PDA

Ver Versão Completa : Bandeirante Estradeira



Páginas : [1] 2

Cesar Machado
04/02/2010, 19:10
Olá Pessoal.
Estou iniciando a reforma e preparação de uma Bandeirante para longas expedições e abri o tópico para relatar o andamento dos trabalhos.

Sugestões e idéias são muito bem vindas.

Um abraço à todos

Cesar Machado
04/02/2010, 19:15
Vai uma foto do jipe antes de ser desmontado.

Vejam que beleza

Cesar Machado
04/02/2010, 19:22
Por fora bela viola, por dentro pão bolorento...

Cesar Machado
04/02/2010, 19:37
Ainda bem que examinei bem o jipe antes de comprar e já sabia que a lataria precisaria de reforma.

Em compensação, o jipe tinha um bom conjunto mecânico e nenhum problema estrutural grave e resolvi ficar com ele.

Vamos as especificações básicas:

Ano de Fabricação: 1986
Motor: Toyota 14b
Caixa de 05 marchas original.
Diferencial trazeiro flutante
Freio à disco nas 04 rodas
Direção hidráulica (com bomba adaptada)
Estabilizador dianteiro
Roda Livre Manual
Guincho Warn 6.000 ( Já vendido)

Cesar Machado
04/02/2010, 19:47
Foi mandar abrir e revisar a caixa de marchas.

Foram trocados rolamentos e alguns sincronizadores que estavam meio prejudicados.

Como já estava com a "mão na massa", troquei a embreagem, colocando Disco e Platô Luk e colar original Toyota.

Isso foi no ano passado...

Cesar Machado
04/02/2010, 20:11
E graças a uma boa dica do amigo Heitor dos Toyoteiros - RJ, achei um bom lugar para fazer a reforma do jeito que queria.

Com o jipe parcialmente desmontado, estamos trocando as chapas do assoalho e acertando as laterais inferiores, antes de tirar a carroceria de cima do chassis.

Fazemos assim, para não prejudicar o alinhamento da carroceria, evitando transtornos na hora da montagem.

elmestizo
04/02/2010, 22:50
Cesar,

Mande uma foto do chassi... na parte dianteira.. por dentro!!!

Cesar Machado
04/02/2010, 23:12
Assim que tirar a carroceria, vou fotografar o chassi e postar aqui.

O que vc quer ver exatamente?:pensativo:

Se está preocupado com a possibilidade do jipe ter sido "trepado", também pensei nisso.
Mas o motor veio com nota fiscal e, antes de iniciar a reforma, fiz a vistoria e a transferência.
Está tudo dentro da lei...

Um abraço

elmestizo
04/02/2010, 23:30
Trepado, eu acho que não é...

... a carroceria é da antiga... mas o motor tá mto bem alojado

Cesar Machado
05/02/2010, 06:45
Quando eu disse "trepado", estava me referindo a posibilidade de terem cortado a ponta do chassi e soldado num mais moderno, mas não há marcas de solda por dentro e ainda se vê os vestígios da retirada dos suportes originais da bateria e do estepe, que ficavam presos no chassi.

O serviço de instalação do motor foi mesmo muito bem feito.

O cara pecou foi na adaptação do escapamento que faz um zig-zag embaixo do carro e que terei de refazer quase todo...

valeriano
05/02/2010, 10:02
Lembro desse carro vendendo aqui no forum. Até pensei em dar uma olhada nele, mas não me chamou muito a atenção pelo fato de ter motor 14B. Eu gosto mesmo é de motor MB.
Boa sorte na sua empreitada.

Cesar Machado
05/02/2010, 10:50
Também resisti um bocado, antes de aceitar a idéia de trocar o Mercedez pelo 14b.
Aliás o apêgo que tenho a minha "velha companheira de viagens" também pesou um bocado antes de decidir vendê-la...:cry:

Só depois de muita conversa com os amigos e mecânicos, inclusive aqui no fórum, é que resolvi me arriscar com o motor Toyota.

Ainda não posso te falar quanto a durabilidade e custos de manutenção, mas vim tocando o jipe de BH até aqui e o 14b é bem melhor em termos de desempenho e niveis de ruído e vibração.:concordo:

É esperar prá ver...

Um abraço

AlexandreJB
05/02/2010, 13:59
Cesar,

Quando reformei a minha Band esqueci de colocar uma cantoneira em "L" por baixo da base da porta traseira, ali é um ponto fraco de todas a Bands, tem uma solda que se quebra devido ao calço ficar bem perto desta imenda, a minha com dois anos de reforma abriu novamente, vendo a Band do Willians do JCRJ, ele colocou esta cantoneira pegando de ponta a ponta e os calços ficam apoiados na cantoneira.
Já que esta desmontando tudo, acho que seria melhor fazer.

Um abraço,

AlexandreJB
Band Amarela

Cesar Machado
06/02/2010, 08:37
Obrigado pela dica.:concordo:

Já havia feito esse reforço no outro jipe e já fizemos nesse também.

Quando tirar a carroceria, mostro as fotos.

Aliás, se vc ainda não fez no seu, saiba que é relativamente simples fazê-lo. E não necessariamente com uma cantoneira.
No antigo fiz com uma barra quadrada, (parece uma perna de mesa de escritório), disponível à metro em qualquer metalurgica.
É só cortar na medida, soltar os calços, levantar a carroceria, e soldar a barra no lugar.
Para prender os calços você deve arranjar parafusos mais compridos, que atravessem a referida barra, para prender no chassi.

Não se esqueça de lubrificar a barra por dentro (para proteje-la da corrosão) e mandar tampar as pontas para não entrar sujeira.

No final, mesmo que fique alguma diferença no tom da tinta, acho que vale a pena.

Um abraço

AlexandreJB
08/02/2010, 13:50
Cesar,

Valeu a dica, qual o endereço da oficina que você esta fazendo esta reforma?

No aguardo,

AlexandreJB
Band Amarela

Cesar Machado
08/02/2010, 14:06
A oficina fica na Rua Barão de Ubá 187, Praça da Bandeira.
(Os lanterneiros chamam-se: Cláudio e Amilton e o pintor: Anderson.)

Para chegar, vindo pela Radial Oeste, entre por baixo do elevado da Paulo de Frontin.
Se não me engano, vc deve entrar na 1a rua que der mão à direita, logo após um sinal. A Barão de Ubá é a primeira à direita.

Quarta feira meu jipe marron vai estar lá, para dar uma revisada básica, pois vou viajar com ele para o Sul.
Vou de manhã bem cedo (08H30min)
Se quiser aparecer, te mostro o esquema de reforço sobre o qual escrevi acima.

Um abraço

AlexandreJB
09/02/2010, 11:41
Amanhã vou te encontrar na Oficina.

Um abraço,

AlexandreJB
Band Amarela

Cesar Machado
09/02/2010, 12:40
Estarei lá.
:concordo:

Kart 44
10/02/2010, 17:41
Também resisti um bocado, antes de aceitar a idéia de trocar o Mercedez pelo 14b.
Aliás o apêgo que tenho a minha "velha companheira de viagens" também pesou um bocado antes de decidir vendê-la...:cry:

Só depois de muita conversa com os amigos e mecânicos, inclusive aqui no fórum, é que resolvi me arriscar com o motor Toyota.

Ainda não posso te falar quanto a durabilidade e custos de manutenção, mas vim tocando o jipe de BH até aqui e o 14b é bem melhor em termos de desempenho e niveis de ruído e vibração.:concordo:

É esperar prá ver...

Um abraço

Tive supermercado por 15 anos e tivemos 3 toyotas pick up , 2 tiradas zero com motor 14 B, usava para entrega no sitio, na mão de funcionário, NUNCA deram problemas com o motor, uma vendi para um amigo e tá rodando até hoje, fazendo o mesmo serviço. Só manutenção básica. Quem dirigiu na estrada com 14 B não quer saber de MB. Claro que uma retífica fica mais caro, mas até o bicho abrir o bico..........

Cesar Machado
10/02/2010, 19:10
Vou mandar revisar Bomba e Bicos antes de rodar com o jipão.

Acredito que vou ser feliz com minha opção, mas só o tempo dirá...

8-)

jeisonk
22/02/2010, 18:21
Show de bola Cesar :palmas::palmas:

Só passando aqui pra assinar o tópico :concordo:

Abraços

ZYKAO
22/02/2010, 20:22
Show de bola Cesar, boa sorte na empreitada.

Tive Band com o motor MB 4 e 5 marchas, mas não se comparam ao 14B, esse motor é ótimo e aguenta muito, se turbinar e interccolar, então vira um canhão.

Só acho interessante, se não tiver, instalar as barras de torção.

Cesar Machado
22/02/2010, 21:55
Bom tê-lo por aqui.

Estive no Sul durante o Carnaval e voltei neste final de semana.

Amanhã posto novas fotos, incluindo os compartimentos que mandei fazer nas caixas de roda.

Um abraço

Cesar Machado
22/02/2010, 22:13
O jipe já veio com a barra estabilizadora na dianteira.

Estou na dúvida se compensaria adaptar na traseira também.

Outra modificação que penso fazer é colocar espaçadores nas rodas para melhorar a estabilidade. :pensativo:

Se souber quem tem por um bom preço, me avise

Um abraço

Cesar Machado
24/02/2010, 14:12
Estive na oficina hoje, e tive que mandar inverter a posição das tampas dos compartimentos que mandei fazer nas caixas de roda traseiras, porque o pessoal se confundiu e colocou-as abrindo pro lado errado.:parede::lol:

Amanhã já deve estar Ok e posto as fotos.

Enquanto isso, vejam o excelente serviço feito no assoalho dianteiro.:concordo:

Um abraço

Cesar Machado
10/03/2010, 16:46
Para aproveitar um espaço morto nas caixas de roda traseiras, resolvi fazer um compartimento de cada lado.
Acho que ficou jóia :concordo:

Cesar Machado
10/03/2010, 16:55
Abaixo uma foto da parte de baixo da carroceria, já tratada, quase pronta para a primeira mão de tinta.:-)

Cesar Machado
10/03/2010, 17:04
Na foto do chassis dá pra ver o escapamento em zig-zag.

Já tirei o dito cujo e vou buscar uma solução para mantê-lo o mais reto possível. :pensativo:

cristiano
10/03/2010, 19:37
Para aproveitar um espaço morto nas caixas de roda traseiras, resolvi fazer um compartimento de cada lado.
Acho que ficou jóia :concordo:

Salve Cesar! Que bela reforma... meu sonho parar a Band, mas estou chegando lá.

Você implementou o mesmo projeto que queria fazer na minha Band já faz muito tempo, depois que olhei o mesmo num jeep russo num desses encontros.

Poderia colocar mais fotos desse compartimento na traseira e de como você vai fazer a tampa? Minha idéia era uma dobradiça simples com tampa, fechamento similar a caixa de ferramentas do Jeep Willys. Outro problema que pensei é o isolamente acústico, porque minha intenção era armazenar ferramentas. Acho que é bom fazer um dreno também no caso de lavar a Band e entrar

No caso da minha (curta) exigiria um pouco mais de engenharia porque esse compartimento hoje fica no apoio dos bancos traseiros, mas como eu já tinha um projeto diferentes para os bancos traseiros, vai dar certo.

Forte abraço!

Cesar Machado
10/03/2010, 22:27
A solução da tampa foi bem simples.
Aproveitei o pedaço cortado, coloquei dobradiças comuns e um trin de janela. Como batente interno soldei barrinhas em torno do buraco. ( depois posto as fotos)

O buraco de drenagem já está previsto, estão apenas eu levar o tampão para furar na medida.

Quanto a fazer na curta, a solução talvez seja abrir para o lado, invés de por cima.:pensativo:
Mas não se esqueça de verificar a posição da roda, para não ficar pegando.

Um abraço

dudu83
15/03/2010, 01:21
Para aproveitar um espaço morto nas caixas de roda traseiras, resolvi fazer um compartimento de cada lado.
Acho que ficou jóia :concordo:

parabens ficou perfeita essa caixa de ferramentas sem falar que fica mais protegido aquele canto onde acumula muita sujeita :concordo:

Cesar Machado
25/03/2010, 22:05
E a idéia está fazendo sucesso, já tem um amigo com o jipe parado lá, fazendo uma igual.
Devia ter patenteado...:lol:
Amanhã passo na oficina e no final de semana devo ter novas fotos do andamento do serviço para postar8)

Um abraço

cristiano
31/03/2010, 15:04
Oi Cesar!!

Como está nossa caixa de ferramentas? Tenho outras prioridades na minha Band agora, depois vou partir para a caixa também.

Tem fotos de como ficou?

Albieri,R.J.
03/05/2010, 16:51
Cesar,

to pensando em envestir numa band pra expediçao, provavelmente longa, e gostaria de te fazer 2 perguntas:

1- Voce acha mais negocio comprar ferrada e reformar, ou ja comprar reformada? nao entendo muito de mecanica, etc (so pra ter base para resposta). Até quanto vale a pena pagar pra poder reformar? e quanto sai uma reforma completa, parecida com essa que voce esta fazendo?

2- 709 (4 ou 5 marchas?) ou 14b (5 marchas)? Lembre-se que o principal objetivo é expediçao com trilhas leves

Obrigado e um abraço.


Foristas fiquem a vontade de expressar opnioes tambem!

Albieri,R.J.
03/05/2010, 16:53
Cesar,

to pensando em envestir numa band pra expediçao, provavelmente longa, e gostaria de te fazer 2 perguntas:

1- Voce acha mais negocio comprar ferrada e reformar, ou ja comprar reformada? nao entendo muito de mecanica, etc (so pra ter base para resposta). Até quanto vale a pena pagar pra poder reformar? e quanto sai uma reforma completa, parecida com essa que voce esta fazendo?

2- 709 (4 ou 5 marchas?) ou 14b (5 marchas)? Lembre-se que o principal objetivo é expediçao com trilhas leves

Obrigado e um abraço.


Foristas fiquem a vontade de expressar opnioes tambem!


