Conectar

Ver Versão Completa : Ranger - Acoplamento viscoso, ventuinhas, ac, consumo e gabiarra!

NGDaniel
07/02/2010, 21:09
Tenho algumas duvidas sobre esses componentes em minha viatura, Ranger 3.0 2005, gostaria de compartilhar com os colegas...

Ando sempre (100% do tempo) com ac ligado, a ventuinha fica ligada a maior parte do tempo, em razáo disso (pelo menos em cidade), o carro fica um pouco lerdo e com um consumo relativamente alto 7,7 a 8 km/l na cidade..

Até ai, tudo normal, pelo menos pelo que conversei com alguns mecanicos...

Bem, fui arrumar meu a/c que não estava la essas coisas (as vezes desligava e saia ar quente ao inves de frio).. dai o tecnico disse que iria completar o gas que estava um pouco abaixo mas me fez uma recomendação interessante, disse para colocar uma ventuinha ligada que acionasse diretamente quando o ac ligar... falou que isso foi aprimorado nas novas rangers e s-10s e etc... e que eu ia me sentir no polo norte (excelente, :mrgreen:) depois que instalasse isso...

De fato, o que achei estranho a maioria dos carros que conheço que tem ac, tem essa ventuinha na frente do radiador..

Pergunto:

A viatura de vcs tem ou náo uma outra ventiunha ??? essa de ar condicionado (geralmente menor e que vai a frente do radiador ???)

O que vcs acham da sugestáo do cara ? Pensei que pode ser até positivo, pq pode diminuir o acionamento da ventuinha principal, que costuma a nos levar uns cavalos de potencia e aumentar o consumo de combustivel...

Não gosto muito "gabiarras", mas acho que essa vou encarar...

Edintruder
07/02/2010, 21:30
A minha Ranger é 2.5 e não tem a ventuinha elétrica, porém em dias muito quentes, o AC funciona bem quando o rpm está acima de 1500rpm justamente pela velocidade da hélice...

NGDaniel
07/02/2010, 21:54
A minha Ranger é 2.5 e não tem a ventuinha elétrica, porém em dias muito quentes, o AC funciona bem quando o rpm está acima de 1500rpm justamente pela velocidade da hélice...

Ehh... Edin, o problema é qndo vc para... num semafaro, p. ex., pelo menos a minha vinha desligando o compressor nessas situações...

Mas o mais interessante do caso é que isso pode fazer com que a ventuinha principal ligue menos, diminuindo o consumo e melhorando a perfornace.. o que vc acha ?

eduardo1968
07/02/2010, 21:56
Daniel

Minha ranger 2.5 anda direto com o a/c aqui em Santo Ângelo e eu rodo uns 80 Km/dia dentro da cidade ou pequenas viagens de asfalto e gela muito sem alterar significativamente o consumo. Acho que o seu a/c está com problema no compressor ou vazamento de gás.

Abs

Eduardo

BoaTrilha
07/02/2010, 23:22
Tenho algumas duvidas sobre esses componentes em minha viatura, Ranger 3.0 2005, gostaria de compartilhar com os colegas...

Ando sempre (100% do tempo) com ac ligado, a ventuinha fica ligada a maior parte do tempo, em razáo disso (pelo menos em cidade), o carro fica um pouco lerdo e com um consumo relativamente alto 7,7 a 8 km/l na cidade..

Até ai, tudo normal, pelo menos pelo que conversei com alguns mecanicos...

Bem, fui arrumar meu a/c que não estava la essas coisas (as vezes desligava e saia ar quente ao inves de frio).. dai o tecnico disse que iria completar o gas que estava um pouco abaixo mas me fez uma recomendação interessante, disse para colocar uma ventuinha ligada que acionasse diretamente quando o ac ligar... falou que isso foi aprimorado nas novas rangers e s-10s e etc... e que eu ia me sentir no polo norte (excelente, :mrgreen:) depois que instalasse isso...

De fato, o que achei estranho a maioria dos carros que conheço que tem ac, tem essa ventuinha na frente do radiador..

Pergunto:

A viatura de vcs tem ou náo uma outra ventiunha ??? essa de ar condicionado (geralmente menor e que vai a frente do radiador ???)

O que vcs acham da sugestáo do cara ? Pensei que pode ser até positivo, pq pode diminuir o acionamento da ventuinha principal, que costuma a nos levar uns cavalos de potencia e aumentar o consumo de combustivel...

Não gosto muito "gabiarras", mas acho que essa vou encarar...

Esse mecanico tem razão parceiro, aliás, é um dos poucos do ramo que usam a "racionalidade".
Todo fundamento, principalmente em situações onde a temperatura do carro permanece alta (como transito intenso em centros de grandes metropoles).

Com certeza uma outra ventoinha irá ajudar muito a diminuir a temperatura do seu radiador e dos componentes do AC, (já fiz isso e realmente consegue baixar ainda mais temperatura interna do cockpit, principalmente se vc for alguem como eu, que quer fazer da sua pick-up uma extensão do polo norte..... pra vc ter ideia, nenhuma mulher conseguia ficar dentro da pick-up sem reclamar do frio)

Mas só vou lhe aconselhar isso, se seu sistema de AC estiver 100% funcional e revisado, pois em outro caso, seria gastar dinheiro a toa.

boa sorte na empreitada!

rogeriomasih
07/02/2010, 23:59
Tenho uma ranger 3.0 2005 e o ar gela muito durante o dia todo - detalhe: moro em Fortaleza/CE. Acho que o teu pode estar com algum problema.

De qualquer forma, conheci um cara que instalou um eletroventilador para o ar e está gostando muito do resultado,

Moisés S.M
08/02/2010, 10:45
Tem q se ta td ok com o a/c, como vc falow,o tecnico ia completar o gas,acho muito estranho completar o gas d uma ranger 2005,provavelmente esta com algum vazamento...da uma revisada em todo sistema,a minha tem uma baita ventoinha atras do radiador,gela muito!nunca tive nenhum problema...

Raposo
08/02/2010, 17:38
Eu levaria em outro meca... Aqui no Rio está fazendo 40º em média e o AC da Natasha gela muito bem. A ponto de doer os dedos. Acho que a questão não é a gambiarra. O AC deve estar com algum problema. Tem que girar os dois botões totalmente para a esquerda, tanto o do termostato quanto o dos comandos.
Abraços.

Renato Fraga
08/02/2010, 19:09
Desculpa o pitaco, mas a sugestão dada é perfeita.

Ar condicionado gera um baita calor no condensador, que se não dissipado devidamente interfere na eficiência do evaporador e pode causar outros problemas tal como sobrecarga de pressão entre outros.

Esse calor ainda afeta o radiador e o intercooler.

As ventoinhas automáticas funcionam bem mas têm muitas limitações.
É comum o acoplamento viscoso apresentar defeito e a hélice acionada permanetemente além de aumentar o consumo de combustível gera barulho e dependendo de como a hélice é instalada cria problemas para o seu eixo. Nos casos onde é presa ao eixo da bomba dágua, frequentemente provoca danos à mesma pela força excessiva.

Instalando uma ventoinha elétrica auxiliar, com relê, sistema de proteção e tudo mais que merece você aumentará e muito a eficiência do AC e de outros parâmetros do seu veículo.

Na Ranger tem espaço de sobra, não tem o proque não fazer.

F. Andrade
08/02/2010, 21:24
Observei em um Corsa da GM a existência de uma ventoinha destas, instalada na porção frontal esquerda do ¨condensador¨ do ar condicionado. Meu técnico de A/C tbem recomendou a instalação de uma destas ou talvez duas - VENTOINHA UNIVERSAL DE 9¨ - que através de um relê vai ser acionada qdo liga o AR, porém será alimentada pela bateria. Teria tbem a função de aliviar a pressão no condensador em baixas velocidades, uso urbano e no meu caso estrada de terra em baixa velocidade. Portanto não considero uma gambiarra pq tem nos carros da GM, seria uma adaptação para melhorar a refrigeração tanto do condensador do ar como do radiador da ranger 2.5, evitando superaquecimento em baixas velocidades. Uma vez deixei a ranger uns 25 minutos com o ar ligado parada, com minha filha dentro me esperando e ela quase ferveu....de tanto que forçou sem ventilação natural por deslocamento. Acho válida a idéia. Vou fazer na minha em breve. Uma limpeza no evaporador tbem é essencial, pq a ranger não tem o filtro descartável como nos automóveis. :concordo:

Nava
08/02/2010, 21:33
Ja pensei em fazer isso, mas havia pensado em colocar uma grande em que a maior porção do ar fosse forçado a passar ao lado do intercooler. Assim, resfria mais o ar para o motor e o resto ajuda o A/C e o radiador quando em rotações baixas, como em trilha.

TylerNTL
08/02/2010, 21:44
AC sem funcionar bem com giro baixo...

Sugiro uma lida no tópico abaixo, especificamente na mensagem #29

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=828326#post828326

eduardo1968
08/02/2010, 23:21
Essa embriagenzinha faz parte do sistema compressor da ranger e é um dos pontos onde pode dar algum problema por desgaste, mas numa ranger praticamente nova isso é muito difícil de acontecer.

Outro local onde deve ser revisado é a tomada (plug) que chega no compressor, pois quando lavam o motor com muita pressão d`água pode danificar a solda que tem dentro dela, fazendo o fio dar mal contato,desligando o compressor sem motivo aparente. Isso ocorreu com a minha ranger e a solução foi desmontar a tomada e soldar o fio novamente.

Abs

Eduardo

rogeriomasih
09/02/2010, 07:45
Uma vez deixei a ranger uns 25 minutos com o ar ligado parada, com minha filha dentro me esperando e ela quase ferveu....de tanto que forçou sem ventilação natural por deslocamento.

Aproveita e verifica a válvula termostática do teu carro. Aconteceu isso com a minha uma vez e o problema era na válvula termostática. Depois que troquei, ela pode passar até o dia todo ligada com o ar e sob o sol. :concordo:

Luizinho
09/02/2010, 09:03
Daniel,

o A/C de sua viatura não está funcionando bem por problema dele ou do sistema de arrefecimento da Pick-up. Me parece que seu veículo é 2005. Dependendo da quilometragem o acoplamento viscoso não está dando conta. Para você ter idéia troquei o da Ranger com 140.000km e o da Explorer com 130.000.

Com a Ranger perfeita é possível ficar muito tempo (mais de 2h eu já testei) em marche lenta com o A/C ligado sem superaquecer e com bom rendimento.

Quanto a ventoinha auxiliar, ela consta como peça original Ford para 1998 (tem na Formax), e foi posteriormente abandonada. Com o veículo perfeito ela não é necessária, mas em qualquer circunstância aumenta em muito a eficiência do A/C.

Esta ventoinha original fica na frente do condensador do lado do intercooler e pode ser colocada em qualquer Ranger (até 2009 tenho certeza) e o painel já tem até os furos dos parafusos dela. Resumindo: para fazer gambiarra, faça gambiarra original.

No tópico que abri de minha Ranger com TGV, tem a foto da ventoinha.

Walter L. L. Casitta
09/02/2010, 09:29
Por conta do AC eu não colocaria essa ventoinha. O da minha Ranger funciona muito bem em qualquer situação. Gela com força! Mas quando o AC esta ligado, depois de um tempo a Ranger perde a agilidade. Acho que por conta do condensador na frente do intercooler...

Bagui 4x4
09/02/2010, 18:02
Na minha opnião essa ventoinha é uma merr.da porque ela puxa muita força do motor. Eu tenho uma ranger 3.0 eletronic 2007 e quando ligo o A/C a temperatura aumenta e em poucos minutos a ventoinha entra em funcionamento fazendo um baita barulhão, e com a ventoinha e o A/C ligado a viatura mais parece um carro 1.0 na subida. A melhor solução seria substitui-la por uma eletrica.

Renato Fraga
09/02/2010, 19:01
Eu fiz isso na minha, mas é gasolina......

Não aconselho fazer com o motor diesel

Só de adotar a ventoinha elétrica, o acoplamento viscoso atuará menos e subtrairá menos força do motor

Abraços

zepilha
09/02/2010, 19:43
boa noite
se tem uma coisa boa na ranger é o ac dela.se tiver tudo ok acho que tem poucas viaturas com um ar tão potente,tanto que o motor perde muita potencia quando se usa ele.
o ar da hilux perde em capacidade de resfriamento,mas é quase imperceptível a diferença no consumo e na diminuição de potencia.
o companheiro que abriu o tópico deve mandar examinar o sistema do ac.acho que não precisa inventar nada pra melhorar .

NGDaniel
09/02/2010, 20:44
Bem, vamos la..

Completei o gas do ac e agora está congelando, principalmente quando a viatura esta em movimento, qndo pára diminui um pouco (normal) em razão do desligamento do compressor...

Verifiquei que o radiador do ac está bastante sujo e com amassos, farei a limpeza e o reparo atraves do metodo da "faquinha" que vi em outros topicos..:concordo:

De qq forma, instalarei a ventuinha auxiliar eletrica, já a comprei.. levarei em um autoeletricista para fazer a instalação com rele ligado direto no acionamento do ar com o objetivo unico de aumentar a eficiencia do ar (ainda mais) e diminuir o acionamento da ventuinha viscosa (se possivel)..

A viatura fica de fato muito lerda com essa ventuinha ligada, mas acho que é justamente ela a responsavel pela fama da ranger de "infervível".. por isso nunca pensaria em retirá-la...

Depois conto o resultado..

abraços..

Walter L. L. Casitta
09/02/2010, 23:40
Eu acho que esta acontecendo um mau entendido a respeito do acoplamento viscoso.

Posso até estar enganado, mas que eu saiba essa a função de acoplar quando aquecido não existe. O acoplamento apenas impede que a ventoinha gire na mesma velocidade do motor, economizando energia e reduzindo o ruido. Uma ventoinha não rende acima de 3000RPM.

Aquelas aletas no miolo da ventoinha servem apenas para dissipar o calor gerado pelo acoplamento viscoso...

rogeriomasih
10/02/2010, 09:00
1. Nunca senti o ´peso´ da ventoinha sobre o motor...

2. Sempre achei que a função do acoplamento viscoso fosse realmente ligar/desligar a ventoinha de acordo com a temperatura do motor.

Renato Fraga
10/02/2010, 09:54
Quem realmente trabalha no gerenciamento desses acoplamentos são molas contruidas com metais específios que mudam suas dimenções de acordo com o calor recebido liberando a válvula que gerencia a passagem de óleo que é capaz de freiar ou não o mecanismo fazendo com que a hélice acompanhe a rotação do eixo motriz.

http://webmecauto.com.br/wikiauto/images/thumb/a/a2/Embreagemviscosa.jpg/300px-Embreagemviscosa.jpg

http://www.picapesgm.com.br/forum/files/ventilador_viscoso_2.jpg

http://www.picapesgm.com.br/forum/files/ventilador_viscoso_3.jpg

Vejam que uma vantagem desse sistema é que existe graduação entre o totalmente livre e o totalmente preso ao contrário do sistma magnético.

Portanto quanto mais calor receber, menor será a diferença de rotação entre a hélice e o eixo. Se houver o auxílio de uma ventoinha elétrica poderá trabalhar mais livre ou com mais eficiência dependendo menos da atuação desse acoplamento.

Mais informações....
http://webmecauto.com.br/wikiauto/index.php?title=Tema:Acoplamento_viscoso_do_ventil ador

http://www.portalmercedes.com/dicas-de-manutencao-f69/o-que-e-acoplamento-viscoso-t8026.htm

Nava
10/02/2010, 12:12
E as aletas servem para receber calor e assim aumentar a eficiencia da ativação do dispositivos de molas.

Renato Fraga
10/02/2010, 14:24
Na verdade é pra discipar o calor da peça afim de ocorrer o mínimo de interferência na mola bimetálica única responsável pelo gerenciamento do acoplamento.

A mola deve receber calor apenas doar para fazer a "leitura" correta.

Se a carcaça ficar aquecida, ocorrerá interferências.

Abraços

NGDaniel
24/02/2010, 17:55
Bem, coloquei a ventuinha eletrica...

Os resultados são os seguintes:

O AC, conforme previsão do meca está gelando como no polo norte, sinto frio as vezes dentro da viatura quando la fora está fervendo, mesmo quando ela fica parada num sinaleiro ou em engarrafamentos..

O problema do ar era sim questão de ventilação, segundo outro meca a ventuinha viscosa já não está conseguindo resfriar a parte do ar quando não está acoplada, por isso que o compressor desligava mas, segundo outro meca o problema eram os amassos e sujeiras no radiador do ac.. bem, problema resolvido..

Bem, quanto à ventuinha viscosa, melhorou um pouquinho.. ela demora um pouco mais a travar e aciona um pouco menos que antes...

Bem é isso, fiquei de demonstrar os resultados e são esses,

Abraços..

rogeriomasih
24/02/2010, 19:03
BELEZA!!!

ENTÃO O VENTILADOR ELÉTRICO ESTÁ APROVADO MESMO?

UMA DÚVIDA: Tem como testar o acoplamento viscoso sem ter que enfiar os dedos nas hélices da ventoinha?

LeoLeone
24/02/2010, 19:24
Bem, coloquei a ventuinha eletrica...

...

Bem é isso, fiquei de demonstrar os resultados e são esses,

Abraços..

Ola Daniel, bom saber de sua satisfação.
Manda pra gente o custo e, se possivel, fotos.
Abç
Leo
Ranger xl 2000 CD 4x4:-D

Luizinho
24/02/2010, 23:03
Só de curiosidade, seguem fotos da ventuinha original Ford da Ranger 1998 instalada em uma 2001. Entra quando liga o A/C. O rendimento do A/C melhorou muito, nesta Pick-up o acoplamento viscoso é novo.

Renato Fraga
25/02/2010, 00:13
É isso aí Daniel, fez o correto.

Deixa as conversas furadas de lado e manda bala na adaptação!!!!!
Tem gente que fica de papo, não faz nada e atraza a vida dos outros.....

BELEZA!!!

ENTÃO O VENTILADOR ELÉTRICO ESTÁ APROVADO MESMO?

