Ver Versão Completa : Primeiros problemas....
Venceslau Xavier de Lima
06/02/2005, 00:13
E aí, pessoal, beleza?
A brincadeira começou! Levei meu jeep para trocar a surdina e ao sair da loja, o jjep já não engatava mais nenhuma marcha... Aliás, engatava, mas só quando desligado... Tive que ligar ele com a segunda engatada para poder leva-lo pra casa. No primeiro momento, pensei que fosse embregem e chameni um mecânico para regula-la e com isso consegui engatar a primeira, segunda e terceira, mas nem sinal da quarta. Outro problema é que a alavanca de câmbio está bamba (fica onde a gente coloca e não volta para o meio sozinha) e assim eu tenho q ficar "caçando" o local certo de cada marcha. O mecânico disse q essa caixa não tinha reparo e eu tinha que retificar a tampa da caixa, isso procede? O pior é que eu não sei que caixa é essa... O mecânico disse q era da F-1000 4mch, onde posso olhar pra ter certeza?
Alguém tem uma sugestão do que devo fazer? PQ aconteceu o que relatei e pq a 4ª mch não está engatando?
[]'s ansioso por sugestões!!!! :P :P :P
oi Venceslau.
se vc esta dizendo que a embreagem esta ok entao vc vai ter que abrir a caixa, eu arrisco o palpite de que seja garfo (torto, quebrado ou gasto mesmo).
[]'s
leopoldo
06/02/2005, 11:31
Bom dia Venceslau,
1- não tem essa de retificar tampa..........isso não é cabeçote de motor.
2- antes de sair desmontando tudo, pode ser que uma outra regulada na embreagem resolva o problema.
3- se a regulagem está OK, então o problema pode mesmo ser no cambio, a não ser que tenham instalado o disco de fricção do lado errado.
4- afinal........o que é surdina?
Uma boa dica que pode indicar ser só embreagem é que voce consegue mudar as marchas com ele desligado.
Alavanca "BAMBA" pode ser sinal de trambulador solto ou torto como já comentado, mas isso é difícil de acontecer. É mais fácil estar solto, mas sabe como é ..... no mundo do Jeep e do Murphy tudo pode acontecer.
Aliás acho que Murphy tinha um Jeep ............. nunca disseram
Tem como você colocar por aqui uma foto do cambio ? Facilita a todos que estão lendo para identificar a sua caixa.
Bom dia Venceslau,
4- afinal........o que é surdina?
EU SEI EU SEI EU SEI... HAHAHAHAHA
É PRA GENTE AKI ESCAPAMENTO...
rs....trabalho com auto peças e via e mexe me deparo com isso....
surdina , no sul e em Minas , é escapamento , assim como funileiro , em alguns lugares do sul é chapeador ou latoeiro....bandejas das suspensao , em SC , chamam de balança......agulha do carburador , no Rio, ES e Bahia , é estilete....e por aí vai....ehhehe
Eduardo Velo
06/02/2005, 15:39
Será que nessa mexida na " Surdina " , os caras não acabaram mexendo sem querer em alguma parte do câmbio ??
dá uma olhada por bx se não tem algo impedindo o movimento da alavanca ...
[]s...
Venceslau Xavier de Lima
06/02/2005, 18:06
E aí galera, beleza?
primeiramente, obrigado a todos pela força!
Agora, como diria Jack o estripador..."vamos por partes" :wink:
Em relação à embreagem, o mecânico disse que tava no máximo da regulagem e mesmo assim a 4ª mch não entra. Cheguei a pensar q podia ter acontecido alguma coisa na troca do escapamento, pois o carro chegou normal lá e quando desceu do elevador, engatei a ré pra sair da loja e depois ele não engatou mais nada...
Agora realmente como o leopoldo falou, as marchas entram normalmente quando o carro está desligado, por isso pensei q fosse embreagem, mas o cara dissse q tava regulada... E aí Leopoldo, qual a chance desse mecânico só saber mexer em fusca?
Com relação à marcha estar bamba, perguntei pra ele se não era o trambulador e ele disse q aquela caixa não tinha trambulador e q os locais das mchs eram definidos pela tampa da caixa e por isso a necessidade de retifica-la...
Ah e em relação ao termo surdina, na verdade eu só usei pq já tinha visto uma falta de entendimento aqui no fórum com esse termo, por isso fiquei pensando q era conhecido no sul/sudeste inteiro como surdina. Eu moro em Minas, mas sou cearense e lá se chama bojo do escapamento... :lol:
Esta é uma das muitas coisas interessantes deste fórum! a possibilidade de interagir com pessoas das mais variadas regiões e observar as peculiaridades de seus costumes! Viva o Brasil!!! :D :D :D
Abraço a todos
Mauro Darezzo
06/02/2005, 21:58
Qual pedaleira vc usa? Do opala ou a original? Posso estar falando besteira, mas se já regulou a embreagem, o jeep chegou bom e saiu ruim e as marchas trocam com o motor desligado...será que não entortaram nada ai embaixo????
Venceslau Xavier de Lima
07/02/2005, 11:08
Mauro, tö usando a pedaleira do opala. Vc acha mesmo que pode ter entortado alguma coisa em baixo? O que por exemplo? Interessante vc dizer isso, pois quando o elevador encostou no jeep pra levanta-lo, eu ouvi um estalo mesmo, mas o cara disse q tinha sido apenas o apoio do elevador q tinha escapado um pouco quando pegou no chassis....
Valeu pela dica
[]`s
Mauro Darezzo
07/02/2005, 12:10
É só intuição e lógica. Se o Jeep chegou normal, sem problemas, levantou no elevador, trocou o escapamento e saiu ruim, o cara deve ter feito alguma caca. O câmbio iria quebrar parado? Seria muita zica quebrar lá em cima desligado!!!! :lol:
Você disse agora que ouviu um estalo, xiiiiiii!!!!!!!!!! Mais um indício. Ainda mais em se tratando em adaptação. Talvez alguma peça esteja passando para baixo da travessa do câmbio e esta pegou no elevador. Se tem algo torto ou quebrado o cara que trocou o escapamento é o responsável. Deite embaixo e verifique cuidadosamente todos os componentes. Com a ajuda de um amigo peça para pisar e soltar a embreagem. No meu Jeep tem uma série de braços, cabos, suportes que se porventura estiver um deles quebrado a embreagem não vai acionar por mais que se regule. Veja se não tem nada atrapalhando o movimento.
Mas é só um palpite, eliminando hipóteses. Se caso o defeito for realmente no câmbio :? o mais indicado é ouvir os conselhos do Leopoldo & Cia.
Procure um mecânico que seja 100% de confiança. Uma vez levei meu carro (uno) em um mecânico vizinho que me conhecia desde o meu nascimento e era amigo do meu pai, segundo ele teria que trocar o comando de válvulas que estava "rajando" (trec trec trec trca trec). O serviço custaria uma nota preta. Alem de não ter o dinheiro o valor representava uns 20% do valor do carro. Achei meio suspeito que enquanto me explicava o problema ele não olhava para mim, estava esquisito. Levei em outro que com o auxílio de uma chave de fenda (usou-a como estetoscópio), trocou a bomba d'água e o barulho parou :? .
Boa sorte e poste os resultados.
Eduardo Chaves
07/02/2005, 15:49
Ahhh...
Agora entendi... a surdina é o silencioso...
[]'s globalizados...
Venceslau, esta mais para problemas no acionamento da embreagem do que do câmbio, se ele troca todas as marchas desligado, não é câmbio, o pessoal instalador de surdina afetou alguma coisa embaixo do seu carro... examine com atenção... :shock: