Ver Versão Completa : Refrigeraçao Forçada Pra Guinchos Eletricos (apenas um teste de criatividade)
fabiano carraro
02/02/2010, 12:35
UMA IDEIA APENAS PRA DISCUTIRMOS :pipoca:
Da ideia:
refrigerar o motor do guincho com agua nao apenas com dissipadores de ar :shock:
Da forma:
Construir uma especie de mufla em volta do motor,algo parecido como uma garrafa termica (2 paredes)em que corre agua por dentro dela mas estanque sem vazamentos
Do protótipo:
Dois tubos de aluminio devidamente confeccionados pra prenderem em volta do motor com diferença de 1cm de diametro entre eles,onde passaria agua por dentro,uma entrada e uma saída ligadas por mangueiras em PU em nipeis pra ar comprimido,as mangueiras saem e vao ligadas a bomba de combustivel do carro que neste caso passaria a mandar apenas agua de um reservatorio deixando a funcao de alimentaçao do motor pra uma bomba eletrica :pipoca:
Do por que?
ESTIVEMOS TENDO PROBLEMAS SERIOS DE SUPER AQUECIMENTO POR ABUSO E MAUS TRATOS DO GUINCHO EM TRILHAS UM POUCO COMPLICADAS ULTIMAMENTE, DAS QUAIS SOU APAIXONADO,MAS COMO NAO POSSO USAR GUINCHO MEC.POR CAUSA DE UMA REDUZIDA HILUX TEREI QUE OPTAR POR GUINCHOS ELETRICOS MESMO,MAS COMO SEI QUE ONDE ANDO ELES SOFREM UM BOCADO ESTOU TENTANDO ME ANTECIPAR A SEUS PROBLEMAS..........:parede:
e só por causo me veio a ideia de fazer algo assim depois de medir a temperatura do motor de um MILLEMARKER em pleno funcionamento abusivo e depois de começarmos a molhar o motor com uma pequena mangueirinha adptada do limpador................:pipoca:
DIFERENÇA:30º O SUFICIENTE PRO GUINCHO NAO AFROUXAR MAIS E TERMINARMOS O QUE ESTAVAMOS FAZENDO,PUXAR A GOODZILLA COM O MOTOR APAGADO DE UM IMENSO BANHADO QUE FOMOS NOS INFIAR.:mrgreen:
e ai opnioes sobre a ideia? :pensativo:
JORGE DELMANTO
02/02/2010, 13:11
Fabiano,
Acredito que qq mal uso ira causar problema, com agua ou nao!
Vc ja conhece o Warn 12000 refrigerado a ar? Bem legal....Tem duas mangueiras, uma onde o ar quente sai e outra por onde entra ar frio refrigerado por um radiador que fica dentro do carro!
Abç
Tio Eddie
02/02/2010, 13:20
ESTIVEMOS TENDO PROBLEMAS SERIOS DE SUPER AQUECIMENTO POR ABUSO E MAUS TRATOS DO GUINCHO EM TRILHAS UM POUCO COMPLICADAS ULTIMAMENTE,
Fabiano,
A idéia me parece interessante, mas uma boa idéia para uma premissa "equivocada".
IMHO se os guinchos não estão aguentando, ou estão subdimensionados ou mau utilizados (como você mesmo citou, ABUSADOS), acredito que o redidmensionamento dos guinchos ou a troca por gunchos hidráulicos resolva o problema, sem falar na utilização de patescas e afins.
Ah, sei o quanto custa um guinhco, mas não sou adepto de acrescentar "possíveis áreas de falha", como dizemos no mergulho em cavernas. Além disso, ainda parafraseando o mergulho em cavernas, Do It Right (DIR) or don´t do it.
My 2 cents.
Abraços
fabiano carraro
02/02/2010, 14:54
Fabiano,
Acredito que qq mal uso ira causar problema, com agua ou nao!
Vc ja conhece o Warn 12000 refrigerado a ar? Bem legal....Tem duas mangueiras, uma onde o ar quente sai e outra por onde entra ar frio refrigerado por um radiador que fica dentro do carro!
