PDA

Ver Versão Completa : Superaquecimento do óleo do diferencial!!!



Carlos_Ferraz
01/02/2010, 16:10
Olá pessoal,

Desconfio que meu diferencial traseiro está superaquecendo, ao ponto de sair pelo respiro que está localizado no cofre do motor, na altura do capô!!!

Este superaquecimento poderia ser causado por uma regulagem "muito justa", ou pode ser outro motivo???

O mesmo foi completamente refeito após uma quebra, onde todas as peças foram substituídas, menos a caixa satélite.

E por influência do famoso francês "Jaques", acabei trocando rolamentos de roda, cubos, retentores, resumindo, eixo inteiramente novo.

Este Domingo foi a primeira vez que peguei estrada após o concerto, e começou a escorrer óleo para todos os lados, flange do pinhão, tampa do diferencial, respiro, cubos de roda, etc...!!!

Alguém tem alguma idéia do que pode estar acontecendo???

BoaTrilha
01/02/2010, 16:47
chegou a checar o nivel?

pode ser excesso....

se o meca colocou oleo pelo respiro ao inves de usar o bujão superior dá nisso.


Quando a questao folgaXtemperatura não sei responder, vamos aguardar alguem no forum com maior conhecimento.

Abraços

Renato Fraga
01/02/2010, 17:16
Pode ser também água dentro do diferencial......

Ao aquecer à temperatura normal, ela evapora e sai pelo respiro levando um pouco de óleo.

Isso já aconteceu comigo.

Abraços

Carlos_Ferraz
01/02/2010, 18:44
chegou a checar o nivel?

pode ser excesso....

se o meca colocou oleo pelo respiro ao inves de usar o bujão superior dá nisso.


Quando a questao folgaXtemperatura não sei responder, vamos aguardar alguem no forum com maior conhecimento.

Abraços


O Nível está ok!!!...apesar do diferencial ter sido abastecido pelo respiro, pois esta levemente inclinado davido a SPOA

Carlos_Ferraz
01/02/2010, 18:48
Pode ser também água dentro do diferencial......

Ao aquecer à temperatura normal, ela evapora e sai pelo respiro levando um pouco de óleo.

Isso já aconteceu comigo.

Abraços

Aparentemente não é, pois após montar, não entrei em nenhum atoleiro!!!
Mais por via das dúvidas, vou trocar o óleo!!!

Abraços!!!

junior braga
01/02/2010, 21:50
Carlos,

muito estranho isso, colocou o oleo correto? como que vc identificou o superaquecimento? e pra completar as perguntas, rsrsrs, o eixo tem BL?

ps.1: não entendo muito não, mas logo logo aparece alguém...

sds,

ps.2: suspeito que o oleo esteja espumando dentro do eixo, e subindo pelo respiro.

[ ],

Jacimar
02/02/2010, 06:45
Olá pessoal,

Desconfio que meu diferencial traseiro está superaquecendo, ao ponto de sair pelo respiro que está localizado no cofre do motor, na altura do capô!!!

Este superaquecimento poderia ser causado por uma regulagem "muito justa", ou pode ser outro motivo???

O mesmo foi completamente refeito após uma quebra, onde todas as peças foram substituídas, menos a caixa satélite.

E por influência do famoso francês "Jaques", acabei trocando rolamentos de roda, cubos, retentores, resumindo, eixo inteiramente novo.

Este Domingo foi a primeira vez que peguei estrada após o concerto, e começou a escorrer óleo para todos os lados, flange do pinhão, tampa do diferencial, respiro, cubos de roda, etc...!!!

Alguém tem alguma idéia do que pode estar acontecendo???


Bom dia prezado ! ao contrário do que sempre pensei, o diferencial esquenta bastante, mas você chegou a fazer uma avaliação da temperatura, nem que seja apenas colocando a mão no diferencial ? ele fica quente a ponto de ser desagradável ao toque ! talvez esteja apenas jogando o excesso fora. vamos ver e boa sorte !

Carlos_Ferraz
02/02/2010, 08:12
?????????????????????????????????????????????????? ?????????????????????????????????????????

Carlos_Ferraz
02/02/2010, 08:15
[QUOTE=junior braga;1084772]Carlos,

muito estranho isso, colocou o oleo correto? como que vc identificou o superaquecimento? e pra completar as perguntas, rsrsrs, o eixo tem BL?


Fala Junior,
Então...deixei o meca fazer a "caca" de misturar óleo 90 com 140 (por indicação do dono de uma famosa auto peças de Jeep) e ainda colocou um molykote!!!

O superaquecimento foi detectado pelo "afinamento" do óleo, que vazou por quase todos os orifícios do eixo e por ter saido "espuma" pelo respiro.

E meu eixo não tem BL!!!

Obrigado pela ajuda...

abraço!!

Carlos_Ferraz
02/02/2010, 08:24
Bom dia prezado ! ao contrário do que sempre pensei, o diferencial esquenta bastante, mas você chegou a fazer uma avaliação da temperatura, nem que seja apenas colocando a mão no diferencial ? ele fica quente a ponto de ser desagradável ao toque ! talvez esteja apenas jogando o excesso fora. vamos ver e boa sorte !

Olá Jacimar,

Desde já agradeço pela ajuda,

Não cheguei a encostar no diferencial propriamente dito, a princípio após ouvir um certo "ronco" achei que seria o sistema de freio que acabara de ser regulado, então encostei a mão apenas próximo ao cubo de roda, e quase me queimei!!!

Agora sobre excesso, está descartado, pois verifiquei antes de sair!!!

Abraço!!!

Rodrigo Baratti
02/02/2010, 10:42
Carlos,

Pelo que vc relata: ronco, aquecimento e estravasamento de óleo o problema deve ser regulagem mesmo.

- nunca ouvi falar em misturar óleos mesmo em peças novas
- se estravasou e está no nivel é porque aumentou muito a pressão interna pelo calor
- se ronca é porque tem alguma coisa muito justa/desalinhada na regulagem

Antes de mais nada eu pararia de rodar com o carro, no maximo e com muito cuidado levaria de volta ao meca, isso se vc puder continuar confiando nos seus serviços ou leva para um specialista em diferencial.

A regulagem de coroa e pinhão requer m.o. especializada, não é qualquer um que faz e tem que ter as ferramentas certas. O cara tem que ter paciencia para montar e desmontar qtas vezes for necessario até chegar na regulagem ideal o mesmo vale para regulagem de rolamento, principalmente se for conico e exigir pré-carga, embora seja bem mais simples que do C&P.

[] e boa sorte

Carlos_Ferraz
02/02/2010, 10:57
Carlos,

Pelo que vc relata: ronco, aquecimento e estravasamento de óleo o problema deve ser regulagem mesmo.

- nunca ouvi falar em misturar óleos mesmo em peças novas
- se estravasou e está no nivel é porque aumentou muito a pressão interna pelo calor
- se ronca é porque tem alguma coisa muito justa/desalinhada na regulagem

Antes de mais nada eu pararia de rodar com o carro, no maximo e com muito cuidado levaria de volta ao meca, isso se vc puder continuar confiando nos seus serviços ou leva para um specialista em diferencial.

A regulagem de coroa e pinhão requer m.o. especializada, não é qualquer um que faz e tem que ter as ferramentas certas. O cara tem que ter paciencia para montar e desmontar qtas vezes for necessario até chegar na regulagem ideal.

[] e boa sorte

Valeu Rodrigo,

O ronco é quase imperceptível, só quem está acostumado com o carro para perceber mesmo, e o cara que montou meu diferencial não é meu meca de confiança, que estava de férias, por isso acho que o melhor a fazer é levar para este outro que eu confio e regular novamente, torcendo para não ter havido nenhum dano maior.

Obrigado pela ajuda...

Abraço!!!

Zé Renato
02/02/2010, 11:17
Realmente... diferêncial deve ser montado por quem entende mesmo.Se está aquecendo,sem dúvida é por erro na montagem, deve está justo demais nos rolamentos do pinhão ou no ajuste pinhão e corôa.Se vc colocou peças novas tem que haver novo ajuste,não pode simplesmente remontar com base na regulagem anterior.Uso de óleo misturado,portanto fora da especificação tb é prejudicial, pois o óleo atua lubrificando e refrigerando o conjunto,óleo muito grosso em conjunto novo com folga mal ajustada aquece demais.Torcer para não ter danificado os rolamentos definitivamente.

junior braga
02/02/2010, 12:03
[quote=Carlos_Ferraz;1085070]

Fala Junior,
Então...deixei o meca fazer a "caca" de misturar óleo 90 com 140 (por indicação do dono de uma famosa auto peças de Jeep) e ainda colocou um molykote!!!

O superaquecimento foi detectado pelo "afinamento" do óleo, que vazou por quase todos os orifícios do eixo e por ter saido "espuma" pelo respiro.

E meu eixo não tem BL!!!

