Conectar

Ver Versão Completa : Motor aquecendo

Iuri Leite
06/02/2010, 00:11
Olá pessoal,

Tenho uma Ranger 2001 2.5 maxion e ela está esquentando quando subo ladeiras em velocidade superior a 80km/h, o reservatório tem água, a ventuinha está funcionando e não tem ar no sitema, ou seja, aparentemente tudo normal no conjunto.
Alguem sabe o que pode ser?E o que devo fazer?

Miranda
06/02/2010, 00:15
Primeiro, RE veja o sistema de arrefecimento. Se está tudo ok!
Depois, o nivel de fumaça ta normal? os filtros estao novos e/ou limpos no caso do filtro de ar?

... por ultimo e mais desagradavel.. junta de cabeçote ou o cabeçote!

SAPO-BOMBA
06/02/2010, 01:35
Pode ser que a válvula termostática não esteja abrindo completamente... junta de cabeçote o carro esquentaria em qualquer velocidade, eu creio.

Radiador tb pode ser a causa, caso as galerias não estejam circulando bem.

Iuri Leite
06/02/2010, 06:44
Os filtros são novos e limpos, eo sistema aparentemente está funcionando, e eu acho que ela fumaça um pouco acima do normal. Me dissaram que poderia ser o radiador e que era para eu enveretar, isso funciona?
A válvula termostática deve ser trocada com alguma kilômetragem?

Iuri Leite
06/02/2010, 06:49
Por favor clique em um dos ícones de Resposta Rápida em uma das mensagens para ativar a janela de Resposta Rápida.

Anthoniusnikos
06/02/2010, 10:29
Aquecendo até quanto no marcador do painel: Metade ? Mais da metade ? Limite máx. do marcador ?
Se for um pouco mais da metade, para uma 2001, é normal. Se o marcador desce a zero depois de longas descidas em 5a marcha, já é um sintoma que tudo está normal.
A válvula termostática deve ser retirada e testada, para verificação de bom ou mau funcionamento, pois se ela estiver travada fechada, vai aquecer mesmo, mesmo !
Abs
Anthon

Iuri Leite
06/02/2010, 13:31
Em baixa velocidade eala está aquecendo até a metade, e em subidas e com alta velocidade (acima de 100) ela vai até o maximo e baixa logo que o motor fica menos exigido.

TylerNTL
06/02/2010, 16:06
Em baixa velocidade eala está aquecendo até a metade, e em subidas e com alta velocidade (acima de 100) ela vai até o maximo e baixa logo que o motor fica menos exigido.

Saem bolhas de ar na mangueira que conecta a VT ao reservatório de expansão?

SAPO-BOMBA
06/02/2010, 19:15
É bem capaz da válvula estar travando e não consegue abrir completamente. Em todo caso, é o que o Anthoniusnikos falou: teste a válvula ou então substitua.

Sobre o radiador, aconselho a fazer uma limpeza completa no sistema, incluindo a troca do fluído anticorrosivo/antifervura.

E por fim, muita fumaça sem perda aparente de força pode ser filtro de ar precisando ser trocado. Vejo isso acontecer muito com D-20, S-10, Ranger...

Já revisou os bicos e a bomba injetora?

Walter L. L. Casitta
06/02/2010, 20:36
O problema é no radiador. Tive que trocar o meu pelo mesmo problema. Use a ferramenta de pesquisa que você encontra mais detalhes...

Edintruder
06/02/2010, 21:02
Realmente, tens três possíveis problemas comuns em Ranger que ocasionam isso:
1°- Pode estar sem a valvula termostática ou ela está ruim como sugeriu o Sapo Bomba;
2°- O radiador pode estar pedindo uma boa limpeza interna e externamente como alertou o Walter;
3°- A bomba da água pode estar com o miolo de baquelite trincado e solto do eixo. Isso causa um déficit no volume de água que circula.

Os 3 ítens podem causar isso na Ranger. Manda revisar e limpar o sistema de arrefecimento antes que condene a junta e o cabeçote. Gasta 150,00 pra não gastar 1500,00...

Iuri Leite
07/02/2010, 07:12
O problema é no radiador. Tive que trocar o meu pelo mesmo problema. Use a ferramenta de pesquisa que você encontra mais detalhes...

Vc envaretou (limpou) o radiador antes de trocar? Me detalha melhor o que aconteceu contigo e quanto custou o radiador?

Iuri Leite
07/02/2010, 07:18

Vc envaretou o radiador antes de trocar? Me detalha melhor o teu problema e quanto custou o radiador?

rogeriomasih
07/02/2010, 19:49
Olá pessoal, Tenho uma Ranger 2001 2.5 maxion e ela está esquentando quando subo ladeiras em velocidade superior a 80km/h, o reservatório tem água, a ventuinha está funcionando e não tem ar no sitema, ou seja, aparentemente tudo normal no conjunto. Alguem sabe o que pode ser?E o que devo fazer?

Se está tudo ok como vc fala, o problema deve estar na válvula termostática. Lembre-se de trocar e não apenas de eliminar.

Aproveite e verifica se não está precisando varetar o radiador.

Com quantos km o teu carro está?

Iuri Leite
07/02/2010, 21:38
Se está tudo ok como vc fala, o problema deve estar na válvula termostática. Lembre-se de trocar e não apenas de eliminar.

Aproveite e verifica se não está precisando varetar o radiador.

Com quantos km o teu carro está?

