PDA

Ver Versão Completa : Braço Pitman

rodrigo camper
07/02/2010, 17:52
Qual braço Pitman fica melhor no Engesa ou Camper??

Opala ou L 200?

Estou precisando trocar o meu, pois apareceu duas trincas.

Rodrigo Ielpo Bastos
07/02/2010, 23:08
parece que o dr guilherme pos de L200 mas salvo engano o ricardo farias tem um pra venda

Rodrigo Batos

Kim
08/02/2010, 00:13
Sei que do opala é p&p, mais lembando que o do Opala não tem a fixação do amortecedor de direção.

rodrigo camper
08/02/2010, 08:52
Sei que do opala é p&p, mais lembando que o do Opala não tem a fixação do amortecedor de direção.

Caro Kim

Oque significa p&p?

Então o meu já e de Opala, porque t/b não tem o furo do amortecedor.

guilhermeabreu
08/02/2010, 11:24
Qual braço Pitman fica melhor no Engesa ou Camper??

Opala ou L 200?

Estou precisando trocar o meu, pois apareceu duas trincas.

CARO AMIGO NETINHO RODRIGO CAMPER

Tive dificuldade em arranjar um braço pitman para meu ENGESA , pois eu levantei as suapesão ( molas maiores ) e precisava de um braço pitman com uma curvatura para baixo maior .

Como o RODRIGO IELPO BASTOS citou , cheguei a pegar uma da L200 que é bem parruda , mas a estria e espessura não é igual , logo : FUI PARA A SOLUÇÃO CASEIRA : O ROGERIO NUNES confeccionou um pitman que eu precisava , ficou 100% .

O pitman do opala , alem dele não ter o olhal do amortecedor , ele é MUITO FININHO e reto , não tem aquela curva para baixo deixando a barra da direção que vai para o munhão muito inclinada , prejudicando a diribilidade , não aconselho a colocar .

Qto a falta do olhal do amortecedor , não tem problema , é só soldar um no pitman .

Qualquer dúvida é só falar . Se quizer ver a foto do pitman que o ROGERIO fez é só falar , nem parece que foi soldado , aí vc pergunta , será que esta solda é garantida ? Qdo uma solda é bem feita ( dentro das normas tecnicas ) é garantido sim .

ABRAÇÃO

rodrigo camper
08/02/2010, 17:00
CARO AMIGO NETINHO RODRIGO CAMPER

Tive dificuldade em arranjar um braço pitman para meu ENGESA , pois eu levantei as suapesão ( molas maiores ) e precisava de um braço pitman com uma curvatura para baixo maior .

Como o RODRIGO IELPO BASTOS citou , cheguei a pegar uma da L200 que é bem parruda , mas a estria e espessura não é igual , logo : FUI PARA A SOLUÇÃO CASEIRA : O ROGERIO NUNES confeccionou um pitman que eu precisava , ficou 100% .

O pitman do opala , alem dele não ter o olhal do amortecedor , ele é MUITO FININHO e reto , não tem aquela curva para baixo deixando a barra da direção que vai para o munhão muito inclinada , prejudicando a diribilidade , não aconselho a colocar .

Qto a falta do olhal do amortecedor , não tem problema , é só soldar um no pitman .

Qualquer dúvida é só falar . Se quizer ver a foto do pitman que o ROGERIO fez é só falar , nem parece que foi soldado , aí vc pergunta , será que esta solda é garantida ? Qdo uma solda é bem feita ( dentro das normas tecnicas ) é garantido sim .

ABRAÇÃO
Valeu!!! VôVôzão...

Ainda bem que não fui atraz do Pitman da L 200 hoje, comprei as varetas de cromo, e vou soldas as trincas do meu, Assim ficará mais facíl e mais garantido eu acho...

Porque o Pitman que o xara Rodrigo mencionou (site Camper) e diferente, o meu não usa a porca em baixo, e sim um parafuso ao lado p/ a fixação do pitman no setor.

