Ver Versão Completa : Revolver ou SPOA
Marcio Vargas
08/02/2005, 13:31
Essa vai para o Rafael Reis ou quem mais kiser dar alguns centavos...
Rafael, pelo que acompanhei aqui vc esta ajudando o Sá Mourão a fazer um mexe no samuca dele.
Sei que tua praia são os Zukis mas o principio é o mesmo pro CJ
1- Em um primeiro momento não me passa pela cabeça colocar jumelos revolver e SPOA juntos.
2- O que na tua opinião, já que tens a experiencia, valeria mais a pena no CJ:
* Colocar apenas jumelos revolver
* Apenas SPOA
O objetivo é conseguir um pouco mais de articulação e vão livre, este ultimo mais secundario.
Eu sempre tive em mente SPOA ate ver o topico do monstrinho... Nunca fiz pq não sabia de ninguem BOM por aki.... Eu ate tenho as ferramentas, um pouco do conhecimento, tenho varios mail's do Bill sobre SPOA, porem nunca me animei a fazer sozinho...
Bueno,,, era isso. Compliquei demais?
[ ]'s
Nenhum dos dois vai lhe dar mais vão livre teoricamente, se bem que pode ganhar com o SPOA onde hoje o feixe esta embaixo do eixo, mas no diferencial não.
Quem faz isso são pneus maiores.
Se precisar de mais espaço para o pneus maiores o SPOA pode ser uma opção.
Eu só acho que para fazer SPOA tem que trocar os feixes por outros mais planos para realmente ganhar em curso.
O Revolver vai lhe dar mais curso quando abrir.
Spoa não é coisa de outro mundo, acho que todos os veiculos mais novos são assim.
Marcio Vargas
11/02/2005, 13:43
Quando falei vão livre na verdade me expressei mal,,, o eixo só sobe com pneus maiores mesmo,,, O SPOA é para erguer o jeep, em primeiro lugar para parar de enrroscar com tanta facilidade o "meio" dele, em segundo lugar para no futuro colocar pneus maiores, em terceiro lugar a aparencia,, um jeep SPOAdo fika muito bala...
Com o revolver eu ganho na articulação...
Bom, a ideia do revolver foi pq me empolguei vendo as fotos do Sá Mourão,,,
Mas quem sabe durante o processo eu não resolva coloca-los...
O SPOA no inicio ate parece uma coisa de louco,,, complicada e tal,,, Mas depois de tanto tempo vendo o pessoal fazer, lendo relatos, analizando InLoco chega-se a conclusão que realmente não é complicado,,,
Essa dos feixes mais planos eu nãoi sabia,,, Qual o mais indicado...
Na dianteira pedois do SPOA não vou girar a bola,,, vou colocar um cardã CV... Acho que é menos mão de obra e mais facil de acertar,,,
Mas era isso...
cristiano
11/02/2005, 14:16
uma dúvida que eu tenho sobre os jumelos revolver são:
:arrow: Nunca encontrei para comprar ? onde tem ?
:arrow: Não é só colocar os jumelos, não ?! tem que mexer em mais alguma coisa, eu vi alguém aqui que colocou mas não lembro.
Sobre SPOA:
:arrow: Eu não tenho um lugar para desmontar o jeep, porque as vezes a grana acaba e tem que ficar com ele parado lá e continuar depois, senão eu mesmo tentaria fazer, acho que devagar se chega longe.
:arrow: Não tenho mecânicos de confiança para esse tipo de serviço.
Marcio Vargas
11/02/2005, 14:23
uma dúvida que eu tenho sobre os jumelos revolver são:
:arrow: Nunca encontrei para comprar ? onde tem ?
:arrow: Não é só colocar os jumelos, não ?! tem que mexer em mais alguma coisa, eu vi alguém aqui que colocou mas não lembro.
Tem que verificar os flexiveis, devido ao aumento do curso.
No meu caso se optar por revolver vou colocar uma barra estabilizadora, daquelas que da pra soltar quando chega na trilha.
Sobre SPOA:
:arrow: Eu não tenho um lugar para desmontar o jeep, porque as vezes a grana acaba e tem que ficar com ele parado lá e continuar depois, senão eu mesmo tentaria fazer, acho que devagar se chega longe.
:arrow: Não tenho mecânicos de confiança para esse tipo de serviço.
Essa dificuldade tb tenho... O sindico não iria gostar muito de ver eixos, feixes de mola por toda garagem do predio...
FernandoRisso
11/02/2005, 15:14
Márcio,
Vc comentou de colocar um cardãn com CV, vc já tem esse cardãn, é o do troller ??? Onde vc conseguiu arrumar ?
Valew...
Abs,
cristiano
11/02/2005, 15:23
mas alguém sabe onde tem para comprar ?
então é só colocar os jumelos revolver e aumentar o curso dos flexíveis ? fora a barra estabilizadora.
O cardan CV por si só não resolve o problema de vibração do cardan dianteiro. Alias, vai PIORAR a situação se instalar do jeito que está pensando........
Sugiro que pesquise um pouco mais.......... :roll:
Abraços,
FernandoRisso
11/02/2005, 15:29
Cristiano,
A RC 4x4 tem esses jumelos pra vender. www.rc4x4.com.br, pode falar com o Rodrigo.
Qto as modificações, sei que os samurais da JF usam barras de torção, tanto na dianteira qto na traseira, além lógico de flexíveis maiores, a mesma modificação que seria feita num SPOA convencional.
Abs,
Marcio Vargas
11/02/2005, 15:35
Para o revolver vc vai precisar trocar os amortecedores tb!!! O curso vai aumentar muuuuito!!!
Bill
Realmente eu pensava que apenas o CV dispensaria girar a bola do diferencial...
Vou dar mais uma pesquisada, comento depois...
cristiano
11/02/2005, 15:44
era aonde eu estava querendo chegar... se tenho que trocar os amortecedores com os jumelos revolver, eu prefiro partir para a SPOA de uma vez... dá para segurar a onda com os feixes originais, não ? :roll:
Marcio Vargas
11/02/2005, 16:02
Como o Walace comentou na segunda menssagem deste topico, tem que trocar os feixes tb para aproveitar 100% o SPOA. E memo com SPOA teras que trocar os amortecedores,,, disso tu não escapa,,,
No Porcão apenas com o Kit Fess eu tive que trocar,,,
Para o revolver vc vai precisar trocar os amortecedores tb!!! O curso vai aumentar muuuuito!!!
Bill
Realmente eu pensava que apenas o CV dispensaria girar a bola do diferencial...
Vou dar mais uma pesquisada, comento depois...
Para a tristeza de muitos, podem ser necessárias as duas coisas, girar a bola e também uma junta CV. Alias, para eliminar totalmente a vibração, é obrigatório fazer as duas coisas.
Como estou sem muito o que fazer e de bom humor, vou entrar em detalhes........... :wink:
A primeira coisa que tem que entender é como funciona uma cruzeta. Muitos acham que é nada mais que um dispositivo de transmitir rotação em ângulo. E realmente, é isso que faz. Porém, a velocidade desta rotação não é constante entre a entrada e a saída da cruzeta. Ou seja, mesmo tendo uma velocidade constante na t-case, o eixo cardan gira em velocidade oscilante, seguindo uma curva sinusiodal. A lógica diz que vai vibrar, certo?!? Iria vibrar mesmo, se não fosse a outra cruzeta lá na fucinha do diferencial, trabalhando no mesmo ângulo. E esta cruzeta oscila também, no mesmo rítimo que a outra. Resultado: as oscilações se cancelam, eliminando a vibração.......
Agora, vamos pensar no que acontece quando levanta o jipe. Teoricamente nada, pois os ângulos continuem iguais nas duas cruzetas. Porém, estes ângulos se tornam tão acentuados que passa o limte de movimento da cruzeta. A variação de velicidade fica tão grande que a vibração do próprio tubo do cardan aparece. Daí, o mané pensa, "vou girar a bola deste diferencial para diminuir o ângulo das cruzetas." Beleza, melhorou uma coisa e piorou outro. Agora, os ângulos das duas cruzetas não são os mesmos e o treco vibra para ca.ra.lho........ :roll:
Sem falar do caster tudo ferrado, mas isso já é outra história.....
