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Ver Versão Completa : Cambio automatico Discovery v8 1997



Discovery V8
01/02/2010, 22:23
Sds amigos do 4x4 Brasil,

venho requerer vossa ajuda em relacao ao cambio automatico da minha disco 97. Em fim comprei o brinquedo a pouco tempo, o carro esta lindo, tudo funciona, todas revisoes feitas em concessionaria pelo antigo e unico dono, mas o cambio esta trocando as marchas na fx de 2500 giros e somente quando eu alivio o pe do acelerador e que a marcha troca um pouco antes. Tambem sinto um pequeno tranco nas mudancas. Ja chequei o oleo e esta ok. Sera que existe alguma regulagem para ela trocar a marcha com menos giro? Ou ja preciso mandar tirar a caixa fora e mandar abrir para repara=la. Desde ja muito obrigado, Abs Marcelao, Disco v8

Discovery V8
02/02/2010, 07:40
Complementando, o 4x4 blocante e as reduzidas estão em perfeito estado de funcionamento, o problema é "somente" rs rs em relação as mudanças automáticas,

Obrigado novamente,

Abs
Marcelão - Disco V8

Elmer_Jeep
03/02/2010, 12:26
Marcelão, vi sua notificação. Bom, aguarde que logo aparece alguém com experiencia no assunto pra te ajudar.

[]'s

joao cj3a
03/02/2010, 17:56
marcelão já trou o óleo da caixa? qual a especificação usou?
se não me engano a sua caixa é uma zf 22.

Discovery V8
03/02/2010, 22:05
Valeu Grande Elmer, a esperança é a última que morre... ehe hehe rs rs , Essa já ta batida né. Elmer o mais importante é o prazer que dá dirigir uma "monstrinha destas" mesmo com esse, digamos assim... pequeno desajuste no câmbio. Valeu novamente e um grande abraço!!
Marcelão

Discovery V8
03/02/2010, 22:12
Como vai João, na verdade eu ainda não troquei o óleo, au apenas o chequei em relação as características (cor e cheiro) e ao nível. A princípio estava tudo bem, quanto ao modelo eu não sabia mas lí um post de algum de nossos amigos aqui do site e realmente ele confirmou que esta é a ZF 22m, inclusive é muito parecida ou até igual ao do classico opalão "seis boca". Quanto ao problema continua ocorrendo, outro ponto que observei é que a 100km por hora o giro fica a 2.500, eu acho muito, para um V8, deveria existir um overdrive ou algo assim, ou claro minha caixa está realmente com defeito, rs rs ,

Jhonny, um grande abraço e obrigado novamente,

Abs
Marcelão

joao cj3a
04/02/2010, 12:50
marcelão a caixa se for zf 22 é de opala e mais um monte de carros, inclusive da disco 2 que eu tenho.

joao

Discovery V8
08/02/2010, 00:14
Valeu Velho Jhonny,

tenho quase certeza que sim, mas "se sim mesmo" existiria esta tal regulagem para que as marchas trocassem na fx de 1500 rpm e não 2500 (p um v8 eh uma bela diferença, rs rs) (interrogação)

Abs
Marcelão

joao cj3a
08/02/2010, 11:49
não sei esta informação, mas por dedução acredito que sim, pois esta caixa equipa vário veículos com torques e rotações diferentes 6L 4L V6 e V8, tanto diesel quanto gasilina.
acho que uma oficina especializada em cambio, das antigas (pois deve saber todas as manhas do cambio do opala), possa responder.

joao

Discovery V8
09/02/2010, 08:46
Valeu jhonny !! Vc conheceria alguma oficina destas na zona oeste de São Paulo?

Abraços
Marcelão

joao cj3a
09/02/2010, 09:07
marcelão, infelizmente sou de curitiba e não conheço nenhum oficina em são paulo, uma sugestão é procurar algum clube de opaleiros virtual, como sempre estão adaptando e o cambio é opala talvez tenham alguma oficina.

abraços.

joao

Eduardo Valaretto
15/02/2010, 01:31
Não sou um conhecedor de cambios automáticos (mas tenho uma camper com o cambio igual ao seu) mas pelo que sei é muito difícil um cambio desse estar com problema sem apresentar sintomas no óleo (principalmente coloração).
De qualquer forma trata-se de um cambio sem qualquer gerenciamento eletrônico e portanto a rotação de troca de marchas está intimamente ligada a velocidade de stahl do conversor de torque e problemas nessa peça são bastante raros.
Sugiro que antes de qualquer intervenção mecânica troque o óleo e o filtro de óleo (de preferência em oficinas que permitam fazer a diálise do óleo e não apenas a troca do óleo que se encontra no carter).