UMA DÚVIDA: Tem como testar o acoplamento viscoso sem ter que enfiar os dedos nas hélices da ventoinha?

Rogério, para testar o acoplamento da sua ventoinha, sempre com o motor desligado, com o motor quente ela deve estar travada e com o motor frio, livre o suficiente para você conseguir girá-la.

Quando o motor estiver funcionando, fique atento que quando o acoplamento trava, é bem perceptível, inclusive ocorre uma ligeira queda na rotação do motor. Se o acoplamento estiver funcionando pefeitamente, ao ligar o ar condicionado, imediatamente ele acopla.

Enfim, isso é o que você pode usar como base pra testar sua ventoinha.

Abraços

Milton C.
25/02/2010, 07:33
Bom dia!

Vale lembrar neste teste, que o simples fato de estar travada não significa que possa exercer força extrema para girá-la.
Senão poderá danificar a mesma.

Só uma pergunta ai criador do tópico:
O sistema de acoplamento viscoso em sua viatura é novo?

Abraços!

NGDaniel
25/02/2010, 22:47
Valeu pessoal, é isso ai..

A ventiunha é identica a essa que o Luizinho colocou nas fotos, depois tiro algumas para mostrar..

O meu custo foi minimo, pq meu irmão tinha uma ventuinha de uma adaptação que ele tentou fazer e não deu certo, dai eu só paguei a mão de obra da instalação (50 lascas), que é bem simples, um fio num relê puxado diretamente do ac.

A ventiunha viscosa é verificada como foi dito, de manhã, com a viatura desligada tente move-la, se ela girar , não está travada.. depois, qndo esquenta ou liga o ac ela deve travar, dai é fácil reconhecer pq faz um barulhão danado,vc acelera e o barulho parece uma turbina de avião... e, alem do mais, a viatura fica mais lerda,

Bem, a minha ventiunha viscosa não é nova, pelo que saiba (comprei a viatura tem menos de um mes), mas está funcionando bem... trava somente qndo necessário e etc...

Abraços,

GAUDERIO
15/10/2010, 20:12
Tenho uma ranger e minha ventoinha com este sistema viscoso ficou travada e ta girando conforme aceleração do motor e parece uma turbina de avião o tempo todo. Alguma dica p/ destravar a bendita helice?

NGDaniel
15/10/2010, 21:05
Tenho uma ranger e minha ventoinha com este sistema viscoso ficou travada e ta girando conforme aceleração do motor e parece uma turbina de avião o tempo todo. Alguma dica p/ destravar a bendita helice?

Acho que nao tem reparo.. é troca..

Deve custar uns 700 mangos.. no chute..

abs,

Deivid/silveira
15/10/2010, 21:46
Gaudério...

Tchê, se a tampa ali da alice estiver com marca do gel tipo borrado sujo, aí não tem geito tem que trocar mesmo, por esses detalhes que tu estás passando ela já foi pro saco mesmo, digo isso porque faz 1 mês que troquei.

E não demora muito pra não super aquecer a tua ranger!!!!

Vai lá na GIROS PEÇAS Av Cairu 1045 fone 3396-0300 fala com o Gilmar, diz que o Deivid da ranger preta te indicou que ele vai te dar um disconto legal ou parcelar, lá na Giros peças eles só vendem peças genuinas MWM, mas a ventuinha é uns 500 pilas original e aproveita e troca o rolamento parcial, tu não vai te arrepender.

Abraço

GAUDERIO
15/10/2010, 21:55
Valeu David. SAbe sé é muito dificil tirar esta peça? tenho que tirar a correia, queria desmontar p/ ver se ta babado de oleo ou não. A referida peça tem algum contato eletronico? ou é tudop mecanico mesmo. Minha ranger é uma xlt 98 v6. O problema apareceu após uma viagem onde fui a uma média de 130km/h. de lá p ca to andando de ranger com turbina de avião. To andando com o giro bem baixo p/ n fazer tanta barulho. Neste lugar que vc indicou eles fazem a substituição da peça ou apenas tem ela p vender? Valeu

Deivid/silveira
15/10/2010, 22:05
Sim sou de Porto, tchê vai lá que tem tudo de peças do motor da ranger 2.5, 2.8 e 3.0.

Abs

Imperador!
15/10/2010, 23:07
Tem que ver o foi feito no carro.

Se você pegou ela usada o dono antigo pode ter relaxado no cuidado com o carro ou gostava tanto do "barulho de avião" que mandou deixar ele ligado direto.

Oficina de confiança primeiro.

GAUDERIO
15/10/2010, 23:55
Funcionava normal imperador, ficou assim apos uma viagem que fiz... Eu não gosto do barulho de aviao, alto d+ abafa até o motor 6cc com surdina silenciosa...

Deivid/silveira
16/10/2010, 00:15
Valeu David. SAbe sé é muito dificil tirar esta peça? tenho que tirar a correia, queria desmontar p/ ver se ta babado de oleo ou não. A referida peça tem algum contato eletronico? ou é tudop mecanico mesmo. Minha ranger é uma xlt 98 v6. O problema apareceu após uma viagem onde fui a uma média de 130km/h. de lá p ca to andando de ranger com turbina de avião. To andando com o giro bem baixo p/ n fazer tanta barulho. Neste lugar que vc indicou eles fazem a substituição da peça ou apenas tem ela p vender? Valeu

:stop: Opa!! pera aí, eu pensei que fosse diesel a tua ranger, não sei como é na V6 mas acho que a ventoinha é mais barata, te dei o preço do motor a diesel... foi erro de comunicação:oops:

Mas para tirar a ventoinha tu tens que tirar o radiador para ter acesso, mas a V6 não sei como se tira, não tenho ideia derrepente o Moises Missio pode te ajudar.

:concordo:

Marcelo-HPE
16/10/2010, 07:22
Dizem que a ventoinha viscosa da ranger 3.0 é igual o da l200 outdoor de 11pás, se for, são todas fabricadas pela Valéo.
Essa ventoinha quando acopla faz um vruuuuuuuuuum, igual a uma turbina de avião decolando .

TylerNTL
16/10/2010, 07:43
:stop: Opa!! pera aí, eu pensei que fosse diesel a tua ranger, não sei como é na V6 mas acho que a ventoinha é mais barata, te dei o preço do motor a diesel... foi erro de comunicação:oops:

Mas para tirar a ventoinha tu tens que tirar o radiador para ter acesso, mas a V6 não sei como se tira, não tenho ideia derrepente o Moises Missio pode te ajudar.

Já troquei a ventoinha da minha (vide assinatura) e não precisa desmontar nada

Com a chave adequada é serviço de 10 minutos, e se o dono da oficina for gente boa vai ficar por "dê uma gratificação para o mecânico" ou se vc costuma trabalhar com ele fica por um muito obrigado.

Pelo que conheço das outras caminhonetes, que normalmente tem espaço no cofre do motor o procedimento deve ser basicamente o mesmo.

PS: Nas autorizadas MWM não passa de R$ 500 pela ventoinha completa hélice+acoplamento

Maranguas
16/10/2010, 08:09
Dizem que a ventoinha viscosa da ranger 3.0 é igual o da l200 outdoor de 11pás, se for, são todas fabricadas pela Valéo.
Essa ventoinha quando acopla faz um vruuuuuuuuuum, igual a uma turbina de avião decolando .

Essa é uma parte da Ranger que eu nao gosto. O carro fica mais amarrado quando entra em açao a ventoinha.

Imperador!
16/10/2010, 10:27
Essa é uma parte da Ranger que eu nao gosto. O carro fica mais amarrado quando entra em açao a ventoinha.
É verdade. Fica mais amarrado mesmo.

Mas o barulho de avião compensa pra mim. Se estiver a passeio, desligo até o ar e baixo o vidro para ir ouvindo. kkk

GAUDERIO
16/10/2010, 14:06
Valeu pelas dicas gurizada e acredito que a ventoinha da v6 e da diesel são a mesma. Hoje pela manhã com o carro frio girei a ventoinha manualmente para ambos os sentidos por uns 5min. e reparei que a media q eu girava ele ia caindo uns farelo de sujeira/ graxa. junto ao eixo, e a tal ventoinha desacoplou e agora o barulho de avião sumiu. Fica ai a dica se alguém tiver com a ventoinha acoplada fulltime, da uma girada nela manualmente que pode ajudar.

GAUDERIO
29/10/2010, 00:38
Vou ter que comprar outra ventoinha mesmo, a minha esta prendendo denovo, pesquisei em desmanche e sai de 350 à 500,00 ... vou ir onde o deivid falou p/ ver... Será que a ventoinha da V6 e da diesel são iguais?

NGDaniel
29/10/2010, 06:57
Vou ter que comprar outra ventoinha mesmo, a minha esta prendendo denovo, pesquisei em desmanche e sai de 350 à 500,00 ... vou ir onde o deivid falou p/ ver... Será que a ventoinha da V6 e da diesel são iguais?

Se for esse preço mesmo acho que compensa pesquisar nova..

Veja se é a mesma do International Diesel, e se for procura uma loja MWM.

abs,

Maranguas
29/10/2010, 07:40
É verdade. Fica mais amarrado mesmo.

Mas o barulho de avião compensa pra mim. Se estiver a passeio, desligo até o ar e baixo o vidro para ir ouvindo. kkk

kkkkkkkk

Vc tá brincando né veio ?? Ontem dirigi uma full das novas (sogro) e ela tb tem essa paradinha... mas é bem mais discreto. A ranger parece que vai decolar. O que me incomodava mais era o motor ficar um pouco mais preso.

Imperador!
29/10/2010, 23:30
kkkkkkkk

Vc tá brincando né veio ?? Ontem dirigi uma full das novas (sogro) e ela tb tem essa paradinha... mas é bem mais discreto. A ranger parece que vai decolar. O que me incomodava mais era o motor ficar um pouco mais preso.
Sério, cara, eu acho legal.

Mas a perda de força do carro é chato mesmo.

Anthoniusnikos
30/10/2010, 02:02
Então, ventoinha elétrica nela ! Para a minha 2000 já estou adquirindo uma.

Amanhã vou ver se tem espaço para a colocação.

A melhor é mesmo a FORMAX de 9" ?

Anthon

Marcelo-HPE
30/10/2010, 16:51
Anthon , onde e como vc vai adaptar o termostato ( cebolão) para o acionamento da ventoinha ??? vai na mangueira de saída do cabeçote ou no radiador ???
abs

Kim
30/10/2010, 17:15
Opa grande Marcelo-HPE!

Me intrometendo na conversa.

O cebolão deve ser colocado na parte inferior do radiador, como na foto.
http://lh4.ggpht.com/_FaOIAI9KB0o/S-n9raCFGEI/AAAAAAAAFb4/qRDaBWvHNAM/s400/SAM_0412.JPG

A explicação que tive foi a seguinte:
A temperatura da água para o acionamento da ventuinha, deve ser na parte inferior do radiador, assim, a mesma só aciona quando o veículo está em baixa velocidade, pois não há fluxo de ar suficiente para a troca de calor no radiador.

Em velocidade constante mais elevada, há troca de calor pelo próprio movimento do veículo, assim a água chega fria ao cebolão.

Outra explicação, mais simplória, é que trabalha em um conjunto melhor com a válvula termostática, esta fica mais na temperatura de trabalho aberta, mantendo um melhor fluxo de água.

Se o cebolão fosse na saída do motor, haveria um abre e fecha da termostática.

No tempra, a readequação técnica fez o cebolão ir para a mangueira superior do radiador, devido a deficiente troca de calor do radiador, entao...:parede: :parede:

Abraços.

Kim.

Marcelo-HPE
30/10/2010, 17:46
Fala Kim meu Camarada de guerra !!!!
Obrigado pelos esclarecimentos meu amigo , mas no caso das picapes que possuem hélice com acoplamento viscoso como l200, ranger, etc , Acho que o radiador não possue furo para cebolão como nos automóveis de passeio . então será que é preciso furar o radiador para adaptar o cebolão ???
abs

Kim
30/10/2010, 18:27
Marcelo-HPE.

A pergunta que fez foi sobre a instalação do cebolão.

Agora vamos ao acoplamento viscoso.
A todos, eu não li as páginas anteriores deste tópico.

Sobre o acoplamento viscos, este precisa de temperatura para funcionar.
Então, não há cebolaão, a água flui pelo sistema, e quando o ar passa ater uma temperatura maior, dilata alguma coisa, que faz a hélice girar puxando o ar, pois antes disso ela simplesmente gira, mais sem causar efeito no ar.

Na ranger, especificamente com AC, além do acoplamento viscoso, tem uma putsa ventuinha, que liga sempre que se liga o AC, independente da temperatura de funcionamento do motor.
Ela funciona com a temperatura do condensador, podendo assumir uma segunda velocidade em caso de a temperatura elevar.

Mais, quer colocar cebolão?

É simples, manda soldar uma proca na medida do cebolão em um cano que tenha a medida da mangueira inferior, e instale na mangueira, da mesma forma que se faz no tempra, mais na mangueira inferior.

Marcelo-HPE
30/10/2010, 18:36
Fala Kim,
Mas no caso se o cara quizer tornar esse eletroventilador do condensador independente do ar condicionado , . ele teria que instalar um cebolão para ligar de acordo com temperatura do motor , ai nesse caso acho que o radiador não teria o furo para o cebolão .
abs.

Kim
30/10/2010, 18:42
Marcelo!

É algo simples, um "T" deste da foto, um cebolão, e um relê com alguns fios.
http://cidadesaopaulo.olx.com.br/pictures/adaptador-cebolao-radiador-tempra-tipo-iid-71275493

Assim, esquentou, ligou!!!!

Ligou o AC, ligou!!!!

Lembrando, mangueira inferior!!!

Marcelo-HPE
30/10/2010, 18:51
Valeu meu camarada !!!
Abração !!

Walter L. L. Casitta
30/10/2010, 19:02
Marcelo!

É algo simples, um "T" deste da foto, um cebolão, e um relê com alguns fios.
http://cidadesaopaulo.olx.com.br/pictures/adaptador-cebolao-radiador-tempra-tipo-iid-71275493

Assim, esquentou, ligou!!!!

Ligou o AC, ligou!!!!

Lembrando, mangueira inferior!!!

Eu fiz coisa semelhante quando instalei o câmbio AT na Ranger, só que o censor ficava no óleo do câmbio...

Anthoniusnikos
30/10/2010, 19:19
Anthon , onde e como vc vai adaptar o termostato ( cebolão) para o acionamento da ventoinha ??? vai na mangueira de saída do cabeçote ou no radiador ???
abs

Marcelo, o Kim explicou bem, mas a idéia sugerida mais atrás foi a de colocar a ventoinha para resfriar o condensador(radiador) do A/C, então, está deve ligar juntamente com o A/C, portanto, nessa condição, não vai precisar de cebolão(termostato). Agora, se for para auxiliar a ventoinha do acoplamento viscoso(funcionar menos), sim, haverá as necessidades expostas pelo Eng. Kim.
Agora, talvez dê para matar os dois radiadores com uma só cajadada, e não ter tanta perda de potência no motor quando o A/C estiver ligado.

Anthon

Kim
30/10/2010, 19:28
Anthoniusnikos!

A idéia que passei, pode ser ligado em ambos os sistemas, lógico, por um eletrecista que tenha noção.

Funciona nas duas condições.

Se já possuir a ventuinha, liga o sistema indicado, e terá as duas funções, ótimo para engarrafamentos!!!!!

Anthoniusnikos
30/10/2010, 19:31
Abração pro Dudukim, também.

Apesar de usar mais estradas, vou instalar esse sistema. Mas, terei que pensar e amadurecer a idéia, baseado no que está sendo discutido. Ainda, não tive tempo para verificar o espaço para a ventuinha.

Abração
Anthon

Marcelo-HPE
30/10/2010, 19:36
È a engenharia do forum em ação !! mas pelo que tenho visto a turma tem colocado o cebolão mais na mangueira superior ( saída do cabeçote )
esqueminha interessante !!
http://www.technomotors.hpg.ig.com.br/estoque/niva/ventoinha/

Anthoniusnikos
30/10/2010, 19:51
Olá Marcelo. Só conjecturando... Sem calcular, a impressão inicial(com a configuração do link, ou seja, o termost. na saída da mangueira superior) é que a ventoinha adaptada não vai ter a mesma eficiência da do acoplamento viscoso, e portanto poderá ficar muito mais tempo ligada, o que poderá provocar maior consumo de energia, se bem que será uma demanda de potência menor por um tempo maior. E, se a temperatura cair abaixo da abertura da VT(88 graus Célcius, se não me engano), como o Kim disse, vai ser um tal de abre e fecha, não conveniente para a saúde do motor.

Anthon

Kim
30/10/2010, 20:17
Anthoniusnikos!!!

Perfeita sua explicação!!!:concordo:

Na MHO não se deve colocar na mangueira superior, está muito bem explicado no post acima!

Marcelo-HPE
30/10/2010, 20:35
Olá Anthon , concordo com a sua explicação , porem baseando o cebolão na mangueira inferior de saída do radiador ,vc não acha que quando água do radiador chegar a por ex. 90°C para então entrar o eletroventilador , a água que vem do bloco já não estaria muito quente por ex acima dos 100°C ??
A propósito onde são instalados os cebolões nos motores dos carros de passeio???

Abaixo os caras adaptaram um eletroventilador do vectra de forma perfeita nas l200 quadradinhas
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=13722
abs

Anthoniusnikos
30/10/2010, 21:02
Marcelo, agora não saberia dizer como regular essa ventoinha auxiliar, para ela não esfriar a água de arrefecimento a temperatura abaixo de 88oC, que é a temp. ideal pro motor 2.5 e 2.8 diesel funcionarem; se a faixa do termostato é de 87 à 92oC, deve dar. Se isso for possível talvez se possa colocar o termostato na mangueira de cima, também. Nessa situação, até se poderia eliminar a VT e o acoplamento viscoso. Será que a ventoinha vai dar conta, porque a original é um ventoinhão. Quantos Watts teria esse ventoinhão ? :pensativo:

Mas, a perda de potência não é devido ao ventoinhão, que aliás se está com o AV(acopl. visc.) em bom estado, não vai roubar muita potência do motor. É mais devido a tensão devido ao funcionamento compressor do A/C. Não é ? Que se tiver o condensador melhor refrigerado, vai consumir menos.
Ainda tenho as minhas dúvidas, porque uma vez o A/C solicitado, a correia poli-V vai ficar mais pesada, e o próprio alternador vai diminuir a produção de energia.

