Ver Versão Completa : Estribo pro Vitara
Olá pessoal.
Há algum tempo tive problemas com um estribo antigo que eu tinha. Como foi mal projetado, ao pegar uma trilha que exigia que o estribo protegesse o carro, ele acabou fazendo o contrário, estragando a caixa de ar do Vitara e tive que deixar de usá-lo.
No último final de semana fizemos esta trilha novamente, de modo que eu precisei fabricar um estribo novo para não estragar o carro mais ainda.
Pois bem, desta vez projetei o estribo eu mesmo e fabricamos aqui na empresa. O resultado foi ótimo. O estribo ficou muito bom protegendo bem a parte de baixo e a lateral do Vitara.
Segue algumas fotos do estribo e um vídeo de uns trechos da trilha.
http://www.youtube.com/watch?v=0p1f38epmlM
Abraço
qual o tipo de aço usado no estribo?? parabéns pela iniciativa e pelo Vitara!
SUZUGLAU
03/02/2010, 14:32
Ficou SHOW Rafael....!!:palmas:
Nao precisa furar o chassi, nao precisa furar a cx ar.... legal.
Parece o modelo vendido pelos gringos la fora, como mostra as fotos.
Abs
[] Parabens pela iniciativa.
SUZUGLAU
03/02/2010, 14:34
OPA AS FOTOS.....:parede:
Esse acabamento externo tbm nao eh nada mal hein Rafa, acha dificil de fazeR?
abs
mauricioalan32
03/02/2010, 15:13
Wot... vc sabe m dizer qual era a fabricante do estribo antigo? Podes me responder p MP se preferir.... Abrass
OPA AS FOTOS.....:parede:
Esse acabamento externo tbm nao eh nada mal hein Rafa, acha dificil de fazeR?
abs
Não é por nada que é parecido. Eu peguei exatamente esse estribo como referência. O modelo acabou ficando diferente porque eu já tinha esse tubo redondo do estribo antigo e queria aproveitar, mas se fosse fazer um novo faria igual esse da Shrockworks.
Quanto ao acabamento eu pintei o meu com tinta automotiva normal porque terminei um dia antes da trilha e não dava tempo de mandar pintar a pó, senão é isso que eu faria.
Quanto ao preço, como eu disse, usei um tubo que eu já tinha como parte do estribo, então agora vou fazer um orçamento do material para fazer igual a esse das suas fotos e com pintura a pó pra ver quanto sai. Logo estarei postando aqui o preço, ok?
Muito obrigado pelo feedback.
Abraço
Wot... vc sabe m dizer qual era a fabricante do estribo antigo? Podes me responder p MP se preferir.... Abrass
Nem se preocupe que o estribo antigo não era fabricado por nenhuma empresa do ramo. Mandei fazer em uns caras da minha cidade que trabalham com aço e por eles não terem idéia de o que é um trilha acabaram fazendo muito fraquinho e quebrou.
Abraço
qual o tipo de aço usado no estribo?? parabéns pela iniciativa e pelo Vitara!
Obrigado MATOSWR.
O material que usei foi tubo preto, aço 1020 mesmo, o mais comum de se achar por aí.
Abraço
Rodrigo-PG
04/02/2010, 14:35
Prezado,
Se ficar igual a esse vitara verde da foto e o preço for viável... com certeza que eu vou comprar.
Ja estou na fila pra comprar!!:dance:
Att,
Rodrigo
RicardoM
04/02/2010, 16:14
Fala Wot,
Parabéns pela iniciativa, realmente parece que ficou muito bom, pena que hj em dia não existam nenhum estribo igual a este comercializando.
Tenho um vitara 5p, pelas suas fotos, vou ver se consigo mandar fazer um pra mim aqui no DF.
Um grande abraço,
Ricardo Madureira
Olá pessoal.
Há algum tempo tive problemas com um estribo antigo que eu tinha. Como foi mal projetado, ao pegar uma trilha que exigia que o estribo protegesse o carro, ele acabou fazendo o contrário, estragando a caixa de ar do Vitara e tive que deixar de usá-lo.
