Ver Versão Completa : Amaciamento BF-161
paesem520
01/02/2010, 17:32
Olá pessoal. Acabei de retificar por completo meu BF-161, não tem nem 50km rodados. Apesar de ter uma noção de amaciamento de motores e ter procurado em outros tópicos, as respostas mais me confundiram do que ajudaram visto que falava-se de vários tipos de motores. Por isso, gostaria da experiência de quem já amaciou um BF em específico, já que é um motor antigo e não me custou barato.
Abraços,
Paese.
CJ-5 Militar M-520 1967 3 marchas
Fabiano Willys CJ5 1959
01/02/2010, 21:25
Olá Paese.
Indiferente de ser um BF161, com folgas especificadas maiores em relação ao um motor de nova concepção, existem cuidados a ser tomados após uma retífica.
Um deles é o período de amaciamento, que nada mais é do que o assentamento ou conformação das peças metálicas móveis do motor, ou seja, pistão, anéis e camisas, válvulas, guias e comando, bronzinas de mancal / biela.
A recomendação é de que antes de sair com o veiculo, o mesmo seja aquecido em marcha lenta e durante a utilização (até os 500 km), não se atinjam altas rotações com o motor (acima de 3.000 rpm), mas vale lembrar que o BF não é um motor “girador”, tem maior potencia aos 4000rpms e maior torque aos 2000rpm, portanto é necessário um pouco mais de conservadorismo neste aspecto.
Além disto, muitas pessoas fazem a 1ª troca de óleo aos 1000km, uma boa pratica pois se eliminam possíveis limalhas provenientes da retífica ou do assentamento entre as peças.
Sendo assim, após os 1000km, motor aquecido e novo óleo, já é possível ir aumentando gradativamente a rotação do motor, lembrando somente que não é interessante ainda impor longos percursos com o motor em altos giros até atingir os 3000km.
Bom, foi assim que fiz o amaciamento do meu motor, e não posso dizer que, conforme o mito, ele tenha ficado “amarrado”.
Abraço,
benderrr
01/02/2010, 21:46
ola..
to trocando o bloco do bf e vou fazer a retifica ... gostaria de saber qto q ficou a obra no seu jeep?
abraco
Fabiano Willys CJ5 1959
01/02/2010, 22:05
Olá Bender !!
Quando fiz a retífica do meu BF161 saiu incríveis R$ 3200,00 entre peças, retífica e mo. Acredito que hoje o custo gire nesta faixa de preço pra mais, dependendo da região.
AT +
benderrr
02/02/2010, 00:23
entao meu mecanico talvez desmonte o motor para tirar medidas ainda essa semana , e me passe o valor ... mas segundo ele , esta nesta mesma faixa de preço... de 3000 a 3500..
e como q ta a viatura cm motorzao novo?
abracs
Ola onde retificou qto pagou to com o mesmo motor precisando de retifica mas não consegui me comunicar no forum ainda não sei usar o site sou de sp moema ok agrardo resposta abraço
Não vale mais apena por outro motor? Pois alem de caro a retifica os motores bf dizem não ter boa fama eu tenho um jeep cj5 69 e so falta fazer o motor pra ficar em ordem ai penso em fazer retifica ou trocar pois dizem q as peças boas são metal leve e são dificeis d achar
. . .
A recomendação é de que antes de sair com o veiculo, o mesmo seja aquecido em marcha lenta e durante a utilização (até os 500 km), não se atinjam altas rotações com o motor (acima de 3.000 rpm), mas vale lembrar que o BF não é um motor “girador”, tem maior potencia aos 4000rpms e maior torque aos 2000rpm, portanto é necessário um pouco mais de conservadorismo neste aspecto.
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Bom, foi assim que fiz o amaciamento do meu motor, e não posso dizer que, conforme o mito, ele tenha ficado “amarrado”.
