PDA

Ver Versão Completa : Catalisador Economiza combustível??



Luis Assis
05/02/2005, 21:09
Segundo a 4 Rodas, sim.... Procede?
[]´s
Gustavo

Sukys
06/02/2005, 00:42
É preciso observar que a QR deve ter escrito tal frase dentro de um contexto, e sem saber qual foi este contexto, a resposta genérica para uma pergunta genérica é esta: procede (lembrando que catalisador só deve ser utilizado em motores que preveem seu uso).

Abraços,

Eduardo Velo
06/02/2005, 11:42
Só por curiosidade tem essa explicação sobre o catalizador -,
http://www.oficinaecia.com.br/bibliadocarro/biblia.asp?status=visualizar&cod=83

Na minha opinião ele influencia muito pouco no consumo , talvez até pra mais , pq causa uma restrição na descarga . Mas faz aproveitar melhor o ar aquecido da descarga .
No meu Fiesta troquei por um tubo vazado , uns R$ 40,00 , contra os $ 450,00 que foi pedido por um catalizador novo ( ABSURDO TOTAL ) , estava bem gastão com o catalizador cheio , talvez a sonda lambda manadasse info incorreta pra injeção .

[]s...

Sukys
06/02/2005, 18:38
A restrição que existe no sistema de escape tem que ser muito bem estudada pois justamente ela (a restrição) é responsável por parte da economia (ou potência) que o motor apresentará. Por isso que um sistema que prevê catalisador (que oferece restrição) quando sem ele pode até apresentar um pequeno ganho de potência, em detrimento do consumo.

Abraços,

Luis Assis
06/02/2005, 19:57
Em suma a questão é o seguinte, o Tornado ta beberrão pra burro, e ta sem o catalizador... O motor dele, o Powertech 4.1 da Silverado, foi projetado pra ter o tal catalizador... Será que consigo alguma diferença na relação km/l colocando um?? Olhei os parametros gerados pela IE, através do Kaptor, e estão todos entro da faixa...
[]´s
Gustavo

Luis Assis
06/02/2005, 20:00
É preciso observar que a QR deve ter escrito tal frase dentro de um contexto, e sem saber qual foi este contexto, a resposta genérica para uma pergunta genérica é esta: procede (lembrando que catalisador só deve ser utilizado em motores que preveem seu uso).

Abraços,

O Contexto foi uma reportagem sobre catalizadores genericos que se vendem no mercado, por um preço mais acessivel... Em determinado momento, o texto diz que existem pessoas que ao invés de susbtituir o catalizador quando ele esta vencido, as pessoas colocam um tubo direto, e que isso alem de poluir mais, termina por aumentar o consumo do veiculo...
[]´s
Gustavo

Sukys
06/02/2005, 23:17
Então, Iassis, a colocação da QR está correta: sistema que prevê catalisador tem que usar o dito, ou algo que dê a mesma restrição, lembrando sempre que o ganho em consumo é relativamente pequeno

Quanto ao seu jipe, instalar catalisador não necessáriamente vai melhorar alguma coisa já que o sistema de escape do jipe provavelmente é bem diferente do que existe no modelo de carro que "doou" o motor (no minimo é bem mais curto). Na melhor das hipóteses, a natureza (e o seu próprio pulmão) agradecem! :lol:

Abraços,

nfsleo
09/03/2005, 23:55
Ressuscitando o tópico... todo e qualquer catalisador "rouba" um pouco de potência do motor em virtude da restrição dos gases, mas quanto ao aumento de consumo acho que não é perceptível. Tirei o catalisador da minha dakota V6 e o pessoal da concessionária veio com o mesmo papo, de que o consumo iria aumentar, a combustão poderia não ser completa, etc... o resultado é que nâo notei absolutamente diferença alguma no consumo, apenas no desempenho que ficou um pouco melhor. Acho que a função primordial do catalisador é mesmo o controle da poluiçâo, o resto é papo furado pra vender a peça.
Obs: Se o Greenpeace bancar a compra de um catalisador novo posso até estudar a colocação :D

Eduardo Velo
10/03/2005, 02:21
Obs: Se o Greenpeace bancar a compra de um catalisador novo posso até estudar a colocação :D

Mais um na fila ...
O Fiesta e casa já está um ano sem catalizador e não mudou nada , se alguém está preocupado com a poluição vai chorar na porta dos fabricantes de catalizador e pede pra fazer um preço razoável , nem a pau que vou pagar mais de $ 400,00 numa peça que não serve pra p. nenhuma ...

[]s...

marcelo nunes
27/03/2005, 00:32
A remoção de um catalisador num carro novo não traz ganhou ou prejuízo perceptível ao consumo e nem mesmo ao desempenho. Mas não é por isso que ele "não serve para nada". A diferença de emissão de CO num carro catalisado chega a ser de 85%. De óxidos de nitrogÊnio chega a 95%.

O que costuma ocorrer é que, ao retirar um catalisador avariado ou mesmo entupido, se percebe uma mudança brusca de desempenho e consumo, é óbvio.

Isso porque a restrição à pasagem de gases na peça nova, perfeita, é ínfima, desprezível na prática. A grosso modo, basta olhar através de uma dessas peças para entender.

A passagem de gases é praticamente livre, olhando de um lado se enxerga quase sem impecilho o outro através da colméia. Em dinamômetro nunca constatei diferença superior a 0,8% no consumo pela colocação ou remoção de catalisador.

A combustão dos gases deve ser a mais completa possível até a chegada destes ao catalisador, senão a combustão incompleta impede a continuidade da reação que converte o CO e Óxidos de nitrogênio em CO2 e vapor de água com resíduos inertes.

Se a mistura estiver rica, a conversão não ocorre. Pior, há combustão da mistura não queimada no momento que esta entra no catalisador. A médio prazo a colmeia de cerâmica se quebra e entope a peça.

Por isso, é mal negócio enriquecer (na carburação ou "chipando") mantendo o mesmo catalisador pois ele logo, logo vai embora.