do AC novamente. já tem uns meses que fiz isso e realmente ressolveu.

Só lembrando pra não haver confusão pros menos avisados, a válvula que tem que se eliminar é a do compressor do ar condicionado e não a do motor que regula o arrefecimento deste.

ricardolm
10/01/2006, 13:13
Ola All!! :concordo:

Estou em fase de negociacao, estou trocando meu Jota por um troller 01 F2, hoje estive "testando" o carro, notei que o Ar Condicionado dele "demora" para comecar a esfriar e mesmo assim "nao é uma Brastemp" isso é do carro ou precisa de revisao? Digo o ar nao gelar como em carros normais :pensativo: :pensativo: (tenho tb um Ecosport, chega ate a molhar o vidro de tao frio :mrgreen: )

[]s

Martin Melcop
10/01/2006, 13:20
Ricardo,

pelo que o pessoal fala na lista os Troller mais antigos, entende até 2003, tem problemas crônicos de ar condicionado, acontecendo as vezes de sair ar quente quando se aciona o ar condicionado.

Quanto a solução desse problema eu vou ficar te devendo.

ricardolm
10/01/2006, 13:31
Ola Martin,

Eu li aqui sobre o "problema da valvula" sera que este é o problema dele :pensativo: :pensativo:

Mas valeu de qq forma!

[]s

Martin Melcop
10/01/2006, 14:05
Ricardo,

não sei se é esse problema, o engraçado e ver os tipos de soluções encontradas na base da tentativa e erro, tem uma que é: delisgar e ligar o carro

ricardolm
10/01/2006, 14:40
:D :D :D acho que o A/C do Troller foi desenvolvido pela Microsoft!!! :parede: :parede: :parede: :putz: :putz: :putz:

[]s

guilhermekrug
11/01/2006, 15:24
Neste caso não deve ser problema da válvula não porque ela com ela é tudo ou nada, ou seja ou gela ou não gela...

Pode ser falta de gás, radiador sujo, ventoinha do radiador do ar funcionando precariamente, ou o sistema do ar que fica dentro do painel esta muito sujo :D além de outra coisas mais que podem acontecer com jipes que são realmente usados :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

sparsek
11/01/2006, 16:49
O meu tem um mal-contato no compressor que nao tem limpa-contato que resolve...
O mecanico falou pra eu mandar soldar o fio ali...

Warguest
27/04/2007, 14:21
Se vc nao usa o ar quente, pq nao corta as mangueiras de entrada de agua quente para o nucleo? Tinha um Fiat Uno q o ar dele n rendia nem a pau. Detalhe: Era a valvula que fecha a passagem de agua quente pro nucleo que estava emperrada. A solucao era duas. Ou trocar a valvula (que tinha q arrancar o painel fora) ou mais simplesmente, cortar a mangueira de agua quente que ia pro nucleo, fazendo ela voltar pela a saida. No meu Troller, que comprei a pouco tempo, o antigo dono fez isso.

Rosin2000
30/04/2007, 13:54
Pra quem tem o problema de eventualmente o ar ficar quente, tendo que desligar e religar o motor...

Uma das causas mais comuns, ocorre sempre que desligamos o motor com o ar condicionado ligado, o correto é desligar o ar alguns mitunos antes de desligar motor.

Evita que o sistema fique sobrecarregado, o que no nosso caso é comum (não sei porque ! rs) e pode causar problema na válvula, fazendo sair ar quente o tempo todo.

Isso ocorre comigo e sempre que aplico este procedimento. Todas as vezes dá certo, porém em qualquer outra situação o ar condicionado tem funcionado perfeitamente !!!

Já ocorreu tb mau contato no plugue da ventoinha que fica bem na frente do radiador e por isso pega toda sujeira/lama e algumas vezes falha compromentendo a refrigeração do sistema, mas é só limpar com limpa contatos e tá resolvido !

Francisco Lomonaco
04/05/2007, 15:27
Rosin
Esse fato só ocorre se o ventilador estiver no (4) maximo, e em nenhuma outra posição acontece isso é normal no Troller. No caso vai ter que religar o motor se quiser o ar frio.
Quando comprei o meu o concessionário deu a dica... De nunca ligar o carro com o ventilador no 4 e se não esfriar o procedimento é desligar e religá-lo. Não é defeito é uma característica deles, motivo disso, desconheço....
Abraço
Chico

Francisco Lomonaco
04/05/2007, 15:56
Pessoal, estou com um probleminha em meu sistema de ar condicionado
que ainda não descobri o que pode ser. Ao ligar o ar condicionado, eu
tenho sempre que colocar o cursor de temperatura no quente e depois
voltar para o frio, só assim ele esfria. E as vezes quando está
funcionando normalmente, ou seja, está saindo ar frio, ele começa a
sair ar quente, aí novamente tenho que colocar o cursor de temperatura
no quente e voltar para o frio, aí volta a funcionar.
Alguém ja teve problema semelhante ??
Alguém saberia como resolver ??

Obrigado
Abraços

Plam
Quem controla o ar quente é uma válvula solenóide que fica permanente acionada quando o Troller é ligado e quanto é desligado ela abre. Se tiver defeito ela não fecha. A vazão dela é feito pelo botão de controle de temperatura do ar...