Abraço,
Bom dia prezados ! realmente existia uma lenda de que o motor deveria ser amaciado no kct, se não ficaria preso, amarrado como disse o amigo, me vem uma dúvida a mente :pensativo: por que hoje em dia não existe tanto rigor no amaciamento dos motores modernos ? será que a metalurgia evoluiu tanto assim ? os óleos são melhores ? os fabricantes querem que você detone o seu motor logo ? ou o quê ? :pipoca:
paesem520
02/02/2010, 10:58
Olá pessoal.
Obrigado pelas dicas Fabiano. Resolvi retificar o meu BF por que no meu caso o Jeep é praticamente todo original, quase um placa preta, e o meu uso vai ser passeios e trilhas leves. Além do mais, era um motor standard, nunca tinha sido reformado, então aguentava bem uma retífica. O custo saiu uns R$ 2.000, retifica completa bloco + peças (pistões, anéis, rolamentos, válvulas...), retífica cabeçote (300,00), bomba d´água nova (R$ 180,00), velas, juntas, plarinado...etc.. + mão-de-obra (R$ 500,00) saiu pouco mais de R$ 3.000. Isso porque a mão-de-obra de desmontar, montar e regular foi feita por mim e meu irmão. Senão os custos chegariam fácil nos R$ 4.000. Mas ficou uma beleza. Nada como o ronquinho de um 6 cilindros girando redondo. Melhor que isso só o ronco de um V8 (na minha opinião). Quanto a fama do BF, que eu saiba sempre foi muito boa, claro não dá pra comparar com motores modernos de hoje.
Abraço a todos.
Paese
Paes,
Seguem dicas preciosas.
1 - Verificar o nível de óleo diariamante antes de sair com a viatura.
2 - Dar partida no motor sem acelerar, puxar ligeiramente o afogador, acionar a chave de partida e assim que o motor pegar va removendo o afogador lentamente.
3 - Manter o motor em marcha lenta para pré-aquecer por apenas 5 minutos.
4 - Sair com a viatura sem esticar as marchas ou passar de 60Km/h antes dos 500Km em terceira marcha. ( não é pra esticar a primeira ou segunda até 60Km/hora !!!!)
5 - Não manter rotação constante no período de amaciamento, ou seja e bom variar a velocidade durante o deslocamento.. Por Exemplo, ande 10 Km a 50Km/hora depois mais 10Km a 60KM/hora volte para 50Km/h depois para 60km/h o importante não é a velocidade, mais sim evitar rotações constantes ( mesmo que baixas) por longos períodos de deslocamento durante esta fase de amaciamento.
6 - Trocar o óleo e o filtro nos priomeiros 500km percorridos . Lembre-se que a filtragem de óleo neste motor é parcial.. o ideal( leia-se correto) é remover o cárter, e limpar ele completamente, pois haverá particulas metálicas por la... mesma coisa para o copo do filtro.
7 - Segunda troca de óleo , com 1500Km e depois a cada 1500Km ou seis meses o que ocorrer primeiro....
Seguindo esta dicas, se seu motor foi bem feito, vc o terá ainda nesta condição para a sua segunda geração... filhos e quem sabe netos....
Não esqueça tambem de pedir o re-aperto do cabeçote se ja não foi feito! Outra coisa importante que muita gente deixa de lado... É importante limpar as roscas dos parafusos do cabeçote no bloco , com um macho de medida igual a do parafuso e bem como substituir todos os parafusos por novos de mesmo tipo e tamanho. Isto vale para qualquer motor / carro ( exceto o re-aperto do cabeçote que na maioria dos carros hoje ( modernos) é feita por torque + angulo) o que dispensa o re-aperto...
Abcs
Fabiano Willys CJ5 1959
02/02/2010, 21:43
E aí pessoALL !!
Bender.
A viatura ficou muito legal de motor novo, ainda mais legal o roncão do dimensionado.
Mas, como eu optei por dar umas brincadas mais fortes, acabei por retirar o BF este ano e colocar o de Opala. Confesso que a diferença é grande, mas da saudade do BF !!!