Concorda Kim ? :mrgreen:

Anthon

Marcelo-HPE
30/10/2010, 21:42
Anthon !! Infelizmente não sei a potência desse ventoinhão do vectra !! só sei que
Potência = Tensão x Corrente --- P= U x I , mas se for numa autopeças e ver no físico vc vai achar. mesmo assim é melhor vc manter o viscoso .
Na maiorria dos motores o cebolão é instalado embaixo do radiador , aí ferrou !!!
Kim Kd vc Homi !!!

Anthoniusnikos
30/10/2010, 21:49
Marcelo, concorda que o nosso grande problemão é a perda de potência do motor quando o compressor do A/C é ligado ? Como aliviar essa tensão ? Só se conseguirmos um compressor menos exigente, ou seja, que tencione menos a correia poli-V, ou nada, quem sabe um igual ao das geladeiras domésticas, a partir do fornecimento, apenas, de energia elétrica da bateria ? :pensativo:

Vou procurar saber a potência de uma bolota(compressor) de geladeira 220V e ver se dá para adaptar numa viatura 12V. Aí ficariamos com a poli-V livre dessa tensão, e o motor agradeceria.

Anthon

Marcelo-HPE
30/10/2010, 22:02
Da uma caida mesmo !! pois junta o compressor + o acoplamento viscoso acoplado + ventoinha elétrica. aí vai uns 8cv
Até que na l200 não sinto muito não !! mas no ecosport ,e no palio Locker da vontade de chorar .
Devo estar acostumado com carro turbo . hehehe.
Anthon dá uma checada no eletroventilador do Marea que tb é grande.
abs

Anthoniusnikos
30/10/2010, 22:06
Marcelo. O que você acha do motor/compressor/serpentina de geladeira doméstica(semelhante) ? Será que dá liga ?

Anthon

Marcelo-HPE
30/10/2010, 22:44
Anthon . acho que não ir dar montagem , os Ø dos tubos de sucção e descarga do compressor de geladeira são infinitamente menores em relação aos do compressor automotivo , são tubos capilares mesmo e são soldados no compressor.
abs

Carlos A. C. Azevedo
31/10/2010, 01:21
Olha, pra falar a verdade pode até mesmo colocar um desses compressores no carro, mas ai vem, ele teria que ser, jogando por baixo uns 5 hp, contra os 1/3 hp das geladeiras devido isolamento e outras coisas e ainda um transformador gigante pra poder rodar o compressor e ai ja foi tudo o que o alternador ia reder e mais um pouco, Então pessoal vamo com calma que o negocio pode ser muito pior do parece ehehehehe:dance:

Kim
31/10/2010, 10:25
Olá Anthon , concordo com a sua explicação , porem baseando o cebolão na mangueira inferior de saída do radiador ,vc não acha que quando água do radiador chegar a por ex. 90°C para então entrar o eletroventilador , a água que vem do bloco já não estaria muito quente por ex acima dos 100°C ??
A propósito onde são instalados os cebolões nos motores dos carros de passeio???

Abaixo os caras adaptaram um eletroventilador do vectra de forma perfeita nas l200 quadradinhas
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=13722
abs

Vamos lá.
Nos carros de passeio, o cebolão fica na caixa inferior do radiador, o acionamento se dá pelo fluxo de água, que esquenta.
Porém, o motor necessáriamente não está quente, pois ele estará usando a água que estava "fria"no radiador.

Marcelo, agora não saberia dizer como regular essa ventoinha auxiliar, para ela não esfriar a água de arrefecimento a temperatura abaixo de 88oC, que é a temp. ideal pro motor 2.5 e 2.8 diesel funcionarem; se a faixa do termostato é de 87 à 92oC, deve dar. Se isso for possível talvez se possa colocar o termostato na mangueira de cima, também. Nessa situação, até se poderia eliminar a VT e o acoplamento viscoso. Será que a ventoinha vai dar conta, porque a original é um ventoinhão. Quantos Watts teria esse ventoinhão ?

Mas, a perda de potência não é devido ao ventoinhão, que aliás se está com o AV(acopl. visc.) em bom estado, não vai roubar muita potência do motor. É mais devido a tensão devido ao funcionamento compressor do A/C. Não é ? Que se tiver o condensador melhor refrigerado, vai consumir menos.
Ainda tenho as minhas dúvidas, porque uma vez o A/C solicitado, a correia poli-V vai ficar mais pesada, e o próprio alternador vai diminuir a produção de energia.

Concorda Kim ?

Anthon

O cebolão não tem regulagem de abertura, se é essa a pergunta, vc compra ele com a temperatura de liga e desliga pronta, mais tem vários acionamentos no mercado, é só procurar um que melhor atende.

Sobre o peso na correia ao ligar o AC.
Para girar o compressor de gás, o motor precisa dispor de uns 3cv, para acoplar a polia, o alternador precisa de aproximadamente 1cv.

Quando não usamos o AC, a polia gira sobre um rolamento, então, está livre.
Ao acionar o AC, um putsa imã entra em ação, colando a polia ao eixo do compressor.

Para isso, o motor precisa de potência para o AC e Alternador.

ESQUEÇAM A IDÉIA E MOTOR DE GELADEIRA!!!!!:odedo:

NGDaniel
31/10/2010, 10:36
Liguei o meu direto no relê do AC, ou seja, o eletroventilador liga quando ligo o AC.. o problema que consegui resolver foi do AC, quanto ao outro diminuir a acoplagem, nao consegui resultados significativos.. demora um cadim mais pra acoplar, mais depois nao desacopla mais enquanto o AC estiver ligado..

Não sei se um eletroventilador grande ligado direto vai ter alguma influencia na diminuição do acoplamento da ventuinha principal ou, quem sabe, ter uma consequencia pior que seria a viatura nao atingir o ponto correto de temperatura do motor..

O acoplamento ocorre + com o AC ligado ou quando vc esta na estrada e diminui a velocidade para baixo dos 100 km.. se vc estiver na cidade s/ ar, p. ex., ele nao fica acoplado o tempo inteiro, acopla e desacopla...

Agora, detalhe, esses dias estava acompanhando uma Ranger nova com ac ligado durante um percurso considerável e notei que ela nao estava ligada.. será que evoluiram o sistema ???? Alguem tem notícias..

De repente, se houver evolução, poderiamos dar um upgrade nas viaturas :mrgreen:

abs,

eduardo1968
31/10/2010, 18:17
NGDaniel
Não sei te dizer se mudaram alguma coisa. Mas aqui na frente de casa passam várias rangermahindra por dia e várias delas com AC acoplado.
Eduardo

Deivid/silveira
31/10/2010, 19:58
X 2 não nudou nada.
Concerteza a 2012 mudou.

Anthoniusnikos
31/10/2010, 20:33
Vamos lá.

Sobre o peso na correia ao ligar o AC.
Para girar o compressor de gás, o motor precisa dispor de uns 3cv, para acoplar a polia, o alternador precisa de aproximadamente 1cv.

Quando não usamos o AC, a polia gira sobre um rolamento, então, está livre.
Ao acionar o AC, um putsa imã entra em ação, colando a polia ao eixo do compressor.

Para isso, o motor precisa de potência para o AC e Alternador.

ESQUEÇAM A IDÉIA E MOTOR DE GELADEIRA!!!!!:odedo:

É mesmo, já tinha me esquecido que o omegão tinha o sensor(termostato) na saída da água na parte inferior do radiador.

Bom, numa subida, os Maxxion 2,5 L parecem perder uns 55CV(metade da potência total do motor) quando o A/C está ligado e WG com 0,8 bar.
Esses 3CV podem ser compensados facilmente com um aperto na WG para uns 1,3 bar e, com algumas voltas na abertura da BI(sem produzir fumaça).
Até que o sistema de refrigeração seja aperfeiçoado. :shock:
Até lá, a instalação dessa ventoinha auxiliar, para refrigerar a colméia de expansão do gás de refrigeração, vai ajudar muito no resfriamento da serpentina, principalmente nos trânsitos pesados das cidades.

Anthon

Marcelo-HPE
31/10/2010, 21:39
A saída é por aí mesmo !!!
No caso da ranger 2.5 , instalar a ventoinha eletrica do vectra com cebolão , ela vai entrar com o que vier primeiro , quando ligar o ar cond. ou quando o cebolão armar.
Pelas pesquizas que fiz , o cebolão dever ser instalado na mangueira de sáida do radiador para a bomba d´água como disse o Eng° chefe da Engesa S/A Sr Kim . . pois se instalado na mangueira de saida do cabeçote , a ventoinha corre o risco de ficar armada direto , pois a água sai do cabeçote muito quente .
Acho que é isso né !!
agora falta escolher o cebolão !!
abs
http://www.jumori.com.br/result_busca.php?palavra_busca=termostato&pagina=1

Kim
31/10/2010, 22:28
Marcelo-HPE!

Que bom que o bom censo falou mais alto!

Na mangueira inferior!

Mangueira superior, somente coisa de fiat, que é podre de nacensa!!!!!

Abraços.

Kim.

Deivid/silveira
01/11/2010, 01:24
Kim ... oque faz com a ventilador de acoplamento, ele não acopla mais? ou tem que isolar e usar somente a eletrica?

Abraço

Kim
01/11/2010, 08:43
Deivid/silveira!

O que foi descrito, depois que comecei a participar deste tópico, é o funcionamento em conjunto da elétrica com a mecânica de acoplamento viscoso.

Na Ranger 2.3 16V o funcionamento já é assim de fábrica.
Como eu sei?
Eu tinha uma!

O discutido aqui, é uma forma de melhorar a eficiência de troca de calor do radiador.

Abraços.

Kim.

Deivid/silveira
01/11/2010, 12:55
Pois é, então ela funciona em conjunto.

Tenho muito interece, porque é um serviço fácil de fazer em casa.

NGDaniel
01/11/2010, 14:38
Deivid/silveira!

O que foi descrito, depois que comecei a participar deste tópico, é o funcionamento em conjunto da elétrica com a mecânica de acoplamento viscoso.

Na Ranger 2.3 16V o funcionamento já é assim de fábrica.
Como eu sei?
Eu tinha uma!

O discutido aqui, é uma forma de melhorar a eficiência de troca de calor do radiador.

Abraços.

Kim.

Kim, a eletro ficava ligada o tempo inteiro ou tinha aquele esquema de ligar meia bomba e, quando aquece, gira mais rapido e asssim por diante ??

Kim
01/11/2010, 18:31
Opa NGDaniel!

Volta algumas páginas, eu expliquei detalhadamente como ligar, para funcionar em conjunto com AC e temperatura da água.

Abraços.

Kim.

Anthoniusnikos
01/11/2010, 18:55
O óleo dos acoplamentos viscosos são óleos de silicone full-life, os mesmos usados para os eixos(compensação de torque) dos Golf VR6 Syncro e dos Porshe 959 que são os mais sofisticados e eficientes.
Esses óleos tem as suas viscosidades aumentadas com o aumento da temperatura; e próximos de 200oC adquirem a consistência de gel; acima dessa temperatura viram graxas, e até podem solidificar.

Tendo esse óleo na mão, pode-se fazer a subsituição e o acoplamento viscoso volta a funcionar normalmente.
Pelo alto preço de uma ventoinha com AV(uns R$ 500,00), vale a pena procurar esse óleo.
É bem provável que tanto a DowChemical quanto a DuPont fabricam esse óleo.
Se só comercializarem de litro, podemos vender o resto prôs amigos.

Anthon

NGDaniel
01/11/2010, 20:42
O óleo dos acoplamentos viscosos são óleos de silicone full-life, os mesmos usados para os eixos(compensação de torque) dos Golf VR6 Syncro e dos Porshe 959 que são os mais sofisticados e eficientes.
Esses óleos tem as suas viscosidades aumentadas com o aumento da temperatura; e próximos de 200oC adquirem a consistência de gel; acima dessa temperatura viram graxas, e até podem solidificar.

Tendo esse óleo na mão, pode-se fazer a subsituição e o acoplamento viscoso volta a funcionar normalmente.
Pelo alto preço de uma ventoinha com AV(uns R$ 500,00), vale a pena procurar esse óleo.
É bem provável que tanto a DowChemical quanto a DuPont fabricam esse óleo.
Se só comercializarem de litro, podemos vender o resto prôs amigos.

Anthon

Mas como é que insere o gel no sistema ?? nao é blindado isso não ?

Kim
01/11/2010, 20:45
Li em algum lugar do Fórum, que existe uma empresa na cidade de Maringá (aqui perto) que faz a troca desse gel!

Segundo o relato, fica bom bacarai!!!!

Tentei procurar, mais não faço nem idéia de onde era!

Renato Fraga
01/11/2010, 23:44
Tá certo, o dispositivo não perde o fluido por acaso. Geralmente porque o rolamento apresenta folga.

Vai adicionar fluido e ele vai vazar novamente!!!!!!

Não adianta, o acoplamanto viscoso não tem manutenção, estragou precisa de um novo.

Deivid/silveira
03/11/2010, 00:55
Pois é , mas se o cabeça não quizer troca por uma nova, ele pode fazer essa troca de gel que eu nunca ouvi falar, e troca o rolamento que custa 119 latinhas.

NGDaniel
03/11/2010, 08:41
Pois é , mas se o cabeça não quizer troca por uma nova, ele pode fazer essa troca de gel que eu nunca ouvi falar, e troca o rolamento que custa 119 latinhas.

Mao de obra pra tirar a embreagem e colocar: R$70,00
Troca do rolamento, R$ 119,00
Gel ????? sei la, R$ 100,00..
Mao de obra para trocar o gel, R$ 70,00 ???
Risco de dar pau novamente ??

Achar alguem que faça o serviço ????

Sei nao heim.. acho que vai compensar procurar uma nova mesmo...

Renato Fraga
03/11/2010, 13:23
Ok, mas vocês têm relatos do serviço para troca do tal rolamento????

Ao menos os acoplamentos que eu conheço, são bem difíceis de trocar tal peça. Praticamente impossível de fazer sem danificar o conjunto.

Geralmente os recondicionadores acrescentam apenas o fluido que vazou e mais nada.

Por isso da inutilidade desse serviço.

Na minha PickUp eu removí a ventoinha original, mecânica e instalei uma elétrica comandada por um cebolão que funciona perfeitamente em conjunto com a válvula termostática.

A original rouba força do motor, judia da correia e destroi a bomba d'agua além de fazer uma barulho desagradável ao acelerar.

Abraços a todos

Imperador!
03/11/2010, 13:53
Mao de obra pra tirar a embreagem e colocar: R$70,00
Troca do rolamento, R$ 119,00
Gel ????? sei la, R$ 100,00..
Mao de obra para trocar o gel, R$ 70,00 ???
Risco de dar pau novamente ??

Achar alguem que faça o serviço ????

Sei nao heim.. acho que vai compensar procurar uma nova mesmo...

x2

Muito custo, muito risco, pra pouco benefício.

NGDaniel
03/11/2010, 18:20
Ok, mas vocês têm relatos do serviço para troca do tal rolamento????

Ao menos os acoplamentos que eu conheço, são bem difíceis de trocar tal peça. Praticamente impossível de fazer sem danificar o conjunto.

Geralmente os recondicionadores acrescentam apenas o fluido que vazou e mais nada.

Por isso da inutilidade desse serviço.

Na minha PickUp eu removí a ventoinha original, mecânica e instalei uma elétrica comandada por um cebolão que funciona perfeitamente em conjunto com a válvula termostática.

A original rouba força do motor, judia da correia e destroi a bomba d'agua além de fazer uma barulho desagradável ao acelerar.

Abraços a todos

Então... parece que seria uma boa eliminar essa ventuinha...

mas eu nao tenho coragem NEEEMMMMM sô..

Renato Fraga
03/11/2010, 21:36
É, admito que para os motores diesel, a coisa é um pouco mais complicada, a geração de calor é muito maior. Eu também ficaria receoso. Mas no caso da Ranger, uma elétrica como auxiliar seria muito bem vinda, talvez poupando um pouco o serviço da ventoinha mecânica.

Minha Dakota é Gasolina e roda no Álcool, quando esquenta, rapidinho a temperatura normal é restabelecida.

Abraços

GAUDERIO
04/11/2010, 00:10
Achei quem recondiciona acoplamento viscoso
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-154080299-_JM
Valor do serviço R$ 180,00

Boa dica esta especificação do Oleo/gel, acredito que este gel com o tempo pode vazar ou até mesmo secar, ou perder eficiencia, que acredito ser o que esta acontecendo com meu acoplamento, pois ele acopla muito facil...

Anthoniusnikos
04/11/2010, 01:20
R$ 119,00 por um rolamento ? Deve ser folhado a ouro e rubis, ou cotado num Rev. Autz. Ford.
Rolamentos, mesmo para alta rotação e alta temperatura, custam uns R$ 15,00 ou R$ 25,00.
Depois, tendo-se algumas ferramentas, uma bancada e morsa, se desmonta qualquer coisa.
Ainda não desmontei esse acoplamento, mas o que deve mesmo desgastar é o rolamento e talvez um anel retentor. E qualquer peça que tenha esses desgastes pode ser facilmente recondicionada: motor arranque, alternador, motores elétricos em geral.

Esse Rei do Alternador fica em SP na Vila Gumercindo. Sugiro irem até o local verificar as instalações, e se o trabalho é de boa qualidade mesmo.

Dêem um olhada no site da Dow Corning:
http://www.dowcorning.com/content/discover/discovershowcase/automotive.aspx?bhcp=1

Em, "silicon engine cooling fan clutches and all-wheel drive tranfer units". Agora é só descobrir no site a especificação do silicone para o acoplamento viscoso ou "engine cooling fan"

Também: http://www.aa1car.com/library/cooling_fan_clutch.htm - Aqui explica bem a função do acoplamento viscoso.