No meu a bobina abriu, daí o negocio esquentou pra valer, mandei enrolar a bobina. E tudo voltou ao normal...
No seu caso pode ser que a válvula não esteja vedando direito.
A água que circula ali é a mesma do arrefecimento do motor... Pode ter juntado deposito de ferrugem e está travando ou dificultando o funcionamento.... Se for isso é só limpar e trocar a água do sistema e colocar aditivo...
Abraço
Chico

Abelhão
05/05/2007, 16:28
Descobri recentemente (e duramente) que o evaporador do as condicionado do Troller 2001 é o mesmo utilizado no Mercedes Classe A, necessitandi apenas da troca das conexões. Fico estupefado como um carro montado com peças de outros veículos pode conter tanta criatividade. Porque não usaram de S10, Ranger, Gol etc.

Christian
06/05/2007, 20:17
Plam
Quem controla o ar quente é uma válvula solenóide que fica permanente acionada quando o Troller é ligado e quanto é desligado ela abre. Se tiver defeito ela não fecha. A vazão dela é feito pelo botão de controle de temperatura do ar...

No meu a bobina abriu, daí o negocio esquentou pra valer, mandei enrolar a bobina. E tudo voltou ao normal...
No seu caso pode ser que a válvula não esteja vedando direito.
A água que circula ali é a mesma do arrefecimento do motor... Pode ter juntado deposito de ferrugem e está travando ou dificultando o funcionamento.... Se for isso é só limpar e trocar a água do sistema e colocar aditivo...
Abraço
Chico

Essa semana meu Troller apresentou o mesmo problema , retirei a valvula das mangueiras e abri o "motorzinho"da valvula que é essa selenoide ...

olhei e o jeito mais facil q vi pra resolver ao menos temporariamente o problema , foi colocando uma borracha de calço no fundo da selenoide o que deixa o eixo sempre comprimido e a valvula fechada ...

achei cara a valvula +/- R$ 300,00 na ford

no modelo 2007 esse conjunto é preso na carroceria ao contrario do 2005 , que o conjunto é suportado pelas mangueiras , talves essa trepidação que acaba com as valvulas !!!!

alguem tem outra solução definitiva ?????

Christian

T4 2005

Francisco Lomonaco
06/05/2007, 21:21
Essa semana meu Troller apresentou o mesmo problema , retirei a valvula das mangueiras e abri o "motorzinho"da valvula que é essa selenoide ...

olhei e o jeito mais facil q vi pra resolver ao menos temporariamente o problema , foi colocando uma borracha de calço no fundo da selenoide o que deixa o eixo sempre comprimido e a valvula fechada ...

achei cara a valvula +/- R$ 300,00 na ford

no modelo 2007 esse conjunto é preso na carroceria ao contrario do 2005 , que o conjunto é suportado pelas mangueiras , talves essa trepidação que acaba com as valvulas !!!!

alguem tem outra solução definitiva ?????

Christian

T4 2005

Cristian

Coloquei um by-pass entre as mangueiras eliminado a válvula. Isso elimina o ar quente.
Bom, desmontei aquilo lá e vi que era a bobina da válvula que estava aberta daí mandei enrolar por R$ 20. Ver se é a bobina ou a vedação do eixo. Pelo que você falou é a bobina, se for, manda enrolar....é mais em conta. Aí deve ter esses caras que enrolam transformadores, leva lá... e ta funcionando até hoje, já faz mais de um ano...O caninho ( by-pass) guardei para uma emergência...

Abraço
Chico

Jose Fernandes
13/05/2007, 19:51
Pessoal, estou com um probleminha em meu sistema de ar condicionado
que ainda não descobri o que pode ser. Ao ligar o ar condicionado, eu
tenho sempre que colocar o cursor de temperatura no quente e depois
voltar para o frio, só assim ele esfria. E as vezes quando está
funcionando normalmente, ou seja, está saindo ar frio, ele começa a
sair ar quente, aí novamente tenho que colocar o cursor de temperatura
no quente e voltar para o frio, aí volta a funcionar.
Alguém ja teve problema semelhante ??
Alguém saberia como resolver ??

Obrigado
Abraços
Pessoal, alguem pode me indicar alguma oficina especializada en ar condicionado aqui em campinas ?

Vermeio
13/12/2007, 16:40
pessoal,
alguem sabe qual é o filtro do ar condicionado usado no t4 2003?
uma pessoa que mexe com ar condicionado aqui me disse que eh o mesmo da ranger, R$ 380,00!!
agradeço...

cbridi
13/12/2007, 17:45
Pode até ser o mesmo, mas aí o cara tá te roubando, o custo é zero! Afinal a Ranger não tem filtro algum... :-)

malobra
13/12/2007, 22:42
É, Bridi, vc tem razão! O do T4 é o mesmo da Ranger...nenhum!!!

danielgab
14/12/2007, 00:15
Alguém teria alguma foto do by-pass da válvula do AC?
A válvula é aquela que fica do lado direito do compartimento do motor, com duas mangueiras de mais ou menos 1/2 polegada, certo (carro 2003)?

valeu!