No último final de semana fizemos esta trilha novamente, de modo que eu precisei fabricar um estribo novo para não estragar o carro mais ainda.
Pois bem, desta vez projetei o estribo eu mesmo e fabricamos aqui na empresa. O resultado foi ótimo. O estribo ficou muito bom protegendo bem a parte de baixo e a lateral do Vitara.
Segue algumas fotos do estribo e um vídeo de uns trechos da trilha.
Se alguém se interessar, entre em contato.
http://www.youtube.com/watch?v=0p1f38epmlM
Abraço
mauricioalan32
04/02/2010, 16:15
Onde sera q s consegue esses alargadore q tem nesss paralamas? Ficou show...
Onde sera q s consegue esses alargadore q tem nesss paralamas? Ficou show...
Realmente, muito legal. Procurei nos sites de todos os adesivos colados na porta e não é de nenhum deles.
Onde vc pegou essa foto? Quem sabe um e-mail perguntando?
Aqui do lado da empresa tem um cara que trabalha com fibra de vidro, numa dessa dou uma sondada com ele p/ ver se é possível fazer.
Abraço
Prezado,
Se ficar igual a esse vitara verde da foto e o preço for viável... com certeza que eu vou comprar.
Ja estou na fila pra comprar!!:dance:
Att,
Rodrigo
Blz Rodrigo, que bom que gostou.
É pra ficar como esses das fotos mesmo, segue uma pequena amostra aqui. Terminei o projeto 3D do novo modelo de estribo. Dêem uma olhada.
Devo estar recebendo hj o orçamento da pintura aí já posso passar o preço que vai ficar o estribo.
Abraço
Rodrigo-PG
05/02/2010, 11:49
WOT,
Ficou bem legal.:dance:
É isto que a gente pode chamar de rock slider.... é o que eu estou procurando para o meu vitara.:-D
Apenas um pitaco... hehe! :twisted: Vc poderia fazer o acabamento terminar nos canos... sem aquela sobra nas pontas... entendeu??
Vai servir sem a necessidade de retirar os plasticos que adornam a caixa de ar??
Att,
mauricioalan32
07/02/2010, 19:07
Realmente, muito legal. Procurei nos sites de todos os adesivos colados na porta e não é de nenhum deles.
Onde vc pegou essa foto? Quem sabe um e-mail perguntando?
Aqui do lado da empresa tem um cara que trabalha com fibra de vidro, numa dessa dou uma sondada com ele p/ ver se é possível fazer.
Abraço
Olá Wot... essa foto foi o Suzuglau quem postou aqui nesse tópico... de repente, s ele lembrar em qual site tirou a foto...
abrass
oidaniel
07/02/2010, 20:08
Tem um vendedor no Mercado Livre que está vendendo estes alargadores, apesar de eu achar que ele está viajando no preço, aí vai o link:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-127187608-vitara-alargador-do-paralamas-polainas-_JM
WOT,
Ficou bem legal.:dance:
É isto que a gente pode chamar de rock slider.... é o que eu estou procurando para o meu vitara.:-D
Apenas um pitaco... hehe! :twisted: Vc poderia fazer o acabamento terminar nos canos... sem aquela sobra nas pontas... entendeu??
Vai servir sem a necessidade de retirar os plasticos que adornam a caixa de ar??
Att,
Obrigado pelos elogios. Quanto a esses detalhes, na hora de fabricar posso mudar um pouco, mas acho q não vá fazer muita diferença. Se vc se refere àquela sobra do tubo quadrado, são só uns 2 cm de sobra.
Quanto ao plástico, o meu não tem mais e já está com a caixa de ar um pouco amassada, mas se conseguir um Vitara original pra instalar pessoalmente o estribo posso ver p/ vc se terá algum problema. A princípio acredito que não interfira em nada.
Quanto ao preço, ainda não consegui o orçamento da pintura mas já vou adiantar que será algo em torno de R$400,00.