Anthon

Anthoniusnikos
04/11/2010, 02:35
Que tal os preços das "engine cooling fan clutch" das Ranger ? clutch = embreagem, neste site:

http://www.thefind.com/search?query=engine+cooling+fan+clutch+ranger#page =2

Estamos, por aqui, sendo espoliados ou esfolados, ou não ?

Neste site: http://www.nichols.nu/tip482.htm , tem uma discussão sobre como trocar o óleo de silicone do acoplamento viscoso de um Toyota, e que algumas especificações do óleo podem ser adquiridas(Eles são classificados em 3000 CST, 4000 CST, e 10.000 CST), em litros, nos Revend. Autoriz. Toyota.

Estes sites também são muito bons: http://www.popularmechanics.com/cars/how-to/maintenance/1772922 ; http://www.2carpros.com/how_does_it_work/cooling.htm

Funcionamento do Acoplamento Viscoso
Você está rastejando no trânsito e, apesar do fato de que sua pickup estar vazia, a temperatura do líquido refrigerante está desconfortavelmente alta. Então você percebe que o ar condicionado está soprando quente. Você desligar o A/C e abre as janelas assim como nas folgas do tráfego você acelera. O temp. cai, e você tenta a/c de novo e ele funciona bem.
Em casa, você levanta o capô, intrigado. O nível de refrigerante está certo, nenhum mangueiras estão vazando ea correia acessório está intacta. Você começa o motor, deixá-lo inativo e fazer uma inspeção visual. Não há nenhum sinal de deslizamento da correia, mas a ventoinha do radiador mal parece ser giro. Quando você move a articulação do acelerador para acelerar o motor a cerca de três a velocidade da ventoinha grande, pega visível, mas ainda é lento.
Se a sua pickup é como a maioria, o ventilador é montado a sua polia de acionamento através de uma embreagem. A embreagem da ventoinha opera em velocidades diferentes em diferentes condições para ajudar a reduzir fuga no motor e economizar combustível. Quando o motor está quente, o ventilador de embreagem funciona quase tão rápido quanto o motor. Quando o motor está frio, o ventilador funciona muito mais devagar.
A operação da embreagem do ventilador é regulada por uma válvula que é aberta e fechada por uma mola termostática. A válvula controla o fluxo de um líquido viscoso de silicone entre as câmaras do conjunto de embreagem. Quando o motor está frio, a embreagem é desengatada, essencialmente, é por isso que o ventilador funciona na sua mais lento em comparação com a velocidade do motor. Como o motor aquece, o ar fluindo para o conjunto do ventilador se torna mais quente. O ar quente faz com que a mola termostática para descontrair e abrir a válvula. O silicone líquido da câmara de reservatório flui para a câmara principal, envolvendo a embreagem, eo ventilador gira mais rápido (embora ainda seja um pouco mais lento do que o motor).

Anthon

NGDaniel
04/11/2010, 07:12
Que tal os preços das "engine cooling fan clutch" das Ranger ? clutch = embreagem, neste site:

http://www.thefind.com/search?query=engine+cooling+fan+clutch+ranger#page =2

Estamos, por aqui, sendo espoliados ou esfolados, ou não ?

Neste site: http://www.nichols.nu/tip482.htm , tem uma discussão sobre como trocar o óleo de silicone do acoplamento viscoso de um Toyota, e que algumas especificações do óleo podem ser adquiridas(Eles são classificados em 3000 CST, 4000 CST, e 10.000 CST), em litros, nos Revend. Autoriz. Toyota.

Estes sites também são muito bons: http://www.popularmechanics.com/cars/how-to/maintenance/1772922 ; http://www.2carpros.com/how_does_it_work/cooling.htm (http://;%20http://www.2carpros.com/how_does_it_work/cooling.htm)

Funcionamento do Acoplamento Viscoso
Você está rastejando no trânsito e, apesar do fato de que sua pickup estar vazia, a temperatura do líquido refrigerante está desconfortavelmente alta. Então você percebe que o ar condicionado está soprando quente. Você desligar o A/C e abre as janelas assim como nas folgas do tráfego você acelera. O temp. cai, e você tenta a/c de novo e ele funciona bem.
Em casa, você levanta o capô, intrigado. O nível de refrigerante está certo, nenhum mangueiras estão vazando ea correia acessório está intacta. Você começa o motor, deixá-lo inativo e fazer uma inspeção visual. Não há nenhum sinal de deslizamento da correia, mas a ventoinha do radiador mal parece ser giro. Quando você move a articulação do acelerador para acelerar o motor a cerca de três a velocidade da ventoinha grande, pega visível, mas ainda é lento.
Se a sua pickup é como a maioria, o ventilador é montado a sua polia de acionamento através de uma embreagem. A embreagem da ventoinha opera em velocidades diferentes em diferentes condições para ajudar a reduzir fuga no motor e economizar combustível. Quando o motor está quente, o ventilador de embreagem funciona quase tão rápido quanto o motor. Quando o motor está frio, o ventilador funciona muito mais devagar.
A operação da embreagem do ventilador é regulada por uma válvula que é aberta e fechada por uma mola termostática. A válvula controla o fluxo de um líquido viscoso de silicone entre as câmaras do conjunto de embreagem. Quando o motor está frio, a embreagem é desengatada, essencialmente, é por isso que o ventilador funciona na sua mais lento em comparação com a velocidade do motor. Como o motor aquece, o ar fluindo para o conjunto do ventilador se torna mais quente. O ar quente faz com que a mola termostática para descontrair e abrir a válvula. O silicone líquido da câmara de reservatório flui para a câmara principal, envolvendo a embreagem, eo ventilador gira mais rápido (embora ainda seja um pouco mais lento do que o motor).

Anthon

$36 doletas ?? E nós aqui pagando entre 350-700 mangos ???

é isso ai.. é BRASIL, um pais de OTARIOS!

Me sinto um IMBECIL quando vejo coisas como essas...

abs,

Renato Fraga
04/11/2010, 08:17
... tendo-se algumas ferramentas, uma bancada e morsa, se desmonta qualquer coisa.
Ainda não desmontei esse acoplamento, mas o que deve mesmo desgastar é o rolamento e talvez um anel retentor. E qualquer peça que tenha esses desgastes pode ser facilmente recondicionada: motor arranque, alternador, motores elétricos em geral.

Anthon

Amigo, tenta desmontar um desses e verás que não é tarefa muito fácil não.

Alguns modelos admito que são parafusados, suas metades se separam com facilidade, porém outros apresentam um tipo de solda que torna a tarefa muito mais difícil.

O rolamento fica preso ao eixo que por sua vez está preso no disco interno ao acoplamento. Simplesmente puxá-lo vai danificar a carcaça.

Já tentei de tudo, inclusive destruí mais de um na esperança de descobrir como desmontar esse dispositivo.

Outro problema é que ao apresentar folgas, além do fluido vazar, os componentes internos se danificam deixando o funcionamento ainda mais crítico.

Portanto, sempre lembro o que lí numa revista técnica: Acoplamento viscoso é um componente que não permite reparo. Danificou tem que ser trocado.

Os ditos recondicionados, são simplesmente recuperados mas sua vida útil e função estão longe de ser a do original. Acrescenta-se novo fluido e pronto. Logo torna a vazar. o rolamento apresenta ainda mais folga, etc etc etc!!!!!!

Abraços a todos

Kim
04/11/2010, 08:27
$36 doletas ?? E nós aqui pagando entre 350-700 mangos ???

é isso ai.. é BRASIL, um pais de OTARIOS!

Me sinto um IMBECIL quando vejo coisas como essas...

abs,

Nem me fale, estarei com esse sentimento por alguns anos!!!!!

Otário pagador de impostos!!!

Anthoniusnikos
04/11/2010, 21:15
Renato, o que perde a eficiência são o rolamento, retentor e o óleo de silicone, portanto no caso do acoplamento ser quase blindado, ele poderá ser substituído por outro de fácil abertura e manutenção; ex.: quem sabe os das Toyotas(observando se é sentido de giro da ventoinha é horário ou anti-horário) !

O que está provado, é a eficiência desse dispositivo, uma vez que alivia a carga do motor, em comparação com as ventoinhas elétricas ou fixas.

Kim, a saída é encontrar acoplamentos de fácil manutenção. Por isso insisto que os novos mecânicos tem que ter formação mínima de escolas técnicas, senão a gente vai continua comendo gato por lebre.

Obs.: dolar estável +- em 1$ = R$ 1,7

Outro site legal: http://www.offroaders.com/tech/fan-clutch.htm

Anthon

GAUDERIO
12/11/2010, 01:03
Comprei um acoplamento novo original na autorizada ford aki do porto alegre por 319,00 pois comprei como pessoa juridica e ganhei um desconto de 35%. Fica a dica ae, quem tem empresa pergunte se não tem desconto na autorizada da cidade de vcs... No desmanche estavam pedindo de 350 à 500,00 nesta peça usada... Quanto amao de obraé bem simples, só travar o eixo com uma barra e soltar um parafuso. Tive que tirar a proteção de plastico da hélice p/ substituir o acoplamento.

Walter L. L. Casitta
12/11/2010, 06:32
Comprei um acoplamento novo original na autorizada ford aki do porto alegre por 319,00 pois comprei como pessoa juridica e ganhei um desconto de 35%. Fica a dica ae, quem tem empresa pergunte se não tem desconto na autorizada da cidade de vcs... No desmanche estavam pedindo de 350 à 500,00 nesta peça usada... Quanto amao de obraé bem simples, só travar o eixo com uma barra e soltar um parafuso. Tive que tirar a proteção de plastico da hélice p/ substituir o acoplamento.

Tem que lembrar de cotar nas autorizada da MWM Intenational também...

GAUDERIO
12/11/2010, 21:09
a minha é v6 e é diferente o acoplamento das diesel, o meu veio numa caixada motorcraft

Anibal Cavalcante
22/12/2010, 01:50
Olá meus amigos estou precisando da ajuda de vocês pois recemente aproximadamente 4 meses comprei uma Ranger 3.0 2005 e quebrou o ventilador por volta de 2 meses, e hoje o barulho referente ao ventilador voltou, quando trocaram o ventilador não trocaram a embreagem viscosa. então minha duvida é: sempre que troca o ventilador tem que trocar a embreagem viscosa? pois agora por exemplo o ventilador não está com nenhuma hélice quebrada mas quando passa dos 3mil giros faz um barulho tipo metralhadora, estou culpando a loja por não ter trocado a embreagem viscosa na época que trocou o ventilador. minhas questão faz sentido? essa embreagem é comum da problema?
desde ja agradeço a Atenção
a loja não está querendo pagar a embreagem vicosa, será que eu tenho mesmo que bater o pé para eles pagarem?

NGDaniel
22/12/2010, 07:49
Acho que nao... uma coisa nao tem nada a ver com a outra...

A embreagem nao deve ter quebrado por causa da helice..

esse barulho de metralhadora passa e ela aciona ou a ventuinha nem esta acionando ?

Walter L. L. Casitta
22/12/2010, 08:00
Será que essas hélice não esta encostando em alguma lugar?

Anibal Cavalcante
22/12/2010, 11:10
o barulho de metralhadora so faz quando chego a 3mil giros. mas o ventilador assim que eu ligo o carro ele ja funciona. mas o barulho so faz nos 3mil giros.

Anibal Cavalcante
22/12/2010, 11:13
sim está encostando quando passa dos 3mil giros, antes fazia esse barulho ai eu troquei a helice ai passou uns 10 dias e o barulho voltou, imagino eu que o mecanico trocou a hélice e deu so um aperto na embreagem viscosa, por isso o barulho voltou tão cedo, mas a helice não quebrou novamente, minha duvida é se realmente existe a possibilidade do mecanico da um aperto na embreagem so para garantir alguns dias.

Edintruder
22/12/2010, 13:00
Não, pelo sentido de giro essa embreagem fica sempre apertada. Tens que meter a cara no motor e pedir pra alguém acelerar. Olha o que está ocorrendo.

NGDaniel
22/12/2010, 14:38
Bem, vai um relato para auxílio, quem sabe nao é a mesma coisa ou parecido:

A minha, de vez em quando, antes de acionar (travar) fica com barulho de metralhadora..

Disse o meca quando pedi para verificar, que o barulho acontece no período que o líquido está saindo de um lado da embreagem pra outro so que nao está nem totalmente travada nem totalmente destravada e é por isso que faz esse barulho..

Na época, e isso deve fazer um ano, ele condenou a embreagem viscosa. Disse que em breve travaria totalmente.. mas até hoje tem funcionamento NORMAL e como é muito esporádico, liguei aquele botãosinho de phod*a-se :odedo: ...

abs,

Marcelo-HPE
27/12/2010, 12:04
Tropa de Elite !!
Estou achando que o acoplamento viscoso da minha l200 está indo pro saco !!!
Com o motor frio pela manhã antes de ligar o carro , o viscoso está com uma resistência do caramba eu giro a hélice com a mão e vejo que está pesada .!!
Já com o motor quente ,ex: quando volto de algum lugar , eu giro o viscoso (hélice) e ele está levinho , sem resistência nenhuma.
Eu achava que era o contrário . quando quente que era para estar pesado e quando frio leve .
porem sinto fazer o barulho de avião .

O de vocês é assim também???? :pensativo::pensativo::pensativo:
Grato pela Atenção .

Imperador!
27/12/2010, 12:28
Tropa de Elite !!
Com o motor frio pela manhã antes de ligar o carro , o viscoso está com uma resistência do caramba eu giro a hélice com a mão e vejo que está pesada .!!
Já com o motor quente ,ex: quando volto de algum lugar , eu giro o viscoso (hélice) e ele está levinho , sem resistência nenhuma.
Eu achava que era o contrário . quando quente que era para estar pesado e quando frio leve .

Grato pela Atenção .
Que eu saiba, é pra ficar pesado de qualquer jeito - mesmo com o motor parado, quente, frio ou congelado :P .
Se você está conseguindo movimentar a vetoinha com a mão, o acoplamento deve estar indo pro saco.

Sobre o barulho de avião, vai continuar fazendo, mesmo com o acoplamento ruim. Só que vai começar a fazer antes do que normalmente faria.

Mas se você ainda não notou mudança de temperatura, é bom ficar de olho caso algo ocorra. Mais cuidado ainda porque é L200!!!

Alexandre Souto
27/12/2010, 13:00
Sério, cara, eu acho legal.

Mas a perda de força do carro é chato mesmo.

Infelizmente sofro com essa perda nas subidas de BH, por isso ando com ac apenas em chuva ou se tiver beirando os 30graus aqui... Faço 9,8/10 na cidade tranqüilamente...

E também gosto do som constante da turbina em 3 marcha.... Bonito deeeeeeemais!!!!

La Prata 06/07 3.0PS e um saco grande de areia pra segurar a danada.... KKKK

NGDaniel
27/12/2010, 13:05
Tropa de Elite !!

Grato pela Atenção .

Se não me engano, ela está pesada quando está travada, e leve quando não, logo..

É normal, quando vc desliga a viatura com o acoplamento travado, que ela amanheça cedo, FRIA, ainda travada por alguns instantes.. isso pode explicar pq vc virou ela com a mão e ela estava pesada de manhã..

Quente, se ela ainda nao atingiu a temperatura de travamento, vai estar livre, leve e solta :mrgreen:

abs,

Marcelo-HPE
27/12/2010, 13:53
Amigos ;
Obrigado pela atenção , l200 uma picape que já não tem um arrefecimento descente , com o viscoso indo pro saco então !! Putz.
Vou procurar uma l200 tipo a minha para comparar pois quando o motor está quente o viscoso está livre , leve e "Solto" , como falou o Daniel .
Abração

NGDaniel
27/12/2010, 14:09
Amigos ;
Obrigado pela atenção , l200 uma picape que já não tem um arrefecimento descente , com o viscoso indo pro saco então !! Putz.
Vou procurar uma l200 tipo a minha para comparar pois quando o motor está quente o viscoso está livre , leve e "Solto" , como falou o Daniel .
Abração

Marcelo, veja bem, mesmo quente se ela nao atingiu a temperatura de travamento, ela TEM DE ESTAR SOLTA.. vc vai ter que verificar é se na temperatura de travamento ela está tarvando..

ou melhor, um teste rapido é o seguinte, pelo menos na ranger é batata:

Quando a viatura ja atingiu a temperatura de trabalho, ligue o ar condicionado, nao deve demorar quase nada e a ventiunha vai travar... se estiver assim, acho que está normal..

abs,

Nava
27/12/2010, 22:17
Outro teste:

Tirando a ventoinha segure ela com um amorsa ou na mão mesmo e na frente da mola acenda um isqueiro. Se com ela fria ficar mais livre e com ela quente acoplar, grandes chances de estar ok.

A do ar cond tb é funcional. Vc pode deixar o motor acelerado um pouco tipo 1300rpm e vai sentir o ronco e aumento do fluxo de ar com ela acoplada. Depois que esfriar o radiador ela solta de novo...

NGDaniel
30/01/2011, 13:23
Novidades!

Quando fui instalar a ventuinha elétrica, tinha sido alertado pelo tecnico do AC que a recomendou de que o que era preciso mesmo era a limpeza de todas as colmeias de radiadores (agua motor, intercooler e ac) e que a ventuinha seria um paliativo até então..

Não dei la tanta bola pra isso, afinal era o cara do AR e nao do Motor (a viatura ja foi pra revisão na ford e nao falaram nada!), e com a instalação da ventuinha o ac ficou bom e coisa e tal (demorava um pouco para engatar, mas quando funcionava, congelava o nariz), conforme relatado no inicio desse topico...

POIS BEM!

Essa semana encasquetei de parar a viatura e mandar limpar os radiadores para trocar o liquido de arrefecimento... e então aconteceu o que eu nao esperava:

A VIATURA VIROU OUTRA... mais potente, mais economica (no proximo abastecimento vou ver isso numericamente, mas sinto bem mais economica), ac trincando de gelado a qualquer hora, ventiunha mecanica acionando muito pouco, enfim, estou MMUIITOO surpreso com o resultado nao imaginava que os radiadores sujos podiam comprometer tanto.. alias, nem imaginava que estavao tao sujas...