O "envestir" foi triste... desculpe os erros pessoal!:parede:

Cesar Machado
27/05/2010, 14:56
Estive longe do fórum por algum tempo e a reforma também ficou num ritmo lento, por razões diversas, mas estamos engrenando de novo.
8-)

Cesar Machado
27/05/2010, 15:00
As caixas ficaram ótimas.

Neste final de semana postarei fotos do que foi feito até agora.

Um abraço

Cesar Machado
27/05/2010, 15:14
Como vc já comprou uma Band com tudo em cima, acho que minhas respostas chegariam atrasadas :oops:

De qualquer maneira, Ferrada ou Reformada, será sempre uma questão de opção e de disponibilidade financeira...

Pessoalmente, não tenho condições de comprar um carro novo e acho que jipe usado que não tem nada prá fazer não existe.

O que se encontra são veículos em melhor ou pior estado, mas sempre temos algo a corrigir, a modificar ou incluir.
Acho que isso está na essência de ser jipeiro...

O resto é achar um jipe que se encaixe no seu orçamento e nas suas necessidades e ir colocando-o do seu jeito com o tempo.
Até porque, é com o tempo e com o uso do jipe, que vamos descobrindo aquilo que precisamos modificar ou incrementar no veículo.

Boa sorte como seu novo jipão.:concordo:

Um abraço

Cesar Machado
28/05/2010, 20:04
Hoje começamos, de fato, a montar o jipe.
:dance:

Abaixo duas fotos do chassis, quase pronto, pois ainda faltava um dos suportes dos amortecedores, que já está no lugar

Amanhã vou tirar as fotos do motor no lugar e posto aqui.

Um abraço

Bira IJC
23/06/2010, 20:24
Olá Cesar, tudo blz?
Estava acompanhando o tópico da reforma da tua Band... e aí? :pipoca:
Alguma novidade?

Abraços,
Bira.

Cesar Machado
23/06/2010, 20:47
Novidades sim.
O Motor já está em cima do chassis e boa parte das peças da carroceria, já estão preparadas pra pintura.:dance:

Na segunda devo conseguir postar as fotos.

Estou tendo alguma dificuldade em encontrar as conexões da bomba da direção hidráulica original do 14B, mas parece que consegui resolver o problema com a ajuda do Glauco, aqui do fórum e do pessoal da Toyocap.

Também já consegui o suporte original pro ar condicionado e um compressor Nipodenso.

Vamos trabalhando com calma, para que o serviço fique ä contento e também porque a grana é curta.

Sem stress...8-)

Um abraço

Bira IJC
24/06/2010, 17:33
Blz Cesar! Apesar do sufoco com algumas peças, bom saber que as coisas estão fluindo...
No aguardo das fotos!

Conheci tb o Glauco pelo fórum, o cara é firmeza nos negócios! :concordo::concordo::concordo:

Meu ritmo tb é devagar por aqui, vou na velocidade do meu orçamento... com 2,5 anos de band, só realizei uns 20% das coisas que eu planejo prá ela :mrgreen::mrgreen::mrgreen:, graças as muitas soluções inspiradoras que surgem de tópicos de reforma e upgrades como este daqui - parece que sempre dá prá melhorar alguma coisa - e a lista parece não ter fim.

Hj vivo um certo impasse... pq quero uma viatura afinada para viagens, e a minha atual (band curta) é bem limitada para esse propósito... por outro lado, gosto da viatura, está confiável mecanicamente prá pegar a estrada, mas decidi colar o "papelzinho no parabrisas" aos interessados, apesar de não me animar muito com a idéia de me desfazer dela sem finalizá-la enquanto projeto. Ou seja, ou eu tomo fôlego prá finalizar e passo um tempo curtindo a criação ou vendo agora como está e parto do zero com uma viatura nova e maior. :putz:

Abraços e boa reforma!
Bira.

Cesar Machado
24/06/2010, 18:18
Está bonita tua Band.

É certo que as vezes faz falta, um pouco mais de espaço na Band Curta, mas nada que uma boa barraca de teto e alguma criatividade não resolva.

Penso que você deve curtir o jipe que tem, ao mesmo tempo em que permanece atento as oportunidades.

Foi o que fiz.

Tive uma Band longa por 16 anos, motor OM 314 (o robusto "608"), quatro marchas e direção mecânica.
Tratei o carro a "pão de ló" e com ele fiz viagens incríveis, incluindo a Patagônia, o Atacama e Macchu Picchu.

Um belo dia apareceu essa band que estou reformando, com as características mecânicas que eu queria e por um preço acessível.
Meti a cara, e aqui estou...

O único problema é que ainda não consegui vender o outro jipe.
Mas, mais cedo, ou mais tarde, aparece alguém que lhe dê o devido valor...

Carpe Diem!

Um abraço

Cesar Machado
14/08/2010, 22:32
Aos poucos o jipão vai ficando do jeito que eu quero.

Abaixo uma foto do diferencial todo desmontado, para revisão.

Trocados alguns rolamentos e retentores, já está fechado e no lugar.

Também troquei os rolamentos de roda, dianteiros e trazeiros.

8)

Cesar Machado
14/08/2010, 22:36
Olá Amigos.

Embaixo fotos da carroceria, pronta para ser colocada no chassis.

Agora é que vai começar a parte divertida...:dance:

Um abraço

valeriano
15/08/2010, 00:34
Hj vivo um certo impasse... pq quero uma viatura afinada para viagens, e a minha atual (band curta) é bem limitada para esse propósito... por outro lado, gosto da viatura, está confiável mecanicamente prá pegar a estrada, mas decidi colar o "papelzinho no parabrisas" aos interessados, apesar de não me animar muito com a idéia de me desfazer dela sem finalizá-la enquanto projeto. Ou seja, ou eu tomo fôlego prá finalizar e passo um tempo curtindo a criação ou vendo agora como está e parto do zero com uma viatura nova e maior. :putz:



Esse foi exatamente o impasse que eu tive. Eu queria uma Band longa para viajar, mas a minha curtinha tava muito bem bem preparada (guincho, ar condicionado, DH, bagageiro, MUITOS farois, etc, etc). Ae quando eu tava quaaaase reformando a curtinha, apareceu a Maria, que era único dono (tava com 108.000km rodados) e tinha exatamente a configuração que eu queria (longa + OM364).
Ae não deu pra não comprar.

Mas foi meio que um parto pra vender a curtinha. Já tava até pensando em transformar ela em carro exclusivo de trilha (SPOA+37'', etc), quando apareceu uma mulher de Nova Iguaçú e levou ela pelo preço que eu queria.

Agora vou começar a equipar a Maria e só penso em trocar ela se um dia eu quiser levar esse troço de expedição REALMENTE a sério e for fazer uma espedição global ou algo assim.

Cesar Machado
15/08/2010, 08:54
Bom vê-lo por aqui...

Não vejo nenhuma necessidade de trocar a Band longa se um dia "quiser levar esse troço de expedição REALMENTE a sério e for fazer uma espedição global", pois não vejo nenhum outro jipe mais fácil de adaptar para expedições.

A não ser que vc esteja pensando num Motorhome em cima de um caminhão 4x4 (como o UNIMOG por exemplo)...:roll:

Um abraço

valeriano
15/08/2010, 17:57
Bom vê-lo por aqui...

Não vejo nenhuma necessidade de trocar a Band longa se um dia "quiser levar esse troço de expedição REALMENTE a sério e for fazer uma espedição global", pois não vejo nenhum outro jipe mais fácil de adaptar para expedições.

A não ser que vc esteja pensando num Motorhome em cima de um caminhão 4x4 (como o UNIMOG por exemplo)...:roll:

Um abraço

Se eu for fazer uma expedição global ou algo assim, vou montar um motorhome em cima de uma picape (eu teria que fazer muitas alterações estruturais na longa pra isso). Mas ae vai depender de muita coisa na época. Pode ser Band ou não.

Cesar Machado
15/08/2010, 18:50
É que vc não gosta das barracas de teto.
No meu caso, um jipe longo, bem montado e uma barraca no teto resolvem o problema.

Um esquema parecido com o dessa Land na foto, que é o que estou pensando pra minha band...:pensativo:

Um abraço

valeriano
16/08/2010, 00:21
É que vc não gosta das barracas de teto.
No meu caso, um jipe longo, bem montado e uma barraca no teto resolvem o problema.

Um esquema parecido com o dessa Land na foto, que é o que estou pensando pra minha band...:pensativo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=239562&d=1281909017

Um abraço

Kct. Quanto bagulho!
Eu penso na barraca de teto pra quando for viajar pra lugares mais quentes. Acredito que pra viajar pra lugares frios, dormir dentro do carro é infinitamente mais confortável principalmente pelo fato de não ter que sair pra montar a barraca. É só pular pra parte de trás e se acomodar.

Bira IJC
16/08/2010, 09:34
É que vc não gosta das barracas de teto.
No meu caso, um jipe longo, bem montado e uma barraca no teto resolvem o problema.

Um esquema parecido com o dessa Land na foto, que é o que estou pensando pra minha band...:pensativo:

Um abraço

Grande César!!! Vai ficar chique no úrtimo!
Aproveitando que estás a todo vapor na reforma, que tal pensar em uma barraquinha de teto customizada para Band?
Gostei do esquema da Foto 02, não acha interessante? creio que a partir de um teto de fibra ficaria luxo, mas daí, necas de bagageiro (problema prá Band por causa da altura).

Estou concluindo a instalação de um jogo de 3 bancos traseiros da Xsara Picasso. Tá dando um certo trabalhinho por causa da altura, mas ...Putz! Nunca achei que pudesse melhorar tanto o conforto! Em breve, novidades!

Abraços,
Bira.

Cesar Machado
16/08/2010, 20:22
Andei vendo alguns jipes, com esse tipo de teto na Patagônia...

Pessoalmente acho que a relação custo x benefício não compensa.

Além disso, embora tenha postado a foto daquela Land verde, acho que o camarada exagerou um pouco na tranqueirada. Eu viajo mais leve...8-)

Coloquei a foto, pois pretendo instalar a a barraca, na mesma posição, abrindo pra frente do jipe, com o bagageiro na parte de tras.

Aliás a barraca só vai ficar em cima do jipe quando eu for sair em expedição. No restante do tempo, fica guardadinha em casa pra eu não carregar peso morto à toa.

Um abraço

Cesar Machado
10/09/2010, 19:59
Finalmente a carroceria deve ir pra cima do chassis na próxima semana.:dance:

E na sequência mais algumas fotos do andamento do serviço.

Pra começar a frente interna da carroceria, já pintada, aguardando o isolamento e (que será colado antes de colocá-la em cima do chassi.) carroceria pronta para pintar, isolada para aplicação do KPO.

Cesar Machado
10/09/2010, 20:02
Duas fotos do Cláudio, caprichando na aplicação do produto, no teto e na carroceria.:palmas::palmas::palmas:

Cesar Machado
10/09/2010, 20:07
o Anderson retira toda a tinta e a massa, das laterais "bandeirante", para que o nome do jipão tenha o realce que merece...;-)

Cesar Machado
10/09/2010, 20:17
Coloquei a foto errada e não consegui removê-la na edição...:oops:

Agora vai a foto do Anderson, limpando a lateral "bandeirante", e a das laterais superiores e quadro do pára-brisa, aguardando sua vez...

Cesar Machado
10/09/2010, 20:21
O verde Juréia da Carroceria e o branco Mahle, do teto.:concordo:

Semana que vem tem mais...

Um abraço

canzilao
10/09/2010, 21:24
E graças a uma boa dica do amigo Heitor dos Toyoteiros - RJ, achei um bom lugar para fazer a reforma do jeito que queria.

Com o jipe parcialmente desmontado, estamos trocando as chapas do assoalho e acertando as laterais inferiores, antes de tirar a carroceria de cima do chassis.

Fazemos assim, para não prejudicar o alinhamento da carroceria, evitando transtornos na hora da montagem.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=210757&d=1265321402



Cesar essa 3ª foto parece que a parte inferior é zerinha, onde vc conseguiu??

Cesar Machado
10/09/2010, 22:13
Não cosegui.

Comprei a chapa, cortei na medida, dobrei a parte debaixo na máquina e o resto é talento é arte do lanterneiro, com o martelo na mão. :palmas::palmas:

Um abraço

canzilao
10/09/2010, 22:17
Não cosegui.

Comprei a chapa, cortei na medida, dobrei a parte debaixo na máquina e o resto é talento é arte do lanterneiro, com o martelo na mão. :palmas::palmas:

Um abraço
Talento, talento...
Esse talento é que ta em falta aqui em Goiania.
Achei um talento desses em São Paulo, e vou acabar levando a band pra la pra poder fazer o serviço, pois aqui o pessoal é só na massa plastica, massa de poliester, Deus me livre dessas porcarias.

Cesar Machado
10/09/2010, 22:28
Essa solução pra mim não serve.

Só para vc ter uma idéia, aqui no RJ, em Nova Friburgo ( +/- 02H30min da capital) existe um camarada bem recomendado, especialista em Toyota e não levei o jipe prá lá, justamente porque gosto de acompanhar o serviço de perto e ir dando os meus pitacos.

É por essas e outras que o jipe está na oficina desde fevereiro...:lol:

Um abraço

canzilao
10/09/2010, 22:29
Cesar embora tenha ja um tempinho, vc se lembra se a solda era MIG (base de Argonio) que usaram ra fazer a reforma da band??

Cesar Machado
10/09/2010, 22:36
No geral, não usei solda Mig.

Apenas os calços de carroceria, que fiz de aço inox, tiveram as porcas soldadas com mig.

Aliás vou providenciar as fotos dos calços para postar aqui.

Bira IJC
15/09/2010, 01:27
Não cosegui.

Comprei a chapa, cortei na medida, dobrei a parte debaixo na máquina e o resto é talento é arte do lanterneiro, com o martelo na mão. :palmas::palmas:

Um abraço

simplesmente SHOW de Bola!!!! Vai ficar um luxo só!!!
parabéns pela reforma!
:pipoca:
Abraços,
Bira.

Cesar Machado
18/09/2010, 09:14
Estava devendo uma foto do conjunto motor e caixa, já colocados no chassis, então aí estão:
O motor Toyota 14B. (3.7 aspirado, com 96 cv a 3.400 rpm e 24,4 kgf.m a 2.200 rpm), acoplado a uma caixa de 05 marchas.

Espero não sentir saudades do robusto motor MB 608 que equipava meu antigo jipe...

Da caixa de 04 marchas tenho certeza que não sentirei...:lol:

Um abraço

Cesar Machado
18/09/2010, 09:29
Como gosto de viajar com dois estepes e não pretendo instalar um tanque extra, resolvi colocar um porta estepe, onde originalmente ele ficava nas toyotas mais antigas.

A questão é que no original, (como o que eu tinha no jipe antigo) só cabia, no máximo um pneu 215x80 R16.

Para resolver, bolamos um suporte articulado, similar ao que equipa as camionetas, com um sistema de trava adequado ao jipe longo...

Fica faltando a foto do suporte com o pneu no lugar, que posto mais tarde.

Um abraço

Cesar Machado
18/09/2010, 19:01
:dance::dance::dance::dance::dance:

jeisonk
18/09/2010, 19:19
Show de bola :palmas::palmas:

Abraços

canzilao
18/09/2010, 19:32
Cesar vc deu um banho de querosene ou oleo diesel nesse motor ou ele estva limpo assim mesmo antes da desmontagem do carro ???
dá gosto de ver um motor limpo assim.

Cesar Machado
18/09/2010, 19:43
Qualquer dia, o jipão estará rodando por aí.
Quem sabe no NOA...;-)

Cesar Machado
18/09/2010, 19:47
"vc deu um banho de querosene ou oleo diesel nesse motor ou ele estva limpo assim mesmo antes da desmontagem do carro ??? dá gosto de ver um motor limpo assim."

O motor não foi lavado recentemente.
O que ajuda na boa aparência é o protetor das saídas do escapamento brilhando, porque passei a escova de aço...;-)

Já a caixa de marchas e a capa seca foram pintadas.

Um abraço.

canzilao
18/09/2010, 20:07
Desculpe-me a ignorancia, mais onde vai a sua caixa de bateria???
Pois estava olhando as fotos do serviço feito em seu assoalho dianteiro e me parece que daria pra instalar ali um tanque "especial" usando o espaço original do tanque e tambem o espaço de onde vai a bateria na longa, que no seu veiculo ficou tampado.
Entre as laterais inferiores e superiores vc colocou um "debrum" de borracha, que seria tipo uma borracha de aproximadamente uns 30/40mm de largura por uns 2mm de espessura com as bordas gordinhas??

Cesar Machado
18/09/2010, 21:22
"onde vai a sua caixa de bateria???"

Assim como na curta, a bateria nos modelos equipados com motor Mercedez fica embaixo do banco do motorista.
Os jipes com motor toyota 14B têm a bateria no compartimento do motor, por isso tampei o buraco e vou usar o espaço embaixo do banco para guardar tralhas, provavelmente uma daquelas caixas de plástico transparentes, com tampa, que considero bastante práticas...
Penso em instalar uma bateria auxiliar na traseira do jipe, junto com um inversor de 12 para 110v, para equipamentos diversos e itens de conforto, como um ventilador por exemplo. Mas ainda estou pensando nisso...:pensativo:


"Entre as laterais inferiores e superiores vc colocou um "debrum" de borracha, que seria tipo uma borracha de aproximadamente uns 30/40mm de largura por uns 2mm de espessura com as bordas gordinhas??"

Ainda não coloquei a lateral superior, mas ela leva uma borracha de vedação, mas essa borracha com 40 mm e bordas gordinhas, me parece a descrição da borracha do teto...

Um abraço

canzilao
18/09/2010, 21:40
Msg enviada para o topico da Turbuelenta.

plnx
25/09/2010, 00:29
"onde vai a sua caixa de bateria???"

Assim como na curta, a bateria nos modelos equipados com motor Mercedez fica embaixo do banco do motorista.
Os jipes com motor toyota 14B têm a bateria no compartimento do motor, por isso tampei o buraco e vou usar o espaço embaixo do banco para guardar tralhas, provavelmente uma daquelas caixas de plástico transparentes, com tampa, que considero bastante práticas...
Penso em instalar uma bateria auxiliar na traseira do jipe, junto com um inversor de 12 para 110v, para equipamentos diversos e itens de conforto, como um ventilador por exemplo. Mas ainda estou pensando nisso...:pensativo:




"Entre as laterais inferiores e superiores vc colocou um "debrum" de borracha, que seria tipo uma borracha de aproximadamente uns 30/40mm de largura por uns 2mm de espessura com as bordas gordinhas??"

Ainda não coloquei a lateral superior, mas ela leva uma borracha de vedação, mas essa borracha com 40 mm e bordas gordinhas, me parece a descrição da borracha do teto...

Um abraço

No lugar de ligar um ventilador no inversor, use um ventilador 12v, toda transformação de tensão gera uma perca, portanto você economiza um pouco de bateria, deixe para usar o inversor apenas para equipamentos que onde você não consegue transformar de 12v para a tensão do equipamento...

Cesar Machado
26/09/2010, 18:28
"No lugar de ligar um ventilador no inversor, use um ventilador 12v"

Acho que da maneira que escrevi, ficou meio confuso:oops:

Mas quando falei em ventilador, me referia a bateria auxiliar, que provavelmente irei instalar.
O inversor se destinaria justamente para equipamentos que não funcionam a 12 volts, mas não sei se efetivamente tenho necessidade dele...:pensativo:

De qualquer maneira, valeu.:concordo:

Um abraço

Bira IJC
27/09/2010, 08:31
Como gosto de viajar com dois estepes e não pretendo instalar um tanque extra, resolvi colocar um porta estepe, onde originalmente ele ficava nas toyotas mais antigas.

A questão é que no original, (como o que eu tinha no jipe antigo) só cabia, no máximo um pneu 215x80 R16.

Para resolver, bolamos um suporte articulado, similar ao que equipa as camionetas, com um sistema de trava adequado ao jipe longo...

Fica faltando a foto do suporte com o pneu no lugar, que posto mais tarde.

Um abraço


Grande César!

Muito bom!!!:palmas:
A Land Cruiser tb leva o estepe embaixo, e tem um esqueminha de manivela e guindaste para elevar e baixar o estepe que precisa pouca força, mas é meio sem-jeito. Esse articulado me parece ser bem mais prático.
Só me preocupo com o fato de que, caso haja necessidade de trocar o pneu com a viatura chafurdada na lama ou dentro de um buraco, vai ser muuuuito complicado sacar a roda desta posição, a não ser... hi-lift (medo!:shock:). Mas no seu caso específico, é a segunda opção.

Me diga, como vc fará para resolver a questão da rota do escapamento, pois na Band c/14B (pelo menos na curta) o abafador passa na diagonal bem por aí.:pensativo:

abraços,
Bira.

Cesar Machado
27/09/2010, 22:43
"Só me preocupo com o fato de que, caso haja necessidade de trocar o pneu com a viatura chafurdada na lama ou dentro de um buraco, vai ser muuuuito complicado sacar a roda desta posição, a não ser... hi-lift (medo!:shock:). Mas no seu caso específico, é a segunda opção."
Como vc mesmo disse, o pneu é minha segunda opção, e nunca se fica muito confortável com o jipe equilibrado no Hi-Lift:shock:

Mas lembre-se que se precisar trocar o pneu na lama, mais complicado que sacar o estepe é a própria troca...

Me diga, como vc fará para resolver a questão da rota do escapamento, pois na Band c/14B (pelo menos na curta) o abafador passa na diagonal bem por aí.:pensativo:

O meu também passava, mas a longa tem mais espaço e, além disso, meu jipe é 86 e o tanque fica embaixo do banco, o que me permite colocar o escapamento logo depois da caixa de marchas, na paralela ao invés da diagonal...:concordo:

Um abraço

Cesar Machado
02/11/2010, 19:04
Como os calços "cresceram" e a carroceria subiu um bocado (veja a foto), estou tendo problemas no alinhamento dos paralamas. :parede::parede:

A solução foi aumentar a extensão do suporte e alargar alguns furos, para permitir a instalação.
Vamos ver se dá certo...:pensativo:

Cesar Machado
02/11/2010, 19:09
Ficaram uma beleza.:dance:

Cesar Machado
02/11/2010, 19:19
As laterais superiores e quadro do pára-brisas foram pro lugar.

Cesar Machado
02/11/2010, 19:22
Na foto, o reforço para a instalação do suporte do estepe.
As dobradiças da porta traseira também serão fixadas nele.

Bira IJC
05/11/2010, 15:46
Ficaram uma beleza.:dance:

Tá ficando fera!!!:palmas::palmas::palmas:

Esses para-choques vc recuperou ou mandou fazer? Já algumas Bands usando algo semelhante.
abraços,
Bira.

canzilao
05/11/2010, 17:32
Vendo sua band assim sendo montada me remete ao inicio do filme do Shrek, onde o narrador diz que tudo se passa em um reino tão tão tão distante rsrs.
A turbulenta era um sonho tão tão tão distante que ja se realizou, e a reforma sonhada tal qual a que vc esta fazendo agora passa a ser tão tão distante rsrs.
Cara sua vtr ta ficando show de toy, e uma restauração assim por mais que seja trabalhosa com certeza deve render uma satisfação imensa.
Os calços usados são os da top kits???
Parabens pela empreitada, ta ficando nota 10.

Cesar Machado
05/11/2010, 19:29
:concordo:

Como está escrito na assinatura do Estevão aqui do fórum:

"Eterna é a reforma cujo a grana é curta, o tempo é pouco e o homem tem pouco conhecimento..."
e olha que o camarada entende pacas...:lol:

Quanto aos calços, os vermelhos vieram no no jipe, são em nylon ou polietileno e não sei o fabricante.

Já os pretos, são de borracha, fabricados por mim mesmo.

Um abraço

Cesar Machado
05/11/2010, 19:49
Mais uma vez, parabéns pela HZJ...

Os para-choques foram fabricados pela Fora de Estrada para o meu antigo jipe (contato: Eduardo - 2796 3737), mas já faz, pelo menos, uns dez anos...
O que fiz foi mandar recuperar.
Na verdade só lixa, base e tinta...

Se vc reparar, do lado esquerdo, tem uma base para apoiar o hi-lift, que fica preso pela parte de cima na escada do bagageiro.

Abaixo vai uma foto com o pára-choque e o Hi-lift no jipe antigo, só não dá para ver melhor, por que o macaco viaja numa capa, mas assim que estiver instalado no jipe novo, posto fotos com os detalhes.

Bira IJC
10/11/2010, 11:40
Mais uma vez, parabéns pela HZJ...

Os para-choques foram fabricados pela Fora de Estrada para o meu antigo jipe (contato: Eduardo - 2796 3737), mas já faz, pelo menos, uns dez anos...
O que fiz foi mandar recuperar.
Na verdade só lixa, base e tinta...

Se vc reparar, do lado esquerdo, tem uma base para apoiar o hi-lift, que fica preso pela parte de cima na escada do bagageiro.

Abaixo vai uma foto com o pára-choque e o Hi-lift no jipe antigo, só não dá para ver melhor, por que o macaco viaja numa capa, mas assim que estiver instalado no jipe novo, posto fotos com os detalhes.

Uh-lá-lá! Bela traseira... Curti tb essa barrica de São Bernardo... É prá levar água mesmo ou "água que passarinho não bebe" nela???? :mrgreen: Meu pai leva uma semelhante na 110 dele, mas é preta. dá para improvisar um chuveiro quente se carregá-la no bagageiro num dia ensolarado.

Brincadeiras à parte (adoro ver jipe equipado p/viagens), reparei no adesivo "90"...parece ser obrigatório na Patagônia, né? Assim como a faixa refletiva de 1m...

Sim, sim, do Eduardo! Conheço esse cabra dos tempos que ele tinha aquele microônibus agrale amarelo, não o vejo faz um tempão tb.

Agradecido pelo elogio a LC, talvez eu devesse ter criado o tópico dela aqui junto com as demais "estradeiras" ao invés do fórum "Frota", pois acho que tem mais a ver.
Este feriado eu devo finalizar o gaveteiro que estou trabalhando e postarei fotos lá. Nunca havia feito algo semelhante, tá sendo um grande aprendizado. Como costumeiro, qto mais eu avanço em direção à sua conclusão, parece que mais longe fica...

Abraços e bom trabalho aí!

Cesar Machado
10/11/2010, 13:19
Bom trabalho pra vc também..

Um abraço

Cesar Machado
11/11/2010, 14:38
Aos poucos as peças vão se encaixando...
Na montagem da frente foram colocadas borrachas de acabamento que originalmente não existiam...

Cesar Machado
11/11/2010, 14:44
O teto também já foi pro lugar, branco como o de minha antiga Band..

Cesar Machado
11/11/2010, 14:49
Ao invés dos estribos originais, o jipe já veio com outros presos no chassi.
No entanto fizemos uma pequena modificação, apenas para melhorar seu alinhamento com a carroceria.

Nas fotos, o resultado.

Cesar Machado
11/11/2010, 14:59
Apenas para ilustrar, segue uma foto de como ficava o estribo antes...

canzilao
11/11/2010, 15:36
Essas guarnições que vc colocou entre as latas ficou um acabamento muito chique.
O alinhamento do estribo tbm ficou de muito bom gosto.
Fotos ja copiadas pra lembrar das coisas a serem feitas na Turbulenta.

jeisonk
11/11/2010, 16:24
Cesar, uma vez que os estribos estão presos ao chassi e a lata em cima de coxins, não ficaram muito próximos?
Numa torção não vão se esfregar?

Foram feitos estribos no chassi para a Andina esses dias, e para livrar desse "enrosco" tivemos que deixar com 25mm de folga entre o estribo e a lata.
Numa torção máxima encolhe tanto que quase encosta, fica a um pentelhésimo de distância.

