Ver Versão Completa : Rodas Livres Rangers 98/99 e 99/00 - Artigo extraido do site "The Ranger Station"
Daniel.Shimomoto
01/02/2010, 21:07
Galera de Rangers com rodas livres.
O site americano The Ranger Station (http://www.therangerstation.com) tem uma série de artigos técnicos sobre Rangers e um, especificamente me chamou a atenção e tem fotos e está disponivel em http://www.therangerstation.com/Magazine/Apr04/offroad.htm
O texto eu copiei e colei e achei interesante. Se minha Ranger fosse uma dessas ei certamente estaria mexendo par fazer igual.
Um abraço
Getting Around the PVH Pulse Vacuum Hubs
In the '98 model year Ford gave us Ranger enthusiasts a couple of body blows. Not only did we lose our reliable and easily modified Twin Traction Beam suspension, but we also lost the ability to slap on a set of conventional hub lockouts. No doubt the reliability problems with the old automatic lockouts had something to do with this last issue, but as anyone knows, the vacuum operated ones are even worse. Even Ford realized this and did away with them for the '01 model year. Unfortunately, for the people caught in the '98-'00 group, there is no easy way of getting your 4x4 hubs to function reliably. Until now.
With the simple procedure described below, you can disable the vacuum operation and leave the hubs engaged 100% of the time. The newer Rangers have no unlocking mechanism on them so there should be no harm in this. Several forum members have done this, and besides a slightly different feel in the steering, no problems have been reported. And the knowledge that you will have a functioning front axle when you need it should certainly make it a worthwhile modification.
The information and pictures below were provided substantially by TRS forum member Smeezy with additional input from diehard.
http://www.therangerstation.com/Magazine/Apr04/images/hub2.jpg
1) Remove the plastic cap on outside of hub by inserting two or more flat-head screwdrivers into the holes (look in one of the narrow holes to see the retaining pins are) and rotating. You will probably need the help of a friend as these things are really stuck in there tight. You want to SPIN (don't pry or the housing will crack!) the middle piece to move the retaining pin to the other side of the hole.
http://www.therangerstation.com/Magazine/Apr04/images/hub3.jpg
2) Remove the cover, dust cover, and plastic parts within.
http://www.therangerstation.com/Magazine/Apr04/images/hub4.jpg
3) Separate the two plastic pieces and spring. . Use a screwdriver to gently pry the two white pieces apart. Only one piece has a metal bit in it - remove it from the back by prying it up with a small screw driver. The pieces WILL NOT stay together now so don't worry about trying to get the white things to hold the spring - they'll do just fine once you put them back in the housing.
http://www.therangerstation.com/Magazine/Apr04/images/hub6.jpg
4) Remove the metal piece that is glued to one of the plastic pieces.
http://www.therangerstation.com/Magazine/Apr04/images/hub5.jpg
5) Put the plastic pieces back in along with spring, dust boot, and cover.
6) Put the cover back on. Get your screw drivers and push and twist the cover back on to lock it in place.
7) You're done! The hubs should be locked 100% of the time, like the newer Rangers.
Lembrando que fazendo isso o conjunto da tração dianteira fica engatada pra sempre....
Eu sinceramente não faria, só se tivesse uma fazenda e a Ranger trabalha-se lá...
Já que vai ter que abrir a RL e cortar os ganchinhos, mais simples só apertar aquele "miolo" para deixa-lo aberto e fechar a RL
E quando quiser desengatar e so abrir apertar e deixar comprimido denovo...
Por isso que olhando o sistema(muito simples) eu nem pituto fiz, apenas retirei aquela telinha prata da tampa da RL e com dois pinos eu aciono o sistema...
Anthoniusnikos
02/02/2010, 00:01
Já que vai ter que abrir a RL e cortar os ganchinhos, mais simples só apertar aquele "miolo" para deixa-lo aberto e fechar a RL
E quando quiser desengatar e so abrir apertar e deixar comprimido denovo...
Por isso que olhando o sistema(muito simples) eu nem pituto fiz, apenas retirei aquela telinha prata da tampa da RL e com dois pinos eu aciono o sistema...
X 2 ! Roger.
Chima, tudo bem que é um sistema meia-de-nylon feminino, mas o objetivo desse projeto foi evitar desgaste desnecessário das engrenagens envolvidas. Portanto, melhor é fazer a limpeza do sistema frequentemente e tudo funcionará originalmente perfeito.
Se não funcionar, arranca o motor elétrico e joga fora e faz a seleção com um alicate; também, abre um furo na telinha e enfia o dedo no buraco para engatar e desengatar.
Abs
Anthon
Daniel.Shimomoto
02/02/2010, 00:22
X 2 ! Roger.
Chima, tudo bem que é um sistema meia-de-nylon feminino, mas o objetivo desse projeto foi evitar desgaste desnecessário das engrenagens envolvidas. Portanto, melhor é fazer a limpeza do sistema frequentemente e tudo funcionará originalmente perfeito.
Se não funcionar, arranca o motor elétrico e joga fora e faz a seleção com um alicate; também, abre um furo na telinha e enfia o dedo no buraco para engatar e desengatar.
Abs
Anthon
Anthon;
O desgaste de coroas e planetárias é minimo quando em 4x2 até porque eles trabalham sem carga. Na caixa de transferencia idem. E o arrasto adicional é marginal até porque as CT´s modernas tem sistemas de corrente e poucas peças moveis, em nada lembrando a dos antigos Jeeps e Toyotas que usavam quilos de engrenagens.
As vezes a gente pensa que a RL faz um grande milagre: A S10 tem uma unico ponto que desliga o semi eixo maior. O outro gira constantemente e dentro do diferencial, as caixas satelites trabalham freneticamente. Tudo para manter um cardã parado. Será que compensa?
O unico problema que existe, no caso das Rangers sem RL é coifa do cardã dianteiro junto a CT que em muitos casos se rompe estragando os componentes internos do proprio cardã.
Particularmente eu nao entendo alguns fabricantes que argumentam que tem engate manual do 4x4 e colocam RL´s....elétricas!!!!! É trocar 6 por meia duzia
Abs!!!
Guilherme A. Araújo
02/02/2010, 01:56
A coisa que eu mais queria é que minha ranger desse pra colocar roda livre manual, tenho uma cisma com o eixo dianteiro ficar rodando direto.
