PDA

Ver Versão Completa : Motor 14b toyota bandeirantes



LATTANZI
30/01/2010, 22:08
Solicito ajuda para uma tomada de descisão, pois tenho um Engesa 86 6cc álcool, e estou em negociação com um motor 14B Diesel da toyota.

1. Será fácil a adaptação?
2. Será que cabe no espaço do motor antigo?
3. Trata-se de um motor bom?

Se alguém puder dar dicas, agradeço,

Lattanzi

JOAO LUCENA LEAL JUNIOR
30/01/2010, 22:59
Se vc colocar esse motor poe o conjunto completo motor e cambio,ele cabe sim no espaço do motor,olha e um senhor motor.

LATTANZI
30/01/2010, 23:02
Valeu! Pela tua experiência seu eu colocar somente o motor, não fica bom?

Pinaudmaster
31/01/2010, 08:28
É torque demais para as engrenagens da caixa de câmbio do Engesa.

Eriksom Teixeira Lima
31/01/2010, 10:49
Lattanzi

existem vários tópicos falando sobre essa adaptação. Use a ferramenta de pesquisa.

Posso te adiantar que trata-se de excelente motor, falo porque tenho em minha Camper e vários amigos também.
Motor = mais robusto que o perquinho e até mesmo que o mercedes usado na toyota (palavra de quem fez a retífica no próprio)

Torque = semelhante ao motor a gasolina 6 cilindros

Turbinado = semelhante ao diesel Maxion S4T

Ou seja, o conjunto aguenta e sobra.

Adaptação = refurar a capa seca e "construir" um 4o. furo. Depois troque toda a embreagem do 14B usando o sistema antigo da própria toyota (motor mercedes). Encaixa sem problemas no seu câmbio, seja ele o 240V original ou o 2615 se for modificado.

Bom trabalho!

Eriksom

LATTANZI
31/01/2010, 19:15
Em primeiro lugar, gostaira de agradecer pelas informações de quem realmente conhece, pois desta maneira terei mais confiança em fazer a mudança.

Valeu!!

guilhermeabreu
31/01/2010, 19:41
CARO LATTANZI

O motor 14B é um puta de um motor , turbinado então vira o bicho , assino em baixo de todas as afirmativas acima menos a do PINAUDMASTER , me desculpe amigo , mas a caixa de marcha do ENGESA é muito parruda , mais forte até do que é usada neste motor 14B na BAND , a caixa da BAND é excelente e a do ENGESA a CLARK 240V é mais robusta ainda do que a da BAND . Logo : pode usar tranquilo o motor 14B na caixa original do ENGESA como o amigo ERIKSOM citou .

Elmer_Jeep
02/02/2010, 18:30
CARO LATTANZI

O motor 14B é um puta de um motor , turbinado então vira o bicho , assino em baixo de todas as afirmativas acima menos a do PINAUDMASTER , me desculpe amigo , mas a caixa de marcha do ENGESA é muito parruda , mais forte até do que é usada neste motor 14B na BAND , a caixa da BAND é excelente e a do ENGESA a CLARK 240V é mais robusta ainda do que a da BAND . Logo : pode usar tranquilo o motor 14B na caixa original do ENGESA como o amigo ERIKSOM citou .

Assino em baixo :!:

E a informação do forista PINAUDMASTER está totalmente equivocada.

[]'s

xoloko
02/02/2010, 20:55
Otimo motor....:!::!::!:

Jah usei ele no meu engesa... tanto massarico como turbinado....

Caixa do engesa diferencia cardão guenta tranquilo... não perca tempo compre jah:concordo:


Obs: Soh troquei o motor 14B porque surgiu a oportunidade de por um MWM Sprint 6 caneco da silverado :D

guilhermeabreu
04/02/2010, 00:29
Otimo motor....:!::!::!:

Jah usei ele no meu engesa... tanto massarico como turbinado....

Caixa do engesa diferencia cardão guenta tranquilo... não perca tempo compre jah:concordo:


Obs: Soh troquei o motor 14B porque surgiu a oportunidade de por um MWM Sprint 6 caneco da silverado :D

AMIGO XOLOCO

Me dê a oportunidade de mudar o seu nome para TOLOCO .

VICHEMARIA , este MWM 6CC é um monstro , cuidado no uso pq pode ser uma arma mortal , MAS É UM SONHO DE MOTOR , meu pé chegou até a começar a coçar para dar uma aceleradazinha nele .

