Conectar

Ver Versão Completa : Distância da Ventoinha X Radiador com GM 151

rafaelcardoso
07/02/2010, 12:12
Boa tarde, tive um problema com a minha ventoinha elétrica e acabei com a junta do cabeçote queimada, agora estou trocando a junta e vou dar uma geral no cabeçote, ainda instalei uma hélice no motor (original do opala) para substituir a ventoinha original com problemas...

Esta foto mostra a distância que a hélice está do radiador, o carro está na oficina agora, para terminar a montagem do cabeçote, então não tenho como medir, só tenho esta foto, eu acredito em algo em torno de 20cm... Acham que terei problema de refrigeração com esta distância??? Se sim, quais as opções:

- Fazer um "tunel" entre a ventoinha e o radiador
- Colocar uma elétrica
- Aproximar o radiador da ventoinha

O meu motor é um GM151 antigo (azul) gasolina com o radiador original do Willys.

RBM
07/02/2010, 12:28
Acho que colocando um tunel como no OHC pode melhorar, no meu coloquei a ventuinha eletrica na frente do radiador, é a do vectra ligada com os polos invertidos para empurrar o ar no radiador (tem o tamanho certo, até os lugares dos parafusos casam com os do radiador.

Julinot
07/02/2010, 12:32
Tá longe, mesmo.
Um túnel... sim, boa idéia.
Mas a ventoinha na frente do radiador empurrando o ar para dentro dele... acho fundamental. Bom também uma revisão no radiador... varetá-lo.

Abraços a todos...

rafaelcardoso
07/02/2010, 12:53
Tá longe, mesmo.
Um túnel... sim, boa idéia.
Mas a ventoinha na frente do radiador empurrando o ar para dentro dele... acho fundamental. Bom também uma revisão no radiador... varetá-lo.

Abraços a todos...

Eu fiz a revisão do radiador, a preocupação agora é só a ventoinha mesmo e sinceramente, eu quero manter somente a hélice do motor ao invés da ventoinha elétrica.

KitiU.
07/02/2010, 20:46
Olá Rafael, eu uso no meu jeep 2 ventoinha elétrica, uma na frente, acionada por botão e uma atrás acionada por termostato e nunca tive problema de aquecimento...

Como o seu motor está bem para trás, fica melhor usar a elétrica do que fazer um tunel...

Mas se preferir a ventoinha mecânica....

Forte abraço!!

Zé Renato
07/02/2010, 21:17
Julgando pela foto, está muito longe mesmo, nessa distância a ventoinha mecânica é totalmente ineficiente, ela deveria estar a 4cm no máximo.Para não mudar o radiador de lugar é bem mais facil instalar a elétrica mesmo, é muito mais eficiente.

SERGIO MOLLO
07/02/2010, 23:43
Eu fiz a revisão do radiador, a preocupação agora é só a ventoinha mesmo e sinceramente, eu quero manter somente a hélice do motor ao invés da ventoinha elétrica.

Caro Rafael;
Tenho no Cj5 Motor opala 4cc e ventuinha eletrica, nunca tive problema com temperatura, e' importante que se tenha um marcador de temperatura confiavel ( o meu e' mecanico), e que voce se habitue a olhar para ele. Voce pode alem de ter o termostato , fazer uma ligacao com uma chave, para poder ligar a ventuinha sempre que quiser. Com ventuinha eletrica ,voce ganha + ou - 2 cv.
Abracos

Jacimar
08/02/2010, 07:07
Boa tarde, tive um problema com a minha ventoinha elétrica e acabei com a junta do cabeçote queimada, agora estou trocando a junta e vou dar uma geral no cabeçote, ainda instalei uma hélice no motor (original do opala) para substituir a ventoinha original com problemas...

Esta foto mostra a distância que a hélice está do radiador, o carro está na oficina agora, para terminar a montagem do cabeçote, então não tenho como medir, só tenho esta foto, eu acredito em algo em torno de 20cm... Acham que terei problema de refrigeração com esta distância??? Se sim, quais as opções:

- Fazer um "tunel" entre a ventoinha e o radiador
- Colocar uma elétrica
- Aproximar o radiador da ventoinha

O meu motor é um GM151 antigo (azul) gasolina com o radiador original do Willys.

