PDA

Ver Versão Completa : Homocinetica estralando



COL
01/02/2010, 12:17
Ola eu ergui meu Niva com calços nas bandejas de acho que 5cm, e quando estou fazendo trilha vou subir um morrinho, ele estrala a homocimetica.Oque eu fasso para diminuir ou acabar com esses estralos???:neutral:


Niva 93 2.0 gasolina pneus 235/75 R16.

SERGIO MOLLO
01/02/2010, 16:08
Ola eu ergui meu Niva com calços nas bandejas de acho que 5cm, e quando estou fazendo trilha vou subir um morrinho, ele estrala a homocimetica.Oque eu fasso para diminuir ou acabar com esses estralos???:neutral:


Niva 93 2.0 gasolina pneus 235/75 R16.

Caro col; para acabar com estes estalos,e' so voce diminuir a altura dos calcos, pois 5cm e' muito.
Abracos

COL
01/02/2010, 17:16
Mas será que não da pra tirar esse barulho sem dimimuir o tamanho dele?:pensativo:

Niva meu melhor companheiro das trilhas.

marcos faria
01/02/2010, 17:59
Mas será que não da pra tirar esse barulho sem dimimuir o tamanho dele?:pensativo:

Niva meu melhor companheiro das trilhas.

Realmente esse calço ficou muito alto. Um dos camaradas pioneiros em levantar os Nivas é o Rui Scherer. Tenho o kit dele (não sei se ainda produz ou comercializa) no meu Nivinha e a altura é de aprox. 2,5cm.

O fato é que todo fabricante de veículos faz recomendação para não modificarmos a altura ( uma tradicional é sobre a simples mudança dos
pneus ), pois afeta o alinhamento do conjunto de transmissão e, em consequência, faz com que o mesmo trabalhe "forçado", podendo gerar desgaste prematuro e até quebras.

Abs,:concordo:

Dinola
01/02/2010, 18:28
Olá Col ! :D
O niva é um jeep bastante limitado para se fazer adaptações. Como o Marcos e o Sergio escreveram, este calço é muito alto. No caso do Niva é melhor deixar o mais original possível para não ter quebras de alto custo. Mas é possível fazer muitas trilhas com um pneu 215X80X16 sem modificar muito a suspenção.
Qual é exatamente o uso do jeep ?
Abs :-D

Flugêncio
01/02/2010, 19:25
Col,

Já mandei fazer alguns kits pra levantar a suspensão do Niva, a melhor altura foi 28mm.

zanötto
01/02/2010, 20:33
Realmente a altura máxima é a do Kit Scherer, mais que isso...:putz:
Tenho no meu Niva e uso pneus 225/70/15 e vai blz.
Atrás tenho 2 pol.

CZ

micross
02/02/2010, 06:46
O único jeito de levantar o Niva mais de 25-28mm é modificando os suportes dos diferenciais de modo que a carroceria fique mais alta, porem os diferenciais permanecem inalterados, garatindo o mesmo angulo de trabalho das homocinéticas.

Vejam o passo a passo do anexo.

Mas eu acho que o carro deve ficar com a estabilidade muito comprometida, ficando perigoso em curvas de maior velocidade.

Dinola
02/02/2010, 12:44
O único jeito de levantar o Niva mais de 25-28mm é modificando os suportes dos diferenciais de modo que a carroceria fique mais alta, porem os diferenciais permanecem inalterados, garatindo o mesmo angulo de trabalho das homocinéticas.

Vejam o passo a passo do anexo.

Mas eu acho que o carro deve ficar com a estabilidade muito comprometida, ficando perigoso em curvas de maior velocidade.


Bem legal este projeto, Micross . :concordo:
Mas será que estes pneus (30x9.50R15 MT) não são muito pequenos para esta altura ?
Equivale a qual medida nossa , 650X16 ? :pensativo:

Abrs :D

Gustavo Niva
02/02/2010, 19:25
Ola eu ergui meu Niva com calços nas bandejas de acho que 5cm, e quando estou fazendo trilha vou subir um morrinho, ele estrala a homocimetica.Oque eu fasso para diminuir ou acabar com esses estralos???:neutral:Camarada Col, quando levantei o meu imediatamente as homocinéticas começaram a estalar... troquei ambas e tá até hoje rodando tranquilo...


Realmente a altura máxima é a do Kit Scherer, mais que isso...:putz:
Tenho no meu Niva e uso pneus 225/70/15 e vai blz.
Atrás tenho 2 pol.Se é o máximo não sei, até porque com mais modificações dá pra fazer coisas diferentes (olha o pdf que o micross enviou)... mas to usando o kit também, sem grandes modificações, e tá ótimo desde instalado... :concordo: :concordo: pneus 215/80/16

[]s,
Gustavo.

BACALHAU
02/02/2010, 20:19
O único jeito de levantar o Niva mais de 25-28mm é modificando os suportes dos diferenciais de modo que a carroceria fique mais alta, porem os diferenciais permanecem inalterados, garatindo o mesmo angulo de trabalho das homocinéticas.