DCD
Como havia comentado, a retifica, peças e MO saiu por volta de R$ 3200,00. Fui comprando as peças ao poucos e depois foi feita a retifica. Bom, no seu caso, deve decidir que tipo de uso vai fazer (trilha ou passeio) pra saber se compensa realmente trocar o motor. Dá uma consultada que existem varios topicos sobre o tema motorização do jipe.
Jacimar
Na minha opinião, com certeza existe uma forte contribuição da metalurgia, lubrificantes e combustíveis. Na metalurgia, o CC (coefiente de cagaço ) foi deseverizado e as peças se tornaram mais justas, leves sem perder sua funcionalidade e sem contar a descoberta de novos materiais.
Por sua vez, os lubrificantes melhoram muito sim, com viscosidades diferentes e a gasolina que proporcionava agressão aos materiais porque tinha chumbo antigamente, já não tem mais. Além disto, nos passado de nossos valentes jipes, alguém já ouviu falar que dono fazia a revisão (troca de óleo, filtro óleo e combustível , limpeza) periodicamente ? Tem gente que afirma que o motor BF é fraco, eu não acredito, justamente pelo que descrevi acima. Pra mim é um motor pra lá de valente e o segredo de sua longevidade esta justamente no amaciamento correto e troca de óleo.
( Ahhh, sobre os motores atuais, acredite, se fizer a revisão correta chegam facilmente aos 300kkm ).
Paese
Parabéns pela viatura.
Fico feliz em poder ter ajudado e gostei muito da comparação do ronquinho.
Saudades da sinfonia do meu BF com dimensionado !!
Abraço à todos,
paesem520
03/02/2010, 14:58
Alex,
Valeu pelas dicas. O duro é que vai demorar pra amaciar, já que rodo pouco com a viatura (menos de 100km/mês), mas agora acho que já tenho desculpa pra patroa pra poder andar mais com o Jeep eheheh.
Fabiano,
Obrigado.
Abraços,
Paese (escutando o ronquinho do 6 canecos...).
Paese,
Perfeito! Agora não esquece se vc anda pouco e se completar 6 meses antes dos 500Km, troque o óleo da mesma forma.... quando a gente anda pouco é pior para a viatura.. eu sei disto de cadeira.. pois também rodo muito pouco com o meu e acabo tendos alguns probleminhas de freios.... roda presa...
Abcs
guto_udesc
04/02/2010, 12:38
Olá !
Alguém sabe porque quando o motor é novo ou retificado mesmo que com o nível de óleo completo, com o tempo vai baixando, mesmo sem estar queimando óleo ?
[]s
Rafaminc
04/02/2010, 13:44
Olá !
Alguém sabe porque quando o motor é novo ou retificado mesmo que com o nível de óleo completo, com o tempo vai baixando, mesmo sem estar queimando óleo ?
[]s
Acho que o exesso de atrito e os micro canais do brunimento nas camisas contribuiem para esse pequeno consumo inicial.
Acredito que como as camisas estão brunidas, esses micro riscos são maiores durante o amaciamento e deve existir um maior depósito de óleo na sua superfície, portanto quando o pistão sobe, os anéis carregam uma quantidade mínima de óleo para cima, queimando na combustão. Fora que o assentamento dos anéis ainda não é 100%.
Agora, o consumo deve ser bem pequeno e vc nem deve notar a fumaça saindo pelo escape. :pipoca:
Alex,
Valeu pelas dicas. O duro é que vai demorar pra amaciar, já que rodo pouco com a viatura (menos de 100km/mês), mas agora acho que já tenho desculpa pra patroa pra poder andar mais com o Jeep eheheh.
Fabiano,
Obrigado.
Abraços,
Paese (escutando o ronquinho do 6 canecos...).