Mesmo que o desgaste em 4x2 seja minimo, mas os rolamentos, o retentor e cia, desgastam da mesma forma...
Além do mais, sou fã da RL manual, rsrsrs
Pequeno jr
02/02/2010, 07:56
Shaaammpppoooooo
Valeu pelo texto e pela ajuda!!!! Agora é eu arrumar a minha RL.
Para quem não sabe, minha RL do sistema a vácuo da Ranger foi para o saco. Já tinha quebrado a RL deste sistema a uns 2 anos atrás, quase comprei a AVM do Walter, mas quis insistir em uma RL original, pois imaginei que o problema foi o tempo da peça.
Agora já vi que o negócio é ela mesmo. Não tem jeito.
Rogerm, tem como fazer um video, foto ou algo assim do que foi que você fez na sua RAnger ???
lcdalzoc
02/02/2010, 10:32
To com um caso parecido com vcs...
Minha Explorer 95 tem a CT da Ranger (bem como o motor Maxxion). Queria colocar uma RL manual. Pesquisei no site da AVM, e o modelo correto seria o 465. Comprei o dito cujo, porém só serve até o modelo 94 da Explorer. Depois de uma novela consegui vender as AVM 465 que comprei. E achei uma solução: o mecânico deixou as RL em "lock" direto, como ocorre nas Ranger pós-2001. Resolvido: deixa girar tudo, pelo menos sem tração não fico.
Pequeno jr
02/02/2010, 10:56
Lc, depois de feito isso, quanto você rodou??
Como é teu uso com essa viatura??
pergunto isso, pois to pensando seriamente em deixar Lockado tbm. O problema é que rodo muito e se isso não for problema, já faço isso no sábado e volto as brincadeiras.
lcdalzoc
02/02/2010, 11:02
Olá.
Depois que deixei em "lock", rodei aproximadamente 25.000km, pouco ainda... Não sinto diferença em ruído/comportamento/consumo, tá igual a antes.
Meu uso é pra tudo mesmo, desde viagens de 1.200km sem parar a 120-140km/h direto, cidade, praia, estradas de terra, escalada de pirambeira e lamaçais nos finais de semana...
Pequeno jr
02/02/2010, 12:28
LC, pelo visto acho que é a idéia mesmo. Se fosse para algo dar errado, nestes 25.000 km já era para ter dado.
Sábado se não me arrumarem nada ... já sei o que devo fazer.
dudas_308w
02/02/2010, 20:03
Srs.,
eu tenho uma com RL a vacuo, e outra sem RL, com cardã/semi-eixos/planetárias rodando direto e posso afirmar, que o conjunto é BEM pesado :pensativo:.
Senti a diferença ao decer uma rua no ponto morto, e reparar que a 2001 demora p/ embalar bem mais que a 99.
Depois, resolvi fazer o teste. Levantei a 99 e girei as rodas com a mão.. nada de anormal. Uma "pedalada" e giram alguns minutos....
Levantei a 2001 fiz o mesmo teste... muito mais pesado, a pedalada nao rende nada.
Entao, posso afirmar que "empurrar" satelites + planetaria + semi-eixos + cardã + oleo do diff representa um tanque ou mais no acumulado do ano.
Claro que nao existe duvida em um engrenamento full time, que sempre irá funcionar, mas o ideal é algo tipo AVM, ou uma soluçao de R/L com cabo e alavanca na cabine, a ser inventada pelos nossos amigos criativos Edin-Walter-Anthon ..rs..rs..rs..:concordo:
Como o Pequeno Jr me pediu, estou postando as fotos e logo os vídeos de como eu faço para engatar e desengatar a RL manualmente
Fotos:
1- RL fechada e sem a telinha prata
2- Foto detalhada da tampinha da RL
3- O "miolo" da Rl comprimido
4-Ele dentro da RL comprimido
5-Assim está aberto, empurrando uma engrenagem e engatando o conjunto da tração dianteira
1 e 2- Os Dois pinos(chave allen na falta de pinos :D) passando por dentro da tampa e que empurram o conjunto inteiro abrindo e fechando a mola
Abraços
Anthoniusnikos
02/02/2010, 21:56
As duas chaves não vão furar ou rasgar o retentor(preto) ? Ou você jogou fora os retentores ?
Melhor colocar, pelo menos, um pitutinho de alumínio mantendo o retentor.
Abs
Anthon
Anthoniusnikos
02/02/2010, 21:58
Srs.,
eu tenho uma com RL a vacuo, e outra sem RL, com cardã/semi-eixos/planetárias rodando direto e posso afirmar, que o conjunto é BEM pesado :pensativo:.
Senti a diferença ao decer uma rua no ponto morto, e reparar que a 2001 demora p/ embalar bem mais que a 99.
Depois, resolvi fazer o teste. Levantei a 99 e girei as rodas com a mão.. nada de anormal. Uma "pedalada" e giram alguns minutos....
Levantei a 2001 fiz o mesmo teste... muito mais pesado, a pedalada nao rende nada.
Entao, posso afirmar que "empurrar" satelites + planetaria + semi-eixos + cardã + oleo do diff representa um tanque ou mais no acumulado do ano.
Claro que nao existe duvida em um engrenamento full time, que sempre irá funcionar, mas o ideal é algo tipo AVM, ou uma soluçao de R/L com cabo e alavanca na cabine, a ser inventada pelos nossos amigos criativos Edin-Walter-Anthon ..rs..rs..rs..:concordo:
X 2 ! Dudas. Fez uma boa comparação.
O sistema à vácuo da sua tração está obediente sempre que precisa ?
Abs
Anthon
Daniel.Shimomoto
02/02/2010, 23:13
Srs.,
Realmente que o sistema é mais pesado nao tenha duvida. E um pouco mais ruidoso (percebi quando troquei o óleo do diferencial dianteiro da minha). Mas o incremento em consumo das 99 para as 2001 (comparando as versoes diesel) é praticamente nulo.
Sei lá, sou suspeito para falar qualquer coisa pois um dos fatores decisivos pela minha escolha pela Ranger, além do motor, foi a não existencia de roda livre.
Abs!!!