Então como resolver?? O certo, certo mesmo é de girar a bola do diferencial para que a fucinha aponta diretamente para a saída da t-case e de instalar um cardan com junta CV numa ponta (da t-case) e uma cruzeta simples na outra ponta. Assim, as duas cruzetas da CV trabalham em conjunto, cancelando as vibrações uma da outra e a cruzeta simples fica alí quietinho, trabalhando sem ângulo........
Entendeu?!?
Abraços,
Marcio Vargas
11/02/2005, 16:20
Puta aula...
Perfeitamente entendido,,, Valew
Eu não queria girar a bola justamente para não ter que corrigir o caster,,,
Mas já entendi que não terei como escapar disso se quiser um serviço bem feito...
Valew a aula Bill
cristiano
11/02/2005, 16:40
Saquei agora, mandar perguntas na sexta que o Bill tá de bom humor... :lol: :lol: :lol:
Obrigado pela explicação.
Em tempo, eu vendo os jumelos revolver original US$ 275,00 o par.
E não esqueçam que provalmente vão ter que aumentar as estrias e talvez o comprimento do cardan... ou ele vai cair...
cristiano
11/02/2005, 17:03
Em tempo, eu vendo os jumelos revolver original US$ 275,00 o par.
:shock: :shock: eu achava que o preço era bem mais em conta...
Talvez valha mais a pena mandar o SPOA logo...
Veja com o Rodrigo da RC4x4, o preço dele certamente é menor.
Ele tem similares ao revolver e também os articulados.
Marcio Vargas
11/02/2005, 17:12
Ainda estou me convencendo a usar o revolver,,,
SPOA já é certo,,,
Como estou sem muito o que fazer e de bom humor, vou entrar em detalhes...........
O Bill,
Então aproveita e explica o que é SPOA :D :D :D :D :D
eu achava que o preço era bem mais em conta...
Talvez valha mais a pena mandar o SPOA logo...
Tenho dois pares novos de uma cópia fiel dos originais e vendo por R$ 350.
[]'s
cristiano
12/02/2005, 13:12
com os jumelos revolver da para ganhar alguma altura ? ou tenho que recorrer a calcos e pneus...
Elmer_Jeep
12/02/2005, 13:23
com os jumelos revolver da para ganhar alguma altura ? ou tenho que recorrer a calcos e pneus...
Depende da altura q vc fala... :roll:
Os jumelos revolver vão fazer diferença no curso da suspensão.
E como foi dito na página anterior:
pneus de maior diâmetro = altura do vão livre :!: :wink:
cristiano
12/02/2005, 13:26
eu estava querendo comparar com SPOA que automaticamente ja ganha uma altura no jeep... eu acredito que com os jumelos nao tenha isso...
Elmer_Jeep
12/02/2005, 13:34
eu estava querendo comparar com SPOA que automaticamente ja ganha uma altura no jeep... eu acredito que com os jumelos nao tenha isso...
blz, então procure ser mais óbvio nas suas perguntas para que quem tiver afim de responder possa ajudar nas suas dúvidas.
1[]
Sandro Tannuri
12/02/2005, 16:13
Só para animar a galera aqui vai uma foto do CJ do Magrão aqui do RJ com SPOA basico, sem CV, sem vibrações e com os feixes originais.
Abraços,
Elmer_Jeep
12/02/2005, 16:31
Sandro Tannuri,
Putz, ficou irado :!: :!:
Os pneus são 35 :?:
Esse Magrão é aqui do fórum? Queria pegar umas idéias com ele.
1 abraço.
Sandro Tannuri
12/02/2005, 16:44
Os pneus são ou melhor eram Swampers 36", são do Dennis hoje.
O Magrão le o forum de vez em quando mas esta sem teclado então não consegue escrever. :lol:
Eu que montei a suspensão então pode mandar as perguntas.
Abraços,
cristiano
12/02/2005, 17:06
blz, então procure ser mais óbvio nas suas perguntas para que quem tiver afim de responder possa ajudar nas suas dúvidas.
1[]
O topico fala de jumelos revolver e SPOA... estou discutindo as vantagens e desvantagens de cada um... só isso...
SPOA básico (Ajuda ae Sandro)
- Troca de amortecedores
- Girar a bola ?
- Aumentar os flexiveis
:arrow: Vantagens
- Ganho de altura
- Pode colocar pneus maiores
- Aumento do curso da suspensao
- ??
:arrow: Desvantagens
- O jeep fica instavel fora de trilha, tendo que colocar barras estabilizadoras.
- ??
Jumelos Revolver
- Troca de amortecedores
- Aumentar os flexiveis
- ??
:arrow: Vantagens
- Aumento de curso de suspensao
- ??
:arrow: Desvantagens
- Nao ganha altura como SPOA
- O jeep fica na altura original
- Tambem fica instavel
- ??
Tudo isso se trata de instalacoes basicas, nada profissional... tambem gostaria de saber qual deles fica mais barato.
cristiano
12/02/2005, 17:08
Sandro, Tem como fazer uma lista de servicos e pecas a serem trocadas num SPOA basico ? Nesse do Magrao teve que girar a bola ?
Elmer_Jeep
12/02/2005, 17:14
Os pneus são ou melhor eram Swampers 36", são do Dennis hoje.
O Magrão le o forum de vez em quando mas esta sem teclado então não consegue escrever. :lol:
Eu que montei a suspensão então pode mandar as perguntas.
Abraços,
ótimo, só pra tirar algumas dúvidas pois estarei spoando meu Jeep esses dias. Desculpe se as perguntas forem idiotas :oops:
os eixos são originais do CJ :?:
Se forem, meu medo é só quanto à estabilidade em trechos on-road :?:
Os feixes são novos :?:
Obrigado.
Sandro Tannuri
12/02/2005, 19:24
O Magrão passou extamente pelas mesmas duvidas, ele queria gastar o minimo possivel e ter uma suspensão decente tanto em flexibilidade quanto em estabilidade.
As perguntas que fiz para especificar o que fazer foram:
1) Que pneu vai usar?
A resposta a esta pergunta muda a cada 3 meses, no inicio um 33" parece enorme ate voce ver como o 35" é legal. Depois a coisa evolui ate o limite do seu orçamento, no caso dele havia uma oportunidade batendo na porta com os TSLs 36" que eu estava substituindo pelos Iroks 39,5".
Para pneus menores que 35" o SPOA e trabalho a toa.
2) Quanta estabilidade quer?
Parece idiota esta pergunta mas tem gente que só quer passear na cidade com o Jeep alto e bonito, neste caso não é necessario aumentar a largura dos eixos mas se você quer fazer trilha de verdade então convem trocar os estreitos eixos originais do CJ por um par de F75. Atenção, o eixo traseiro tem variações tanto de largura quanto da posição da bola, os de F75 4x4 são mais largos e tem a bola deslocada para a direita. Esses são os melhores. Os dianteiros são iguais na Rural e F75 e vão precisar de espaçadores para ficar na mesma largura.
3) Quanto curso de suspensão quer?
Aqui a resposta parece obvia, o maximo. Para obter o maximo de curso voce vai precisar aumentar o investimento. As maneiras mais faceis são usar molas mais macias e jumelos articulados ou revolver. Estes artificios trazem problemas como enpeno de molas e quebras de cardan por causa do famoso "axle wrap". Para evitar isso tem que instalar barras de tração, mas cuidado por que barras mal projetadas ou mal feitas diminuem o curso ou quebram na trilha por causarem travamento no trabalho da suspensão.
4) Quanto quer gastar?
Esta ultima é a mais facil, o minimo!!
Então se quer gastar o minimo aqui vai a receita.
Traseira:
* Eixo F75.
* Molas originais novas.
* Suportes das molas soldados depois do Jeep estar pronto, no chão e com os angulos de cruzetas acertados (ver figura do cardan no final).
* Flexivel, batentes e amortecedores acertados em teste pratico em rampa, empilhadeira ou outro artificio para flexionar a suspensão ao maximo.