A minha velhinha tem 220.000km

rogeriomasih
08/02/2010, 00:04
Realmente, tens três possíveis problemas comuns em Ranger que ocasionam isso:
1°- Pode estar sem a valvula termostática ou ela está ruim como sugeriu o Sapo Bomba;
2°- O radiador pode estar pedindo uma boa limpeza interna e externamente como alertou o Walter;
3°- A bomba da água pode estar com o miolo de baquelite trincado e solto do eixo. Isso causa um déficit no volume de água que circula.

Os 3 ítens podem causar isso na Ranger. Manda revisar e limpar o sistema de arrefecimento antes que condene a junta e o cabeçote. Gasta 150,00 pra não gastar 1500,00...

:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:

pode checar estes três itens que vc descobre o problema. :concordo::concordo::concordo:

Não esqueça de postar aqui o resultado; ok?

Iuri Leite
09/02/2010, 00:07
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:

pode checar estes três itens que vc descobre o problema. :concordo::concordo::concordo:

Não esqueça de postar aqui o resultado; ok?

Hoje fiz uma revizão na velhinha limpando o raidador e trocando a válvula termostática, amanhã eu vou testar na estrada para ver se ficou bom.
Valeu pelas dicas pessoal, depois eu conto como ficou.

Iuri Leite
09/02/2010, 23:16
Hoje fiz uma revizão na velhinha limpando o raidador e trocando a válvula termostática, amanhã eu vou testar na estrada para ver se ficou bom.
Valeu pelas dicas pessoal, depois eu conto como ficou.

Testei hoje e vi que melhorou, porem o problema acima de 120km e em subida continua a esquentar quase no máximo do marcador, vocês acham que eu devo trocar a bomba dágua e a junta do cabeçote?
Ou o que devo fazer mais?

Anthoniusnikos
09/02/2010, 23:27
Junta do cabeçote ruim produz fumaça branca no escape, e a água do reservatório de expansão vai sumindo.

A bomba d'água só desmontando para verificar o estado. Se o rotor estiver com as pás quebradas ou gastas, deve ser substituída.

Se a colméia do radiador estiver muito suja, melhor tira-lo e lavar bem lavado(não usar esguicho que entorta a colméia).

Com o motor desligado, tente girar a hélice(ventoinha). Se ela girar oferecendo resistência enquanto empurra com a mão é porque está boa. Se girar sem resistência deve ser substituída. Se só girar juntamente com o motor em funcionamento é porque tem gambiarra, e também deve ser substituída.

Um bom aditivo da água do radiador, na proporção certa, vai fazer a diferença, também.

Abs
Anthon

rogeriomasih
10/02/2010, 09:03
Testei hoje e vi que melhorou, porem o problema acima de 120km e em subida continua a esquentar quase no máximo do marcador, vocês acham que eu devo trocar a bomba dágua e a junta do cabeçote? Ou o que devo fazer mais?

O que é ´limpeza no radiador´? qual foi o serviço realizado?

usou aditivo no sistema de arrefecimento? qual? em qual proporção?

Não mexe ainda no cabeçote; começa pela bomba d´agua. Já postei aqui umas fotos, mas não consegui achar novamente, que mostram uma bomba de ranger 3.0 (na verdade era de troller) com o rotor interno rachado. Com isso, a vazão fica limitada e o carro esquenta.

Edintruder
10/02/2010, 09:35
Pra limpar o radiador tem que tirar ele fora. Na minha Ranger eu usei limpador de alumínio. Diluí mentade que o fabricante manda e, com o radiador deitado no chão, coloquei dentro do radiador e deixei uns 15 minutos. Depois enxaguei e fiz de novo com o produto diluído na proporção recomendada. mais uns minutos e enxaguei. A água saíu bem suja na primeira vez.
Por fora usei o produto puro, e após a reação, lavei com a Wap, usando o esguicho em leque. Ficou parecendo novo de tão limpo. Aproveita e tira a grade do motor e lava o radiador do AC por fora pois esse pega muita sujeira e restringe muito a passagem do ar.

Iuri Leite
10/02/2010, 14:07
Pra limpar o radiador tem que tirar ele fora. Na minha Ranger eu usei limpador de alumínio. Diluí mentade que o fabricante manda e, com o radiador deitado no chão, coloquei dentro do radiador e deixei uns 15 minutos. Depois enxaguei e fiz de novo com o produto diluído na proporção recomendada. mais uns minutos e enxaguei. A água saíu bem suja na primeira vez.
Por fora usei o produto puro, e após a reação, lavei com a Wap, usando o esguicho em leque. Ficou parecendo novo de tão limpo. Aproveita e tira a grade do motor e lava o radiador do AC por fora pois esse pega muita sujeira e restringe muito a passagem do ar.

Levei em uma oficina especializada em limpeza de radiadores, e eles tiraram o radiador fora varetaram e utilizaram produtos de limpeza, minha dúvida está entre a bomba dagua que custa R$145 e o cabeçote.
Se for cabeçote tem que retificar? Ou só trocar a junta?

Edintruder
10/02/2010, 23:36
Na prática, cada vez que desmonta o cabeçote, tem que aplainar, porém eu já tirei o meu em casa uma vez e só troquei a junta. O motivo foi conferir se havia válvulas com algum dano.

Iuri Leite
10/02/2010, 23:36
Levei em uma oficina especializada em limpeza de radiadores, e eles tiraram o radiador fora varetaram e utilizaram produtos de limpeza, minha dúvida está entre a bomba dagua que custa R$145 e o cabeçote.
Se for cabeçote tem que retificar? Ou só trocar a junta?

Como vou saber se a rotação da ventuinha está boa o bastante?