Pequeno jr
03/02/2010, 00:39
Vão postando mais.
Final de semana já tenho o que fazer, so sei que a tração funciona por bem ou por mal.
As duas chaves não vão furar ou rasgar o retentor(preto) ? Ou você jogou fora os retentores ?
Melhor colocar, pelo menos, um pitutinho de alumínio mantendo o retentor.
Abs
Anthon
Não tem perigo de furar.... não sendo ponti-agudo não tem problema...
dudas_308w
03/02/2010, 15:18
X 2 ! Dudas. Fez uma boa comparação.
O sistema à vácuo da sua tração está obediente sempre que precisa ?
Abs
Anthon
A R/L da 99 ta ok sim, quem ta dando problema é a parte eletrica da 2001....:parede:
Pequeno jr
03/02/2010, 22:52
De qualquer forma, vou fazer o que a galera indicou devido a Minha RL te ido para o saco. Na pior das hipoteses se não funcionar, teria que comprar outra mesmo.
Pequeno jr
19/07/2010, 14:15
Voltando ao assunto da Roda Livre da Ranger de 98 até 2000.
Desde o dia 20/02/2010 fiz o sistema que o Daniel Shampoo Moto indicou neste tópico. De lá para cá já andei quase 20.000 km/rodados com o sistema travado igualzinho ao das Rangers de 2001 em diante.
Da mesma forma, indiquei essa solução dele para outras pessoas que estavam passando pelo mesmo problema na roda livre da Ranger. Todos que utilizaram essa dica até o momento são unânimes em falar .... acabou o problema.
Se é que podemos falar que houve alguma alteração nas nossas viaturas ... só o consumo que aumentou um pouco. Nada tãããoooo considerável, mas na casa de 0,3 a 0,5 a mais no consumo.
Agora, depois de feito a solução, o sistema funciona perfeito sem NUNCA ter dado problema algum tanto na minha quanto nas demais. Precisou da tração, basta ligá-la!
Passei por diversas situações com o uso constante da tração. Uma das que mais temia que poderia desacoplar o sistema era subir alguns morros bastante íngremes .. com muito cascalho. Não houve nada e o sistema passou com louvor.
Quem tem Rangers deste ano e quer resolver de vez isso, basta seguir a dica.
eduardo1968
19/07/2010, 14:48
A RL da minha ranger ainda está boa, nunca deu problema. O único cuidado que tenho é o de usar a tração pelo menos uns 30 km, seja asfalto ou chão toda a semana.
Mas quando começar a falhar, com certeza vou adotar esse sistema.
Valeu pelas dicas Pequeno Jr
Abs
Eduardo
Moisés S.M
19/07/2010, 15:00
Eu fiz o sistema "PITUTO" q o pessoal deve conhecer,pq foi pelo proprio forum q aprendi a faze-lo,e ja faz 2 anos q uso e nunca mais tive problema algum...mas só acoplo os cubos quando vou usar o 4x4,não ando com eles acoplados até pq o gasto de gasol...é muito grande,e o carro fica mais pesado,pensei em colocar as avm,mas não teria pq... ,ahhh se não fosse o 4x4 brasil...
Eu acho q a Ranger fica Travada (já nao é muito forte :D)
Ligo o sistema so quando preciso...
Ali em cima ta as fotos de como eu faço pra acionar o sistema dianteiro...
Boa tarde a todos. Sou novo no Forum 4x4 e ainda estou me familiarizando. Desculpem-me eventuais besteiras.
Tenho uma Ranger 99 Diesel 2.5 4x4. A traçao dianteira está toda destruída. Pensei juntamente com meu mecanico em duas soluçoes.
Achamos uma sucata de Ranger 2003 ou mais nova. Trocaríamos tudo: Cubos, Mangas de Eixo, Homocinéticas, R Livre e talvez tb o motor de acionamento, se preciso for. As peças usadas ficariam em torno de 3500 e mais uns 1000 reais de mao de obra e outras peças miúdas. Outra soluçao seria comprar um par de RL AVM manual e novos cubos do modelo 99 mesmo, e tb homocinéticas, por cerca de 2000 reais. Neste caso se o motorzinho elétrico estiver ruim, um novo custa 1200. Restaria achar um usado ou tentar consertar o original. Na concessionária já falaram que ele é blindado e nao tem conserto, mas nao tenho certeza. O que os amigos sugerem? Se nao der certo tenho que eliminar a traçao dianteira, retirando as homocinéticas, pq está tudo quebrando e estralando. Grato, Germano
Pequeno jr
24/03/2011, 07:53
Boa tarde a todos. Sou novo no Forum 4x4 e ainda estou me familiarizando. Desculpem-me eventuais besteiras.
Tenho uma Ranger 99 Diesel 2.5 4x4. A traçao dianteira está toda destruída. Pensei juntamente com meu mecanico em duas soluçoes.
Achamos uma sucata de Ranger 2003 ou mais nova. Trocaríamos tudo: Cubos, Mangas de Eixo, Homocinéticas, R Livre e talvez tb o motor de acionamento, se preciso for. As peças usadas ficariam em torno de 3500 e mais uns 1000 reais de mao de obra e outras peças miúdas. Outra soluçao seria comprar um par de RL AVM manual e novos cubos do modelo 99 mesmo, e tb homocinéticas, por cerca de 2000 reais. Neste caso se o motorzinho elétrico estiver ruim, um novo custa 1200. Restaria achar um usado ou tentar consertar o original. Na concessionária já falaram que ele é blindado e nao tem conserto, mas nao tenho certeza. O que os amigos sugerem? Se nao der certo tenho que eliminar a traçao dianteira, retirando as homocinéticas, pq está tudo quebrando e estralando. Grato, Germano
As homocinéticas completas você vai encontrar cada uma na casa dos 600 reais
O Rolamento da tua está bom? Pelo visto se as homocinéticas estão assim e os rolamentos não foram embora?
Motor elétrico há como você reparar, há topicos aqui no forum ensinando como você deve fazer para consertar e deixar 100%. Só se uma trilha do disco foi quebrada que ai sim já era e mesmo assim, há no mercado livre esse motor por pouco mais de R$ 700 reais. Dê uma olhada por lá.
