Ver Versão Completa : Alinhamento nos Quad`s Camber, Cáster, Etc.
leobnaval
03/02/2010, 00:01
Olá Pessoal gostaria de infomações a respeito dos ângulos da suspenção como cambagem, cáster, convergência ou divergência se alguém posuir estes dados, ou tiver acesso a eles com o manual ou ainda algum lugar especializado (ou que vocês levem seus ATV`s) para alinhar.
Pode ser de qualquer modelo e marca, toda especificações serão bem-vindas.
Agradeço desde já, Leo
Amigao, alguns quads nao tem todas essas regulagens..
vai no google e tenta encontrar o manual de servico
do teu quad... la tem todas as especificacoes originais...
se o seu for igual ao meu (YFZ) posso te enviar
Léo,
Não entendo quase nada de alinhamento, por isso não saberei dizer os nomes corretos.
Todos os quadris utilitários tem apenas a regulagem para as rodas ficarem abertas ou fechadas. Não existe regulagem para inclinação ou para posicionar uma mais a frente da outra.
Abraço,
Flávio Cadore
07/02/2010, 14:42
Não existe regulagem para inclinação ou para posicionar uma mais a frente da outra.
Abraço,
Não existe mas deveria existir. Para manuais:
http://www.sandwizards.com/Pages/How-to/Service_Manuals/Service_Manuals_Page.htm
Não existe mas deveria existir. Para manuais:
http://www.sandwizards.com/Pages/How-to/Service_Manuals/Service_Manuals_Page.htm
Mas ai seria mais uma peça móvel para apresentar problemas. Acho que do jeito que está, está bom. Lembrando que estou falando de quadriciclos utilitários e que só podem andar em terrenos fora de estrada e consequentemente em baixas velocidades.
Flávio Cadore
07/02/2010, 15:56
Mas ai seria mais uma peça móvel para apresentar problemas. Acho que do jeito que está, está bom. Lembrando que estou falando de quadriciclos utilitários e que só podem andar em terrenos fora de estrada e consequentemente em baixas velocidades.
AKPG, concordo com vc, se fosse para um quad de competição deveria existir sim e de fábrica.
Eu fiz uma gaiola, não participo de competições mas mesmo assim coloquei regulagem, quero ter a opção de alterar se necessário. Por ex: no carro doador não existe regulagem mas eu coloquei um furo oblongo onde existia apenas um furo circular.
leobnaval
07/02/2010, 19:39
Amigao, alguns quads nao tem todas essas regulagens..
vai no google e tenta encontrar o manual de servico
do teu quad... la tem todas as especificacoes originais...
se o seu for igual ao meu (YFZ) posso te enviar
Larus, se puder me enviar eu agradeço, se puder postar aqui melhor ainda (assim fica disponível no forum).
Na verdade não é pro meu quad e sim pro nosso projeto mini baja da facul. Que usa susp. diat. duplo "A" igual a grande maioria dos quads.
Abraços, Leo
leobnaval
07/02/2010, 19:44
Pessoal segue anexo 2 arquivos, referentes ao titulo do tópico. Eu gostei muito do material, esta em inglês, pois português não achei muito coisa e nada perto do nível destes arquivos.
Quanto a estas regulagens elas são usadas geralmente em quad de competição mesmo, utilitários alguns nem possuem estas regulagens.
Abraços, Leo
leobnaval
07/02/2010, 19:49
E aqui um guia rápido de ajustes na suspensão.
OBS: retirado de um site de automodelismo porém as respostas são as mesma pois é tudo em escala hehehehe.
Guia Rápido de Setup
Comando de direção lento
endureça a suspensão dianteira
endureça a barra estabilizadora dianteira
Resposta excessivamente rápida na direção (muito arisco)
amoleça a suspensão
amoleça a barra estabilizadora dianteira
Perdendo muita velocidade durante a curva
deixe a suspensão traseira mais mole do que a dianteira
endureça o diferencial
Saindo de traseira no meio da curva
aumente o camber negativo na traseira
Pouca direção no meio da curva
amoleça a barra estabilizadora dianteira
Saindo de traseira na saída de curva sob potência
amoleça a barra estabilizadora traseira
aumente o toe-in na traseira