Vejam o passo a passo do anexo.

Mas eu acho que o carro deve ficar com a estabilidade muito comprometida, ficando perigoso em curvas de maior velocidade.

Confesso que não entendi nada. :shock: :oops:

Esse processo, como você bem disse, faz com que a carroceria fique mais alta, todavia, o vão livre permanece exatamente o mesmo. O desempenho do carro ficará seriamente prejudicado seja em trilhas, em ruas e estradas, devido à mudança do centro de gravidade do veículo, que vai fazer com que o carro fique sem estabilidade, não só em curvas de maior velocidade, mas, também em trilhas. :putz:
Então, a minha pergunta: para quê fazer isso? :pensativo:

Gustavo Niva
02/02/2010, 20:30
Confesso que não entendi nada. :shock: :oops:
Esse processo, como você bem disse, faz com que a carroceria fique mais alta, todavia, o vão livre permanece exatamente o mesmo. (...) Então, a minha pergunta: para quê fazer isso? Pra poder usar pneus maiores... sem pegar na correceria... :parede:

Aliás, pneu maior talvez seja o melhor jeito de aumentar vão livre do carro... :concordo:


O desempenho do carro ficará seriamente prejudicado seja em trilhas, em ruas e estradas, devido à mudança do centro de gravidade do veículo, que vai fazer com que o carro fique sem estabilidade, não só em curvas de maior velocidade, mas, também em trilhas. :putz: :pensativo:Em trilhas não sei... mas acho que os jipeiros que curtem trilha pesada não usariam lifts e pneuzões se não valesse a pena... duvido que sejam tão burros assim :twisted: :concordo:

No asfalto com certeza piora... mas... ganha-se dum lado e perde-se do outro... normal... :concordo:


.

micross
02/02/2010, 21:55
Confesso que não entendi nada. :shock: :oops:

Esse processo, como você bem disse, faz com que a carroceria fique mais alta, todavia, o vão livre permanece exatamente o mesmo. O desempenho do carro ficará seriamente prejudicado seja em trilhas, em ruas e estradas, devido à mudança do centro de gravidade do veículo, que vai fazer com que o carro fique sem estabilidade, não só em curvas de maior velocidade, mas, também em trilhas. :putz:
Então, a minha pergunta: para quê fazer isso? :pensativo:

Além de possibilitar o uso de pneus maiores, os angulos de entrada e saida do carro melhoram. Além de que o vão livre no meio do carro fica mais alto (local onde geralmente enrosca em final de subidas, lombadas, etc).

micross
02/02/2010, 22:09
Bem legal este projeto, Micross . :concordo:
Mas será que estes pneus (30x9.50R15 MT) não são muito pequenos para esta altura ?
Equivale a qual medida nossa , 650X16 ? :pensativo:

Abrs :D


Veja o que achei aqui no forum:

"30 X 9.50 R15 = Descrição mais usual no mercado Americano, "30" é a altura total do pneu em polegadas, "9.5" a largura total em polegadas, montado e inflado, "R" Radial e "15" diâmetro de apoio das rodas em polegadas."

Fazendo as contas dá pra ver que é um pneu grande, mas acredito que poderia ser usado um pneu ainda mair. Mas ai não é só uma questão de caber, começa e forçar outros componetes.

BACALHAU
02/02/2010, 23:11
Além de possibilitar o uso de pneus maiores, os angulos de entrada e saida do carro melhoram. Além de que o vão livre no meio do carro fica mais alto (local onde geralmente enrosca em final de subidas, lombadas, etc).

Micross, isso eu sei. Eu me refiro ao que foi feito no arquivo que você anexou no post #8. O cara detonou o NIVA, para não forçar os cardãs, diferenciais, etc.. E no fim da contas, o vão livre dos diferenciais ficou o mesmo. Dá para colocar pneus maiores sem raspar na lataria? Dá, mas será que o NIVA aguenta? Eu acho que não.
Depois que é perigoso, é. Basta ver a observação feita: "La elevación extrema del Niva presentada en este artículo modifica en gran medida las características y comportamiento del auto tanto en carretera como fuera de ella." Talvez para alguns precise traduzir um pequeno trecho: modifica muito as características do carro tanto na trilha como fora dela. :parede:
Devido à elevação brutal do centro de gravidade do carro (no caso em questão), está arriscado em uma inclinação lateral mais acentuada, o NIVA vir rolando ladeira abaixo. E olha que NIVAs capotados ou tombados não são muito difíceis de se ver por aí. :discordo:
Nada tenho contra esse tipo de "exercício criativo" (desde que não seja no meu "Pangaré"), só não sei se, pelos resultados, compensa.
Quem pensa em fazer grandes modificações em suas viaturas, deve fazê-lo de forma responsável e consciente do que está fazendo. O que está em risco é mais do que componentes do carro quebrados. São vidas.
É comum vermos aqui, camaradas descrevendo motores mais possantes, pneus maiores, suspensões bombadas, ... Mas, é dificílimo alguém dizer as melhorias que fez nos freios para segurar a bagaça. :parede:
Dizem que todos os brasileiros são técnicos de futebol. Eu digo que são projetistas automobilísticos também. Só que um time de futebol ruim, só mata de raiva.
Quero apenas fazer um alerta. Não saiam por aí fazendo modificações em um carro sem saberem o que estão fazendo. :discordo:
O que eu acho engraçado é que por aí está cheio de receitas mirabolantes, mas, os resultados dos testes ou do funcionamento a longo prazo (o que quebrou, o que piorou, o que deu certo, o que não deu, o que precisou ser alterado), ninguém fala. :pensativo:
Crianças, CUIDADO. :-D