Bom dia prezado ! acho que é unanimidade a opinião pelo ventilador elétrico . . . só uma dúvida, qual foi o problema do seu ventilador elétrico anterior, motor ? cebolão ? pode acontecer de novo ? se você optar por aproximar o radiador da hélice mecânica, tome cuidado ! se tem o hábito de entrar na água com seu Jeep, tive um Opala ( Opala mesmo, SS 79 ) e em uma enchente ao passar pela enchurrada a hélice de plástico flexionou e retalhou o radiador todo . . . boa sorte !

victor massinha
08/02/2010, 08:54
Bom Dia amigo,
Meu motor é exatamente igual ao seu, e esta exatamente na mesma distancia que o seu se encontra. Uma ventoinha eletrica instalada atras do radiador ficaria excelente, porem as vezes, quando faço uma viagem mais longa ou pego serra, coloco a helice para ficar com a ventoinha mecanica, poucas vezes a eletrica é ligada, fica longe, fica mas consegue esfriar o motor sim, mas procure instalar uma eletrica que dai o serviço fica baum!!!
abraço

victor massinha
08/02/2010, 08:57
uma enchente ao passar pela enchurrada a hélice de plástico flexionou e retalhou o radiador todo . . . boa sorte !

:shock: Isso eu nunca vi acontecer!! caramba, je vi varias vezes esse fato com as de ferro, mas agora de plastico quando batem na agua geralmente elas quebram...

[]'s A favor das ventoinhas eletricas! :concordo::mrgreen:

Jacimar
08/02/2010, 09:13
:shock: Isso eu nunca vi acontecer!! caramba, je vi varias vezes esse fato com as de ferro, mas agora de plastico quando batem na agua geralmente elas quebram...

[]'s A favor das ventoinhas eletricas! :concordo::mrgreen:

Olá prezado ! lembro que o ventilador ficava bem próximo ao radiador, acho que isso facilitou o acidente, a hélice também ficou bem ralada mas inteira . . . isso foi em 91, tenho saudade do Opala . . . um abraço !

Dic3
08/02/2010, 10:24
Ichi, levando em conta que a minha helice passa lambendo o radiador eu ja comecei a ficar preocupado. No meu ela passa a 1,5cm do radiador.

Eu levei o motor o maximo que pude para frente para ter a alavanca de cambio o mais perto do local original possivel.

Rafael, voce ja fez as medidas de onde ficara a alavanca de cambio???

rafaelcardoso
08/02/2010, 12:28
Ichi, levando em conta que a minha helice passa lambendo o radiador eu ja comecei a ficar preocupado. No meu ela passa a 1,5cm do radiador.

Eu levei o motor o maximo que pude para frente para ter a alavanca de cambio o mais perto do local original possivel.

DIC o motor já está adaptado no meu Jeep, com uma caixa do Jeep4 marchas, é que eu usava uma ventoinha elétrica muito velha e que estava dando muito pau, até me fez queimar uma junta, aí agora estou arrumando o motor e pretendo rodar com a hélice somente, vou aproximar o radiador da hélice e ver como fica a temperatura.

André Luiz Rossetim
08/02/2010, 13:02

No meu acontecia isso, acabei cortando 2 cm nas pontas de todas as pás da helice (logicamente tenho a eletrica tbm). Assim, por mais que ela flexione, ou que o motor trabalhe nos coxins, ou mesmo que o chassi trabalhe, nunca mais enrroscou em nada.

Aproveitando o tópico, no meu Jeep, com motor de opala, hoje uso o radiador do opala (antigo), ele esta sempre quente (a ventoinha eletrica fica ligada direto). Apesar de ainda ter "meia" ventuinha mecanica.

Alguem sabe me informar radiador de que carro fica bom pra esse motor? Eu vejo fotos como as da abertura do tópico, e sem percebi que o pessoal usa radiadores muito mais robustos que o meu.

Obrigado

rafaelcardoso
08/02/2010, 15:42
No meu acontecia isso, acabei cortando 2 cm nas pontas de todas as pás da helice (logicamente tenho a eletrica tbm). Assim, por mais que ela flexione, ou que o motor trabalhe nos coxins, ou mesmo que o chassi trabalhe, nunca mais enrroscou em nada.