As colmeias nao estavam sujas nao.. simplesmente dava pra fazer uma colheita inteira de soja se eu pegasse toda a terra que tinha dentro e por fora do sistema... eu nao acreditei quando o meca me mostrou a quantidade de terra que tinha ...

O que concluo de tudo:

1o. Como ja ouvi no forum e de mecanicos, a viatura é infervível: se a minha nunca passou da temperatura ideal com esse tanto de terra que tinha la dentro... nao ferveria mais em nenhuma hipotese plausível e normal... ratifica o que um mecanico me disse e eu nao acreditei: vc pode até tirar a ventuinha mecanica que ele nao ferve!

2o. Se vc esta com problemas de AC e nao tem problema com gas, MANDE LIMPAR TODAS AS COLMEIAS, NAO SE ARREPENDERÁ..

3o. Ouça mais os tecnicos de AC e leia mais esse forum, hehehe.. so mandei o serviço por causa do tecnico e do forum, nem os mexicanicos da ford nao me falaram nada na "revisão" que fizeram...

Abraços,

Walter L. L. Casitta
30/01/2011, 13:32
Isso é típico no fórum. O pessoal prefere modificar do que procurar o problema.

Eu sempre disse aqui que a minha Ranger gela e que a ventoinha era desnecessária...

Daniel.Shimomoto
30/01/2011, 15:37

Eu sempre disse aqui que a minha Ranger gela e que a ventoinha era desnecessária...

A ventoinha elétrica ajuda bem se o transito for parado pra valer (ex: transito de São Paulo - o motor em marcha lenta, ventilador acoplado e nenhum fluxo de ar no condensador)

Caso contrario ela de nada resolve.

Abs!!!

Marcelo-HPE
30/01/2011, 17:18
No off-road tb ajuda quem já fez trilha, acompanhando um monte de CJ e rural , sabe o que estou falando é um anda e para danado .
Quando o primeiro sai da trilha o ultimo está entrando . heheheh.
O negócio é colar atrás de um troller ou uma picape 4x4 e rasgar fora.

Alexandre Souto
31/01/2011, 01:27
No off-road tb ajuda quem já fez trilha, acompanhando um monte de CJ e rural , sabe o que estou falando é um anda e para danado .
Quando o primeiro sai da trilha o ultimo está entrando . heheheh.
O negócio é colar atrás de um troller ou uma picape 4x4 e rasgar fora.

Não pude deixar de dar uma palavrinha com o amigo HPE....

É este o espirito picapeiro de fazer trilha.... e os outros que se f.....! :twisted: né?

Colar atras é o que? Sair correndo na trilha? Mas é corrida contra o tempo ou passeio para ANTI-STRESS???? Se alguém estragar você para ou não? :putz: :shock:

Algo contra carro antigo fazendo trilha? Na boa amigo.... HPE... mas muitas das vezes são eles, os caco veio e caindo os pedaços, que tira, por exemplo, os trolhas mal conduzidos e quebram atoa e os motoristas abusados, de trolha ou mesmo de picapes em geral, que acham que seu carro é "show de bola" e que sempre faz tudo que o outro faz, e ate mais... Conhecimento, do carro e da trilha.... :concordo:

Você faz passeios leves e "pesados", em trilha pesada você não entra, por isso estas são as que eu faço, e só com carro veio, quando vai pajéiro sempre da trabalho, a tal da embreagem, da elétrica, do amortecedor e da descarga que soltou... KKKKKK Uma inhaca!!!!!!! :parede: mas nada contra, vambora acabar a trilha nem que for aos pedaços, E TODOS JUNTOS!

Quem faz trilha são os guerreiros, os carros novos fazem passeios... (sua HPE o eco e o gol) Estou errado?

Renato Fraga
31/01/2011, 02:35
X 2000 !!!!!!!!!!!!!

Marcelo-HPE
01/02/2011, 12:37
Falou tudo Dr Souto !!
Olha aí a situação

Alexandre Souto
01/02/2011, 12:43
KKKKKKKK

Achei que era foto de trilha.....

frio
10/02/2011, 20:46
Falou tudo Dr Souto !!
Olha aí a situação

quem tá puxando quem ai?!
:lol:

é... o ar agora funciona bem já tem uns 6 meses depois de regular a folga da embreagem corretamente...
agora vou partir pra limpeza do sistema e instalar o ventiladorzinho...

MarcioBahia
05/03/2011, 21:48
NGDaniel,

Anteriormente, tinha citado no tópico que o meu AC também estava com pouca eficiência em engarrafamentos. Na viagem de reveillon, o AC parou e o compressor foi pro saco... após fazer a devida manutenção, o rapaz da oficina de AC recomendou a instalação da ventoinha e eu a fiz. Ele colocou a mesma da S-10, com 2 ventiladores, e isso preservará o sistema de AC também pelo fato de manter a temperatura do gás em faixas aceitáveis para o compressor trabalhar. O que ajudou a danificar o meu compressor foi o fato de o gás trabalhar em temperaturas muito altas pós-condensador (e por tabela em todo o sistema) e a ventoinha do carro não dar conta de resfriar o gás. Isso trazia a deficiência na refrigeração da cabina e o mau funcionamento do compressor de AC.
Estou satisfeito com o serviço, realmente dá pra "conservar sorvetes" dentro da cabine (gela muito, aqui em SSA tá dando 38 graus fácil durante o dia). Postei algumas fotos.
Gostaria de postar também uma observação: devemos pesquisar bastante os serviços e peças, pois tive orçamentos ABUSIVOS (o primeiro, com uma ventoinha apenas, R$ 4.600,00) e fiz por um preço justo (2000 com a ventoinha dupla de S-10, compressor original FIC Ford, filtro, gás, fiações bem protegidas e outras peças). Acho que o pessoal destas lojas pensam que somos todos leigos no assunto ou cheios de dinheiro para gastar no primeiro grito.
No mais, o site mais uma vez ajudando-nos a resolver problemas e tirar dúvidas.
Grande abraço!

Marcelo-HPE
06/03/2011, 12:32
Muito bom o serviço , Os eletroventiladores ficaram bem montados , parece original , há um tópico de um camarada que adaptou um eletroventilador de vectra 2004 numa l200 quandrada e ficou muito bom tb.

NGDaniel
09/03/2011, 09:17
Excelente o serviço..

O valor achei "honesto" tambem... so o compressor original deve ir pela casa de 1500 mangos..

abs,

Imperador!
09/03/2011, 09:40
NGDaniel,

Anteriormente, tinha citado no tópico que o meu AC também estava com pouca eficiência em engarrafamentos. Na viagem de reveillon, o AC parou e o compressor foi pro saco... após fazer a devida manutenção, o rapaz da oficina de AC recomendou a instalação da ventoinha e eu a fiz. Ele colocou a mesma da S-10, com 2 ventiladores, e isso preservará o sistema de AC também pelo fato de manter a temperatura do gás em faixas aceitáveis para o compressor trabalhar. O que ajudou a danificar o meu compressor foi o fato de o gás trabalhar em temperaturas muito altas pós-condensador (e por tabela em todo o sistema) e a ventoinha do carro não dar conta de resfriar o gás. Isso trazia a deficiência na refrigeração da cabina e o mau funcionamento do compressor de AC.
Estou satisfeito com o serviço, realmente dá pra "conservar sorvetes" dentro da cabine (gela muito, aqui em SSA tá dando 38 graus fácil durante o dia). Postei algumas fotos.
Gostaria de postar também uma observação: devemos pesquisar bastante os serviços e peças, pois tive orçamentos ABUSIVOS (o primeiro, com uma ventoinha apenas, R$ 4.600,00) e fiz por um preço justo (2000 com a ventoinha dupla de S-10, compressor original FIC Ford, filtro, gás, fiações bem protegidas e outras peças). Acho que o pessoal destas lojas pensam que somos todos leigos no assunto ou cheios de dinheiro para gastar no primeiro grito.
No mais, o site mais uma vez ajudando-nos a resolver problemas e tirar dúvidas.
Grande abraço!
Deixa eu dar um X3 do Walter nessa. A ventoinha, a não se que você more no deserto do Saara ou fique duas horas parado no trânsito, é, a meu ver, desnecessária.

Na Ranger, existem duas opções de funcionamento do ar. Normal e com circuito fechado. No normal, realmente esquenta em trânsito parado. Mas com circuito fechado, gela que é uma beleza.

Postado Originalmente por Walter L. L. Casitta http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/buttons/viewpost.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=1362833#post1362833)

Renato Fraga
09/03/2011, 09:59
Deixa eu dar um X3 do Walter nessa. A ventoinha, a não se que você more no deserto do Saara ou fique duas horas parado no trânsito, é, a meu ver, desnecessária.

Na Ranger, existem duas opções de funcionamento do ar. Normal e com circuito fechado. No normal, realmente esquenta em trânsito parado. Mas com circuito fechado, gela que é uma beleza.

Se esquenta é porque a troca de calor no condensador do AC está insuficiente.
No modo recircular esse efeito é atenuado, mas a dificuldade na troca do calor lá fora continua !!!!!!

NGDaniel
09/03/2011, 20:28
Se esquenta é porque a troca de calor no condensador do AC está insuficiente.
No modo recircular esse efeito é atenuado, mas a dificuldade na troca do calor lá fora continua !!!!!!

x2..

Esse negocio não é 100% na Ranger não, o ar deveria gelar mesmo com o circuito aberto em transito pesado..

a ventuinha pode não ser uma necessidade, mas pode ter sua utilidade.. :concordo:

Imperador!
09/03/2011, 21:09
x2..

Esse negocio não é 100% na Ranger não, o ar deveria gelar mesmo com o circuito aberto em transito pesado..

a ventuinha pode não ser uma necessidade, mas pode ter sua utilidade.. :concordo:
Fora a minha 3.0, conheço outras e algumas 2.8.
Todas elas tem dificuldade de gelar em trânsito pesado em circuito aberto. Mas quando fecha, fica 100%. Só falei por experiência, talvez nem seja o ideal também.

Walter L. L. Casitta
09/03/2011, 21:20
Isso mesmo, o pessoal já está generalizando. O AC da minha funciona bem em todas as situações. Melhor ainda com o circuito fechado. A única coisa que me incomoda e a perda de torque quando ele tá ligado...

Walter L. L. Casitta
09/03/2011, 21:23
Quem sabe o aquecedor não esta fechando totalmente. A minha gela tanto que muitas vez eu abro a aquecedor junto.

frio
10/03/2011, 21:41
pra ajudar o povo...

http://www.densul.com.br/produto/exibir/1294,eletroventilador-12-polegadas-12-volts

Imperador!
13/03/2011, 20:17
Hoje por algum motivo bizarro, a Ranger esquentou... :shock::parede:

Coloquei a culpa inicialmente em ar dentro do sistema. Amanhã vou remover toda a água do sistema e substituir pra eliminar todo o ar que existir.

Tomara que seja só isso mesmo :concordo:

Aproveitar e trocar a tampa do reservatório de água. Talvez lá esteja o problema.

NGDaniel
13/03/2011, 20:55
Hoje por algum motivo bizarro, a Ranger esquentou... :shock::parede:

Coloquei a culpa inicialmente em ar dentro do sistema. Amanhã vou remover toda a água do sistema e substituir pra eliminar todo o ar que existir.

Tomara que seja só isso mesmo :concordo:

Aproveitar e trocar a tampa do reservatório de água. Talvez lá esteja o problema.

Imperador, como foi que isso ocorreu ?? alta velocidade, baixa ?? esquentou como ???

Imperador!
13/03/2011, 21:15
Imperador, como foi que isso ocorreu ?? alta velocidade, baixa ?? esquentou como ???
Ontem eu passei o dia rodando no carro tudo normal. Devo ter rodado uns 300km +-.

Hoje passei o dia em casa e fui agora à noite deixar minha mãe na missa. Coisa de 5km.
Ponteiro subiu rapidamente, acionando até o indicador de aquecimento no painel.

NGDaniel
13/03/2011, 21:19
Ontem eu passei o dia rodando no carro tudo normal. Devo ter rodado uns 300km +-.

Hoje passei o dia em casa e fui agora à noite deixar minha mãe na missa. Coisa de 5km.
Ponteiro subiu rapidamente, acionando até o indicador de aquecimento no painel.

velocidade, marcha ???

To perguntado pq passei por isso esses dias, conforme relatado em outro topico...

no meu caso era a bomba d'agua..

Imperador!
13/03/2011, 21:39
velocidade, marcha ???

To perguntado pq passei por isso esses dias, conforme relatado em outro topico...

no meu caso era a bomba d'agua..
No momento, acredito que estava de 3ª pro volta dos 60km/h...

Vou ver se vai ser ar no sistema (e espero que seja), mas à título de curiosidade, quanto você pagou na sua bomba d'água? É original ou paralela?

Abraço,
César

NGDaniel
13/03/2011, 21:53
No momento, acredito que estava de 3ª pro volta dos 60km/h...

Vou ver se vai ser ar no sistema (e espero que seja), mas à título de curiosidade, quanto você pagou na sua bomba d'água? É original ou paralela?

Abraço,
César

Original.. acho que foi R$280,00 ..

mas se foi nessa velocidade é improvavel que seja bomba.. só aquecia em 5a marcha acma de 100 km...

amanha nos relate..
abs e boa sorte,

Imperador!
14/03/2011, 08:50
Hoje eu tirei toda a água do sistema e substituí... o carro ficou funcionando por quase duas horas, parado, com AC ligado e não esquentou.

Só deu muito trabalho para retirar o ar do sistema... alguém tem alguma dica?

Vou andar nela hoje, se tiver ficado bom mesmo, aí vou recolocar o aditivo.

NGDaniel
14/03/2011, 09:14
Hoje eu tirei toda a água do sistema e substituí... o carro ficou funcionando por quase duas horas, parado, com AC ligado e não esquentou.

Só deu muito trabalho para retirar o ar do sistema... alguém tem alguma dica?

Vou andar nela hoje, se tiver ficado bom mesmo, aí vou recolocar o aditivo.

Imperador, se ela estava em marcha lenta e não andou ela nao vai aquecer nem se vc ligar um fogão embaixo...

tem de andar e dar uma volta boa..

Imperador!
14/03/2011, 22:16
Imperador, se ela estava em marcha lenta e não andou ela nao vai aquecer nem se vc ligar um fogão embaixo...

tem de andar e dar uma volta boa..
Não era marcha lenta, era aceleração fixa em 2000 rpm.

Enfim, rodeio o dia inteiro, carro normal.
Amanhã vou comprar aditivo e tampa do radiador novos para trocar quarta-feira.

Texas Ranger
14/03/2011, 22:20
Seguindo as dicas, achei uma ventoinha auxiliar original da ford, e instalei na minha v6. Na cidade eu nao tinha tanto problema de aquecimento, mas nas trilhas de montanha que eu faco, no veraozao a ranger se arrastava...vamos ver na proxima trilha se essa ventoinha vai fazer alguma diferenca.

MarcioBahia
15/03/2011, 01:52
Imperador e NGDaniel,

Qual a quilometragem das Ranger´s de vcs e qual a Km que apareceu o problema da bomba d'água, só para eu ter uma idéia?

Grande abraço!

NGDaniel
15/03/2011, 07:40
Imperador e NGDaniel,

Qual a quilometragem das Ranger´s de vcs e qual a Km que apareceu o problema da bomba d'água, só para eu ter uma idéia?

Grande abraço!

A minha está nos 140.000 arredondados..

Edintruder
15/03/2011, 08:46
Imperador, sobre o aquecimento. Motores turbo diesel recebem uma carga térmica muito grande quando estão sob esforço. Para teres idéia, subindo serra por exemplo, o coletor e turbina ficam incandescentes. Com isso, o motor só aquece realmente quando está com o pé mais pesado e carga na turbina, sem isso, a geração térmica é algo desprezível para a capacidade de refrigeração que o motor possui, uma vez que sem esforço, a quantidade de queima é muito pequena, e por sua vez a carga térmica também é pequena. Se o motor aquecer fora dessa situação de esforço, realmente tem algum problema sim.
Outro detalhe, a água tem uma capacidade de troca térmica maior que os aditivos, dessa maneira, se colocares o aditivo é provável que a temperatura fique um pouco mais elevada em situações de esforço. Podes colocar uma % menor de aditivo em função do calor da região, mas mesmo assim deve ter algo de errado no sistema.
O problema mais comum é sujeira no radiador. A Bomba de água dá problema apenas de vazamento, pois não existe atrito pra desgastá-la fora o selo. Antes de trocar bomba, manda limpar o radiador. Podes colocar um produto pra limpar o radiador e troca a água novamente que sempre ajuda.
Pra tirar a água, cada motor tem uma particularidade, mas no geral, tu enches o reservatório e vai usando a picape que o ar vai saindo sozinho. Só vai acompanhando o nível e recompleta caso baixa muito. Durante esse período, evita forçar o motor para evitar temperaturas mais elevadas enquanto está saindo ar do motor.

Imperador!
15/03/2011, 09:15
Imperador, sobre o aquecimento. Motores turbo diesel recebem uma carga térmica muito grande quando estão sob esforço. Para teres idéia, subindo serra por exemplo, o coletor e turbina ficam incandescentes. Com isso, o motor só aquece realmente quando está com o pé mais pesado e carga na turbina, sem isso, a geração térmica é algo desprezível para a capacidade de refrigeração que o motor possui, uma vez que sem esforço, a quantidade de queima é muito pequena, e por sua vez a carga térmica também é pequena. Se o motor aquecer fora dessa situação de esforço, realmente tem algum problema sim.
Outro detalhe, a água tem uma capacidade de troca térmica maior que os aditivos, dessa maneira, se colocares o aditivo é provável que a temperatura fique um pouco mais elevada em situações de esforço. Podes colocar uma % menor de aditivo em função do calor da região, mas mesmo assim deve ter algo de errado no sistema.
O problema mais comum é sujeira no radiador. A Bomba de água dá problema apenas de vazamento, pois não existe atrito pra desgastá-la fora o selo. Antes de trocar bomba, manda limpar o radiador. Podes colocar um produto pra limpar o radiador e troca a água novamente que sempre ajuda.
Pra tirar a água, cada motor tem uma particularidade, mas no geral, tu enches o reservatório e vai usando a picape que o ar vai saindo sozinho. Só vai acompanhando o nível e recompleta caso baixa muito. Durante esse período, evita forçar o motor para evitar temperaturas mais elevadas enquanto está saindo ar do motor.
Edin, valeu pela dica cara.