Sucesso na empreitada.

Discovery V8
17/02/2010, 17:15
Srs, só complementando a questão, será que algué saberia de dizer o nome do motor da disco 97 v8 e se o mesmo equipa algum outro carro.

Obrigado novamenrte,

Abs
Marcelão

Discovery V8
17/02/2010, 17:18
Não sou um conhecedor de cambios automáticos (mas tenho uma camper com o cambio igual ao seu) mas pelo que sei é muito difícil um cambio desse estar com problema sem apresentar sintomas no óleo (principalmente coloração).
De qualquer forma trata-se de um cambio sem qualquer gerenciamento eletrônico e portanto a rotação de troca de marchas está intimamente ligada a velocidade de stahl do conversor de torque e problemas nessa peça são bastante raros.
Sugiro que antes de qualquer intervenção mecânica troque o óleo e o filtro de óleo (de preferência em oficinas que permitam fazer a diálise do óleo e não apenas a troca do óleo que se encontra no carter).

Sucesso na empreitada.

Muito obrigado Quote, já marquei uma ida a oficina do Sr Ronald, (indicada oportunamente pelo nosso amigo Bello), lá farei o diagnóstico e conf for procederei a troca, obrigado novamente!!

Marcelão

raiffilho
17/02/2010, 18:54
Talvez esteja na hora de voce trocar os discos da transmissao dela!!!!!Funcionam como a embreagem!!!podem estar deslizando!!e por isso o carro tem que compensar em rotaçao ja que ele perde um pouco de força!!!

Discovery V8
17/02/2010, 23:00
Show de bola Raiffilho, eh mais um ponto para que eu discuta com o Sr Ronald no próximo sábado, irei informando e documentando aqui no forum para que a solução e interpretação destes problemas fiquem registrados p os próximos usuários, obrigado novamente,

Abs
Marcelão

Rafajae
18/10/2011, 21:51
Caro amigo, tambem sou proprietario de uma Land Rover Disco v8 1997.

No meu caso eu tambem estranhei esta troca de marchas, mas achei uma regulagem no mesmo local onde e conectado o cabo do acelerador.

Na adimiçao voce vai ver o local onde e conectado o cabo do acelerador, Proximo a ele, voce verá uma especie de diafragma que e o controle de velocidade tambem conectado proximo ao cabo do acelerador. Na mesma peça onde estes dois cabos sao conectados tem um terceiro cabo um pouco mais embaixo que vai desta peça para a caixa de marchas automatica, este cabo regula a pressao do oleo na caixa para indicar as mudanças.
Se ele estiver muito esticado, as marchas vao ser trocadas com giro muito alto causando os solavancos que voce disse estar sentindo na mudança de marchas.
Se ele estiver um pouco mais folgado, as marchas vao ser trocadas em giro mais baixo.
Faça testes e veja qual a regulagem que lhe agrada.

Espero ter ajudado.

Afinal qual o consumo medio da sua Discovery? A minha esta fazendo uma media de 1.7km/l de gasolina.

bello
18/10/2011, 22:18
1,7 km/l ??????????
abs
Sergio

flcabrero
19/10/2011, 12:12
Caro amigo, tambem sou proprietario de uma Land Rover Disco v8 1997.

No meu caso eu tambem estranhei esta troca de marchas, mas achei uma regulagem no mesmo local onde e conectado o cabo do acelerador.

Na adimiçao voce vai ver o local onde e conectado o cabo do acelerador, Proximo a ele, voce verá uma especie de diafragma que e o controle de velocidade tambem conectado proximo ao cabo do acelerador. Na mesma peça onde estes dois cabos sao conectados tem um terceiro cabo um pouco mais embaixo que vai desta peça para a caixa de marchas automatica, este cabo regula a pressao do oleo na caixa para indicar as mudanças.
Se ele estiver muito esticado, as marchas vao ser trocadas com giro muito alto causando os solavancos que voce disse estar sentindo na mudança de marchas.
Se ele estiver um pouco mais folgado, as marchas vao ser trocadas em giro mais baixo.
Faça testes e veja qual a regulagem que lhe agrada.