Abç
serio DELMANTOnum tinha visto ainda este:shock:entao nao to tao maluco assim :dance:
pois é TIO EDDIE nao "usamos" eles "abusamos"mesmo..........:mrgreen:Ps:ADORO SUAS PIADAS ME MATO DE RIR AQ DE MADRUGA QUANDO TO TRABALHANDO SERIO,UM DIA AINDA VOU AI PRO PANTANAL .
até existe a possibilidade de mudarmos pra outra capacidade mas no geral eles ja estao bem proximos da capacidade maxima (RANSEY 9.5/MILLEMARKER 9.0/WARN 9.0 suas capacidades de mais de 4.000kg ja seriam suficientes pra qualquer lance menos "ABUSIVO"......mas onde andamos só os ECRON aguentao legal, e mesmo assim os cabos chiam um bocado mesmo estando patescados, entao nesta situaçao a coisa toda ferve mesmo :rolleyes:
mas esta ideia seria digamos um paleativo pros problemas atuais........:pipoca:
agora pelo esqueminha do warn ventilado vejo que o caminho até que nao será tao fora da realidade vamos vendo o que a galera acha e depois de muita discussao parto pro prototipo ,se funcionar patenteamos e dividimos a grana num mega churras com a galera toda do forum :mrgreen:
Renato Fraga
02/02/2010, 15:54
Só pra comtribuir, existe computador com refrigeração líquida......
TylerNTL
02/02/2010, 22:36
Considerando que vc não vai instalar um motor elétrico refrigerado a água ou óleo, eu investira num reforço aloprado na ventilação forçada (um ventilador de 1/2cv)
Aposto que um tufão será mais eficiente em retirar calor dos enrolamentos do motor do que um pouco de água fria "passando por perto".
Jeanilson
03/02/2010, 09:12
Fabiano,
O caminho que pessoal está indicando é o correto: primeiro tem que verificar o dimensionamento do guincho para depois pensar em melhorar a refrigeração.
Já que os de 9.000 lbs não estão dando conta para vocês, conforme você mesmo disse acima, já é caso de partir para os de 12.000 lbs ou acima.
A grande vantagem nesse caso seria que quanto mais o motor trabalhar afastado do seu limite, melhor será o seu rendimento, ou seja, esquentará menos.
Outro ponto que também tem que observar é o dimensionamento elétrico (bateria, alternador e cabos), pois quanto menor a queda de tensão causado pelo acionamento do guincho, menor será a corrente exigida pelo motor e consequentemente menor será o calor gerado pelo guincho.
Mas se mesmo assim quiser mexer com a refrigeração do guincho, o melhor seria a instalação de aletas de alumínio em volta do motor elétrico. Isso já seria um belo começo :concordo:.
Só pra comtribuir, existe computador com refrigeração líquida......
Renato,
Esse sistema de refrigeração líquida é chamado de watercooling, e é usado mais para diminuição do ruído, por substituir várias ventuinhas barulhentas por um sistema silencioso de circulação de água, do que ganho de refrigeração.
[]'s
andres-tavares
03/02/2010, 13:55
O ideal seria procurar guinchos com uma reducao maior que tenham pelo menos 12000 lbs ... alem disso tenta procurar alguns com motores de mais hp (os warn de 6 hp sao uma boa opcao mas muito caros).
Renato Fraga
03/02/2010, 14:24
Renato,
Esse sistema de refrigeração líquida é chamado de watercooling, e é usado mais para diminuição do ruído, por substituir várias ventuinhas barulhentas por um sistema silencioso de circulação de água, do que ganho de refrigeração.
[]'s
Ok, tenho conhecimento disso, só fiz referência porque tem muita gente que acha que água e eletricidade não combinam.....que um equipamento elétrico não pode ser arrefecido por um líquido.
E computador todo mundo daqui usa e sabe o quanto é delicado.....