Tá ficando show, esse acabamento de borracha ficou 10.

Abraços

Cesar Machado
11/11/2010, 16:46
Obrigado pela dica.

Deixei 20 mm de folga, espero que seja suficiente...:pensativo:

Se começar a encostar, desmonto e arrumo uma solução.

Sem stress..8)

No mais, obrigado a vc e ao Canzilao, pelos elogios.

Um abraço

jeisonk
11/11/2010, 16:57
Deixei 20 mm de folga, espero que seja suficiente

Ops, sem grilo, perguntei porque pela foto dá a impressão de estarem praticamente encostados, mas com essa folga também acredito que vai tranquilo.

Abraços

Cesar Machado
11/11/2010, 17:33
Nas fotos realmente aparenta estar encostado, mas dê uma olhada no calço vermelho, que coloquei como espaçador para marcarmos a posição da peça.

Como disse, espero que seja suficiente.

Um abração

jeisonk
11/11/2010, 18:11
Tá precisando de um compasso aí? :mrgreen::mrgreen:

[]'s

Cesar Machado
11/11/2010, 18:19
O circulo está perfeito, vc é que está enxergando tudo destorcido.:lol:

Um abraço

canzilao
11/11/2010, 18:48
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ilusão de ótica.

Cesar Machado
16/11/2010, 16:57
:dance:
No detalhe, o reforço para colocação do suporte de estepe.
Repare que, diferente do sistema original, a dobradiça é presa na carroceria pelo lado do fora.

Um abraço

Cesar Machado
07/12/2010, 18:23
Abaixo fotos do pára-choque dianteiro.

Ele estava no meu outro jipe, mas foi cortado para a instalação do guincho e posicionado um pouco mais acima pelo mesmo motivo.

Agora estamos bolando um reforço para fixar dois pontos de ancoragem, pois com a nova posição a parte de cima do pára-choque ficou afastada do chassis. :pensativo:

Um abraço

jeisonk
07/12/2010, 19:13
Esses pneus são ideais para o propósito da viatura, que é passear em shopping :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

E aí, previsão de término?

Abraços

Cesar Machado
07/12/2010, 20:21
Previsão de término????
Espero que até o final Fevereiro o jipe esteja pronto para viajar.:putz:

Na semana que vêm deve ir pro eletricista, fazer toda a elétrica (bota aí 15 dias fácil, e como tem as festas de fim de ano, acho que só sai de lá no início janeiro.
Aí tem o capoteiro, o ar condicionado, o som e a instalação da barraca de teto. (que estou bolando um jeito de colocar abrindo pra traseira)

Conclusão: se eu conseguir dar uma passeada com ela no Carnaval serei um jipeiro feliz...8-).

Pra compensar, se conseguir confirmar minha licença, em abril apareço em Nova Mutum, à caminho da Amazônia ou do Peru, ou de ambos...:dance:


Quanto aos pneus...
Eu estava pensando nos General Grabber AT2, mas apareceram uns Firestone Destination AT por um precinho tentador, então...:pensativo:

E pra passear no shopping estou pensando em comprar um SUV, desses de "mauricinho", talvez uma Prado, que tem bastante espaço pras compras da "d. Maria"...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Um abração

Cunha03
08/12/2010, 00:30
E pra passear no shopping estou pensando em comprar um SUV, desses de "mauricinho", talvez uma Prado, que tem bastante espaço pras compras da "d. Maria"...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

KKKKKKKKKKKKKKKkkkkkkkkkkk
Bateu duro nessa. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Abraço

Cesar Machado
08/12/2010, 04:27
:lol:
É só implicância, porque a Prado do Jeison é o "bicho".
Dá só uma olhada:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=64944

Um abraço

jeisonk
08/12/2010, 08:43
Pra compensar, se conseguir confirmar minha licença, em abril apareço em Nova Mutum, à caminho da Amazônia ou do Peru, ou de ambos...:dance:

Já vou separando o gado no pasto, é só vir, com o estômago e o fígado devidamente calibrados :dance:




E pra passear no shopping estou pensando em comprar um SUV, desses de "mauricinho", talvez uma Prado, que tem bastante espaço pras compras da "d. Maria"...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:


Aqui "procê" :odedo:

Abração

Guiga Tostes
09/12/2010, 17:12
César,

finalmente consegui concluir a leitura completa do tópico da Estradeira, e não há nada diferente de: parabéns pelo trabalho!!! para te dizer.

Realmente muito primor e esmero foram aplicados na viatura, não vejo a hora de poder vê-la rodando e desbravando territórios por ai!

Abrs

Cesar Machado
09/12/2010, 17:33
Obrigado pela força.
:concordo:
Qualquer dia nos vemos por aí.

Um abraço

Cesar Machado
12/12/2010, 10:17
Meus agradecimentos ao Anderson, que pintou e retocou peças e acessórios, (alguns mais de uma vez, por conta de ajustes que tiveram que ser feitos na montagem) sempre com esmero e bom humor.:palmas:

Na foto, os estribos e pára-choques traseiros, já preparados com "batida de pedra", sendo pintados para serem instalados definitivamente no jipe.

Cesar Machado
12/12/2010, 10:27
Aos poucos o jipe vai tomando forma
A traseira já está praticamente pronta.

Acho que na próxima semana, terminamos a montagem de toda a lataria e dos últimos componentes da mecânica.

Aí é ouvir o motor roncar, testar freios e a Direção Hidráulica e levar o jipe para o eletricista.:dance:

Cesar Machado
12/12/2010, 10:32
Esqueci a foto...:oops:

Cesar Machado
22/12/2010, 19:04
Após alguns percalços, o serviço de funilaria vai chegando ao fim e o jipe já mostra sua cara...:dance:

Cesar Machado
22/12/2010, 19:11
Abaixo algumas fotos do interior.

1. o teto forrado com feltro.
2. o isolamento do tampão da caixa
3. o suporte dos bancos dianteiros, feito na procar, o tanque cla de 55 litros e o tampão da caixa de marchas no lugar, com todos os parafusos em inox.
4. O isolamento do caput.

Cesar Machado
22/12/2010, 19:20
Se algo pode dar errado...

Um "Zé Ruela" resolveu fechar o suporte do estepe, sem reparar que a porta traseira estava "meio aberta". Com já tinham quebrado a maçaneta da porta, havia um alicate de pressão preso na maçaneta quebrada.

Conclusão: arrebentaram o que sobrou da maçaneta e vão ter que lanternar e repintar a porta...:parede::parede::parede:

Haja paciência...

hrodrigues
23/12/2010, 18:14
Se algo pode dar errado...

Um "Zé Ruela" resolveu fechar o suporte do estepe, sem reparar que a porta traseira estava "meio aberta". Com já tinham quebrado a maçaneta da porta, havia um alicate de pressão preso na maçaneta quebrada.

Conclusão: arrebentaram o que sobrou da maçaneta e vão ter que lanternar e repintar a porta...:parede::parede::parede:

Haja paciência...

Fala Cesar

Venho acompanhando toda a montagem. Parabéns pelo trabalho, pela persistência e pela paciência. Depois desta pode ir lá pro Tibet que os caras vão te aceitar até sem fazer prova ... hahahaha
Agora só falta botar a criança pra rodar :concordo:

Boas Festas

Abs

Helio

Luiz Alexandre
23/12/2010, 18:43
Se algo pode dar errado...

Um "Zé Ruela" resolveu fechar o suporte do estepe, sem reparar que a porta traseira estava "meio aberta". Com já tinham quebrado a maçaneta da porta, havia um alicate de pressão preso na maçaneta quebrada.

Conclusão: arrebentaram o que sobrou da maçaneta e vão ter que lanternar e repintar a porta...:parede::parede::parede:

Haja paciência...

Ave, Caesar...
Passando para assinar o tópico...
Parabéns pela reforma...
Abraços...

Cesar Machado
24/12/2010, 10:18
Ir oo Tibete é um sonho antigo, quem sabe um dia eu não chego lá.:concordo:
Um abração

Cesar Machado
24/12/2010, 10:19
Obrigado pela visita.:concordo:

um abraço e Boa Viagem

canzilao
24/12/2010, 11:39
Me diz ai uma coisinha: qual foi a intenção de passar as dobradiças da porta traseira para fora ??
Eu comprei uma porta zero e tbm uma lateral inferior tbm zero, e quero fazer as coisa de uma maneira que fique muitos anos sem precisar de retoques e remendos, dai estou afim de entender melhor a sua montagem e tbm fazer um reforço assim como o seu, mesmo que eu não use suporte de estepe, pois como vou fazer um tanque interno sob o banco traseiro, eu fico com o espaço do estepe debaixo do assoalho aproveitavel, embora eu não tenha ideia de que pneu eu consiga colocar ali debaixo visto que vou usar rodas 16 mesmo.
Abração e boas festas.

Cesar Machado
24/12/2010, 12:12
Vamos por partes:

"qual foi a intenção de passar as dobradiças da porta traseira para fora ??"

O suporte também é fixado nos furos internos onde se prendem originalmente as dobradiças, além disso, entendo que as dobradiças presas por fora facilitam o alinhamento da porta.


"mesmo que eu não use suporte de estepe, pois como vou fazer um tanque interno sob o banco traseiro, eu fico com o espaço do estepe debaixo do assoalho aproveitavel, embora eu não tenha ideia de que pneu eu consiga colocar ali debaixo visto que vou usar rodas 16 mesmo."

Como viajo com dois estepes, modifiquei o porta estepes original (embaixo do jipe) para acondicionar um pneu maior.
Acredito que, no seu caso, a CD já tenha esse suporte articulado.
Mais uma coisa. Embaixo do jipe vou usar um estepe mais estreito que os que vão estar rodando, mas da mesma altura. (265 x 75 R16 rodando e 235 x 85 R16 no estepe inferior)

Só não entendi porque o tanque embaixo do banco. :pensativo:
Ali é um lugar ótimo para guardar coisa. Eu por exemplo ponho caixas plásticas de perfil baixo, com mantimentos e utensílios...

Um abraço

canzilao
24/12/2010, 12:38
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=245718&d=1285471055
César esse é o desenho do tanque que vou colocar na Band, e vai ficar limitado ao final do banco traseiro, e dai até a porta vou fazer as gavetinhas como as do Bira, seguindo a altura da caixa do paralama.http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=245759&d=1285514108
Abração.

Cesar Machado
24/12/2010, 13:02
:putz:

Nào sei de onde tirei a idéia que a turbulenta era uma Cabine dupla...:oops:

De qualquer maneira, não consigo perceber qual a vantagem do tanque embaixo do banco...:pensativo:

Quanto ao suporte de estepe inferior, dê uma olhada nas fotos que postei, foi a melhor solução que encontrei para colocar um pneu maior ali.

Cesar Machado
28/12/2010, 22:56
Hoje comprei sapatinhos novos pra Estradeira...:dance:

Firestone Destination AT 265 x 75 R16

R$ 565,00 em 12 vezes na Rede Manaus.:cool:

Deixei as rodas lá para montar e balancear e, quando tirar o carro do eletricista, vou rodando até para colocar e alinhar.

Cesar Machado
28/12/2010, 23:11
Além do preço, também pesou a comparação encontrada no site: http://www.tirerack.com/tires/surveyresults/surveydisplay.jsp?type=ORAT (http://www.tirerack.com/tires/surveyresults/surveydisplay.jsp?type=ORAT)
indicado pelo Valeriano.

Valeu, Allan.:concordo:

Glauco mendes
29/12/2010, 10:04
Ta ficando show!! Cesar a sua band ñ era com farois quadrados? coloca mais fotos ae rsrsrsrsr??

Abs.

Cesar Machado
29/12/2010, 11:52
Estava mesmo precisando falar com vc.

Você tem um conta-giros original do 14 B, pra mim?
Wittec, eu não quero.

A band veio com o do 364, Horasa, que tá disponível pra entrar no rolo...

Quanto aos faróis quadrados, vc deve estar confundindo os jipes, porque tanto essa, quanto a que vendi, sempre tiveram faróis redondos...:lol:

Vamos nos falando.

Um abração

canzilao
02/01/2011, 13:20
Procurei e encontrei o topico dos tanques extras pra Toy, e quanto a vantagem de se ter um tanque extra, eu vou fazer pra não precisar me preocupar com diesel antes de rodar 1200 kms.
Nesse topico discutimos a utilidade do tanque traseiro CLA que o Valeriano colocou na Maria, o meu projeto que vai debaixo dos banco traseiro e tbm um projeto americano de um tanque debaixo do banco dianteiro.
E como sempre aqui no forum, tem muita informação do que deu certo e errado rsrs.
Abração e feliz 2011, muita saude e paz.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=77095&highlight=tanque+extra+toyota&page=7

Cesar Machado
05/01/2011, 23:09
A minha velha Chevy (ou seria "Chevelha"), fundamental nesse processo de reforma, carregando tralhas, prá lá e prá cá...

Quando o jipe ficar pronto, ela é que vai pra reforma.
Tá precisando tadinha... :roll:

Um abraço

Cesar Machado
05/01/2011, 23:12
O quebra-mato foi cortado, por conta da instalação do guincho. A travessa, onde ficam os faróis de milha, será resoldada um pouco acima de sua posição original...

Cesar Machado
05/01/2011, 23:30
Depois de muitas dúvidas, a opção foi colocar a Barraca de teto na frente do jipe, abrindo para o lado do carona.

Como o bagageiro tinha o perfil da lateral bem baixo, sua altura coincidiu, quase perfeitamente, com a altura dos racks.
Conclusão: não foi preciso cortar nada no bagageiro, que poderá ser utilizado normalmente, com ou sem a barraca em cima do jipe... :dance::dance::dance:

Vou apenas preparar uma travessa móvel, para apoiar a parte da barraca que passa por cima dele.;-)

Um abraço

Guiga Tostes
06/01/2011, 01:47
Muito bom trabalho!!!