Dianteira:
* Eixo Rural/F75.
* Molas originais novas.
* Espaçadores para acertar largura com a traseira.
* Bola girada soltando as soldas que emendam os tubos proximo aos munhões, suportes das molas e emenda dos tubos soldados depois do Jeep estar pronto, no chão, com angulos de cruzetas acertados (ver figura do cardan no final) e caster entre 1 e 5 graus.
* Flexivel, batentes e amortecedores acertados em teste pratico em rampa, empilhadeira ou outro artificio para flexionar a suspensão ao maximo
* Direção usando barra unica saindo do chifre (original) ou pitman (caixa de direção na frente) para uma gambi (bem feita, se e que isso existe) de munhão no lado direito e outra barra ligando as gambis dos dois munhões. Na hora de determinar a posição dos furos para as barras observe o curso da direção para não ficar com curso de menos ou ter que fazer força demais.
Durante os varios testes de rampa ou assemelhado verifique:
* Pontos de contato entre peças durante ciclo da suspensão
* Comprimento dos flexiveis e amortecedores
* Estrias dos cardans
* Qualquer outra fonte de dores de cabeça na trilha.
Com certeza esqueci algo aqui, portanto verifique varias vezes o que estiver fazendo e se sentir necessidade de cuidar de alguma coisa que não esta escrita aqui escreva perguntando, não va fazer m.erda por que a sua segurança e de outros esta em jogo.
Alem disso e importante saber que a partir dai pode-se evoluir a suspensão com:
Molas mais compridas, maior separação entre os eixos, molas mais macias, barras de tração, jumelos articulados ou revolver, links e coilovers , :lol: ... desculpe exagerei.
Boa sorte!!
Abraços,
Alexandre X
12/02/2005, 20:19
Sandro belo artigo!!! espero que ele vire referência. (só falta agora escrever um artigo de como usar o botão <pesquisa> :lol: :lol: )
Sandro Tannuri
12/02/2005, 20:22
Sandro belo artigo!!! espero que ele vire referência. (só falta agora escrever um artigo de como usar o botão <pesquisa> :lol: :lol: )
X,
Estou em casa como babá de gravida, isso tem me dado tempo e paciência para escrever.
Vou começar agora mesmo o artigo sobre o botão pesquisa. :lol:
Abraços,
Alexandre X
12/02/2005, 20:29
X,
Estou em casa como babá de gravida, isso tem me dado tempo e paciência para escrever.
Vou começar agora mesmo o artigo sobre o botão pesquisa. :lol:
Abraços,
Eu sei como é isso... mas finalmente o moleque nasceu agora no carnaval.
cristiano
12/02/2005, 20:55
Belo texto Sandro! obrigado...
So faltou acrescentar quais amortecedores sao indicados para essa suspensao.
Tem algum desenho ou foto do posicionamento das barras da direção para aguentar esse curso da suspensão ?
Alexandre X
12/02/2005, 22:58
Tem algum desenho ou foto do posicionamento das barras da direção para aguentar esse curso da suspensão ?
Como o tópico fala sobre suspensões com feixe de mola, tomaticamente coilovers e air shocks estão descartados.
Para escolher o amortecedor correto, você deve montar toda a suspensão, após colocar o carro articulando a suspensão em uma rampa e então tirar as medidas comprimida e extendida onde serão instalados os futuros amortecedores. E só então comprar o amortecedor.
Marcas? Bom depende de preferência e bolso.
Dica: O campeão e vice do trial de SP usam Doetsch Tech, custam metade do Rancho, são eficientes e duram mais.
cristiano
12/02/2005, 23:03
Como o tópico fala sobre suspensões com feixe de mola, tomaticamente coilovers e air shocks estão descartados.
Para escolher o amortecedor correto, você deve montar toda a suspensão, após colocar o carro articulando a suspensão em uma rampa e então tirar as medidas comprimida e extendida onde serão instalados os futuros amortecedores. E só então comprar o amortecedor.
Marcas? Bom depende de preferência e bolso.
Dica: O campeão e vice do trial de SP usam Doetsch Tech, custam metade do Rancho, são eficientes e duram mais.
Eu acho que um dos motivos por fazermos SPOA básicos é o menor custo, então eu partiria para o mais barato que eu encontrasse e que resolvesse o problema...
cristiano
12/02/2005, 23:04
Sandro, quais são os problemas de se usar os feixes antigos para fazer o SPOA ? alem dos obvios...
[]'s esperando a bomba
Beto Lacerda
12/02/2005, 23:09
sandro gostei muito dessa receita , agora ninguem mais precisa perguntar o que é spoa mesmo :lol: , por ela pude ver que não comi tanta bola pra fazer o serviço no meu cj , fiz meio que isso mesmo , no meu só muda que a barra de direção sai dos suportes originais de uma roda pra outra , só tem gambi de um lado ligando ao pitman , quanto aos amortecedores , provavelmente HDS por questão de custos (dizem que é = ao heckentorn ... )
[]'s
Alexandre X
12/02/2005, 23:13
Sandro, quais são os problemas de se usar os feixes antigos para fazer o SPOA ? alem dos obvios...
[]'s esperando a bomba
Nada contra usar feixes antigos, desde que em bom estado.
Mas já que está construindo uma suspensão nova, vai economizar nos feixes?, coloque novos e de preferencia mais longos.
Molas maiores = Maior articulação :twisted:
Sandro Tannuri
12/02/2005, 23:16
O X ja disse tudo!
O Magrão já tinha um jogo de amortecedores de sei lá o que que tem um bom curso, eu simplesmente escolhi novas fixações para eles. Na traseira eles ficaram inclinados demais porque ele não me deixou cortar a carroceria para fazer suportes mais altos.
Para mim Doetsch Tech são o melhor custo X beneficio em amortecedores alem de ser os mais baratos que ja encontrei.
Não encontrei nenhuma foto das barras de direção mas pesquise no google por "cross over steering" que voce vai achar.
Abraços,
cristiano
12/02/2005, 23:16
sandro gostei muito dessa receita , agora ninguem mais precisa perguntar o que é spoa mesmo :lol: , por ela pude ver que não comi tanta bola pra fazer o serviço no meu cj , fiz meio que isso mesmo , no meu só muda que a barra de direção sai dos suportes originais de uma roda pra outra , só tem gambi de um lado ligando ao pitman , quanto aos amortecedores , provavelmente HDS por questão de custos (dizem que é = ao heckentorn ... )
[]'s
Beto, onde você conseguiu os HDS, tem como comprar pela internet ? Lembra quanto custou : Tem alguma especificação para o curso ?
Alexandre X
13/02/2005, 00:27
[]'s
Beto, onde você conseguiu os HDS, tem como comprar pela internet ? Lembra quanto custou : Tem alguma especificação para o curso ?
Não te preocupa que daqui a pouco o Walace aparece :D
De qualquer forma aqui tem uma tabela com os modelos de HDS por carro, não é o tipo de tabela que eu gosto mas foi a que eu achei.
http://www.askby.com/hds/shocks.htm
cristiano
13/02/2005, 14:47
Obrigado Alexandre,
Wallace, quanto custa o par desses amortecedores ?
Essa altura de 2" a 3" e' suficiente para o SPOA ?
até 76
Jeep CJ5 / Willys / Rural
2" - 3"
Dianteiro 9105
Traseiro 9105
Beto Lacerda
13/02/2005, 15:53
como o X disse , procure pelo Wallace :lol: , os meus estou encomendando com ele , o preço é algo em torno dos 220 reais cada ,mas como o preço para qqer HDS é o mesmo ja estou comprando os com 13,5" de curso assim qdo instalar revolver ou outro artificio do tipo ja tenho os amortecedores ...
X ou Sandro vc's tem ideia do preço de um Doetsch Tech aqui no br ??? vai que não é tão mais caro ...
[]'s
Alexandre X
13/02/2005, 19:20
como o X disse , procure pelo Wallace :lol: , os meus estou encomendando com ele , o preço é algo em torno dos 220 reais cada ,mas como o preço para qqer HDS é o mesmo ja estou comprando os com 13,5" de curso assim qdo instalar revolver ou outro artificio do tipo ja tenho os amortecedores ...
