Ver Versão Completa : Colocar o amortecedor fora da longarina
Pessoal,
Pesquisei bastante e nada encontrei.
As novas Ranger´s vem com os amortecedores traseiros posicionados para fora das longarinas para melhorar o controle da traseira.
Minha pergunta é:
Alguém já pensou se vale a pena fazer esta alteração nas mais antigas?
Alguém já fez?
Este assunto ficou rodando na minha cabeça depois de perder a traseira numa curva com costela de vaca, mas por sorte, não vinha ninguem na contra mão.
Obrigado!
Flávio
... eu andei em uma ranger com os amortecedores pra fora.. e eu acho qe ela foi adaptada, ja qer era 2006/07 se nao me engano, cab dupla, 3.0 .
Sinceramente, é sem comparação com a antiga e com a S10. A caminhoente fica MUITO firme. Achei muito boa a alteração..
Vlw Miranda, eu acho que deve melhorar mesmo. Vc tem o contato do proprietario desta pkp? pq se ele puder relatar a modificação aqui seria muito bom.
Obrigado!
Se não me engano a bitola do eixo traseiro é maior. Acho que 2,5cm pra cada lado.
das novas? por isso é capaz que não seja possivel a adaptação?
Mas se quiser colocar pneu grande, ja começa a ter problemas de enroscar nesse suporte....
Olá,
A idéia é boa, fui até olhar uma nova pra ver se tirava alguma conclusão. Olhando de fora, a parte do chassis, diria que é até fácil e que ficaria muito parecido, mas não consegui ver a fixação da parte de baixo...
Gostaria de ver uma nova levantada.
Quem souber de alguém fazendo avise!!!
tb quero ver, estarei daqui a pouco no encontro no paca, quem sabe tem alguma por lá.
qq coisa posto aqui!
Walter L. L. Casitta
04/02/2010, 20:24
Isso já foi discutido no fórum um monte de vezes. Em princípio teria que trocar o eixo traseiro.
Na Ranger nova até o feixe de molas é diferente...
Uma imagem vale mais que mil palavras, hehehe.
Isso já foi discutido no fórum um monte de vezes. Em princípio teria que trocar o eixo traseiro.
Na Ranger nova até o feixe de molas é diferente...
Grande Walter Casitta,
Estava esperando ansiosamente por sua opinião, pois sabia que vc estaria mais adiantado sobre o assunto.
Peço desculpas, mas procurei e procurei e depois de quase desistir procurei mais uma vez e não encontrei nada sobre este assunto no forum, caso saiba onde esta e não for pedir muito, coloque o link para nós e nos direcionamos para o outro tópico e trancamos este.
No caso da troca do eixo é por qual motivo especificamente. O feixe de molas da nova é melhor ou só muda posicionamento pelas devidas alterações?
Obrigado,
Flávio
RcSala,
Esta imagem é da Jamanta?
RcSala,
Esta imagem é da Jamanta?
Isso!
Ai ela tava com 50km :mrgreen:
Se precisar posso tirar outras fotos, só não vai estar tão limpinho assim :concordo:
Isso!
Ai ela tava com 50km :mrgreen:
Se precisar posso tirar outras fotos, só não vai estar tão limpinho assim :concordo:
Se vc puder seria muito bom, pois com as fotos podemos analisar melhor.
Obrigado mais uma vez.
Daniel.Shimomoto
05/02/2010, 20:42
Eu certa vez vi uma adaptação em que o individuou MANTEVE o eixo original (pois os pontos de fixação originais estavam vazios) mas como estava no transito, tempo nublado e sem maquina fotografica não sei o que o cara fez.
Era uma Ranger CS, diferencial Visteon (claramente perceptivel por ser mais "parrudo" que o Dana). Aparentemente a pessoa colocou um alargador nas rodas e soldou algum ponto de fixação externo ao feixe de molas. A bitola traseira parecia um pouco mais larga. A parte superior eu acredito que foi invertido para fora os pontos originais internos.
Abs!!!
Eu certa vez vi uma adaptação em que o individuou MANTEVE o eixo original (pois os pontos de fixação originais estavam vazios) mas como estava no transito, tempo nublado e sem maquina fotografica não sei o que o cara fez.
Era uma Ranger CS, diferencial Visteon (claramente perceptivel por ser mais "parrudo" que o Dana). Aparentemente a pessoa colocou um alargador nas rodas e soldou algum ponto de fixação externo ao feixe de molas. A bitola traseira parecia um pouco mais larga. A parte superior eu acredito que foi invertido para fora os pontos originais internos.