O parachoques ficou gringo e a solução para a barraca boa tb!!!:concordo:

Quero conhecer a maquina ao vivo depois de pronta!

Abrs

Cesar Machado
07/01/2011, 23:07
Em breve vc conhecerá...:dance:

Um abração

Cesar Machado
10/01/2011, 17:39
O Hi Lift também já foi pro lugar...:dance:

Vamos ver se, finalmente, até o final dessa semana, consigo ouvir o motor roncar novamente...

Bira IJC
11/01/2011, 13:40
Cesar, fiquei um tempo sem acompanhar aqui... caraca, a coisa andou, héin?
Tá ficando muito maneira!
:palmas::palmas::palmas:
Gostei do para-choque dianteiro... tá pensando em instalar a placa cobrindo a boca-de-lobo do guincho?!?!

Abraços,
Bira.

Cesar Machado
11/01/2011, 15:34
Obrigado pela visita.:concordo:
Aquela sua LandCruiser Branca tambám está show, Ainda mais depois da nova suspensão...

Quanto a placa, ainda náo decidi se ponho na frente da "boca de lobo", como vc chama,ou se num dos cantos do pára-choque...:pensativo:

Vou experimentar nas duas posições e decidir...

Um abração

Cesar Machado
13/01/2011, 19:36
Dois detalhes. O apoio com dois pinos para a base do macaco e o parafuso com borboleta que prende o equipamento na escada.
Para evitar a vibração, uso duas buchas de amortecedor, uma de cada lado da haste do macaco e uma placa de borracha na base...

Cesar Machado
13/01/2011, 19:41
A base dos faróis já foi reposicionada e o quebra mato está pronto para a pintura.
Acho que ficou bom...:dance:

Cesar Machado
13/01/2011, 19:48
O extintor de 02 kg coube certinho entre o banco do motorista e a porta.
E ainda ficou bem à mão...:dance:

Cesar Machado
13/01/2011, 20:04
Na traseira, mais uma herança do jipe antigo. Um misto de tampa e cama, que esconde e protege boa parte da carga e ainda permite que uma pessoa, (não muito grande) durma com relativo conforto, onde não for conveniente armar a barraca de teto...:wink:

Pra mim (1,80m) não dá, mas eu durmo numa boa, "meio torto" no sofá traseiro.:mrgreen:
É Sofá mesmo, pois também é herança do jipe antigo (1981) e tem mais de 50 cm de assento.

A privacidade será garantida pelas cortinas ( de cabine de caminhão) que pretendo instalar oportunamente.


Um abraço

Guiga Tostes
14/01/2011, 10:08
Está ficando bom demais, funcional e bem feito!:palmas:

Como vc pretende fazer a forração do teto, vai usar algum isolante térmico?

Abrs(querendo idéias para fazer o meu teto):mrgreen:

Cesar Machado
14/01/2011, 10:29
Isolei o teto com feltro de capoteiro (comum, sem betume ou aluminío).

Depois vou fazer o forro em eucatex, nos moldes do forro original dos jipes mais antigos, que era de papelão moldado.

Um abraço

Cesar Machado
14/01/2011, 10:35
Antes de fazer a forração, vou colocar uma proteção de isopor mais consistente, naquela emenda do teto, que fica bem em cima na cabeça do motorista.

Meu jipe antigo não tinha esse problema, pois o teto era de um modelo mais antigo, inteiriço (sem emendas).
Aliás, hoje me arrependo de não ter trocado os tetos dos jipes...:parede:

Guiga Tostes
14/01/2011, 13:57
Bem limpo o serviço da foto, gostei!

O lance do isopor eu tb pretendo usar...mas inda preciso conversar com o capoteiro daqui...depois te conto o que ficou definido

Cesar Machado
14/01/2011, 15:47
"Bem limpo o serviço da foto, gostei!"

Obrigado

"Não não requer prática, nem tampouco habilidade (...)",
é só cortar na medida (um molde de papel ajuda), passar cola ( no feltro e na chpa) deixar secar um pouco e colar.:concordo:

Se liga que a segunda foto é só um exemplo, ainda estou procurando um capoteiro pra fazer o serviço, pois o primeiro orçãmento me assustou um pouco... ( R$1.500,00) :shock:

Um abraço

Cesar Machado
19/01/2011, 18:46
Hoje, com a chegada das presilhas encomendadas à Campings World, consegui testar a abertura da barraca.:dance:

Como imaginava, a porta do carona abriu com folga, por baixo da barraca, sem esbarrar na escada, criando um espaço relativamente protegido da chuva.;)

Embora já esteja em condições de uso, posteriormente vou reduzir a altura dos racks e "trabalhar" a parte dianteira do bagageiro, de modo a apoiar a base da barraca no fundo do bagageiro. Assim a barraca ficará mais próxima do teto, reduzindo a altura total do jipe em aproximadamente 10 cm. (Pode não parecer, mas acredito que fará bastante diferença, tanto estética, quanto funcionalmente).

Cesar Machado
19/01/2011, 18:55
Já está previsto um upgrade da barraca, na Campings World, para acrescentar um avancê sobre a escada, transformando-a no modelo Discovery mostrado na foto.

Esse upgrade, junto com os toldos que pretendo instalar na lateral e na traseira, devem completar um bom equipamento de camping.:concordo:

Guiga Tostes
19/01/2011, 21:06
Gostei das soluções!!! Está ficando cada dia melhor!!!:concordo:

Abrs acompanhando:pipoca::pipoca::pipoca:

Cesar Machado
24/02/2011, 21:54
Putz, depois de um Mês, consigo postar novidades.

Hoje instalei os espaçadores traseiros da AVM.:dance:

Sábado, pretendo colocar os dianteiros.

canzilao
24/02/2011, 21:57
Estamos andando a passos de um a cada mês.
Em um vai espaçador, no outro vai uma peça da lateral e vamos caminhando.
Essa sua pinça é original Varga? Achei ela pequena.
Abração.

Cesar Machado
24/02/2011, 22:01
Durante esse tempo, em que estive ausente da oficina, o lanterneiro preparou e instalou os alagadores dos paralamas traseiros.
Acho que ficou bom. Na medida para os espaçadores, com as novas rodas "modulares" e os pneus 265 x 75 R16.:concordo:

canzilao
24/02/2011, 22:05
Cesar quem produz esse alargador de paralamas???
Ficou fera mesmo, e assim o pneu fica encaixadinho e nao joga lama na lata por fora.

Cesar Machado
24/02/2011, 22:06
Passei por um período meio atribulado, sem poder ir na oficina, e como o que engorda o boi é olho do dono, já viu...:rolleyes:

Mas espero na próxima semana funcionar o motor e finalmente levar o jipe pro eletricista.

Quanto a pinça, é varga e já veio no jipe quando comprei.

As dianteiras são maiores.

Um abração

Cesar Machado
24/02/2011, 22:10
O alargador é do Aita uma oficina especializada em 4x4 aqui no Rio, com quem faço serviço há muitos anos.

Se vc quiser, posso perguntar o preço e, interessando, compro e mando pra vc.

Um abraço

canzilao
24/02/2011, 22:31
Cesar veja o preço ai se nao for dar trabalho, e assim que tiver a oportunidade de ir ao Rio (deixei a agricola e agora to voando no Brasil todo) eu providencio a compra pois ai salvo o frete.
Brigado ai pelo apoio.

Cesar Machado
24/02/2011, 22:39
Que beleza camarada. Parabéns e boa sorte na nova fase da carreira.

Quanto aos espaçadores, trabalho nenhum, será um prazer...:concordo:

Vou falar com eles e te passo o preço em PVT.

Quanto ao frete, vou passar por Goiania à caminho do TAC, provavelmente no dia 24 de março.
Se puder esperar atá lá, levo pra vc, de grátis...;-)

Um abração

canzilao
24/02/2011, 22:49
Se puder esperar atá lá, levo pra vc, de grátis...;-)

Um abração
Cesar é só oque tenho feito, esperar, esperar e esperar rsrsrs.
Espero terminar de pagar um cheque pré pra poder gastar mais um pouco.
Veja la esse preço e vou estar torcendo pra nao ter voo nos dias que voces forem passar por aqui, pois to na espera pra conhecer pessoalmente uma parte da turma que mantemos contato aqui pelo forum, e tomarmos uma geladinha aqui na minha cidade.

Cesar Machado
25/02/2011, 12:01
Podemos passar em Gyn para deixar seu alargador, mas o chopp não vai rolar, pois nosso destino nesse dia será Uruaçu, 300 km mais a frente.
Aliás, se for o caso, pedirei para vc nos encontrar num posto na BR para que não tenhamos que entrar na cidade.

Combinamos o chopp pra volta. :concordo:

Um abraço

Cesar Machado
09/03/2011, 17:01
Com os espaçadores instalados, as rodas e pneus novos foram pro lugar.:dance:

Rodas "modulares" da Rodaza, 16 x7
Pneus Firestone AT 265 x 75.

Na traseira já estão os dois estepes.

jeisonk
09/03/2011, 17:16
A Estradeira tá cada vez mais estradeira, tá ficando show Cesar :palmas:

Abraços

Cesar Machado
09/03/2011, 17:46
Valeu, meu camarada.:concordo:

Não vejo a hora de botá-la pra rodar...

E essa estória de mosca branca...

O que vc tá aprontando???

jeisonk
09/03/2011, 17:56
Pois é cara, tá pintando uma viatura nova (velha) na área.

Bão, é japinha, eixos rígidos, carro pra rodar esse mundão, mas depois conto mais detalhes.
A hora que estiver tudo certinho também vou abrir um tópiCU.

Maaaaas nem tudo são rosas, tive que colocar o bugão à venda pra cobrir a brincadeira, vai-se embora depois de tantas aventuras e alegrias.
Faz parte, sempre em frente.

Abraços

Cesar Machado
09/03/2011, 18:01
:pensativo:...

Sinto cheiro de Land Cruiser HDJ no ar...:wink:

Seja como for, boa sorte na empreitada meu irmão.

Um abraço

Cesar Machado

Newton Guerra
10/03/2011, 20:13
Caramba, só agora vi seu tópico, Cesar :oops:. A estradeira está muito legal :palmas:.

Agora à pouco estava tomando um lanche com o Osvaldo na padoca ao lado do serviço e ele comentou sobre a nova viatura do Jeison. Que que tu tá aprontando, homi? E a Andina? Se for jogar fora tem lixeira grande lá em casa :mrgreen:.

Abraços

Cesar Machado
10/03/2011, 20:20
Bom vê-lo por aqui meu amigo. :)

Depois de mais de um ano de oficina, não vejo a hora de botar esse jipe na estrada...

Quanto ao Jeison, acho que ele vai devolver a Prado pro seu habitat natural...
o estacionamento do shopping :lol::twisted::lol::twisted::lol:

Em todo caso, se ele quiser, tem espaço pra Andina lá em casa também. Prometo que cuido dela bem direitinho...

dudu83
10/03/2011, 20:34
ta ficanda maravilhosa a estradeira desde a cor ate o modelo das rodas, tudo de muito bom gosto.. nao vejo a hora de começar a fazer a minha estradeira o jipe é muito pequeno acho que vou partir pra uma cd ou uma longa que estou de olho aqui na minha região logo logo acho a band perfeita pra dar a volta no continente americano :dance:

Cesar Machado
10/03/2011, 20:47
Valeu Dudu

Obrigado pela força.:concordo:

Boa sorte na sua busca, com um pouco de paciência vc encontrará o que está procurando.
Ou entáo, faça como eu, arranje uma boa plataforma e mãos a obra...

Um abraço

jeisonk
11/03/2011, 08:31
Que que tu tá aprontando, homi? E a Andina? Se for jogar fora tem lixeira grande lá em casa :mrgreen:.

Abraços

:mrgreen:

Nem esquenta, a nova encrenca vai levar uns bons anos até poder substituir a Andina, primeiro tenho que deixar ela habitável, depois começar a preparação.

O pior é que não apareceu uma, mas duas de uma vez só, agora estou vendo pra que lado caio, uma já está garantida :cool:

E a Andina, putz, cada vez mais apaixonado pela criança, troquei a primeira peça dela agora aos 60k, pastilhas dianteiras, só alegria :dance:



Quanto ao Jeison, acho que ele vai devolver a Prado pro seu habitat natural...
o estacionamento do shopping :lol::twisted::lol::twisted::lol:


:mrgreen:

Olha, depende de, bão, depende de tanta coisa, nem sei mais, mas vou fazer de tudo pra poder ficar com ela depois, estou passando o bugão nos cobres pra poder manter a Andina e a Lenda em casa, vai dar tudo certin, bunitin, ajeitadin :mrgreen:

[]'s

Abraços

Cesar Machado
11/03/2011, 23:12
Grande Jeison.

Lembro de um velho ditado que dizia: " Para cada coisa que levamos, deixamos outras para trás..."

Que você consiga vender bem o bugão, pra alguém que o valorize e aproveite tanto quanto vc...

Boa sorte na empreitada, meu amigo.:concordo:

Um abração

jeisonk
12/03/2011, 01:50
É bem por aí Cesar, e bola pra frente.

Abração

feitosac
17/03/2011, 00:26
Cesar, parabens, sua Band Estradeira ta ficando muito linda, certamente vai te dar muitas alegrias depois de 1 ano no estaleiro.
Abraços.

Cesar Machado
17/03/2011, 10:03
Valeu Feitosa:concordo:

Estou finalizando a mecänica.
Ontem fixei o filtro de ar e o coletor do escapamento.
Ainda nessa semana espero que, finalmente, o motor volte a cantar...:dance:

Um abraço

Cesar Machado
22/03/2011, 14:49
E o jipe finalmente foi para o eletricista...:rolleyes:

Ontem finalmente terminei a montagem da mecânica e consegui funcionar o motor sem grandes surpresas.

Está rateando um pouco, provavelmente devido ao longo tempo parado.

