PDA

Ver Versão Completa : porque o cj5 perde embreagem depois q esquenta

slash
07/02/2010, 14:55
Ola pessoal
Meu pai tem um cj5 1971 6cc e cambio 3m original e depois q esquenta ele perde
embreagem o cambio fica duro dificil de engatar e desengatar e parado ele até pula qdo engata
alquem tem idéia do q ta acontecendo

abracços

rubensx
07/02/2010, 15:09
manda trocar embreagem já foi faz tempo, e pede uma revisão de cambio, oleo de cambio ertc

pode trocar o oleo do motor tb assim já ve se não está vazando!

slash
07/02/2010, 22:41
ola, obrigado
A embreagem foi trocada plato disco e rolamento
o oleo é novo
ele não patina, pelo contrario, e como se se fosse baixando e fica quase sem curso dificil de engatar e desengatar
um amigo q mexe em cambio de caminhão q tirou um vasamento dele disse q o cambio tava bom
não faço ideia do q acontece

Jacimar
08/02/2010, 06:54
ola, obrigado
A embreagem foi trocada plato disco e rolamento
o oleo é novo
ele não patina, pelo contrario, e como se se fosse baixando e fica quase sem curso dificil de engatar e desengatar
um amigo q mexe em cambio de caminhão q tirou um vasamento dele disse q o cambio tava bom
não faço ideia do q acontece

Bom dia prezado ! se a sua embreagem é nova e não houve erro de montagem, eu apostaria naquele cabinho de acionamento da embreagem, pode ser que ele já está em fim de vida, a medida que o motor vai esquentando ele dilata e perde o ajuste . . . boa sorte !

Robertux
08/02/2010, 10:06
Estou com um problema parecido. Meu cabo de embreagem está esticando com o uso, Recentemente fiquei quase sem embreagem, a 1ª e 2ª marchas não entravam mais, só as mais leves 3ª e 4ª. Estiquei o cabo e voltou ao normal. Agora, depois de duas trilhas a embreagem está baixa novamente. Acho que vou ter que trocar o cabo

Jacimar
08/02/2010, 10:16
Estou com um problema parecido. Meu cabo de embreagem está esticando com o uso, Recentemente fiquei quase sem embreagem, a 1ª e 2ª marchas não entravam mais, só as mais leves 3ª e 4ª. Estiquei o cabo e voltou ao normal. Agora, depois de duas trilhas a embreagem está baixa novamente. Acho que vou ter que trocar o cabo

Bom dia prezado ! o Mazaropi está com um problema semelhante, só que a mecânica dele não é a original, talvez ele pudesse nos contar o andamento do problema/solução . . . um abraço !

André Luiz Rossetim
08/02/2010, 13:07
Bom dia prezado ! se a sua embreagem é nova e não houve erro de montagem, eu apostaria naquele cabinho de acionamento da embreagem, pode ser que ele já está em fim de vida, a medida que o motor vai esquentando ele dilata e perde o ajuste . . . boa sorte !

Tem lógica, alem do cabo da embragem, deve-se verificar os locais onde ele é ficado, se não há algum ponto que com aumento da temperatura dilate, e o cabo se afrouxe.

No meu (mecanica adaptada) havia um chapa de aço, que não estava bem alinhada como cabo, e com o tempo ela se deformava e o cabo afrouxava.

Rafaminc
08/02/2010, 13:30
Ola pessoal
Meu pai tem um cj5 1971 6cc e cambio 3m original e depois q esquenta ele perde
embreagem o cambio fica duro dificil de engatar e desengatar e parado ele até pula qdo engata
alquem tem idéia do q ta acontecendo

abracços

Como está o acionamento da embreagem? Muito embaixo?
Eu apostaria na pequena dilatação do virabrequim, onde após aquecer, dilata e diminui a folga entre disco/platô impedindo o desacoplamento.
Tenta encurtar um pouco a regulagem da embreagem.
:pipoca:

Pablo.pinto2007
08/02/2010, 13:41
Tem que ver se o acionamento da embreagem é mecânica ou se é a cabo, pois se for pedaleira original em baixo... é haste e não cabo.
Não posso falar, já tive um problema desses mas depois que saí de uma trilha com lama, aí todos já sabem qual é o problema... LAMA no sistema de embreagem, tive que desmontar e mandar lavar, o disco ficou um pouco "arranhado" devido a lama, mas montei assim mesmo... tá até hoje!!!