Realmente foi um problema de acúmulo de ar no sistema.
(A razão, eu imagino que seja a tampa do reservatório ruim, a qual vou comprar nova hoje)

Ontem eu coloquei somente água no sistema e o carro ficou normal.

Milton C.
15/03/2011, 10:04
Logo nas primeiras revisões que fiz na minha picape, na Nissan, me foi recomendado, quando fiz a limpeza do sistema de arrefecimento, trocar a tampa do reservatório. Quando vi o preço, fiquei abismado, mas depois o mecânico me explicou o motivo pelo qual devia trocar.

Com o tempo, lava-se motor, a própria temperatura, e aperto/desaperto frequente, causa afrouxamento das vedações do mesmo.
Com isso, perde-se levemente a integridade do sitema.

Troquei sem reclamar.

Limpei o sistema com uma mistura de ativado puro e solupan, junto com umas britas dentro.

Adicionei fluido, a tampa nova e voilá...

Abraços!

NGDaniel
15/03/2011, 11:23

Só um detalhe Edin.. no meu caso o rotor da bomba d´agua QUEBROU, espatifou mesmo, é de plástico, (vi com meus próprios olhos)... e nao tinha vazamento algum de agua, é que com o rotor quebrado a bomba não funcionava...

Everton Forsthofer
15/03/2011, 14:36
Pessoal, quanto a bomba d' água tenho e 2 amigos com Ranger que com Km entre 110 e 130.000 estouraram a bomba, ou seja, atenção redobrada.

Já a questão do aquecimento da Ranger do Imperador, onde foi constatado ar no sistema, acredito que uma limpeza do radiador (interna e externa) não faria mal, não custa caro e acredito que vale a pena fazer e ficar tranqüilo. Tive uma Hilux que esquentou, com sintomas similares, e no meu caso foi só limpar o radiador que voltou ao normal. Não esqueça de lavar externamente o radiador, pois a sujeira que gruda no radiador pode interferir na capacidade de troca de calor do mesmo.

Imperador!
16/03/2011, 11:56
Pessoal, muito obrigado pelos comentários.

Só pra informar a vocês que com a troca da tampa do reservatório de água, a Bicha Bruta ficou redondinha de novo.

NGDaniel
16/03/2011, 12:34
Pessoal, muito obrigado pelos comentários.

Só pra informar a vocês que com a troca da tampa do reservatório de água, a Bicha Bruta ficou redondinha de novo.

Excelente!

Bom saber que uma tampinha maledita pode provocar isso..

quanto custou ? e onde ?

BRAVOECONOVEMBER
16/03/2011, 22:50
De total acordo. Mas veja bem, compressor desligando em ar condicionado em mmuitas vezes significa baixa carga de gas (é usual ter um dp sensor no compressor que se não tiver compressão desliga o sistema). Após tudo conferido, sim, um ventilador auxiliar pode ajudar.

Edintruder
16/03/2011, 23:24
No NGD é com rotor de plástico também??? Nas 2.5 e 2.8 tem esse problema, eu imaginava que tinham resolvido com rotor de metal. Engano meu... Compensa a desmontagem e revisão da bomba de água no item de manutenção...

Imperador!
17/03/2011, 12:22
Excelente!

Bom saber que uma tampinha maledita pode provocar isso..

quanto custou ? e onde ?
Baratinho... só 20 reais.
Peguei numa autopeças aqui da cidade, sem dificuldades.

Renato Fraga
17/03/2011, 13:59
No NGD é com rotor de plástico também??? Nas 2.5 e 2.8 tem esse problema, eu imaginava que tinham resolvido com rotor de metal. Engano meu... Compensa a desmontagem e revisão da bomba de água no item de manutenção...

MAs o rotor de plástico não é justamente para evitar s degradação do rotor pela corrosão????

Na minha idéia, resolveram o problema do rotor de metal com o rotor de plástico!!!!!

NGDaniel
17/03/2011, 14:20
MAs o rotor de plástico não é justamente para evitar s degradação do rotor pela corrosão????

Na minha idéia, resolveram o problema do rotor de metal com o rotor de plástico!!!!!

Pois eh, ouvi dizer isso tambem.. que antes dava mais pau pq enferrujava e coisa e tal..

vai saber..

Imperador!
31/03/2011, 14:03
Pois é, pessoal...

Hoje a Bicha Bruta voltou a esquentar>>> Fiquei puto, pois estava indo atrasado fazer uma prova na Faculdade. Levei direto para a oficina.

Problema 1: Vazamento em um cano que pega no cabeçote do motor e por onde passa o vácuo gerado pela bomba. O cano estava totalmente enferrujado e a junta, destruída. Bagatela de R$ 320,00 (só na peça :O ) :parede:

Ou seja, o ar que estava entrando no sistema vinha desse vazamento totalmente imperceptível. Teve que botar quase 3 bar de pressão pra ele aparecer.

Pensando que estava tudo bem, fui embora. Qual não foi a surpresa que o carro VOLTOU A ESQUENTAR! :parede::parede::parede:

Voltei na oficina e deixei lá. Prognóstico inicial: bomba d'água (velho problema do rotor de plástico).

RGamaJr_4x4
31/03/2011, 14:14
O cano estava totalmente enferrujado

Não deve ser tão raro acontecer isso. Outro dia vi numa oficina um cano desse furado sendo soldado.

NGDaniel
31/03/2011, 14:32
Pois é, pessoal...

Hoje a Bicha Bruta voltou a esquentar>>> Fiquei puto, pois estava indo atrasado fazer uma prova na Faculdade. Levei direto para a oficina.

Problema 1: Vazamento em um cano que pega no cabeçote do motor e por onde passa o vácuo gerado pela bomba. O cano estava totalmente enferrujado e a junta, destruída. Bagatela de R$ 320,00 (só na peça :O ) :parede:

Ou seja, o ar que estava entrando no sistema vinha desse vazamento totalmente imperceptível. Teve que botar quase 3 bar de pressão pra ele aparecer.

Pensando que estava tudo bem, fui embora. Qual não foi a surpresa que o carro VOLTOU A ESQUENTAR! :parede::parede::parede:

Voltei na oficina e deixei lá. Prognóstico inicial: bomba d'água (velho problema do rotor de plástico).

Putz..

Esse cano da minha tambem está assim (pra pior), mas aparentemente só externamente...

Por isso que direto jogo esses spray anti-ferrugem nessas partes e nos bicos..

Parece que 5 anos ou 140mil k é a vida útil dessa bomba d´agua..

Marcelo-HPE
31/03/2011, 17:19
Se o rotor tiver trincado no diametro interno, o eixo da bomba vai girar numa velocidade e o rotor em uma outra velocidade menor . fazendo com que a bomba perca pressão .
Se eles venderem só o rotor é só trocar o mesmo
abs

Imperador!
31/03/2011, 22:07
Felizmente, problema resolvido.

A bomba d'água estava OK :concordo:. Tudo funcionando redondinho.
Buscou-se então o verdadeiro problema, e foi encontrado... a válvula termostática estava travada, impedindo o fluxo correto de água no bloco do motor.

Como muitos sabem, a função da válvula (na Ranger) é fazer a bifurcação para a destinação da água: ou ela vai para o motor ou retorna para o radiador. Então um problema nela determina o aquecimento do motor.

Preço do conserto: R$ 230,00.

Fica a dica para outros que vivam situação semelhante. :concordo:

Depois posto fotos do cano estragado que tinha sido trocado anteriormente.

Imperador!
31/03/2011, 22:09
Putz..

Esse cano da minha tambem está assim (pra pior), mas aparentemente só externamente...

Por isso que direto jogo esses spray anti-ferrugem nessas partes e nos bicos..

Parece que 5 anos ou 140mil k é a vida útil dessa bomba d´agua..
Daniel,

Isso não adianta, porque o desgaste vem de dentro pra fora. O do meu carro também estava aparentemente bom, exceto a questão que estava pegando ar no sistema que ficou evidenciado pela pressão aplicada no sistema.

No fim o anti-ferrugem só tem efeito estético no lado externo.

Imperador!
31/03/2011, 22:10
Não deve ser tão raro acontecer isso. Outro dia vi numa oficina um cano desse furado sendo soldado.
O chefe da oficina me contou que é relativamente comum com as Ranger com esse tempo de rodagem...

NGDaniel
01/04/2011, 06:46
Daniel,

Isso não adianta, porque o desgaste vem de dentro pra fora. O do meu carro também estava aparentemente bom, exceto a questão que estava pegando ar no sistema que ficou evidenciado pela pressão aplicada no sistema.

No fim o anti-ferrugem só tem efeito estético no lado externo.

Efeito psicologico.. mas de qq forma eu boto nos bicos para o dia em que precisar tirar eles nao emperrem.. então aproveito e passo nesse caninho tambem..

Imperador!
10/04/2011, 17:31
Minha saga continua (e vai parar) com a Ranger 3.0.

Novamente, o carro voltou a aquecer. Depois de eliminar todos os vazamentos, verificar tampa de reservatório, bomba d'água... e tudo mais que tinha direito meu mecânico (autorizada MWM) condenou o cabeçote do motor.

Segundo ele, só teria como ter certeza quando desmontasse o cabeçote, mas mesmo sem abrir tinha 99,99% de certeza ser esse o problema. O preço, contudo, me impediu de fazer com que ele abrisse o motor.

O preço do cabeçote, por si só, é cerca de R$ 4.200, somados coms 600 reais de mão de obra, mais juntas... etc... o orçamento dava R$ 5.700. Isso sem contar que havia o risco de, na desmontagem do cabeçote, quebrar algum bico injetor (+ 1.100 cada).

Enfim, resolvi não fazer o serviço, pois perdi a confiança no carro. Vou partir pra outra. O que me deixou com muita raiva foi o azar que eu dei, porque é um defeito relativamente raro em Rangers e raríssimo em Rangers pouco rodadas como a minha (apenas 61mil km).

Vou partir para uma Ranger mais nova (2007 ou 2008), uma Frontier 2.8 ou, ainda, uma Ranger 2.8 modelo novo (2004/2005).
Não desmereço de forma nenhuma o carro, muito bom, mas pra mim não dá mais certo.
Se bem que estava pensando em pegar um i30 0km, mas vai ficar pra depois... 4x4 é prioridade (6)

Essa semana ainda pretendo me livrar da Bruta e pegar outra... postarei novidades.

NGDaniel
10/04/2011, 18:19
Minha saga continua (e vai parar) com a Ranger 3.0.

Novamente, o carro voltou a aquecer. Depois de eliminar todos os vazamentos, verificar tampa de reservatório, bomba d'água... e tudo mais que tinha direito meu mecânico (autorizada MWM) condenou o cabeçote do motor.

Segundo ele, só teria como ter certeza quando desmontasse o cabeçote, mas mesmo sem abrir tinha 99,99% de certeza ser esse o problema. O preço, contudo, me impediu de fazer com que ele abrisse o motor.

O preço do cabeçote, por si só, é cerca de R$ 4.200, somados coms 600 reais de mão de obra, mais juntas... etc... o orçamento dava R$ 5.700. Isso sem contar que havia o risco de, na desmontagem do cabeçote, quebrar algum bico injetor (+ 1.100 cada).

Enfim, resolvi não fazer o serviço, pois perdi a confiança no carro. Vou partir pra outra. O que me deixou com muita raiva foi o azar que eu dei, porque é um defeito relativamente raro em Rangers e raríssimo em Rangers pouco rodadas como a minha (apenas 61mil km).

Vou partir para uma Ranger mais nova (2007 ou 2008), uma Frontier 2.8 ou, ainda, uma Ranger 2.8 modelo novo (2004/2005).
Não desmereço de forma nenhuma o carro, muito bom, mas pra mim não dá mais certo.
Se bem que estava pensando em pegar um i30 0km, mas vai ficar pra depois... 4x4 é prioridade (6)

Essa semana ainda pretendo me livrar da Bruta e pegar outra... postarei novidades.

Cara, mas que coisa estranha..

pelo que me consta cabeçote com pau vc nao estaria nesse vai e vem em oficina, vc simplesmente nao conseguiria sair dela sem esquentar... o problema seria cronico mesmo.. nao é como no caso da bomba d'agua que somente com giro alto acima de 110 km em 5a marcha ela aquece..

não pensa em tirar opnião de outro mecanico não, nem que seja por desencargo de conciência ?

Imperador!
10/04/2011, 18:34
Cara... pela segunda opinião, eu já busquei uma em outra oficina da MWM daqui de Fortaleza. Nessa outra o cara já queria era abrir o cabeçote, ainda bem que eu estava lá para impedir!

O problema é que está escapando compressão pelo cabeçote, fazendo ar entrar no sistema de arrefecimento, o que causa dos aquecimentos. Já foram realizados diversos testes para se chegar nessa conclusão, com a qual eu tb concordo, pelo que eu já li aqui no fórum em relação a problemas de cabeçote (formação de bolhas de ar no reservatório).

A questão é que o problema ainda está em estágio inicial, por isso que demora a esquentar. Mas com o passar do tempo vai ficar ligou-esquentou.

Enfim, o carro é nota 10, eu é que tive azar. E não sinto confiança em consertar - perdi o gosto pelo carro. Só se for outra.

Walter L. L. Casitta
10/04/2011, 19:00
Cara... pela segunda opinião, eu já busquei uma em outra oficina da MWM daqui de Fortaleza. Nessa outra o cara já queria era abrir o cabeçote, ainda bem que eu estava lá para impedir!

O problema é que está escapando compressão pelo cabeçote, fazendo ar entrar no sistema de arrefecimento, o que causa dos aquecimentos. Já foram realizados diversos testes para se chegar nessa conclusão, com a qual eu tb concordo, pelo que eu já li aqui no fórum em relação a problemas de cabeçote (formação de bolhas de ar no reservatório).

A questão é que o problema ainda está em estágio inicial, por isso que demora a esquentar. Mas com o passar do tempo vai ficar ligou-esquentou.

Enfim, o carro é nota 10, eu é que tive azar. E não sinto confiança em consertar - perdi o gosto pelo carro. Só se for outra.

É só trocar a junta. Fica novo de novo...

Imperador!
10/04/2011, 19:06
É só trocar a junta. Fica novo de novo...
Eu sei que existe essa possibilidade.
Mas para desmontar o cabeçote, os bicos podem emperrar e provocar a quebra dos mesmos. O preço de cada um é proibitivo de se fazer um teste "as cegas" pra ver se é somente a junta.

No momento estou preferindo pegar o valor que pagaria por um conserto (6k) e investir na troca por uma viatura nova.

Eu sei que o serviço é totalmente viável, mas perdi a confiança com o carro.

LeoLeone
10/04/2011, 19:17

Olá Imperador...
Acredito sim, pelos seus relatos, que o defeito está no cabeçote, mais muitos por aqui já retificaram cabeçotes e voltaram a ter o carro tão bom quanto antes. Sempre que se faz um motor (retifica), faz-se o cabeçote também. Em casos identicos ao seu, as vezes somente a troca da junta resolve, bastando apenas uma verificaçaõ por uma loja de retífica de confiança para ver se há empeno, e se houver, se está dentro da margem de tolerância. Voce também relata o preço do cabeçote em seu orçamento, mas é muito dificil ter que troca-lo somente por causa de um aquecimento, troca só é feita em casos extremos como rachaduras ou trincas. Procure outras opiniões antes de desistir. As vezes a solução é mais simples.
Muito boa Sorte []

Imperador!
10/04/2011, 19:47
Meu mecânico disse que o cabeçote do NGD não pega retífica, procede?

TylerNTL
10/04/2011, 19:47
Pois é Imperador.

Deixa de manha e manda desmontar o cabeçote. Se a viatura não chegou a dar "AQUELA ESQUENTADA" é grande a probabilidade do problema se resolver com uma limpeza no cabeçote e a troca da junta. De qualquer forma mande rezar uma missa para ele passar no teste de trinca.

Imperador!
10/04/2011, 20:19
Pois é Imperador.

Deixa de manha e manda desmontar o cabeçote. Se a viatura não chegou a dar "AQUELA ESQUENTADA" é grande a probabilidade do problema se resolver com uma limpeza no cabeçote e a troca da junta. De qualquer forma mande rezar uma missa para ele passar no teste de trinca.
Mas ele JÁ DEU AQUELA ESQUENTADA! Inclusive em teste feito monitorando a temperatura da água, que chegou a 122ºC.

Vocês acham que vale a pena mandar desmontar o cabeçote mesmo com o risco da perda dos bicos? Se não tivesse esse risco, pode ter certeza que eu já tinha mandado tirar, mas meu medo é perder um (ou mais) bicos no processo.

Vou refletir mais sobre isso... enquanto vou procurando outros carros...

Imperador!
10/04/2011, 20:58
O cabeçote trincado necessariamente faz passar água pra dentro do motor, misturando com o óleo lubrificante?

Porque se isso acima for verdade, então meu cabeçote não estaria trincado, fazendo com que o problema se resuma a junta.

O que vocês acham?

Edintruder
10/04/2011, 21:10
Imperador, nem sempre isso ocorre. Tudo depende de onde está a fratura ou a cavitação da junta.
Mas o serviço de troca de junta é algo muito simples de ser feito. Podes mandar tirar o cabeçote para verificar a junta sem precisar tirar os bicos. Só vai precisar sacar os bicos caso exista trinca no cabeçote e precise ser reparado.

Walter L. L. Casitta
10/04/2011, 21:33
Imperador, nem sempre isso ocorre. Tudo depende de onde está a fratura ou a cavitação da junta.
Mas o serviço de troca de junta é algo muito simples de ser feito. Podes mandar tirar o cabeçote para verificar a junta sem precisar tirar os bicos. Só vai precisar sacar os bicos caso exista trinca no cabeçote e precise ser reparado.