ABRAÇÃO

JUNINHO_BITTENCOURT
09/02/2010, 23:18
Amigo veja o topico do meu Fase1:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=43081

Motor 14b turbo + intercooler e toda a mecanica da Band. so sobrou suspensão e chassis Engesa.
Não troca por carro nenhum, 12km/litro na estrada e um canhão, roda a 130/hora com pneus 38x13 e rodas beadlock.
Recentemente fiz uma viagem de 3.500 km pelo litoral do RS e no Uruguay foi sem problemas.
14b é motor para toda vida.

Assino embaixo e carimbo. :concordo:

rodrigo camper
10/02/2010, 17:36
Amigo veja o topico do meu Fase1:


Motor 14b turbo + intercooler e toda a mecanica da Band. so sobrou suspensão e chassis Engesa.
Não troca por carro nenhum, 12km/litro na estrada e um canhão, roda a 130/hora com pneus 38x13 e rodas beadlock.

Assino embaixo e carimbo. :concordo:


Minha Camper faz 8.6km/litro já fez 10, mas nunca chegou perto de 12km/litros.

Será que meu tanque está furado???

Eriksom Teixeira Lima
10/02/2010, 18:59
A minha fazia mais de 10km/l, eu uso 35', relação 37x9 e caixa 2615.

Rodrigo, tudo é uma questão de jeito de dirigir, embora no caso do Juninho, ele deve estar com relação 37x10, está com 38' e o motor com turbo e intercooler tem força de sobra para empurrar tudo isso.

Lembro que o minha camper atingia 4 mil rpm em 4a. marcha, superando os 115km/h, mas não conseguia passar de 3 mil rpm em 5a. por falta de força e de potência, coisas que sobram na Camper do Juninho (e na sua também, embora seus pneus sejam quase 20% menores no diâmetro/perimetro).

[esclarecendo o que escrevi, "falta de força e de potência" porque todas as válvulas estavam queimadas, dois bicos mijavam, rolamento do virabrequim quebrado, e o 14b continuava a trabalhar]

Eriksom

rodrigo camper
12/02/2010, 21:08
Erikson, O Juninho tem uma Engesa, se tá ficando GAGA!!!.

10 até vai, porque antés de abrir a bomba a minha tb fazia, será que o intercooller faz essa diferença?

Eriksom Teixeira Lima
13/02/2010, 13:00
Rodrigo

eu li que ele tem um engesa, mas não muda nada o que eu escrevi.

Em tempo, eu também tenho Engesa 8)

Eriksom
.

JUNINHO_BITTENCOURT
15/02/2010, 16:30
Rodrigo e Erikson, esta média de 12km/l atingi agora na recente viagem que fiz para o RS e Uruguay, indo de Brusque para Torres, na maciota, não passando de 100, 110 km/h.
Tudo mundo ficou surpreso no posto quando o ''pau velho'' foi mais economico que as picapes cheirando a 0km.
Não é conversa de pescador, nem odometro desaferido para os pneus, tenho compass com o W para o diametro calculado para os 38''

Nos trechos de areia e urbano caia para a casa dos 7,5 a 8,5, não mais.

Lembrando que o motor foi todo revisado, incluindo a bomba.:concordo:

OTTO HEITZMANN
18/02/2010, 23:16
[QUOTE=JUNINHO_BITTENCOURT;1091504]Amigo veja o topico do meu Fase1:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=43081

Motor 14b turbo + intercooler e toda a mecanica da Band. so sobrou suspensão e chassis Engesa.
Não troca por carro nenhum, 12km/litro na estrada e um canhão, roda a 130/hora com pneus 38x13 e rodas beadlock.
Recentemente fiz uma viagem de 3.500 km pelo litoral do RS e no Uruguay foi sem problemas.
14b é motor para toda vida.

Assino embaixo e carimbo. :concordo

"Então o Engesa que vi em Montevideo no final do ano era sua.....Juninho, até tirei uma foto, junto com a minha,..... em frente ao hotel em Montevideo (foto anexa) e um filminho....eu com o "ENJEZÃO" no litoral do Rio Grande do Sul......"

http://www.youtube.com/watch?v=CkUqLMiwkZI

CAVESO
19/02/2010, 00:21
PQP, vc roda, hein OTTO!!!!!!!!!!!!!!!!