Abraços!

Jacimar
08/02/2010, 16:53
Tem que ver se o acionamento da embreagem é mecânica ou se é a cabo, pois se for pedaleira original em baixo... é haste e não cabo.
Não posso falar, já tive um problema desses mas depois que saí de uma trilha com lama, aí todos já sabem qual é o problema... LAMA no sistema de embreagem, tive que desmontar e mandar lavar, o disco ficou um pouco "arranhado" devido a lama, mas montei assim mesmo... tá até hoje!!!

Abraços!

Boa tarde prezado ! se o Jeep dele for igual ao 64, BF161 + 3 marchas, existem vários tirantes e pivôs para fazerem o acionamento, mas o que vai no garfo da embreagem é um cabo de aço curto, cerca de 20cm, de um lado ele tem uma porca para ajuste da embreagem, acho que é assim para compensar qualquer movimentação do conjunto, um abraço !

slash
08/02/2010, 22:08
Valeu pessoal !
o cj ta com as pedaleiras suspensas, mas ainda usa o cabo curto e aquele cano
(não sei o nome daquela peça) original, mudou a vareta q agora é cabo
mas ja tinha o mesmo problema antes de trocar as pedaleiras
o curso do pedal em si não muda mas é como fosse diminuindo
o jeep começa a andar com o pedal cada vez mais em baixo
me disseram q ele é 1º seca, não entendo muito de cambio então ???
não entendi muito bem a parte da dilatação do vira, mas se for oque devo fazer?
sera q pode ser o garfo ?

abraços

Rafaminc
08/02/2010, 22:30
Slash, isso que falei da dilatação é uma suposição que até acho bem improvável, mas num virabrequim de quase 1 metro, uma dilatação no comprimento de até + - 1mm acho que não estaria muito fora, mas tenta esticar um pouco o cabo ou haste que aciona a embreagem, pois encurtando ele, vc obriga a embreagem a abrir mais quando pisa no pedal até o fundo.
Só cuida para não esticar muito, pois senão sua embreagem vai acabar patinando e queimando o disco com o tempo.
Eu costumo regular minhas embreagens para que o disco comece a pegar no plato com meio pedal acionado, isto é, com o carro engrenado, vc vai soltando o pedal, até que o motor comece a apanhar na metade do curso do pedal.

slash
08/02/2010, 23:26
ola Rafaminc
bom, quando o jeep ta frio ele começa a anda acima da metade e ai vai esquentano e vai baixando, é isso q me frita os miolos:parede:

abraço

Jacimar
09/02/2010, 06:53
Valeu pessoal !
o cj ta com as pedaleiras suspensas, mas ainda usa o cabo curto e aquele cano
(não sei o nome daquela peça) original, mudou a vareta q agora é cabo
mas ja tinha o mesmo problema antes de trocar as pedaleiras
o curso do pedal em si não muda mas é como fosse diminuindo
o jeep começa a andar com o pedal cada vez mais em baixo
me disseram q ele é 1º seca, não entendo muito de cambio então ???
não entendi muito bem a parte da dilatação do vira, mas se for oque devo fazer?
sera q pode ser o garfo ?

abraços

Bom dia prezado ! experimenta trocar o cabo curto, e pelo que entendi existe um outro cabo entre a pedaleira e o pivô original, verifique se a capa ( se tiver ) dele está bem fixa, o cabo tem que correr dentro da capa, se você pisar e a capa vier junto você estará desperdiçando movimento, não sei no que a temperatura poderia influenciar mas . . . :pensativo: por isso continuo apostando naquele cabinho, ainda mais que ele fica perto da descarga, não lembro onde vi para vender, acho que foi na Tratorgama . . . boa sorte !