Aproveitando o tópico, no meu Jeep, com motor de opala, hoje uso o radiador do opala (antigo), ele esta sempre quente (a ventoinha eletrica fica ligada direto). Apesar de ainda ter "meia" ventuinha mecanica.

Alguem sabe me informar radiador de que carro fica bom pra esse motor? Eu vejo fotos como as da abertura do tópico, e sem percebi que o pessoal usa radiadores muito mais robustos que o meu.

Obrigado

Porque não usar o radiador original do Jeep (BF-161)?

Jacimar
08/02/2010, 16:02

Obrigado

Boa tarde prezado ! é um pouco estranho :pensativo: o seu motor é de Opala, o radiador é de opala, e está com o ventilador elétrico ficando ligado direto ? talvez fosse bom dar uma varetada no radiador, uma pergunta : quando você está na rodovia a ventoinha desliga ? se não, pode ser o radiador ou bomba dágua ! o rafaelcardoso sugeriu você utilizar o do BF, é uma boa pedida se você já tem ele, se for comprar prepare o bolso : cerca de R$800,00 novo, R$400,00 só a colméia, enquanto um de Opala novo você encontra por R$150,00 ! um abraço !

KitiU.
08/02/2010, 18:12
Dae galera...

Por acaso você usam válvula termostática?? quem sabe o problema não seja o radiador nem ventoinha e sim a válvula que não abre na hora certa...

Como disse anteriormente só uso ventoinha elétrica, e a muito tempo não sei o que é ter problema de aquecimento no jeep, isso que o meu roda a álcool e precisa estar quente...

Um detalhe, uso o radiador da D20 que é todo em alumínio...

André Luiz Rossetim
08/02/2010, 18:34
Valeu pelas dicas pessoal, na verdade sei que o problema está no radiador, que é mto antigo (modelo que saiu nos opalas antes de 78, eu acho), pois já tem colmeias isoladas, e outras provavelmente entupidas.

Queria realmente ter dicas de que modelo de radiador empregar, uma vez que a troca da colmeia deste meu radiador sairia por mais de R$ 350,00, acho melhor comprar um novo, resta saber de que carro. Achei o do opala novo mto pequeno, em comparação aos modelos que vejo normalmente instalado nos jeeps.

Obridado

Jacimar
08/02/2010, 20:27
Valeu pelas dicas pessoal, na verdade sei que o problema está no radiador, que é mto antigo (modelo que saiu nos opalas antes de 78, eu acho), pois já tem colmeias isoladas, e outras provavelmente entupidas.

Queria realmente ter dicas de que modelo de radiador empregar, uma vez que a troca da colmeia deste meu radiador sairia por mais de R$ 350,00, acho melhor comprar um novo, resta saber de que carro. Achei o do opala novo mto pequeno, em comparação aos modelos que vejo normalmente instalado nos jeeps.

Obridado

Boa noite prezado Andre ! de uma olhada no site http://www.autopecaspirajussara.com.br/ ! na parte de radiadores tem o do Opala 83 a 92, 4 cilindros por R$148,00 novo ! eu acredito que estando tudo em ordem, um radiador desse tem a obrigacao de refrigerar bem o seu motor, se voce quiser exagerar coloque um do Opala 6 cilindros, inclusive se voce achar os dimensionais e preco, por favor me fale, estou procurando um para adaptar na minha Bonanza, quero retirar o original ( C-20 ) para abrir espaco ! :shock: um abraco !

victor massinha
11/02/2010, 09:29
Uso radiador original do jeep, com motor opala 4cc, nunca tive problema com temperatura. A ventoinha eletrica só liga na hora certa e como já disse anteriormente, só coloco a helice mecanica quando faço viagens apesar que ultimamente nao tenho muito feito isso por não surgir necessidade...

[]'s Ventoinha eletrica é o que há!!

Jacimar
11/02/2010, 10:36
Uso radiador original do jeep, com motor opala 4cc, nunca tive problema com temperatura. A ventoinha eletrica só liga na hora certa e como já disse anteriormente, só coloco a helice mecanica quando faço viagens apesar que ultimamente nao tenho muito feito isso por não surgir necessidade...

[]'s Ventoinha eletrica é o que há!!