Abs!!!
Eita Daniel, se encontrar denovo com esta vtr, tira foto mesmo com chuva hehehe
Tb acho que dá para adptar no eixo, estou pesquisando.
Alguem mais tem informação sobre o caso?
abraço,
Flávio
Daniel.Shimomoto
08/02/2010, 14:12
Eita Daniel, se encontrar denovo com esta vtr, tira foto mesmo com chuva hehehe
Tb acho que dá para adptar no eixo, estou pesquisando.
Alguem mais tem informação sobre o caso?
abraço,
Flávio
Flavio;
Vi que é de São Paulo....Tava em pleno Alphaville, eram 6 da tarde (por ai vc já imagina). E fiquei com a mesma sensação sua de estar com uma ideia boa na mão e de repente ela ter ido embora.
A grande dificuldade deve-se ao fato do espaço entre a roda e o feixe ser pequeno...Ai eu acredito na dificuldade em se fazer sem alargar um pouco a bitola. E lembrando que a Ranger 2007/2008 ter o eixo 3 cm mais largo. O que acaba se tornando relevante.
ABs!!!
Deivid/silveira
08/02/2010, 14:16
Pô !
estou pensando seriamente nisso,
vou dar uma levantada no feixe, e vou estudar uma forma.
Realmente nas curvas fica bem + seguro, por que não pensaram isso em 99/00 hen?!:mrgreen:
Flavio;
Vi que é de São Paulo....Tava em pleno Alphaville, eram 6 da tarde (por ai vc já imagina). E fiquei com a mesma sensação sua de estar com uma ideia boa na mão e de repente ela ter ido embora.
A grande dificuldade deve-se ao fato do espaço entre a roda e o feixe ser pequeno...Ai eu acredito na dificuldade em se fazer sem alargar um pouco a bitola. E lembrando que a Ranger 2007/2008 ter o eixo 3 cm mais largo. O que acaba se tornando relevante.
ABs!!!
É verdade Daniel, eu já estava em planos de jogar a roda mais para fora mesmo, isso com um espaçador de roda já resolve, agora não estou intendendo como o eixo da 08 é mais largo 3cm, então isso é favoravel, ou seja, temos + 3cm de curso para intalação, ou estou enganado?
Qem tem Ranger modelo novo ae confirma pra gente: Os amortecedores sao dipostos no msmo sentido? tipo.. os dois apontando pra frente?
pq na ranger qe eu andei era um pra cada lado..
Qem tem Ranger modelo novo ae confirma pra gente: Os amortecedores sao dipostos no msmo sentido? tipo.. os dois apontando pra frente?
Um pra cada lado.
Esquerdo para trás e direito para frente.
Estou devendo mais fotos mas o tempo ta curto. Assim que possível eu faço umas imagens.
Um pra cada lado.
Esquerdo para trás e direito para frente.
Estou devendo mais fotos mas o tempo ta curto. Assim que possível eu faço umas imagens.
Acho que vou sair pela rua e procurar uma Ranger da nova que já não é tão nova hehe para tirar umas fotinhos.
Olha só que legal essa foto! Melhor mesmo só se tivesse outra foto do modelo antigo.
Alguém sabe se aquela parte à direita do feixe de molas é o ponto de ancoragem do amortecedor antigo???
Veja que a fixação do amortecedor na parte de cima parece ser fácil de resolver. Já embaixo...
Olha só que legal essa foto! Melhor mesmo só se tivesse outra foto do modelo antigo.
Alguém sabe se aquela parte à direita do feixe de molas é o ponto de ancoragem do amortecedor antigo???
Veja que a fixação do amortecedor na parte de cima parece ser fácil de resolver. Já embaixo...
vou tirar da minha e posto amanhã.
vou tirar da minha e posto amanhã.
Então,
Estive olhando a parte superior da nova Ranger e tem uma peça que vai na longarina e prende o amortecedor. Essa parte deve ser bem fácil. Tenho que ir a uma Ford e ver nome, código, $$$...
Já a parte de baixo, ainda não olhei (casa de ferreiro espeto de pau...) se o eixo antigo tem aquela ancoragem.
Será que vai dar pra funcionar com os dois???
Será que, com os dois, melhoraria a estabilidade com a caçamba vazia???
PS: Não sei como anda a nova, nunca andei em uma...