O Esquema de recuperar o motor de tração está neste topico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=43304
Caso queira economizar nas rodas livre AVM tem essa solução que foi dada pelo Daniel e que eu estou usando desde o dia que postei sem ter problema algum.
Marcelo Corradi
19/01/2012, 20:25
pessoal, eu queria poder rodar com a reduzida da Ranger ligada sem estar com as rodas dianteiras travadas, mas tbm não sou muito fã de roda livre manual. aí uma vez eu pensei se num dava pra por uma chave eletrica, em algum fio do sistema da RL automatica, talvez oq envia o comando para o sistema de vácuo, pra na hora q eu ligar a reduzida a RL não acionar.
já ví o sistema do pituto aqui no forum, mas a vantagem dele é ser barato, mas é "trabalhoso" igual a uma roda livre manual. eu queria um dispositivo pra acionar da cabine, sem precisar descer. Tenho quase certeza q se encontrasse o fio q envia o comando ao sistema de vácuo, daria pra chavea-lo e ia funcionar.
alguém tem alguma ideia?
73 a todos!
Walter L. L. Casitta
19/01/2012, 21:07
É isso ai, é só colocar um interruptor pra impedir que as RLs funcionem...
Marcelo Corradi
19/01/2012, 22:19
mas um interruptor aonde, Walter?
Anthoniusnikos
19/01/2012, 22:48
pessoal, eu queria poder rodar com a reduzida da Ranger ligada sem estar com as rodas dianteiras travadas.
Marcelo, pelo que entendi, é só você deixar o botão do 4X2 e tá feito, porém as rodas estarão livres mas sem reduzida, ou deixar no 4x4 low para ter a reduzida, porém com as rodas dianteiras travadas. :karate:
Agora falando sério: É só colocar um interruptor no fio correspondente atrás do botão 4x2, 4x4 high, 4x4 low, cortando o fio e fazendo o prolongamento até o interruptor. Pode colocar três interruptores, um em cada fio.
Anthon
Walter L. L. Casitta
19/01/2012, 22:50
mas um interruptor aonde, Walter?
Se fosse na Diesel eu saberia te falar que fica em cima do coletor de admissão, mas na V6 não sei. Nesse sábado vou tentar ajudar um amigo que tem um V6 e tá reclamando de um barulho no eixo traseiro. Posso ver se descubro onde é e se for o caso eu posto aqui. Com foto até...
Pedro Eduardo Patussi
19/01/2012, 22:54
Pessoal... venho conversando com o Marcelo pelo orkut....
pelo q eu entendi....
ele quer usar o 4x4low... mas sem usar a tração dianteira... ou seja ele quer q o 4x4low funcione em 4x2 mas reduzido...
oq ele quer fazer é poder ligar e desligar o vacuo da roda livre separado do botão do 4x4high e 4x4low....
mas pelo q eu saiba... é impossivel usar o 4x4low sem a tração dianteira...
Walter L. L. Casitta
19/01/2012, 23:01
Pessoal... venho conversando com o Marcelo pelo orkut....
pelo q eu entendi....
ele quer usar o 4x4low... mas sem usar a tração dianteira... ou seja ele quer q o 4x4low funcione em 4x2 mas reduzido...
oq ele quer fazer é poder ligar e desligar o vacuo da roda livre separado do botão do 4x4high e 4x4low....
mas pelo q eu saiba... é impossivel usar o 4x4low sem a tração dianteira...
É perfeitamente possível se a Ranger tiver RL. Só é impossível nas que não tem RL.
Marcelo Corradi
20/01/2012, 00:39
Exatamente isso q eu quero Eduardo! um 4x2 LOW.
Walter, te agradeço bastante se puder olhar isso pra mim. mas vc estava pensando em por uma valvula na mangueirinha do vacuo ou um interruptor eletrico msm, chaveando algum fio?
Walter L. L. Casitta
20/01/2012, 07:49
Exatamente isso q eu quero Eduardo! um 4x2 LOW.
Walter, te agradeço bastante se puder olhar isso pra mim. mas vc estava pensando em por uma valvula na mangueirinha do vacuo ou um interruptor eletrico msm, chaveando algum fio?
Tudo elétrico...
Pedro Eduardo Patussi
20/01/2012, 09:53
É perfeitamente possível se a Ranger tiver RL. Só é impossível nas que não tem RL.
Walter mas nesse caso continuaria sendo usado o eixo dianteiro correto??a unica diferença é q a roda tando livre o diferencial não vai mandar força pra elas....certo?!?!
caso tirasse o cardan dianteiro...nada disso funcionaria correto?
Walter L. L. Casitta
20/01/2012, 10:00
Walter mas nesse caso continuaria sendo usado o eixo dianteiro correto??a unica diferença é q a roda tando livre o diferencial não vai mandar força pra elas....certo?!?!
Certo!
caso tirasse o cardan dianteiro...nada disso funcionaria correto?
vai depender da da RL.
Moisés S.M
20/01/2012, 11:17
Por qual motivo tu quer usar o 4x4 low só no 4x2?se tu quiser um jeito mais fácil de fazer isso,compra um par de Rodas AVM...dai tu pode deixar em 4x2 e usar a reduzida.Dai não precisa mexer em mangueira,parte elétrica etc...
Walter L. L. Casitta
20/01/2012, 11:24
Por qual motivo tu quer usar o 4x4 low só no 4x2?se tu quiser um jeito mais fácil de fazer isso,compra um par de Rodas AVM...dai tu pode deixar em 4x2 e usar a reduzida.Dai não precisa mexer em mangueira,parte elétrica etc...
Manobrar com um reboque de trailer ou barco em 4x2L é tudo de bom...
Marcelo Corradi
20/01/2012, 12:00
Moises, é isso q o Walter disse. quando vc vai carregar um peso grande ou arrastar, pra q ficar forçando o carro se vc tem uma reduzida? vai ficar olhando ela lá no painel sem poder usar. e sobre a RL manual como eu mencionei anteriormente, não sou muito fã dela apenas pela falta de comodidade de ter de descer do carro para acionar. além do carro perder a originalidade.