Mais fica o recado aconselho a todos dar uma chegada nos pitman dos brinquedos.

abraço

guilhermeabreu
08/02/2010, 17:54
AMIGO RODRIGO

Não entendo nada de solda , mas não seria melhor consultar uma pessoa para saber se esta é a melhor forma de reforçar a trinca ?

Na minha humilde ignorancia , eu faria uma cava na trinca para a solda ter uma estrutura mínima de reforço , o ROGERIO NUNES ( MEU MECA/AMIGO/PROF. poderia dar esta dica ) de como soldar para ter um reforço garantido .

ABRAÇÃO

Eriksom Teixeira Lima
08/02/2010, 18:32
Rodrigo

a caixa original na Engesa parece a do Opala, mas (normalmente) não é. O pino mestre dela (onde vai preso o pitman) era fabricado pela própria Engesa.

Soldar pitman rachado, como disse o Guilherme, nem pensar :stop:

Uma solução muito melhor (minha opinião) é você colocar caixa original do opala ou da D-20 (a furação do chassis é a mesma) e usar o pitman da F-100, que é longo, tem cerca de 15 cm de diferença na altura.

Eriksom

rodrigo camper
08/02/2010, 18:34
Claro que sim, Vôvôzão.

Foi feito a abertura na trinca, e completado com solda cromo duro 309, foi um torneiro que fez a solda.

Já está no lugar. Ficou bom,agora vou ficar meio de olho, quando vi as trincas fiquei com a pulga atraz da orelha...

Abç

rodrigo camper
08/02/2010, 18:40
Rodrigo

a caixa original na Engesa parece a do Opala, mas (normalmente) não é. O pino mestre dela (onde vai preso o pitman) era fabricado pela própria Engesa.

Soldar pitman rachado, como disse o Guilherme, nem pensar :stop:

Uma solução muito melhor (minha opinião) é você colocar caixa original do opala ou da D-20 (a furação do chassis é a mesma) e usar o pitman da F-100, que é longo, tem cerca de 15 cm de diferença na altura.

Eriksom

Valeu Erikon...

Gostei da dica da caixa de D-20, vou começar a procurar, o Pitman de F-100 e 15 cm mais longo do o da Camper.

O da Camper tem 15,3 + 15 =30,3 tá certo isso???

Eriksom Teixeira Lima
08/02/2010, 19:04
:putz:

Rodrigo,

fiz uma confusão danada. O correto é

- caixa de direção = original do Opala

- pitman = original da D-20

- barra de direção = da MB 709, com olhais do mesmo (servem no pitman, mas você tem de preparar o braço de direção fixado no munhão)

Isso que dá fazer duas coisas ao mesmo tempo, escrever e falar ao telefone. :evil:

Eriksom

Kim
08/02/2010, 21:10
Caro rodrigo camper!

p&p é plug and play.

Ne Brancão, comprei um setorm hidraulico, havia vindo com o pitmam.

Lembro-me que éram parecido, com mesmo tamanho, mais o do opala não tem a fixação do amortecdor.

Por isso o mencionei!

Abraços.

Kim.

rodrigo camper
08/02/2010, 21:41

Rodrigo,

- barra de direção = da MB 709, com olhais do mesmo (servem no pitman, mas você tem de preparar o braço de direção fixado no munhão)

Isso que dá fazer duas coisas ao mesmo tempo, escrever e falar ao telefone. :evil:

Eriksom

Pode krer!!! trabalhar de Telemarketing e forja.kkk

Mais valeu, acho que um amigo psicopata tem esse pitman de bobeira na oficina dele.

Vou la fazer um vale!!!rsrs

Tenho ido muito a Serra do Cipo, preciso reforcar o sistema de diferacao, la tem curva pra kcete.

Kim.

P&p = plug and play.

Tinha me esquecido!!! acho que minha memoria esta indo pro saco, junto com meus cabelos.kkkk

tchau!!!