X ou Sandro vc's tem ideia do preço de um Doetsch Tech aqui no br ??? vai que não é tão mais caro ...
[]'s
Vou usar um raciocinio simples, mas tu só vai ter certeza cotando com o Walace.
O Rancho RS9000X custa lá 92USD aqui pela asky by 145USD
O Doetch Tech custa lá 45USD MEU chute é que queste uns 85USD aqui.
Sandro Tannuri
13/02/2005, 20:56
Eu uso o DT3000 da Doetsch Tech e custou US$ 34,00 cada da ultima vez que comprei.
Eu tenho bom preço na Rubicon Express, talvez por isso seja mais barato que o preço que o X pagou, ou ele usa um modelo melhor.
Abraços,
HDS R$ 220,00 cada, só o de 15 polegadas de curso é que custa R$ 240,00 cada.
Rancho 9000 X, US$ 140,00 cada
Alexandre X
13/02/2005, 21:28
Eu uso o DT3000 da Doetsch Tech e custou US$ 34,00 cada da ultima vez que comprei.
Eu tenho bom preço na Rubicon Express, talvez por isso seja mais barato que o preço que o X pagou, ou ele usa um modelo melhor.
Abraços,
Eu uso o DT8000 e custou 44USD
Sandro Tannuri
13/02/2005, 21:41
Gente fina é outra coisa :lol: , se o 3000 já é bom imagina o 8000. Eu ate achei barato US$ 44,00 contra US$ 34,00.
Abraços,
cristiano
13/02/2005, 21:52
[]'s esperando a bomba
Nada contra usar feixes antigos, desde que em bom estado.
Mas já que está construindo uma suspensão nova, vai economizar nos feixes?, coloque novos e de preferencia mais longos.
Molas maiores = Maior articulação :twisted:
Não estou dizendo o que é melhor... mas é questão de botar o carro rodando e fazendo o upgrade aos poucos... gastando aos poucos também... minha idéia era...
- Botava os feixes para cima
- Coloca os amortecedores com curso maior mais em conta
- Mantinha os eixos originais
- Ajustava flexíveis, mangueiras e etc...
Será que dá para fazer esse upgrade ?
Sandro Tannuri
13/02/2005, 22:03
Não estou dizendo o que é melhor... mas é questão de botar o carro rodando e fazendo o upgrade aos poucos... gastando aos poucos também... minha idéia era...
- Botava os feixes para cima
- Coloca os amortecedores com curso maior mais em conta
- Mantinha os eixos originais
- Ajustava flexíveis, mangueiras e etc...
Será que dá para fazer esse upgrade ?
Cristiano,
Os feixes novos são para "zerar" as m.erdas que os antigos ou atuais donos fizeram aos feixes atuais. Feixes com menos laminas ou arqueados vão dar resultados diferentes por isso aconselho usar feixes novos.
Você pode fazer o upgrade que quiser afinal é o seu dinheiro e o seu Jeep mas SPOA sem aumentar a largura dos eixos substancialmente é cagada. Tem gente aqui que usa assim mas se fizer uma trilha com inclinações medias ou fortes vai tombar com certeza.
Outra coisa que não da para deixar de fazer e o angulo do cardan e caster.
Abraços,
leovalle
13/02/2005, 22:15
Quando fiz o SPOA, optei por utilizar as molas mais gastas e só troquei as trincadas e também diminuí a quantidade. Pq? molas mais usadas, são mais finas e flexíveis, mas dificilmente vc consegue que o carro fique equilibrado, então já ciente disso, colocaquei o auxilio por molas helicoidais que além dessa função tem a de dar conforto, pois acaba com aquele movimento "joão-bobo" que os jipes tem, que provocam aquelas quebradas de asa nas curvas.
Se optasse em usar feixes novos, poderia usar ainda menos lâminas, mas não sei se teria o curso, que era o que procurava, lembrando que meu objetivo é o trial 4x4.
[]'s
Sandro Tannuri
13/02/2005, 22:24
Quando fiz o SPOA, optei por utilizar as molas mais gastas e só troquei as trincadas e também diminuí a quantidade. Pq? molas mais usadas, são mais finas e flexíveis, mas dificilmente vc consegue que o carro fique equilibrado, então já ciente disso, colocaquei o auxilio por molas helicoidais que além dessa função tem a de dar conforto, pois acaba com aquele movimento "joão-bobo" que os jipes tem, que provocam aquelas quebradas de asa nas curvas.
Se optasse em usar feixes novos, poderia usar ainda menos lâminas, mas não sei se teria o curso, que era o que procurava, lembrando que meu objetivo é o trial 4x4.
[]'s
Leo,
Continua assim que um dia voce vai estar trabalhando como engenheiro de suspensão na F1. :lol:
Abraços,
cristiano
13/02/2005, 22:27
Estou vendo então que esse upgrade vai tomar um pouco de t$e$m$p$o... São quanto o Magrão gastou no SPOA dele ?
Dennis Figueiredo
14/02/2005, 09:30
Muitos aqui perguntam da minha suspensão, eu desanconselho qualquer um a fazer a menos que tenha muito conhecimento oque nõa era meu caso e me obrigou a ir na tentativa erro até acertá-la.... isso me consumiu praticamente 1 ano, depois que instalei pneus grandes eixos largos e consequentemente a altura ele mudou completamente de comportamento, dái me deu um desespero e quase arranquei tudo e voltei ao feixe.... felismente depois de mais uns 3 meses de tentativa acertamos denovo, acho que ainda tem oque melhorar mas não vou mecher nela tão cedo.....
Existem algun bugs como um pequeno shimmy, que não consigo tirar, e desgaste acentuadissimo das buchas.
Olhando fotos de carro SPOAdos e calculos de Rti, o meu jipe possui mais curso que um CJ com SPOA básico, mas de todas as trilhas que fiz até hoje passei por um ou dois obstáculos que o curso foi exigido totalmente aberto....
Se fosse para mim montar outro CJ do ZERO.... sem dúvida alguma faria um SPOAdo com chassis um pouco alongado.
leovalle
14/02/2005, 10:10
Leo,
Continua assim que um dia voce vai estar trabalhando como engenheiro de suspensão na F1. :lol:
:roll: Tenho uma leve impressão de que o Sandr tá me sacaneando! :lol:
[]'s
Marcio Vargas
14/02/2005, 10:51
SANDRO,
Fikei com uma duvida martelando aki...
O Bill menciona lá na primeira aula deste topico que mesmo girando a bola eu teria que colocar CV pra não vibrar,,, Que só girando a bola iria vibrar pra Car***
Pergunta:
No jeep do teu amigo como vc's resolveram este problema sem utilizar o CV??
[]'s criando coragem pro SPOA...
...13,5" de curso...
Pessoal,
Me respondam uma dúvida (bem leiga) que sempre tive: quando falamos de 13,5" de curso qual medida seria? A medida total do amortecedor aberto (de batente a batente, ou melhor, de ponto-de-fixação a ponto-de-fixação) ou somente a haste que sai de dentro do amortecedor? Ou nenhum dos dois?? :?: :?: :roll: :roll: :roll:
[s] duvidosos,
Dennis Figueiredo
14/02/2005, 12:01
...13,5" de curso...
Pessoal,
Me respondam uma dúvida (bem leiga) que sempre tive: quando falamos de 13,5" de curso qual medida seria? A medida total do amortecedor aberto (de batente a batente, ou melhor, de ponto-de-fixação a ponto-de-fixação) ou somente a haste que sai de dentro do amortecedor? Ou nenhum dos dois?? :?: :?: :roll: :roll: :roll:
[s] duvidosos,
A-F=C onde..
A= medida do amortecedor aberto
F= medida do amortecedor fechado
C= curso do amortecedor
Alexandre X
14/02/2005, 12:23
Gente fina é outra coisa :lol: , se o 3000 já é bom imagina o 8000. Eu ate achei barato US$ 44,00 contra US$ 34,00.
