PDA

Ver Versão Completa : Suporte Estepe/Galão Maceral



guto_udesc
05/02/2010, 16:07
Olá a todos ! :concordo:

Tenho um suporte de estepe/galão Maceral instalado no meu CJ5, porém esses dias notei algo um pouco estranho. :shock:

A base do suporte é instalado na parte de trás chassis, até aí normal, porém os "braços" são fixados nas mesmas linguetas de fixação da porta traseira, ou seja, na carroceria. Quando o CJ trabalha em algum buraco, por exemplo, nem sempre a carroceria acompanha o chassis, devido aos calços da carroceria trabalharem (normal), logo o esforço é feito nesses "braços" que transferem para a lingueta da porta traseira. :putz:

A instalação está errada ou é assim mesmo ? Existe algo a ser feito ?

[]s

Robertux
05/02/2010, 18:50
É assim mesmo, todos os que eu vi até hoje são assim. Inclusive estou instalando um suporte da Keko, que ganhei do colega aqui do forum, o Jacimar, e também é assim.
Eu não havia pensado nisso, mas realmente deve dar uma travada nos movimentos de torção da carroceria porém não deve ser significativo já que a maioria dos jeeps usa esse tipo de suporte e nunca soube de ninguém que tenha tido problemas com isso.

Lucas Nassif
05/02/2010, 18:55
Opa!
É normal até certo ponto.

Seguinte..
Se prender as 2 linguetas do suporte nas presilhas da tampa traseira, e encostar a parte de baixo do suporte direto no chassi, vão notar que o suporte fica inclinado pra baixo.

Aí muito meXânico vai lá e poe arruelas, porcas ou chapas de aço como calço, na fixação do chassi, pra deixar o suporte reto. É aí que tá o erro. Assim não tem lata que aguenta..com o tempo, racha mesmo nas presilhas perto da tampa traseira.

Ao invéz de colocar arruelas e coisas do tipo, deve-se colocar borrachas. Lembro que o Cacá (dono do Lineu) colocou coxins! Não lembro se é de motor, caixa, ou outra coisa, nem de que carro é! Mas tem foto no tópico do Jeep dele! Tô sem tempo agora, senão colocava ela aqui. Mas lembro que ficou muito bom.

guto_udesc
05/02/2010, 19:01
Olá !

Pois é, mas eu estava vendo que se deixar os parafusos que prendem o "braço" do suporte do estepe/galão bem apertados às linguetas da porta traseira, essas começar a sofrer o esforço e aparecem algumas trincas. Se deixar o parafuso meio solto para trapalhar vai ficar uma barulheira danada.

Já vi diversos suportes trincados nas juntas e acredito que seja por causa disso. Legal seria algo flexível mas ao mesmo tempo firme !

Nassif, você diz colocar borracha ou coxim na base do suporte que é fixada ao chassis, certo ?

[]s

Lucas Nassif
05/02/2010, 19:23
Nassif, você diz colocar borracha ou coxim na base do suporte que é fixada ao chassis, certo ?

[]s

Isso aí! :concordo:

Numa rápida pesquisa achei a foto do Lineu do Cacá:


:arrow: Sem coxins [trinca mesmo]:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=95635&d=1190735025



:arrow: Com os coxins:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=95733&d=1190822172



Fonte: Cj5 1982 Branco - "LINEU" (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30711&page=8)


:concordo:

guto_udesc
05/02/2010, 22:08
Olá Nassif !!

Muito boa as fotos, obrigado ! Vou tentar saber coxim do que é com o Lineu. Obrigado!

[]s

Cacá
05/02/2010, 23:06
Putz, nem eu lembrava disso Lucas! Valeu a iniciativa aí :concordo:

Galera, a solução funciona muito bem, dá a torção que o jeep precisa, principalmente se o CJ tá com calços mais altos - como o Lineu que tem calços do opala - e o conjunto fica bem bom... hehehehehehe...

Os coxins do suporte de estepe são coxins do escapamento do Corcel 1, custa 4 pilas cada na autopeças. Um dica interessante, é usar porcas com travantes (parlock), para nunca mais precisar reapertar :mrgreen:.

Qq duvida, tô na área. Abração pra todos :-D

Curupira
08/02/2010, 14:11
Olá a todos,
No meu caso eu exclui as chapinhas da parte de cima e apenas coloquei ele preso na parte de baixo,fiz uns reforços nele com chapas e como o meu tem o arado ele ficou bem firme,já fiz varias trilhas com ele e já rodei mais de 2.000 Km e nem sequer balança,a foto abaixo era qdo eue stava montando,se interessar posso tirar fotos recentes para se ter uma ideia...
Abraços...