Obrigado pela ajuda...

abraço!!

Pois é Carlos,

a primeira impressão que tive foi o oleo incorreto, mas não quis afirmar:mrgreen:, eu não consigo entender como tem pessoas que fazem isso misturar oleo lubrificante, isso não existe:twisted:, cada um foi criado para x aplicação, como é que pode vim alguém do nada e misturar?

é complicado, por aqui vejo alguns mecas fazerem isso em caminhões também.

vai entender, né?

ps: faz um chek-up geral, não perca tempo, senão pode complicar.

sds,

:concordo:

Carlos_Ferraz
02/02/2010, 15:50
Td bem Junior???

Então...

Quando eu acho que já aconteceu de tudo com meu Jeep, ele aparece com uma novidade...hehehe!!!

Hoje mesmo levarei ao mecânico que fez o estrago, pois o serviço ainda está na garantia, e se não resolver o problema, existe alguém que seja especializado em diferencial Dana???

Obrigado pela Força!!!

Mauricio Rotta
02/02/2010, 17:07
Leva numa oficina de caminhão. Nessas oficinas os caras são feras pra mexer em diferenciais, conversa com algum caminhoneiro seu amigo da região que ele te dá a dica de onde você pode levar sem medo, o seu diferencial.

Carlos_Ferraz
02/02/2010, 17:53
Pois é Rapaz!!!...

Nossos mecânicos aqui em Capivari são todos especializados em veículos pesados, devido a ser uma região muito forte na agricultura, principalmente de cana de açucar. E esse cara foi uma indicação de uma pessoa que leva seus caminhões e tratores, mais sabe como o tal "Jeepinho" é manhoso né...pra não dizer enjoado!!!

Mas valeu pela dica...

Abraço!!!

Marcio Rossetto
02/02/2010, 21:31
Camarada , com certeza esquentou devido ao Óleo de maior viscosidade, associado a folga do engrenamento novo se ajustando, como ja mencionou um camarada na mensagem anterior .

Um SAE 90 , pode ser um ISO VG 150 a 320 , a média esta no 220 cSt
UM SAE 140 , pode ser um ISO VG 320 a 1000.

ISO VG é uma medida Industrial precisa , para óleos em redutores .

A viscosidade SAE é ampla demais , se deu azar dos óleos estarem na faixa máxima de viscosidade dentro do SAE, vc aumentou substancialmente a viscosidade do Óleo .

Antes de gastar mais grana, retira esse óleo, coloca um óleo SAE 90 e roda devagar, pois as engrenagens irão se ajustar e o aquecimento sessar.

Carlos_Ferraz
03/02/2010, 08:56
Marcio Rossetto,

Em primeiro lugar, parabéns pelo seu conhecimento :palmas:, se eu falar por aqui desse ISO VG, vão achar que é outra lingua...rsrsrs!!!

Realmente se compararmos a medida SAE, aparentemente a diferença é pequena, agora se compararmos o valor máximo da medida ISO VG é uma diferença abrupta!!!

Tudo leva a crer que o superaquecimento foi causado exclusivamente devido a alta viscosidade da mistura dos óleos (50% SAE 90 x 50% SAE 140), sugerido erroneamente pelo dono de uma conceituada loja de produtos off road, o que me causa uma grande preocupação, pois as pessoas que deveriam dar dicas importantes, acabam atrapalhando por falta de conhecimento.

Fica aí uma dica principalmente aos iniciantes, cuidado com o falso conhecimento de vendedores, não querendo generalizar é claro, e não tente reinventar a roda, vc pode se dar mal :parede::putz:!!!

Muito obrigado a todos os companheiros que tentaram de alguma forma ajudar, no desfecho dessa história eu posto o resultado.

Abraço a todos!!!

Off Road na Veia!!!

mariel
03/02/2010, 15:36
opa blz...

Então não sei se é o seu caso ou se pode ajudar, tem um cara que conheci ele esta fazendo uma tampa que tem uma capacidade maior de óleo e é feito em ferro fundido com umas aleta que permite o maior passagem de ar... diz o cara que reduziu em pelo menos 40 graus... acho... talvez ajude vc nessa empreitada... pelo que me lembro custava cerca de 100 reais.

Abraços

Jacimar
03/02/2010, 15:49
opa blz...

Então não sei se é o seu caso ou se pode ajudar, tem um cara que conheci ele esta fazendo uma tampa que tem uma capacidade maior de óleo e é feito em ferro fundido com umas aleta que permite o maior passagem de ar... diz o cara que reduziu em pelo menos 40 graus... acho... talvez ajude vc nessa empreitada... pelo que me lembro custava cerca de 100 reais.