Abraços,
Fino vai ser quando eu instalar os Sway-A-Way :shock:
Pessoal,
Eu sei que minha pergunta não tem muito haver com o título do tópico, mas já que tocamos no amortecedor, me respondam; um amortecedor com 8,4" de curso tem um bom curso, ou qualquer amortecedor atinge isso fácil? :roll: :roll:
Infelizmente estou um pouco longe do meu CJ, senão arrancava ele e media pra ter uma idéia. :roll:
[s]
Sandro Tannuri
15/02/2005, 00:49
Eu não me lembro de quanto o Magrão gastou mas não fica nenhuma fortuna de mão de obra.
No caso dele não tem vibração porque usamos os angulos iguais se anulando como na figura que postei.
Leo,
Sim, eu estou te sacaneando. :lol:
X,
Eu nunca achei bom negocio investir em amortecedores no nosso caso, eles tem que funcionar mas não precisam ser Ohlins ou Bilsteins para atender as nossas necessidades.
Abraços,
Alexandre X
15/02/2005, 00:54
X,
Eu nunca achei bom negocio investir em amortecedores no nosso caso, eles tem que funcionar mas não precisam ser Ohlins ou Bilsteins para atender as nossas necessidades.
Abraços,
Com certeza não!!!
Mas Sway-A-Way/Fox/Walker Evans são para outro tipo aplicação.
Tá achando que eu vou querer passar a vida toda usando feixe de molas???
leovalle
15/02/2005, 01:34
Eu nunca achei bom negocio investir em amortecedores no nosso caso, eles tem que funcionar mas não precisam ser Ohlins ou Bilsteins para atender as nossas necessidades.Abraços,
hahá, até que enfim achei alguém que não vai criticar meus dois traseiros(ui) de 13" comprados por R$ 50,00 mum ferro velho.
[]'s
Alexandre X
15/02/2005, 01:38
Eu nunca achei bom negocio investir em amortecedores no nosso caso, eles tem que funcionar mas não precisam ser Ohlins ou Bilsteins para atender as nossas necessidades.Abraços,
hahá, até que enfim achei alguém que não vai criticar meus dois traseiros(ui) de 13" comprados por R$ 50,00 mum ferro velho.
[]'s
Alguem falou que Cofap não presta? :D
...13" comprados por R$ 50,00 mum ferro velho.
Leo,
Sabe de que veículo originalmente eles são? :roll:
[s]
Elmer_Jeep
15/02/2005, 11:35
Esse tópico andou pra caramba esses dias :D :!:
Sandro, muito obrigado pela aula sobre spoa nos CJ's, ainda bem q vc não tinha o q fazer e aproveitou seu tempo pra adicionar conteúdo ao fórum.
Já comecei uma parte do meu serviço aqui, estou trabalhando inicialmente em duas carcaças dana 44 hibridas pra ficarem da mesma largura dos eixos da toy band. (Em breve fotos e coments.)
Forte abraço.
leovalle
15/02/2005, 14:17
...13" comprados por R$ 50,00 mum ferro velho.
Leo,
Sabe de que veículo originalmente eles são? :roll:
[s]
Marcelo,
Achei os amortecedores no meio do imbróglio do ferro velho de camionetes. O cara não sabia de qual era, mas pelo tamanho deve ser de alguma grande.
Como são usados, já estão um pouco desgastados, então não socam muito e são de ação simples (mais uma pro Tannure me colocar no projeto de suspensões de F1 :lol: )
[]'s
Dennis Figueiredo
15/02/2005, 14:24
Tu tinha falado que era de F-250....... agora diz que não sabe do que é......
má é tiroso esse Leo......
Pessoar,
E aquela minha dúvida dos 8,4"? Niguém? :roll: :roll:
[s] pentelhando,
Marcio Vargas
15/02/2005, 15:09
Apenas recaptulando,,,
1-Apos fazer o SPOA basta apenas girar a bola ate que o angulo das cruzetas da bola fique igual ao angulo das cruzetas da T-case.
2-Com isso não terei as terriveis vibrações mencionadas pelo bill.
3-Com isso eu não escapo de uma correção de caster.
4-Apenas CV sem girar bola é roubada.
Surgio outra duvida...
Com os Revolver, na hora que a suspenção dianteira abrir ao maximo, o carda não vai inclinar extrapolando o limite de operação das cruzetas e travando tudo?
Viagei?? Ou não??
Apenas recaptulando,,,
1-Apos fazer o SPOA basta apenas girar a bola ate que o angulo das cruzetas da bola fique igual ao angulo das cruzetas da T-case.
2-Com isso não terei as terriveis vibrações mencionadas pelo bill.
3-Com isso eu não escapo de uma correção de caster.
4-Apenas CV sem girar bola é roubada.
Surgio outra duvida...
Com os Revolver, na hora que a suspenção dianteira abrir ao maximo, o carda não vai inclinar extrapolando o limite de operação das cruzetas e travando tudo?
Viagei?? Ou não??
Bom, o Sandro disse que o Jeep SPOAdo do Magrão não vibra, mesmo sem ter CV. Acho difícil isso, mas o Sandro não costuma falar merda.........
Gostaria de ver fotos desta montagem.......
Quanto os revolvers, pode ser que o maior curso proporcionado resulta num travamento de cruzeta sim........
Abraços,
Marcio Vargas
15/02/2005, 15:34
Fotos seriam bem vindas mesmo, apenas para ilustrar a ideia e tirar estas duvidas...
Quanto ao Revolver travar as cruzetas, a principio o amortecedor limitando o curso seria suficiente, porem dae vc perde as vantagens proporcionadas pelo revolver, que é justamente esta abertura maior,,, Então não seria o caso de um CV tambem? Apenas para estas situações onde a suspenção é mais exigida, dexa vibrar, apenas para não travar e foder com tudo...
Quanto mais eu penso mais duvidas aparecem,,,
leovalle
15/02/2005, 15:39
Tu tinha falado que era de F-250....... agora diz que não sabe do que é......
má é tiroso esse Leo......
devo ter dito que achava e é bem posível, ou não, como diria Cetano Veloso.
Aconteceu de eu passar muita raiva certa vez quando um certo senhor proprietário de um tal Monster ter me feito rodar 500 lojas de amortecedores em BH a procura dos amortecedores da Peugeot 504, que segundo o mesmo tinha 400 mm de curso (16" aprox) :shock: . O trouxão aqui ficava com cara de bundão cada vez que ia numa loja e não tinham o tal amortecedor. Eis que um dia acho e a merda tinha sim 400 mm DE COMPRIMENTO e 220mm DE CURSO. Com já é conhecido, o pinóchio bateu pé no chão que era 400mm, mas agora ele usa os da Ranger que tem 285 mm de curso. Papai Gepeto tem que tomar providências.
Só não quero que cara sofra a mesma coisa, então melhor ir no FV de camionetes e medir, assim não fica passando raiva.
[]'s
Uma coisa que muita gente não percebe é que a bola do diferencial não se desloca muito para cima e para baixo, mesmo tendo um puto curso de suspensão. O eixo gira em volta do seu centro, as pontas mexem muito mas o centro não..........
No Spider tenho instalado cintas limitadoras nas bolas que não deixem o centro do eixo descer mais que uns 5 cm.......... Cusro não falta......... :wink:
Sa_Mourao
15/02/2005, 16:21
Putz, bala esse tópico !
No meu jipe
1 - Rotacionei as bolas :shock: (Pino 3° pra tras) - Caster
2 - No caso do travamento das cruzetas, dando uma arredondada no copinho de encaixe(não sei o nome), não ajuda a resolver o problema ? Resumindo tirando o canto vivo do esquema ! :mrgreen:
3 - o cardã traseiro ficou pequeno e vou colocar um estriado no meio para ele poder trabalhar (aberto / fechado). Espero não usar CV !
4 - Falei muita merd@ ?
[ ]s
Elmer_Jeep
15/02/2005, 17:31
Uma coisa que muita gente não percebe é que a bola do diferencial não se desloca muito para cima e para baixo, mesmo tendo um puto curso de suspensão. O eixo gira em volta do seu centro, as pontas mexem muito mas o centro não..........