Elmer_Jeep
09/02/2010, 10:50

Rodrigo,

Eriksom
Saudações meu caro.

Eu também não havia entendido PN... afinal a caixa da D20 é fixada na face externa do chassi. Mas a dica do pitman foi interessante, vou averiguar quanto ao valor e as dimensões(estria, off-set, etc).

Detalhe, existem dois tipos de DH do opala, uma o pitman é fixado por uma porca na extremidade do setor e na outra o pitman possui uma espécie de abraçadeira que se fixa na estria do setor.

OBS: Barra do MBenz não tem olhais, tem Terminais. :concordo:

[]'s

Eriksom Teixeira Lima
09/02/2010, 12:16
Eu também não havia entendido PN...

Pois é, Elmer, eu fico aqui pensando em passear na Serra de Pacaraima, e troco tudo

Saudações meu caro.

Mas a dica do pitman foi interessante, vou averiguar quanto ao valor e as dimensões(estria, off-set, etc).

Detalhe, existem dois tipos de DH do opala, uma o pitman é fixado por uma porca na extremidade do setor e na outra o pitman possui uma espécie de abraçadeira que se fixa na estria do setor.

[]'s

A que eu uso é a MAIS tradicional, aquela fixada com porca. A estria do pitman que uso no Engesa e usava na Camper é a mesma.

Como na Camper, eu uso a bomba de direção da D-20, na hora de digitar e falar ao telefone, minsturei tudo. Tô aqui pensando, o que será que eu misturei na conversa ao telefone, pois era de trabalho :roll:

OBS: Barra do MBenz não tem olhais, tem Terminais. :concordo:

[]'s

Sabe como é, tem um amigo aqui ao lado que vem daquele estado em que a preferência deles é por "terminais". Isso falam deles, eu não sei, nem acredito :mrgreen:

De qualquer forma, o resto está certo, há necessidade de aumentar os OLHAIS do braço de direção no munhão para se usar a barra do MBB com seus TERMINAIS.

Será que acertei tudo agora, estou vindo de uma reunião e saindo nesse sol de 40ºC do Rio de Janeiro para ir comprar material de construção. Só posso dizer para mim mesmo = :odedo:.

Eriksom.

zeca_cj
09/02/2010, 22:07
Alguem sabe me dizer se o pitman da cx de Opala tem o mesmo estriado da cx ZF do Omega?

meu troller usa cx de omega e to precisando trocar o pitman (que é reto) por um mais inclinado pra baixo.

Se for igual, amanha mesmo corro atras do pitman da D20 e F100 pra tirar a prova dos 9.

Minha caixa é essa aqui oh:
http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=70537590_4020.jpg&v=E
http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=93486503_3942.jpg&v=O

Kim
09/02/2010, 22:14
O Zeca!

Parece ser sim!

Até a fixação perece ser igual.

Mais deixo claro, PARECE.

Abraços.

Kim.

Rodrigo Ielpo Bastos
09/02/2010, 22:35
talvez o seu troller nao esteja com o pitman original pois mesmo sendo 2000 ja era inclinado para baixo
Amanha vou passar no FV que comprei o radiador e ve se la tem a caixa e ai te falo(escrevo)

Rodrigo Bastos

RogérioNunes
09/02/2010, 22:45
Com 200% de certeza é o mesmo pitmam, tem o mesmo estriado e o mesmo angulo de conicidade..

[]´s

Alguem sabe me dizer se o pitman da cx de Opala tem o mesmo estriado da cx ZF do Omega?

meu troller usa cx de omega e to precisando trocar o pitman (que é reto) por um mais inclinado pra baixo.

Se for igual, amanha mesmo corro atras do pitman da D20 e F100 pra tirar a prova dos 9.

