PDA

Ver Versão Completa : Urgente! Pane!!!



_portela
06/02/2005, 18:42
Galera,

Salvem meu Carnaval :!: :!: :!:

Sexta-feira tava viajando para a Serra do Cipó, tudo normal, pressão do óleo, temperatura, voltagem, 100-110km/h, ar ligado numa boa, sem ruídos diferentes, paradas na estrada (desliga-liga-retoma) com toda normalidade, 440km já percorridos...

A Colobosaura tá igual a zero, sem qualquer tipo de problema, tinindo, manutenção rigorosamente em dia, toda reguladinha, tudo no ponto, sem barulhos, sem chiados, sem sopros, pegando sempre de primeira, andando bem, consumo normal, força normal, velas novas, cabos de velas novos, filtros novos, tudo lindo, carro de inteira confiança, só uso para viajar, minha paixão, motivos de ciúmes da patroa...

Até que... :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:

Ao chegar em BH numa velocidade de +/-60km/h a Colobosaura morreu juntamente com um barulho como se fosse correia partindo, mangueira de ar soltando, caminhão turbinado passando marcha rapidamente, não sei se consegui expressar bem o som, algo meio tchuuuufffff (curto, seco e também não foi alto, mas audível de vidros fechados). Sem qualquer ruído metálico.

Pensei. F...arrebentou a corrente (ela tem corrente de distribuição e não correia).

Para não tentar dar partida com risco de perder válvulas, comandos, etc. desmontei a tampa das válvulas e verifiquei que estava tudo inteiro, corrente, válvulas e comandos. Ufa! menos essa...

Mas os problemas não terminaram...

1. Ela não pegou mais, nem no tranco;
2. Chega corrente no arranque, este faz o tac.,tac. típico mas não chega a virar o motor;
3. Sem contar a minha briga com a Porto Seguro para conseguir rebocar o carro para o Rio (exatas 3h de discussão)...

Resumindo, a Colobosaura voltou para casa de caminhão e eu de avião. Tô com ela na garagem com um puta medo de levar na Toyota (muita$$$$$$$$$$$), puto comigo de não saber o que provocou isto e por não tá vendo luz no fim do túnel para resolver.

As minhas dúvidas são:

1. Por que ela morreu?
2. Por que ela não quer pegar de jeito nenhum?

As minhas respostas:

1. Motor de arranque. Mas acho que isto não tem nada a ver com morrer e se fosse ele acho também que já estaria dando sinais de fim de vida (como dificuldade para pegar) e isto não tava acontecendo. Era virar a chave e sempre de primeira, vruuummmm;
2. Pane elétrica, mas parece que tá circulando corrente, nada apagou, nenhuma advertência no painel, luz de MIL OK (sem piscar), chega corrente no arranque (faz tac, tac). Esqueci de testar se tá passando corrente da bobina para o distribuidor...;
3. Injeção???? Não quero nem pensar nisto, mas acho que neste caso o motor arrancaria e morreria por falta de combustível;
4. Ponto???? Será posível sair do ponto assim, no meio de uma viagem, depois de 400km com tudo normal. Isto possivelmente explicaria o motor ter morrido e não virar mais. Mas e a porra do tchuuufffff????

SOCORRO, SOCORRO, SOCORRO :!: :!: :!:

Tô aceitando dicas, para eu meter a mão, oficinas, pessoas, sites, despachos, orações, etc.

Ah! A Colobosaura é uma SW4 1994 gasolina 2.4 4cil DOHC multpoint com +/- 102500km.

P.S.: Queria deixar registrado o agradecimento ao amigo jipeiro (de Samuca), chamado Evaristo, da Gameleira Automóveis em BH, que me socorreu rebocando a Colobosaura para um lugar seguro longe da favela onde a bichinha enguiçou e me deu todas as dicas para me virar em BH.

[]s a todos e que tenham um Carnaval mais feliz que o meu
:(

Eduardo Velo
06/02/2005, 19:43
Portela , não precisa levar na Toyota , leve numa mecanica de confiança . Aqui em Sampa uma boa parte das mecanicas tem convenio com guincho e busca o carro em casa na faixa ...
Pode ser pulo de dente na corrente , deixando o motor pesado . Não vai fazer nada nas válvulas , elas tem alojamento nos pistões . Vc viu se a corrente está bem esticada ??
O barulho é que complica ... O motor está girando ???

Fica sussa que tem o Pagani na sua frente , faz mais de um mês que ele tá tentando fazer pegar o CJ , rsrsrs ...

[]s...

_portela
06/02/2005, 20:10
Edu,

Valeu pela força. Quanto a guincho até que não tô preocupado...Depois da discussão com a Porto, eles rebocaram o carro para a casa dos meus pais no Rio e me deram duas passagens de avião BH-Rio, na faixa :shock: e já se dispuseram a levar o carro para a oficina que eu indicar...

Quero mesmo é tirar a pulga de trás da orelha e acabar com ansiedade de ver a bichinha parada...Tava tudo tão bom, este mês rodei bem +/- 2000km...Tudo perfeito...

A corrente tá esticadinha, isto já verifiquei. Tá um lustre :lol:

Não mexi muito pois minha viagem na sexta terminou depois de 12h, com criança, patroa, perrengue...Depois não consegui voltar no dia seguinte (metade dos mineiros tava vindo para o Rio e não tinha passagem), só cheguei hoje e fui direto para a casa dos meus pais ver a bichinha, cheguei lá meu pai tava com um problema em um olho que havia operado e nem vi o carro direito, fuidar força para o velho...A bruxa tá solta para o meu lado :( Por isto, acredito que aguente esperar mais uns dois finais de semana para meter a mão ou rebocar para um "estaleiro" de confiança...

O motor tá pesado, é esta a sensação agora, exatamente esta. O arranque faz tac., tac., o motor até se mexe, mas não dá quela virada do arranque.

Vou fazer tudo com calma, escutar muito todos por aqui, numas oficinas que darei uma sondada e na internet. Só depois mexerei :wink:

Pois é, a porra do barulho é que me encafifou...Foi coisa muito rápida, como passagem de marcha mesmo, mas fez, o tal do tchuuuufffffff :roll:

Pesquisando hoje aqui, dei uma acompanhada no Pagani...Vamo correr atrás :!:

Espero de coração e de bol$$$o que seja realmente somente ponto. Mas nunca vi isto aocntecer assim, no meio de uma viagem depoois de 400km tudo bem :?