Via de regra, uma vez tirado o cabeçote tem que ir pra a plaina, então teria que desmontar o cabeçote inteiro. Até é possível fazer todo o serviço sem a plaina, mas eu acho que os mecas não vão querer fazer. O serviço com a plaina é mais garantido e os mecas não vão quer deixar o fiofó deles na reta. :mrgreen:

Milton C.
10/04/2011, 22:14
X2!

Ainda mais se trantando de alguém como você, e como a maioria aqui, que não leva desaforo para casa.

Imagine você enchendo o picuá dele depois.

Abraços!

TylerNTL
11/04/2011, 07:09
O cabeçote trincado necessariamente faz passar água pra dentro do motor, misturando com o óleo lubrificante?

Porque se isso acima for verdade, então meu cabeçote não estaria trincado, fazendo com que o problema se resuma a junta.

O que vocês acham?

Normalmente o problema é na junta. As trincas no cabeçote normalmente são muito menores que os buracos/rachaduras/etc que aparecem nas juntas. Só que por mínima que seja essa trinca ela vai comprometer a vedação entre cabeçote-junta-bloco.

Outra coisa cabeçote trincado vai para o lixo, mas na maioria dos casos os defeitos são apenas na superfície inferior é uma aplainadinha resolve. (100 para aplainar + 200 da junta + 400 da oficina)

NGDaniel
11/04/2011, 07:12
Mas ele JÁ DEU AQUELA ESQUENTADA! Inclusive em teste feito monitorando a temperatura da água, que chegou a 122ºC.

Vocês acham que vale a pena mandar desmontar o cabeçote mesmo com o risco da perda dos bicos? Se não tivesse esse risco, pode ter certeza que eu já tinha mandado tirar, mas meu medo é perder um (ou mais) bicos no processo.

Mas veja bem.. vc acha que vale a pena colocar ela a venda desse jeito ??

Acho que vc vai perder muito mais.. vc nao conseguira passar a viatura pra frente facil de forma alguma...

Pelo relato isso é junta mesmo.. como disse, se fosse o cabeçote em si o pau seria bem maior, pelos seus relatos..

Ja ouvi dizer que ja se retifica cabeçote de aluminio... mas nao tenho certeza..

carmopadua
11/04/2011, 07:55

Imperador e pode esperar problemas com os bicos porque eu trabalhava com uma dessas 3.0 2005 e ela falhava muito quando acelerava fui em algumas oficinas e sempre me falaram a mesma coisa ... olha temos que testar a vazao dos bicos MAS esses bicos sao quase impossiveis de tirar pq eles , pelo o que entendi , enferrujam e quase colam no bloco ... eu sei que nenhum mecanico quis tirar os bicos pq falei que nao ia pagar outros bicos ... ai fui em uma ford e troquei ela por uma mais nova . leva numa ford para ver quanto eles te pagam pq abrir esse motor vai ser fria .

Milton C.
11/04/2011, 12:30
Mas veja bem.. vc acha que vale a pena colocar ela a venda desse jeito ??

Acho que vc vai perder muito mais.. vc nao conseguira passar a viatura pra frente facil de forma alguma...

Pelo relato isso é junta mesmo.. como disse, se fosse o cabeçote em si o pau seria bem maior, pelos seus relatos..

Ja ouvi dizer que ja se retifica cabeçote de aluminio... mas nao tenho certeza..

X2!

Não se esqueça de que a garantia de motor e câmbio válida por 3 meses inclui PF também.

A retífica de cabeçote de alumínio se faz sim. Só que sempre te dará problemas por conta da pressão e do destempero do material.

Por aqui se faz muito com Sprinters.

Abraços!

TylerNTL
11/04/2011, 20:17
X2!

Não se esqueça de que a garantia de motor e câmbio válida por 3 meses inclui PF também.

A retífica de cabeçote de alumínio se faz sim. Só que sempre te dará problemas por conta da pressão e do destempero do material.

Por aqui se faz muito com Sprinters.

Abraços!

Cabeçotes de alumínio são retificáveis sim!
E com a retífica e instalação da junta bem feita não dá problema nenhum. Exija atenção especial na instalação do cabeçote como seu carro é novo eu gastaria uns R$ 200 a mais para colocar parafusos novos.

Imperador!
11/04/2011, 21:52
Poisé...

Atendendo a inúmeros pedidos (rs), resolvi realmente mandar desmontar o cabeçote pra resolver essa bagaça.

Agradeço a todos pelas dicas que deram, me motivaram bastante, além do desejo de NÃO me desfazer do carro.

Logo mais postarei novidades aos colegas.

Muito obrigado :concordo:

Walter L. L. Casitta
11/04/2011, 22:04
Poisé...

Atendendo a inúmeros pedidos (rs), resolvi realmente mandar desmontar o cabeçote pra resolver essa bagaça.

Agradeço a todos pelas dicas que deram, me motivaram bastante, além do desejo de NÃO me desfazer do carro.

Logo mais postarei novidades aos colegas.

Muito obrigado :concordo:

Se é que isso possa servir de consolo, semana passada minha irmã ficou sem água no Mille dela e continuou andando como o motor quente, roncando até parar completamente. Sobrou pra quem? Já tô mandando o bloco pra brunir as camisas. Tinha agua dentro dos cilindros. Tá tudo oxidado. O preço do conserto desse motor sem dúvida vai ficar mais caro que o do seu.:parede:

Imperador!
11/04/2011, 22:17
Se é que isso possa servir de consolo, semana passada minha irmã ficou sem água no Mille dela e continuou andando como o motor quente, roncando até parar completamente. Sobrou pra quem? Já tô mandando o bloco pra brunir as camisas. Tinha agua dentro dos cilindros. Tá tudo oxidado. O preço do conserto desse motor sem dúvida vai ficar mais caro que o do seu.:parede:
Depois a gente compara notas fiscais...

hahaha

Milton C.
11/04/2011, 23:18
Bem, sendo assim, boa sorte na empreitada.

:stop: Pelamor, só avise o meca que, em caso de teste com bicos, desligue a picape, retire os mesmos e dê partida. Nada de retirar bicos funcionando.:concordo:

Abraços!

NGDaniel
12/04/2011, 07:09
Bem, sendo assim, boa sorte na empreitada.

:stop: Pelamor, só avise o meca que, em caso de teste com bicos, desligue a picape, retire os mesmos e dê partida. Nada de retirar bicos funcionando.:concordo:

Abraços!

Teste de bico eletronico tem de ser no scanner..

Não é possivel que ainda exista meca que faça isso :putz:

Marcelo-HPE
12/04/2011, 07:15
Os testes desse bicos eletrônicos , devem ser feitos numa máquina de testar bicos .
Nessa máquina eles testam estanqueidade , pressão e formato do spray .
Uma boa oficina de injeção diesel , possue essa máquina .

Milton C.
12/04/2011, 07:26
Aprelhos de diagnóstico fazem estes testes. Porém são caros, e nem todos mecas tem.

Além disso, se possuir o aparelho e ele não estiver em dia com atualizações (que é comum o meca não atualizar) eles podem travar, ou não funcionar direito.

Neste caso, alguns ainda optam por testar "manualmente".

Por aqui, nem concessionária tem pessoal e aparelhos adequados para isso.

Abraços!

Walter L. L. Casitta
12/04/2011, 08:07
Teste de bico eletronico tem de ser no scanner..

Não é possivel que ainda exista meca que faça isso :putz:

O scanner não tema acesso aos bicos. Como o Marcelo disse, tem que tirar fora para testar.

Imperador!
12/04/2011, 10:39
Poisé... cabeçote retirado.

A junta estava boa (não estava queimada). Os bicos sairam perfeitamente (não quebraram!) :dance:

O problema foi devido ao cloro na água que o antigo dono usava. Corroeu os dutos de arrefecimento do cabeçote... já estava começando a chegar nas câmaras de combustão.

Hoje vai ser mandado pra retífica pra ver se tem conserto. Amanhã posto novidades.

PS: não entendi o pedido para o teste dos bicos.
E o teste não tem como ser feito com o motor em funcionando. nem por scanner. O primeiro pela pressão absurda do common rail e o segundo pelas razões ditas acima.

Imperador!
12/04/2011, 10:47
Eu apreveitei até para dar uma olhada na corrente de comando. Está zeradíssima ainda.

Milton C.
12/04/2011, 11:51
Imperador,

Eu disse "EM CASO DE". Dependendo da situação o mecânico avalia se é necessário testar ou não.

Há como se verificar o funcionamento por scanner com o motor em funcionamento, como o bico no lugar, normalmente instalado.
Óbvio que um teste perfeito deve ser feito como o Marcelo e Walter disseram, numa bancada, em equipamento apropriado.

Que boa notícia. Espero que tudo se resolva e você continue com a viatura.

Abraços!

NGDaniel
12/04/2011, 11:53
O scanner não tema acesso aos bicos. Como o Marcelo disse, tem que tirar fora para testar.

Ok! :oops:

Tudo menos usar os bicos como metralhadoras de diesel! :putz:

Bem, não é minha praia mas.. já vi um bombista auferindo pressão por scaner.. agora que tipo de scaner era e etc, dai ja nao sei dizer...

por isso conclui (ainda que por engano) que, se da para saber a pressão, dá pra imaginar como estão..

Imperador! se os bicos sacaram pode-se dizer que vc já ganhou o seu dia... :dance:

Vai dar tudo certo e acho que a bixa bruta ainda vai ser sua por muito tempo :mrgreen:

Imperador!
13/04/2011, 14:00
Já chegou o orçamento da retífica: R$ 800,00.

Falta só fazer o teste de trinca (incluído nos R$800) e manda brasa nesse cabeçote.

PS: quais são as juntas que são necessárias para remontar o cabeçote e o preço médio delas?

Imperador!
13/04/2011, 15:25
Atualizando:

Já recebi a ligação da oficina informando que o cabeçote está bom e pronto para ser retificado. :dance:

O orçamento total (autorizada MWM) ficou em 2.300 latinhas. Autorizei a realização do serviço, pois imaginava o valor de 2k pelo serviço (tudo incluído), então está dentro do planejado. Depois vou especificar item por item dos meus gastos, mas ainda vou dar uma chorada grande...

Parece que vou ficar mais uns dias com a Ranger :dance:

miguelcps
13/04/2011, 16:06
Imperador, parabéns por nao ter desistido da empreitada e abandonado os Rangeiros, boa sorte.

LeoLeone
13/04/2011, 20:12
Atualizando:

Já recebi a ligação da oficina informando que o cabeçote está bom e pronto para ser retificado. :dance:

O orçamento total (autorizada MWM) ficou em 2.300 latinhas. Autorizei a realização do serviço, pois imaginava o valor de 2k pelo serviço (tudo incluído), então está dentro do planejado. Depois vou especificar item por item dos meus gastos, mas ainda vou dar uma chorada grande...

Parece que vou ficar mais uns dias com a Ranger :dance:

Ola Imperador.
fico contente em saber que tudo correu como o esperado. Fica somente uma dúvida: Se a junta não estava queimada, sem trincas ou fissuras, o que vai ser retificado no cabeçote, que causava o aquecimento????
Muito boa sorte e Abs...

Imperador!
13/04/2011, 21:38
Em anexo está uma imagem de um cabeçote qualquer.

à título de exemplo, a seta vermelha indica o que seria um duto por onde passa a água do sistema de arrefecimento do carro. O risco preto adjacente mostra a corrosão que ocorreu nesse duto.

Segundo o mecânico, o cloro na água que o dono antigo colocava no sistema de arrefecimento fez com que ocorresse a corrosão. Esta seria a razão para o escape de pressão do cabeçote. Além disso, a fissura já estava começando fazer água entrar na câmara de combustão, ou seja, mais algum tempo e o motor poderia ter um calço hidráulico.

Não se me fiz entender, mas qualquer coisa, pergunte.

Eu devia era ter tirado fotos verídicas para mostrar. VOu dar uma olhada no google images pra ver se acho parecido para mostrar a vocês.

Walter L. L. Casitta
13/04/2011, 21:45
Em anexo está uma imagem de um cabeçote qualquer.

à título de exemplo, a seta vermelha indica o que seria um duto por onde passa a água do sistema de arrefecimento do carro. O risco preto adjacente mostra a corrosão que ocorreu nesse duto.

Segundo o mecânico, o cloro na água que o dono antigo colocava no sistema de arrefecimento fez com que ocorresse a corrosão. Esta seria a razão para o escape de pressão do cabeçote. Além disso, a fissura já estava começando fazer água entrar na câmara de combustão, ou seja, mais algum tempo e o motor poderia ter um calço hidráulico.

Não se me fiz entender, mas qualquer coisa, pergunte.

Mas teria que ser muito cloro. O que tem na aguá da torneira não é suficiente pra fazer isso. O dono antigo deve ter misturados aditivos diferentes. A MWM International tem até um flush pra ser usado na troca do fluido de arrefecimento quando não se conhece o que estava no motor.

Imperador!
13/04/2011, 22:24
Mas teria que ser muito cloro. O que tem na aguá da torneira não é suficiente pra fazer isso. O dono antigo deve ter misturados aditivos diferentes. A MWM International tem até um flush pra ser usado na troca do fluido de arrefecimento quando não se conhece o que estava no motor.
Bicho, uma coisa é certa: o dono antigo fez uma cagada muito grande no arrefecimento desse carro.

Pelo menos agora eu vou ficar com um motor totalmente novo.

NGDaniel
14/04/2011, 08:11
Dia desses conversei com um mecanico que ja trabalhou na ford, gm e por ultimo estava na nissan, experiente e aposentado a menos de um mes.

ele jurou de pe junto que EM NENHUMA CCS eles colocam agua desmineralizada ou destilada no arrefecimento.. é ÁGUA DA TORNEIRA + ADITIVO, sempre... :shock:

e olha, nao foi o primeiro que me falou isso não..

Dia desses meu pai saiu da ccs com o carro novo (c4 palas) e o liquido estava baixo, deu meia volta e entrou na ccs, o meca veio com a mangueira na mao para completar o nivel e ele (na verdade eu que estava do lado e o cutuquei, pq ele nem ligaria pra isso) assustado perguntou:

- Ou, mais vai botar ESSA AGUA ai mesmo ??
o meca respondeu:
- Vou, é essa mesma, na proxima revisão trocamos pra botar a agua (de TORNEIRA) com o aditivo, fica tranquilo chefia que sao 3 anos de garantia... e ainda explicou:
- O cloro evapora na primeira partida e etc etc etc..

Sempre coloco agua destilada e meu meca (que tambem ja trabalhou na MWM) ficou prerprexo esses dias quando cheguei pra limpeza e troca de todo o liquido, com o com galão de destilada..

ele disse: não moço, isso daí é só pra bateria.. Mostrei o manual que fala em AGUA DESMINERALIZADA + ADITIVO e ele falou disse: "nunca ouvi falar disso"...

De qq forma, vou continuar colocando a destilada, pq afinal de contas "o que abunda nao prejudica", mas fiquei encucado com isso tudo..

Fica a dica tambem para observarem isso nas oficinas e ccs..

abs,

Walter L. L. Casitta
14/04/2011, 08:22
Dia desses conversei com um mecanico que ja trabalhou na ford, gm e por ultimo estava na nissan, experiente e aposentado a menos de um mes.

ele jurou de pe junto que EM NENHUMA CCS eles colocam agua desmineralizada ou destilada no arrefecimento.. é ÁGUA DA TORNEIRA + ADITIVO, sempre... :shock:

e olha, nao foi o primeiro que me falou isso não..

Dia desses meu pai saiu da ccs com o carro novo (c4 palas) e o liquido estava baixo, deu meia volta e entrou na ccs, o meca veio com a mangueira na mao para completar o nivel e ele (na verdade eu que estava do lado e o cutuquei, pq ele nem ligaria pra isso) assustado perguntou:

- Ou, mais vai botar ESSA AGUA ai mesmo ??
o meca respondeu:
- Vou, é essa mesma, na proxima revisão trocamos pra botar a agua (de TORNEIRA) com o aditivo, fica tranquilo chefia que sao 3 anos de garantia... e ainda explicou:
- O cloro evapora na primeira partida e etc etc etc..

Sempre coloco agua destilada e meu meca (que tambem ja trabalhou na MWM) ficou prerprexo esses dias quando cheguei pra limpeza e troca de todo o liquido, com o com galão de destilada..

ele disse: não moço, isso daí é só pra bateria.. Mostrei o manual que fala em AGUA DESMINERALIZADA + ADITIVO e ele falou disse: "nunca ouvi falar disso"...

De qq forma, vou continuar colocando a destilada, pq afinal de contas "o que abunda nao prejudica", mas fiquei encucado com isso tudo..

Fica a dica tambem para observarem isso nas oficinas e ccs..

abs,

Não tem problema nenhum colocar agua torneiral. Se fosse colocar agua pura teria, mas com aditivo não tem problema nenhum.

Imperador!
14/04/2011, 10:41
Bem amigos, segue a lista de serviços e preços do orçamento da retífica do cabeçote da Ranger 3.0 (16v):

RETÍFICA (VALOR: 801,00):
- PLAINA DE CABEÇOTE - 110,00
- ESMERILHAR E MONTAR CABEÇOTE - 88,00
- RETIFICAR VALVULAS - 16X5,50=88,00
- RETIFICAR SEDE DE VALVULAS - 16X5,50=88,00
- TESTAR CABEÇOTE - 130,00
- ENCHER FUROS - 12 X 6,00 = 72,00
- EXTRAIR PARAFUSO - 10,00
- LIMPEZA QUÍMICA DO COLETOR - 30,00
- LIMPEZA QUÍMICA DO CABEÇOTE - 45,00
- FAZER ROSCA 8MM - 3X20,00=60,00
- ISOLAMENTO DE 2 SAÍDAS DE ÁGUA - 80,00

OFICINA (TOTAL: 1.761,18):
- JOGO DE JUNTAS SUPERIORES - 380,00
- RETENTORES DE VÁLVULA - 16 X 12,00 = 192,00
- JUNTA TAMPA FRONTAL - 76,00
- SUPORTE DO BALANCIM - 8X 62,00=496,00
- SILICONE = 18,00
- DIESEL = 2 X 2,09=4,18
- AGUA DESTILADA = 10X1,50=15,00
- MÃO DE OBRA - 580,00

Preços ainda sem o choro de praxe.