Mauricio Rotta
09/02/2010, 09:08
Velho, dizer que a embreagem abaixa por causa da primeira marcha seca está tão fora da realidade quanto dizer que a extinção dos rinocerontes está relacionada a fabricação de bicicletas com quadro de aluminio.
Brincadeiras a parte só tenho uma coisa a te dizer: regula essa embreagem direito e se o problema persistir leva numa oficina de responsa e troca todo o conjunto porque esse sintoma sempre foi sinonimo de platô e disco ruins.

Jacimar
09/02/2010, 09:57
Velho, dizer que a embreagem abaixa por causa da primeira marcha seca está tão fora da realidade quanto dizer que a extinção dos rinocerontes está relacionada a fabricação de bicicletas com quadro de aluminio.
Brincadeiras a parte só tenho uma coisa a te dizer: regula essa embreagem direito e se o problema persistir leva numa oficina de responsa e troca todo o conjunto porque esse sintoma sempre foi sinonimo de platô e disco ruins.

:putz: Uai !

Fabio Cortez
09/02/2010, 10:13
.

AFFFF....

Também aposto no Platô e Disco....

Abraços...

Mauricio Rotta
09/02/2010, 10:51
Quis dizer q não tem nada a ver uma coisa com a outra.

guga100
09/02/2010, 12:42
no meu jeep tbm esta com um problema parecido

a primeira, quando o jeep ta frio, entra facil, ja quando esquenta :discordo:.

porem o problema maior é pra engata a ré, parece que o disco da embreagem n desacopla por completo. se vc engatar a ré devagar arranha legal a marcha, porem se vc engata numa "tacada" só entra sem problemas, porem da pra senti o jipe dando uns tranco pros lado.

Gostaria de saber se o colega que apresenta os problemas na embreagem tbm tem esse problema quando engata a ré.

slash
09/02/2010, 20:11
[QUOTE=Mauricio Rotta;1090708]Velho, dizer que a embreagem abaixa por causa da primeira marcha seca está tão fora da realidade quanto dizer que a extinção dos rinocerontes está relacionada a fabricação de bicicletas com quadro de aluminio.
ola amigo
só disse q era 1° seca para dizer de qual cambio se tratava, pois não sabia se o problema podia estar no cambio ou realmente na embreagem

slash
09/02/2010, 20:23
na verdade, na ré acontece sim
quando ta bem quente só entra no tapa mesmo, o jeep até da um pulinho
mas no domingo se eu tiver um tempinho e não chover vou desmontar todo a parte de acionamento da embreagem remontar com o maior cuidado e atenção, acho q vou até trocar o cabo curto pra ter sertesa q ta tudo certo, o unico problema é achar ele aqui q é longe de tudo

Mauricio Rotta
10/02/2010, 09:39
Putz cara, chegou a me doer o coração quando eu li q vc mete uma porrada na alavanca pra entrar a ré e o jeep chega a 'pular'. Teu câmbio não dura uma semana com vc agindo desse jeito. Trate-o com carinho, é melhor vc desligar o motor, engatar a ré, e dar a partida com ele engatado do que meter porrada e degolar as engrenagens.

O melhor mesmo é vc desmontar tudo mesmo e trocar o que está ruim.

Jacimar
10/02/2010, 10:08
na verdade, na ré acontece sim
quando ta bem quente só entra no tapa mesmo, o jeep até da um pulinho
mas no domingo se eu tiver um tempinho e não chover vou desmontar todo a parte de acionamento da embreagem remontar com o maior cuidado e atenção, acho q vou até trocar o cabo curto pra ter sertesa q ta tudo certo, o unico problema é achar ele aqui q é longe de tudo

Bom dia prezado ! enquanto não resolve o problema, você pode fazer como o amigo Maurício sugeriu, mas antes, tente pisar duas vezes na embreagem antes de engatar a 1ª ou a ré, costuma ajudar . . . um abraço !

slash
10/02/2010, 19:14
Putz cara, chegou a me doer o coração quando eu li q vc mete uma porrada na alavanca pra entrar a ré e o jeep chega a 'pular'. Teu câmbio não dura uma semana com vc agindo desse jeito. Trate-o com carinho, é melhor vc desligar o motor, engatar a ré, e dar a partida com ele engatado do que meter porrada e degolar as engrenagens.