Roda mais que hélice de usina heólica....rsssssss

Que vontade rodar assim...rss

JOAO LUCENA LEAL JUNIOR
19/02/2010, 00:40
Juninho queria tirar umas duvidas com vc sobre o modelo do turbo que usou no seu 14b e que tirei o motor a gasolina da minha land cruiser e coloquei um 14b e queria turbinar se vc podesse me ajudar agradeçeria.Qual a marca da turbina etc e tal.

Kim
19/02/2010, 00:43
Opa!

Pelo video no You Tube, roda mesmo!!!!!

Mai, falando sério, não vejo o momento de pegar meu engesa para viajar assim também.

Otto e aos demais!

Se minha cidade estiver na rota de vocês, será um prazer recebe-los!

Abraços.

Kim.

Eriksom Teixeira Lima
19/02/2010, 07:52
Otto e Juninho

Só de curiosidade, para matar um grande amigo de raiva, algum de vocês comprou seu Engesa Branco de um tal de Paulo Lyra? É que gostaria muito de ter fotos e mandar para ele, para ele lembrar de seu famoso Jegue Albino.

Eriksom

JUNINHO_BITTENCOURT
19/02/2010, 10:00
"Então o Engesa que vi em Montevideo no final do ano era sua.....Juninho, até tirei uma foto, junto com a minha,..... em frente ao hotel em Montevideo (foto anexa) e um filminho....eu com o "ENJEZÃO" no litoral do Rio Grande do Sul......"

http://www.youtube.com/watch?v=CkUqLMiwkZI

Eita mundinho pequeno esse.
Otto que pena não ter visto voce la, ficamos 3 noites e 4 dias neste hotel.
Pretende rodar novamente fim deste ano? estamos pensando em fazer UR-ARG-CHILE-ATACAMA.
Abraços e parabens pelo Engesão, esta lindo.

JUNINHO_BITTENCOURT
19/02/2010, 10:29
Juninho queria tirar umas duvidas com vc sobre o modelo do turbo que usou no seu 14b e que tirei o motor a gasolina da minha land cruiser e coloquei um 14b e queria turbinar se vc podesse me ajudar agradeçeria.Qual a marca da turbina etc e tal.

João, usei a Garret APL 240, Masterpower também é uma ótima marca.
No caso da minha, ela foi retrabalhada para diminuir o ''turbo lag'', ou seja, turbina cheia com menos rpm.
Eu não lembro qual a relação que ficou no caracol quente e frio, porém qualquer empresa que trabalhe com turbunas para diesel saberá o que fazer.

O coletor meu mecanico fez usando o original, ficou show, mas deu um certo trabalho ate acertar a posição dentro do cofre, por fim tive que tirar um pouquinho do paralama, pois o motor trabalhava e tocava na lata.
Empresas que trabalhem com carros turbo e arrancada podem fazer o coletor, inclussive uma vez encontrei um cara que fabrica aqui no forum, so não lembro onde.

De resto é o arroz com feijão, furar o carter, retorno de óleo, mangueiras, etc.

Pode fazer que fica ótimo, este motor deveria ser turbo de fábrica.

JUNINHO_BITTENCOURT
19/02/2010, 10:52
Otto e Juninho

Só de curiosidade, para matar um grande amigo de raiva, algum de vocês comprou seu Engesa Branco de um tal de Paulo Lyra? É que gostaria muito de ter fotos e mandar para ele, para ele lembrar de seu famoso Jegue Albino.

Eriksom

Eriksom o meu sempre foi aqui de SC.

Abraço.

OTTO HEITZMANN
19/02/2010, 13:28
Eita mundinho pequeno esse.
Otto que pena não ter visto voce la, ficamos 3 noites e 4 dias neste hotel.
Pretende rodar novamente fim deste ano? estamos pensando em fazer UR-ARG-CHILE-ATACAMA.
Abraços e parabens pelo Engesão, esta lindo.
Olá Juninho, tambem fiquei tres dias em Montevideo, cheguei dia 30 de Dezembro....estava procurando hotel quando parei no estaciomento e encontrei seu engesa, fiquei até com vergonha......seu engesa esta zerado....e o meu ficou baixinho.....hahahahha.
Então, em Julho tenho 20 dias disponiveis, eu e a minha noiva estamos nos preparando para ir na Patagonia (já estive no verão, e gostaria de ir no inverno......pegar um pouco de neve), e no final do ano, tenho uns 20 dias tambem, mas estou combinando de ir para o Peru pelo Acre, tem um amingo indio peruano, que conhece uma estradinha que sai do Acre e vai até Cusco, segundo ele, a estrada atravessa varias rios sem ponte....em plena selva........diz que é show de bola.