Vermeio
14/12/2007, 09:18
não é o filtro de polen nao,é aquele que fica dentro do capo, filtro de umidade.
Descobri ontem que é a do Ka. Achei usada, com certeza mais barata que os 380 que o ladrão lah queria me cobrar....(se é que vou precisar trocar!)
[ ]

Francisco Lomonaco
24/12/2007, 15:46
Alguém teria alguma foto do by-pass da válvula do AC?
A válvula é aquela que fica do lado direito do compartimento do motor, com duas mangueiras de mais ou menos 1/2 polegada, certo (carro 2003)?

valeu!

Danielgab
A válvula citada controla a temperatura do ar condicionado por meio do liquido de arrefecimento do motor. Se você que eliminar pode usar uma conexão plástica ou mesmo um pedaço de mangueira que se encaixe nas que foram retirados da válvula. Fazendo a união das duas elimina o ar quente.

Abraço
Chico

Ricardão4x4
26/12/2007, 16:26
Pessoal,

Recentemente troquei a placa eletrônica (botoeiras de comando) do ar condicionado por ela ter resolvido o problema do ar do Troller de um amigo (R$ 260 latas na Trilha Eurocar, em Curitiba). Pois bem, no meu caso ela não resolveu.

Seguindo as dicas daqui do forum, fui atrás da válvula solenóide (é essa mesmo, Daniel, que fica no compartimento do motor, atrás do porta-luvas, nº 22 do esquema anexo). Ela estava OK mas não chegava sinal algum. Então fomos atrás do relê e, bingo! estava com mau contato - os relês ficam em baixo do motor de acionamento dos limpadores de para-brisa, o eixo se desgasta e permite entrada de pó, água e lama, provocando mau contato e/ou queima. Agora, para chegar aos relês, meu amigo, foi preciso deslocar o painel inteiro... Aproveitamos e trocamos as abraçadeiras das mangueiras do ar condicionado que trazem o fluido de arrefecimento do motor até o radiador que aquece o ar, para controlar a temperatura, mais ou menos frio, pois estavam vazando, diminuindo o nível do reservatório do fluido.

O equema anexo mostra o sistema como um todo mas, a resposta às nossas perguntas do por quê de o Troller ter esse problema de ventilar ar quente está no fato de ambos radiador (aquecimento) e evaporador (refrigeração) estarem no mesmo compartimento. Quando o ar condicionado está desligado e desligamos o motor do veículo, essa válvula solenoide abre, permitindo que o fluido de arrefecimento chegue até o radiador. Ao ligarmos o MWM, a válvula solenoide fecha automaticamente (exceto se a botoeira de controle de temperatura estiver no vermelho ou aquecimento). O ar fresco então passa por esse radiador, aquecendo e nos fazendo suar até que a temperatura do radiador fique igual a do ar fresco, isso se a solenoide estiver vedando bem. Resumindo, se tivessem duas entradas de ar fresco, uma para o sistema de aquecimento, outra para a refrigeração como num carro normal (coisas de Ford Ká), isso não aconteceria.

O by-pass da válvula não é viável aqui no sul, pois o ar gela mesmo e às vezes precisamos aumentar um pouco a temperatura para não escutarmos reclamações das patroas!!!!

Ainda ocorreu um terceiro problema, a ventoinha do radiador externo (aquele que fica na frente dos radiadores do motor, do intercooler e do radiador do sistema de ar condicionado, nº 25 do anexo) queimou e prejudicava a eficiência de refrigeração. Na Eurocar me pediram 580 latas. Comprei na HDS Refrigeração, em Curitiba por 60 latas!!!!!!! Ele é o ELETRO UNIVERSAL 10" 12 Volts, código (creio que da loja) DS720004.1 e de adaptação só há de se alargar um pouco os 4 furos da estrutura da própria ventoinha para que os parafusos de fixação fiquem na posição original.

Espero ter ajudado tanto quanto vocês me ajudaram,

Um abraço

Policarpo
26/12/2007, 22:46
Pessoal passei uma magrela quando o ar do meu T4 2004 simplesmente começou a esquentar..e eu tava...em San Pedro de Atacama...devia tá uns 35 graus ou mais...e pensei...retornar pelo Pampa del Infierno vai ser osso!

Bom, depois de escutar minha noiva enfurecida por alguns longos minutos resolvi ligar/desligar/procurar por fusíveis...bom, não fiz nada e ele voltou ao normal...após as completas explicações do Ricardão4x4 entendi o problema..a tal da solenóide deve ter travado...cara vou desligar esse troço antes que ele me deixe num verdadeiro inferno (mesmo morando em Ouro Preto).

Agora convenhamos, pelo preço que o Troller é vendido ter esse tipo de problema é falta de compromisso com o cliente...adoro Jeeps mas Ar além de tudo é segurança!

