Ver Versão Completa : Vale a pena arquear feixe de mola ?
Fábio Alexandre
08/02/2005, 22:01
Amigos como já pesquisei aqui mesmo vejo que alguns companheiros tbem estão com problemas da viatura estar torta, então pergunto a vcs.
Vale a pena arquear os feixes de mola ?
Fazendo pesquisas verifiquei que os quatro feixe de molas novos custam +/- 800,00 latinhas e para arquear fica +/- 70,00 uma diferença bastante consideravel. :?
Fabiano-SL
08/02/2005, 22:23
NÃO faça esta besteira.... eu fiz! :oops:
Eu além de arquear, troquei as mestras....não adianta!!!
Dinheiro fora!!! elas deformam novamente e ficam SUPER duras, seu jeep vai pula mais q mula picada por abelha... e rapidamente seu jeep vai começar a capengar para os lados, pq as molas estão cedendo...
Economiza e compra feixes novos... Nunca mais vai se encomodar com molas, eu acho... :roll:
Pesquisa aí no forum que vc vai encontrar um monte de coisas sobre molas e adaptações que podem ser feitas...
[]'s
leovalle
08/02/2005, 23:34
Se possível troque os feixes. mas se a grana tá curta, as molas mais desgastadas (eles ficam afinadas pelo atrito) e as mestras.
Mas em ambos os casos NÃO ARQUEIE AS MOLAS. Você perde curso, conforto e estabilidade.
[]'s
faço coro com o pessoALL
já tentei usar esse expediente de arquear as molas e n compensa
se usar em trilhas elas voltam rapidinho ao que estavam antes
talvez em uso urbano a coisa perdure um pouco mais
mas de qualquer forma, é dinheiro jogado fora
só depois que troquei os feixes que minha viatura ficou nivelada
[ ]´s
Conselho do Scacca, não faça caca. :D
Seu jeep fica duro, sem curso e logo volta na mesma merda q estava, tanto na trilha como uso urbano, nao faça isso, prejudica o chassis nos pontos de fixação das molas e jumelos tb pq a mola fica mais dura e começa a forçar nesses pontos.
Economiza uma grana e compra novo.
[]'s
lincolnjb
06/05/2011, 06:46
Amigo,
levantei a traseira de minha explorer arqueando o feixe de molas e ficou muito bom. O carro ficou bem macio (ao contrario do que dizem por ai) e muito bonito. O arqueamento foi feito a frio (cada lamina foi passada em uma calandra para tomar outro angulo de curvatura). O arqueamento a frio permite que a lamina volte a seu estado original sem que o aço usado perca suas qualidades. Arquear nada mais é do que fazer as molas traseiras voltarem ao seu estado "original", ou seja .... o carro vai ficar original de novo.
O segredo da sua satisfação no arqueamento está em como o serviço será feito: "peça para arquear a frio até que os jumelos (originais) ficarem retos". Este procedimento fará com que o carro fique bem alto. Com o tempo as molas tendem a ceder um pouco mesmo mas se até as originais cedem porque as araqueadas não iriam ceder?
abraços do Lincoln
Explorer 94 - V6 - 4x4 - Manual
Amigo,
levantei a traseira de minha explorer arqueando o feixe de molas e ficou muito bom. O carro ficou bem macio (ao contrario do que dizem por ai) e muito bonito. O arqueamento foi feito a frio (cada lamina foi passada em uma calandra para tomar outro angulo de curvatura). O arqueamento a frio permite que a lamina volte a seu estado original sem que o aço usado perca suas qualidades. Arquear nada mais é do que fazer as molas traseiras voltarem ao seu estado "original", ou seja .... o carro vai ficar original de novo.
O segredo da sua satisfação no arqueamento está em como o serviço será feito: "peça para arquear a frio até que os jumelos (originais) ficarem retos". Este procedimento fará com que o carro fique bem alto. Com o tempo as molas tendem a ceder um pouco mesmo mas se até as originais cedem porque as araqueadas não iriam ceder?
abraços do Lincoln
Explorer 94 - V6 - 4x4 - Manual
Boa tarde Lincon;
Com todo o respeito ...... não se preocupe, logo logo você vai chegar a mesma conclusão de TODOS os que fizeram este serviço, mesmo sendo este um tópico de 6 anos, isso nunca vai mudar !
O desgaste do aço com do tempo não se recupera com rearqueamento, isso é apenas uma solução paleativa.
Molas e amortecedores não se recondicionam, TROCAM-SE POR NOVOS !
Sds,
Alcione
mali9ski
06/05/2011, 14:51
Na verdade as molas do jeep são frageis, como diz meu pai "isso é original do willys" ainda mais se o dono for gordo, ja aderna pra um bordo :cool:
solução só trocando por outras molas de outro veiculo, eu acho que se a mola não esta quebrada não há necessidade de trocar, apenas rebater, digamos que já resolve, os jeeps que eu vejo por ai os donos só rebatem a vão andando :shock:
matrakaum
06/05/2011, 15:38
Arquiei as minhas...50 mangos. 24 horas depois estava pior....