O melhor mesmo é vc desmontar tudo mesmo e trocar o que está ruim.

Calma calma!!!
eu não disse porrada,eu disse tapa, mas foi modo de diser, oq eu quis diser é q se for devagar ela arranha feio, tem q ser rapido como se fosse um tapa e as vezes balançava, mas agora começou a fica mais forte e da ultima vez ele deu um pulinho(tambem nodo de diser)
por isso ele ta parado para não fud... tudo, gosto muito do jeepinho
desculpe o mau entendido me expressei mau :putz:

slash
10/02/2010, 19:28
Bom dia prezado ! enquanto não resolve o problema, você pode fazer como o amigo Maurício sugeriu, mas antes, tente pisar duas vezes na embreagem antes de engatar a 1ª ou a ré, costuma ajudar . . . um abraço !

ola amigo
ja tentei, mas da ultima vez o cambio ficou duro e não queria entrar nada, ai chegando na garagem ficou parado e vai fica até resolver o problema, por isso cheguei a pensar q fosse cambio o problema, mas no fim de semana vou da uma olhada e ver oq acontece e se não resolver nada, não tem jeito volta pro mecanico

Marco
21/02/2010, 20:03
vc comentou que trocou disco e rolamento,não disse que trocou o plato/chapeu chines,acredito que seja ai seu problema,quando esquenta as molas do plato perdem a presão e não consegue atuar assim dificultando as trocas de marchas

slash
21/02/2010, 20:54
vc comentou que trocou disco e rolamento,não disse que trocou o plato/chapeu chines,acredito que seja ai seu problema,quando esquenta as molas do plato perdem a presão e não consegue atuar assim dificultando as trocas de marchas

Ola amigo
O plato(gafanhoto e não chapeu chines) foi trocado tb
No domingo passado remontando todo o acionamento da embreagem achei um erro de montagem no pivo e na passagem do cabo do pedal, então dava muito curso no pedal e pouco no garfo
Ele ainda baixa um pouquinho quando esquenta, mas não perde mais embreagem

obrigado a todos pela ajuda

eder martins
19/06/2014, 18:20
Tenho o mesmo problema o cj vai esquentado e perdendo a embreagem o sistema e original será que alguém pode me ajudar?

Jacimar
22/06/2014, 02:53
Tenho o mesmo problema o cj vai esquentado e perdendo a embreagem o sistema e original será que alguém pode me ajudar?

Bom dia conterrâneo ! já aconteceu comigo, não sei se é o seu caso, a embreagem estava bem desregulada e a medida que o jeep ia aquecendo e os tirantes dilatando a embreagem ficava tão baixa que as marchas ficavam com engate difícil, foi só regular a embreagem que ficou bom, pouco tempo depois quando reformamos o CJ58 aproveitamos e trocamos a embreagem que também já estava bem desgastada, durou 10 anos e só estragou porque minha exposa emprestou o Jeep para um camarada e ele em alta velocidade ( 80 Km/h :shock: ) deu uma reduzida para 3ª . . . nem se fosse de cerâmica . . . abraço !

eder martins
23/06/2014, 19:39
Já estou mais tranquilo ontem fomos ate a casa de uma tia avo minha e alem dos problemas com platinado que so pararam quando o Jeep esquentou bem e a embreagem que tive que regular duas vezes na estrada tinha um barro em uma estrada recém cortada que a pajeiro do pessoal com a tração ligada rodou descendo eu subi com o Jeep simples depois de o carda dianteiro ter se soltado so depois que o Jeep sentiu o barro a embreagem consertou-se sozinha e esta boa ate agora. acho que o Jeep que so ficava por aqui andando no bairro so para esquentar um pouquinho por eu so ter 16 anos relembrou do seu passado ali naquelas estradas que nem eram estradas na época e voltou ao normal

junior braga
21/08/2023, 10:39
Salve Galera bom dia a Todos!!!

Reativando o topico, e já passados alguns anos....como ficaram os problemas citados ai? em que o jeep acaba a embreagem após atingir a temperatura de trabalho.

O meu está com essa crise também, ontem desmontei tudo.

[ ], sem embreagem

kkkk