Minha caixa é essa aqui oh:
http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=70537590_4020.jpg&v=E
http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=93486503_3942.jpg&v=O

zeca_cj
09/02/2010, 23:02
Ainda fiquei na duvida... que pitman colocar?

qual o pitman que tem angulo para baixo?

o do Opala e Omega sao retos...
o da D20 tem um terminal (nao serve pra mim)...

:?:?

Elmer_Jeep
10/02/2010, 10:37
Ainda fiquei na duvida... que pitman colocar?

qual o pitman que tem angulo para baixo?

o do Opala e Omega sao retos...

:?:?

Do Troller diesel tem o off-set (curva) maior.
Outra opção seria o pitman do Engesa.

[]'s

Eriksom Teixeira Lima
10/02/2010, 10:42

Como assim? Explique melhor.

Eriksom

Elmer_Jeep
10/02/2010, 10:45
Como assim? Explique melhor.

Eriksom

Pô Eriksom, pensei que tu ja tinha aprendido o que era um terminal :putz: :lol:

http://www.automobil.com.br/Produto/Auto-Pecas/Direcao/TRW/Braco-Pitman-D20-90-Silverado-97-.aspx
http://www.automobil.com.br/Control/ArquivoExibir.aspx?IdArquivo=11967
Braço Pitman D20 90/Silverado 97

Acho que agora tá explicado :concordo:

[]'s

Eriksom Teixeira Lima
10/02/2010, 10:57
Lagartixa de Roraima

Eu sei o que é um terminal. Apenas o pitman da D-20 que eu uso NÃO tem terminal.

Cuidado com os índios pacuxis, eles adoram lagartixas e outros reptéis.

Eriksom

rodrigo camper
10/02/2010, 11:04
KKKKKK. ai caraio!!!!

Então tem dois tipos de Pitman da D-20, vc sabe diser o ano do seu pitma Erkison?

No meu caso, não usa essa porca em baixo e sim um parafuso na lateral.

zeca_cj
10/02/2010, 12:41
Do Troller diesel tem o off-set (curva) maior.
Outra opção seria o pitman do Engesa.

[]'s

Elmer,

o pitman do engesa nao é reto??

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=211450&d=1265811681
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=211451&d=1265811696

eu preciso de um inclinado para baixo... pra minimizar o angulo da barra de direção - e quem sabe nao precisar fazer o hi-steer.

o do troller diesel eu acho que o estriado nao bate.. lembrando que minha cx de direção é a ZF do Omega.

Elmer_Jeep
10/02/2010, 13:03
Elmer,

eu preciso de um inclinado para baixo... pra minimizar o angulo da barra de direção - e quem sabe nao precisar fazer o hi-steer.
Tem outro modelo de pitman do engesa que recebe o amortecedor de direção no corpo do pitman, este é bem mais reforçado e é curvado, vou fazer uma foto aqui e mando jaja.

o do troller diesel eu acho que o estriado nao bate.. lembrando que minha cx de direção é a ZF do Omega.

Creio que a DH do Troller diesel seja a mesma do omega, já andei olhando em alguns e não vi diferença significativa.

[]'s

zeca_cj
20/02/2010, 16:41
Pessoal,

acabei usando o pitman da F1000. o estriado é igual ao da caixa ZF de omega / Opala; ele é inclinado para baixo e o furo do terminal de direção tem maior diametro e tem mais material em volta caso precisa abrir mais um pouco.

Seguem fotos.

CAVESO
20/02/2010, 19:21
Elmer,

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=211450&d=1265811681

Esse pittman da foto não é do engesa e sim do opala.

Provavelmente o cara adaptou o setor hidráulico e usou o braço que veio junto...

rodrigo camper
25/02/2010, 17:09
Pessoal,

acabei usando o pitman da F1000. o estriado é igual ao da caixa ZF de omega / Opala; ele é inclinado para baixo e o furo do terminal de direção tem maior diametro e tem mais material em volta caso precisa abrir mais um pouco.

Seguem fotos.

Que ano e o Pitman de f-1000 que vc usou, porque da F-1000 ano 88 não servi.