Pessoal, vou fugir um pouco ao tópico, mas que tal o 4x4Brasil com todos os usuários proprietários de Troller encaminhar uma lista de melhorias a ser feita pela Ford no T4(sei que obter uma posição é difícil mas poderíamos votar)...:arrisco algumas poucas (tenho certeza que não serão muitas pois o T4 é excelente, realmente adoro o T4):

* Maior curso de suspensão;
* Melhor qualidade de acabamento (materiais de melhor qualidade);
* Novo sistema de condicionamento de ar (sem esses problemas do sistema do Ford Ka...por que não o da Ranger...);
* Pneus 33 como opcionais;
* Acionamento manual da tração e redução;
* Diminuição do comprimento do capo do motor em relação ao comp total do T4 (isso daria um melhor espaço interno...);
* Melhorias no comportamento dinâmico (o Troller odeia andar em linha reta...nem meu Willys 1962 se comporta assim...tem alguma coisa mal dimensionada na susp/direção);

Boa noite pessoal!!!

Ricardão4x4
10/01/2008, 17:39
Policarpo,

As tuas sugestões são ótimas. Os Bugões padecem exatamente desses itens que você citou.

Ainda sobre o ar condicionado que esquenta, meu Trollão teve nova recaída. Dessa vez desmontei a solenoide e vi que o piloto da válvula estava sujo - água / fluido de arrefecimento do radiador que passou pela vedação e secou, não permitindo que a válvula fechasse 100%. Retirei a válvula solenóide, verifiquei que o bobinado estava OK, lubrifiquei com graxa vermelha, própria para altas temperaturas e testei em bancda. Resultado positivo, sem falhas.

Nesse meio tempo, para não ficar com o Bugão parado, usinamos uns tarugos de madeira e fechamos a entrada e saída para o radiador (conexões da solenoide, cfme foto anexa). Daí pergunto, ao invés de se colocar um "by-pass", não é mais fácil
a) travar a solenóide sempre fechada para o radiador? Externamente ficaria 100% original.
b) tirar a solenóide e substituí-la pelos "plugs", no caso do pessoal que mora em regiões quentes? Pergunto porque a recirculação (aquela que evita que o fluido passe pelo radiador) não é de forma alguma necessária, ou estou errado?

Um abraço,

danielgab
14/01/2008, 12:57
Pessoal,
valeu pelo retorno tão detalhado. Este tópico vai me ajudar muito e provavelmente a vários outros trolleiros!

Abraços,
Daniel
t4-03

danielgab
14/01/2008, 15:47
Ricardão,
já que vc se tornou um especialista em AC de Troller, vc saberia dizer se a solenóide trabalha por nível de tensão? Por exemplo: se é 12v com o controle de temperatura todo no frio, 5v na metade ou 0v com o controle todo no quente. Talvez isso explique o fato da válvula fechar qdo se liga o carro (a maior parte dos circuitos do carro tem a alimentação desligada quando se vira a chave na "partida" do motor... só um chute...)

Pergunto porque gostaria de testar a tensão no plug, pra ver se o problema é elétrico (relé ou módulo) ou mecânico (emperramento no eixo da bobina), como vc descreveu...

No meu caso, o AC só funciona no frio, sem mistura com ar quente, o q já é bem melhor que só no quente. Eu até arrumei um dispositivo para controlar a temperatura: minha esposa liga e desliga o ar quando gela demais, mas tenho receio que com o tempo isso se torne mais caro do que consertar o sistema...

abraço,
daniel

Vermeio
15/01/2008, 10:36
pessoal,
Uma pessoa aqui me falou que um possivel problema do ar seria a falta de um segundo eletro na frente do condensador, com isso baixaria a pressão do sistema e ele teria melhor rendimento. Alguem sabe me dizer se esta solução ajudaria?
valeu
abraço

Ricardão4x4
16/01/2008, 14:12
[QUOTE=danielgab;526445]Ricardão,
já que vc se tornou um especialista em AC de Troller, vc saberia dizer se a solenóide trabalha por nível de tensão? Por exemplo: se é 12v com o controle de temperatura todo no frio, 5v na metade ou 0v com o controle todo no quente. Talvez isso explique o fato da válvula fechar qdo se liga o carro (a maior parte dos circuitos do carro tem a alimentação desligada quando se vira a chave na "partida" do motor... só um chute...)


Daniel,

Também tive essa dúvida e a sanei quando do desmonte do painel para acessar as solenóiedes e o sistema do famosíssimo Ford Ká. A solenóide é "on/off", isso é, ou 100% aberta ou 100% fechada. O ar mais ou menos quente é então regulado através de um damper que aumenta ou diminui a mistura do ar refrigerado com ar quente do radiador, OK?

Um abraço,

Ricardão4x4
16/01/2008, 22:23
Corrigindo a mensagem anterior, o painel foi desmontado para acessar, além do sistema de condicionamento de ar do Ford Ká, os relês e não as solenóides, OK?

Abs,

telmopinheiro
17/01/2008, 13:54
Pessoal, estou com um probleminha em meu sistema de ar condicionado
que ainda não descobri o que pode ser. Ao ligar o ar condicionado, eu
tenho sempre que colocar o cursor de temperatura no quente e depois
voltar para o frio, só assim ele esfria. E as vezes quando está
funcionando normalmente, ou seja, está saindo ar frio, ele começa a
sair ar quente, aí novamente tenho que colocar o cursor de temperatura
no quente e voltar para o frio, aí volta a funcionar.
Alguém ja teve problema semelhante ??
Alguém saberia como resolver ??