Como vou dar uma geral na bomba e nos bicos, tô tranquilo.:cool:

Amanhã monto na Ranger e viajo até Barretos para me juntar ao Guiga e partirmos para a Transamazônica a bordo da incrível Band Cruiser...:dance:


Na volta posto informações sobre a montagem da elétrica.

Um abração

feitosac
23/03/2011, 00:12
Cesar, boa viagem a voce e Guiga.
Deus os abençoe na Transamazonica, dá um abraço no Serjao.
Abraços.

Cesar Machado
23/03/2011, 23:58
Valeu Feitosa. :concordo:

Um abraço

Cesar Machado
29/04/2011, 16:44
Na próxima semana o jipão deve sair do eletricista, direto pra revisão de bomba e bicos injetores.:dance::dance:

Não vejo a hora de colocar os bancos e começar a testar o carro por aí...

Mas não adianta ter pressa, pois não posso dirigir, já que por conta da viagem a transamazônica, estou com a renovação da CNH atrasada, principalmente porque finalmente resolvi tomar vergonha e incluir moto na habilitação...:oops:

Cesar Machado
29/04/2011, 16:58
A Relação dos serviços elétricos à serem realizados é a seguinte:

· Chicote Geral. (Incluindo instalação de Conta Giros e Relógio)
· Caixa de fusíveis no lado do carona. (o ar condicionado será instalado no meio)
· Chave Geral
· Alternador de 110 amp.
· Instalação elétrica do Guincho.
· Instalação dimensionada para colocação de 03 rádios no console de teto (PX – PY e CD Player) e 03 luzes de salão (Uma no console; uma no meio do jipe e outra na traseira – todas com acionamento na própria luminária)
· Instalação de 02 pares de faróis auxiliares no quebra-mato (milha e neblina)
· Instalação de um farol auxiliar e um stop light (conjugado com lanterna- modelo do jipe willys) na parte de trás onde ficará a barraca de teto, que resolvi mudar de lugar)
· Luz de placa no porta-estepe.

· Relés para todos os faróis.
· Deixar preparado para instalação do Ar Condicionado.
· Instalação do Comando de Seta do caminhão Mercedes, (com buzina no comando)
· Instlação de temporizador no Limpador de pára-brisa, utilizando o botão de três estágios que originalmente aciona a ventilação forçada nos modelos mais modernos.
· Instalação de luzes piloto adicionais indicadoras do freio de mão (vermelha) e tração (verde) no painel.

O Arranque já havia sido revisado anteriormente e alguns gadgets, como tomadas extras (tipo acendedores de cigarro) serão instaladas oportunamente, conforme for concluindo o projeto, principalmente na parte traseira.

Semana que vem, quando for na oficina, trarei algumas fotos.

Um abraço

canzilao
29/04/2011, 22:02
Cesar eu quero ver essas fotos pra ja ter uma referencia pois a minha vai entrar a DH agora nessa primeira engatada, e o AR vem logo em seguida.
Voce ta pensando em colocar um turbo ai com intercooler??
Abração cara.

Cesar Machado
30/04/2011, 09:10
Como vai, meu camarada?

Lembre-se que o motor do meu jipe é o 14b, e que a bomba da DH é acoplada no motor. (que aliás comprei usada com o Glauco, pois o que havia era uma gambiarra)

Não penso em turbina, até porque depois de tantos anos viajando com um 314 aspirado, passar pro 14b já foi um upgrade e tanto...;-)

Quanto ao Ar condicionado, cheguei a pensar em instalar lá atras, mas resolvi simplificar e colocar na frente mesmo, dando uma entortada na alavanca e trocando a caixa de fusíveis de lugar para que possa caber no meio ( ao invés do sistema "gela-saco" no lado do carona...)

De qualquer maneira, a instalação do AC ficará para depois...

Vamos nos falando.

Um abração

Cesar Machado
11/05/2011, 15:46
E a luta continua...:esgrima:

291481

A montagem da elétrica está quase pronta...

Cesar Machado
11/05/2011, 15:56
A caixa de fusíveis já está instalada e bem acima dela a imprescindível chave geral.

291487

Cesar Machado
11/05/2011, 16:10
Todas as luzes já acendem, e todos os instrumentos do painel do jipe funcionam perfeitamente. :dance:

O comando de seta será do caminhão mercedez, com buzina e lampejador do farol, já está no lugar e funcionando. (esqueci de fotografar o comando, mas amanhã faço isso)

E o painel Central também já está pronto.
291488

Na esquerda da pra ver o botão do alerta.
embaixo desse o botão do esquicho do pára-brisa.

No painel estão os botões dos faróis principais e auxiliares ( os 03 de cima - Milha - Neblina e traseiro)

No meio uma luz de alerta do freio de mão.
O botão ( de três estágios) da ventilação forçada, que estava sem função, ficou perfeito para acionar o limpador de pára-brisa. ( temporizador + 02 velocidades) :dance:

Cesar Machado
11/05/2011, 16:26
Falta basicamente o alternador, que está sendo preparado.
291489

O modelo, originalmente do caminhão VW, irá gerar entre 90 e 100 amp., e deve dar conta do recado. :concordo:

Tudo indica que amanhã, ou sexta-feira, o jipe sairá de lá, direto para o bombista, fazer uma revisão geral na bomba e nos bicos injetores.

Semana vem, o jipão já estará a caminho do capoteiro para colocar as forrações, consoles e rádios. :cool:

Cesar Machado
11/05/2011, 16:41
E como trabalho não se faz sem gente, estão os responsáveis pela montagem da elétrica.

O Delei, que há tempos mexe no meu jipe (e que resolveu ficar tímido na hora da foto :lol:) e o Gilson, chefe da oficina e amigo de muitos anos, que está montando e vai instalar pessoalmente meu alternador...)

291491

Aos dois, os meus agradecimentos pela dedicação e admiração pela competência profissional. :palmas::palmas:
:campeao:

jeisonk
11/05/2011, 17:23
Chique sem tamanho, show :palmas:

Abraços

lipe20
11/05/2011, 17:28
Que bela Band...

Cesar Machado
11/05/2011, 17:54
Jeison e Lipe.
Valeu amigos.
Obrigado pela força.
:concordo:

Glauco mendes
11/05/2011, 18:02
E ai Cesar ñ tenho postado, mas estou sempre acompanhando o tópico, gostei dos alargadores trazeiros qual média de preço ? suceso no final da obra...............

Cesar Machado
11/05/2011, 18:08
E ai Cesar ñ tenho postado, mas estou sempre acompanhando o tópico, gostei dos alargadores trazeiros qual média de preço ? suceso no final da obra...............

Oi Glauco.

Os alargadores são feitos por um amigo aqui.

Acho que estão na faixa de R$ 130,00 o par, mas não sei ao certo. Se for o caso, me manda um e-mail que vejo com ele.

Um abraço

canzilao
11/05/2011, 18:41
Cesar quando vejo uma Band tão bem arrumada como a sua eu renovo as energias e aumento o folego pra suportar a trip da minha nas oficinas.
Sua band ta um espetaculo sem precedentes.
Parabens.

Cesar Machado
11/05/2011, 19:28
Valeu Elgen!!

Tenho acompanhado a reforma da sua, que com certeza também vai ficar um beleza.

É só ter paciência, bom senso e não "enviar os pés pelas mãos",
senão é prejuízo na certa.

Com calma, vamos ajeiotando e conseguindo preços razoáveis nas peças e acessórios.
Um bom exemplo está na DH que vc arranjou pro seu jipe...

Boa sorte meu amigo, prá nós dois. 8--)

Um abraço

Ferreira M
11/05/2011, 23:13
Parabéns César, essa reforma vai ser referência para muitas outras.

Venho fazendo, na medida do possível, algumas modificações na Zuleica, minha band longa 83. Já instalei turbo, intercooler, DH, caixa 5 marchas, freio a disco nas quatro, eixo flutuante e fiz o motor, com comando e pistões do 364. A lataria está sofrível e vai ficar para depois pois o objetivo é fazer uma reforma de verdade, como a que você está fazendo.
Fiquei curioso com a chave de seta que você vai usar. De qual caminhão da Mercedes ela é?

Grande abraço

Ferreira

Cesar Machado
12/05/2011, 07:33
Olá Ferreira.

Usei o comando de seta de cabo curto do MB 608.
Similar a este:
291648

As principais marcas são Marília e Ospina (que usei no meu jipe)
Acho que o preço médio é de R$ 65,00

A vantagem é a robustez do equipamento e a solução para o problema crônico do acionamento da buzina (pelo menos nas Bands com volantes mais antigos).

A questão é que vc precisa usar botões para o alerta e o limpador de pára-brisas, que nos carros mais modernos vem conjugado no comando de seta.

Também não dá mais para usar aquele acabamento plástico da coluna de direção, a não ser que se faça um recorte. (o que tentei fazer uma vez e ficou muito ruim). De qualquer jeito, prefiro sem.

No outro jipe, depois de trocar o comando de seta algumas vezes, optei por um destes que nunca mais deu problema.

Um abraço

Ferreira M
12/05/2011, 09:01
Olá Ferreira.

Usei o comando de seta de cabo curto do MB 608.
Similar a este:
291648

As principais marcas são Marília e Ospina (que usei no meu jipe)
Acho que o preço médio é de R$ 65,00

A vantagem é a robustez do equipamento e a solução para o problema crônico do acionamento da buzina (pelo menos nas Bands com volantes mais antigos).

A questão é que vc precisa usar botões para o alerta e o limpador de pára-brisas, que nos carros mais modernos vem conjugado no comando de seta.

Também não dá mais para usar aquele acabamento plástico da coluna de direção, a não ser que se faça um recorte. (o que tentei fazer uma vez e ficou muito ruim). De qualquer jeito, prefiro sem.

No outro jipe, depois de trocar o comando de seta algumas vezes, optei por um destes que nunca mais deu problema.

Um abraço

Muito obrigado César

Vai ficar melhor com certeza.

Cesar Machado
16/05/2011, 14:22
Depois de 01 ano e cinco meses, meu jipe vou a andar...:cool:

Saiu hoje do eletricista, com tudo funcionando, e foi rodando até o bombista, pra fazer uma revisão geral de bomba e bicos.

A distância foi pouca, o jipe ainda está sem os retrovisores (pois esqueci de levar o acabamento de plástico para colocá-los .:parede:) e o banco do motorista está preso com tire-up, mas foi um prazer ver o motor "pegar de estálo" e sair dirigindo o jipe da oficina

Embora esteja funcionando redondinho, depois de um ano e meio parado, achei conveniente revisar, até porque o jipe também foi comprado pouco antes de iniciada a reforma...:wink:

Mais tarde vou saber o diagnóstico e amanhã, ou quarta, já deve estar pronto para as próximas etapas:

Moleiro => Trocar buchas e jumelos e instalar os amortecedores.

Lanterneiro => Alterar a posição da Barraca (que resolvi passar para a traseira), colocar alargadores nos pára-lamas dianteiros, acertar o suporte de estepe inferior e finalizar a pintura (Lixa ou polimento, dependendo da opção Fosca ou brilho. Estou mais pra fosco...)

Capoteiro - Forros, consoles e instalação dos rádios.

:cavalo:

canzilao
16/05/2011, 16:22
Cesar como é bom ver seu jipe rodando.
Parece que foi a um ano e meio que vc colocou ele na oficina rsrsrsrsr.
Agora é a hora dos acabamentos, da perfumaria.
Sucesso ai nessa ultima fase.

Cesar Machado
16/05/2011, 17:56
Valeu Elgen.

Essa é a fase mais divertida...:dance:

Quando o jipe começa a ficar com a "cara" do dono...;)

Um abração

Cesar Machado
18/05/2011, 13:32
Hoje fui buscar o jipe no bombista, depois de feita uma revisão completa na bomba e nos bicos injetores, que felizmente não precisaram ser trocados.

De qualquer maneira o custo é alto, cerca de R$ 1.700,00, a maior parte em peças, pois a mão ficou em torno de R$ 400,00.

Abaixo algumas das principais peças trocadas:

292880

Bomba de palhetas, roletes, Came Comando, Eixo, Arrastador, etc...

Segundo o pessoal da oficina, um serviço similar no motor MB 364 ou 314 sairia por um pouco mais da metade do preço. :shock:

Fazer o quê...
É o ônus de se ter um motor mais moderno, elástico, potente e silencioso... he he he he he:twisted:

Obrigado ao Casaca e a equipe da HC-DEL, pela atenção e cordialidade.

Um abraço

Cesar Machado
18/05/2011, 13:41
Do bombista, o jipe foi direto pro Moleiro:
O Renato da "Molas Carioca" que é um baita profissional e um sujeito admirável. :palmas:

Lá serão trocados os jumelos originais, por outros, da marca "Jess", que tirei do meu antigo jipe e as buchas.
Vou aproveitar para instalar os amortecedores Dick Cepec, também herdados da Band 81.

Amanhã vou buscar o jipe e trazê-lo para casa, pois só na semana que vem poderei levá-lo para acertar algumas pendências no lanterneiro.

Vai ser um prazer ver o jipão parado na porta de casa...:cool:

Cesar Machado
18/05/2011, 13:57
Estava devendo uma foto do novo alternador instalado e também dos retrovisores, que somente hoje foram colocados no jipe e que ainda vão ganhar um retoque na pintura.:oops:

Esses retrovisores são do caminhão 608 e utilizam os "braços" originais da Bandeirante, com uma pequena modificação, para aumentar o comprimento da haste e permitir a fixação dos espelhos.
Uma solução eficiente, barata e estéticamente aceitável.
Só não digo que ficou bonito, pois isso é uma questão de gosto...:rolleyes:

Um abraço

lipe20
18/05/2011, 15:23
Ficou ótimo os espelhos... depois de pintados melhor ainda.

Troca os parafusos que segura os espelhos na porta. Coloca com cabeça alen...

Cesar Machado
18/05/2011, 16:27
Valeu Lipe.

Com parafusos allen vai ficar melhor :concordo:

Um abraço

ards76
18/05/2011, 18:44
Cesar,

Coloca depois um resumo dos locais onde vc fez sua reforma....

