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Ver Versão Completa : Ranger 2.5 4x4 sem força



Rojes
31/01/2010, 13:10
Olá pessoal! Sou novo por aqui, mas a algum tempo visito este forum.
Alguem poderia me ajudar??? tenho uma ranger 2000 2.5 4x4 cab simples ja faz uns 3 anos e sempre achei ela meio fraca mas de algum tempo pra cá parece que esta pior.
Seria normal deste modelo, a minha casa fica em uma subida nao muito íngreme mas sempre tenho que queimar embreagem pra poder arrancar as vezes tenho que reduzir, principalmente como motor frio, ai acho isso vergonhoso pra uma caminhonete hehehe...
O que poderia fazer para melhorar na arrancada???? uso pneus 265/75 R16 BF Good. Já to desanimando com o carro!!

Grato...

SAPO-BOMBA
31/01/2010, 13:31
Dê uma olhada no filtro de combustível e peça para averiguar se não há vazamentos nas mangueiras do intercooler ( ou no próprio intercooler ). Aproveita e checa a pressão da turbina, se está em ordem.

Caso ambos estejam OK, peça para revisarem os bicos injetores e a regulagem da bomba injetora, principalmente a regulagem do mínimo na LDA da bomba. Vai ajudar um pouco...

Em último caso, se vc ainda estiver insatisfeito, recomendo o Kit LDA do nosso amigo Kiko no tópico "Kit LDA": http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=56539

Edintruder
31/01/2010, 13:34
Os pneus são grandes para o motor 2.5, então a perda de torque é bem sensível. Cerca de 12%.
Qual a kilometragem atual dela?

Rojes
31/01/2010, 13:51
Ela esta com mais ou menos 170K rodados segundo meu mecanico o motor esta bom, desde que estou com ela sempre usei oleo sintetico, e troco oleo e todos os filtros a cada 5.000 km.
Tenho indicador de pressao da turbina no painel esta indicando no maximo 1,0 bar, mas tem dias que nao chega a isso, sobe até 0,8 +ou-. Mas a pressao da turbina nao faria diferenca na arrancada certo???
Uma época andei com a bomba aberta e era pouca coisa mais forte mais fumava um monte e nao sentia muita diferenca, andei uma tempo e pedi pra fechar de novo, a WG da turbina ta no maximo.
To pensando em revisar a bomba e trocar os bicos, to pensando em colocar da 2.8 ou outro pra ver se resolve. Oque vcs acham???

Deivid/silveira
31/01/2010, 16:18
:pensativo: É toca fixa, se não tem + oque fazer.

Tenho uma igual a tua e ela anda muito bem, e a pressão vai 1,3 até + um pouco.
Não mexi em nada ainda, to aproveitando esta fase.

Depois eu coloco uns bicos rasch que o Edin falou em outro topicos.

Acho que tu tem que dar uma olhada na turbina, se está bem balanceada,
vai em em lugar que mexe em turbina e pede para eles pressurizar ela, não paga nada por isso.

Abração

Walter L. L. Casitta
31/01/2010, 20:19
A 2.5 é meio fraca na saída mesmo. Arrancar na subida com o AC ligado, só queimando embreagem. Depois que embala vai bem...

Edintruder
31/01/2010, 21:06
Com 170.000 é bom mandar revisar os bicos sim. Com o nosso diesel porcaria, muitas vezes a BI pode estar oca com essa kilometragem também...


Posso te sugerir um teste simples. Por trás da BI tem o parafuso que prende a saída de retorno do diesel para o tanque. É um parafuso sextavado de 19mm, repara a tubulação de retorno dos bicos, é a mesma linha de combustível. Bem, retira esse parafuso e bate pra sair os resíduos de dentro dele num papel branco. Verifica se tem limalhas de metal. Se tiver limalhas, é sinal que a BI apresenta desgaste interno, e nesse caso só um bombista te ajudará...