Obrigado
Abraços

Fui o mais novo "felizardo" a ter este problema. Ontem de tarde peguei a viatura para ir para casa e, mesmo não tendo ligado o ar nem a vetilação forçada, começou a sair um ventinho quente. Liguei o ar para esfriar um pouco o cockpit (:)) e aí ficou ótimo...ganhei uma sauna de graça :(

Levei na Trilha Master e eles espancaram a coitada da válvula mas não teve jeito, segundo eles precisa trocar.

Alguém já descobriu como, efetivamente, resolver este problema sem perder o ar quente ?


Abraços

Telmo

Ricardão4x4
21/01/2008, 15:33
Telmo,

Caso o problema esteja localizado realmente na solenóide, há quatro possibilidades:
1a) relê com problema
2a) enrolamento da bobina com problema. O Chico comentou em mensagem anterior que gastou 20 latas para mandar refazer o bobinado da válvula
3a) sujeira no piloto da válvula
4a) a válvula não veda. Também já foi comentado que um calço resolveu o problema.

Portanto, Telmo, dá uma boa lida em todas as mensagens anteriores que vais conseguir muitas informações, inclusive em alguns casos o custo de cada peça / serviço.

Abraço,

telmopinheiro
21/01/2008, 17:40
Ricardão

Já li todas as mensagens anteriores e inclusive segui a dica de arrancar fora a solenóide, o ar está funcionando perfeito agora obviamente sem o ar quente. Esta semana vou desmontar a bichinha para ver o que aconteceu.

Só estou achando uma coisa estranha, se esta solenóide do KA dá problema existe alguma outra que não dê ?

Perguntei para algumas pessoas e a resposta que recebi foi "nenhuma solenóide presta", mas sinceramente me recuso a acreditar pois em outros carros (não Troller) esta peça não estraga assim tão facilmente. Também pesquisei a informação de que a partir de 2005 a solenóide é presa na parede de fogo, isto ocasionaria menos trepidação e não estragando facilmente a peça. Mas esta informação também não é de todo verídica pois vários colegas com Troller 2007 reclamaram do mesmo problema.

Daí pergunto: o que ocasionaria o problema então ?
Devo chamar um pai de santo ? :)

Abraços

Francisco Lomonaco
21/01/2008, 19:23
A válvula que controla a temperatura do ar do veiculo através do liquido de arrefecimento do motor é de boa qualidade e muito robusta.
A bobina recebe água, lama e nas lavagens freqüentes do motor o diesel, que comprometem o esmalte de isolamento do enrolamento da referida bobina. Agora o eixo dela travando ou vedando mal vem da ausência de aditivo no liquido de arrefecimento facilitando a formação de deposito de ferrugem dificultando o funcionamento e falha na vedação . Esses são alguns dos motivos do Troller apresentar esse tipo de defeito.

Abraço
Chico

Ricardão4x4
25/01/2008, 11:10
Pessoal,

Reforçando a resposta do Chico, o dono anterior do meu bugão não usava fluido de arrefecimento mas sim somente água, pois foi assim que o recebi.
Quando da compra há 3 meses troquei a água pelo fluido mas no caso da solenoide, já era tarde.
Também a válvula parece ser a original, o bobinamento estava perfeito, assim como a vedação. O problema foi realmente sujeira no piloto junto com mau contato do relê, que também recebe algumas intempéries oriundas do desgaste do eixo de acionamento do braço do limpador de pára-brisa.

Abs,

novus
27/05/2008, 18:00
Olá pessoal, este é meu primeiro post e já venho buscar soluções para este problema.
O meu troller é 2008/2008 e tem uma semana de uso, já com o ar condicionado esquentando assim derrepente, do nada...ou ele gela ou esquenta, nãotem meio termo.
Na Trilha SC me disseram que o problema é a caixa do misturador que é muito pequena, e não há solução para isso...:parede:
O que vcs acham?
Abs.

sergio cabral
27/05/2008, 21:19
Pessoal, estou com um probleminha em meu sistema de ar condicionado
que ainda não descobri o que pode ser. Ao ligar o ar condicionado, eu
tenho sempre que colocar o cursor de temperatura no quente e depois
voltar para o frio, só assim ele esfria. E as vezes quando está
funcionando normalmente, ou seja, está saindo ar frio, ele começa a
sair ar quente, aí novamente tenho que colocar o cursor de temperatura
no quente e voltar para o frio, aí volta a funcionar.
Alguém ja teve problema semelhante ??
Alguém saberia como resolver ??

Obrigado
Abraços
tenho um troller e tambem tive problemas com a temperatura desmontei o mecanismo de controle que parece um motor mas nao é, e sim uma solenoide de abertura de agua pulsada. dentro tinha um pedaço de silicone solto, atrapalhano o funcionamento do sistema , que provalvelmente deve ser da vedaçao da bomba de agua. retirei e nao tive mas problemas.

sergio cabral
27/05/2008, 21:20
Pessoal, estou com um probleminha em meu sistema de ar condicionado
que ainda não descobri o que pode ser. Ao ligar o ar condicionado, eu
tenho sempre que colocar o cursor de temperatura no quente e depois
voltar para o frio, só assim ele esfria. E as vezes quando está
funcionando normalmente, ou seja, está saindo ar frio, ele começa a
sair ar quente, aí novamente tenho que colocar o cursor de temperatura
no quente e voltar para o frio, aí volta a funcionar.
Alguém ja teve problema semelhante ??
Alguém saberia como resolver ??