Imagina o seguite: aqui em BH como todos sabem é só morro. tem umas subidas q dá dó na hora de arrancar com a Ranger. aí imagina vc parado no sinal numa subidona dessas, vc desce do carro e vai lá na roda destravar a RL. além de ser bem estranho, fica perigoso largar o carro no freio de estacionamento apenas. com um botão de bloqueio da RL vc pode fazer isso de dentro da cabine. muito melhor e mais prático.
eu citei o exemplo de arrancar numa subida forte, mas minha intenção é usar a reduzida sempre q precisar forçar o carro.
Walter, o Eduardo comentou uma coisa lá no orkut: como ficaria a distribuição de força na CT, já q o cardã dianteiro vai ficar acoplado girando louco, pq a roda estaria solta?
Walter L. L. Casitta
20/01/2012, 12:03
Walter, o Eduardo comentou uma coisa lá no orkut: como ficaria a distribuição de força na CT, já q o cardã dianteiro vai ficar acoplado girando louco, pq a roda estaria solta?
Sim, mas isso não tem não tem nenhuma relevância. Vai tudo pro eixo traseiro.
Pedro Eduardo Patussi
20/01/2012, 13:11
Sim, mas isso não tem não tem nenhuma relevância. Vai tudo pro eixo traseiro.
não moeria o diferencial traseiro?? se o sujeito andar com cautela creio q não tenha nenhum problema....
agora na minha opinião... uma patinada q der em 4x2low só no diferencial traseiro no asfalto...corre um grande risco de danificar....
eu consegui moer o diferencial da silverado... com muito menos q isso.... kkkkk ¬¬
Marcelo Corradi
20/01/2012, 13:29
Eduardo, acho q uma patinada em High ou em Low é a msm coisa, força do msm jeito. só se o carro estiver com carga, aí se patinar vai forçar mais.
mas usando a reduzida num é pra sair cantando pneu, é apenas pra aproveitar mais a força do carro às vezes. num é pra usar sempre não.
Walter L. L. Casitta
20/01/2012, 13:59
Não tem nada a ver patinar. Alem isso o diferencial Visteon que vinha nessas Rangers é mais forte que os dana 44 das novas.
Walter L. L. Casitta
20/01/2012, 14:01
Eduardo, acho q uma patinada em High ou em Low é a msm coisa, força do msm jeito. só se o carro estiver com carga, aí se patinar vai forçar mais.
mas usando a reduzida num é pra sair cantando pneu, é apenas pra aproveitar mais a força do carro às vezes. num é pra usar sempre não.
Economiza um monte de embreagem...
Marcelo Corradi
20/01/2012, 16:21
justamente Walter. vc tbm é de BH e sabe do q eu estou falando! ainda mais numa V6 q tem diferencial 3.73, com pneus 32'' e GNV.
Voltando ao tema das RL.
Aconselho a usar as manuais AVM.
São excelentes e esse acionamento a vacuo da ranger originalizinho ja é problematico. Depois de mexer então acho que vai ser canseira.
Antes de colocar as AVM eu tinha esse preconceito que ia me dar muito trabalho descer do carro para acionar. O que eu acabei percebendo é que não é tão incomodo assim. Como vc pode rodar com as RL engatadas em 4x2 acaba que vc consegue prever a maioria dos cenários.
Exemplo: Ta saindo pra fazenda? Engata em casa. Quando chega na terra troca pro 4x4.
Ta voltando da fazenda? Na hora que pega o asfalto desliga o 4x4 e vai desengatar as RL so em casa.
Resolve seu problema de 4x2L e fica muito bom.
Se de tudo vc encher o saco deixa engatado direto igual nas rangers novas
Pedro Eduardo Patussi
20/01/2012, 20:03
entre a roda livre avm.... e os pitutos... prefiro os pitutos q não gasta grana nenhuma praticamente... hehe
e solta as mangueiras de vacuo de la... vai ter um sistema manual da msm maneira... e ainda da pra usar as "calotas" originais q tampa a roda livre...
com as AVM da pra continuar usando elas?? ou a roda livre fica a mostra ??
Marcelo Corradi
20/01/2012, 21:15
acho q tem q ficar sem as calotinhas Eduardo, senão vc vai ficar tirando e pondo elas toda vez q for mexer na RL.
Pedro Eduardo Patussi
20/01/2012, 21:59
acho q tem q ficar sem as calotinhas Eduardo, senão vc vai ficar tirando e pondo elas toda vez q for mexer na RL.
na roda livre original... eu deixo com as calotinhas...e tiro elas pra ativar a roda livre...ja q o vacuo da minha travada as rodas... mas dps não consegue destravar...
o moises parece q tbm usa as calotinhas...e usa roda livre manual "detuto" pituto sem pituto...só aperta com o dedo igual eu...alias foi ideia dele....kkkk
LeoLeone
21/01/2012, 09:39
na roda livre original... eu deixo com as calotinhas...e tiro elas pra ativar a roda livre...ja q o vacuo da minha travada as rodas... mas dps não consegue destravar...
o moises parece q tbm usa as calotinhas...e usa roda livre manual "detuto" pituto sem pituto...só aperta com o dedo igual eu...alias foi ideia dele....kkkk
Olá Pedro.
Na minha acontece o mesmo, trava mas não destrava.
Daria pra vc mandar fotos com detalhes dessa sua calotinha. Na minha a calotinha entra por trás da roda (úi!), por isso ainda não fiz os pitutos. Minhas rodas são de liga leve. Essas suas calotas prendem nos parafusos?
Agradecido...
Pedro Eduardo Patussi
21/01/2012, 10:54
Olá Pedro.
Na minha acontece o mesmo, trava mas não destrava.
Daria pra vc mandar fotos com detalhes dessa sua calotinha. Na minha a calotinha entra por trás da roda (úi!), por isso ainda não fiz os pitutos. Minhas rodas são de liga leve. Essas suas calotas prendem nos parafusos?
Agradecido...
é a calota central...ela prende nos parafusos sim...é só puxar ou empurrar com as mãos msm...
http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAAzVA9AP29NGlyx1Tc3dZaUAydnx_Rv_tjfrYu8REGGOGW ZZEEN0lzjFQXTjsOE3loyFB3m1Aicx-SQW4zp6XOwAm1T1UNEHNnvnKTsL4MBO4Zuzyuzi7RvR.jpg
Moisés S.M
21/01/2012, 11:22
kkkkkk a idéia eu não sei,mas funciona...não precisa fabricar o pituto!Eu uso as calotas,sempre que vou usar o 4x4,eu arranco ela e travo as rodas livres,como só uso nos finais de semana,já deixo engatado,e quando não vou usar mais,desengato!ficou tão bom,que não vale apena gastar em AVM...nunca me deu problema.E mais,se tu fica com preguiça de tirar a calota,que é só puxar com a mão,é só pegar uma serra copo e fazer um furo nela.