Geist
01/02/2010, 13:58
tenho uma igual e arrancando no morro, tem que queima embreagem mesmo, e ainda por cima fuma pra caramba, mandei ver os bicos e eram originais ainda, e compararam a vazão com um novo e tava igual, ela esta com 165.000. Fiz assim, abri quase uma volta na BI e dei 6 voltas na wg, ficou muito melhor... ta dando 1,6 de pressão, e na fumaceira não mudou muita coisa... pra mim valeu a pena, só não sei se não é pressão demais.... espero que não.
abraço.

fverna
01/02/2010, 18:36
Minha experiencia é:

A Branquela andava muito bem, mas sentia que falhava bastante, fui ver e era um vazamento de diesel na bomba, e a bomba já estava precisando de reparos.
Gastei 2.7latinhas e deixei tudo zerado, inclusive bicos.
Resultado: de final melhorou muitoooo, antes ela gritava para chegar a 100kmh e hj ande tranquila a 120kmh, mas de arrancada ficou pior, estou com volta original na bomba, inclusive passei na controlar sem voltar no bombista, fechar bomba e outros macetes. Quase nada de fumaça, mas de arrancada, dá vergonha mesmo, as vezes acho que as pessoas que olham eu queimando embreagem devem achar que sou navalha.

Pensei no Kit Super LDA, mas pela recomendação do meu bombista e do meu mecanico não mudaria quase nada e não valeria a pena no meu caso.

Então, me convenceram que tem que aceitar que estou acelerando um maxion 2.5 e não um PS 3.0.

Agora, gostaria de saber dos amigos mais informações de instalar bicos da 2.8, se melhora muito mais e se vale a pena e se tem que fazer muito mais coisas, ou é só regulagem?

Espero ter ajudado de alguma forma.


Flávio

SAPO-BOMBA
01/02/2010, 20:02
O Kit LDA, somado com regulagens na bomba injetora e a regulagem do mínimo, vai te dar melhores resultados do que colocar os bicos da 2.8

Mexer na Waste Gate da turbina vai te dar uma melhor arrancada, mas vai amarrar o carro em velocidades mais altas, conforme o Maurício da Raschmotoren comentou.

dalmolin
01/02/2010, 20:22
vi hoje de manha uma ranger igual essas de vcs , cabine simples maxion , com uns pneuzinhos ridiculos , 195/50 15 , uma coisa assim :putz:.

o cara sapecou ela fim de semana , acharam que era so a junta , mas abrindo tinha 2 pistoes engripados. Mas o que me chamou atençao era as marcas do fogo nos pistoes , igualzinho a do edintruder quando abriu a dele.

lcdalzoc
02/02/2010, 10:53
Minha Explorer com esse motorzinho aí que vcs tão falando não precisa queimar embreagem na subida. E anda pra kct.
Peguei o tal kit Super LDA do Kiko, falta só o tempo de instalar ele e dar uma voltinha na BI. Aí sim, deve ficar o bicho!!!

Edintruder
02/02/2010, 13:41
Pensei no Kit Super LDA, mas pela recomendação do meu bombista e do meu mecanico não mudaria quase nada e não valeria a pena no meu caso.
Agora, gostaria de saber dos amigos mais informações de instalar bicos da 2.8, se melhora muito mais e se vale a pena e se tem que fazer muito mais coisas, ou é só regulagem?
Flávio

O kit Lda mantém a vazão inicial padrão e original, porém ela responde mais cedo e na pressão máxima, te dá uma vazão de diesel muito maior que a regulagem original oferece.

Os bicos da 2.8 também melhora, pois permite que o diesel extra enviado pela bomba seja pulverizado, em vez de retornar para o tanque. Melhora a potência sim.

Somado os dois, já fica muito melhor que o 2.5 original.

Diego, as marcas de fogo são no cabeçote. Depois disso ainda abri mais a BI, então as marcas devem ter aumentado bastante... O HSD é muito valente. O cara deve ter se excedido no rpm pra fazer esse estrago. A minha já girou a 5200 rpm, mas voltei pro original nos 4640rpm (aproximadamente).