Obrigado
Abraços

tenho um troller e tambem tive problemas com a temperatura desmontei o mecanismo de controle que parece um motor mas nao é, e sim uma solenoide de abertura de agua pulsada. dentro tinha um pedaço de silicone solto, atrapalhano o funcionamento do sistema , que provalvelmente deve ser da vedaçao da bomba de agua. retirei e nao tive mas problemas.

JapaTroller
28/05/2008, 11:55
O meu troller é 2003 , eu simplesmente isolei a selenóide, portanto não tenho a opção de ar quente, somente o ar condicinonado, mas nessa condição ele funciona muito bem!!!
Abraços

abreu
28/05/2008, 12:47
O meu não esquenta de jeito nenhum.
Só tenho 2 opções, ou congelando ou desligado... =/

Ela gela muiiiiiiiiiito e a noite é incomodo.
Pq não tem como diminuir um pouco, ou eu morro de frio ou desligo...

Fui ontem para Recife, a noite, no final da viagem fui de vidros abertos pq não aguentava o ar...

Abraços.

Floko
19/07/2008, 18:35
Puts pegei o meu troller essa semana e não funciona o ar,nem os botões do lado,que é do desembaçador e circulção interna de ar,o que poderia ser placa ? muito escutei vcs falaram,só que só do ar,quando eu ligo a ventição so vem ar quente.E as vezes do nada a luz do ac liga,o botao ta meio quebrado,sei la.Mais mesmo esse de vez em quando ele nao funciona.
O que poderia ser ? problema só no ar ?acionamento ?placa(pq nao funciona nenhum botão)?ligar direto ? como fazer ?

JapaTroller
20/07/2008, 12:01
Floko, pode ser a placa ou mesmo os botões , se não me engano esse painel de botões é do ford ka! O meu estava com problema na palaca, ela oxidou, alguem que mexa com eletronica pode dar um jeito pra vc!
Abraços

Floko
21/07/2008, 21:23
Floko, pode ser a placa ou mesmo os botões , se não me engano esse painel de botões é do ford ka! O meu estava com problema na palaca, ela oxidou, alguem que mexa com eletronica pode dar um jeito pra vc!
Abraços

Valeu japa,só pra saber,a tal placa também é do ford ka ?

JapaTroller
22/07/2008, 08:41
Hum , pra falar verdade a placa eu num sei, mas acho que deva ser sim, pois ela vai grudada atras do painel, acho dificil que eles iriam adaptar uma placa diferente, já que o painel é do ford ka!!!
Abraços

dcifu
10/01/2010, 01:16
Pessaol,

gostaria da ajuda dos experts em ar condicionado de Troller pois já levei em 3 lugares especialistas em ar e cada um fala uma coisa e já estou há 3 semanas andando e fazendo sauna.

Meu Troller 07 começou a esquentar o ar em altas rotações. Depois de umas 3 smanas o problema piorou e o ar gela logo que dou a partida e depois de alguns minutos volta a virar uma sauna.

A primeira oficina falou que o problema é na vntoinha do carro. A segunda é que tenho que trocar o acumulador pois deve ter uma sujeira que quando acelero acaba intupindo o sistema. A terceira que tenho que trocar todo o compressor ( vamos desconsiderar esta aqui pois e um absurdo visto que gela).

O que notei é o seguinte: quando o carro é ligado e o ar acionado a polia do compressor vira. No entanto, quando a ventoinha do motor e acoplada ( da aquela queda no giro) a polia para de virar. Com o carro parado a temperatura nâo esquenta tanto e tenho momentops de ar frio e montos de ar quente que, ao se intercalarem, garantem uma temperatura ok.

Quando começa acelerar a polia liga e desliga da mesma forma mas não da tempo de resfriar. o cano que sai do acumulador até fica gelado quando o compressor liga mas nao da tempo de gelar o suficiente.

Não sei mais o que fazer alguem pode me ajudar ???

Atenciosamente,

Daniel

\gustavo/
10/01/2010, 09:57
faça um teste básico verifique a pressão do sistema... (em uma oficina, óbvio..)


Pessaol,

gostaria da ajuda dos experts em ar condicionado de Troller pois já levei em 3 lugares especialistas em ar e cada um fala uma coisa e já estou há 3 semanas andando e fazendo sauna.

Meu Troller 07 começou a esquentar o ar em altas rotações. Depois de umas 3 smanas o problema piorou e o ar gela logo que dou a partida e depois de alguns minutos volta a virar uma sauna.

A primeira oficina falou que o problema é na vntoinha do carro. A segunda é que tenho que trocar o acumulador pois deve ter uma sujeira que quando acelero acaba intupindo o sistema. A terceira que tenho que trocar todo o compressor ( vamos desconsiderar esta aqui pois e um absurdo visto que gela).

O que notei é o seguinte: quando o carro é ligado e o ar acionado a polia do compressor vira. No entanto, quando a ventoinha do motor e acoplada ( da aquela queda no giro) a polia para de virar. Com o carro parado a temperatura nâo esquenta tanto e tenho momentops de ar frio e montos de ar quente que, ao se intercalarem, garantem uma temperatura ok.