Abraços
fabiano carraro
03/02/2010, 17:19
Ok, tenho conhecimento disso, só fiz referência porque tem muita gente que acha que água e eletricidade não combinam.....que um equipamento elétrico não pode ser arrefecido por um líquido.
Abraçosa RENATO NAO SAO ASSIM TAO DELICADOS NAO:mrgreen:
O MEU EU ESPANCO QUASE TODO DIA E ELE AINDA TEM UMA TRAVINHA QUE INSISTE EM NAO SE SOLTAR.................:evil:
mas tambem na hora que se soltar,ele separa tudo e ai vai pra roça de vez só comprando outro.............:dance:
ps:agua e eletrecidade combinam muito bem sim senhor, depende apenas do que vç espera que aconteça........ um chocao por exemplo é sempre divertido de se ver..........:rolleyes:
Uma vez eu fiz uma ligaçao de uma bobina "MSD blaster"ligado direto num fio que ficava solto em cima do banco do meu gol de arrancada,na epoca(97)haviamos acabado de criar aquelas alavancas especiais pros wolks com o ponto de pivotagem alterado pra ficar mais curtinhas as trocas ,e todo mundo queria ver como ficará ,ai neguinho entrava e como sempre pisavam na embreagem isto fazia dispar o curto da MSD na bunda do caboclo ..........KKKKKKKKKKKK nossa quase me mataram de tanta porrada no AIC hahahahhahahah mas era hilario de ver ,só dava neguinho andando com o macacao com a marca do fio na bunda,kkkkkkkkkkkkk:mrgreen:
Até hoje tenho amigos de mal comigo por causa destas e outras que vivo aprontando :oops:
fabiano carraro
03/02/2010, 17:32
Considerando que vc não vai instalar um motor elétrico refrigerado a água ou óleo, eu investira num reforço aloprado na ventilação forçada (um ventilador de 1/2cv)
Aposto que um tufão será mais eficiente em retirar calor dos enrolamentos do motor do que um pouco de água fria "passando por perto".
sei nao THELMO 30º é uma pusta diferença,e o calor acho que vem mais da ponta do motor onde estao as escovas do que do enrolamento propriamente dito pois este ja possui resina especifica pra altas temperaturas.
a bronca maior me parece sair do cabeamento realmente e solenoides que ja usamos do f 600.
nossos guinchos ja sao meio bombados estou inclusive desenhando outro prototipo que usara (2)motores de 4hp cada ligados em uma reduçao.......:shock:
o pessoal que correu no transylvania adventure tour (TAT/EUROPA) deste ano andou usando muito isto, e me pareceu interessante a ideia tambem.:concordo:
Jeanilson
03/02/2010, 21:01
Abraços
Renato,
Um equipamento elétrico pode ser arrefecido por um líquido, sim, mas água e eletricidade continuam não combinando :confused:. É só ler nos fóruns especializados em informática os casos de "desastres" em computadores causados por um simples furinho em uma dessas mangueiras de água... :putz:
sei nao THELMO 30º é uma pusta diferença,e o calor acho que vem mais da ponta do motor onde estao as escovas do que do enrolamento propriamente dito pois este ja possui resina especifica pra altas temperaturas.
a bronca maior me parece sair do cabeamento realmente e solenoides que ja usamos do f 600.
Fabiano,
Me ocorreu outra idéia :idea:: ao invés de refrigerar o motor do guincho com água, por que não refrigerar o próprio óleo do motor elétrico?
Poderia ser algo parecido com o sistema utilizado nos câmbios automáticos: uma bomba retiraria o óleo da carcaça do motor através de um tubo, passaria por um mini radiador e outro tubo devolveria o óleo para a carcaça. Que tal? :pensativo:
nossos guinchos ja sao meio bombados estou inclusive desenhando outro prototipo que usara (2)motores de 4hp cada ligados em uma reduçao.......:shock:
o pessoal que correu no transylvania adventure tour (TAT/EUROPA) deste ano andou usando muito isto, e me pareceu interessante a ideia tambem.:concordo:
Nossa :shock:! Você por acaso teria alguma foto desses "mostrinhos" com dois motores?