Mauricio Rotta
08/02/2010, 14:17
Peça em uma autopeças pelo coxim do escapamento do corcel, é baratinho e é batata.


Edição: Desculpa Cacá, não tinha visto que vc ja tinha dado a receita da fórmula, fica aqui o registro então da confirmação de q o Cacá falou a verdade.

Cacá
08/02/2010, 15:19
Peça em uma autopeças pelo coxim do escapamento do corcel, é baratinho e é batata.


Edição: Desculpa Cacá, não tinha visto que vc ja tinha dado a receita da fórmula, fica aqui o registro então da confirmação de q o Cacá falou a verdade.

Hahahahaha, relaxa Mauricio, é sinal que estamos falando a verdade :mrgreen:


:concordo:

Mauricio Rotta
08/02/2010, 16:48
É isso aí!!!!

guto_udesc
08/02/2010, 23:06
Hahahahaha, relaxa Mauricio, é sinal que estamos falando a verdade :mrgreen:


:concordo:

Olá ! :concordo:

Cacá e Maurício, poderiam me dizer qual é o parafuso (M??) desse coxim e também qual a altura dele ?

[]s

Mauricio Rotta
09/02/2010, 08:47
O coxim já vem com o parafuso 8mm na propria peça. A altura dele deve ser de uns 40mm.

guto_udesc
09/02/2010, 10:52
Olá a todos,
No meu caso eu exclui as chapinhas da parte de cima e apenas coloquei ele preso na parte de baixo,fiz uns reforços nele com chapas e como o meu tem o arado ele ficou bem firme,já fiz varias trilhas com ele e já rodei mais de 2.000 Km e nem sequer balança,a foto abaixo era qdo eue stava montando,se interessar posso tirar fotos recentes para se ter uma ideia...
Abraços...
Olá Curupira !

Mas esse seu suporte é reclinável ?? Não vejo como retirar as abas com o suporte reclinável...

[]s

Curupira
09/02/2010, 11:57
Olá Curupira !

Mas esse seu suporte é reclinável ?? Não vejo como retirar as abas com o suporte reclinável...

[]s

Olá,

Ele era reclinavel,mas como eu não tenho a tampa traseira eu soldei a dobradiça e coloquei duas chapas dos parafusos até a parte de cima transformando a peça em um triangulo,transferindo assim a força para as duas chapas e o chassi do jeep,e como eu tenho o arado ele força os braços do arado...então o chassi mesmo recebe pouca força nele...

Dic3
09/02/2010, 14:36
No meu caso eu tambem achei estranho essa falta de "trabalho"da carroceria por causa do suporte. A coisa piorou mais quando resolvi colocar o estepe com o pneu 255 e como minha carroceria é fibra, isso ia dar merd@ na certa.

O que fiz foi remover os suportes superiores e fazer dois bracos com bucha de PU até a base do santantonio, assim o suporte trabalha isolado da carroceria.

Esse suporte que tenho é daquele com dobradica e ela ja andou tricando o que me fez refazer esse sistema, agora garanto até pneu 35" hehehehe

guto_udesc
13/02/2010, 03:38
No meu caso eu tambem achei estranho essa falta de "trabalho"da carroceria por causa do suporte. A coisa piorou mais quando resolvi colocar o estepe com o pneu 255 e como minha carroceria é fibra, isso ia dar merd@ na certa.

O que fiz foi remover os suportes superiores e fazer dois bracos com bucha de PU até a base do santantonio, assim o suporte trabalha isolado da carroceria.

Esse suporte que tenho é daquele com dobradica e ela ja andou tricando o que me fez refazer esse sistema, agora garanto até pneu 35" hehehehe
Olá Dic3 !

Hoje conversei com o mecânico e ele sugeriu fazer algo parecido, porém utilizar um coxim de motor de opala para fixação entre o braço do suporte de estepe/galão e a lata (carroceria), dessa forma o coxim amorteceria todos os impactos/oscilações do suporte na carroceria. Isso só vai precisar de uma pequena adaptação e acho que vou tentar.

Mas você não teria uma foto dessa sua adaptação com PU preso ao santo-antonio ?

[]s

Dic3
18/02/2010, 09:48
Guto,

Seguem as fotos para voce ter uma ideia.

Sua ideia do coxim de opala fica muito bom tbm, embora eles sejam bem maiores.
:concordo:

guto_udesc
18/02/2010, 12:56
Guto,

Seguem as fotos para voce ter uma ideia.