[]s e obrigado

_portela
06/02/2005, 20:14
Só mais um dado...

Quando morreu, morreu de vez, apagou, como estivesse desconectado da vida e não dado aquela "acomodada" quando se desliga normalmente na chave...Repetindo, não teve barulho metálico


[]s

Luca
07/02/2005, 12:24
Portela,

Mas o motor travou e travou as rodas? Ou continuou tudo virando no embalo, somente sem vida? Ha compressao? ~Se voce nao tiver manometro para medir compressao, faca o seguinte teste-
Tire as velas, veja se o motor gira. Veja se sai agua por algum orificio de vela. Coloque tres velas e deixe uma fora. Gire o motor. Troque de cilindro que estah sem vela. Gire o motor, ate que tenha testado todos os cilindros independentemente. Houve alguma diferenca no funcionamento ao alternar cilindro sem vela?
Depois retire todas as velas, e deixe apenas uma. Gire o motor. Sucessivamente com todos os cilindros. Veja se nota alguma diferenca de funcionamento ao alternar cilindoro com vela. Veja se sai agua de algum deles. Veja se ha oleo na agua, puxe a vareta, ou drene um pouco pelo bujao - sei que vai sujar -



Abraco.

Estou em ferias, quase sem acesso aa internet. Desculpe-me mas os teclados nao tem pontuacao nem acentuacao.

_portela
07/02/2005, 12:44
Poxa Luca! Obrigado pelo tempo de suas férias com o meu problema!

O motor morreu, mas o carro continuou a rolar normalmente (no embalo), nada travou, nem rodas, nem eixos, nem transmissão.
O motor não vira, por isto não posso medir a compressão. O arranque faz tac., tac., o motor até mexe, mas não vira. Fiz um teste de compressão (com manômetro) há uns 10000km atrás e tava tudo normal...
Quando ela parou as minhas iniciativas foram:
1. Puxar a vareta e ver se tava no nível e se tinha alguam diferença no óleo. Não havia diferença e tava no nível;
2. Desmontar a tampa das válvulas para ver corrente, guia das válvulas e comandos. Tava tudo OK.

A sensação agora é que é simplesmente problema no arranque, mas o que me intriga é o fato dela ter morrido e a porra do barulho tchuuuffff...

Um problema no eixo do arranque travaria um motor em movimento???? Isto é uma dúvida que acho até meio besta, pois para mim arranuqe (até então) serve para dar partida, mas sei lá...

Ah! darei uma olhada mais cuidadosa nas velas e no óleo e depois posto aqui, mas, a princípio, tá tudo normal quanto a isto.

[]s e boas férias 8)

Luca
08/02/2005, 23:01
Portela,
Realmente, partida nao tem nada a ver com funcionamento do motor. Poderia até pegar no tranco, se tivesse tudo em ordem.
Tá difícil. DEpois que morreu e parou, o arranque nao mais virou o motor? Ou vc conseguiu dar umas partidas? A bateria tá legal? É a especificada para seu carro? Pergunto isso, pois quis usar uma batera super legal na minha Toya, mas depois de um tempo ela ficava inservível, embora a especificacao fosse até superior à pedida no manual.
Aguardo notícias. É um enigma.
Ah, teste mais uma coisa, depois que o arranque voltar. Teste a faísca das velas. Sabe como faz? Retire as velas, coloque no cabo respectivo, encoste no bloco (ou ligue um terra no corpo da vela) e peca para alguém dar partida. Veja se há faísca. É forte e azul? Tá jóia. Faca o teste para todos os cilindros.
Abracos

Abe
09/02/2005, 09:28
E aí, Portela? Já conseguiu funcionar o motor? Pode não ter nada a ver, mas dois amigos meus daqui do Japão tiveram problema semelhante(o motor apagou de-repente e nada fazia funcionar). O problema estava no distribuidor(não sei detalhar com certeza, mas parece que era uma peça que conecta o distribuidor com o motor que se desgastou e não dava mais o ponto). Desculpe-me se falei besteira. Abraços!!!!

_portela
09/02/2005, 11:21
Tá difícil. DEpois que morreu e parou, o arranque nao mais virou o motor? Ou vc conseguiu dar umas partidas?


Luca,

Depois que morreu, parou de vez, não consegui virar mais. O arranque faz tac, tac, como se tivesse com problemas (mas até então pegava de primeira, sem sinal de fadiga).



A bateria tá legal? É a especificada para seu carro? Pergunto isso, pois quis usar uma batera super legal na minha Toya, mas depois de um tempo ela ficava inservível, embora a especificacao fosse até superior à pedida no manual.
Aguardo notícias. É um enigma.


A Bateria tá com 2 anos e dentro das especificações, tava legal também até então. Aliás tudo estava perfeito. Este é o meu carro exclusivo de viagens...
Ah! uma das minhas providências foi fazer uma "chupeta" e nada...
Realmente para mim está um enigma. Nunca vi um carro parar assim de repente...



Ah, teste mais uma coisa, depois que o arranque voltar. Teste a faísca das velas. Sabe como faz? Retire as velas, coloque no cabo respectivo, encoste no bloco (ou ligue um terra no corpo da vela) e peca para alguém dar partida. Veja se há faísca. É forte e azul? Tá jóia. Faca o teste para todos os cilindros.


Tô querendo fazer isto, mas tem que virar primeiro. Contudo, já adiantando, os cabos estão novinhos, são originais Toyota (eu mesmo troquei e custaram uma fortuna). As velas estão com 10000km. O cabo que liga a bobina ao distribuidor está nessa leva.

Eu tô achando que oproblema está por aí, ou seja, centelha. Tô muito desconfiado do distribuidor, da bobina ou simplesmente do ponto. Mas ainda é um enigma...
Agora a terde darei uma olhada no ponto, é o que dá para fazer em casa. Se não for isto, no sábado ou na segunda rebocarei ela para uma oficina para testes elétricos mais específicos.

Vão me ajudando...
Por favor não me esqueçam.
Salvem a Colobosaura!!!

[]s

_portela
09/02/2005, 11:26
E aí, Portela? Já conseguiu funcionar o motor? Pode não ter nada a ver, mas dois amigos meus daqui do Japão tiveram problema semelhante(o motor apagou de-repente e nada fazia funcionar). O problema estava no distribuidor(não sei detalhar com certeza, mas parece que era uma peça que conecta o distribuidor com o motor que se desgastou e não dava mais o ponto). Desculpe-me se falei besteira. Abraços!!!!


Abe,

Muito legal escrever aí do Japão, pátria mãe das Toyotinhas...
Acho que você não falou besteira não. Muito pelo contrário.
O ponto fraco deste motor 22R-E é justamente o distribuidor. Onde pesquiso na internet vejo que todo mundo já trocou o distribuidor e eu em 11 anos ainda não fiz isto.
Ainda não consegui fazê-lo funcionar pois ainda não mexi. O carro tá na casa dos meus pais, pois ele chegou de viagem antes de mim e foi rebocado para lá. Agora a tarde irei a casa deles mexer justamente no ponto e de repente tirar o distribuidor dar uma olhada no eixo.
Tô torcendo que seja o distribuidor, pois não é uma peça cara...

[]s e obrigado

_portela
09/02/2005, 20:19
Toyoteiros e outros de plantão...

Tô começando a achar que tudo é coisa de transmissão ou transferência...
Hoje mexi um pouco, muito pouco mesmo na Colobosaura...

Desmontei a tampa das válvulas novamente com intuito de ver o estado e tensionamento da corrente de distribuição, bem como o alinhamento das marcas de TDC da polia da corrente e da polia do virabrequim e também o estado do motor do cabeçote pra cima.

Resultados:

1. Do cabeçote para cima tá tudo OK. Tudo inteiro, sem marcas;
2. A corrente está tensionada no ponto, todas as guias e polias estão inteiras, sem marcas e quebras;
3. O eixo do distribuidor está OK. Abe, não há desgaste;
4. Não consegui alinhar as marcas de TDC pois o motor está totalmente travado. Quase quebrei a chave e desliguei os tendões tentando virar o motor na mão...E nada :cry: Ou seja, o motor está completamente travado :cry:
Resumindo,

Aparentemente a parte elétrica e de distribuição está OK, até porque nenhum sinal anterior, como marcha lenta ruim, falhas em aceleração, falhas na partida se manifestaram...
O motor de arranque está vivo e igualmente nunca deu sinais anteriores de fadiga.

O motor é que está completamente travado. No entanto as rodas estão soltas.

:idea: A caixa de transferência tem uma corrente...Será que foi ela que se partiu (isto explicaria o Tchuuufff) e travou tudo :?: :?: :?:

[]s ansiosos por uma solução

_portela
09/02/2005, 20:32
Ah!

Não tem muito tempo que mandei trocar a embreagem. Será que o meca fez cagada??? e deu alguma merda na transmissão ou transferência ou no eixo de ligação com o motor???

Barulho de embreagem explicaria o Tchuuufff...

[]s

Wallace
10/02/2005, 19:38
Se for transferencia basta voce colocar o cambio em neutro para tirar o peso da transferencia do motor.
Se voce colocar em neutro e tirar todas as velas e o motor de arranque não virar o motor ou é um problema no proprio motor de arranque (menos provavel no seu caso) ou um problema maior...
Normalmente mesmo com problema em distribuidor, velas e cados não travaria o motor.
Problema com valvulas ou sincronização delas pode ate ser, mas pode ser um problema maior como um mancal de virabrequim quebrado e ou fundido.

_portela
10/02/2005, 20:15
Wallace,

Tô começando a achar que é algo mais sério...Este fim de semana a rebocarei para uma oficina...
Já fiz este teste colocando a transmissão e transferência em NEUTRO, pisando na embreagem, etc., etc. e nada, o bicho não vira, nem na mão (girando na chave o eixo do virabrequim)...Tá travado mesmo. As rodas e eixos estão livres, o que tá jogando a suspeita para longe de transmissão/transferência.

Minhas dúvidas ainda são:

1. Poderia ser calço hidráulico? Não notei nenhum vazamento ou presença de água no motor (contudo só observei o óleo através da vareta, não arriei nenhum pouco)?;
2. Se tivesse fundido não deveria esquentar, variar pressão de óleo ou algum sintoma de aviso? Nada disto aconteceu...A coisa foi de repente, juntamente com o tchuuufff...Tudo foi muito rápido e sem aviso tchuuuf (como um barulho de alívio, de deacarga) e ao mesmo tempo morreu e não epgou mais;
3. Se tivesse quebrado algo, como um mancal ou coisa parecida, eu não deveria ter escutado um barulho maior, metálico ou de "trituração"? Nada disto aconteceu. O motor travou ao memso tempo que morreu;
4. A hipótese do motor de arranque eu tô quase descartando, pois acho que ele não travaria o motor e também não teria nada a ver com o fato do carro ter morrido.

Me ajude, me ajude!!!!! Pelo menos para comprar peças a um bom preço :wink:

[]s

Wallace
10/02/2005, 21:16
calço acho dificil, voce estava na estrada e não atravesando uma area alagada certo?
Se positivo, basta ver se o liquido de arrefecimento esta na altura normal.
Uma coisa é fundir, que justamente ocorre com o calor. Outra coisa é quebrar algo como um casquilho do virabrequim, um anel ou até mesmo uma biela. Eu acho que é um casquilho de apoio de virabrequim ou da biela, mas não conheço este motor para ser mais preciso.
Um casquilho quebrado pode ocasionar uma fundição somente naquele local gerando o travamento e o motor morre pois não tem força para virar.

Nakagawa
10/02/2005, 22:03
Oi Portela!
Eu entendo quase nada de mecânica, mas tô aqui torcendo prá você encontrar logo o problema e que ele não seja muito $$$$$$, certo?!
A única coisa estranha mesmo é o motor não girar de forma alguma... Tive muitos problemas com a gasolina em Minas Gerais :x O motor pipocava, rateava e acabou estragando toda a injeção, velas, distribuidor e cabos. Foi num golzinho... O motor chegava a apagar, mas sem o seu "tchuuuufff" e conseguia virar novamente...
Se você precisar de uma cotação de peças e/ou serviços daqui de Sampa, pode contar comigo, ok?
[]s
Nakagawa

_portela
11/02/2005, 21:50
Naka,

Valeu pela oferta...Muito obrigado. Certamente vou cotar algo por aí...

Wallace,

Concordo com suas observações...
Muito remota a possibilidade de calço, pois tá tudo normal em termos de fluidos.
A coisa deve ser mesmo alguma quebra...Agora já tô torcendo que seja somente mesmo um casquilho e nada mai$$$$ grave como biela, virabrequim, ou uma besteira que pode complicar, tipo anel que pode danificar a parede do cilindro...

Amanhã bem cedo irei correr 3 oficinas que tenho de referência e já a rebocarei para uma das três...

Vou postando o "andar da carruagem".

Muito obrigado a todos e torçam por mim :)

aefernandes
11/02/2005, 22:03
Boa Sorte!! Vc viu alguma rachadura no bloco do motor? :( Como estava o nivel de oleo e agua?

_portela
11/02/2005, 22:06
Boa Sorte!! Vc viu alguma rachadura no bloco do motor? Como estava o nivel de oleo e agua?


Nada de rachaduras, nada de vazamentos, todos os níveis normais. Quando da "morte" não houve alteração de pressão de óleo nem de temperatura de arrefecimento, nenhum ruído de "aviso", nada. Realmente de repente.... Tava e está tudo aparentemente as mil maravilhas, só o motor que não vira de jeito nenhum...

[]s

Júlio César do Nascimento
12/02/2005, 13:18
Meu amigo já tive um problema no motor , fiquei na expectativa varios dias pensando no pior.Tende bom ânimo meu colega que todos estamos disposto a te ajudar.
O meu problema foi a polia que soltou ou seja o rasgo de chaveta que danificou e foi resolvido.

_portela
12/02/2005, 13:52
Amigos,

Hoje tive tempo de correr 2 oficinas aqui no Rio, a Araucária 4X4 e a Land Brasil, para dar uma orçada na abertura do motor. Segunda-feira falarei com o meu mecânico das antigas, o "Manel" (antes que perguntem, com este nome, o cara é Português sim).

Tô cruzando os dedos para que o estrago não tenha sido grande, mas só abrindo mesmo para certificar...No mais tardar, terça feira o 22R-E será aberto.

[]s a todos e obrigado pela "força"

Luca
12/02/2005, 20:04
Portela,
Cheguei de viagem, e estou ancioso para saber o fim da história.
Vc experimentou retirar as 04 velas? Se for calço hidráulico (acho difícil, nunca ouvi falar disso em carro rodando no seco), ao retirar as velas você saberá, imediatamente.
Fundir o motor, não implica necessariamente em travamento. Vc não tava malhando seu carro, nem seu motor tava sem óleo, nem superaquecendo. Motor, antes de fundir faz barulho. Começa com um tic, tic, depois vira tic, tac, depois tac, tac, depois TAC, TAC, depois fica trac, trac, trac, trac, trac........, trac.
Daí vai até travar.
Sugiro que vc solte as velas, e tente girar o motor pela polia do virabrequim.
Abraço e boa sorte.

_portela
12/02/2005, 20:46
Cheguei de viagem, e estou ancioso para saber o fim da história.


Luca,

Ainda não tem fim...Nesta terra de carnaval, somente consegui oficinas abertas hoje, fui às duas que citei. Todas acharam tudo muito enigmático e só abrindo o motor para ver. Inclusive, a Araucária 4X4 (que citei anteriormente) era onde o antigo dono fazia a manutanção e foi o primeiro lugar onde fui hoje, saber um pouco mais da minha bichinha...Enfim, o mecânico que cuidava dela anteriormente ficou surpreso, pois, segundo ele, o antigo dono fazia tudo como manda o fugurino e não era inexperiente em 4X4, tanto que saiu para outra SW4...Segundo ele, foi puro azar...
Meu meca só vai trabalhar na segunda-feira. Depois que ouví-lo decidirei para onde levar...Vai ser pelo custoXbenefíco da mão-de-obra.



Vc experimentou retirar as 04 velas? Se for calço hidráulico (acho difícil, nunca ouvi falar disso em carro rodando no seco), ao retirar as velas você saberá, imediatamente.


Não retirei as velas, só mexi no carro na quarta e fiquei tão frustrado de não ter conseguido girar o motor na mão, que acabei esquecendo das velas...Mas olhei a vareta do óleo novamente e nada de água...óleo no nível, tudo jóia...
Também acho remota esta hipótese de calço hidráulico a "conta-gota"...



Fundir o motor, não implica necessariamente em travamento. Vc não tava malhando seu carro, nem seu motor tava sem óleo, nem superaquecendo. Motor, antes de fundir faz barulho. Começa com um tic, tic, depois vira tic, tac, depois tac, tac, depois TAC, TAC, depois fica trac, trac, trac, trac, trac........, trac.
Daí vai até travar.



Ufa!!! :lol: :lol: :lol:
Nunca vi um motor fundindo. Meu pai tem a mesma opinião que você (mas ele tá acostumado com Ford T), ou seja, se fosse algo mais sério ou fundido seria um trac, trac, uma moeção uma barulheira metálica um prévio aviso, um carro sem atenção, etc. e tal, nesta linha...

Luca,

Sou o 3° dela. O 1° fez tudo na autorizada mais antiga aqui do Rio, tenho o manual todo carimbadinho...O 2° tratava nesta oficina que fui hoje dar uma sondada (é especializada em 4X4 e pela quantidade de Lands, Cherokas, Bands, Nivas e CJs que tinha lá o serviço não deve ser ruim...) e fiquei sabendo que o car relamente era cuidadoso (coisa que só sabia por umas notas fiscais de peças que vieram com o carro, pois não tive contato com o dono). O 3° sou eu que trato a pão-de-ló (a ponto da esposa ficar P...da vida), dirijo direitnho, tenho o pé leve, só ando com ela em estradas (na cidade é só 1.0) e só jogo em trilhas eventualmente, quando necessário em uma viagem, ela não é um carro de trilhas (nem pneu MUD a bicha tem), ou seja, o motor tá sempre em temperatura ideal de trabalho e em consições "normais" de uso...

Estou há quase 2 anos com ela. A manutenção tá sempre em dia, de fluidos a filtros..Só uso gasolina aditivada em postos de bandeiras conhecidas (BR, Shell, Texaco, etc.). Só uso óleo semi-sintético API SL e por aí vai.

No dia do ocorrido tava viajando a 100-110km/h, ar ligado, tudo para ser um Carnaval bacana...Tinha feito duas paradas com um abastecimento em um posto Shell (com gasolina V-Power) próximo a Barbacena (quando estava a meio tanque). AS duas paradas/partidas/retomadas foram normais. Sem barulhos, sem nada dando aviso, sem luz espia piscando, sem luz de MIL acesa, manômetro de óleo, carga de bateria e temperatura nos seus devidos lugares como de costume (aliás Toyota é um carro que não esquenta, impressionante!!!! Nunca passa do meio). Até chegar em BH e de repente isto...

E é isto, novidades mesmo, provavelmente somente na terça...

[]s e obrigado pela atenção

Luca
12/02/2005, 21:03
Ok, Portela. Ficamos todos no aguardo do desfecho. Torcendo para que seja coisa leve.
[]´s

_portela
12/02/2005, 21:24
É Luca, assim espero...

Aí vão dois esquemas do 22R-E para os mecas de plantão...

[]s

aefernandes
12/02/2005, 22:15
Eh portela muito estranho realmente!! Tive um carro que o motor foi para o espaco (fundiu) e o barulho nao foi nem um pouco agradavel. Dai descobri que o motor jah tinha fundido antes (antigo dono) e rachado o bloco, depois dono usou um produto metalico que mistura com a agua e tampa por dentro a rachadura. Calco hidraulico, pelo menos em barco, soh acontece se vc tiver muita agua entrando pela descarga (contra pressao muito alta), que nao foi seu caso. Jah destrui uma caixa de marcha automatica (tudo caiu pelo chao destruido) e mais uma vez, o barulho nao foi nada bom!!!

Bom, vou ficar torcendo, vc sabe disso, para que o seu prejuiso nao seja muito alto e que o problema seja sanado. Nos mantenha informado!!!

Alexandre

_portela
13/02/2005, 19:04
Valeu Alexandre...

É, pelo menos aparentemente nenhuma rachadura.
Como disse, na oficina antiga dela, também deram ótimas referências...
Eu tô quase não levando o carro para oficina nenhuma...Ela está guardada em um galpão com bastante espaço e onde tem um plataforma de cimento bem grande que dá para colocar o motor e todas as peças...Tô quase dando uma idéia :idea: ao meu mecânico de trabalharmos juntos no motor...Ele se dedica no galpão (que é próximo a oficina dele) algumas poucas horas por dia desmontando (tudo muito devagar, sem pressa) sob a supervisão do meu pai que tem tempo para isto e eu no fim de semana vou checando tudo e levando o possível para uma retífica onde eu possa mensurar como andam desgastes e folgas. Tem tudo dela, todas as tabelas de especificações de peças do motor em www.autozone.com
Esta é uma forma de eu acompanhar de perto as coisas e fazer um serviço decente e documentar tudo com fotos, por exemplo.
Ah! Aproveitando a coisa do bloco, também tá me passando pela cabeça utilizar um "traçante" para ''buscar" (e não achar :wink: ) alguma fissura no bloco.
Outra coisa também é que não adianta pressa, pois a Toyota quase não tem nada para ela em estoque...Tudo que já troquei (exceto uma correia do alternador) foi encomendado e chegou em prazos variáveis de 5 a 20 dias. Isto também é um forma de não deixá-la jogada numa oficina este tempo todo...
Contudo isto são idéias, possivelmente loucas, da minha cabeça. TeEnho que amadurecê-las e expôlas ao meca...


[]s e terça devem começar os serviços...

_portela
15/02/2005, 17:54
Desistir de fazer esse negócio eu mais meu meca...O cara não gostou muito da idéia e acho que iria demorar muito. Resolvi levá-la ao antigo meca dela. Achei o cara boa praça, parece que entende do riscado, muito paciente e aberto a que eu fique "em cima", achei lá melhor aparelhado, só cuidam de 4X4 e o cara já conhece ela antes de mim.
Combinamos começar pela checagem das coisas mais simples, sem ir tirando logo o motor...Amanhã pela manhã começam os trabalhos. Viajo hoje, só a verei no sábado...

Até lá
[]s

aefernandes
15/02/2005, 19:10
Portela, sinceramente acho que foi a melhor opcao que vc fez... provavelmente vai te dar menos dor de cabeca. Obrigado por nos manter informados e boa sorte!

Luca
19/02/2005, 21:28
E aí, Portela? Alguma notícia da Colabossaura?
[]´s

_portela
20/02/2005, 06:32
Luca, tenho sim...

Estive viajando esta semana, mas ontem fui à oficina.
Como eu disse, estão fazendo tudo por partes e lentamente.
Desmontaram todos os acessórios do motor, como alternador, AC e ventoinha e...Adivinha???? Ontem o motor virou :lol: :lol: :lol:
Desmontaram ainda, a tampa das válvulas, a priori tudo OK com comandos e o manifold de admissão.

O que já foi visto até agora:
1. Quando o motor virou e algo fez barulho;
2. A corrente não está com a tensão adequada como eu pensava, o barulho parece que surge da frente do motor, pelas guias da corrente. Este é um problema, que ainda não sabemos se é a corrente frouxa por fadiga (difícil com 103mil) ou por esticador quebrado (mais provável) ou ainda, se quebrou alguma guia da corrente (ela corre dentro de peças plásticas (bem vagabundinhas);
3. Por conta do barulho, agora será desmontada a frente do motor e o cabeçote . Com este processo será verificado se algo ocorreu realmente com a corrente ou em suas guias ou no esticador ou em alguma polia e também se o cabeçote e seus acessórios (válvulas, guias de válvulas, assentamentos, etc.) estão OK.
4. Espero que a gente pare neste proceso de desmontagem e tudo se resolva :roll:

Por enquanto é só...Esta semana, por sorte, estarei trabalhando no Rio e assim pretendo ir vê-la todos os dias. Acompanhar de perto e trazer notícias. Mas tô até um pouco mais tranquilo, amanhã devo ter notícias mais concretas, pois falarei pessoalmente com o meca...

[]s e obrigado pela atenção

Luca
20/02/2005, 08:27
Portela,
Penso que vc fez do jeito certo. Aos poucos. Sempre acompanhando o meca.

De notícias.

[]´s

dero
20/02/2005, 09:05
Portela, alguma novidade?

Espero q nao seja nada demais. boa sorte :wink:


valeu

Edintruder
20/02/2005, 10:44
Quando comecei a ler as mensagens parecia eu com uns probleminhas nos meus carros, o meu primeiro Monza deu um monte de probleminhas idiotas que me deixavam na mão, bobina fraca, distribuidor que desmanchava o avanço, chaveta quebrada na polia inferior do comando..., só sei que de tanto parar em oficinas para regular, trocar velas, cabos, bobinas, daí acabei me decidindo por um diesel, entrei num consórcio e tirei esse ano, nunca mais vou ter problemas com parte elétrica, porém nada a ver com o seu problema, mas que dá uma dor de cabeça e a imaginação vai levando para cada vez pior o defeito e ficar imaginando a conta $$$, é um parto! Pede para o mecânico explicar o porquê de ter parado completamente em vez de começar a falhar e bater a corrente, o que seria esperado.
Boa Sorte na conta!

_portela
20/02/2005, 20:37
que dá uma dor de cabeça e a imaginação vai levando para cada vez pior o defeito e ficar imaginando a conta $$$, é um parto!


Edintruder,

Melhor resumo dos meus sentimentos, impossível. É exatamente isto...
Também estou curioso para saber o porque deste "de repente"...

Queria a companhar mais o meca, mas viajo para cacete a trabalho e nem sempre dá...Por sorte esta semana ficarei no Rio e passarei na oficina ao menos uma vez por dia...

[]s a todos

Eduardo Velo
20/02/2005, 22:39
Portela , parece que foi corrente que pulou dente qdo vc estava chegando em BH . Tirou fora de pto e o motor pesou , aí só mesmo reposicionando a corrente pra voltar ao normal .
O pioir é que tanto guia de corrente como esticador qdo quebra alguma coisa vai pro carter , se ficar num cantinho tudo bem , mas é bom tirar a tampa pra ver ...
Se achar que o material do esticador e guia é vagabundo , manda fazer de material mais confiável , PU com chapa colada por exemplo ...

Abe
21/02/2005, 08:57
O carro é apenas uma composição de ferro e outros materiais e um conjunto de engrenagens fazem a ter movimentos como quase um semovente. É impressionante como nós criamos um certo afeto e carinho, tratando-o até como um ser vivo. Realmente é agoniante deixa-lo em uma oficina. Diante de tudo isso, as vezes me pergunto se o automóvel pressente as nossas intensões. A maioria não sei, mas o meu depois de lavado e polido, quando saio pelas estradas parece ficar mais macio e mais potente, ou seja, talvez mais feliz.
É isso aí, Portela. Espero que se solucione logo o seu problema, sem maiores gravidades. Abraços!!!

_portela
21/02/2005, 19:05
O pioir é que tanto guia de corrente como esticador qdo quebra alguma coisa vai pro carter , se ficar num cantinho tudo bem , mas é bom tirar a tampa pra ver ...



Eduardo,

Hoje fui a oficina...
Nenhum problema no:
:arrow: cabeçote;
:arrow: válvulas, sedes, guias e comandos.

Amanhã serão os seguintes passos:
:arrow: desmontar a parte de baixo e toda a frente. Aí saberei se foi algo na corrente ou guias, se foi algo mais sério (virabrequim, mancais), se tem pedaços de algo pelo carter, sei lá...

Enfim, no máximo até quarta-feira (23/02/05) terei todos os detalhes de todas as partes. No mínimo vai dar para dar uma puta faxina no motor...

Já que já está lá, mais um pouco em mão-de-obra e a gente fica com maior segurança de tudo, verificando mancais, etc. e tal.

[]s

_portela
21/02/2005, 19:08
Diante de tudo isso, as vezes me pergunto se o automóvel pressente as nossas intensões.



Abe,

Eu tenho certeza. Será que sou doido :?: . A patroa acha que sim :lol: :lol: :lol:

[]s

aefernandes
21/02/2005, 19:25
Portela, ateh agora as noticias sao excelentes, vamos rezar para continuar assim... boa sorte e obrigado pelas noticias...

_portela
21/02/2005, 21:34
Portela, ateh agora as noticias sao excelentes, vamos rezar para continuar assim... boa sorte e obrigado pelas noticias...



Cara,

Já vi gente otimista, mas como você, está para nascer :lol:

Ao menos do cabeçote e comandos de válvulas eu me livrei :lol: :lol: :lol:
Resta ainda meu medo maior...Virabrequim :shock:

Só me resta rezar...
A única coisa que já sei é que a mão-de-obra dará um salto amanhã :cry: Pelo menos vou saber do estado de cada peça e poder limpar tudo, deixar "zerado".

Agora estou imprimindo todas as especificações a serem mensuradas para levar para a oficina...

[]s

_portela
23/02/2005, 19:18
Amigos,

Nenhuma notícia de ontem para hoje, pois devido a outras demandas da oficina, nem mexeram na Colobosaura. Amanhã, 24/02 tô lá de novo...


[]s

aefernandes
25/02/2005, 20:49
E ai Portela? Novidades....

Luca
25/02/2005, 21:23
E ai Portela? Novidades....

E aí, Portela? Novidades....

dero
26/02/2005, 11:17
Diante de tudo isso, as vezes me pergunto se o automóvel pressente as nossas intensões.



Abe,

Eu tenho certeza. Será que sou doido :?: :lol: :lol: :lol:

[]s


Entao somos 3 ! :D :D :D

_portela
26/02/2005, 19:22
Luca,

Tenho novidades :lol:
Hahahahahahah...uhuhuhuhuhuhuhuhuhuh :lol: :lol: :lol:

Ontem (sexta 26/02) estive pela manhã na oficina. Cheguei bem na hora que "arrancaram" o motor e estavam colocando-o sobre uma bancada...

Não pude acompanhar tudo, pois tinha que ir trabalhar, mas as impressões são as seguintes:

:arrow: A carcaça que prende o conjunto da embreagem (disco+platô) ao volante do motor estava arranhada e de lá caiu um pino de uns 3cm de tamanhoX10mm de diâmetro, provavelmente um pino de fixação deste conjunto;
:arrow: O carter foi retirado ainda na minha frente e o motor está "como zero". Nada aconteceu com bielas, pistões, casquilhos, etc. e tal. Sem folgas, quebras, desgastes, limalhas e qualquer outra desgraça :lol: :lol: :lol:
:arrow: Tive que ir trabalhar, mas deixei acertado com o mecânico para não desmontar mais nada, apenas a embreagem, pois o problema foi lá, nada no motor...UUUUFA :!: :!: :!: :lol: :lol: :lol:

Agora os senões...

Na sexta (ontem) meu dia foi corrido e acabou que não tive tempo de passar novamente na oficina e esqueci mesmo de ligar, deixando isto para hoje...

Hoje pela manhã abri a oficina, que tem 2 sócios, um da burocracia e outro da graxa (que estava cuidando de perto da Colobosaura) que não trabalha sábado. O mecânico que está mexendo nela também não estava no horário que fui. Ou seja, só o burocrata estava lá...

Epero ter uma posição final na segunda, nem vou trabalhar, vou "colar" na oficina. Contudo o problema foi na embreagem, ou seja, nada grave, nada de motor.
Espero também que o mecânico tenha cumprido o meu pedido de não mexer em nada do motor, que ele não tenha "fuçado" mais nada :?

[]s felizes

aefernandes
26/02/2005, 20:16
Viu como eh bom ser otimista!!! :D :D

_portela
26/02/2005, 20:37
Viu como eh bom ser otimista!!!



Já estou suando quente novamente :lol: :lol: :lol: :lol:

Ah! Antes que eu me esqueça... MUITO OBRIGADO A TODOS PELO COMPANHEIRISMO :lol:

[]s

aefernandes
27/02/2005, 20:23
Portela, afinal vc chega a alguma conclusao do que pode ter causado todo este problema? Vc faz alguma ideia pq o motor travou? Estou tentando entender o problema do inicio ao fim...

_portela
27/02/2005, 22:59
Alexandre,

Sei lá (segunda saberei exatamente). Tenho a hipótese que a droga do pino que quebrou caiu onde não devia, travando o volante do motor, que se fixa ao virabrequim...Daí o travamento.

[]s

Luca
27/02/2005, 23:49
Portela,
Ali, existem dois tipos de parafusos: 1) o que prende o platô ao volante, 2) o que prende o volante ao virabrequim. Nenhum dos dois poderia ter se soltado. Hummm.... :roll: Sei lá! Mas já que não foi nada no motor, melhor.
O bom é que não foi mau :D .
[]´s

Fernando Figueiredo
28/02/2005, 00:34
Portela,
Que agonia, quase um mês para saber que o motor está ok! :P
Estamos torcendo pela breve recuperação da Colossaura sem graves prejuízos para o dono, hehe :D
Até
Fernando Figueiredo

_portela
28/02/2005, 10:55
Ali, existem dois tipos de parafusos: 1) o que prende o platô ao volante, 2) o que prende o volante ao virabrequim



Pois é Luca,

Vendo a peça quebrada sem desmontar a embreagem pensei em uma terceira coisa...Um pino guia que guia, claro IMHO, o platô ao volante do motor.
Contudo, acabei de chegar da oficina e ver a embreagem desmontada...Advinha?
Nada quebrado, nada arranhado, nada de nada, nenhuma guia, nenhum parafuso de platô, de volante, de virabrequim, nada :shock: :shock: :shock:
A única hipótese explicativa é que a peça que provavelmente quebrou não quebrou. PASME :shock: :shock: :shock: foi esquecida lá há 10mil km atrás pelo Manoel (aquele mecânico que quase levei lá novamente) quando o F¨$#@¨!$%#@¨%#!@ trocou a embreagem. Muito provavelmente ele estava preso na caixa que estava bem suja de óelo, fuligem graxa...E no meu carnaval resolveu desprender, passou pelo diafragma da embreagem e se prendeu nas estrias do volante, travando o motor. Foi esta a conclusão que chegamos hoje.

Meus prejuízos:
:arrow: Perdi meu Carnaval;
:arrow: Vou pagar uma gorda mão-de-obra;
:arrow: Vou aproveitar e trocar todas as juntas do motor (aproveitando que o bichinho tá na bancada mesmo). Acabei de chegar da Toyota e lá sai a R$900,00 incluindo o retentor principal do motor. Agora cotarei em importadoras;
:arrow: A carcaça que prende o conjunto embreagem ao volante do motor ficou com uns pequenos (pequenos mesmo, só esteticamente falando) amassadinhos;
:arrow: Posso ser prezo, pois se ver o Português do Manoel na minha frente vou passar por cima dele :twisted: :evil: :twisted: :evil:

As notícias felizes:
:arrow: O motor tá muito bom por dentro. Agora conheço ele a fundo, fundo mesmo;
:arrow: Aproveitarei para trocar todas as juntas;
:arrow: Aproevitei para descarbonizar todos os pistões, válvulas e seus assentamentos no cabeçote. Isto já foi feito.

[]s felizes e chocados ao mesmo tempo com uma pequena cagada que gerou um puta transtorno e noites sem dormir pensando no pior

_portela
28/02/2005, 10:59
Estamos torcendo pela breve recuperação da Colossaura sem graves prejuízos para o dono



Fernando,

Caso consiga as juntas rapidamente. Sábado tô andando nela. Agora dependo de peças...
Para quem tava agonizando pensando em virabrequim e bielas. Trocar juntas, por mais caras que sejam é um PUTA (desculpe o termo) alívio :lol: :lol: :lol:

[]s

_portela
28/02/2005, 12:18
Caso consiga as juntas rapidamente. Sábado tô andando nela. Agora dependo de peças...