Abs
Walter L. L. Casitta
22/02/2010, 11:37
Então,
Estive olhando a parte superior da nova Ranger e tem uma peça que vai na longarina e prende o amortecedor. Essa parte deve ser bem fácil. Tenho que ir a uma Ford e ver nome, código, $$$...
Já a parte de baixo, ainda não olhei (casa de ferreiro espeto de pau...) se o eixo antigo tem aquela ancoragem.
Abs
Essa é a parte mais fácil. Basta retirar os arrebites, passar os suportes para o lado de fora fixando com parafusos.
O resto é mais complicado, tem que colocar espaçadores nas rodas e soldar novos suporte nos eixos...
nao, e um pra cada lado mesmo, quando sobrar um tempinho eu boto uma ranger do lado da outra e tiro algumas fotos
Então,
Abs
Não tinha pensado nisso...:pensativo:
Essa é a parte mais fácil. Basta retirar os arrebites, passar os suportes para o lado de fora fixando com parafusos.
Nem pensei nisso tudo! Pensei só em comprar a peça e fixar com parafusos. Deixaria as fixações originais lá...
O resto é mais complicado, tem que colocar espaçadores nas rodas e soldar novos suporte nos eixos...
Espaçador acho que nem precisa, heim? Caçamba, bitola e pneus das novas são iguais aos das velhas...
Vergonhosamente ainda não olhei na minha mas certamente não terá os suportes para as posições dos novos amortecedores no eixo. Vai ter que soldar mesmo ou comprar outro eixo (só último caso!)
abs
Luizinho
24/02/2010, 22:30
Gostaria de saber se para soldar no eixo traseiro a fixação inferior do amortecedor é necessário realmente retirar os semi-eixos para não serem danificados pelo calor da solda elétrica ou basta somente trocar o óleo do diferencial?
Existe alguma maneira de reduzir a temperatura que a soldagem impõe ou é só o pano molhado mesmo?
Qual a melhor maneira de fixar os suportes no chassi? Parafusos Allen 12.9 com porcas auto-travantes e arruelas dentadas ou outra forma?
Em tempo,
Os suportes do amortecedor no chassi antigos (F8A5D067AC) são diferentes dos novos (8L555D067AA, R$ 134,00 cada na concessionária Ford).
A furação deles no chassi PARECEM iguais (irei conferir, se forem iguais farei o serviço), mas o formato do suporte não é igual.
As medidas da caçamba são iguais, mas a bitola é diferente. Se não me engano 30mm mais larga.
Tenho quase certeza que sem espaçador de rodas não cabem os amortecedores (irei conferir), a AVM faz uns bem bacanas de 38mm e custam por volta de R$ 240,00 o par na TorOffRoad.
Daniel.Shimomoto
24/02/2010, 22:53
Nem pensei nisso tudo! Pensei só em comprar a peça e fixar com parafusos. Deixaria as fixações originais lá...
Espaçador acho que nem precisa, heim? Caçamba, bitola e pneus das novas são iguais aos das velhas...
Vergonhosamente ainda não olhei na minha mas certamente não terá os suportes para as posições dos novos amortecedores no eixo. Vai ter que soldar mesmo ou comprar outro eixo (só último caso!)
abs
Pzaidan;
A bitola das novas é 3cm maior que das antigas (15mm de cada lado). O unico risco que vejo é o espaco deixado entre a mola e a roda ficar tão pequeno que o amortecedor pegue no pneu.
Abs!!!
Walter L. L. Casitta
25/02/2010, 19:56
Gostaria de saber se para soldar no eixo traseiro a fixação inferior do amortecedor é necessário realmente retirar os semi-eixos para não serem danificados pelo calor da solda elétrica ou basta somente trocar o óleo do diferencial?
Existe alguma maneira de reduzir a temperatura que a soldagem impõe ou é só o pano molhado mesmo?
Qual a melhor maneira de fixar os suportes no chassi? Parafusos Allen 12.9 com porcas auto-travantes e arruelas dentadas ou outra forma?
Em tempo,
Os suportes do amortecedor no chassi antigos (F8A5D067AC) são diferentes dos novos (8L555D067AA, R$ 134,00 cada na concessionária Ford).
A furação deles no chassi PARECEM iguais (irei conferir, se forem iguais farei o serviço), mas o formato do suporte não é igual.
As medidas da caçamba são iguais, mas a bitola é diferente. Se não me engano 30mm mais larga.