Imperador!
20/04/2011, 07:49
Amigos,

Estou com a Ranger de novo.
Gastei 2.500 reais no serviço completo (preço à vista, sem choro nem vela).

Até o funcionamento do carro parece que melhorou e o desempenho é o mesmo de sempre. Vou ver se pego uma estradinha nesse feriado pra testar o carro. :twisted:

ô alívio sair do Celta 1.0 anão... :dance:

Luzemario
06/05/2011, 07:06
Amigos,

Gastei 2.500 reais no serviço completo (preço à vista, sem choro nem vela).

é amigão... você pagou pouco... acabei de gastar 1800 QSJ no uninho que tenho, por causa de uma pancadinha na alça que emenda as duas seções iniciais do escape... quebrou o coletor de escape, o coletor de admissão e fez uma fissura no cabeçote (essa eu não vi) e o efeito veio depois... depois conto a história em outro post... foram 9762km em vinte dias... :)

Mas voltando ao assunto, gostaria de agradecer ao Imperador por seu relato. Há muito venho acompanhando o 4x4Brasil, e é dispensável dizer que tem muitas feras por aqui... mas há mais ainda desejava adquirir meu próprio 4x4, e há mais ou menos um ano venho pesquisando todas as alternativas possíveis. Por pouco não comprei um trolha, mas de última hora não gostei do que vi lá numa loja da cidade do automóvel aqui em Brasília... olhando em outra loja pertinho de casa, coincidentemente (ou não?) esbarrei em uma Ranger 2005 Limited Two-Tone... de início achei meio boiola aquele monte de cromados (sem ofensa... estou sendo sincero, afinal gosto é gosto), e queria uma L200 com parachoques e paralamas cinza (acho mais offroad) que estava junto dela lá no mostruário...

Para minha sorte, o pessoal da loja era extremamente atencioso, e após investigar o meu perfil e gosto, tanto o dono da loja quanto o vendedor foram categóricos: "faz o test-drive da Ranger. Definitivamente a L200 não vai aguentar o seu rítimo"... (será que foi porque meu mecânico disse que eu ando a 170 num fiat 86?)

Sinceramente, tive de engolir a seco quando o vendedou me sacaneou -- "é, cromado é coisa de boiola" -- pois simplesmente apaixonei pelo carro... :mrgreen:

Depois de investigar o histórico do carro e ver um monte de notas dos últimos serviços executados (o antigo dono guardava tudo!!!) lembrei desse tópico, pois a mulher dele, dirigindo o carro em viagem, não percebeu o indicador de temperatura no máximo e aí já viu...

No caso dele, foi muito pior... ele levou o carro para a Ford. Na hora de desmontar quebraram os bicos (e é claro, disseram para ele que estavam ruins)... no final ficou tudo 12k. Com muita briga e choro ele conseguiu 8k. Diante disso, ele perdeu o gosto pelo carro e infelizmente vendeu (felizmente para mim). Graças ao relato do Imperador, tive confiança e conhecimento suficientes para avaliar se valia a pena e concluir o negócio.

Em resumo, tenho um carro com as peças principais com até 5000km de idade, com ótima aparência e com motor bruto (já testei)... ;)

Imperador!
06/05/2011, 12:38
Amigo, boa sorte com o carro!

O meu problema foi um azar muito grande combinado com uma grande cagada do dono anterior.
Acredito que seja um caso a cada 10.000 Ranger.

Depois que eu fiz a retífica, tá tudo beleza, parece carro novo de novo :D . O preço que paguei, que considerei bem honesto - incluindo a retirada dos bicos sem quebrá-los, só demonstra que existem oficinas de qualidade no mercado, apesar de serem a imensa minoria.

Carlos A. C. Azevedo
28/05/2011, 19:56
Amigo, boa sorte com o carro!

O meu problema foi um azar muito grande combinado com uma grande cagada do dono anterior.
Acredito que seja um caso a cada 10.000 Ranger.

Depois que eu fiz a retífica, tá tudo beleza, parece carro novo de novo :D . O preço que paguei, que considerei bem honesto - incluindo a retirada dos bicos sem quebrá-los, só demonstra que existem oficinas de qualidade no mercado, apesar de serem a imensa minoria.

Porra mano, ta querendo sacanear mais ainda as L200 ??? HUAHUUAHHUAHUAHUAHUAHU..

Tudo bem problema resolvido, consumo de 22km/l hauhahuahua.

Agora depois que desmontaram os bicos, joga um spray e uma graxazinha onde ficam os bicos pra eles não colarem..

Imperador!
29/05/2011, 08:50
Porra mano, ta querendo sacanear mais ainda as L200 ??? HUAHUUAHHUAHUAHUAHUAHU..

Tudo bem problema resolvido, consumo de 22km/l hauhahuahua.

Agora depois que desmontaram os bicos, joga um spray e uma graxazinha onde ficam os bicos pra eles não colarem..

Não precisa por graxa. A MWM agora tem uma graxa especial que é aplicada nas bicos do NGD que impede que os bicos "colem" no cabeçote. Então as remoções ficam muitos mais fáceis. Aplicar graxa é um erro. Não sei sobre o spray, mas acho que também é prejudicial, pois remove a graxa.

Sobre o consumo, tá fazendo só 50km/l :D

Abraço.

Carlos A. C. Azevedo
29/05/2011, 09:31
Não precisa por graxa. A MWM agora tem uma graxa especial que é aplicada nas bicos do NGD que impede que os bicos "colem" no cabeçote. Então as remoções ficam muitos mais fáceis. Aplicar graxa é um erro. Não sei sobre o spray, mas acho que também é prejudicial, pois remove a graxa.

Sobre o consumo, tá fazendo só 50km/l :D

Abraço.

Eita, se existe essa graxa por que ainda tem esse monte de caso de bico quebrando quando vai tirar? ela "vence" resseca depois de um tempo?

Imperador!
29/05/2011, 09:53
Essa graxa foi desenvolvida por volta de 2008~2009. Por isso que esse problema se refere mais às Ranger antigas.

Fxavier
22/11/2011, 21:25
Floristas , hoje peguei minha ranger xlt na concess, e fui fazer uma viagem de 500k, porém estranhei muito o barulho da ventoinha qdo entra em funcionamento , pois andei com ar ligado o tempo todo e notei que ela liga muito mesmo na estrada?, outra coisa tenho Troller 3.0 e não noto tanta diferença de barulho, estranhei muito pois qdo desliga aí sim ela fica bem silenciosa....já tive s10, trinton ,oitdoor e frontier antiga, engraçado que não notava tanto assim esta diferença de barulho....
É normal ligar tanto?
Tem algo que possa fazer para diminuir est barulho ou ou ter que aumentar o som?

Imperador!
22/11/2011, 21:33
Na estrada (se tiver sem trânsito) não é pra ventoinha entrar não. Pelo menos comigo nunca aconteceu.
Verifica o nível da água de reservatório, é danado pra sair baixo da ccs e pode explicar o ventilador está acionando demais.

Agora o barulho é alto mesmo, mas eu acho bonito. É parecido com a Outdoor e com a Frontier quando também estão com o acomplamento acionado.

Nava
22/11/2011, 22:51
É normal. Ate no inverno faz isso.
O oleo dentro do acoplamento qdo o carro fica parado desce. Dai ele dá uma trancada e conforme vai girando ele se espalha liberandoa helice e acabando o ruido.

Walter L. L. Casitta
23/11/2011, 08:20
Floristas , hoje peguei minha ranger xlt na concess, e fui fazer uma viagem de 500k, porém estranhei muito o barulho da ventoinha qdo entra em funcionamento , pois andei com ar ligado o tempo todo e notei que ela liga muito mesmo na estrada?, outra coisa tenho Troller 3.0 e não noto tanta diferença de barulho, estranhei muito pois qdo desliga aí sim ela fica bem silenciosa....já tive s10, trinton ,oitdoor e frontier antiga, engraçado que não notava tanto assim esta diferença de barulho....
É normal ligar tanto?
Tem algo que possa fazer para diminuir est barulho ou ou ter que aumentar o som?

Se a temperatura externa estiver acima de 27º a ventoinha da Triton faz igual ao que você descreveu. Eu também não gosto do ruido...

NGDaniel
23/11/2011, 09:28
Na estrada, com ar ligado e velocidade abaixo de 120 km/h e clima quente (vá lá, acima dos 27o) ela vai rodar quase que 100% acionada..

gui ranger 00
12/01/2012, 09:13

Amigo, meu caso é semelhante, todavia não está esquentando...qualquer pressão em um dia mais quente que dá no sistema, o carro baixa água...o reservatório também apresenta bolhas de ar no sistema...meu carro está até agora com meu mecânico, mas não descobriu o motivo ainda...será mesmo o cabeçote também na minha?
abraços

Imperador!
12/01/2012, 10:15
Diria 90% de chance de ser sim...

gui ranger 00
19/01/2012, 08:39
Diria 90% de chance de ser sim...

Imperador, pelo que vi parou de baixar água do motor...troquei a maldita tampa do reservatório...agora tá dando pressão no sitema, temperatura normal...realmente não dá pra acreditar, já que havia comprado uma outra tampa do reservatório há 1 ano atrás...durou um ano essa mer...to observando ainda, mas até agora tudo normal...ah, e to andando só com água no reservatório, até que me certifique que não mais vazará...

Pessoal, estou com uma dúvida acerca de qual filtro de óleo usar...alguém pode me dizer se esses da INPECA ou PARKER são bons? Ou me recomendam utilizar o original?
abraços

LeoLeone
19/01/2012, 20:17
Imperador, pelo que vi parou de baixar água do motor...troquei a maldita tampa do reservatório...agora tá dando pressão no sitema, temperatura normal...realmente não dá pra acreditar, já que havia comprado uma outra tampa do reservatório há 1 ano atrás...durou um ano essa mer...to observando ainda, mas até agora tudo normal...ah, e to andando só com água no reservatório, até que me certifique que não mais vazará...

Pessoal, estou com uma dúvida acerca de qual filtro de óleo usar...alguém pode me dizer se esses da INPECA ou PARKER são bons? Ou me recomendam utilizar o original?
abraços

Olá Gui...
O melhor lugar pra comprar filtros e qualquer peça do motor da Ranger é na MWM International, as peças são originais e o preços mais
em conta que no paralelo. Tem revendas em todo o pais.
Abs.

gui ranger 00
20/01/2012, 16:36
Olá Gui...
O melhor lugar pra comprar filtros e qualquer peça do motor da Ranger é na MWM International, as peças são originais e o preços mais
em conta que no paralelo. Tem revendas em todo o pais.
Abs.

LeoLeone valeu pela dica...vou começar a procurar alguma MWM aqui no sul em porto alegre!
Se souberem de alguma aqui por favor avisem.

Abração

LeoLeone
20/01/2012, 21:59
LeoLeone valeu pela dica...vou começar a procurar alguma MWM aqui no sul em porto alegre!
Se souberem de alguma aqui por favor avisem.

Abração

Aqui vai:
Auto Peças Meridional Ltda.
Pais:Brasil
Bairro:Sta. Maria Goretti
Endereço:R. Morretes, 178
Telefone:(51) 3326-2700
Email:flavio@apmeridional.com.br - apmeridional@apmeridional.com.br
Opçoes:Distribuidor de Peças Genuínas - Linha MWM

Empresa:Distribuidora Automotiva S/A - POA
Bairro:São Geraldo
Endereço:R. Conselheiro Travassos, 130
Telefone:(51) 3323-8000
Email:poa@lagunaweb.com.br
Distribuidor de Peças Genuínas - Linha International

Empresa:J.C. Lui & Cia. Ltda.
Bairro:Jd. São Pedro
Endereço:R. da Várzea, 400
Telefone:(51) 3341-4089
Email:jclui@jclui.com.br - mauro@jclui.com.br
Serviço Autorizado - Motores International
Sprint Service - Motores MWM
Serviço Autorizado - Linha MWM

Empresa:Orbid S/A Indústria e Comércio - Porto Alegre
Bairro:Sarandi
Endereço:Av. Assis Brasil, 4750
Telefone:(51) 2131-5100
Email:antonio@orbid.com.br

Atuação:Distrib. Motores Industriais/Geradores
Distribuidor de Motores Marítimos
Distribuidor de Motores Veiculares

Empresa:Redepeças Redeparts Industria e Comércio Ltda. - POA
Bairro:Navegantes
Endereço:Av. A J. Renner, 2.625
Telefone:(51) 3326-5600
Email:klin@redemaq.com.br
Distribuidor de Peças Genuínas - Linha Interna

Abs...

gui ranger 00
25/01/2012, 13:48
Aqui vai:
Auto Peças Meridional Ltda.
Bairro:Sta. Maria Goretti
Endereço:R. Morretes, 178
Telefone:(51) 3326-2700
Email:flavio@apmeridional.com.br - apmeridional@apmeridional.com.br

Empresa:Distribuidora Automotiva S/A - POA
Bairro:São Geraldo
Endereço:R. Conselheiro Travassos, 130
Telefone:(51) 3323-8000
Email:poa@lagunaweb.com.br

Empresa:J.C. Lui & Cia. Ltda.
Bairro:Jd. São Pedro
Endereço:R. da Várzea, 400
Telefone:(51) 3341-4089
Email:jclui@jclui.com.br - mauro@jclui.com.br
Serviço Autorizado - Motores International
Sprint Service - Motores MWM
Serviço Autorizado - Linha MWM

Empresa:Orbid S/A Indústria e Comércio - Porto Alegre
Bairro:Sarandi
Endereço:Av. Assis Brasil, 4750
Telefone:(51) 2131-5100
Email:antonio@orbid.com.br

Atuação:Distrib. Motores Industriais/Geradores
Distribuidor de Motores Marítimos
Distribuidor de Motores Veiculares

Empresa:Redepeças Redeparts Industria e Comércio Ltda. - POA
Bairro:Navegantes
Endereço:Av. A J. Renner, 2.625
Telefone:(51) 3326-5600
Email:klin@redemaq.com.br
Distribuidor de Peças Genuínas - Linha Interna

Abs...

Obrigado amigo!

BRAVOECONOVEMBER
27/01/2012, 14:38
Tem muita que só vende pra pessoa juridica, se este for seu caso tudo bem, mas...
A Giros Peças vende pra pessoa física, recebe peças dessas distribuidoras aí e repassa.
Cairu, 1045 f. (051)3396-0300

zoega
05/07/2012, 11:53
Ressucitando o tópico;
Experimentei segurar a hélice da minha Ranger 2.8 e ligar o motor, o ponteiro da temperatura passa do meio, começa a querer esquentar e o acionamento não trava, eu consigo continuar segurando facilmente se eu quiser, sinto que só aumenta um pouco a carga/força pra segurar, mas nada demais, será que o acoplamento foi pro pau?

Na cidade não aconteceu nenhuma vez de esquentar, só na estrada, qdo estou carregado, ou puxando reboque, naquelas subidonas longas, que eu vou de pé em baixo, 100km/h, aí sim, se não manerar, ferve, mas não baixa agua, estou querendo mandar limpar/varetar o radiador...

O que acham?

NGDaniel
05/07/2012, 14:45
a 2.8 difere da 3.0, mas veja se não há acoplamento depois que o motor pega a temperatura de trabalho com o ar ligado a ventuinha tem de trabalhar... caso esteja trabalhando, não é acoplamento...

verifique a bomba d´agua também..

zoega
05/07/2012, 16:26
a 2.8 difere da 3.0, mas veja se não há acoplamento depois que o motor pega a temperatura de trabalho com o ar ligado a ventuinha tem de trabalhar... caso esteja trabalhando, não é acoplamento...

verifique a bomba d´agua também..

Com o ar, não fiz o teste, mas sem o ar, a temperatura passa do meio (onde é a temperatura de trabalho), e não acopla...
O que ver na bomba d'agua, folga?

Abs.

NGDaniel
05/07/2012, 16:28
Com o ar, não fiz o teste, mas sem o ar, a temperatura passa do meio (onde é a temperatura de trabalho), e não acopla...
O que ver na bomba d'agua, folga?

Abs.

Se ela esquenta e não acopla então é ela...

mas, por desencargo, faça o test do ar condicionado, se não acoplar (fazer o barulho de avião) é pq foi pro saco..

Pensando bem, com relação a bomba d´agua, acho dificil, pq do 2.8 a bomba é de metal.. a do 3.0 que pode estourar o rotor pq é de plastico..

zoega
05/07/2012, 18:36
Fiz o teste, andei 40 km com ela, já em temperatura de trabalho, ponteiro no meio, parei em um posto, desliguei, segurei a hélice, e pedi pro meu irmão dar a partida e ligar o ar. Nada, dá pra segurar a hélice tranquilamente, só um pouco de carga... então o jeito é trocar!

Um amigo meu falou pra ''travar'' o acionamento, mas lí os comentários do pessoal falando que fica fazendo mto barulho e dá uma segurada no motor, então achei melhor não...
Vou aproveitar e mandar tirar o radiador pra limpar... E quanto as mangueiras do sistema de arrefecimento, com qual KM/tempo de uso são trocadas?

Abs.

zoega
08/07/2012, 19:17
Pessoal, vou trocar o acionamento viscoso. Encontrei esse site, alguém conhece?
Auto Peas em Geral (http://www.autopecasemgeral.com.br)

Ou indicam outra loja?

Abs.

Alessandro,
09/07/2012, 07:26
Zoega, me desculpe não acrescentar nada à sua dúvida, mas abrir o link indicado, pra mim, foi pura nostalgia!
Relembrei de quando tive meus primeiros carros, ainda carburados. hehehe...

zoega
09/07/2012, 07:43
hahaha boa Alessandro...! Eu fiquei impressionado com os preços dos carburadores... Hoje, pagar R$1.200,00 em um carburador 2E gasolina novo, vixxx...