Quando começa acelerar a polia liga e desliga da mesma forma mas não da tempo de resfriar. o cano que sai do acumulador até fica gelado quando o compressor liga mas nao da tempo de gelar o suficiente.

Não sei mais o que fazer alguem pode me ajudar ???

Atenciosamente,

Daniel

dcifu
10/01/2010, 11:33
Gustavo

Nas duas oficinas que fui eles verificaram e falaram que o gás esta ok e a pressão também. Hoje fiquei observando e , a medida que o carro esquenta o cano do condensador que vem compressor fica gelado porém o que vai para o carro fica quente. Nao consegui ver isso em movimento. O estranho e o compressor armar e desarmar . Nao deveria ficar sempre armado ?

Ricardo Passoni
10/01/2010, 20:33
Ja pensou em um problema eletrico , acionamento da polia do condensador, pois entra e não entra? Relê , chave do painel??, verifique tbem termostato. ja viu no visor do tanque de liquido , se ele estiver borbulhando qdo funcinando é falta de gas!. agora se vc souber de uma boa firma que arruma A/C me avisa pq so tem picareta e tranquira por ai rs!
Abraços

Rômulo Franceschini
11/01/2010, 12:38
Caro amigo.

O meu 2008 tinha este problema!!
Segundo o pessoal da autorizada isto é provocado por uma válvula do ar quente que acaba quebrando.
Por esta razão fica esquentando e esfriando num vai e vem.
Quer fazer um teste!
É só ligar o ar deixar gelar e ir virando o termostato do painel até a temperatura ficar "um pouca menos gelada".
Desliga o carro e após uns minutos liga de novo o carro e o ar, você vai notar que a temperatura vai subir muito.
No meu 2008 era assim e no 2010 também!
Posso até me informar mais quanto a esta "válvula" e depois dou mais detalhes.
Quanto a armar e desarmar isto é normal!
Espero ter contribuído.

abraços

Rômulo

dcifu
12/01/2010, 20:01
Grande Romulo e Passoni,

Hoje levei a quarta oficina de ar. Acabei fazendo o que o cara falou. troquei a valvula termostatica e fiz limpeza do condensador e car de gás.
No entanto, quando ando com o carro ele fica esquentando e esfriando. Voltei novamente lá e o especialista do ar chamou um mecanico e os dois falaram que o problema está na ventoinha principal do motor. Quando ela acopla o compressor funciona e quando desacopla o compressor não fucniona. Segundo eles tenho que trocar a ventoinha pois ela não deve desacoplar com o ar ligado. O carro nao esquenta entao acho estranho. Alguem tem alguma opinião ??

Abraços,

Daniel

Ricardo Passoni
12/01/2010, 21:43
Eu ainda acho que o problema esta na parte eletrica , pode ser algum relê , passa em um bom auto eletrico e manda testar os relês do A/C , digo isso pq se for um simples relê e muito mais barato de se resolver , mas a turma que mexe com A/C ja viu ne, 4 pessoas diferentes e 4 diagnosticos diferentes rs! como lhe disse se vc encontrar um que resolva seu problema me avisa pq eu tbem estou procurando um que saiba das coisas rs!
Abraços

Ricardo Passoni
12/01/2010, 22:13
Se a ventoinha do condensador , lado externo do radiador não funciona, o que ocorre, o gas não condensa, a pressão do condensador aumenta e o compressor não comprime , isso faz parte do sistema de segurança do equipamento de A/C , substituição da valvula termostatica , so seria feito no caso de entupimento ou não funcionamento . Como ocorre o não funcionamento , ela não abre em função da leitura do termostato , possibilitando a passagem do gás , compressor , qdo acionado a polia magnetica trava( Aquela que esta junto com o compressor , na frete dele ) ela abre ou fecha so isso que ela faz , qdo ela fecha ela trava e gira o compressor . limpeza do circuito , feita no caso de sujeira ocasionada por dano do compressor , excesso de óleo ( com freon o gas circula com o óleo , o que não e o caso de veiculos mais novos ) , continuo achando que o problema pode ser eletrico ou ate pane do ventilador do condensador, testar com 2 fios puxados da bateria + e - ligados para ver se esta girando ou não .
Pq esquenta internamente como a pressão do gas aumenta e a ventoinha externa não funcionando aumenta a pressão e os equipamento de controle e segura~ça desligam o compressor , internamente, não havendo resfriamento com os vidro fechados o calor umenta , assemelhado com a falta de gas.
Ufa rs! peguei estas informações com meu pai Eng de A/C , tai a redação rs!
Abraços

Danieldearaujo
20/01/2010, 11:43
Galera,
Tenho um troller 05 e percebi que algumas vezes quando estou com o ar ligado e paro num sinal, por exemplo, o ar esquenta um pouco.
Isso é normal?

Abraço a todos.

dcifu
22/01/2010, 13:39
Amigos
Já estou no 6 mecânico. Quase troquei a ventoinha e o viscoso inutilmente pois um dos diagnósticos era que o compressor desarmava pois a ventoinha desarmava. agora limpamos toda a tubulação e não deu certo. Estão desmontando o painel para ver os reles de tras. Já não sei o que fazer pois em lenta ele gela bem mas quando acelera fica uma sauna. Realmente o compressor arma e desarma. Vou posando aqui o progresso.