Olá ! mande ele pra mim que eu amacio ele prá você . . . :pipoca:
paesem520
05/02/2010, 10:18
Paese,
Perfeito! Agora não esquece se vc anda pouco e se completar 6 meses antes dos 500Km, troque o óleo da mesma forma.... quando a gente anda pouco é pior para a viatura.. eu sei disto de cadeira.. pois também rodo muito pouco com o meu e acabo tendos alguns probleminhas de freios.... roda presa...
Abcs
Pois é. Qdo sei que vou ficar 1 ou 2 semanas sem andar, deixo freio de mão solto. Também ligo o motor umas 2 vezes por semana, e movimento ele dentro da garagem, engatando o ré, a 1ª, virando o volante, para os pneus não ficarem ovais com o tempo e movimentar os fluidos.
paesem520
05/02/2010, 10:26
Olá ! mande ele pra mim que eu amacio ele prá você . . . :pipoca:
Tá certo, se não vc não cobrar caro e demorar, eu mando ele por SEDEX...http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon10.gif
Abraço,
Paese.
Olá, Fabiano.
Você diz que trocou o BF por um de Opala para poder "dar umas brincadas mais fortes". Qual foi o motor de Opala que você instalou ? Quatro ou seis cilindros ? O de seis todos sabemos que é mais forte, mesmo. Mas sobre o quatro cilindros... existe muita controvérsia a respeito. Para você dizer que "a diferença é grande", eu imagino que tenha instalado o seis cilindros... não ?
Abraços... a todos.
E aí pessoALL !!
Bender.
A viatura ficou muito legal de motor novo, ainda mais legal o roncão do dimensionado.
Mas, como eu optei por dar umas brincadas mais fortes, acabei por retirar o BF este ano e colocar o de Opala. Confesso que a diferença é grande, mas da saudade do BF !!!
DCD
Como havia comentado, a retifica, peças e MO saiu por volta de R$ 3200,00. Fui comprando as peças ao poucos e depois foi feita a retifica. Bom, no seu caso, deve decidir que tipo de uso vai fazer (trilha ou passeio) pra saber se compensa realmente trocar o motor. Dá uma consultada que existem varios topicos sobre o tema motorização do jipe.
Jacimar
Na minha opinião, com certeza existe uma forte contribuição da metalurgia, lubrificantes e combustíveis. Na metalurgia, o CC (coefiente de cagaço ) foi deseverizado e as peças se tornaram mais justas, leves sem perder sua funcionalidade e sem contar a descoberta de novos materiais.
Por sua vez, os lubrificantes melhoram muito sim, com viscosidades diferentes e a gasolina que proporcionava agressão aos materiais porque tinha chumbo antigamente, já não tem mais. Além disto, nos passado de nossos valentes jipes, alguém já ouviu falar que dono fazia a revisão (troca de óleo, filtro óleo e combustível , limpeza) periodicamente ? Tem gente que afirma que o motor BF é fraco, eu não acredito, justamente pelo que descrevi acima. Pra mim é um motor pra lá de valente e o segredo de sua longevidade esta justamente no amaciamento correto e troca de óleo.
( Ahhh, sobre os motores atuais, acredite, se fizer a revisão correta chegam facilmente aos 300kkm ).
Paese
Parabéns pela viatura.
Fico feliz em poder ter ajudado e gostei muito da comparação do ronquinho.
Saudades da sinfonia do meu BF com dimensionado !!
Abraço à todos,
Olá pessoal. Acabei de retificar por completo meu BF-161, não tem nem 50km rodados. Apesar de ter uma noção de amaciamento de motores e ter procurado em outros tópicos, as respostas mais me confundiram do que ajudaram visto que falava-se de vários tipos de motores. Por isso, gostaria da experiência de quem já amaciou um BF em específico, já que é um motor antigo e não me custou barato.
Abraços,
Paese.
CJ-5 Militar M-520 1967 3 marchas
Que filtro de ar é esse no seu motor?