Tenho quase certeza que sem espaçador de rodas não cabem os amortecedores (irei conferir), a AVM faz uns bem bacanas de 38mm e custam por volta de R$ 240,00 o par na TorOffRoad.
Luizinho,
Quando instalei os amortecedores Rancho no eixo traseiro da Ranger tive que reposicionar o suporte do amortecedor traseiro direito porque ele encostava na aba da longarina. Tirei os arrebites e coloquei parafusos de aço 8.8 M10 se não estou enganado.
Os suportes dos amortecedores são diferentes, mas é preferível tentar adaptar os originais do que comprar os novos e correr o risco de não encaixar e ter que modificar do mesmo jeito. Para quem não quiser ter trabalho bastaria fazer um furo na longarina de cada lado.
Par soldar os suporte no eixo tem que tomar alguns cuidados:
- Verificar se o ponto de solda não coincide com a posição do rolamento. Se coincidir tem que desmontar, retirar o rolamento e corrigir possíveis deformações para poder remontar o rolamento de novo e tera que ser um rolamento novo já que não tem como retirar sem danificar. Se o ponto de soldagem ficar mais de 30mm fora do rolamento acho que não precisa desmontar nada. Eu não desmontaria. Também não custa nada fazer algumas pausas durante a soldagem para resfriar o lado do rolamento para preservar principalmente o redentor de óleo.
- Com solda TIG é possível soldar até sem retirar o eixo. Dá para soldar de baixo para cima.
- Com solda MIG acredito que na mão de um bom soldador e o gás correto também é possível soldar de baixo para cima sem tirar o eixo da Ranger.
- Com solda elétrica tem que retirar o eixo e girar 180º para poder fazer a solda de cima para baixo. De outra forma eu não confiaria...
Estou me referindo ao eixo Ford 8.8. O Dana eu não conheço...
Luizinho
26/02/2010, 09:17
Valeu Walter,
assim fico mais tranqüilo para realizar o serviço. Detoda forma confirmarei a furação do chassi para usar os suportes das novas.
Edintruder
26/02/2010, 11:26
Walter, em relação ao eixo Dana o serviço será o mesmo, salvo que pode-se aproveitar o rolamento, pois a capa sai sem dificuldades. Com um extrator se retira a capa sem danificá-la.
Pzaidan;
A bitola das novas é 3cm maior que das antigas (15mm de cada lado). O unico risco que vejo é o espaco deixado entre a mola e a roda ficar tão pequeno que o amortecedor pegue no pneu.
Abs!!!
Hummm
Então é o que já foi falado mesmo... espaçadores!
O Luizinho praticamente já fez um HOW TO. Só faltam as fotos! :)
Obrigado a todos!:concordo:
Pzaidan;
Abs!!!
realmente ontem estava reparando nas minhas rangers e como as duas agora tem pneu 31x10,5 ta nitido que a com susp ''nova'' a bitola e maior
a diferenca entre as duas em questao de conforto e consideravel mas ao inves de mudar a posicao dos amortecedores eu pretendo nos proximos 6 meses instalar amortecedores procomp na traseira pois se na band parece outro carro imagine na ranger...
FernandoCBS
01/03/2010, 18:51
Falando em amortecedores, eu to achando varios defeitinhos na minha ranger, e um deles é o amortecedor dianteiro do lado do motorista que esta vasando oleo...Bom acho q é ele, vou dar uma lavada pra confirmar...
Mas entre Rancho, Pro Comp e Iron Men, qual seria melhor...???
Achei os ranchos a 400 os trazeiros e 345 dianteiros...
Abraços...
Fernando...
...eu pretendo nos proximos 6 meses instalar amortecedores procomp na traseira pois se na band parece outro carro imagine na ranger...
Dudu,
O que são esses PROCOMP? Tem alguma especificação que eu possa ler?
abs
FernandoCBS
18/03/2010, 23:45
Abraços...
Fernando...
Alguem ai sabe alguma coisa sobre essa minha duvida...???
DUDU, Procomp é a marca do amortecedor...
Abraços...
Fernando...
FernandoCBS
26/03/2010, 20:52
Falando em amortecedores, eu to achando varios defeitinhos na minha ranger, e um deles é o amortecedor dianteiro do lado do motorista que esta vasando oleo...Bom acho q é ele, vou dar uma lavada pra confirmar...
Abraços...
Fernando...
Pessoal, desculpe a insistencia, mais hoje constatei que o dianteiros esta realmente vasando...
Abraços...
Fernando...