NÃO FAÇA ISTO...a não ser que vc. goste de jogar dinheiro no lixo.
maxdelta
06/05/2011, 16:20
O ideal é não arquear as molas, do mesmo jeito que veio com aquela leve curvatura deixar! Cada vez q vc arqueia a mola vc diminui a resistência da mesma! Se vc coloca molas e ela ficam retas rápido só quer dizer uma coisa: vc está usando menos lâminas do q deveria! É bom usar um batente no final das laminas!
[]s
Na verdade, vai depender muito de uma avaliação do profissional que vai fazer o serviço, se forem molas sem desgaste que estiverem com espessura dentro dos padroes, a serviço vai ficar bom e dar sobre-vida aos feixes, mas se as molas já estiverem gastas e com espessura inferior a adequada nava adianta arquear porque vai seder em pouco tempo.
compensa, dependendo do estado das molas, se estiver muito gasta elas tendem a desarquear muito rapido. o serviço é barato. ak na minha cidade, me cobraram 30,00 por feixe de mola.
291101
As minhas eu troquei por molas da Blazer, muito bom, o jipe ficou mais macio, mas sem ficar "molengo". O curso da suspensão ficou bem maior, tanto que até eliminei a necessidade de usar jumelos revolver.
Sds,
Alcione
Robertux
10/05/2011, 23:59
Depende muito do profissional, eu tive caminhões a vida inteira e sempre arqueei as molas, como eles andavam sempre com excesso de carga as molas ficavam retas e perdiam a ação. Algumas vezes ficava ótimo e duravam muito, quase tanto quanto a nova e as vezes não duravam nada, depende do estado das molas, cada vez que você arqueia a durabilidade é menor, é como pneu, dá uma ou duas recapagens, depois substitui por novos, com as molas é a mesma coisa, arqueia uma ou duas vezes e depois troca por nova.
Para arquear o profissional precisa aquecê-las até ficar vermelha, depois ele bate com a marreta até conseguir o arqueamento desejado, esquenta de novo e mergulha no óleo para temperar, é aí que a coisa pega, se deixar dura demais ela quebra, se deixar mole demais ela retorna rapidamente ao estado anterior, então se o profissional não souber temperar corretamente o aço não adianta fazer o serviço.
Rodolfo40c
29/06/2011, 15:05
Hoje eu instalei mais uma lamina em cada feixe de mla traseiro, pois elas ja estavam cansadas. E subistituí uma lamina dianteira-direita, pois havia uma quebrada, aproveitei e mandei arquear um pouco, pra levantar o carro, que estava com a caçamba meio caída, deixei altura de uma l200.. Porém, ficou muito dura, além de a parte traseira ficar levemente uma parte maior que outra.. Segundo o mecanico, ele falou que as molas irão sentar mais um pouco e nivelar, vou ficar no aguardo.. Mas no meu caso acho que nao tinha muito o que fazer...
Só estou estranhando um barulho quando faço alguma manobra, um rangido na direção, e quando saio de primeira, o carro sente alguma resistencia.. E o eixo do cardã nao está alinhado horizontalmente.. Será que isso irá me trazer problemas futuros.. Por favor me ajudem com suas experiencias, que estou muito preocupado em danificar alguma peça. Grato
mauriciocsf
14/01/2014, 03:03
pessoal, desculpem resuscitar o topico, mas estou com a mesma duvida do amigo rodolfo40c, possuo uma s10 modelo novo, e pretendo adicionar uma lamina extra, porem o meu medo é de mudar o angulo do cardan(e outras coisas, nao sei o que muda), se é que muda, e de eu ter problemas futuros. prejudica ou nao o carro? faço ou nao é serviço? o carro é novo e as molas estao perfeitas, so quero deixar mais firme e consequentemente vai ficar mais alta a traseira.
Bom dia prezado ! acredito que apenas uma mola não vai alterar significativamente o ângulo do cardã, temos visto pessoas fazerem coisas mais radicais sem problema algum . . . se sua intenção é aumentar a capacidade de carga não esqueça que a caçamba pode sofrer, já quebrei o assoalho de madeira da minha C-10 com excesso de peso . . . abraço !
Pablo.pinto2007
14/01/2014, 04:52
pessoal, desculpem resuscitar o topico, mas estou com a mesma duvida do amigo rodolfo40c, possuo uma s10 modelo novo, e pretendo adicionar uma lamina extra, porem o meu medo é de mudar o angulo do cardan(e outras coisas, nao sei o que muda), se é que muda, e de eu ter problemas futuros. prejudica ou nao o carro? faço ou nao é serviço? o carro é novo e as molas estao perfeitas, so quero deixar mais firme e consequentemente vai ficar mais alta a traseira.