LeoLeone
02/02/2010, 13:54
Minha Explorer com esse motorzinho aí que vcs tão falando não precisa queimar embreagem na subida. E anda pra kct.
Peguei o tal kit Super LDA do Kiko, falta só o tempo de instalar ele e dar uma voltinha na BI. Aí sim, deve ficar o bicho!!!
Minha Ranger tb está com esse motorzinho, mas a minha preocupação eh com o desgaste dos pneus trazeiros. Canta pneus com muita facilidade hehehheh.
Abs
Leo
Ranger xl 2000 CD 4x4:grin:

Raposo
02/02/2010, 17:25
Minha Explorer com esse motorzinho aí que vcs tão falando não precisa queimar embreagem na subida. E anda pra kct.
Peguei o tal kit Super LDA do Kiko, falta só o tempo de instalar ele e dar uma voltinha na BI. Aí sim, deve ficar o bicho!!!
Não entendi!
Se anda para kct, para que gastar $$$$ com Kit LDA e aumentar o débito da BI?
Abraços.

Deivid/silveira
02/02/2010, 19:25
X 2 Raposo!

Eu tambem estou com uma potencia muito boa no meu 2.5...

Mas a unica coisa que estou arquitetando é a "MARVADA"" fumaça.

como o kit dá + força, é por isso que estou pensando, a final , não se mexe em time que está ganhando.


Mas a " MARVADA":putz: chega a dá pena dos que estão atrás.

Já estou com o kit em mãos, comprei do kiko.

dalmolin
02/02/2010, 21:09
Diego, as marcas de fogo são no cabeçote. Depois disso ainda abri mais a BI, então as marcas devem ter aumentado bastante... O HSD é muito valente. O cara deve ter se excedido no rpm pra fazer esse estrago. A minha já girou a 5200 rpm, mas voltei pro original nos 4640rpm (aproximadamente).nao vi por baixo o cabeçote , quando saiu ja foi pra plaina . me chamou atençao, porque eh de aluminio e eu tinha certeza que era cross flow, mas nao eh.
Vazou a agua , por isso o travamento dos pistoes , vulgo 'sapecao" :concordo: haha

Rojes
03/02/2010, 00:52
Olá moçada, agradeco as dicas de vcs foi de grande valia.... Hj estive conversando com uma amigo que é mecanico diesel, ai pedi pra ele da uma volta ca caminonete e ele fico pasmo de ver como ela estava amarrada pra anda.
Paramos a caminhonete na rua ele verificamos que a WG estava estrangulada praticamente nao estava atuando, foi feito regulagem nela juntamente com a regulagem da LDA. Com isso ela melhorou bastante a pressao subiu e fica constante a mais ou menos 1,2 bar, com a regulagem da WG na metade, e tbem vimos que ela nao ta acelerando totalmente pois o cabo do acelerador ja ta meio desgastado.
O plano agora e interna-la por uns dias para fazer a revisao da BI juntamente com os bicos e afins.. Mas pelo menos ja to vendo uma luz no fim do tunel hehehe...

lcdalzoc
03/02/2010, 14:31
Isso aí Rojes... Com uma boa regulada geral já vai ficar show...

Deivid e Raposo: como o valor do kit SuperLDA é baixo, resolvi encarar. Ainda não instalei por falta de tempo. Assim q estiver instalado, posto como ficou. Não sou do tipo que costuma abusar da velocidade, poucas vezes passo de 120. Normalmente é 90/110. Mas uma retomada do karai, além de oferecer segurança, não tem preço!!!

SERGINHO IRACKI
25/01/2017, 07:46
a minha e uma 1999/1999 XLT 4X4 Pneu 255/75 R15 já bem gastos, veja se pode me ajudar Edintruder... e praticamente a mesma situação desse tópico, só que no meu caso já troquei embreagem, fiz bomba e bicos injetores óleo e filtros novos e segundo meu mecânico a turbina esta ok, disse que ha a possibilidade de que se tenha montado os pistões invertidos, isso e possível, ela não consegue arrancar em qualquer subida com o ar ligado, foi aumentado a pressão de diesel da baixa pra eu conseguir andar, alguma sugestão, não sei mais oque fazer.

Erik Carlos
25/01/2017, 18:25
Serginho...
Comprei uma a 2 meses e senti essa mesma fraqueza.
Levei em um Mecanico aqui em SP e ela ficou boa.
Revisei tudo e ajustou Bomba bicos e turbina
E olha que to rodando com pneus 35.
Mas tem horas que fumaça msm.

Se tiver em SP passo o contato o vc !!