Denilsom
11/10/2011, 14:43
Pessoal,

Seguem fotos. Colega ressucitando o topico gostaria de saber mesmo qual braço pitman vc usou na cx do omega pois to precisando de um com aquela curvatura para melhorar o angulo da barra , vc disse da F1000 mas fui em uma loja não deu certo, algum colega poderia me dar uma dica.
Grato

advogadoneto
11/11/2011, 21:05
Olá caros amigos.
Estou colocando direção hidráulica no Xará. Ocorre que estou realizando esta tarefa sozinho, pois aqui na Bahia os MEXÂNICOS, metem a mão no seu bolso literalmente.
Estou tendo algumas dificuldades, principalmente com o braço pitman do opala que veio na caixa ZF, aquele que prende com parafuso, pois quando coloco o braço pitman na posição correta ele fica fora do angulo da ponteira, acho o pitman original do engesa bem mais seguro, porém não tem como fixar. Outra dificuldade é em relação a posição do radiador, pois tive que retirar a base que prende a haste que fixa o radiador, será que posicionando o radiador uma pouco para lateral oposta à caixa terá problema? Amanhã colocarei FOTINHAS.
Grande abraço para todos.
Carlão.

guilhermeabreu
12/11/2011, 14:15
Olá caros amigos.
Estou colocando direção hidráulica no Xará. Ocorre que estou realizando esta tarefa sozinho, pois aqui na Bahia os MEXÂNICOS, metem a mão no seu bolso literalmente.
Estou tendo algumas dificuldades, principalmente com o braço pitman do opala que veio na caixa ZF, aquele que prende com parafuso, pois quando coloco o braço pitman na posição correta ele fica fora do angulo da ponteira, acho o pitman original do engesa bem mais seguro, porém não tem como fixar. Outra dificuldade é em relação a posição do radiador, pois tive que retirar a base que prende a haste que fixa o radiador, será que posicionando o radiador uma pouco para lateral oposta à caixa terá problema? Amanhã colocarei FOTINHAS.
Grande abraço para todos.
Carlão.

ADVOGADONETO

Poucos dados , poucos dados , como não lí tópicos anteriors , seu carro é um ENGESA ????

No meu , como fiz várias mudanças inclusive na altura do ENGESA , adaptei um PITMAN PARRUDO de um trator , comprei no ferro velho tinha um monte lá , recortei todo ( troquei a extria , cortei na altura pq era muito alto e acrescentei no comprimento pq o ENGESA girava pouco ou seja : tem 03 soldas/emendas ) , como ele é muito parrudo , e fiz com um EXCELENTE SOLDADOR , na realidade fiz um PITMAN que ficou próprio para meu ENGESA vc olhando não diz que foi soldado , tem fotos lá no FROTA 4X4 do CORAÇÃO VALENTE , paguei R$50,00 no PITMAN DO TRATOR no ferro velho .

DENILSOM , esta resposta serve como resposta pra vc tb .

ABRAÇO

advogadoneto
12/11/2011, 22:12
Olá Dr. Gulherme.
O XARÁ em um Engesa fase II, ano 89/89.
É com muita satisfação que recebo sua sugestão.
Hoje fui no torneiro e fiz o corte e solda da barra da direção, acontece que o carro ficou com pouco jogo em um dos lados. A direção também não ficou lá essas coisas, acho inclusive que ficou tão pesada quanto a mecânica, mas tudo isso é questão de ajustes. Em relação ao PITMAN acho que vou seguir sua sugestão. Vou procurar um bem parrudo e fazer adaptações necessárias.
Att. Carlão.
Grande abraço.

guilhermeabreu
13/11/2011, 20:56
Olá Dr. Gulherme.
O XARÁ em um Engesa fase II, ano 89/89.
É com muita satisfação que recebo sua sugestão.
Hoje fui no torneiro e fiz o corte e solda da barra da direção, acontece que o carro ficou com pouco jogo em um dos lados. A direção também não ficou lá essas coisas, acho inclusive que ficou tão pesada quanto a mecânica, mas tudo isso é questão de ajustes. Em relação ao PITMAN acho que vou seguir sua sugestão. Vou procurar um bem parrudo e fazer adaptações necessárias.
Att. Carlão.
Grande abraço.