Pedro Eduardo Patussi
21/01/2012, 12:21
kkkkkk a idéia eu não sei,mas funciona...não precisa fabricar o pituto!Eu uso as calotas,sempre que vou usar o 4x4,eu arranco ela e travo as rodas livres,como só uso nos finais de semana,já deixo engatado,e quando não vou usar mais,desengato!ficou tão bom,que não vale apena gastar em AVM...nunca me deu problema.E mais,se tu fica com preguiça de tirar a calota,que é só puxar com a mão,é só pegar uma serra copo e fazer um furo nela.
desconsidere a ultima frase do moises.... fazer um furo na calota....isso seria um CRIME... kkkkk ia ficar horrivel =X seria melhor rancar logo a calota...
Walter L. L. Casitta
21/01/2012, 22:28
justamente Walter. vc tbm é de BH e sabe do q eu estou falando! ainda mais numa V6 q tem diferencial 3.73, com pneus 32'' e GNV.
Marcelo, a fiação que você tem modificar para não ligar as RLs fica numa valvula solenoide sob o paralamas direito. Tem que tirar a caixa do filtro de ar ou a saia do paralamas pra ter acesso. São três fios e você tem que interromper um deles para que a RL continue desliga.
Infelizmente o problema da Ranger do meu amigo era elétrico e não deu para pegar informações mais precisas que essas. Se eu encontrar o esquema elétrico eu posto mais detalhes.
Pedro Eduardo Patussi
22/01/2012, 09:01
Marcelo, a fiação que você tem modificar para não ligar as RLs fica numa valvula solenoide sob o paralamas direito. Tem que tirar a caixa do filtro de ar ou a saia do paralamas pra ter acesso. São três fios e você tem que interromper um deles para que a RL continue desliga.
Infelizmente o problema da Ranger do meu amigo era elétrico e não deu para pegar informações mais precisas que essas. Se eu encontrar o esquema elétrico eu posto mais detalhes.
Em algum topico...eu vi um esquema eletrico do 4x4 em espanhol...se não mi engano foi o anthonius q postou
Walter L. L. Casitta
22/01/2012, 10:50
Tudo fica mais simples depois de 10 minutos de pesquisa no Google. Abaixo as informações que faltavam pra dominar as marvadas RLs da Ranger...
Marcelo Corradi
22/01/2012, 21:01
Walter, matou a pau!!! Valeu msm!
Só q eu pego a Ranger só no final de semana pq ela fica lá em Lagoa Santa. mas semana q vem eu vou olhar direitinho lá e já preparar uma chave pra por na cabine.
vou dando as informações pra vcs, pra quem quiser fazer tbm.
ABS!
Walter L. L. Casitta
22/01/2012, 21:59
Walter, matou a pau!!! Valeu msm!
Só q eu pego a Ranger só no final de semana pq ela fica lá em Lagoa Santa. mas semana q vem eu vou olhar direitinho lá e já preparar uma chave pra por na cabine.
vou dando as informações pra vcs, pra quem quiser fazer tbm.
ABS!
A foto da válvula PVH...
http://desmond.imageshack.us/Himg714/scaled.php?server=714&filename=swvac.jpg&res=medium
Marcelo Corradi
23/01/2012, 10:31
Walter, só uma dúvida. essa solenoide é responsavel apenas pelo sistema das rodas livres? Desligá-la num afeta nenhum outro sistema não né?
Abs!
Walter L. L. Casitta
23/01/2012, 10:47
Walter, só uma dúvida. essa solenoide é responsavel apenas pelo sistema das rodas livres? Desligá-la num afeta nenhum outro sistema não né?
Abs!
Sim, você pode tirar o conector dela sem problema. Inclusive foi isso que fizemos na Ranger do meu amigo. A dele tava com a elétrica tão fusada por conta dos mecas incompetentes tentado resolver problemas com o GNV que ele preferiu colocar RL AVM.
Moisés S.M
23/01/2012, 10:48
desconsidere a ultima frase do moises.... fazer um furo na calota....isso seria um CRIME... kkkkk ia ficar horrivel =X seria melhor rancar logo a calota...
Qualé Pedro kkkkkk,é uma opção não é?dai o cara não tem que fica tirando a calota toda hora.Penso em fazer isso a uns 2 anos já,mas falta coragem...pra fazer o furo pra passar a mangueira do snorkel nem pensei hehehehehe
Quando mexi no Snorkel,tive que desmontar muita coisa da Ranger,pra passar a mangueira e os canos...Aproveitei e revisei todo sistema do 4x4,mangueiras,bomba vácuo,etc...na boa,o sistema complicado!E o mais engraçado,é que o meu 4x4 a vácuo parou de funcionar logo após que o meca trocou o rolamento da roda do passageiro dianteira,mas pelo que eu vi tá td ok!Sera que foi coincidência?
Marcelo Corradi
23/01/2012, 10:55
blz Walter! vc tem uma sugestão de qual dos 3 fios chavear ou pode ser qualquer um? eu vou na rua comprar um conector igual a esse, pq eu não quero cortar os fios originais. vou fazer tipo um jumper pros fios, e chavear um deles.
Walter L. L. Casitta
23/01/2012, 11:11
blz Walter! vc tem uma sugestão de qual dos 3 fios chavear ou pode ser qualquer um? eu vou na rua comprar um conector igual a esse, pq eu não quero cortar os fios originais. vou fazer tipo um jumper pros fios, e chavear um deles.
Você tem que chavear o fio do meio.
Pra acionar o 4x2L a chave da RL que você colocar, tem que estar deligada antes de girar o botão da tração. Se fizer o contrário não vai fazer efeito.
Qualquer duvida em relação ao funcionamento da tração, liga a chave, deliga a ignição e liga de novo que o sistema deve reiniciar normalmente.