Espero ter ajudado.

Afinal qual o consumo medio da sua Discovery? A minha esta fazendo uma media de 1.7km/l de gasolina.
Nossa Rafajae, sou novato com Disco, e tenho tentado entender a função deste cabo, muito obrigado pela informação, vou checar como está o meu, pois acredito que esteja completamente esticado... Quanto ao consumo, quando peguei a minha ela estava fazendo também os 1,5 em cidade e perto dos 2 em estrada, atualmente ela está fazendo 4,5km/l em percurso misto, chega a 5 km/l só na estrada, isso aconteceu depois que fiz uma revisão na The Specialist, onde foram trocadas algumas peças, principalmente no distribuidor que estava muito desgastado.... o consumo também melhorou depois de fazer umas abastecidas com gasolina podium, acho que deu uma limpada no sistema...

Abraço!

neilsonhenriques
19/10/2011, 18:17
Afinal qual o consumo medio da sua Discovery? A minha esta fazendo uma media de 1.7km/l de gasolina.

??????????????????????????????

:shock::shock::shock::shock::shock:

Você é acionista majoritário da Petrobrás ?

jeepbruno
20/10/2011, 17:51
Se tiver com o motor desregulado é 1.7km/l meeeeesmo!
a minha faz entre de 4,5km/l a 6km/l, depende do meu humor! heheh
na estrada já fez até 7,5km/l.
Em relação ao câmbio, o filtro sujo pode fazer ele trabalhar de forma desigual. troque o filtro com o fluido, aproveite que vai tirar todos os 11 litros de óleo e faça uma revisão, disco do câmbio não deve ser senão ela estaria fazendo o inverso, ou seja não chegando ao giro certo e meio fraca... entende?!

jeepbruno
20/10/2011, 17:55
Srs, só complementando a questão, será que algué saberia de dizer o nome do motor da disco 97 v8 e se o mesmo equipa algum outro carro.

Obrigado novamenrte,

Abs
Marcelão

Como assim?
o motor é um Rover 3.9 V8 Small Journals. É um 3.5 V8 com os pistões maiores.
0 4.0 GEMS da discovery 2 é um Rover V8 Long Journals.
o 4.6 GEMS da Range Rover é um 4.0 com o virabrequim de curso longo. Chamado de P38

Jorge Martins
31/10/2011, 00:08
Olá, - este tópico do Fórum está virando Disco I. Parabéns !!! Estava faltando isto mesmo (já adicionado a favoritos).

Tenho uma Disco I que adquiri faz três meses. Está com 37k milhas e já fiz umas trilhazinhas e viagens com ela. Ainda não tenho aquela confiança absoluta para ir até Ushuaia até porque não a conheço profundamente, mas a cada dia, nosso "casamento" é uma viagem de descobertas. Estou na fase das comprinhas na LRseries, ebay e por aí e todo dia chega alguma coisa em casa. Por fora e por dentro, ela está muito boa. Ela tb. é tratada no Ronald e, por isso, tb. está cada dia melhor.
Qto. a consumo, no começo ela gastava como um 737 e andava como um Corsa 1k. As trocas de velocidade eram tremendos trancos e descompassos. Até desconfiei dele. Trocando cabos, tampa do distribuidor, velas e algumas mangueiras, o consumo e o rendimento melhorou muito. Lubrificação de tudo, novos óleos, filtros (uns são chatos de trocar) e principalmente as graxadeiras vão tornando o carro melhor. Qto. ao combustível, tenho posto só Podium (ai do bolso), mas já chego a 3,5 ~4 km/l na cidade e 7 km/l na estrada. Acho que posso melhorar mais ainda.
Agora estou na fase de andar com lata de WD40 na mão passando em tudo o vejo embaixo (parafusos, partes oxidadas) e o carro está tomando cara de quem se importa com ele. Agora urgente, vamos ver se reformamos o escapamento todo (cheguem peças!!) e tb. tirar a oxidação das roscas de regulagem do alinhamento de direção.
Tenho um grande amigo que está com uma Disco I com o câmbio todo desmontado. É um ZF maravilhoso mas exige do dono que sempre mantenha-o lubrificado. O filtro é pentelhíssimo de trocar, mas vou fazer isto tb. agora.
De perfumaria, o relógio não funciona (já sei que é só o display) e estou conjecturando em colocar um de carro nacional (acho que o de Monza serve) e o piloto automático insiste em não funcionar. Neste último tópico, até troquei o Rotary Coupler, mas não era este o problema. Como o carro está andando muito bem, em estradas boas é perigoso correr muito e tomar aquela multa e por isso quero arrumar o Piloto automático. Será que alguém conhece quem mexe com isto em SP?
Por último, de novo parabéns pelo tópico ter virado Disco I. Em verdade, não há muitas por aí pois o Brasil acordou para Disco mesmo só na série 3 para frente.
Abços a todos.