CARO AMIGO ADVOGADONETO

Não tem de que , é um prazer estar podendo ajudar os amigos daqui , mas se vc colocou a D.H. do opala , como direção hidráulica , não é lá estas coisas não , não que seja ruim , é que ela não fica tão leve mesmo não , no meu tinha uma desta , mas depois que troquei pela da S-10 ficou bem leve . MAS COM CERTEZA ABSOLUTA A DIR. HIDR. DO OPALA FICA BEM MAIS LEVE DO QUE UMA MECANICA , deve ter alguma coisa de errado na sua aí .

Qto ao jogo , de virar pouco e mais para um lado do que o outro , tem solução , o meu ficou assim e o ROGERIO corrigiu este defeito , para girar mais tem que crescer no comprimento e para fazer o jogo igual para os dois lados , vc tem que colocar o volante no meio , ou seja gira o jogo todo para um lado e vira todo para o outro e veja qtas voltas deu , se foi 4 voltas , o meio é em duas voltas , aí sim vc coloca o braço do pitman na posição paralela do chassi , ísto em caso de vc fazer a troca da extria , se não precisar de fazer a troca , a extria do pitman só entra em uma posição que é a correta , eu tive problema pq qdo fiz a adaptação da DH da S-10 a caixa ficou inclinada com relação ao chassi e o ROGERIO NUNES fez a correção da posição .

Em adaptações , pra tudo tem jeito .

Sugiro a vc procurar aí em Salvador um desmanche de tratores , pois com certeza vc encontrará um pitman parrudo lá como eu encontrei aqui , vc viu o pitman que eu comprei de trator no ferro velho daqui ?????

ABRAÇÃO

advogadoneto
13/11/2011, 22:20
Caro amigo Dr. Guilherme.
Muito obrigado pelas dicas e pela paciência.
Quando você fale em crescer o comprimento, é em relação ao pitman? A minha caixa mecânica antiga o pitman era preso com uma porca, essa nova que coloquei é presa com parafuso. Ocorre que a posição do pitman não fica paralelo ao chassi, será que terei que mandar usinar, abrindo rosca no eixo da caixa nova para poder colocar o braço pitman original do Engesa, pois acho ele bem parrudo e tem a vantagem do furo do amortecedor de direção.320269320270320271320272320273Observe as fotos, pois o braço do opala não fica certo para colocar o parafuso no guia, tive que colocar parafuso menor com porca, ele só fica certo apontando para frente do carro, mas o jogo da direção fica contrário.Gra
Grande abraço meu amigo.
Att. Carlão.

guilhermeabreu
13/11/2011, 23:11
Caro amigo Dr. Guilherme.
Muito obrigado pelas dicas e pela paciência.
Quando você fale em crescer o comprimento, é em relação ao pitman? A minha caixa mecânica antiga o pitman era preso com uma porca, essa nova que coloquei é presa com parafuso. Ocorre que a posição do pitman não fica paralelo ao chassi, será que terei que mandar usinar, abrindo rosca no eixo da caixa nova para poder colocar o braço pitman original do Engesa, pois acho ele bem parrudo e tem a vantagem do furo do amortecedor de direção.320269320270320271320272320273Observe as fotos, pois o braço do opala não fica certo para colocar o parafuso no guia, tive que colocar parafuso menor com porca, ele só fica certo apontando para frente do carro, mas o jogo da direção fica contrário.Gra
Grande abraço meu amigo.
Att. Carlão.