OTTO HEITZMANN
19/02/2010, 13:30
Otto e Juninho

Só de curiosidade, para matar um grande amigo de raiva, algum de vocês comprou seu Engesa Branco de um tal de Paulo Lyra? É que gostaria muito de ter fotos e mandar para ele, para ele lembrar de seu famoso Jegue Albino.

Eriksom
Eriksom, o meu engesa foi comprado de um leilão do Ibama, estava em Roraima, estou com ele a 12 anos.

OTTO HEITZMANN
19/02/2010, 13:38
PQP, vc roda, hein OTTO!!!!!!!!!!!!!!!!

Roda mais que hélice de usina heólica....rsssssss

Que vontade rodar assim...rss
Putz.....Cavesso.....pior que é verdade.....hahahahaha, literalmente o danado roda que......fico mais tonto....ainda........hahahahahaha......

http://www.youtube.com/watch?v=tdkxinaaiPA&feature=player_embedded

CAVESO
19/02/2010, 13:58
Putz.....Cavesso.....pior que é verdade.....hahahahaha, literalmente o danado roda que......fico mais tonto....ainda........hahahahahaha......

Em junho acontecerá em Lavras Novas noso 4º encontro nacional de engesas.

Há um tópico na seção de eventos aqui no fórum..

Já tem motivo para rodar mais um pouquinho..rsss

Abração

Eriksom Teixeira Lima
19/02/2010, 15:48
e no final do ano, tenho uns 20 dias tambem, mas estou combinando de ir para o Peru pelo Acre, tem um amingo indio peruano, que conhece uma estradinha que sai do Acre e vai até Cusco, segundo ele, a estrada atravessa varias rios sem ponte....em plena selva........diz que é show de bola.



Otto,

lembre-se que em janeiro é verão, época de degelo nos Andes, ou seja, todos os rios da margem direita do Amazonas estarão cheios, e são exatamente os rios a que você se refere.

Aliás, Machu Pichu esse ano ficou debaixo de chuvas torrenciais, as estradas de acesso sumiram. Culpa do El Nino, mas, provavelmente, de uma parte do "retorno" da água degelada que já havia evaporado rio abaixo no meio da Amazônia.

De qualquer forma, se quiser, te coloco em contato com um amigo que já fez dezenas de viagens dessas (é dezenas mesmo) e ele te passa todos os caminhos.

Abraços

Eriksom

JOAO LUCENA LEAL JUNIOR
19/02/2010, 16:54
Juninho na venezuela esses motores sao turbinados e saem de linha nos caminhoes dyna da toyota e na bolivia existe o irmao dele, o 13b turbo so que a bomba injetora desse e em linha

JUNINHO_BITTENCOURT
19/02/2010, 20:59
Olá Juninho, tambem fiquei tres dias em Montevideo, cheguei dia 30 de Dezembro....estava procurando hotel quando parei no estaciomento e encontrei seu engesa, fiquei até com vergonha......seu engesa esta zerado....e o meu ficou baixinho.....hahahahha.
Então, em Julho tenho 20 dias disponiveis, eu e a minha noiva estamos nos preparando para ir na Patagonia (já estive no verão, e gostaria de ir no inverno......pegar um pouco de neve), e no final do ano, tenho uns 20 dias tambem, mas estou combinando de ir para o Peru pelo Acre, tem um amingo indio peruano, que conhece uma estradinha que sai do Acre e vai até Cusco, segundo ele, a estrada atravessa varias rios sem ponte...em plena selva........diz que é show de bola.

Otto, zerado não esta mais tanto, rebentei uns 15 metros de cerca no RS. Quebrou um terminal de direção e não teve jeito, fui pro mato. kk, graças a Deus que não foi na estrada, o pneu 38 bateu num barranco ao lado da estrada o e jogou o pneu contra o paralama, entortou um paralama todo.
Veja nesse topico que tem tudo da nossa viagem:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=62083

Para mim viajar tem que ser fim do ano, durante o ano é impossível.:-(

Gostei muito da sua capota, principalmente da capota inteira da cor do carro.
Quando passar aqui pela região me avise. alias vem pra Fenajeep?
Abraço.

JUNINHO_BITTENCOURT
19/02/2010, 21:07
Juninho na venezuela esses motores sao turbinados e saem de linha nos caminhoes dyna da toyota e na bolivia existe o irmao dele, o 13b turbo so que a bomba injetora desse e em linha

Po que legal João, desconhecia isso.
Mais uma prova que 14b turbo é satisfação garantida.