micross
03/02/2010, 06:23
Bacalhau, eu, como engenheiro mecânico, concordo plenamente com o que vc disse.
Qualquer alteração traz consequências e devem ser muito bem estudadas antes.

Essa alteração da suspensão pode até ter alguma vantagem, mas só para que tem um uso muito específico.
No meu niva tenho a suspenção original e com roda R15, não sinto a menor necessidade de levantar o carro, até mesmo porque eu não faço trilha pesadas e uso muito no asfalto.

COL
03/02/2010, 09:35
Postado originalmente por Gustavo Niva:

Camarada Col, quando levantei o meu imediatamente as homocinéticas começaram a estalar... troquei ambas e tá até hoje rodando tranquilo...

Gustavo Niva você substituiu as homocineticas por quais homocineticas...

''(Ah como se não bastasse meu Niva atras usa molas de belina e calços de tecnil de mais 5 cm.Bixo parece ''torre'' de alto.).'':D

Gustavo Niva
03/02/2010, 12:44
Gustavo Niva você substituiu as homocineticas por quais homocineticas...

''(Ah como se não bastasse meu Niva atras usa molas de belina e calços de tecnil de mais 5 cm.Bixo parece ''torre'' de alto.).'':DDeve estar alto pra car@&$% :mrgreen: :concordo:

Botei as homocinéticas originais mesmo... mas, além de meu niva ser menos levantado que o teu, não faço trilhas pesadas, não forço, etc... então, não sei se elas vão atender aí...

Dá uma estudada na suspensão do niva... por ser "complexa" (e confortável, estável, macia, etc :concordo: ) em relação à de outros jipes, altera muita coisa pra suspender... talvez valha a pena baixar um pouco... :sad:

Tem fotos do teu niva? Fiquei curioso...

[]s,
Gustavo.


.

COL
03/02/2010, 14:00
Ola Gustavo Niva foto boa pra ver como ele fico eu não tenho mais tenho essa.

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAFy1mTGtIYzDQ4MnCNW4kOFeFHIauTgDLFZkNAir30_5Fh wrwjocfCzOP0eC0mKIJEcltvG-b58KtpKTPVemd5MAm1T1UIeAnrhvFuNLcQj1l07DDAgpUlS_.j pg

Não da pra ve muita coisa mais essa e a unica.Vou tira outras e postar.:-D:-( O meu e da direita.

Dinola
03/02/2010, 18:37
Olá pessoal ! :-D
Ao meu ver um niva tem um vão livre muito bom para trilhas com os pneus 215X80X16.
Um Niva com uma altura como a do projeto citado por Micross só serviria para passar em trechos alagados, pois o curso das suspenções continuaria a mesma.
Se colocar pneus maiores pode ter certeza que vai faltar torque e aí vai ter que trocar motor e aí os problemas só começaram ! :putz:
Tenho minhas dúvidas se é uma boa opção, só para passar em trechos alagados mais fundos.
Existe técnicas de se passar por esses trechos em trilhas sem precisar levantar o jeep, desde que tenha um guincho, claro.

Abraço a todos ! :D

Edintruder
03/02/2010, 23:43
De qualquer forma, pneus maiores aumentam a altura dos diferenciais do solo também, então quanto maior for o pneu, maior será o vão livre.

Pra compensar a estabilidade nas curvas, o ideal é usar rodas com off set mais pra fora, ou quem sabe afastadores como fazem nos jipes, porém pneus pra fora dos pára-lamas, trás dores de cabeça com as "otoridades"...

De imediato, pra parar de estalar as homocinéticas, precisas baixar o diferencial dianteiro uns 3 cm pelo menos.

Um detalhe que precisas considerar, com pneus maiores, os diferenciais sofrem muito mais. Já vai pensando numa adaptação de peças mais resistentes pro futuro.

Como disse o amigo Baca, as alterações trazem complicações, porém precisas estudá-las e TE adaptares à elas. Ao levantar o carro reduzes a velocidade em curvas, com pneus maiores, perderás mais estabilidade ainda, perderás eficiência dos freios (que são uma maravilha... :parede:) e perderás torque (afinal, é quase um V8!!! no consumo pelo menos... ahahah)!