ENTÃO AMIGO ADVOGADONETO

Pelas fotos , o PITMAN do opala é reto e bem fino , o PITMAN do ENGESA é bem mais parrudo e tem a curvatura para baixo para deixar a BARRA DA DIREÇÃO mais na horizontal , além de ter o local para o amortecedor de direção , esta DIR. HIDR. que vc comprou é das mais novas do opala e tem esta fixação com parafuso , não sei se ela recebe o PITMAN do ENGESA pq o PITMAN do ENGESA não é extriado na sua totalidade , ele tem 3 nervuras grossas para serem encaixados na posição correta , pelo que ví , o motivo de estar girando mais para um lado do que o outro é exatamente pq este PITMAN que esta aí não esta paralelo ao chassi .

Qto a girar pouco , o crescimento que tem que ser , é aumentar a distancia entre o orifício que é fixado no PITMAN e o orifício que fixa a ponteira da BARRA DA DIREÇÃO , qto mais curto é esta distancia , menos ele gira , qto mais comprido pe esta distancia , gira mais , mas se vc usar o PITMAN do ENGESA acho que ele girará o ideal , mas se por um acaso ficar girando menos do que vc precisa é só aumentar o comprimento do mesmo , MAS CONTINUO EM DÚVIDA SE O PITMAN DO ENGESA ENCAIXA NESTE EIXO DA SUA CAIXA .

Caso não encaixe vou dar uma sugetão mais cara que seria de vc trocar esta sua DIREÇÃO HIDR. pela da S-10 e já instalar a mesma na posição que eu coloquei a minha e o KIM tb , pq com esta caixa e se vc amanhã colocar o motor MWM 2.8 díesel vc terá problema de aquecimento do motor pq o radiador ficará pequeno para este motor . mas aí já é outra estória .

Voltando ao seu caso , vc tem que trocar este PITMAN , o do ENGESA seria uma boa , mas aí vc deverá ter problema se vai encaixar ou não , antes de vc comprar , vc teria que saber primeiro se vai caber ou não , ACHO QUE NÃO VAI ENCAIXAR por causa das 3 extrias grossas que tem nele , vamos ver se tem alguem aqui que sabe responder ísto sem ter que vc ír constatar ísto , vamos aguardar alguem aqui responder , no pior das hipóteses , vou amanhã falar com o ROGERIO NUNES para ver a resposta dele e posto pra vc .

ABRAÇÃO

advogadoneto
14/11/2011, 19:55
Olá meu caro amigo.
Você tem razão em relação ao pitman do engesa não encaixar, tentei de toda forma e nada. O que fiz foi inverter a posição do pitman do opala, ficou excelente, porém o local para colocar o parafuso ficou do lado contrário, mas coloquei parafuso com rosca apenas na ponta e ficou bom. A direção está girando uniforme para os dois lados, o que não estou confiando muito é na solda que foi feita na barra de direção para encurtá-la, o torneiro falou que costumava fazer essa solda em vários carros e que a mesma teria garantia, vamos ver.
Com o tempo estarei melhorando todo o sistema, colocando uma direção de S10, mas no momento estou meio sem LATINHAS para gastar.
Obrigado amigo pela orientação.
O convite que fiz a CAVESO e KIM está feito também para você, querendo vir até a Bahia, seja bem-vindo!!!
Grande abraço.
Att. Carlão.

guilhermeabreu
14/11/2011, 20:18
Olá meu caro amigo.
Você tem razão em relação ao pitman do engesa não encaixar, tentei de toda forma e nada. O que fiz foi inverter a posição do pitman do opala, ficou excelente, porém o local para colocar o parafuso ficou do lado contrário, mas coloquei parafuso com rosca apenas na ponta e ficou bom. A direção está girando uniforme para os dois lados, o que não estou confiando muito é na solda que foi feita na barra de direção para encurtá-la, o torneiro falou que costumava fazer essa solda em vários carros e que a mesma teria garantia, vamos ver.
Com o tempo estarei melhorando todo o sistema, colocando uma direção de S10, mas no momento estou meio sem LATINHAS para gastar.
Obrigado amigo pela orientação.
O convite que fiz a CAVESO e KIM está feito também para você, querendo vir até a Bahia, seja bem-vindo!!!
Grande abraço.
Att. Carlão.