Bom dia prezados ! alguém do fórum tem no Jeep, motor de opala 6 cilindros com radiador original do Jeep também 6 cilindros ? como falei anteriormente, estou querendo colocar um radiador mais fino no Jeep, vai sobrar o radiador original do BF161, que estou pensando em colocar na Bonanza ( GM250 ), toda essa confusão para melhorar a ventilação do cofre do motor, do Jeep e da Bonanza, pode parecer bobagem mas aqui na região é muito quente . . . uma abraço !

victor massinha
12/02/2010, 12:56
Bom dia prezados ! alguém do fórum tem no Jeep, motor de opala 6 cilindros com radiador original do Jeep também 6 cilindros ? como falei anteriormente, estou querendo colocar um radiador mais fino no Jeep, vai sobrar o radiador original do BF161, que estou pensando em colocar na Bonanza ( GM250 ), toda essa confusão para melhorar a ventilação do cofre do motor, do Jeep e da Bonanza, pode parecer bobagem mas aqui na região é muito quente . . . uma abraço !

Eu não tenho mas conheço quem tem, fica bom e consegue refrigerar sim. Colocar o radiador original do jeep na bonanza com motor de opala 4cc, deve ficar bom, por que não ficaria? :mrgreen:
Agora não sei se um radiador mais fino, no jeep com motor 6cc vai ficar tão bom, acho que o original do willys ta no limite, se não for ele é pra mais...

Jacimar
12/02/2010, 13:07
Eu não tenho mas conheço quem tem, fica bom e consegue refrigerar sim. Colocar o radiador original do jeep na bonanza com motor de opala 4cc, deve ficar bom, por que não ficaria? :mrgreen:
Agora não sei se um radiador mais fino, no jeep com motor 6cc vai ficar tão bom, acho que o original do willys ta no limite, se não for ele é pra mais...

Olá prezado ! o problema é que a Bonanza é motor da C-20, 6 cilindros, 4.100 !

Eu comprei o radiador mais fino para o Jeep ontem, vou testar em breve, se não funcionar volto o original, não vou nem dizer que radiador comprei para não levar pedrada :p minha intenção é colocar um ventilador elétrico de 12 polegadas que alguém do fórum indicou ( ML produto #132646055 ), vamos ver . . . e obrigado pela atenção !

victor massinha
12/02/2010, 13:54
Olá prezado ! o problema é que a Bonanza é motor da C-20, 6 cilindros, 4.100 !

Falha minha...:parede::parede::parede:
Espero que de tudo certo na empreitada... :concordo:

rafaelcardoso
16/02/2010, 16:57
Aproximei o radiador da hélice do motor e nada de aquecimento, está há uns 4 cm, só o suporte que foi feito para isto que não foi muito do meu agrado, tem uma barra chata atrevessando o chassi de um lado ao outro com o radiador parafusado nela, vou postar fotos mais tarde, mas com certeza vou colocar outra coisa mais decente...

Mas como nada é perfeito, o jeep estava no mecanico para trocar o cabeçote e o corpo do caburador e está parado na garagem novamente por um problema no carburador com o corpo novo, falta combustível quando acelero, tá foda... Amanhã de volta pro meca... vamos ver.

Jacimar
17/02/2010, 07:14
Aproximei o radiador da hélice do motor e nada de aquecimento, está há uns 4 cm, só o suporte que foi feito para isto que não foi muito do meu agrado, tem uma barra chata atrevessando o chassi de um lado ao outro com o radiador parafusado nela, vou postar fotos mais tarde, mas com certeza vou colocar outra coisa mais decente...

Mas como nada é perfeito, o jeep estava no mecanico para trocar o cabeçote e o corpo do caburador e está parado na garagem novamente por um problema no carburador com o corpo novo, falta combustível quando acelero, tá foda... Amanhã de volta pro meca... vamos ver.

Bom dia prezado ! como voce aproximou o radiador do motor, a frente do Jeep ficou livre, nao eh isso ? vai ventilar melhor o cofre do motor ! eh justamente isso que quero fazer ! quando ele estiver funcionando observe se ha alguma diferenca de temperatura dentro da cabine, em relacao a configuracao antiga e conte para nos . . . um abraco !