Marcelo Corradi
23/01/2012, 16:10
blz Walter! sobre os procedimentos pra usar a reduzida eu já sabia, tem q desligar o botão primeiro e depois ligar a reduzida.
rodei tudo aqui em BH atrás daquele conector, mas só achei o macho, a femea num tem jeito não. oh roça grande essa Beozonte!!!
vou ter q fazer uma gambiarra, mas não quero cortar o fio original.
Pedro Eduardo Patussi
23/01/2012, 21:42
Walter... por acaso tem alguma dica...de como desconetar o conector do motorzinho eletrico da CT ??
eu ja desconectei uma vez...q deu mal contato ...passei wd40 encapei com um plastico e coloquei braçadeira plastica... blz...
hj o maldito 4x4 não funciono...chegei em casa tinha caido um toró de agua...tive q deita embaixo da caminhonete pq o maldito 4x4 piscava as luzes e não acionava...e pra conseguir desconetar o maldito plug?? qm disse q eu consegui?? -.- ta duro pra caralho...meti wd40 por td nele..."enfiei" pelos buraquinhos e tbm coloquei wd40 dentro...mas o maldito não soltou...
desconectei o cabo da bateria...e voltou a funcionar normal...
ja to até pensando em cortar aquele conector fora...e fazer outro plug... ou ligar os fios diretamente...
Marcelo Corradi
24/01/2012, 05:51
Walter, mais uma duvidazinha por favor.
aquele conector da solenoide é esse msm aqui, modelo ETE 7682:
http://www.rainhadassete.com.br/inc/imagemg.php?i=622669877682.jpg
vlw!
Walter L. L. Casitta
24/01/2012, 15:48
Walter... por acaso tem alguma dica...de como desconetar o conector do motorzinho eletrico da CT ??
eu ja desconectei uma vez...q deu mal contato ...passei wd40 encapei com um plastico e coloquei braçadeira plastica... blz...
hj o maldito 4x4 não funciono...chegei em casa tinha caido um toró de agua...tive q deita embaixo da caminhonete pq o maldito 4x4 piscava as luzes e não acionava...e pra conseguir desconetar o maldito plug?? qm disse q eu consegui?? -.- ta duro pra caralho...meti wd40 por td nele..."enfiei" pelos buraquinhos e tbm coloquei wd40 dentro...mas o maldito não soltou...
desconectei o cabo da bateria...e voltou a funcionar normal...
ja to até pensando em cortar aquele conector fora...e fazer outro plug... ou ligar os fios diretamente...
Acho que não é o conector não. Esses conectores são muito confiáveis. Deve ser o a chave de posição do motor.
Walter L. L. Casitta
24/01/2012, 15:50
Walter, mais uma duvidazinha por favor.
aquele conector da solenoide é esse msm aqui, modelo ETE 7682:
http://www.rainhadassete.com.br/inc/imagemg.php?i=622669877682.jpg
vlw!
É muito parecido com esse aí sim...
Marcelo Corradi
24/01/2012, 17:29
Walter, na verdade eu acho q o conector é outro, olha o ultimo da página:
List: Horn Connector - 2003 Ford Ranger | O'Reilly Auto Parts (http://www.oreillyauto.com/site/c/search/Horn+Connector/01516/C0189.oap?make=Ford&model=Ranger&year=2003&vi=1438309)
tá escrito: "Solenoid - Pulse Vacuum 4x4 Hub (Pvh)"
Marcelo Corradi
24/01/2012, 17:46
neste link, um cara mostra como testar a solenoide, e o conector q aparece nos diagramas é muito semelhante a este ultimo q eu mostrei. deve ser ele msm.
Walter L. L. Casitta
24/01/2012, 21:34
neste link, um cara mostra como testar a solenoide, e o conector q aparece nos diagramas é muito semelhante a este ultimo q eu mostrei. deve ser ele msm.
Procura isso no site da TCChicotes. Se você encontrar no catalogo deles, pode comprar na Triângulo Peças e Filtros no bairro São Francisco.
Marcelo Corradi
24/01/2012, 22:10
blz, vou dar uma olhada lá.
Marcelo Corradi
26/01/2012, 18:42
comprei esse conector aqui, foi o mais parecido q eu achei. se não entrar na hora, eu faço umas adaptações nele, acho q vai dar certo.
http://www.rainhadassete.com.br/inc/imagemg.php?i=8271568997895.jpg
Marcelo Corradi
26/01/2012, 21:37
Walter, naquela foto q vc pos da solenoide, vc desmontou alguma coisa pra ter acesso mais fácil a ela?
Marcelo Corradi
30/01/2012, 19:39
bom pessoal, fiz o esquema da roda livre e deu certo! fiquei quase o final de semana inteiro fazendo isso, apanhei bastante mas consegui!
primeiro eu estava testando o sistema com o carro levantado no macaco. aí eu vi q não dava certo, pra travar ou destravar tem q ser com o carro no chão andando.
depois a chavinha q eu comprei tava com defeito, e me jogou no buraco. tava achando q tinha feito alguma coisa errado e era a vagabunda q estava com problema.
e depois foi uma das RLs q não destravava toda hora, e até eu descobrir isso, ela tbm me jogou no buraco.
mas depois q eu troquei a chave, arrumei a RL e testei na maneira certa, deu tudo OK!
Marcelo Corradi
30/01/2012, 19:41
até pq o sistema é bem simples, num tem porque dar errado. é só seguir os passos dados pelos mestres aqui. kkkkk
depois eu vou tirar umas fotos da chavinha q eu fiz e da gambiarra. hehehe
se alguém se interessar em fazer tbm é só falar q eu posso ajudar.
obrigado a todos, especialmente ao Walter!!!!
Marcelo Corradi
02/02/2012, 17:44
aqui está a foto da chave q eu coloquei pra roda livre:
330771
Pedro Eduardo Patussi
02/02/2012, 18:22
Não sei oq está acontencedo com o forum... mas todos anexos q ta sendo hospedado nele...ta dando erro e não aparece...
Marcelo Corradi
02/02/2012, 19:44
aqui pra mim tá abrindo, só clicar. vou tentar hospedar em outro servidor.
