PDA

Ver Versão Completa : Niva : suas origens



Paulonas4
14/08/2003, 15:20
Olá !

Gostaria de contar com o apoio de quem mais conhece sobre o Niva para que eu tambem conheça mais um pouco .

O Niva , um 4x4 Russo foi concebido para utilização na neve e por este motivo possui tração 4x4 reduzida, um motor que não é agressivo, apenas o suficiente para sua utilização nas condiçoes mencionadas, é um carro "fechado" , acomoda 4 pessoas , etc... então não possui a mecânica necessária para utilização off-road "pesada" que temos por aqui, lama, erosão, rios,etc..., porém como somos um povo muito criativo e pra tudo dá-se um jeito conseguimos "incrementar" o jipinho e com resultados satisfatórios ralar o pequeno nas trilhas da vida .

Até o momento é o que resumidamente :shock: penso sobre o Niva, e se possível gostaria de conhecer melhor as suas origens.

Até mais
:)

elmestizo
18/08/2003, 14:10
Olá !

Gostaria de contar com o apoio de quem mais conhece sobre o Niva para que eu tambem conheça mais um pouco .

O Niva , um 4x4 Russo foi concebido para utilização na neve e por este motivo possui tração 4x4 reduzida, um motor que não é agressivo, apenas o suficiente para sua utilização nas condiçoes mencionadas, é um carro "fechado" , acomoda 4 pessoas , etc... então não possui a mecânica necessária para utilização off-road "pesada" que temos por aqui, lama, erosão, rios,etc..., porém como somos um povo muito criativo e pra tudo dá-se um jeito conseguimos "incrementar" o jipinho e com resultados satisfatórios ralar o pequeno nas trilhas da vida .

Até o momento é o que resumidamente :shock: penso sobre o Niva, e se possível gostaria de conhecer melhor as suas origens.

Até mais
:)

Basicamente compartilho da mesma opnião que você, para saber mais sobre o nivinha, acesse:


www.camaradasdoniva.com.br
www.nivasite.com.br
www.natal4x4.com.br
www.niva4x4.kit.net
www.niva.com.br

Acho que já dá pra conhecer mais o bicinho!!! :D

[]s

Evandro Nappi
26/01/2004, 12:57
http://www.ladaniva.it/

http://www.autosoviet.altervista.org/main-english.htm


Aí pessoal,

Dêem uma olhada nestes links. São interessantes!

Um abraço, Evandro

Niveiro X
15/02/2004, 12:14
o q eu acho do niva, um jipe que quem não tem e nunca teve não gosta e faz piadas, quem tem gosta e quem teve sente saudades...

Rodrigo Lopes
16/02/2004, 12:07
Huahuahua

Niveiro X, sua definição foi perfeita, hehehe.

Evandro Nappi
16/02/2004, 13:33
o q eu acho do niva, um jipe que quem não tem e nunca teve não gosta e faz piadas, quem tem gosta e quem teve sente saudades...

Tem gente que nunca viu e nem sabe como é.

Pra quem acha que o Niva é apenas um carro de neve.
Me diga: O que acontece com a neve quando chega a primavera???

Claro que o Niva é um projeto mais moderno e nunca será "tão forte" como aquele Jipe que tem "suspensão de carroça", porque afinal de contas tudo evolui.

Mesmo o Niva já está muito ultrapassado (veja pelos que estão no mercado hoje em dia), mas ainda tem suas boas qualidades.

Veja este link: http://www.geocities.com/vernr_au/
.
.
E a seguir algumas fotos de Niva na "NEVE".
.
.
.

billj
16/02/2004, 13:53
...................

..............porém como somos um povo muito criativo e pra tudo dá-se um jeito conseguimos "incrementar" o jipinho e com resultados satisfatórios ralar o pequeno nas trilhas da vida .

.....................