Abraços

Boa tarde prezado ! já havia visto algo semelhante para o cárter, você sabe o site ou telefone ? me pareceu interessante !

TylerNTL
03/02/2010, 20:12
opa blz...

Então não sei se é o seu caso ou se pode ajudar, tem um cara que conheci ele esta fazendo uma tampa que tem uma capacidade maior de óleo e é feito em ferro fundido com umas aleta que permite o maior passagem de ar... diz o cara que reduziu em pelo menos 40 graus... acho... talvez ajude vc nessa empreitada... pelo que me lembro custava cerca de 100 reais.

Abraços

A Frontier SEL tem um esquema desses no diferencial traseiro.

BoaTrilha
04/02/2010, 01:33
Bom, vou discordar com todos quanto a mistura de oleo lubrificante.

Já coloco resalvas:
- Quem o faz deve saber o que está fazendo e ter profissionais em lubrificação

vou citar só alguns dos muitos casos que eu sei:


- Já visitei a LWART (reciclador, envazador e fabricante de lubrificantes) muitas vezes, assim como já vi "misturas" de oleos lubrificantes prontos (não estou dizendo compostos de oleos) afim de chegar em um resultado diferente
(oleo1 + oleo2 = oleo3).

- Assim, como já vi isto sendo feito na UFSCAR (se eu não me engano é no curso regular de engenharia de materiais)

- Tbm já trabalhei em empresa ferroviaria que na epoca tinha laboratorio proprio, entre as atividades estava misturar produtos (oleo1 + oleo2 + oleo3 pra chegar no oleo 4*)
*produto especifico que não era vendido no país, e os processos e custos de importação inviabilizam a compra)

- Sei tbm de um transportador de combustivel no interior do estado de SP, com mais de 600 caminhões que faz sua propria mistura de lubrificantes, com resultados satisfatórios.

- Na decada passada uma pessoa de minha familia tinha equipamento pesado da caterpillar na floresta amazonica. Depois de muitos e muitos problemas de aquecimento, ele solicitou acessoria tecnica local. Não me lembro ao certo quais eram os oleos, mas os tecnicos "aconselharam" oficialmente a mistura do lubrificante A + lubrificante B na proporção de 70/30 para que o efeito refrigerante fosse maior.

Portanto reafirmo, possivel é!

mariel
04/02/2010, 10:53
Opa Blz...

O nome dele é Silvio fone (011) 7695-2101.

Troca uma idéia lá com ele...

Abraços

junior braga
04/02/2010, 11:23
Bom, vou discordar com todos quanto a mistura de oleo lubrificante.

Já coloco resalvas:
- Quem o faz deve saber o que está fazendo e ter profissionais em lubrificação

vou citar só alguns dos muitos casos que eu sei:


- Já visitei a LWART (reciclador, envazador e fabricante de lubrificantes) muitas vezes, assim como já vi "misturas" de oleos lubrificantes prontos (não estou dizendo compostos de oleos) afim de chegar em um resultado diferente
(oleo1 + oleo2 = oleo3).

- Assim, como já vi isto sendo feito na UFSCAR (se eu não me engano é no curso regular de engenharia de materiais)

- Tbm já trabalhei em empresa ferroviaria que na epoca tinha laboratorio proprio, entre as atividades estava misturar produtos (oleo1 + oleo2 + oleo3 pra chegar no oleo 4*)
*produto especifico que não era vendido no país, e os processos e custos de importação inviabilizam a compra)

- Sei tbm de um transportador de combustivel no interior do estado de SP, com mais de 600 caminhões que faz sua propria mistura de lubrificantes, com resultados satisfatórios.

- Na decada passada uma pessoa de minha familia tinha equipamento pesado da caterpillar na floresta amazonica. Depois de muitos e muitos problemas de aquecimento, ele solicitou acessoria tecnica local. Não me lembro ao certo quais eram os oleos, mas os tecnicos "aconselharam" oficialmente a mistura do lubrificante A + lubrificante B na proporção de 70/30 para que o efeito refrigerante fosse maior.

Portanto reafirmo, possivel é!

Bravo blzzz,

Seguinte quando se tem conhecimento e sabe o que estás fazendo, aí e outra história, o problema é que; fulano falou que pode por a+b, ou b+e, ou ainda falam, pode por porque num sem quem pôs.........

:concordo::concordo: