PDA

Ver Versão Completa : Termômetro no OHC 2.3



Pedro B.
05/02/2010, 00:08
Pessoal, tô muito a fim de colocar um termomêtro desses Cronomac 52mm elétrico no meu OHC 2.3.

Alguém aí sabe que sensor eu devo usar no bloco, para que o funcionamento do mostrador seja correto?


abraços

Dodger
05/02/2010, 01:01
No meu tõ usando sensor de motor fiat(uno, premio, etc) com relógio horasa, marca certinho.
tem até um tópico com foto disso e a especificação do sensor..

Jacimar
05/02/2010, 06:54
Pessoal, tô muito a fim de colocar um termomêtro desses Cronomac 52mm elétrico no meu OHC 2.3.

Alguém aí sabe que sensor eu devo usar no bloco, para que o funcionamento do mostrador seja correto?


abraços

Bom dia prezado ! se você não comprou o instrumento ainda, dê uma olhada no site da Guster racing, tem muita coisa interessante e eles já vendem com o sensor se você quiser, eu montei o painel de minha C-10 com os produtos deles e ficou ótimo ! o medidor de temperatura é digital, com alarme sonoro e ainda pode ligar o ventilador elétrico do motor - tudo programável por você - custou no início do ano passado, com sensor incluso, R$150,00 no ML, boa sorte !

renatosapulha
05/02/2010, 11:04
Pedro,

Jah montei varios paineis com os intrumentos da cronomac, eu particularmente gosto muito deles. Jah instalei desses termometros eletricos em varios carros q tenho, maverick, opala, galaxie, num palio, e logico no jeep...

Sao bem simples de se instalar, eu sempre compro na donatti, pq lah eles jah vendem o instrumento da cronomac com o sensor acompanahado. Mas o sensor, se vc quiser comprar separado n tem probelmas, eh o sensor de temperatura do motor ap que eh usado para casar com a leitura do termometro da cronomac.

Eu fiz assim: mandei fazer num torneiro um "Y" para instalar os 2 sensores: o do relogio da cronomac e o sensor original do painel (do jeep e do maverick - OHC), assim vc mede a temperatura do motor em scala de graus (cronomac) e n perde a leitura original do painel do carro (original)!


abraco,
e boa sorte!

R

Mauricio Rotta
05/02/2010, 11:11
Eu sinceramente não confio em termometros elétricos, prefiro os mecânicos. São baratos e confiaveis.

André Luiz Rossetim
05/02/2010, 17:50
Não gosto muito da ideia de usar um T, (dificilmente o marcador original ainda fnciona) pois a temperatura demora um pouco até estabilizar, mas...certamente quem t vender o marcador fornecerá o sensor, ai basta vc procurar um adaptador, pois provavelmente as roscas serão diferentes, caso não encontre, qquer torneiro faz.

rubensx
05/02/2010, 18:57
Eu sinceramente não confio em termometros elétricos, prefiro os mecânicos. São baratos e confiaveis.

eu já sou ao contrário

precisão só no eletrico, os outros até tentam mas nunca são precisos, fora erros de leitura que já vi brutais


masss


cronomac é bom, autometer tb

Mário RED JEEP
13/06/2011, 20:27
Comprei um marcador de temperatura willtec, pois o meu está com o ponteiro quebrado. Mas não está funcionando legal, acho que o sensor não é compatível. Não sai de 40-42 graus. Testei num copo com água quente o sensor 3042 -MTE, mas tb não marcou. O site recomenda o 3029-MTE. Mas a rosca é bem menor, o original deve ser 16mm ( como sensor 3042-MTE). Acho que vou ter fazer uma adaptação no torneiro.
Meu Jeep é 1981 OHC 4 cilindros gasolina 2.3cc.
Alguém tem alguma idéia?
Dodger??

Robertux
13/06/2011, 21:29
No meu eu comprei um da Willtec na Gama 4x4 e o sensor comprei na Oxford em campinas junto com algumas peças do motor, instalei e funciona normal, sem problemas, até agora.
Só pedi a cebolinha da temperatura do OHC, liguei no Willtec e com o funcionamento normal ele marca entre 80 e 90 graus, acho que é isso mesmo, o original da Horasa nem tinha marcação nenhuma, só um F no começo e um Q no final. Nem desligado ele chegava no F e nunca passou da metade, também nunca ferveu para saber se marcaria mais.

rodrigo.hoffman
13/06/2011, 22:13
Comprei um marcador de temperatura willtec, pois o meu está com o ponteiro quebrado. Mas não está funcionando legal, acho que o sensor não é compatível. Não sai de 40-42 graus. Testei num copo com água quente o sensor 3042 -MTE, mas tb não marcou. O site recomenda o 3029-MTE. Mas a rosca é bem menor, o original deve ser 16mm ( como sensor 3042-MTE). Acho que vou ter fazer uma adaptação no torneiro.
Meu Jeep é 1981 OHC 4 cilindros gasolina 2.3cc.
Alguém tem alguma idéia?
Dodger??

E ai Mário.. blza

Seguinte..

Vc mesmo ja deu a solução :euforico:.. Compra o sensor compativel com o marcador da WillTec e leva o sensor antigo ate um torneiro.. Pede pro cara furar o antigo e fazer uma rosca pra encaixar o novo..

Foi isso que fiz pra adaptar o sensor que veio junto com o marcador da Cronomac :concordo:..

[ ]´s

johnnyjeepeirosp
07/07/2011, 01:10
Marcar confiavel mesmo , soh o mecanico ...
Sem parte eletrica...
Meu pitado...
Abc ...
Joao spsp

calhiandro
22/08/2011, 20:39
Gostaria de saber se o sensor de temperatura original do OHC, rosca de 17 mm casa com o relogio de temperatura da willitec vendido ambos no site do tratorgama? A boia original dos tanques dos willys também casa com o indicador de combustível da willitec?

Mário RED JEEP
22/08/2011, 21:57
Cara, o sensor que uso é o 3023 MTE-Thompson, cabe certinho no bloco e uso marcador willtec. Dizem que o sensor 3039 tb fica legal, mas tem fazer uma bucha no torneiro para adaptar. Pra bóia eu não sei.

calhiandro
23/08/2011, 08:33
Obrigado pela informação.

Grande abraço

calhiandro
28/05/2012, 16:37
Up, pessoal mudei de ideia e gostaria de colocar os relogios cronomac(medidor de combustivel e temperatura). Gostaria de saber qual é o sensor(cebolinha) que casa com o medidor de temperatura da cronomac??. Meu jeep é um ohc 2.3 4cc.

Grande abraço

rodrigo.hoffman
29/05/2012, 00:00
Up, pessoal mudei de ideia e gostaria de colocar os relogios cronomac(medidor de combustivel e temperatura). Gostaria de saber qual é o sensor(cebolinha) que casa com o medidor de temperatura da cronomac??. Meu jeep é um ohc 2.3 4cc.

Grande abraço

Cara..

O relogio da Cronomac da temperatura ja veem com a cebolinha junto, pra ser tudo compativel.. Oq provavelmente vai acontecer e a rosca da nova cebolinha nao ser compativel com a antiga.. Ai é so fazer uma adaptação basica, olha ai... http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/55870-cj5-fenix-renascendo-das-proprias-cinzas-9.html#post1191181

Para o combustivel creio eu que deva ser compativel com a boia original..

[ ]´s

calhiandro
29/05/2012, 08:50
Cara..

O relogio da Cronomac da temperatura ja veem com a cebolinha junto, pra ser tudo compativel.. Oq provavelmente vai acontecer e a rosca da nova cebolinha nao ser compativel com a antiga.. Ai é so fazer uma adaptação basica, olha ai... http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/55870-cj5-fenix-renascendo-das-proprias-cinzas-9.html#post1191181

Para o combustivel creio eu que deva ser compativel com a boia original..

[ ]´s

Os que vendem na paulista4x4 vem sem o sensor e por isso é bem mais barato. Lá é bem mais em conta que no próprio site da cronomac. Então gostaria de saber qual é a cebolinha que casa com esse medido da cronomac. Sobre o medido de combustível lá diz que é compatível com a boia original do jeep.

Vlww Rodrigo grande abraço

rodrigo.hoffman
29/05/2012, 18:48
Os que vendem na paulista4x4 vem sem o sensor e por isso é bem mais barato. Lá é bem mais em conta que no próprio site da cronomac. Então gostaria de saber qual é a cebolinha que casa com esse medido da cronomac. Sobre o medido de combustível lá diz que é compatível com a boia original do jeep.

Vlww Rodrigo grande abraço

Então..

Eu tenho quase certeza que o sensor acompanha o produto.. Oq nao veem é o adaptador, que eles disponibizam pra alguns motores mais comuns.. O meu veio sem adaptador mas veio com o sensor, por isso da adaptação, entendeu???

E o preço deles não tá tão barato assim não.. ADa uma procurada ai melhor que acha mais barato..

Abraços

maxdelta
08/07/2012, 15:09
Dúvida: O marcador original, marca certinho? Pq o motor ohc, só fica bom quando ele está a 3/4 quase parecendo está fervendo!
Outra dúvida: o ohc tem válvula termoestática?

Sydney66
08/07/2012, 20:05
Dúvida: O marcador original, marca certinho? Pq o motor ohc, só fica bom quando ele está a 3/4 quase parecendo está fervendo!
Outra dúvida: o ohc tem válvula termoestática?