Não é por nada, mas "povo muito criativo" é um pouco exagerado, não acha?!? Na realidade, por motivos principalmente econômicos, o povo resolveu em meter o Niva na trilha por não ter outra opção. Ou seja, mais pró lado de desespero que que criativo......... :roll:


Já tive Niva e como um carro de andar por aí, gostei dele. O meu andava para K7 com aquele comando preparado. Para os que não sabem, fui dono por 01 ano do famoso "NiViper"........ :D Porém, para um veículo realmente fora de estrada, ele deixa muito a desejar. Não adianta tentar defender ele na base de "charme" e mostrar fotos dele passando em poços d´agua. Isso se faz até com um Fusca. Para uso em trilhas de verdade, o Niva tem três deficiências de conceito que até Cristo não resolva:

- monobloco ao invés de chassis
- IFS
- caixas de rodas pequanas e estreitas

O Niva é um bom carro para o seu propósito, mas o "povo criativo" por aqui já esqueceu faz tempo de qual era esse propósito........


Lá vem bomba........... :shock: :P :D

Evandro Nappi
16/02/2004, 14:56
Muito obrigado pelas suas informações Bill.

Por falar em Fusca, eu só não comprei uma Baja devido ao seu espaço interno. É muito apertado! Mas isso também é uma questão de costume. Quem sabe um dia.

Acredito que existe lugar para todos no mundo fora de estrada, uns mais ricos outros mais pobres, uns com suspensão independente outros com eixo rígido, mas todos com muita vontade e "imaginação". Não fosse isto, onde estaria a humanidade.

Tem gente que gosta de trilhas bem pesadas, até mesmo "Rock Crawling", mas não é meu caso, gosto mais de passeios. Coisa mais familiar, para curtir a paisagem e a criançada se divertir.
E para isto o Niva é sensacional.

Você falou em Fusca e esqueceu do Gurgel, um guerreiro do Off Road.

Faço parte do Gurgel Guerreiro Off Road: http://www.jcgurgelguerreiro.hpg.ig.com.br/index.html

Fazemos vários passeios durante o ano, passeios divertidos onde o pessoal é muito camarada. Todos podem participar, Bajas, Nivas, Jeeps, Buggys, Picapes, e outras coisas estranhas.

Você acaba de ser convidado e se "atolar", não se preocupe, nós tiramos você.

billj
16/02/2004, 15:23
Muito obrigado pelas suas informações Bill.

Por falar em Fusca, eu só não comprei uma Baja devido ao seu espaço interno. É muito apertado! Mas isso também é uma questão de costume. Quem sabe um dia.

Acredito que existe lugar para todos no mundo fora de estrada, uns mais ricos outros mais pobres, uns com suspensão independente outros com eixo rígido, mas todos com muita vontade e "imaginação". Não fosse isto, onde estaria a humanidade.

Tem gente que gosta de trilhas bem pesadas, até mesmo "Rock Crawling", mas não é meu caso, gosto mais de passeios. Coisa mais familiar, para curtir a paisagem e a criançada se divertir.
E para isto o Niva é sensacional.

Você falou em Fusca e esqueceu do Gurgel, um guerreiro do Off Road.

Faço parte do Gurgel Guerreiro Off Road: http://www.jcgurgelguerreiro.hpg.ig.com.br/index.html

Fazemos vários passeios durante o ano, passeios divertidos onde o pessoal é muito camarada. Todos podem participar, Bajas, Nivas, Jeeps, Buggys, Picapes, e outras coisas estranhas.

Você acaba de ser convidado e se "atolar", não se preocupe, nós tiramos você.


Pois é Evandro, fui apenas sincero e franco........... :wink:

Concordo com você em que disse sobre o uso do Niva em passeio, para este propósito ele vai muito bem mesmo e é para isso que ele foi projetado. Mas é quando o pessoal começar a ser "criativo" demais que comecem os problemas, metendo o Niva nuns enroscos onde não é capaz de sair. Daí vão os do Jeep falando que o Niva não presta......