Tipo:

O que foi feito e onde


Parabens pela reforma!

Abraços

Cesar Machado
18/05/2011, 20:52
Atendendo a pedidos,
anota aí...:computador:


Lanternagem e Pintura => Cláudio => 8148 4439 - A Oficina fica na Barão de Ubá, 187 -perto da Praça da Bandeira. ( Ele é o cara! Baita profissional e gente boa toda vida. É só ter paciência com os prazos, afinal ninguém é perfeito...:wink:
Elétrica => Irmãos Unidos (o responsável é o Gilson, que é uma unanimidade) 2260 3808 ou 2564 6318 - Rua Gerson Ferreira 275 - Ramos.
Bomba Injetora - HC-DEL Diesel - Responsável "Casaca" - 3867 1253 - 2270 3182 - Estrada Engenho da Pedra 741. Ramos (é o primeiro serviço que faço com eles, mas a impressão foi a melhor possível...)
(agora pra vc que está nova Iguaçu, pode procurar o Maninho na Box Diesel na Dutra, perto da entrada de Engenheiro Pedreira, que o cara é bom e a oficina de primeira. É que ficou um pouco longe pra mim...:()
Moleiro - Molas Carioca - Resposável Renato - 256106218 - 2573 3778 - Rua Maria da Glória 369 - Ramos.
A Mecânica, foi feita em partes. A Caixa e a embreagem quem revisou e trocou foi no Luís da Toyonew em Madureira, antes de iniciada a reforma. A Montagem e desmontagem da mecânica durante a reforma quem fez foi o Fabrício na mesma oficina onde o jipe foi lanternado (incluindo revisões nos freios e diferenciais), no capricho.
A parte mecânica do guincho quem revisou foi o "grande" Pacheco, na oficina do Aita, onde há muitos anos levo meu jipe. 2270 3252. Aliás foi de lá também que vieram os alargadores traseiros. (valeu Ricardo!)
E as peças foram fornecidas em grande parte pela Arauto (Obrigado Jarbas) - na rua Figueira de Melo - 2589 5323 - o atendeimento dos amigos de longa data : Marcelo e IVan.
Bom é isso aí.
É bom, depois de quase um ano reformando o jipe, estar terminando o serviço sem ter me aborrecido seriamente com nenhum dos profissionais que trabalhar pra mim.

É certo que boa parte deles são parceiros de longa data, mas alguns eu não conhecia antes da reforma.

Á todos eles, os meus sinceros agradecimentos pelo bom trabalho realizado.

Um abraço

ards76
19/05/2011, 16:55
Obrigado Cesar,


Esta lista será uma referencia para nos toyoteiros...


Abraços

Cesar Machado
19/05/2011, 17:43
Com buchas novas, jumelos trocados e amortecedores no lugar, a Band veio rodando e está finalmente estacionada na porta de casa.:dance:

293182

but shit happens...:putz:

Alguns problemas foram notados durante este primeiro deslocamento mais longo e serão resolvidos prioritariamente, antes de prosseguir com os acabamentos.

O primeiro, aparentemente simples, é com a direção. Depois de pensar que pudesse ser algo com a bomba da DH usada que foi instalada no jipe, percebi que, apesar de um barulhinho anormal na bomba, a direção estava PESADA E PRENDENDO, devido a bucha de polietileno colocada na coluna estar muito apertada. :putz:
Se for só isso, (:torcendo:) basta tirar a coluna e dar uma lixada na parte interna da bucha...

O segundo é um pouco mais preocupante, pois a caixa está com alguns barulhos estranhos.:parede::parede:
Como foi tudo revisado e o jipe pouco rodou, embora o serviço já tenha mais de ano e meio, liguei pro Luís da Toyonew, que prontamente pediu que levasse o jipe lá, para tentarmos descobrir o que se passa.:pensativo:

Então segunda-feira, vou tocando devagar pra Madureira, de ouvido atento, pois qualquer coisa chamo o reboque.

Mas tô tranquilo, que tudo se resolve...8--)

Um abraço

Neto Bezerra
20/05/2011, 13:14
Caro Cesar,

apesar de particularmente visualizar as Band´s curtas como sendo mais charmosas..
a sua Bandeirante é de longe a mais bela que já vi.

Parabéns pelo seu projeto, dá gosto de ler e ver uma coisa destas.

Abraço!

Cesar Machado
20/05/2011, 17:25
Oi Neto.

Valeu amigo. Obrigado.:concordo:

Um abraço

Dimasi
21/05/2011, 13:28
Cesar,
Parabéns por mais essa etapa. Apesar de não postar, acompanho a saga desde o início. Para mim, tem duas bands no Brasil que são referência em trabalho bem feito e bom gosto. Uma, a do seu companheiro de transamazônica, o Guiga, a outra, a sua.
O Rento da Molas Carioca entende bem de Band ? Pergunto isso, pq estou com problemas na minha suspa, e quero alguem que entende de configuração p/ Band.

Abs

Cesar Machado
21/05/2011, 16:26
Oi Dimasi.

Obrigado pela força.

Quanto ao Renato, pode ir lá sem susto
Trata-se de Profissional competente e muito correto.

Um abraço

Cesar Machado

Cesar Machado
25/05/2011, 19:11
...a Engrenagem da segunda, que estava estragada...:putz:

Provavelmente já estava prejudicada, mas passou despercebida quando revisamos a caixa... :parede:

Aí, depois de um ano parada, ao começar a rodar resolveu se manifestar.

Conclusão...:bananadança:

Ainda bem que descobri logo, já pensou essa merda acontece no meio da viagem...:shock:

Espero que fique só no prejuízo da engrenagem ( R$ 260,00) que vou buscar amanhã na Arauto...

Um abraço

Cesar Machado
26/05/2011, 19:27
Abaixo a foto da bendita engrenagem quebrada...:evil:

294561

No entanto graças ao barulho tive que abrir a caixa e pude descobrir que,
de alguma maneira, durante os meses em que ficou parada,
talvez durante a lavagem do chassi,
ou enquanto descansava num canto da oficina,
Entrou umidade na caixa...:putz:
294562 294563 294564

Quer dizer, ainda bem que fez barulho, senão o prejuízo a longo prazo poderia ser bem pior...:shock:

Pelo menos, Amanhã já deve estar tudo resolvido, para que eu possa continuar com a montagem dos acabamentos.

Um abraço

canzilao
26/05/2011, 19:58
Ha malas que vão pra Belem rsrs.
Cesar e engraçado que a engrenagem é nova não é???
e so enferrujou uma das engrenagens???
Vivendo e aprendendo.
boa sorte ai em mais uma ida a oficina.

Cesar Machado
26/05/2011, 20:28
Oi Elgen.

Obrigado pela força.

Nenhuma engrenagem havia sido substituída, só o conjunto sincronizador, além de rolamentos e retentores.

A razão da troca da engrenagem da segunda são as marcas nos dentes e não a ferrugem.
Tudo indica que essa engrenagem já estivesse comprometida de alguma forma e isso tenha passado despercebido na revisão...

Também havia um pouco de ferrugem no sincronizador , mas não será perciso trocá-lo.

Besteira foi ter feito a revisão da caixa e depois deixar o carro parado esse tempo todo.. :parede:

Mas não tinha muito jeito, pois na época a caixa estava fazendo um barulho estranho (sincronizador) e eu fiquei preocupado de estragar mais alguma coisa e resolvi abrir logo...

Agora é torcer para que nada mais "apareça"...:torcendo:

Um abraço

Dimasi
27/05/2011, 18:35
Fala cesar...
Ainda bem que viu na hora certa. menos mal que era só isso. Tudo que não é usado estraga mesmo.

abs

Cesar Machado
28/05/2011, 08:03
Ontem, depois de tirar o jipe da oficina, fui acertar o eixo cardã traseiro, que além de uma folga no conjunto luva/ponteira, havia sido mal adaptado quando da troca da caixa de marchas (feita pelo antigo proprietário) e estava muito grande, entrando apertado e forçando todo o sistema, além de dificultar sua montagem/desmontagem):shock:

Para isso, levei o jipe para a Cardã Rio, na Rodovia Pres. Dutra, especializada em transmissão.

Com o serviço pronto, seguia no caminho de caso rodando por vias expressas, muito satisfeito com o execelente redimento do carro, quando ao parar num engarrafamento, novamente ouvi o maldito barulho na caixa de marchas...:parede:

Pensei, PQP! o que pode ser agora?

No caminho pra oficina concluí que deve ser no conjunto do freio de mão, que não foi verificado quando abrimos a caixa, já que atribuímos a engrenagem danificada a orígem do barulho ouvido anteriormente... :parede:

Conclusão, o jipe passará o final de semana descansando na oficina e na segunda feira desmonto o freio de mão pra ver se é só isso mesmo...

No mais, estou tranquilo, sem estresse, pois esse período é justamente para testar o carro e ir resolvendo esses pequenos problemas, comuns num jipe que ficou tanto tempo parado. 8--)

Mas que é chato, isso é...:rolleyes:

Um abraço

Cesar Machado
01/06/2011, 12:03
Com o probleminha do freio de mão resolvido. ( Era só uma trava que havia se soltado, provocando o barulho), o jipe já está rodando normalmente.:dance:

Pra não dizer que está 100%. a bomba da Direção Hidráulica que foi comprada usada, faz algum barulho e está um pouco pesada. Mas o Glauco (que me vendeu a bomba) já está a caça de outra para mim...:concordo:

canzilao
01/06/2011, 12:07
Cesar com a utilização das dobradiças externamente como ficou a regulagem de profundidade das portas???

jeisonk
01/06/2011, 12:08
Ajeita tudo que Carrancas tá chegando :dance::dance:

Abraços

Cesar Machado
01/06/2011, 12:13
Mudei a posição da barraca de Teto, passando-a para a traseira do jipe e colocando-a para abrir para trás.

Para isso, inverti a posição do rack, que ficou apoiado na calha traseira e no bagageiro, devidamente fixado.

Penso que assim ficou bem melhor assim, ainda mais que a porta traseira abre numa boa com a barraca montada. Só o suporte do estepe que pega na escada,
mas oportunamente, vou aperfeiçoar os racks para diminuir a altura do conjunto e chega-lo um pouco mais para trás, de modo e liberar a abertura do suporte também.:pensativo:


295475 295476

jeisonk
01/06/2011, 12:18
Cesar, com essa inversão da Barraca, a escada ficou meio sem propósito, não?
Pra subir ao bagageiro vai fazer alguma coisa na frente ou vai pelo capô mesmo?

Abraços

Cesar Machado
01/06/2011, 12:19
Oi Elgen.

Mesmo com o novo posicionamento das dobradiças e porta ficou na posição normal, alinhada com a carroceria.
Lembro apenas que minha porta é da antiga, mas não vejo porque com uma porta moderna seria diferente.

Um abraço

Cesar Machado
01/06/2011, 12:32
Oi Jeison,

É com ele que vou pra Carrancas.

Dia 16 tenho vistoria marcada e no dia 17 sigo pro encontro.

Quanto a escada, a questão é que ela faz parte do suporte do hi-lift.

Mas como o escapamento alto vai ter que ficar naquele mesmo lado, provavelmente vou acabar tirando tudo e fazendo outro suporte pro Hi-lift do outro lado.:pensativo:

Um abração

jeisonk
01/06/2011, 12:36
Beleza.

Ficou show o esquema da barraca, particularmente também acho melhor ela lá atrás.

Abração

Cesar Machado
01/06/2011, 12:47
Pra acessar o bagageiro pela frente estou pensando em copiar essa idéia de nossos amigos holandeses.

295480

E para complementar, penso em colocar um reforço para pisar, talvez em alumínio, na curva do pára-lama.

295485

jeisonk
01/06/2011, 16:02
Bacana a solução, e bem simples.

Abraços

Cesar Machado
01/06/2011, 18:45
Grande Jeison.

Já botou as LC na assinatura né, muito bem...

Só falta abrir um tópico pras novas viaturas.

Uma já se chama Moranguinho..,

E a outra, como é azul vai chamar...
Humm, já sei!
Azulzinha... :chorandoderir::chorandoderir:
295525

jeisonk
01/06/2011, 22:37
Cesar, a FJ terá um nome mais másculo, preciso me redimir :torcendo::torcendo:

:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Abração

Loras
01/06/2011, 22:53
Eu posso iniciar o tópico da Moranguinho se o proprietário deixar!!!

:torcendo: :cool:

Abraços,

canzilao
01/06/2011, 22:57
Aqui se perde o amigo mais não se perde a piada.

jeisonk
01/06/2011, 22:59
Loras, seria uma grande honra, manda bala hermano.

Abração


Ah, percentualmente falando, tu é mais proprietário do que eu :mrgreen::mrgreen:

Loras
01/06/2011, 23:27
Yhuuuu!!!

Já colocou até na assinatura.

Agora assumiu de vez!!!

Se a conexão permitir, daqui a pouco está no ar.

Abraço,

jeisonk
01/06/2011, 23:33
Agora assumiu de vez!!!


E tem alternativa? :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Ah, não podemos esquecer do João Lucena, foi ele que apareceu com essa história lá no teu tópico, era isso ou Malagueta.
Moranguinho é mais simpático (ui) :torcendo::torcendo:

Abraços

jeisonk
01/06/2011, 23:54
Já no ar: http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/91531-toyota-land-cruiser-hdj80-moranguinho.html

Show de bola Loras :palmas::palmas:

Cesar, desculpa a bagunça toda por aqui, e te prepara, isso é só o começo :mrgreen:

Abração

Guiga Tostes
03/06/2011, 11:14
:pipoca::pipoca::pipoca:

Ainda vou andar nessa Band! :palmas:

Cesar Machado
03/06/2011, 11:24
Certamente não faltarão oportunidades...:brinde:
Um abração

Cesar Machado
03/06/2011, 16:32
Depois de quebrar um pouco a cebeça:semideia, finalmente conseguimos uma boa solução para o escapamento...:cool:.