[]'s
fabiano carraro
04/02/2010, 10:45
Renato,
Um equipamento elétrico pode ser arrefecido por um líquido, sim, mas água e eletricidade continuam não combinando :confused:. É só ler nos fóruns especializados em informática os casos de "desastres" em computadores causados por um simples furinho em uma dessas mangueiras de água... :putz:
Fabiano,
Me ocorreu outra idéia :idea:: ao invés de refrigerar o motor do guincho com água, por que não refrigerar o próprio óleo do motor elétrico?
Poderia ser algo parecido com o sistema utilizado nos câmbios automáticos: uma bomba retiraria o óleo da carcaça do motor através de um tubo, passaria por um mini radiador e outro tubo devolveria o óleo para a carcaça. Que tal? :pensativo:
Nossa :shock:! Você por acaso teria alguma foto desses "mostrinhos" com dois motores?
[]'sopa segue ai uma.:concordo:
ps:oleo de onde vç quer tirar?
Estes motores nao possuem oleo dentro,trabalham no "seco",mas a ideia do oleo e de agua é a mesma :pipoca:
"A ORDEN DOS TRATORES NAO ALTERA O VIADUTO":pipoca:
Pelo que entendi a idéia desse tópico é dar algum palpite, então ai vão o meus, hehe
Alguem já dei a idéia de colocar haletas de alumínio, particularmente achei muito boa a idéia, ainda mais se acrescentar um pequeno ventilador.
Quanto a agua creio que um canal externo mais ou menos no meio da carcaça pra passagem de água reslova a questão, pois apesar de estar longe das escovas, local onde vc sente que o calor é maior, deve conseguir dar conta do recado, pois como o coeficiente de troca dá aguá e muito alto o centro ficando frio as pontas tambem terão temperatura bem menor pois o aço tambem conduz calor de maneira muito eficiente.
Ta ai o palpite e boa sorte na empreitada.
Abraço.
Fernando Massad
12/02/2010, 21:57
Guincho bão do bão????
Hi Lift,
movido a feijão,
não esquenta não,
dispena bateria,
basta ter energia,
te tira de qualquer enroscão,
não precisa de refrigeração.
Um abraço!!!!!!!!!!!
fabiano carraro
13/02/2010, 20:48
Guincho bão do bão????
Hi Lift,
movido a feijão,
não esquenta não,
dispena bateria,
basta ter energia,
te tira de qualquer enroscão,
não precisa de refrigeração.
Um abraço!!!!!!!!!!!nao achei uma boa ideia nao.....
infelizmente eu fico um pouco chateado de ficar atravancando as trilhas enquando outros querem passar antes que fique noitao......:parede:
sem falar na mulher em casa que pode pensar em descontar com o RICARDAO........
enquanto eu fico me matando pra puxar um carro de uma trilha cheia de buracao............:mrgreen:
sei nao, é melhor outra soluçao.....
tipo ficar com o dedao,em um botao......
pra trilha ficar mais "longa e menos demorada"........do que puxar com um hi lift de alavancao.......:odedo:
de qualquer forma .....:rolleyes:
valeu a opniao.:concordo:
de onde inicia o calor? da carcaça ou do rotor?
T+
Bom ! Apesar de não compartilhar da idéia de fazer isso ! Vou falar o que acho e o que eu faria !!
Na foto postada acho que isso é ar comprimido ! Como este guincho tem dois motores, seria uma mangueira de entrada para cada motor (tem uma mangueira em Y ali) e uma de saida de ar quente.
Particularmente acho a forma mais simples de fazer isso já que alguns tem compressores de ar na viatura.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=210646&d=1265287477
[]´s
JCJ
Continuando a viagem .....
Tomando por base o Endurance da Warn, da pra ver bem como é feito o esquema pra refrigerar o motor !
Porém foi necessário colocar um ventilador com motor próprio, acoplado para fazer isso !