rogerc
31/10/2011, 11:54
Olá amigos... Maravilhoso tópico.
Amigo Jorge. O Piloto automático geralmente é a mangueira que vem da bomba de vácuo para o acelerador. De uma olhada no cofre do motor, na parte esquerda (motorista), mais perto do parabrisa, bem ali onde fica a mola que aceleramos o carro. Ali vai a conexão da mangueira, e é onde solta, ou trinca a mangueira. Somente corte a ponta e encaixe de novo. Mas não sei, se vc trocou a rotary coupler, já deve ter tentado a mangueira... é bem mais simples.. hehehe

leobellomi
31/10/2011, 13:26
Legal mesmo termos um tópico para falar das Discos.... aproveitando a oportunidade.. gostaria de saber como se comporta o freio da Disco de vcs.. falo isso por acho que a eficiencia do da minha é baixa...
Os discos traseiros sao novos e os dianteiros tbem estao praticamente zerados... as pastilhas tbem apresentam pouco desgaste.... Quando reclamei para o Ronald na revisao que fiz logo após a compra ele me disse que é caracteristica das Lands... mas eu acho que deveria funcionar melhor...
To pensando em trazer umas pastilhas melhores de fora... o que vcs acham??
A luz do ABS apaga certinho nos 7km/h, não acho que seja problema do ABS.

Abraços
Leonardo
LR Disco I 1997
CJ5 1977

rogerc
31/10/2011, 13:47
Quanto ao cambio, tive bastante problema com o meu. o modelo certo é ZF 4HP22. Tenho bastante material sobre ele se quiserem.
Primeiro tive contaminação do óleo depois de um deep water offroading. O sintoma era ausência da quarta marcha. Não engatava por nada. Após inúmeras trocas de óleo, até sair toda água voltou a funcionar.
No próximo offroad muito molhado, tive o mesmo porblema, mas desta vez as trocas de óleo não foi suficientes. Tive que levar para oficina. Foi para mim recomenda a Pati Paulicéia, mas meio complicado, só agendando e o cara já me deu um valor muito alto antes mesmo de ver o cambio. Então peguei umas indicações com proprietários de Opala. Acabei chegando na Cambio Técnico, perto da Av Pacaembú. Os caras entendem do assunto, o câmbio ficou ótimo, mas precisamos tomar uns cuidados, pois não tem muita experiência em carros como o nosso. Eles montaram a alavanca do bloqueio ao contrário e acabei tendo que levar pro Luiz Fraga arrumar. Mas nada de grave. Ficou show. Geralmente ninguém vai abrir seu cambio para ver o que é e trocar somente o que estragou. A manutenção é pesada, então eles somente pegam o serviço se for para refazer o cambio inteiro. Todos os discos, conversor de torque e até o cavo de kick down. Meu trampo ficou num preço bom e boa qualidade... de uma olhada lá.
Trocas com soco tem muito a ver com a qualidade do óleo. Tem muitos donos de carro autom. que nem sabem que precisa trocar. Existem oficinas também que fazem o flush completo, ou seja, 100% de garantia que todo óleo do sistema será trocado. Somente removendo o bujão do filtro, voce nao troca o óleo que fica no radiador etc. Bom pessoal, já me ferrei muito com este cambio e se tiverem alguma dúvida específica me perguntem. Abraço

neilsonhenriques
31/10/2011, 13:51
Em verdade, não há muitas por aí pois o Brasil acordou para Disco mesmo só na série 3 para frente.

Acordou não é bem a palavra. :mrgreen:

Quem, nos idos de 1997, não gostaria de poder comprar uma Discovery ?