Não consegui achar nenhum similar no Brasil à venda p/ saber se o preço está conforme o mercado, me digam o que acham.
Abraço
Marcelo Reis
08/02/2010, 13:29
Wot,
Também tenho interesse.
Só uma dúvida, porque a barra quadrada é aberta?
Não ficaria mais equilibrado se fosse fechado?
De qualquer maneira muito boa a sua iniciativa.
abraços
Marcelo Reis
reiscmarcelo@gmail.com
Wot,
Também tenho interesse.
Só uma dúvida, porque a barra quadrada é aberta?
Não ficaria mais equilibrado se fosse fechado?
De qualquer maneira muito boa a sua iniciativa.
abraços
Marcelo Reis
reiscmarcelo@gmail.com
Foi só um detalhe que passou em branco na hora de fazer o desenho em 3D, mas certamente será fechada no produto final.
Imagina a sujeirada que ia acumular ali dentro se fosse aberto, heheheh.
Abraço
alvaro.jrc
08/02/2010, 17:16
Vou dar uma assinada no tópico pra ficar por dentro das novidades, pois gostei bastante do modelo e da forma de fixação, simples, eficiente e bem feito. Parabéns para quem projetou. :palmas:
Obrigado pelos elogios. Quanto a esses detalhes, na hora de fabricar posso mudar um pouco, mas acho q não vá fazer muita diferença. Se vc se refere àquela sobra do tubo quadrado, são só uns 2 cm de sobra.
Quanto ao plástico, o meu não tem mais e já está com a caixa de ar um pouco amassada, mas se conseguir um Vitara original pra instalar pessoalmente o estribo posso ver p/ vc se terá algum problema. A princípio acredito que não interfira em nada.
Quanto ao preço, ainda não consegui o orçamento da pintura mas já vou adiantar que será algo em torno de R$400,00.
Não consegui achar nenhum similar no Brasil à venda p/ saber se o preço está conforme o mercado, me digam o que acham.
Abraço
WOT.
Também gostei muito do estribo que você está fazendo. Já há tempo quero fazer uma proteção desta. Peguei um desenho do Fábio Rosa da lista que também ficou super robusto e já estou pedindo um orçamento na Todo Terreno. Detalhe que o meu é 5 portas. Vc vai fabricar?
O modelo do Fábio é feito todo em tubo e fura o chassis para fixar.
Estou reunindo interessados na lista para baratear o produto, mas segundo o seu cálculo, + ou - 400 reais me parece bem justo.
Blz WOT.
Será que vira alguma coisa nesse estilo para o Vitara, preso direto na lata e não no chassi ?
É mais facil de fazer e é menos uma coisa pra enroscar embaixo do carro ! :concordo:
[]´s
JCJ
http://www.shrockworks.com/files/products/d_116.jpg
http://www.shrockworks.com/files/thumbs/t_16143.jpg
alvaro.jrc
09/02/2010, 02:08
Desse jeito o fabil já faz, chama-se rockslider e seu problema é justamente esse, é preso na lata, qualquer pancada amassa a lataria e pra instalar precisa furar a caixa de ar, que é uma parte do carro que já altamente sujeita a corrosão, imagina depois de furada dando margem para a entrada de água, lama e afins.
Outra coisa, o estribo é no mesmo nível do chassi, se enroscar nele é pq o jipe já está todo enroscado não acha não??? :pensativo:
Blz WOT.
Será que vira alguma coisa nesse estilo para o Vitara, preso direto na lata e não no chassi ?
É mais facil de fazer e é menos uma coisa pra enroscar embaixo do carro ! :concordo:
[]´s
JCJ
http://www.shrockworks.com/files/products/d_116.jpg
http://www.shrockworks.com/files/thumbs/t_16143.jpg
Alvaro..
se vc nao sabe, a cx de ar já vem com furos ( drenos) de fabrica, portando fazer alguns furos a mais ou a menos ( lembrando que os furos serao tampados pelos parafusos/rebites) nao vai aumentar nem diminuir qualquer processo de corrosao...
os rockslider de samurai que eu fabrico ainda possuem drenos na parte de baixo p/ nao acumular lama
veja a foto:
PS: leva a mal nao, mas acho que vc tá falando pelos cotovelos... :mrgreen:
Opa!