No Spider tenho instalado cintas limitadoras nas bolas que não deixem o centro do eixo descer mais que uns 5 cm.......... Cusro não falta......... :wink:
Boa observação bill, ao transpor obstáculos nem sempre as duas rodas descem por igual.
Agora uma dúvida :roll: , mesmo pra diferencias com a bola fora de centro esses limitadores podem ajudar ? :?:
Sergio Rocha
15/02/2005, 18:20
Pessoar,
[s] pentelhando,
É pouco
8,4"= 213,36mm
O amortecedor da ranger tem 285 mm
É o q eu uso no meu Jeep com suspensão original.
[]'
Sandro Tannuri
15/02/2005, 19:25
X,
Os Sway-A-Ways que voce se refere são coilovers? Isso sim é coisa fina.
Bill,
Obrigado pela consideração mas de vez em quando eu falo merda, cuidado. :lol:
Não foi neste caso. A figura que postei lá atras mostra a maneira tradicional de fazer com que as variações de velocidade do cardan se anulem eliminado as vibrações. No caso do CJ5 com SPOA e impossivel colocar os angulos iguais da maneira do desenho por causa da relação entre altura e comprimento do cardan mas dai eu simplesmente girei a bola mais ainda tipo apontando mais para cima. Assim os angulos ficaram iguais do mesmo jeito e sem vibração.
A ilustração que coloco abaixo foi tirada daqui http://www.pirate4x4.com/tech/billavista/PR-shaft/index2.html
O desenho do meio mostra como fiz no Jeep do Magrão.
No meu Jeep uso CVs nos dois cardans, no do Magrão só não usei por limitações orçamentarias. Mas vibração não tem.
Abraços,
Num jipe de trial, esta solução funciona bem. Porém, em giros mais altos, vai vibrar para K7. As oscilações de velocidades se cancelem, igual na outra montagem. Mas os deslocamentos axiais não.........
Cada solução tem seus prós e contras, vocês acharam uma que serve muito bem para a aplicação.......... 8)
Abraços,
Sandro Tannuri
15/02/2005, 20:33
Num jipe de trial, esta solução funciona bem. Porém, em giros mais altos, vai vibrar para K7. As oscilações de velocidades se cancelem, igual na outra montagem. Mas os deslocamentos axiais não.........
Cada solução tem seus prós e contras, vocês acharam uma que serve muito bem para a aplicação.......... 8)
Abraços,
Como um CJ com motor 4 cil original não sabe o que é levar um cardan a giros mais altos então nos demos bem.
Eu achei bem esquisito aquilo mas como veio do Pirate eu levei a serio e fiz, nas velocidades em que ele anda funcionou muito bem.
Abraços,
cristiano
15/02/2005, 20:36
Eu estou colocando eixos novos no jeep e gostaria de saber se tenho que colocar no jeep primeiro para medir o quanto eu vou girar a bola, ou posso fazer fora ?
Outra, eu estou querendo trocar eu mesmo os eixos, tenho que tirar carroceria ou posso colocar o jeep no cavalete e ir soltando as coisas ? Tem algum passo-a-passo ?
Boa observação bill, ao transpor obstáculos nem sempre as duas rodas descem por igual.
Agora uma dúvida :roll: , mesmo pra diferencias com a bola fora de centro esses limitadores podem ajudar ? :?:
Correção......... Ao transpor obstáculos as duas rodas NUNCA descem por igual......... :wink:
Mesmo com a bola descentralizada, cintas ajudam controlar o eixo. Tenho uma no meu eixo dianteiro.........
Abraços,
Sergio Rocha
15/02/2005, 21:23
Eu estou colocando eixos novos no jeep e gostaria de saber se tenho que colocar no jeep primeiro para medir o quanto eu vou girar a bola, ou posso fazer fora ?
Outra, eu estou querendo trocar eu mesmo os eixos, tenho que tirar carroceria ou posso colocar o jeep no cavalete e ir soltando as coisas ? Tem algum passo-a-passo ?
Aproveita q o Bill está participando deste tópico e pergunta pra ele.
Pergunta sobre SPOA é o q ele mais gosta de responder.
Me inclui fora dessa.... Se eu responder o que penso diante as perguntas postas, vão me banir daqui.........
Abraços,
Sergio Rocha
15/02/2005, 22:48
Me inclui fora dessa.... Se eu responder o que penso diante as perguntas postas, vão me banir daqui.........
Abraços,
Por isso eu ..............................
calei-me
:wink: :wink: :wink:
[]'
Alexandre X
15/02/2005, 23:18
X,
Os Sway-A-Ways que voce se refere são coilovers? Isso sim é coisa fina.
Finissima só que vejo 2 coisas contra os coilovers... preço 2000USD lá nos USA com as molas, e o peso, 180kg a mais no jipe. De bom é que são lindjos!
Já SAW air shock, é mais barato, muito mais leve, deixa a suspensão mais limpa só que é mais dificil de acertar.
Acho que o Bill acertou na mosca com os Fox Air Shox.
Amortecedor não pode dar final de curso aberto ou fechado ou pode danificar.
Dennis Figueiredo
16/02/2005, 08:17
Pessoar,
[s] pentelhando,
Depende do quanto a tua suspensão atinge e da posição que os amortecedores estão...... pode ser muito, pode ser pouco, pode ser suficiente....... :wink:
cristiano
16/02/2005, 08:26
Abraços,
Minha pergunta não é como ou o que fazer... mas se posso girar a bola em um determinado angulo com o diferencial fora ou tenho que colocar no jeep para medir... é que vai chegar uns diferenciais novos para mim...
Manda sem dó Bill... só não pode dedo olho, chute no saco e nem puxar cabelo...
[]´s mantendo a guarda
Depende do quanto a tua suspensão atinge e da posição que os amortecedores estão...... pode ser muito, pode ser pouco, pode ser suficiente.......
Grande Dennis,
Sei de tudo isso, é que a única medida que tinha é essa e não tinha qualquer outra medida pra comparar, só aquelas 13,5" de curso dos HDS. :? Mas depois de muito garimpar na net achei uma tabela da Monroe com as especificações de, praticamente, todos os veículos comercializados aqui no Brasil. :P :P :P Dai ficou fácil, fácil... :wink:
De qualquer forma, valeu!! :wink:
[s]
Sergio Rocha
16/02/2005, 09:17
Ae Bill
A diferença entre o persistente e o teimoso, é q um deles sabe o q está fazendo, o outro não tem a minima ideia. :wink:
responde vai
Marcio Vargas
16/02/2005, 09:31
Meu caro!!
Parte-se do principio que com o eixo montado a saida da bola para o cardã estaja na horizontal,,, Partindo do mesmo principio supoe-se que a saida da T-case tb esteja na horizontal.
Temos que saber tb o quanto o jeep vai erguer para ter a medida da altura entre a saida do bola e a saida da T-case que tembem entra.
A partir dai a matematica faz o resto,,, Com alguns calculos vc tem qual a angulação que deve buscar, tanto faz se o eixo esta montado ou não... A distancia entre eles tb deve entrar no calculo,,,, Quanto mais longe menos angulação... Quanto mais perto mais angulação... Faça dois pontos em uma folha de papel, um logo abaixo do outro. Imagina esses pontos se afastando um do outro, imagina tb uma linha ligando eles... Quanto mais distante, menos o angulo,,,
A formula para isto eu não sei, os engenheiros do forum devem saber,,, mas o peincipio para o calculo é esse...
Bota a m&rd@ do eixo debaixo do carro............. :roll:
E quanto aquela outra babaquice que escreveu alí em cima, não tem que tirar a carroceiria do jipe para trocar os eixos..... :roll: :roll: :roll:
Abraços,
Marcio Vargas
16/02/2005, 10:36
Olha ai que talvez ajude a ter uma ideia de como é feito o serviço..