Eu ainda não entendi o motivo da adição da mola extra... sua camionete é das novas... não está boa a sua altura? a suspensão não está o suficiente? quem dá a firmesa numa suspensão é o amortecedor, estou enganado? do contrário vai ficar dura, igual o lombo de um jumento... dando coices de traseira...
Meu jeep tinha 11 molas na traseira... pulava igual um cabrito de traseira... só melhorava quando colocava toda a família nele... mas mesmo assim ainda pulava... na reforma que fiz recente tirei duas molas... ficou com boa altura, e bem mais macio... e deixou de pular na trilha... só que quando coloco a família ele cepa o pneu na carroceria... nada que andar devagar nos batentes não resolva... ou então cortar mais ainda a caixa de roda...
Só contei isso pra o amigo analisar a real necessidade disso... ok?
Forte abraço!
PAblo
mauriciocsf
14/01/2014, 10:30
Bom dia prezado ! acredito que apenas uma mola não vai alterar significativamente o ângulo do cardã, temos visto pessoas fazerem coisas mais radicais sem problema algum . . . se sua intenção é aumentar a capacidade de carga não esqueça que a caçamba pode sofrer, já quebrei o assoalho de madeira da minha C-10 com excesso de peso . . . abraço !
eu nao vou aumentar o peso, é so pra nao arriar tanto ao colocar peso, entao nao terei problemas?
Eu ainda não entendi o motivo da adição da mola extra... sua camionete é das novas... não está boa a sua altura? a suspensão não está o suficiente? quem dá a firmesa numa suspensão é o amortecedor, estou enganado? do contrário vai ficar dura, igual o lombo de um jumento... dando coices de traseira...
Meu jeep tinha 11 molas na traseira... pulava igual um cabrito de traseira... só melhorava quando colocava toda a família nele... mas mesmo assim ainda pulava... na reforma que fiz recente tirei duas molas... ficou com boa altura, e bem mais macio... e deixou de pular na trilha... só que quando coloco a família ele cepa o pneu na carroceria... nada que andar devagar nos batentes não resolva... ou então cortar mais ainda a caixa de roda...
Só contei isso pra o amigo analisar a real necessidade disso... ok?
Forte abraço!
PAblo
é pq ela da uma arriada quando coloca proximo da capacidade total de carga, ela é dura mas nao é igual a um jeep
juleymar73
15/01/2014, 00:59
Ola amigos , dois dos meus feixes quebraram as segundas molas contando de baixa para cima , andei observano e tem masi uma pra quebrar , observei que essas segundas molos se desgastam diferenciada das demais , segundo entendi aqui nesse topico posso trocalas e a melhor solução e não arquear , se entendi bem.
Tudo depende do serviço que vai ser feito caso queira arquear as molas. Se não adiantasse não teria posto de molas arqueando de caminhão que leva muito peso. Se as molas já estiverem gastas, oxidadas e fora de especificação um bom prestador de serviço vai te recomendar a troca. Caso contrario não vejo porque não arquear.
O serviço deve ser feito a frio de preferência, ou o prestador de serviço deve saber temperar o aço caso seja aquecida a mola, se não não vai prestar mesmo.
os amortecedores também devem estar bons, se não já viu!
eu nao vou aumentar o peso, é so pra nao arriar tanto ao colocar peso, entao nao terei problemas?
é pq ela da uma arriada quando coloca proximo da capacidade total de carga, ela é dura mas nao é igual a um jeep
Bom dia prezado ! com certeza não há problema, um abraço !
renatoasmelo
14/08/2014, 21:50
Pessoal, comprei um CJ5 1976 e as molas estão planas, quase retas.
Pelo que li no post 70% desaconselham arquear e 30% acham válido.
Como estão muito retas e duras, antes de trocar por novas, acho que vale provar o arqueamento.
Dos 30% que deram o OK, quase todos disseram que depende da qualidade do serviço do "moleiro".
Alguém indica um bom em Belo Horizonte ou região?
Abraços,
Renato.
vavarusso
15/08/2014, 08:17
Amigo depende da qualidade do moleiro (dificil) e depende da qualidade das molas (tb difícil se for ainda as originais). Mas, é muito bom testar as coisas.
Boa sorte!
Amigo depende da qualidade do moleiro (dificil) e depende da qualidade das molas (tb difícil se for ainda as originais). Mas, é muito bom testar as coisas.
Boa sorte!
Bom dia Vavarusso
Pela experiência que tenho, o arqueamento funciona, desde que as molas estejam em condições para o serviço. Condições significa que não estejam gastas ou quebradas (lógico). O melhor processo de arqueamento é o por prença (batendo) se possível evite arqueamento por calandragem.
Se foce eu pelo custo relativamente baixo, faria um primeiro arqueamento e caso os feixes voltem muito rápido, aí sim cogitaria em troca-los por novos.