AMIGO CARLÃO

Adoro a Bahia , tenho casa de praia aqui na minha região , mas até ha 4 anos atras ía seguidas vezes aí , minha esposa é apaixonada por sol e mar fui até Natal uma vez e elgí a região de Itacaré que fica mais perto daqui para ír todoas os anos , já fui lá por 4 anos seguidos , ísto aí é um paraíso .

mas dei volta no leãoIR , mas qdo distraí ele me pegou de jeito e me deixou depenado , acabarei de pagar a este animalzinho de estimação só em maio do ano que vem , logo Só em 2013 que terei latinhas $$$$$$$$$$$ para ír por estas bandas daí de novo .

Muito obrigado pelo convite , já esta aceito , só falata o tempo passar .

Só por curiosidade e para eu ficar mais tranquilo , ele colocou um cano que entrou apertado por dentro da barra da direção qdo ele encurtou ???? Se ele não fez , não ande com ele assim , vc tem que colocar um cano por dentro , pois se soldar só por fora , ela não vai aguentar e vai acabar quebrando , ìsto é muito perigoso e tem que ser feito por pessoas que sabem o que esta fazendo . Me dê notícia a este respeito , NÃO ESQUEÇA DE DIZER COMO FOI FEITO A SOLDA PARA ENCURTAR A BARRA DA DIREÇÃO .

ABRAÇÃO

Lenilton Feitosa
27/11/2011, 19:48
Rodrigo,

Resolvi este problema alongando o braço pitman de 15,3 cm para 16 cm. Foi alongado em 1,7 cm o suficiente para ter um bom curso (já não faço a ré para os retornos fechados), também o reforcei nas laterais ficando ainda mais robusto e com curvatura para compensar o ângulo da barra, já que as molas que uso são grandes (Pampa com Ar).

Abraços,

Lenilton Feitosa

advogadoneto
27/11/2011, 20:50
Caros amigos.
Obrigado pela dedicação. Estou aprendendo muito com as experiências que vocês passaram ou estão passando. Em relação ao Pitman está tudo certo, mas acho que vou seguir a orientação do amigo Lenilto, pois o curso está um pouco ruim mesmo. Em relação ao varão da direção o torneiro disse que não quebra nem que queira, pois a solda foi muito bem feita, mas por questão de prevenção, estarei colocando na mesma, um tubo sob medida para entrar bem justo e soldar os dois lados para garantir.
Grande abraço.
Att. Carlão.

paulobarbosa
27/11/2011, 22:16
A barra de direção original é bem fraca. A minha já entortou numa trilha. Eu coloquei um vergalhão internamente, que entrou bem justo, e um cano de metal com paredes bem grossa por fora, que entrou justo também. Ou seja, a minha barra passou a ser mais grossa e virou maciça. Quando parar a Camper vou tb refazer o pitman.

Reptil
30/11/2011, 08:55
Ola pessoal,

Demorei tanto com minha pesquisa para substituir o setor original do meu Engesa que o tópico até saiu da pagina...rs...rs... Eu optei pelo da F4000, que embora não seja hidraulico, deixou a direção super leve e é incrivelmente parecido com o do Opala, mas muito mais robusto. As adaptações foram: Refurar o chassi para a fixação (no mesmo local do original) e fazer um furo no braço do ptman para colocar o amortecedor da barra de direção. E SÓ!!! A barra de direção ficou melhor pois vai trabalhar mais reta e o setor ficou super bem posicionado. Sem sujeita, complicação... etc...

Quero registrar meu elogios ao Dr Orlando (meu mecanico), que fez a coisa de forma eficiente, simples e sábia.

Abraço a todos