Se servir no GV 2 portas, também vou querer.
WOT.
Também gostei muito do estribo que você está fazendo. Já há tempo quero fazer uma proteção desta. Peguei um desenho do Fábio Rosa da lista que também ficou super robusto e já estou pedindo um orçamento na Todo Terreno. Detalhe que o meu é 5 portas. Vc vai fabricar?
O modelo do Fábio é feito todo em tubo e fura o chassis para fixar.
Estou reunindo interessados na lista para baratear o produto, mas segundo o seu cálculo, + ou - 400 reais me parece bem justo.
Eduardo, pretendo fazer para Vitara 5p também. Assim que começar a produção e aprovar o modelo 3p vou achar alguém aqui na região com um 5p pra tirar as medidas e usar como "cobaia".
Abraço
Blz WOT.
[]´s
JCJ
JCJ, o que eu tenho notado (e é fácil de ver nesse tópico) é que a maioria dos donos de Vitara querem um produto robusto pra proteger o carro, mas ao mesmo tempo sem fazer "alterações permanentes" no carro. Nada de furar lataria, chassis, etc. Modificações que sejam de qualidade e "reversíveis", se é que você me entende.
Outra coisa é que a caixa de ar do Vitara não é quadradinha e reta como a dos Samurais, o que já requer mais trabalho na fabricação.
Abraço
Opa!
Se servir no GV 2 portas, também vou querer.
Curumim, tenho um amigo aqui da minha cidade que também está interessado e ele tem um GV 2 portas. Assim que tiver a oportunidade de testar um estribo no carro dele pra ver se serve eu aviso o pessoal aqui. Mas acredito que sirva, sim.
Abraço
Só pra concluir a seção de respostas do dia...
Estou estudando Engenharia Mecânica há 4 anos, logo estarei me formando e este é o primeiro projeto que tive a oportunidade de concretizar no segmento automotivo Off-Road.
Faço trilha desde meus 6 anos de idade e sempre fui apaixonado por isso, sendo que tenho sonhos (ou planos) de abrir uma empresa nesse segmento.
Fico muito feliz que este projeto esteja sendo tão bem aceito por vocês e agradeço o apoio de todos. Espero que vocês estejam sendo o começo da concretização de um sonho, que irá continuar a ajudá-los futuramente nas suas necessidades 4x4.
Grande abraço.
Alfredo Stavale
09/02/2010, 13:51
Só pra concluir a seção de respostas do dia...
Estou estudando Engenharia Mecânica há 4 anos, logo estarei me formando e este é o primeiro projeto que tive a oportunidade de concretizar no segmento automotivo Off-Road.
Faço trilha desde meus 6 anos de idade e sempre fui apaixonado por isso, sendo que tenho sonhos (ou planos) de abrir uma empresa nesse segmento.
Fico muito feliz que este projeto esteja sendo tão bem aceito por vocês e agradeço o apoio de todos. Espero que vocês estejam sendo o começo da concretização de um sonho, que irá continuar a ajudá-los futuramente nas suas necessidades 4x4.
Grande abraço.
Sucesso!:palmas:
SUZUGLAU
09/02/2010, 17:24
Sucesso WOT....
E segue ai o site gringo para "inspirar" :twisted: suas criacoes....rssss
[]
Poggiali
09/02/2010, 18:39
Fala pessoal,
também tenho interesse nesse estribo...
Acho o rock slider ótimo e necessário, protege bem sem perder altura...
mas minhas caixas de ar já estão muito amassadas e sai caro fazer a lanternagem pra colocar o rockslider... do jeito que tá, com qualquer pancada a força vai só nos rebites e o prejuízo pode ser maior...
por isso acho que vou deixar as caixas de ar amassadas... ganho altura e economizo a lanternagem... e coloco um estribo preso no chassi.
o único problema que vejo é perder altura do solo nas laterais...
minha idéia é fazer um modelo que fique mais alto, aproveitando o espaço que ganhei com as caxas de ar amassadas... e que jogue a força das pancadas para o chassi e não pra lataria...
vou ficar de olho nesse tópico atrás de novidades... preciso comprar um logo... se o meu projeto sair antes posto umas fotos...