Acabei de encomendar todas as juntas possíveis e imagináveis. Na Toyota R$ 902,00 e não incluía tudo, tudinho mesmo. Importando R$ 660,00 incluindo tudo, tudo, mas tudo mesmo, o que precisa e o que será para aproveitar o embalo, por puro preciosismo.

Agora é esperar chegar e montar.

[]s e mais uma vez obrigado a todos

Aurélio
28/02/2005, 16:42
Importando R$ 660,00 incluindo tudo, tudo, mas tudo mesmo, o que precisa e o que será para aproveitar o embalo, por puro preciosismo.

Portela,

Importou de quem ( ou de onde? )
qual o prazo para entrega?

[]'s curiosos

_portela
28/02/2005, 17:13
Foi de uma importadora independente daqui do Rio. O contato é do próprio pessoal da Araucária. Não gravei o nome, mas posso perguntar e depois posto aqui.
O prazo de entrega foi entre 3 e 8 dias.
Cotei em uns sites nos EUA e o preço já com impostos sairia próximo a este. Por isto deixei os caras da Araucária quebrarem a cabeça.
Os sites posso passar agora:

http://www.expressautoparts.com
http://www.autopartsauthority.com
http://www.auto-parts-zone.com/toyota-car-parts.html
http://www.toyautoparts.com/

[]S

Luca
28/02/2005, 18:09
Importando R$ 660,00 incluindo tudo, ...

Portela,

Original Toyota? Ou paralelo?

[]´s

_portela
28/02/2005, 19:45
Luca,

Não virá na caixa vermelha de letras brancas da Toyota, mas é da Ishino, que antes de comprar levantei que é o maior fornecedor japonês de juntas e retentores para motores e fornece também para a Toyota. Tem bastante informações pela internet.
Aliás, se tentar comprar juntas para carros japoneses, sem ser "da fábrica", você vai esbarrar na Ishino.

[]s

Reinaldo
28/02/2005, 20:18
Portela,

Parabéns pelo fim da agonia! :D :D :D
Mesmo sendo novo no forum estava sofrendo junto com você.
É muito ruim ver nosso companheiro de estrada no estaleiro :( :!:
Bom que não passou de um grande susto, pena que foi bem numa viajem, ainda mais de carnaval ... mas, dos males o menor!
Amanhã boto a minha no estaleiro para fazer aquela super revisão de compra.
Vai ser a minha vez de deixar um cacau na mão da oficina. Devo colocar naquela toyomec que me recomendaram. Bati um papo de 2 minutos no telefone com um dos sócios hoje e vou conversar mais amanhã, se não houver surpresas desagradáveis deixo lá. Depois conto sobre o serviço para vocês.
Mais uma vez, parabéns!
Um abraço! :mrgreen:

aefernandes
28/02/2005, 20:37
Portela uma duvida:

O plato esta montado na tampa que esta fixada por parafusos ao volante do motor. O volante esta unido, atraves de um flange, a arvore de manivelas. Esta tampa da transmissao esta aparfusada a caixa de mudanca. De dentro da caixa sai o eixo primario, onde suas estrias encaixam nas estrias do disco de embreagem.

Eu nao sei qual era o tamanho do parafuso nem de que material ele era feito (8.8 , 1040, ...). Eu nao consegui entender como ele iria passar pela tampa da embreagem, passar o diafragma, passar o plato e encaixar nas estrias do disco (que deveria estar encaixada igual a uma luva).

Outra coisa seria, o motor deveria estar girando a uns 4000RPM? Nesta velocidade imagino que ou o parafuso iria se destruir ou a estria na qual ele se encaixou iria. Mesmo assim se nenhum dos se destruiu o motor daria um tranco gigante para parar na hora. O que nao aconteceu nao foi? E o tal barulho que vc ouviu, como se fosse uma valvula de alivio abrindo para jogar pressao fora?

So estou postando isto aqui para ver se juntos com todos conseguimos entender o motivo disto.

Desculpe me pelo tamanho da mensagem!!

_portela
02/03/2005, 14:09
Valeu Reinaldo!

E boa sorte para você.

Ah! Gostei bastante do pessoal da Araucária. Recomendo. Tudo foi muito claro.
No final das contas, como estou viajando agora, quem foi pagar a conta foi a Patroa. E essa chora :lol: :lol: :lol: A mão-de-obra saiu a R$730,00 + R$670,00 das juntas.
Agora a bichinha está como nova:
Pistões, válvulas, assentamentos e cárter limpos;
Óleos e fluidos novos;
Todas, todas mesmo, as juntas trocadas.

[]s e novamente obrigado a todos

Edintruder
06/03/2005, 10:50
Para variar as mer@#* acontecem por coisas idiotas mesmo! Quanto pior parece o defeito mais idiota foi o problema! Leis de Murphy!

_portela
06/03/2005, 20:20
Para variar as mer@#* acontecem por coisas idiotas mesmo! Quanto pior parece o defeito mais idiota foi o problema! Leis de Murphy!


Edintruder,

Não sei se depois de quase 1500latinhas foi sorte ou azar. Mas que foi uma cagada muito grande, foi. A sorte mesmo é que nada mais grave foi danificado e eu tive a cabeça fria de não tentar virar o motor sem antes desmontar...

[]s e obrigado a todos mais uma vez.

André 4Runner RJ
24/05/2005, 11:06
Irmão TOYOTEIRO,

Possuo uma 4Runner e com ela dois livros que falam de manutenção.
Moro no Rio. Precisando estou à disposição.
Meu mecânico fica na Barra (próximo ao Bar do Oswaldo) e não mete a mão. Querendo te dou o contato.

_portela
24/05/2005, 11:13
Oi André,

Muito obrigado, mas o problema já foi solucionado. Dá uma olhadinha aí.
Foi uma tremenda cagada de mecânico que esqueceu um "prisioneiro" dentro da carcaça da embreagem e prendeu o volante do motor.

Grande abraço,

André 4Runner RJ
24/05/2005, 14:57
Fico feliz por você!!!
Continuo disponível para qualquer coisa

Abraços

trigger.hippie
20/06/2008, 16:08
Depois de mais de 3 anos do problema resolvido é que fui ler essa história. Passado o pior e diante do final feliz, que se cuidem as novelas :dance::dance:!

E, claro, parabéns pelo empenho, informações e resultado :concordo: !


Até!