PDA

Ver Versão Completa : Disco/Contatos do motor de tração



ftartari
04/02/2010, 01:49
Boa noite amigos.

Depois de muito tempo na teoria tirei o dia pra resolver o problema da tração.

Saquei o motor, abri... estava úmido e travado; Lixei o contato do induzido e lavei a capa do motor e passei um spray lubrificante.

Pois bem, coloquei na Ranger e funcionou! voiola!
Ja sei tb que mesmo engatando a tração ela não estava funcionando por problemas na roda livre (ja tinha visto que os tubos de vácuo um estava ligado e na outra roda estava faltando).
Mas ja deu o gosto de pela primeira vez na vida engatar a reduzida nessa ranger.

Parecia mil maravilhas...

Quando se aciona a tração uma caixinha preta dentro do painel faz uns estalos (nao sei que caixinha é essa, estava com o painel todo desmontado). E ela não estalava... e a tração não entrava... e o motor parecia nem acionar. A tração parou no 4x4 hight e nem sinal.
Tirei o motor novamente e abri aquela outra parte que tem o disco de contato, verifiquei que 3 contaos estavam gastos (parece q eles tem um dentinho na ponta). Entortei eles um pouco pra cima remontei tudo. Funcionou por mais umas 7 acionadas... e parou novamente.

Atualmente o motor está fora... Acredito que o problema esta aí mesmo, pq a parte elétrica parece perfeita.

Teria alguma coisa que poderia fazer nas palhetas de contato do disco?
vi que a tampa tem uma pequena regulagem de posição. Alguma dica pra regular?

Abraços a todos

TylerNTL
04/02/2010, 07:36
Se a parte de força do seu motor está ok, vc pode ter problemas nos relés, módulo e controle e fiação. Ou no disco de contatos do motor.

Uma dica é desaparafusar o disco de contatos do motor e dar umas 10 voltas nele na mão mesmo.

Pode acontecer que devido a muito tempo sem uso ocorrer isolamento nos contatos do disco, antes de abrir ele essa operação pode "limpar" esses contatos e trazer seu sistema de volta a vida.

Edintruder
04/02/2010, 10:00
ftartari, se mexesses nos contatos, acredito que estejam limpos, porém um detalhe, se 3 foram "reentortados", podem ter ficado um pouco mais curtos, dessa forma tem que fazer o mesmo nos demais contatos pra ficarem com o mesmo comprimento e regular a capa, fazendo esses contatos "avançarem" no mesmo espaço que foi encurtado. É algo simples.

Verifica o contato dos fios com a placa. No meu motor tinha um fio quebrado por trás que não aparentada nada de errado. No meu era o amarelo. Testa os contatos do terminal ao disco e veja se estão todos ok. Na minha engatava hi e low, mas não retornava ao 4x2... Depois que descobri o fio voltou ao normal.

ftartari
04/02/2010, 14:55
as palhetas aparentemente estão gastas, tem como trocá-las?

alguma diga pra fazer a regulagem da tampa?

Edintruder
04/02/2010, 20:44
Basta afrouxar os 3 parafusos e girar ela nos olhais.

Nava
04/02/2010, 23:53
Veja se nao cosnegue só a tampa num desmanche...tem um amigo dono de desmanche q tem um motor desse no balcão dele...só pra mostrar pra cliente q como eu tava curioso de ver o esquema de funcionamento disso...hehehe

ftartari
05/02/2010, 01:50
Pois bem...

Hoje abri o motor novamente com mais calma...
e surpresas ruins.

O disco se soltou do eixo que era colado! primeiramente entrei em panico! "nunca vou conseguir alinhar isso novamente!"
depois com mais calma vi que dava pra deixar exatamente como antes pelas marcas da cola.

e outra coisa;

as palhetas todas estavam com uma espécie de zinabre na base delas, verde, e uma se soltou! Que maravilha!
na verdade o zinabre corroeu a solda ou algo assim.

amanha vou tentar soldar a palheta, re-soldar as outras, limpar o zinabre e colar o disco no eixo... e depois fechar a m3#&4 toda.

Andei vendo o preco de uns motores usados... na faixa de 600 conto.
não to podendo agora, mas a tracao esta fazendo falta.

tenho fé que vou conseguir recuperar esse motor...


Amigos outra coisa:

A roda livre nao esta funcionando... da roda direita ja vi q nem tem o caninho de vacuo...
mas entrei em baixo da caminhonete, puxei o ar do tubo q liga na roda e rodando o eixo verifiquei q funcionava.

agora pergunto...
Esse sistema q cria o vácuo está onde na caminhonete??

preciso saber onde pra ligar novamente os canos

Obrigado a todos pelas respostas

abração e boa noite