Del Carlo
22/01/2010, 17:11
Amigos
Já estou no 6 mecânico. Quase troquei a ventoinha e o viscoso inutilmente pois um dos diagnósticos era que o compressor desarmava pois a ventoinha desarmava. agora limpamos toda a tubulação e não deu certo. Estão desmontando o painel para ver os reles de tras. Já não sei o que fazer pois em lenta ele gela bem mas quando acelera fica uma sauna. Realmente o compressor arma e desarma. Vou posando aqui o progresso.


O meu é 2006, comprei faz algumas semanas e achei estranho, mas o antigo dono retirou as mangueiras do sistema de ar quente .....
..... Imagino que era por esse mesmo problema.

esta mangueira fica encostado no cofre do carro em frente ao volante do motorista, são duas mangueirinhas de borracha ligadas a um manyfold de metal ....


Como teste desconecte-as ......


ABS

rub
24/01/2010, 10:43
Amigos,

Eu tenho um Troller 2006 e eu nunca vi aquela ventoninha que fica entre a grade e o condensador do ar condicionado funcionar.
Vocês saberiam informar como ela é acionada?
Ou seja, ela é acionada quando o ar condicionado é ligado, ou quando o motor atinge certa temperatura?

O motor do ar condicionado liga e desliga mais ou mesmo em 5 segundos e dentro do Troller da para observar que o rele atraca e desatraca neste período. Será que existe mais algum problema? Pode ser o rele que esteja com defeito fazendo a bomba do ar condicionado ligar e desligar?

Qualquer informações e dicas serão muito bem recebidas.

Obrigado,

Rubens

chuvinho4x4
24/01/2010, 18:45
Amigos
Já estou no 6 mecânico. Quase troquei a ventoinha e o viscoso inutilmente pois um dos diagnósticos era que o compressor desarmava pois a ventoinha desarmava. agora limpamos toda a tubulação e não deu certo. Estão desmontando o painel para ver os reles de tras. Já não sei o que fazer pois em lenta ele gela bem mas quando acelera fica uma sauna. Realmente o compressor arma e desarma. Vou posando aqui o progresso.


Amigo...vc falou que com o motor em lenta ele finciona e quando acelera para....entao faça um teste bem simples...va ate um eletrecista e peça pra ele medir a corrente no conector que fica junto ao compressor...c mesmo quando vc acelerar a corrente c manter (12V)seu problema pode estar no proprio compressor...mas c a corrente diminuir quando vc acelera...vc esta com algum problema na eletrica....segundo passo:peça pro eletrecista medir continuidade no fio que sai do rele e vai ate o conector, terceiro passo:...feito issso peça pro eletrecista fazer uma direta no rele, teste novamento a corrente la no conector, c funcionar troque o rele. c mesmo trocando e rele nao funcionar...seu problema deve estar no painel de comando...Espero ter ajudado!!!!

beto explorer
23/11/2012, 23:11
amigos fiz o ar da minha explorer esta semana , compressor, filtro, valvula de expanção e etc....., oque notei em relação ao tópico é que enquanto no abastecimento do gas: enquanto não chega na quantidade e pressão suficiente, meu compressor ficou ciclando, enga tando e desengatando, ate completar o abastecimento.espero ter ajudado. segundo o tecnico é normal..

PAULO CARECA
24/11/2012, 16:26
Exatamente beto, este problema que que o compressor fica engatando e desengatando, é tipico de falta de gas.

Murillus
25/11/2012, 16:00
O meu, 2005, só gela... a entrada de ar quente foi isolada... Mas ja tive que trocar o sistema 02 vezes por problemas no compressor... grande problema é manter uma nanutencao preventiva... ele é meio ganbiarra... hipo dimencionado... e nao tem filtros...

eletrosilvestre
04/03/2013, 10:54
Pessoal, estou com um probleminha em meu sistema de ar condicionado
que ainda não descobri o que pode ser. Ao ligar o ar condicionado, eu
tenho sempre que colocar o cursor de temperatura no quente e depois
voltar para o frio, só assim ele esfria. E as vezes quando está
funcionando normalmente, ou seja, está saindo ar frio, ele começa a
sair ar quente, aí novamente tenho que colocar o cursor de temperatura
no quente e voltar para o frio, aí volta a funcionar.
Alguém ja teve problema semelhante ??
Alguém saberia como resolver ??


amigo,seu defeito esta na valvula de ar quente ,,o curso da solenoite nao ta normal devido ,ferrugem,travado etc,coloque o multiteste no terminais da valvula em dc...qdo o botao estiver na posicao ar frio deve estar medido 12v ,valavula fechada,,,,qdo colocar na posicao maximo quente deve estar em 0volts,valvula aberta,,,,se colocar no meio da temperatura ,deve ficar pulsando a tensao,,,esse e o funcionamento,mas provavelmente essa solenoide esta engripada ,fazendo uma limpesa pode resolver,,,,,esse defeito influencia no arcondicionado devido a passagem de agua quente pelo sistema,ok ,espero que tenho ajudado