O problema é que quem comprava esses carros antigamente eram os super-hiper-ricos porque o custo deles era exorbitante, sobretudo de seguro e manutenção.

rogerc
31/10/2011, 15:06
Freio, se comparado com carros pequenos é ruim, especialmente quando tiro os AT´s e coloco Mud 245/75/16. A minha já está com o ABS desativado a muito tempo e o freio foi piorando muito. Acabei chegando no vazamento nas pinças dianteiras e as troquei. Melhorou absurdamente, porém ainda é ruim. Esses dias tive que freiar na Rodovia dos bandeirantes na chuva... meu amigo, quase borrei as calças. Ainda bem que sempre ando bem atento e distante do veículo a frente, e fiz um ABS com meu próprio pé.. hehehe. ela travou as 4 rodas e começou a jogar a traseira, aí soltei o freio e pisei de novo e ela retomou a direção e fui fazendo isto, em milésimos de segundo até que parou bem próximo do carro da frente. Se tivesse com os Mud´s seria merda na certa. Tem que ter muita cautela para dirigir este carrões antigos.

neilsonhenriques
31/10/2011, 15:47
E você acha que o Discovery 3 freia bem ? :rolleyes:
O problema não é a mecânica do carro, mas a própria natureza da física.
Um carro grande, pesado e com centro de gravidade na Lua só com freio milagroso.

Também já dirigi Porsche Cayenne, BMW X6 e sinceramente, não é diferente não.

O melhor freio, pra quem dirige SUV, é a prudência.

leobellomi
31/10/2011, 17:24
"bom" saber que o problema de freio não é só da minha rsrs
será que as pastilhas de kevlar a venda lá fora que prometem ganho de 30% valem a pena?? alguem usou??
na minha estou com os Km2 265/75/16.... sou bem prudente também.. mas já passei um susto grande outro dia na marginal pinheiros qdo parou de uma hora pra outra.....

estou a procura de um jogo de tapetes de borracha para a Disco.. alguem sabe onde tem??
achei no armazém 4x4 mas nao tem em estoque... tinham prometido para o final do mes de outubro e agora me pediram mais 30 dias...

http://www.armazem4x4.com.br/tapetes/tapetes-discovery-i-e-ii-cinza.html

abrs

Rafajae
31/10/2011, 23:11
"Legal mesmo termos um tópico para falar das Discos.... aproveitando a oportunidade.. gostaria de saber como se comporta o freio da Disco de vcs.. falo isso por acho que a eficiencia do da minha é baixa... "

Outro ponto que eu gostaria de tirar duvidas com voces e sobre os freios.
Os meus estao com os discos e pastilhas otimos, o oleo de freio foi todo trocado por um do tipo dot4 alta performace, mas a luz do abs insiste em ficar acesa o tempo todo. As vezes em freadas normais o pedal vai ate o fundo e fica tremendo, porem o carro continua andando, entao tenho que tirar o pe e pisar denovo algumas veses para que o freio volte a funcionar.

Ja revisei o cilindro mestre do freio, as pinças e todo o sistema hidraulico quanto a vazamentos.

A duvida maior e o seguinte: Quando se troca o oleo de freio tem algo que deve ser feito alem dos procedimentos de troca de oleo de carros sem abs?

Rafajae
31/10/2011, 23:32
O piloto automático insiste em não funcionar. Neste último tópico, até troquei o Rotary Coupler, mas não era este o problema. Como o carro está andando muito bem, em estradas boas é perigoso correr muito e tomar aquela multa e por isso quero arrumar o Piloto automático. Será que alguém conhece quem mexe com isto em SP?
Por último, de novo parabéns pelo tópico ter virado Disco I. Em verdade, não há muitas por aí pois o Brasil acordou para Disco mesmo só na série 3 para frente.
Abços a todos.

Caro amigo, verifique a bomba de vacuo que fica atraz do farol do lado do motorista, se ela estiver funcionando, verifique a tubulaçao de vacuo que sai da bomba de vacuo e vai para uma conexao em "T" que fica proximo do hidrovacuo no compartimento do motor, dali vai um terminal para uma valvula junto ao acelerador, (verifique tambem se ela nao esta furada), o outro terminal da conexao "T" vai para o pedal de freio, Nele tem outra valvula, porem esta deixa entrar o ar na tubulaçao quando voce pisa no freio, e ela as veses solta, foi o caso da minha.