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=3590&start=0
leovalle
16/02/2005, 11:17
Bota a merda do eixo debaixo do carro............. :roll:
E quanto aquela outra babaquice que escreveu alí em cima, não tem que tirar a carroceiria do jipe para trocar os eixos..... :roll: :roll: :roll:
http://community.the-underdogs.org/smiley/happy/yelrotflmao.gif
Isso aqui tá melhor que o Moderados. Cristiano, pergunta mais aí pro Bill pra ele te http://community.the-underdogs.org/smiley/noughty/smileysex.gif
por favor pergunta o que é SPOA
[]'s
cristiano
16/02/2005, 12:48
Bota a merda do eixo debaixo do carro............. :roll:
http://community.the-underdogs.org/smiley/happy/yelrotflmao.gif
Isso aqui tá melhor que o Moderados. Cristiano, pergunta mais aí pro Bill pra ele te http://community.the-underdogs.org/smiley/noughty/smileysex.gif
por favor pergunta o que é SPOA
[]'s
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
cristiano
16/02/2005, 12:51
Pô Bill... é porque todas as reformas que vejo aqui, são sempre geral... nunca vi ninguém documentando um troca de eixo somente...
Será que não tem um vocabulário assim... desaperta isso, apoia o cavalete no lugar tal e etc... :lol:
[]´s aguentando mais round´s :mrgreen:
Elmer_Jeep
16/02/2005, 13:25
Pô Bill... é porque todas as reformas que vejo aqui, são sempre geral... nunca vi ninguém documentando um troca de eixo somente...
Será que não tem um vocabulário assim... desaperta isso, apoia o cavalete no lugar tal e etc... :lol:
[]´s aguentando mais round´s :mrgreen:
Bill, com a sua licença...
Cristiano, em primeiro lugar deixa de ser preguiçoso e ao invés de ficar parado esperando respostas da galera cria coragem ehttp://www.4x4brasil.com.br/forum/templates/subSilver/images/botoes/Pesquisa_Vermelho.jpg
Digita SPOA e vai lendo tudo q aparecer, depois dá uma olhada nesse artigo aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=393&highlight=spoa
http://tuningbrasil.com/forum/html/emoticons/bukkake.gif
Sergio Rocha
16/02/2005, 17:38
É por isso que eu amo este forum
Pensei q vinha uma montanha e veio só uma pedrada Bill.Vc tá ficando mole :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Leo aonde vc arranja essas coisas ?
vamos então elaborar uma receita de como Spoar
Receita de Spoa:
1- levante o jeep com o macaco Não apoie o macaco na carroceria nem no eixo porque ambos vão ser retirados
2- Afrouxe todos os parafusos q vc encontrar
3 -Retire a carroceria (não esqueça de desconectar o cabo da bateria)
4 - Retire o eixo
5- Gire o Pinhão(como o eixo tá fora vc advinha o angulo e o comprimento do cardan)
6 - Coloque o eixo no lugar
7- Cole ou amarre as molas por cima do eixo
8- Coloque o cardan (se vc é um bom advinho deve já estar no comprimento certo)
9- Acenda 4 velas pro santo de sua devoção q vai dar tudo certo.
10- recoloque a carroceria no lugar
11- aperte todos os parafusos q vc afrouxou anteriormente
12- Ligue o Jeep
13 se ele não pegar, é porque vc não religou o cabo da bateria
14 Chame todos os seus vizinhos para testemunharem a sua façanha
15 Ligue o jeep, engrene primeira e sai pra curtir, de cima, o novo mundo q se descortina ao seus pés.Afinal vc está SPOADO.(ou será esp%rr@do)
16- Boas trilhas
Bill, ajuda aí será q esqueci de alguma coisa ?
E aí Jipeiro alguma sugestão ?
Leo não deixe de opinar tb.
[]'
leovalle
16/02/2005, 20:14
:roll: Pô Sergio, num sacaneia o cara.
No item 9 são 7 velas pretas de 7 dias pro santo e tem que colocar ele de cabeça pra baixo dentro de um copo cheio d'água, ungido por xixi de grilo.
Muito importante: apague as velas no 6 dia usando somente prensa de dedo com cuspe e beba a água com o copo ao contrario dizendo ao mesmo tempo Bill ula-ula, bill-ula ula 6 vezes.
[]'s mizifio http://community.the-underdogs.org/smiley/happy/crudesmoke.gif
Sandro Tannuri
16/02/2005, 21:36
Finissima só que vejo 2 coisas contra os coilovers... preço 2000USD lá nos USA com as molas, e o peso, 180kg a mais no jipe. De bom é que são lindjos!
Já SAW air shock, é mais barato, muito mais leve, deixa a suspensão mais limpa só que é mais dificil de acertar.
Acho que o Bill acertou na mosca com os Fox Air Shox.
Concordo 90% porque ainda não estou seguro que o Air Shox controle bem a extensão e assim permite muito body roll. Alem disso só agora lançaram o 2,5" que parece que aguenta o meu peso, meu não do Hulk. :lol:
Abraços,
cristiano
17/02/2005, 08:42
obrigado pela explicação, mas minha dúvida não é com relação a como fazer... acho que não me faço entender aqui :( ...
Eu estou com os eixos do jeep no lugar e tenho outros novos... antes de trocá-los eu queria saber se posso girar a bola de acordo com um angulo pré-estabelecido antes de colocá-lo no lugar... ou tenho que colocar no jeep e medir a angulação...
A outra dúvida é quais seriam o procedimentos para a troca completo do eixo.
E agora ? :wink:
Marcio Vargas
17/02/2005, 08:54
Tira todos os parafusos do velho, os flexiveis, desconecta a barra de direção, tira ele fora.
Coloca o novo, coloca todos os parafusos, os flexiveis e a barra de direção.
Pronto.
obrigado pela explicação, mas minha dúvida não é com relação a como fazer... acho que não me faço entender aqui :( ...
Eu estou com os eixos do jeep no lugar e tenho outros novos... antes de trocá-los eu queria saber se posso girar a bola de acordo com um angulo pré-estabelecido antes de colocá-lo no lugar... ou tenho que colocar no jeep e medir a angulação...
Se é que vai colocar os novos eixos exatamente na mesma posição que os atuiais, então sim, pode prepará-los antes. Mas se é que vai mudar qualquer coisa, deveria posicionar os eixos de gabarito debaixo do jipe antes de soldar........
Tá claro agora?!?
Abraços,
Concordo 90% porque ainda não estou seguro que o Air Shox controle bem a extensão e assim permite muito body roll. Alem disso só agora lançaram o 2,5" que parece que aguenta o meu peso, meu não do Hulk. :lol:
Abraços,
Sandro,
As limitações que têm os Air Shox quanto controle em extensão e body roll são extamente iguais que têm coil-overs ou até molas helicoidais em geral. É uma questão de acerto. Eu apanhei para K7, como você bem sabe. Mas agora acho que o Spider muito previsível e estável para pilotar......
Uma coisa é certa. Não se pode meter Air Shox ou coil-overs na sexta para rodar no sábado.......... :P
Outra, cintas limitadores são obrigatórios.....
Abraços,
Sandro Tannuri
17/02/2005, 21:47
Sandro,
As limitações que têm os Air Shox quanto controle em extensão e body roll são extamente iguais que têm coil-overs ou até molas helicoidais em geral. É uma questão de acerto. Eu apanhei para K7, como você bem sabe. Mas agora acho que o Spider muito previsível e estável para pilotar......
Uma coisa é certa. Não se pode meter Air Shox ou coil-overs na sexta para rodar no sábado.......... :P
Outra, cintas limitadores são obrigatórios.....
Abraços,
Bill,
O problema é que o Air Shox é quadrado e nos coilovers ou convencionais usamos muito mais rebound do que bump. Tem gente que usa mais de duas vezes mais rebound.
Me parece que nos Air Shox tem uma mola interna que atua no final do curso antes de abrir todo, talvez se usar uma mola dessa mais forte funcione melhor.
O dia que fizerem um Air Shox que aguente o meu peso e tenha muito mais rebound do que bump ai eu comprarei um jogo.
Abraços,
Então pode comprar quando quiser, pois tem Air Shox de 2,5" e todos os Air Shox têm válvulas internas iguaizinhas as de coil-overs convencionais para ajustar rebound e bump......