A tubulação teve seu diâmetro ampliado de 2 para 2,5 polegadas, de modo a compensar a maior extensão do sistema devido a colocação da "descarga alta". ( que ainda não foi pro lugar, pois estou pensando como vou prendê-la, agora que o bagageiro chego pra frente...:pensativo:)
Como silencisosos foram usados um abafador "genérico" e a descarga do GM Zafira.

E também foi colocado um flexível pra reduzir a vibração.

Nas fotos, o escapamento antes e depois e o flexível no detalhe.

295872 295873 295874

Meus agradecimentos ao pessoal da USICANO ( Rua Silva Vale 830 - (21) 3899 8436 ) pela paciência e pelo excelente trabalho.:palmas:

Um abraço

Cesar Machado
03/06/2011, 16:41
O jipão agora está no capoteiro e mesmo sem forração, já está chamando atenção das gatas...:rolleyes:

Imagina então quando estiver pronto...:mrgreen:

Um abraço

Newton Guerra
03/06/2011, 16:50
Cesar, cada vez melhor a estradeira!
A instalação elétrica ficou muito legal. Deu até vergonha dos chicotes que eu fiz para um CJ que estou reformando :oops:. Vou ter que levar para um profissional, hehehe.

Tenho uma dúvida quanto à descarga alta. Ela é mesmo necessária? Tenho a impressão que pode causar queimaduras em distraídos (e xeretas), mesmo com proteção. A fumaça não tende a entrar no carro em velocidades maiores (estradas) por causa do "vácuo" que forma na traseira?

Abraços

Cesar Machado
03/06/2011, 17:11
Oi Newton.

Bom vê-lo por aqui.:concordo:

Já vi muita gente cruzar rios com o escapamento submerso.

No entanto, penso que dessa forma se exige mais do motor, que acaba perdendo potência num momento em que precisa fazer mais força para empurrar a água.

Além disso, em caso do motor apagar acho que será mais dificil conseguir ligá-lo de novo, pois mesmo não sendo um sistema totalmente vedado, com a descarga alta a entrada de água se daria muito mais lentamente.

Prá não falar que gosto da estética...:rolleyes:

Quanto a entrada de fumaça pela traseira do carro, já usava a descarga alta antes e nunca percebi que isso acontecesse. Aliás, penso que, se assim fosse, os escapamentos também não poderiam ficar na traseira dos carros, mesmo na parte de baixo.

Um abração.

Ferreira M
04/06/2011, 12:09
Parabéns César

A Estradeira está realmente muito bonita. Um dia desses me disserem que esses protetores de fáróis estavam proibidos, você sabe alguma coisa sobre isso? Estou sem protetor e gostei desse modelo que você usou. Para rodar na cidade existe alguma restrição para os faróis auxiliares?
Me desculpem se este não for o local adequado para tirar estas dúvidas, é que a reforma da estradeira está orientando a minha.

Grande abraço


O jipão agora está no capoteiro e mesmo sem forração, já está chamando atenção das gatas...:rolleyes:

Imagina então quando estiver pronto...:mrgreen:

Um abraço

Cesar Machado
04/06/2011, 19:45
Olá Ferreira.

Entendo que o que vc chama de "protetor de faróis" seja o quebra-mato, essa grade que fica acima do pára-choques.
Desconheço qualquer proibição para o uso desse equipamento, desde que não seja colocado à frente do pára-choques.

Quanto aos faróis auxiliares, até onde sei, ele não podem estar posicionados acima da linha dos faróis originais do veículo, sendo que os faróis "de milha" devem acender e apagar junto como os faróis altos.
Já para os faróis de neblina não há essa exigência, e eles podem ter funcionamento independente

Um abraço

Ferreira M
04/06/2011, 21:53
Obrigado pela explicação César.

Vou providenciar um qebra-mato e os faróis. em julho vou viajar para Santa Catarina e essa questão estava me preocupando.

Fico esperando as novidades da Estradeira, com certeza um veículo a ser copiado.

Grande abraço

Olá Ferreira.

Entendo que o que vc chama de "protetor de faróis" seja o quebra-mato, essa grade que fica acima do pára-choques.
Desconheço qualquer proibição para o uso desse equipamento, desde que não seja colocado à frente do pára-choques.

Quanto aos faróis auxiliares, até onde sei, ele não podem estar posicionados acima da linha dos faróis originais do veículo, sendo que os faróis "de milha" devem acender e apagar junto como os faróis altos.
Já para os faróis de neblina não há essa exigência, e eles podem ter funcionamento independente

Um abraço

cristiano
05/06/2011, 01:14
Mudei a posição da barraca de Teto, passando-a para a traseira do jipe e colocando-a para abrir para trás.

Para isso, inverti a posição do rack, que ficou apoiado na calha traseira e no bagageiro, devidamente fixado.

Penso que assim ficou bem melhor assim, ainda mais que a porta traseira abre numa boa com a barraca montada. Só o suporte do estepe que pega na escada,
mas oportunamente, vou aperfeiçoar os racks para diminuir a altura do conjunto e chega-lo um pouco mais para trás, de modo e liberar a abertura do suporte também.:pensativo:


295475 295476

Cesar

Que maravilha de reforma a sua!! Meus parabéns!

Recentemente minha Band passou por funilaria, quase troquei de cor, só para manter o teto, grade dianteira e rodas brancas. Já pensou em fazer isso na sua? Torná-la uma Land Cruiser por completo? A cor da minha é branca.

Estava reparando na sua porta traseira e percebi que ela não possui um reforço na parte central por dentro. As minhas ainda são do modelo antigo, mas as 3 do modelo novo estão chegando nas próximas semanas. Vai fazer o forro da porta traseira? Sugiro a instalação de um limpador traseiro com esguiço (reservatório da kombi antiga), eu utilizo a mais de 5 anos e recomendo.

Eu também aproveitaria que está fazendo o escapamento e instalaria a fita termotape no coletor e parte do escapamento, eu comprei para minha e minha intenção é colocar em toda sua extensão. Ela vem branca mas você pode pintar de preto com aquela tinta de 600 graus (acho que é essa temperatura).

Tenho que resolver algumas prioridades na minha, mas um dos itens da minha lista é a instalação da barraca do teto também, apesar do que acho que vou me arrepender, pois tirei o bagageiro para a reforma e ainda não o coloquei, resultado que entro em muito mais lugares que antes e fico muito menos preocupado. Veremos quando chegar a hora!

Depois peça para o eletricista deixar a instalação elétrica do seu engate pronta, você só sente a falta na hora que mais precisa.

Eu fiz a caixa de ferramentas embutida em um dos paralamas traseiros, ficou ótimo! Do outro lado tenho um bocal para o tanque traseiro de 80 litros, então não pude fazer duas. A minha é o modelo curto, se a minha Band fosse longa minha imaginação ia longe... Depois coloca uma foto de como ficou a tampa da sua caixa de ferramentas! A minha foi colocado dobradiça e um cadeado para trancar.

No suporte de estepe eu fiz uma chapa externa e duas internas, uma acima do paralama e outra abaixo, particularmente acho que aguenta até pneus maiores agora (Uso 33).

Eu também aproveitei na reforma para colocar uma manta no tampão da caixa de marchas, mas para te falar a verdade não consegui ver a diferença. Muito provavelmente porque meus calços estavam péssimos e depois que troquei sumiram diversos ruídos. A próxima coisa é colocar a manta em toda extensão do teto como você fez, já está comprada junto com a cola, mas é que tenho planos de um teto solar, então....

Eu coloquei calços/suportes extras entre o último calço (porta traseira) e o penúltimo, porque a distância entre eles é muito grande e com o tempo acaba rachando a lata debaixo da porta. Eu achei que tudo ficou mais firme...

Esta semana estarei colocando o kit de cubo estriados no diferencial flutuante, você já teve problemas do parafuso dos prisioneiros afrouxar?

Você trocou os parafusos allen da roda? Como foi isso? É só tirar um e colocar o outro no lugar?

Estas borrachas que você colocou entre o paralama dianteiro e a lata foram de qual carro? Gostei do acabamento!

Estou procurando um engate igual ao seu com um bom preço, se souber de algum...

Desculpe o email extenso, mas sou apaixonado por Toyota e também tenho dificuldade de mão de obra em Brasília.

Cesar Machado
05/06/2011, 07:42
Vamos por partes.

Que maravilha de reforma a sua!! Meus parabéns!
Obrigado!

Recentemente minha Band passou por funilaria, quase troquei de cor, só para manter o teto, grade dianteira e rodas brancas. Já pensou em fazer isso na sua? Torná-la uma Land Cruiser por completo?
A minha já tem o teto branco e a anterior tinha as rodas brancas também. Mantive o teto branco pela estética e para amenizar um pouco o calor, mas resolvi experimentar as rodas pretas e gostei do resultado...

Estava reparando na sua porta traseira e percebi que ela não possui um reforço na parte central por dentro. Vai fazer o forro da porta traseira? Sugiro a instalação de um limpador traseiro com esguiço (reservatório da kombi antiga).
Eu pretendo colocar um reforço e vou fazer o forro dessa porta em alumínio, incluindo uma prateleira para apoiar o fogão de camping:
296056
Quanto ao limpador traseiro, a visão do meu vidro traseiro está quase sempre obstruída pelas bagagens, então não me animo em investir nisso...

Eu também aproveitaria que está fazendo o escapamento e instalaria a fita termotape no coletor e parte do escapamento.
Isso é uma boa idéia para diminuir a irradiação de calor nas partes do escapamento que passam próximas a cabine. Vou ver o preço por aqui e quando puder coloco em alguns lugares.

Tenho que resolver algumas prioridades na minha, mas um dos itens da minha lista é a instalação da barraca do teto também, apesar do que acho que vou me arrepender, pois tirei o bagageiro para a reforma e ainda não o coloquei, resultado que entro em muito mais lugares que antes e fico muito menos preocupado.
Quando chegar a hora, como seu jipe é curto, projete um apoio que inclua um pequeno bagageiro ( que fique à frente) e a barraca de teto e só ponha no jipe quando for viajar. No restante do tempo embale numa lona plástica e guarde em pé num canto da garagem. (mesmo que more num prédio) Só não se esqueça de abrir de vez em quando para dar uma arejada e evitar o mofo.

Depois peça para o eletricista deixar a instalação elétrica do seu engate pronta, você só sente a falta na hora que mais precisa.
Não gosto de reboques e só uso o engate para situações de emergência, por isso nunca me preocupei com instalação elétrica para ele.

Eu fiz a caixa de ferramentas embutida em um dos paralamas traseiros, ficou ótimo! Depois coloca uma foto de como ficou a tampa da sua caixa de ferramentas! A minha foi colocado dobradiça e um cadeado para trancar.
Na minha usei dobradiças e um trinco daqueles mais comuns, vou tirar uma foto e posto aqui.

No suporte de estepe eu fiz uma chapa externa e duas internas, uma acima do paralama e outra abaixo, particularmente acho que aguenta até pneus maiores agora (Uso 33).
Não consegui visualizar, ponha uma foto aqui, ou um mande o link do tópico do seu jipe.

mas é que tenho planos de um teto solar, então....
Teto solar... Eu não poria, mas cada um com seu cada um...

Eu coloquei calços/suportes extras entre o último calço (porta traseira) e o penúltimo, porque a distância entre eles é muito grande e com o tempo acaba rachando a lata debaixo da porta. Eu achei que tudo ficou mais firme...
Quando puder mande fazer um reforço interno (com cantoneira ou tubo retangular) naquela travessa que fica embaixo da porta traseira. Com isso o problema das rachaduras acabam.

Esta semana estarei colocando o kit de cubo estriados no diferencial flutuante, você já teve problemas do parafuso dos prisioneiros afrouxar?
Não, mas para garantir coloque os prisioneiros com locktite "vermelho"

Você trocou os parafusos allen da roda? Como foi isso? É só tirar um e colocar o outro no lugar?
???? que parafuso allen????
Se aqueles pequenos de acabamento, eles já vieram de fábrica como estão.

Estas borrachas que você colocou entre o paralama dianteiro e a lata foram de qual carro?
Se não me engano é debrum de fusca, vc encontra em qualquer casa de borracha. ( é só procurar o que tem o arredondado de um lado só.

Estou procurando um engate igual ao seu com um bom preço, se souber de algum...
Chama-se "Engate G bola". Aqui tem um engate G bola | Rolo 4x4 - Classificados de veículos off road para compra e venda de peças e acessórios (http://www.rolo4x4.com.br/dadosClassificados4x4.asp?a=24532&cat=2&item=73&titulo=engate%20G%20bola)

Um abraço

Cesar Machado
09/06/2011, 07:55
O serviço no capoteiro segue à tdo vapor. :cool:

O forro do teto estava praticamente pronto quando saí de lá ontem e as laterais e o forro das portas ficaram ótimos.

abaixo uma foto em detalhe do forro da porta e a equipe trabalhando no teto do jipe.
Parece que vai ficar muito bom... :dance:

296698 296699
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/misc/pencil.png

canzilao
09/06/2011, 09:38
Ta ficando show esses forros, e estão me lembrando os da Toy do Amadeus, que foram confeccionados pela mãe dele, coisa de primeira.
Cesar só por curiosidade, esse carro ao fundo é um Maverick???
Se for e vc puder me fazer uma favor, tire algumas fotos dele, pois um amigo aqui comprou um e vou ajudar na restauração dele, e toda informação é bem vinda.
Abração meu amigo.

Cesar Machado
09/06/2011, 15:46
Vou tirar algumas fotos do Maverick e mando pra vc.

Um abração

Cesar Machado

jeisonk
09/06/2011, 16:50
Cesar, o acabamento dessa porta ficou 10.
Os cabrinhas são bons mesmo.

Abraços

Cesar Machado
09/06/2011, 18:04
O Michael é bom de serviço...:concordo:

O teto e os consoles também ficaram ótimos.

Amanhã levo a máquina e tiro mais fotos.

Um abraço

Cesar Machado