[]'s
Eduardo, pretendo fazer para Vitara 5p também. Assim que começar a produção e aprovar o modelo 3p vou achar alguém aqui na região com um 5p pra tirar as medidas e usar como "cobaia".
Abraço
Rafael.
Sucesso na sua empreitada!! Espero que você consiga atingir seus objetivos, nos dando mais uma opção de boa qualidade a preços justos.
Tira uma dúvida:
Não sei pela resistência, mas fabricando todo ele em tubo não dificultaria o jipe de ficar agarrado?
De qualquer forma, pode colocar meu nome na lista...
Rafael.
Sucesso na sua empreitada!! Espero que você consiga atingir seus objetivos, nos dando mais uma opção de boa qualidade a preços justos.
Tira uma dúvida:
Não sei pela resistência, mas fabricando todo ele em tubo não dificultaria o jipe de ficar agarrado?
De qualquer forma, pode colocar meu nome na lista...
Existe um conceito na engenharia que depende da geometria do material chamado "momento de inércia polar". Quanto maior o valor do momento de inércia, mais resistente à flexão esta geometria será (entre outras coisas).
Comparando um perfil redondo e um perfil quadrado com a mesma altura (a altura disponível entre a carroceria e o chassis) e mesma espessura de parede, o perfil quadrado tem um momento de inércia 70% maior que o redondo. Sendo assim, usando o quadrado temos uma maior resistência à flexão (necessária para o estribo não "dobrar" e amassar a caixa de ar) com um maior aproveitamento de espaço (necessário para não prejudicar tanto o vão livre) e peso.
E quanto a enroscar em algum lugar, acho que não faz tanta diferença assim.
Espero ter sido claro a todos.
Abraço
Sucesso WOT....
E segue ai o site gringo para "inspirar" :twisted: suas criacoes....rssss
[]
Faltou o link mesmo ou só eu que não consigo ver?
E aí pessoal.
Só pra deixar todos atualizados, o projeto diminuiu a velocidade um pouco com o carnaval e um problema no freio do Vitara, estou adaptando freio a disco na traseira agora.
Mas semana que vem pretendo montar o gabarito e fabricar o primeiro estribo do modelo novo.
Abraço
marcelot
18/02/2010, 19:35
Gostaria de saber como está adaptando o freio a disco na traseira, pois também preciso fazer no meu.
Valeu!
Gostaria de saber como está adaptando o freio a disco na traseira, pois também preciso fazer no meu.
Valeu!
A princípio ainda estou escolhendo as pinças e discos que vou usar, junto com o mecânico. Acho que o disco vai ser o mesmo da dianteira. Mas quando tiver tudo pronto eu abro um tópico com o explicativo todo e fotos.
Abraço
A princípio ainda estou escolhendo as pinças e discos que vou usar, junto com o mecânico. Acho que o disco vai ser o mesmo da dianteira. Mas quando tiver tudo pronto eu abro um tópico com o explicativo todo e fotos.
Abraço
Ótimo, Rafael.
Isso também muito me interessa. Você já sabe quanto vai gastar nesta adaptação?
Ficar sem lonas e sapatas de freio traseiro não tem preço.
Ao pessoal que quiser saber mais sobre a adaptação do freio a disco, postei minhas fotos no tópico sobre freios a disco que já estava aberto:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=1105460&posted=1#post1105458
Abraço
Rodrigo-PG
02/03/2010, 16:59
Prezado,
E o rock slider/estribo??
Att,
E aí pessoal.
Só pra deixar todos atualizados, o projeto diminuiu a velocidade um pouco com o carnaval e um problema no freio do Vitara, estou adaptando freio a disco na traseira agora.
Mas semana que vem pretendo montar o gabarito e fabricar o primeiro estribo do modelo novo.
Abraço
Legal, Rafael!
Como está o andamento do projeto do estribo?
Não se esqueça dos 5 portas, tá?
Assim que tiver notícias mande.
Ok pessoal. Como já tinha dito o projeto ficou um pouco parado enquanto estava adaptando os freios traseiros a disco, depois disso tirei uns dias de férias e acabei não entrando no fórum.
Em relação ao projeto, esta semana pretendo iniciar a montagem do gabarito para fabricação dos estribos. A partir daí tudo fica mais fácil, um trabalho que levava 5 horas pode ser feito em uma.
Assim que tiver mais fotos posto aqui.
Abraço
Olá, Rafael.
Como anda as coisas?
Já teve algum avanço neste projeto? Ainda estou muito interessado e só aguardando o final para encomendar um. Pedi para a Todo Terreno para confeccionar um do tipo que o Fabio Rosa fabricou todo tubos, mas gostei mais do que você está preparando. Uma outra desvantagem do dele que precisa furar o chassis.
Tem alguma previsão para a conclusão?
[]´s Eduardo Cardoso.
RJ
Rodrigo-PG
31/03/2010, 10:30
Prezado WOT,
Também estou no aguardo de novidades.
Att,
Grassmann
29/04/2010, 22:36
WOT,
Há tempos venho procurando um estribo "decente" para colocar na minha viatura.
Já pensei em confeccinar um, mas como leigo que sou, não me arrisco.
Gostei muito do desenho do estribo, e gostaria de poder ter um desses no meu carro.
Primeiro ponto: Meu Vitara é 5 portas.
Segundo: Eu gostaria de um estribo um pouco mais "pra fora", pra poder pisar em cima, além de proteger em trilhas (Tenho 2 filhos, e eles tem uma certa dificuldade pra subir no carro. O estribo ajudaria em muito)
Estou em Curitiba, não tão longe assim de Camboriú. Quem sabe não marcamos um final de semana, e desço até aí pra você usar minha Viatura como "cobaia"?
Seria otimo Grassman.
So assim vc incentiva o Rafael a preparar um para o 5 portas. Tb tenho um Side levantado 2"+2" e já há tempo venho procurando um desse bem resistente.
Se o preço ficar justo, tenho certeza que muitos da Suzuki-net irão encomendar.
Acho que é com um apoio desse que ele está precisando. Se eu morasse mais perto tb iria.
Um grande abraço e aguardo novidades...
[]´S Eduardo Cardoso
### Suzuki-net ###
RJ
Senhores, estive afastado por um bom tempo do fórum, muito ocupado com trabalho e faculdade, agora estou com o casamento a caminho e mudando de apartamento.
Resolvi voltar aqui para dar uma satisfação a vocês sobre o andamento do projeto do estribo.
Como estou com tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo não estou tendo tempo para me dedicar a este projeto e consequentemente não poderia dar a atenção merecida aos meus clientes. Para não deixar a desejar na qualidade do atendimento achei melhor não começar as vendas enquanto não estiver pronto para isso.
Ano que vem termino a faculdade, já estarei casado e quem sabe com algumas mudanças na vida profissional consigo me dedicar exclusivamente a isso, que é minha grande paixão.
Agradeço o interesse de todos e peço desculpas por qualquer incoveniente.
Grande abraço
Rafael F. Maurici
Rangel4x4
14/10/2010, 18:50
Hehehe
Isso é assim mesmo...
Tem horas na vida da gente que as coisas vem quase todas juntas, parabens pela iniciativa e agora pela sinceridade, acho que com os desenhos e o projeto 3D com um bom serralheiro dá pra fazer.
O meu Vitara é 3portas, vou levar pra um amigo serralheiro aqui em São João del Rei que é gaioleiro e tem gosto por essas coisas, ele já fez as proteções pra min só com fotos de internet, ficaram muito boas.
Se der certinho o estribo posto aki pra galera.
Abraços a todos!
Valew...