Fabiano Willys CJ5 1959
07/02/2010, 21:51
All !!
E aí Julinot !!
Então meu amigo não coloquei o 6 Cil, coloquei o de 4 cilindros mesmo e atribuo a diferença principalmente ao câmbio (chevette) que deixou o jipe excepcionalmente elástico.
Além disto, o 4 cil de Opala é um GM151 S, um pouquinho mais forte (as vezes o pessoal coloca o GM153 e naõ fica bom, pois é mais fraco). Outra diferença é o que o torque do BF está aos 2000rpms e o Gm151 está ao 3 ou 3200rpms, e isso dá diferença na tocada. E naõ esqueça do fator peso.....pois o de Opala é mais leve que o BF.
Agora, sinceramente, gostaria de ter um relato final de alguém com motor BF161 e cambio de chevette, pois acredito que ficaria legal também.
AT+
obrigado pelo relato.
só não acho que seja por causa do cambio.
e o fato do torque aparecer em rotações baixas não é desvantegem... pricipalmente em trilhas. de repente pode ser o seguinte: para o teu tipo de aplicação, que eu não sei qual é, caiu melhor um motor de rotação maior. pelo que tenho lido no fórum... o 151 ou 153 não seriam melhores do que o 161 em trilhas.
rapaz... eu tb queria saber como fica o bf com cambio de chevette... mas ninguém fala aqui.
abraços a todos.
paesem520
08/02/2010, 08:59
Que filtro de ar é esse no seu motor?
Olá amigo.
Até onde eu sei é o filtro original do BF-161, banhado a óleo. Talvez a diferença esteja naquele defletor soldado nele, que acredito também seja original, apesar de ter visto poucos com ele.
Elmer_Jeep
08/02/2010, 11:08
Olá pessoal. Acabei de retificar por completo meu BF-161, não tem nem 50km rodados. Apesar de ter uma noção de amaciamento de motores e ter procurado em outros tópicos, as respostas mais me confundiram do que ajudaram visto que falava-se de vários tipos de motores. Por isso, gostaria da experiência de quem já amaciou um BF em específico, já que é um motor antigo e não me custou barato.
Abraços,
Paese.
CJ-5 Militar M-520 1967 3 marchas
Anexei um material muito bom aqui sobre amaciamento de motor, quem quiser pode baixar as informações no seguinte tópico: Como amaciar um motor (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=928152#post928152) :concordo:
[]'s
Fabiano Willys CJ5 1959
08/02/2010, 19:37
Ok Julinot !
Concordo plenamento sobre o torque.
Mas muitas vezes além do torque precisamos também ter giro pra sair de algumas situações, assim no motor de opala, temos torque e giro na rotação mais elevada.
Além disto, respeito a opinião dos colegas quanto aos motores, até porque cada um tem um estilo/opinião ou forma de tocar sua viatura.
Abraço pessoALL,
Mauricio Rotta
09/02/2010, 09:02
Ok Julinot !
Concordo plenamento sobre o torque.
Mas muitas vezes além do torque precisamos também ter giro pra sair de algumas situações, assim no motor de opala, temos torque e giro na rotação mais elevada.
Além disto, respeito a opinião dos colegas quanto aos motores, até porque cada um tem um estilo/opinião ou forma de tocar sua viatura.
Abraço pessoALL,
Falou tudo, cada um tem uma maneira e um uso específico pro seu Jeep, eu mesmo prefiro motores de grande cilindrada e maior torque em baixa. Mas já vi gente que defende loucamente o uso dos AP's. Meu Jeep utiliza o conhecido Falcon 6 cilindros retirado de uma F1000 ano 1995. Certa feita quando um amigo me questionou o porque de eu não colocar um AP eu perguntei: "Já viu alguma F1000 com motor AP? Não né? Porque será? Deve ser porque é fraco... Pois é, por isso não boto um AP no meu Jeep!" Não preciso dizer que matei a discussão né...
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