Sua ideia do coxim de opala fica muito bom tbm, embora eles sejam bem maiores.
:concordo:
Olá Dic3 !

Legal, sempre a foto ajuda muito.... Vou fazer algo desse tipo também pois não quero ver nem o suporte do estepe/galão nem a lingueta da porta traseira trincados.

Valeu pela dica !
[]s

Systema
18/03/2010, 14:31
Eu tenho um suporte muito bom, firme e não pega na lata só no chassis, não bate e escamoteavel, mas não vai o galao, por isso pus um tanque grande

RBM
18/03/2010, 21:31
Eu tenho um suporte muito bom, firme e não pega na lata só no chassis, não bate e escamoteavel, mas não vai o galao, por isso pus um tanque grande


Systema,
Esse seu é o modelo militar, né?
O que tenho visto é o pessoal falar que faz muito barulho, é verdade?

Systema
19/03/2010, 11:05
Systema,
Esse seu é o modelo militar, né?
O que tenho visto é o pessoal falar que faz muito barulho, é verdade?

Este meu é muito firme ele aperta em 2 coxinhos de borracha e trava completamente, não faz absolutamente barulho nenhum, alias o meu jeep só faz o barulho do molejo que acaba também quando pulverizo oleo entre as laminas e buchas de tecnil

RBM
19/03/2010, 21:54
Valeu pela resposta, vocêsabe onde encontro esse suporte? sempre procurei um assim, mas aabei colocando um comum por sempre ter ouvido falar que faz barulho.
Vou procurar....

Alemao4x4
16/03/2011, 13:02
Eu tenho um suporte muito bom, firme e não pega na lata só no chassis, não bate e escamoteavel, mas não vai o galao, por isso pus um tanque grande

Systema:
Achei muito bom este suporte, estou pensando em fabricar igual para vender, voce poderia me passar mais fotos no email: sebastianbahr@msn.com

Rodrigo Baratti
16/03/2011, 20:22
Eu tenho um suporte muito bom, firme e não pega na lata só no chassis, não bate e escamoteavel, mas não vai o galao, por isso pus um tanque grande

Esse sistema era vendido como acessorio pela propria Willys como opção ao suporte lateral.
É relativamente comum e faz barulho qdo as borrachas ressecam ou as travas e dobradiças ficam folgadas.
Eu já me desfiz de um desses uns anos atras, fazia um barulho infernal e ia dar muito trabalho para restaurar.

Esse suporte é preso no arado e no jeep militar não tem arado.
No militar o galão é fixado diretamente na lata, pois tb não tem tampa (é fixo).

[]'s

vavarusso
22/08/2013, 08:06
Estou idealizando um suporte de estepe e galão onde o suporte será fixado nas "orelhas" da tampa e a fixação no arado será sob um coxim de motor de opala. Assim ele acompanhará o movimento da carroceria.

Pablo.pinto2007
19/05/2014, 19:41
Estou idealizando um suporte de estepe e galão onde o suporte será fixado nas "orelhas" da tampa e a fixação no arado será sob um coxim de motor de opala. Assim ele acompanhará o movimento da carroceria.

Rapaz... vc acredita que eu só vim me tocar disso quando desmontei meu jeep pra reformar? na hora de montar eu tomei o cuidado de prestar atenção e tentar bolar algo para amenizar isso... enfim... não coloquei na base mas sim na carroceira... e deixei frouxo, mas ficou batendo, então tive que dar um aperto pequeno... está assim... não sei se isso está interfirindo no molejo, na verdade quando não colocamos um coxin ali, o suporte prende a carroceria, impedindo esta de molejar... e por isso quebra as orelhas na carroceria... no meu caso como minha tampa não abre essa torção já é menor...

Pablo

inaciocm
19/09/2014, 00:47
Galera, alguém já viu esse modelo aqui? Esta anunciado no ML...
477853 477854 477855 477856477857

Diz o vendedor que era original do CJ5, más ja procurei e nao encontrei nada a respeito.

Rodrigo Baratti
19/09/2014, 07:13
Galera, alguém já viu esse modelo aqui? Esta anunciado no ML...
477853 477854 477855 477856477857

Diz o vendedor que era original do CJ5, más ja procurei e nao encontrei nada a respeito.

Original acho que não.
Mas poderia ser um acessório da época!

Nunca vi um CJ com um desses, já vi parecido em bugs e se não me engano no Gurgel.

[]'s