Marcelo Corradi
02/02/2012, 20:00
aqui está:
ImageShack® - Online Photo and Video Hosting (http://imageshack.us/photo/my-images/24/1003738nq.jpg/)
Pedro Eduardo Patussi
02/02/2012, 20:16
fico muito bom hein marcelo... faz um tutorial ai pra saber como q faz todo o serviço... com fotos...
esse escrito vc q fez?? ou compro a caixinha assim ja??
Marcelo Corradi
02/02/2012, 20:31
eu q fiz a caixinha toda. o escrito eu fiz com um rotulador. amanhã eu vo tirar uma foto da "gambiarra", hehehe. e faço um desenho tbm pra ajudar a entender oq eu fiz.
Marcelo Corradi
03/02/2012, 21:33
seguem uma foto da gambiarrinha e um esquema pra ajudar a explicar:
http://img59.imageshack.us/img59/5056/1003748b.jpg
http://img851.imageshack.us/img851/7140/sistemadarl.png
Pedro Eduardo Patussi
03/02/2012, 23:01
Marcelo vc fez o jumper na parte do plug macho como? ¬¬
somente descando o fio positivo e colocando o interruptor ja não seria suficiente?? sem precisar "desconectar" os plugs?
parabens o esquema no paint ficou supimpa de entender.... uhaUAHUAHUAUHAHUAUHAHU
Marcelo Corradi
03/02/2012, 23:48
hehehehehe
seria mais simples sim Pedro, mas eu não queria cortar nada, queria deixar tudo original. pra conectar no plug macho, eu usei terminais daqueles q vc aperta com alicate pra prender, semelhantes a esse aqui:
http://www.ktrautopecas.com.br/fotos/0590027.png
eu tentei procurar um conector igual ao original, mas não achei. o mais parecido q tinha, não serviu. aí eu desmontei ele todo e retirei os terminais.
Marcelo Corradi
11/02/2012, 01:05
uma dúvida pros mais experts: tem algum problema eu usar a reduzida por muito tempo, por exemplo se estiver com o carro muito carregado ou puxando algo? pq a V6 tem um cambio muito longo, mais os pneus 32...
lembrando q as rodas dianteiras estariam livres, a pickup estaria 4x2, cardã dianteiro apenas girando livre.
Vlw!
diego_tomiazzi
29/02/2016, 10:37
Bom Dia.
comprei uma Ranger 99/00 a mesma engrena os cardam porem não esta puxando a dianteira.
alguém pode me dar uma dica sobre isso.
o motorzinho elétrico funciona pois ela fica reduzida mas não puxa a dianteira
BRAVOECONOVEMBER
29/02/2016, 22:13
Bom Diego, se está engatando a caixa de transferência com certeza, e não falta nenhuma peça ( SIC ), então as rodas livres podem estar trancadas ou estragadas. Desmonta, limpa e verifica o sistema. Tira as maneiras de vácuo e confere se resta acionando quando engate. Se estiver ruim mesmo (a minha por exemplo estava TUDO ruim), sempre tem a opção das avm, automática ou manual. Estão bem mais baratas que as originais a vácuo esses dias inclusive.
Bakada Eugênio
09/07/2016, 02:47
ola amigos !
olha só ! Perdi uma roda livre , tava um baruhhão danado , pensava que era a homocinetica da roda .
um mecanico olhou homicinetica tava boa , so que solta no centro do cubo da roda .
dai passei a pensar que era só comprar uma porca e colocar ali .
hoje descobri que eu fiz foi perder a tal roda livre .
antes funcionava o 4x4 quando precisava . agora alem de estar sem a roda livre , tirei fora a homocinetica , para não fazer o barulho !
no meu caso , acho que nem tem vaco funcionando . pois tem umas mangueiras ali embaixo que estão quebradas , eu pensava que tinha algo a ver com freio , então essas mangueiras são da roda livre .
no meu caso o que aconselham ?
comprar uam roda livre igual a que esta do outro lado e usar calota normal ( também pedi a calota junto com a roda livre )
ou como li nos topicos , eu compro a tal AVM manual ? Essa AVM manual tem como usar a calota cromada para tampar ela ( a roda sem a calota cromada fica muito feia .
Estou meio perdido agora , pois eu tava pensando que eu tinha que comprar uma porca só , e descobri que essas rodas livres são muito caras !
como faço me deem uma dica amigos !!!!!
Obrigado a todos !!!!
RicardoFLN
09/07/2016, 10:50
ola amigos !
olha só ! Perdi uma roda livre , tava um baruhhão danado , pensava que era a homocinetica da roda .
um mecanico olhou homicinetica tava boa , so que solta no centro do cubo da roda .
dai passei a pensar que era só comprar uma porca e colocar ali .
hoje descobri que eu fiz foi perder a tal roda livre .
antes funcionava o 4x4 quando precisava . agora alem de estar sem a roda livre , tirei fora a homocinetica , para não fazer o barulho !
no meu caso , acho que nem tem vaco funcionando . pois tem umas mangueiras ali embaixo que estão quebradas , eu pensava que tinha algo a ver com freio , então essas mangueiras são da roda livre .
no meu caso o que aconselham ?
comprar uam roda livre igual a que esta do outro lado e usar calota normal ( também pedi a calota junto com a roda livre )
ou como li nos topicos , eu compro a tal AVM manual ? Essa AVM manual tem como usar a calota cromada para tampar ela ( a roda sem a calota cromada fica muito feia .
Estou meio perdido agora , pois eu tava pensando que eu tinha que comprar uma porca só , e descobri que essas rodas livres são muito caras !
como faço me deem uma dica amigos !!!!!
Obrigado a todos !!!!
Se tu realmente precisa, e usa a 4x4, vai de AVM manual, nada como um sistema com o qual se possa contar na hora do aperto. Eu fui mais longe e também tirei fora o acionamento elétrico da tração e coloquei mecânico.
Sendo pra ti a questão estética importante, acho que dá pra fazer uma "engembração" nas calotas pra poder acessar o engate das RLs.
Sorte aí.
Francisco Casal
11/07/2016, 17:49
Eu tenho as rodas livre manuis e fiz um furo nas duas calotinhas da frente com uma serra copo de 60mm. Quando preciso traçar ela não preciso tirar a calota e acoplar a RL. Não achei que tenha ficado feio nem nada!!