Se tudo isto estiver ok, entao deve ser o procedimento para ligar o pilloto altomatico.
Faça o seguinte:

1- Ligue o botao do pilloto altomatico no painel:
2- Atinja uma velocidade acima de 60 milhas; (pois o piloto altomatico so funciona depois de 60 milhas)
3- aperte o botao "+" no controle de velocidade no volante;
Dai e só alegria.

Rafajae
31/10/2011, 23:45
Caros amigos, so mais uma coisinha.

Antes de mandarem abrir a caixa de marchas verifiquem a regulagem do cabo que vai junto do corpo de borboletas do acelerador e vai ate a caixa de marchas.
Este cabo se estiver muito esticado ele vai sim fazer as marchas trocarem com solavancos, pois é este cabo que informa para a caixa o quanto voce esta aplicando de acelerador para ela saber se e a hora dela aplicar o "Kik down" (nao tenho certeza se e assim que se escreve). Com ele muito esticado a caixa vai sempre achar que voce esta andando com o pé no fundo, e tambem ira trocar as marchas em um Rpm mais alto tambem.

Vale a pena dar uma olhada na regulagem deste cabo, afrouxe ele e vá regulando aos poucos e testando o carro. se alguem fizer o procedimento, poste ai se deu tudo certo.

Jorge Martins
07/11/2011, 00:14
Obrigado Rafajae no que tange ao piloto automático. Checarei essa dica !

Qto. a questão do freio: tive os mesmos sintomas na minha. Freios OK, luz indicadora de ABS acesa e o freio temeroso barulhento e que não funcionava - a única solução foi trocar os sensores de ABS, no meu caso, traseiro. Depois dessa troca, ficou tudo uma maravilha !

Um grande amigo meu desmontou o câmbio e transmissão todinha da Disco I. É um câmbio maravilho (ZF) todo hidráulico. Mas que trampo para remontar e por de volta no lugar. Dolorido dois dias do esforço feito.

Abços a todos.

JorgeMartins

Jorge Martins
07/11/2011, 00:16
"bom" saber que o problema de freio não é só da minha rsrs
será que as pastilhas de kevlar a venda lá fora que prometem ganho de 30% valem a pena?? alguem usou??
na minha estou com os Km2 265/75/16.... sou bem prudente também.. mas já passei um susto grande outro dia na marginal pinheiros qdo parou de uma hora pra outra.....

estou a procura de um jogo de tapetes de borracha para a Disco.. alguem sabe onde tem??
achei no armazém 4x4 mas nao tem em estoque... tinham prometido para o final do mes de outubro e agora me pediram mais 30 dias...

http://www.armazem4x4.com.br/tapetes/tapetes-discovery-i-e-ii-cinza.html

abrs

Tem no e-bay uns bem bacanas. Mas não são nada baratinhos. Se a Disco tá linda ou quer conservar, vale o investimento. Abços.

Glaicon
07/11/2011, 07:33
Show de bola Raiffilho, eh mais um ponto para que eu discuta com o Sr Ronald no próximo sábado, irei informando e documentando aqui no forum para que a solução e interpretação destes problemas fiquem registrados p os próximos usuários, obrigado novamente,

Abs
Marcelão
Pelo jeito o Discovery V8 vendeu o carro, pois a última postagem é do ano passado, e não colocou a solução do problema.
Sempre lamento quando os outros tentam ajudar, mas não há a boa consideração do próprio interessado.:freaking:

bello
07/11/2011, 08:33
Obrigado Rafajae no que tange ao piloto automático. Checarei essa dica !

Qto. a questão do freio: tive os mesmos sintomas na minha. Freios OK, luz indicadora de ABS acesa e o freio temeroso barulhento e que não funcionava - a única solução foi trocar os sensores de ABS, no meu caso, traseiro. Depois dessa troca, ficou tudo uma maravilha !

Um grande amigo meu desmontou o câmbio e transmissão todinha da Disco I. É um câmbio maravilho (ZF) todo hidráulico. Mas que trampo para remontar e por de volta no lugar. Dolorido dois dias do esforço feito.

Abços a todos.