Abraços,
Sandro Tannuri
18/02/2005, 20:24
Então pode comprar quando quiser, pois tem Air Shox de 2,5" e todos os Air Shox têm válvulas internas iguaizinhas as de coil-overs convencionais para ajustar rebound e bump......
Abraços,
Regular rebound e bump em separado? Quero muito rebound e pouco bump ! Isso é possivel?
Vou pesquisar isso, valeu!!
Abraços,
Sim, perfeitamente possível, ajustando os conjuntos de arruelas (molas prato) sobre as passagens de óleo.....
http://www.pirate4x4.com/tech/billavista/PR-Airshox/index.html
http://www.pirate4x4.com/tech/billavista/PR-Airshox/!%20internal%20medium.jpg
http://www.pirate4x4.com/tech/billavista/PR-Airshox/!airshock01.jpg
Abraços,
Sandro Tannuri
18/02/2005, 22:43
Bill,
Para variar você esta certo. :lol:
Eu ja tinha lido isso mas não lembrava, li em algum lugar que eles são quadrados e fixei esta informação. Algum FDP escreveu isso errado por ai e eu li.
Infelizmente não cabem no Hulk sem cortar pelo menos as caixas de roda dianteiras e na traseira nem sei o que teria que cortar.
Meus amortecedores hoje tem 18,5" comprimido enquando o 2,5" Air Shox de 14" tem 24,65".
Como fazer caber as mais de 6" a mais? Cortando é obvio.
Por enquanto estou fora.
Abraços,
Sandro,
Sem sacanagem, o seu conjunto está muito bem balanceado. No seu lugar também não mexeria..........
Tirando peso é a direção certo para fazer o Hulk ainda melhor, o resto é trocar peça só por trocar...... :wink:
Abraços,
Sandro Tannuri
19/02/2005, 10:43
Sandro,
Sem sacanagem, o seu conjunto está muito bem balanceado. No seu lugar também não mexeria..........
Tirando peso é a direção certo para fazer o Hulk ainda melhor, o resto é trocar peça só por trocar...... :wink:
Abraços,
Walker Evans fez um todo de aluminio e esse me faria economizar uns bons kg em relação as molas e amortecedores que uso hoje.
Mas você tem razão de novo, não vale a pena trocar meu conjunto de suspensão por nada.
Abraços,
Boa tarde galera, juro que pesquisei no site... não achei... o que significa SPOA?
Elmer_Jeep
21/02/2005, 18:39
Boa tarde galera, juro que pesquisei no site... não achei... o que significa SPOA?
manda uma mp(mensagem particular) pro Billj
leovalle
21/02/2005, 18:41
Pesquise assim no google que vc acha:
spoa site:www.4x4brasil.com.br e
acesse http://www.suzukioffroad.com.br/portal2/index.php?option=com_content&task=view&id=26&Itemid=2
Agora se tiver mais dúvidas, pergunte pro Bill :twisted:
Boa Sorte!!
[]'s
Valeu galera, acabei achando no Google...hehehe vejam se está certo...
SPOA = "Spring Over Axel" ou mola na parte de cima do eixo.
SPUA = Seria o contrário de SPOA, mola na parte de baixo do eixo.
Sergio Rocha
21/02/2005, 18:48
O Leo está totalmente enganado.
Só o Bill tem a receita do q é SPOA.E ele não conta pra ninguem.Só em MP.
queria ser uma mosquinha
http://www.cj3rocha.kit.net/emoticon/126.gif
[]'saindo de fininho
cristiano
22/02/2005, 08:13
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: com uns amigos desses...
querendo ver a bagaceira
Albertocuritiba1
04/09/2010, 20:46
Pessoal..... Atualmente vale a pena spoa ( sei que o preço de levantar o jeep dessa forma sai caro, devido a outros problemas criados estabilidade etc...) ou o vale a pena deixar original com jumelos revolver só na trazeira. ????
E ai ???? De sua opinião..........................
André Luiz Rossetim
05/09/2010, 13:14
Pessoal..... Atualmente vale a pena spoa ( sei que o preço de levantar o jeep dessa forma sai caro, devido a outros problemas criados estabilidade etc...) ou o vale a pena deixar original com jumelos revolver só na trazeira. ????
E ai ???? De sua opinião..........................
Não li as 13 paginas do topico e não sei se esta resposta já esta por ai, espero que vc o tenha feito antes de fazer a pergunta, mas pelo que sei, para quem faz trilha, o motivo de SPOAr o carro não é levanta-lo e apenas monstrifica-lo, mas sim retirar os feixes de baixo dos eixos, que servem como ancora numa trilha, dessa forma vc tem somente os diferenciais para encomodar (1/3 da area anterior). O jumelos revolver tem, pelo que sei, a função de aumentar o curso da suspensão.
Acho que a escolha deve ser feita baseado no tipo de trilha que vc costuma pegar:
- erosões com pedras exigem um curso maior da suspensão e maior estabilidade (CG mais baixo).
- facões, poças, etc.... nos levam a preferir SPOAr
E vc pode SPOAr sem erguer mto o carro basta desarquear os feixes, mas isso ja ta mto bem explicado em outros topicos
Albertocuritiba1
05/09/2010, 17:43
entendo..... porem o que muita gente velho de trilha........tem dito é que o preço que se paga pela spoa ou por ter um carro que enrosque menos.....é muito caro.....se perde muito em outras coisas.... o carro fica horrivel para um deslocamento por exemplo.... no asfalto nen pensar.............................curvas....e outras complicações
André Luiz Rossetim
06/09/2010, 09:30
entendo..... porem o que muita gente velho de trilha........tem dito é que o preço que se paga pela spoa ou por ter um carro que enrosque menos.....é muito caro.....se perde muito em outras coisas.... o carro fica horrivel para um deslocamento por exemplo.... no asfalto nen pensar.............................curvas....e outras complicações
Como eu disse vc tem a opção de mandar os feixes nas molas Kusma aki em CTBA, e mandar diminuir a curvatura deles, eu fiz isso, o jeep ficou mto bom, elevando-o apenas uns 7 cm, não precisei mudar mta coisa na direção (VW), ficou excelente de curva. Apesar de mais alto, os feixes endireitados deixam o jeep mais firme e MENOS confortavel - mais duro.
Eu nem mudei o angulo do diferencial dianteiro de tão poco que mudou.
Os jumelos revolver elevam a carroceria do carro praticamente a mesma quantia - 7 cm, pelo que vi em fotos.
Mais um complicador é que vc não pode SPOAr com feixes original sem usar barra anti Axle Wrap, uma solução é usar feixes de Toyota.
Albertocuritiba1
06/09/2010, 11:09
como eu disse vc tem a opção de mandar os feixes nas molas kusma aki em ctba, e mandar diminuir a curvatura deles, eu fiz isso, o jeep ficou mto bom, elevando-o apenas uns 7 cm, não precisei mudar mta coisa na direção (vw), ficou excelente de curva. Apesar de mais alto, os feixes endireitados deixam o jeep mais firme e menos confortavel - mais duro.
Eu nem mudei o angulo do diferencial dianteiro de tão poco que mudou.
Os jumelos revolver elevam a carroceria do carro praticamente a mesma quantia - 7 cm, pelo que vi em fotos.
Mais um complicador é que vc não pode spoar com feixes original sem usar barra anti axle wrap, uma solução é usar feixes de toyota.
fala ai andrézão.... Acho que tenho uma foto do seu cj do ultimo willys day... Da uma olhada ai no anexo ( O AZUL É MEU)
André Luiz Rossetim
06/09/2010, 12:28
fala ai andrézão.... Acho que tenho uma foto do seu cj do ultimo willys day... Da uma olhada ai no anexo ( O AZUL É MEU)
Não, não sou eu, não fui no Willys day, meu jeep é vermelho com gaiola externa, e não tenho capota - apenas toldo.
Da uma lhada neste topico de um amigo meu, ele ta programando churrascos no fazendinha e todos somos bem vindos, proximo será neste sabado:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=76320