Abraço.

Eriksom Teixeira Lima
20/02/2010, 08:31
Caso alguém precise, tenho em versão digital, o manual do motor 14B, que inclui o 13B. Como é muito grande, mais de 10Gb, só dá para mandar direto.

Foi presente do Elmer Jeep, grande amigo lá de Roraima, e criador, com o Pai dele, de Crocodilos, Lagartixas e que tais.

Agora, o Juninho tem aí do lado da casa dele o maior expert em 14B, o Alberto Granville, engenheiro da 3rho, e morador da Chácara Paraíso em Guabiruba. A Camper Red Bull é dele, equipada com 14B turbinado e com intercooler.

Eriksom

JUNINHO_BITTENCOURT
20/02/2010, 15:44
Caso alguém precise, tenho em versão digital, o manual do motor 14B, que inclui o 13B. Como é muito grande, mais de 10Gb, só dá para mandar direto.

Foi presente do Elmer Jeep, grande amigo lá de Roraima, e criador, com o Pai dele, de Crocodilos, Lagartixas e que tais.

Agora, o Juninho tem aí do lado da casa dele o maior expert em 14B, o Alberto Granville, engenheiro da 3rho, e morador da Chácara Paraíso em Guabiruba. A Camper Red Bull é dele, equipada com 14B turbinado e com intercooler.

Eriksom

É isso mesmo Eriksom, o Granville tem um puta carro, foi tudo montando por nosso mesmo mecânico e amigo Valmor Simas, ele ja fez alguns carros com 14b, CJ, Engesa, Camper e parte da mecanica do meu Engesa veio de seu Javali que estava com tudo da Band com 14B, o homem entende.
Abraços.

CAVESO
20/02/2010, 18:25
Juninho,

Já que falastes em javali, por acaso não (ou sabe quem ) tem um eixo dianteiro do porquinho para vender?

um amigo aqui está precisando de um.

JUNINHO_BITTENCOURT
20/02/2010, 20:08
Juninho,

Já que falastes em javali, por acaso não (ou sabe quem ) tem um eixo dianteiro do porquinho para vender?

um amigo aqui está precisando de um.


Sei sim Caveso, o Zemirto tem um:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=65006

Eu ia pegar mas resolvi fazer aquele misto D44 rural + engesa D30 d Pitbull, ele é gente fina, falei com ele por fone.

Abraço.

CAVESO
20/02/2010, 20:29
Já falei com o zé por fone tb, mas o dele não está completo...

Valeu!

Casa da transmissão4x4
20/02/2010, 21:49
Juninho,

Já que falastes em javali, por acaso não (ou sabe quem ) tem um eixo dianteiro do porquinho para vender?

um amigo aqui está precisando de um.

Caveso talvez esse cara tem (061)8146-2421 falar com "gago"
poucos dias atras ele estava com umas peças de javali.

OTTO HEITZMANN
22/02/2010, 09:38
Em junho acontecerá em Lavras Novas noso 4º encontro nacional de engesas.

Há um tópico na seção de eventos aqui no fórum..

Já tem motivo para rodar mais um pouquinho..rsss

Abração

Ok Cavesso, esta anotado.....vou ver se sera possivel ir.....

OTTO HEITZMANN
22/02/2010, 09:43
Otto,

lembre-se que em janeiro é verão, época de degelo nos Andes, ou seja, todos os rios da margem direita do Amazonas estarão cheios, e são exatamente os rios a que você se refere.

Aliás, Machu Pichu esse ano ficou debaixo de chuvas torrenciais, as estradas de acesso sumiram. Culpa do El Nino, mas, provavelmente, de uma parte do "retorno" da água degelada que já havia evaporado rio abaixo no meio da Amazônia.

De qualquer forma, se quiser, te coloco em contato com um amigo que já fez dezenas de viagens dessas (é dezenas mesmo) e ele te passa todos os caminhos.

Abraços

Eriksom

Obrigado Eriksom, a ideia é essa....colocar dificuldades nas viagens, esta muito facil para o engesão.......qualquer duvida..... entro em contato com você.......

OTTO HEITZMANN
22/02/2010, 09:48
Otto, zerado não esta mais tanto, rebentei uns 15 metros de cerca no RS. Quebrou um terminal de direção e não teve jeito, fui pro mato. kk, graças a Deus que não foi na estrada, o pneu 38 bateu num barranco ao lado da estrada o e jogou o pneu contra o paralama, entortou um paralama todo.
Veja nesse topico que tem tudo da nossa viagem:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=62083

Para mim viajar tem que ser fim do ano, durante o ano é impossível.:-(

Gostei muito da sua capota, principalmente da capota inteira da cor do carro.
Quando passar aqui pela região me avise. alias vem pra Fenajeep?
Abraço.

Entrei no topico....legal mesmo...., preciso fazer algo parecido....., quanto a Fenajipe, esse ano não irei,....apesar que estar com saudades do "monte Verde".....hahahahaah, se eu passar por Brusque.....te aviso.....

JUNINHO_BITTENCOURT
22/02/2010, 11:59
Entrei no topico....legal mesmo...., preciso fazer algo parecido....., quanto a Fenajipe, esse ano não irei,....apesar que estar com saudades do "monte Verde".....hahahahaah, se eu passar por Brusque.....te aviso.....


hahaha, Monte Verde, aquele resturante na colina certo? :mrgreen:
Se come muito bem lá :mrgreen: haha.
É isso ai, Fenajeep faz o comercial local girar, neste caso rebolar. haha.

Se aparecer me avise, abraço.

Bruno Knopp
16/10/2014, 10:56
Caso alguém precise, tenho em versão digital, o manual do motor 14B, que inclui o 13B. Como é muito grande, mais de 10Gb, só dá para mandar direto.

Foi presente do Elmer Jeep, grande amigo lá de Roraima, e criador, com o Pai dele, de Crocodilos, Lagartixas e que tais.

Agora, o Juninho tem aí do lado da casa dele o maior expert em 14B, o Alberto Granville, engenheiro da 3rho, e morador da Chácara Paraíso em Guabiruba. A Camper Red Bull é dele, equipada com 14B turbinado e com intercooler.

Eriksom

E aí Eriksom, blz?

Ainda tens o manual do motor 14b? Tens como me encaminhar?

Forte abraço

serto
26/04/2016, 23:19
Erikson, tudo bem

Vi a sua mensagem abaixo e me interessei em colocar o motor toyota 14B turbinado em minha camper 4 portas 94 mantendo o câmbio original Clark 240V. Vou procurar seguir suas orientações na adaptação. Como não sou do ramo, ficou uma duvida que gostaria que voce me esclarecesse, quando voce diz construir um quarto furo, voce se refere na caixa seca original da camper na face que faz acoplamento com o motor. Voce teria alguma foto ou desenho desse quarto furo que pudesse me enviar para o meu e-mail ssserto@ig.com.br. Se tiver mais detalhes que devem serem considerados na adaptação, como posição do suporte do coxim, radiador permanece o mesmo original da engesa, acelerador muda ou seja todos os detalhes que julgar serem necessários serem considerados na adptação, antecipadamente agradeço a sua atenção. Abraços Jerson SP


Lattanzi

existem vários tópicos falando sobre essa adaptação. Use a ferramenta de pesquisa.

Posso te adiantar que trata-se de excelente motor, falo porque tenho em minha Camper e vários amigos também.
Motor = mais robusto que o perquinho e até mesmo que o mercedes usado na toyota (palavra de quem fez a retífica no próprio)

Torque = semelhante ao motor a gasolina 6 cilindros

Turbinado = semelhante ao diesel Maxion S4T

Ou seja, o conjunto aguenta e sobra.

Adaptação = refurar a capa seca e "construir" um 4o. furo. Depois troque toda a embreagem do 14B usando o sistema antigo da própria toyota (motor mercedes). Encaixa sem problemas no seu câmbio, seja ele o 240V original ou o 2615 se for modificado.

Bom trabalho!

Eriksom

Eriksom Teixeira Lima
27/04/2016, 09:48
Jerson

não tenho fotos, mas tentarei tirá-las.

Porém, o processo é simples, mas exige alta precisão. Você tem de alinhar perfeitamente o eixo da caixa e o volante do motor (ou todo o sistema de embreagem, digamos assim), e com tudo perfeitamente alinhado, marcar 3 furos da capa que estão sobre o fundo do motor e abrir rosca. Após estarem presos, você tem de construir na própria capa seca um "olhal", digamos assim, para que ele seja o quarto furo e marcar novamente no motor e abrir a 4a rosca.

Como a Puta Velha, atual Zoombie, continua amarrada para não assombrar, verei se consigo fazer as fotos. Mas um bom mecânico, cioso de detalhista em adaptações, fará isso sem problemas.

Abraços.