JorgeMartins

Olá Jorge, também tenho uma DIsco V8 (alías, é da minha esposa) e nunca ví uma DIsco I com o ABS funcionando. Sempre disseram os experts que ele nunca funciona direito. O antigo dono, que foi o primeiro, me disse que cansou de trocar o módulo e sempre dava pau, até que desligou.
Vc poderia me dizer com é e onde fica o módulo do ABS na Disco I? Se for como na Disco II, o modulo da minha foi retirado.
QUanto ao piloto automático, o da minha funciona abaixo das 60 milhas/h. Não seria 60 km/h?.
ABs
Sergio

Jorge Martins
07/11/2011, 21:13
Oi Sérgio,

Não quer me mandar um e-mail de contato para monteiromartins@uol.com.br. Mando-lhe um material útil e mais fácil do que lhe descrever aqui o tal módulo.

Abços.

Jorge Martins

LR Disco I - Flickr: Galeria de jorge martins fotos (http://www.flickr.com/photos/jorgemartinsfotos)

rogerc
11/11/2011, 18:53
amigos,

tenho rodas de ferro, pneu remold Mud 245/75/16 e pneus all terrain bem novos 225/75/16 para vender para Land/Disco1.

Jorge Martins
21/11/2011, 21:22
Disqueiros,

Estou desemperrando as barras e regulagens de direção. Serviço simples e que aparece. Recomendo. Abços.

rogerc
23/11/2011, 22:18
Ai Jorge... pode nos esplicar melhor o que é isso e qual benefício?

Jorge Martins
25/11/2011, 03:09
Bem, a Disco I tem pouquíssimas regulagens de direção e uma delas diz respeito ao alinhamento (convergência das rodas) e a outra regula a posição da direção em relação às rodas. A primeira regulagem na barra de direção (onde está presa uma das extremidades do amortecedor de direção) e é retirada somente soltando-se duas porcas com cupilhas e o amortecedor de direção. A barra estando fora é colocada em bancada e desempenando a peça de regulagem (RTC1799). Evidente que se ela estiver girando no lugar, não há necessidade desse trabalho. É nela que é feito o alinhamento de direção soltando-se as duas braçadeiras. A outra barra (NTC9607) ao ser girada altera a relação da posição da direção relativamente às rodas. Bom serviço !!

Jorge Martins
26/11/2011, 00:06
Continuando. Para desempenar, use fluido de freio. Muito melhor que WD-40. Não dê marteladas fortes nas peças para retirá-las pois são sensíveis à amassamentos.http://www.who-sells-it.com/cy/xks-unlimited-670/land-rover-vehicle-parts-and-accessories-280/page-182.html. A imagem ajuda a ter noção das peças. Bom trabalho !

Glaicon
26/11/2011, 08:03
Senhores, respeitosamente falando, esse tópico é sobre câmbio automático.
Ajude-nos a mantê-lo organizado, postando no local adequado.
Ajudará muito mais a todos a encontrarem as informações necessárias, pesquisando por "assunto".:concordo:

Jorge Martins
26/11/2011, 11:11
Peço perdão por ferir susceptibilidades. Não se preocupem: não mais postarei. Sucesso na recuperação de suas VTRs. Abços.

Leonel Gimenes
13/12/2011, 12:07
Também tenho uma Disco2 2004, só com motor TD5. Adquiri faz 5 meses. Uma baita aquisição.
Como o proprietário anterior, troco todos os filtros e revisões a cada 10.000 Km. Faz algumas semanas tb notei que demora um pouco para trocar as marchas. Aliviando um pouco, troca. Na revisão dos 70.000Km, verifiquei o óleo do cambio e estava ok. Na revisão dos 80.000 Km (falta 1200Km) vou trocar. Assim que fizer a revisão, postarei aqui meus comentários.

abs

Glaicon
14/12/2011, 06:52
Também tenho uma Disco2 2004, só com motor TD5. Adquiri faz 5 meses. Uma baita aquisição.
Como o proprietário anterior, troco todos os filtros e revisões a cada 10.000 Km. Faz algumas semanas tb notei que demora um pouco para trocar as marchas. Aliviando um pouco, troca. Na revisão dos 70.000Km, verifiquei o óleo do cambio e estava ok. Na revisão dos 80.000 Km (falta 1200Km) vou trocar. Assim que fizer a revisão, postarei aqui meus comentários.

abs
Leonel, se a qualidade do óleo está boa, ou seja, entre vermelho e amarronzado translúcido, verifique o nível, pois qualquer quantidade acima do limite produz pequenos trancos quando parado e, demora na mudança das marchas por produzir espuma.
Câmbio bem cuidado é raro dar problemas.:concordo:

Leonel Gimenes
17/12/2011, 20:48
Leonel, se a qualidade do óleo está boa, ou seja, entre vermelho e amarronzado translúcido, verifique o nível, pois qualquer quantidade acima do limite produz pequenos trancos quando parado e, demora na mudança das marchas por produzir espuma.
Câmbio bem cuidado é raro dar problemas.:concordo:

Obrigado pela dica Glaicon
Vou verificar o nível e qualidade do óleo.

abs

Glaicon
19/12/2011, 08:23
Obrigado pela dica Glaicon
Vou verificar o nível e qualidade do óleo.

abs
Ok!
Depois coloque o resultado dos testes, tornando o tópico útil pra os demais.:concordo:

Leonel Gimenes
30/01/2012, 14:30
Olá

Revisão dos 80.000 feita, e tudo ok. Nível um pouco acima do máx e estado do óleo da caixa em perfeito estado. O mecânico sugeriu trocar o óleo na próxima revisão. Quanto à troca das marchas, melhorou um pouco, pois deixamos no nível correto. Viajei com a Disco2 em seguida à revisão, e numa das paradas, as luzes verdes "M" e "S" piscavam sem parar, quando reparei que não trocava as marchas. Parei, desliguei o motor, retirei a chave, liguei o alarme e em seguida desliguei. Problema resolvido. Não deu mais problema, rodei mais 1500 km. Vou levar no mecânico para verificar.
Suspeito de algum sensor do cambio automático. Vou levar no mecânico para ver exatamento o que é. Posto aqui meus comentários.
No mais é só alegria com meu melhor 4x4 que tive até hoje.


abs

Leonel Gimenes
07/02/2012, 11:33
Levei o carro no mecânico e não descobriu nada. Já na semana passada, conheci por acaso uma pessoa que tem uma disco igual à minha (td5 2004 automática). Comentei do ocorrido, e ele falou que seria um problema no alarme. Fiz uma retrospectiva, e realmente é o dito cujo do alarme. Numa das paradas que fiz na viagem, tampei os sensores com fita para que o alarme não disparasse, pois minha filha deixou seu cachorinho dentro. Isto causou a dita falha na viagem. Fiz um teste na minha casa e voltou a ocorrer. Agora não ocorreu mais. Espero que seja só isso. Marchas trocando certo e tudo em cima.

abs

paje_tapuya
05/06/2012, 21:37
Ressuscitando o tópico.
Bom,
A minha v-8 teve o kit de reparo do câmbio todo trocado, justamente pelos problemas relatados no primeiro post. O carro ficou 100% ótimo e consumindo o que considero normal para um v-8, na faixa de 4,8 a 6,0 na cidade e 7,3 na estrada (não 1,7como tem umas citações... rsrsrs). Porém um problema louco ocorreu.
Estava andando numa boa com o carro, parei na casa de minha mãe, e quando fui sair o carro não desenvolvia mais. Acelerava e não pegava torque. O mais estranho: de ré, ele desenvolve normal!!! Pasmem!
Verifiquei o óleo e quando se verifica com o motor desligado ele está no nível indicado, mas quando se verifica com o carro ligado, depois de trocar várias vezes as marchas, ele aparece alto (mas foi assim que me falaram que tinha que ser a verificação).
Não faço ideia do que pode ser isso. Alguém já teve esse problema?

Gouveia
13/06/2015, 17:16
Assinando o tópico

titanium
07/06/2016, 20:10
Compartilhando um Guia de Reparo do Corpo de Válvulas do Câmbio ZF 4hp22, utilizado em Discovery 1, Discovery II td5 e v8, utilizado em Range Rover P38, em BMW, em Jaguar e em diversos outros carros (o mais conhecido deles: opala).

http://twrite.org/shogunnew/files/jason/4HP22EH_ValveBody/4HP22EH-Valvebody.html

Também está disponível no Google Drive com manuais: Land Rover (https://drive.google.com/open?id=0ByowCQJyC-KzfktmcXNBMmFFRXBnSnVzZFB6VVkwXzRiMU1ST1VEVnpMTWls YlRLWVlxa0E)