Se alguem der uma olhada aí no pdf, da pra ver como as mangueiras são montadas na lateral !!
Pra quem tem compressor é só achar um jeito de instalar dois engates rápido de mangueira pneumática para entrada e saída de ar na tampa do motor e o negócio tá pronto !! (eu acho)
Já que é só teste de criatividade, o meu ta aí ....... :mrgreen:
[]´s
JCJ
http://4wheelonline.com/Images/CategoryImages/Warn-Endurance-Large.jpg
fabiano carraro
19/02/2010, 22:56
principalmente das escovas FABIL por isto a maior parte dos "coolers"pega nesta area :concordo:
JCJ nota: 10..............valeu pelo pdf véinho.:palmas:
patrick plaza
19/02/2010, 23:19
ai sr fabiano é facil é so dar uma kaiser bem geladinha pra ele que fica tudo certo ,pq so o motorista mereçe se é bem dizer o guincho que fas todo o trabalho sujo hehehe:odedo:
fabiano carraro
20/02/2010, 00:54
ai sr fabiano é facil é so dar uma kaiser bem geladinha pra ele que fica tudo certo ,pq so o motorista mereçe se é bem dizer o guincho que fas todo o trabalho sujo hehehe:odedo:puts até agora a melhor resposta MISTER GRIWICH (OU SEI LA COMO É QUE SE ESCREVE O NOME DAQUELA COISA QUE VÇ TA TENTANDO POR PRA RODAR...........:rolleyes:
50" + rockwells é coisa meio grandinha, ç num acha nao amiguinho?
e carreta pra levar esta coisa pra passear, como que fica......:pipoca:porque rodando é que nao vai poder ir né......:parede:
viu tamo indo pra trilha dos fornos amanha,veja os relatos la no topico (TO INDO PRA TRILHA-CWBA
Na segunda coloco tudo.(ops):odedo:
joão k. chikui
20/02/2010, 03:03
Boa noite , Fabiano
Confesso que não li o tópico na integra , mas , tem muita coisa boa da turma toda , em especial a indução de ar fresco no interior do motor , o que , de quebra ainda impede a entrada de agua e pode ser obtida com um simples compressor de ligar no cinzeiro.
Mas , desde que mudei de guincho mecânico para eletrico , isto faz uns 7 a 8 anos , nunca tive problema de aquecimento excessivo, simplesmente usando a seguinte fórmula:
I-Equipamento de marca conceituada e bem dimensionado
II-Baterias com CCA bem acima do mínimo recomendado, e alternador bem revisado e de capacidade 90A ou acima.
III-Viatura dimensionada/preparada para enroscar o mínimo necessário, fazendo que o uso do guincho seja menor.
X2.... o uso correto e todo equipamento bem dimensionado sao a chave do bom desempenho..
T+
fabiano carraro
23/02/2010, 13:15
X2.... o uso correto e todo equipamento bem dimensionado sao a chave do bom desempenho..
T+com certeza um carro bem dimensionado é a chave do sucesso.....em uma grande empreitada.:concordo:
mas e quando os carros começam a dar outros problemas: tipo pontas quebrando,diferenciais estourando,motores fundindo,cambios quebrando etc.....:mrgreen:
Ai a coisa aperta pra valer e quem for rebocar outro carro tem que estar muito mais bem preparado do que apenas pra seu proprio carro......:pipoca:
No meu caso que sou meca e tenho que carregar volta e meio outros pra fora da trilha..............:rolleyes:
e agora estou com uma T-CASE de HILUX nao tenho como usar o ECRON entao terei que partir pra uso de algo eletrico ou hidraulico ........:parede:
sendo o hidraulico o valor de 2 eletricos excelentes ............:rolleyes:
brandtoffroad
23/02/2010, 13:46
Eu vou dar meu palpite gambiarrístico tambem.
Tubos de cobre enrolados no motor em forma de serpentina. Ligados a um sistema de A/C com compressor e funcionamento próprio..
.
Perigoso é só congelar o motor hauhauhuha