Prezado Max, o OHC tem valvula termostática e, acredito, todo motor tem de fábrica, mas muitos "mexanicos" tiram dizendo não servir, isto faz o motor demorar mais para chegar na temperatura de trabalho, e dizem os entendidos que a falta dela ainda pode provocar falha na refrigeração pois vai prejudicar a passagem da água em certos pontos do bloco por não haver mais a restrição de passagem, prejudicando a troca de calor em partes do bloco mais afastadas da bomba d'água. Com relação ao marcador original, que como disse o Robertux é só para informação, o manual do proprietário do Jeep informa que ele trabalha nesta posicão, entre a metade e o valor máximo. No meu sempre marcou certo, acho, porque nunca ferveu ai não sei se marcaria certo nem vou arriscar (rsrsrs), mas no manual de seviço da Ford mostra o teste, fazer em casa não seria simples mas não é impossível, você tem que ter uma termometro, um recipiente metálico com a rosca do seu sensor, fazer a ligação elétrica no marcador (lembre-se que o marcador original é elétrico, (-) na carcaça do recipiente metálico) e levar a água a 80 C, o marcador deve ir para o ponto indicado.
Na verdade pessoal, o indicador elétrico é um voltímetro com escala termica e o sensor é uma resistência que muda de valor com a temperatura, notem que o fio que liga no sensor está em série com o marcador fechando o circuito com a massa (terra ou (-)), se houver problemas com a malha que fecha o circuito com a bateria nem esse nem outros equipamentos elétricos vai funcionar adequadamente.
Acho que já escrevi demais.
Abs a todos.

Dodger
09/07/2012, 08:18
Dúvida: O marcador original, marca certinho? Pq o motor ohc, só fica bom quando ele está a 3/4 quase parecendo está fervendo!
Outra dúvida: o ohc tem válvula termoestática?

O OHC é um motor mais moderno, trabalha quente mesmo, temperatura de trabalho lá pelos 90ºC.
A valvula termostática é justamente pra garantir que o motor fique sempre nesta temperatura ideal de trabalho.
O pessoal arranca fora ela ai passa a trabalhar mais frio, aumentando desgaste, aumentando consumo, demora a esquentar, fica rateando, diminui rendimento, etc.

a valvula termostatica dele é pra abrir totalmente aos 88°C se num me engano.

No meu OHC era uma M quando tava sem valvula e com helice mecanica, demorava séculos pra esquentar, saia pra trabalhar nele e o motor só ficava bom de andar quando tava quase chegando ao destino e bebia pra KCT, é impressionante o que esse motor consome quando tá frio.... Coloquei ventoinha elétrica, relogio marcador, e V.T. nova. em 2 minutos o carro ficava 100%.

maxdelta
09/07/2012, 20:28
Comprei a válvula, mas quando eu vi onde instalar, é, vou levar amanhã pra alguém colocar!

Tomara q fique bom pq vou ficar só com o jipe de quarta em diante, até algum dos outros veículos ficarem prontos!

Dodger
10/07/2012, 06:01
Comprei a válvula, mas quando eu vi onde instalar, é, vou levar amanhã pra alguém colocar!

Tomara q fique bom pq vou ficar só com o jipe de quarta em diante, até algum dos outros veículos ficarem prontos!

Se o resto do sistema de arrefecimento estiver ok, vai ficar bem melhor sim.

o pessoal arranca ela fora pra pra num ter que comprar uma nova ou p/ mascarar outros defeitos no sistema como radiador ruim, helice insuficiente, etc

mali9ski
10/07/2012, 14:18
Eu não confio em usar valvula termostatica para trilhas, ela nunca prende aberta, e se prender fechada faz merda, ou as vezes com radiador com barro e dado um cacete dado um cacete patinendo parado quando ela abre não da tempo de esfriar e ferve......

sempre para trilha rodei sem valvula e nunca fervi o motor, e como não é uso diario não vejo problemas...... e da pra dizer que 99% dos que conheço rodam sem valvula termostatica.....

Dodger
10/07/2012, 15:32
Eu não confio em usar valvula termostatica para trilhas, ela nunca prende aberta, e se prender fechada faz merda, ou as vezes com radiador com barro e dado um cacete dado um cacete patinendo parado quando ela abre não da tempo de esfriar e ferve......

sempre para trilha rodei sem valvula e nunca fervi o motor, e como não é uso diario não vejo problemas...... e da pra dizer que 99% dos que conheço rodam sem valvula termostatica.....


Tem isso ai tbémque o amigo falou.

Radiador cheio de ferrugem e craca, se vc for inventar de colocar valvula pode dar M sim.

Radiador varetado, sistema limpinho e com pelo menos 1 litro de aditivo bom como Paraflu, roda anos e anos sem encomodar com a VT e funcionando sempre na temperatura certa. aditivo bom num é frescura, depois do sistema limpo ele garante que num vai mais formar borra de ferrugem e garante lubrificação da Valvula termostática e bomba d'água.

calhiandro
11/09/2012, 22:43
Olá pessoal, estou ressuscitando o tópico meu jeep ohc álcool está sem valvula termostática, ontem instalei um medidor de temperatura e a temperatura quase não encosta em 70º depois de aquecido, o medidor é cronomac e vem com o sensor. Será que tem algo instalado errado ou a temperatura desse motor sem válvula é essa mesma?