Ou seja, os Niveiros trazem essa má fama para eles mesmos......... :roll:

Concordo com você também na idéia de convidar todas as tribos para os passeios. Fui na primeira Encontro Nacional de Niva em Itamonte de CJ (já tinha vendido o Niva) e participo sempre quando posso deste tipo de evento. Porém, quando o assunto é trilha, estamos obrigados a ser mais "seletivos". É apenas a dura realidade dos obstáculos. Sem pneu de pelo menos 33", um guincho e um bloqueio no eixo traseiro, não adianta, vai passar só na cinta........... :P

Quanto o convite, mesmo tendo interesses diferentes dentro do mundo 4x4, pode até ser que a gente se encontra um dia. E se acabo atolado, já aceito de antemão aquela puxada.......... :wink: :D

Abraços,

Niveiro X
19/02/2004, 12:57
Muito obrigado pelas suas informações Bill.

Por falar em Fusca, eu só não comprei uma Baja devido ao seu espaço interno. É muito apertado! Mas isso também é uma questão de costume. Quem sabe um dia.

Acredito que existe lugar para todos no mundo fora de estrada, uns mais ricos outros mais pobres, uns com suspensão independente outros com eixo rígido, mas todos com muita vontade e "imaginação". Não fosse isto, onde estaria a humanidade.

Tem gente que gosta de trilhas bem pesadas, até mesmo "Rock Crawling", mas não é meu caso, gosto mais de passeios. Coisa mais familiar, para curtir a paisagem e a criançada se divertir.
E para isto o Niva é sensacional.

Você falou em Fusca e esqueceu do Gurgel, um guerreiro do Off Road.

Faço parte do Gurgel Guerreiro Off Road: http://www.jcgurgelguerreiro.hpg.ig.com.br/index.html

Fazemos vários passeios durante o ano, passeios divertidos onde o pessoal é muito camarada. Todos podem participar, Bajas, Nivas, Jeeps, Buggys, Picapes, e outras coisas estranhas.

Você acaba de ser convidado e se "atolar", não se preocupe, nós tiramos você.


Pois é Evandro, fui apenas sincero e franco........... :wink:

Concordo com você em que disse sobre o uso do Niva em passeio, para este propósito ele vai muito bem mesmo e é para isso que ele foi projetado. Mas é quando o pessoal começar a ser "criativo" demais que comecem os problemas, metendo o Niva nuns enroscos onde não é capaz de sair. Daí vão os do Jeep falando que o Niva não presta......

Ou seja, os Niveiros trazem essa má fama para eles mesmos......... :roll:

Concordo com você também na idéia de convidar todas as tribos para os passeios. Fui na primeira Encontro Nacional de Niva em Itamonte de CJ (já tinha vendido o Niva) e participo sempre quando posso deste tipo de evento. Porém, quando o assunto é trilha, estamos obrigados a ser mais "seletivos". É apenas a dura realidade dos obstáculos. Sem pneu de pelo menos 33", um guincho e um bloqueio no eixo traseiro, não adianta, vai passar só na cinta........... :P

Quanto o convite, mesmo tendo interesses diferentes dentro do mundo 4x4, pode até ser que a gente se encontra um dia. E se acabo atolado, já aceito de antemão aquela puxada.......... :wink: :D

Abraços,


se um ex-niveiro diz isso do jipe, deve ter razão.

Eu não pego trilhas pesadas com o jipe, só um barrinho casual, e mesmo assim o jipe toda hora tá soltando alguma coisa...e depois de 2 anos com o jipe, acho que vou vendê-lo. :cry:

Evandro Nappi
05/03/2004, 10:08
.
.
E aí "NIVEIROS"!


Mais informações sobre o bichinho:

O "2121" mais conhecido como NIVA, foi desenvolvido para ser um veiculo fora de estrada bastante inovador para sua época, tinha tração 4x4 permanente e estrutura "frameless" (monobloco).

Seus primeiros protótipos entre 1971 e 72, com desenho completamente tradicional e ainda com teto em lona, foram testados em varias regiões da União Soviética, inclusive no Uzbequistão onde a temperatura passa dos 40 graus centígrados no verão e no inverno fica abaixo de zero. O modelo definitivo já com teto em aço só viria a se lançado em 1976.

O chefe de projeto, Vladimir Sergeevich Solovev, aproveitou do italiano "Fiat-124" a parte de motorizarão (então um motor robusto e moderno projetado por Alberto Lampredi), visto que a Lada (Autovaz) já produzia o carro que conhecemos como "Laika".

O desenho final do carro foi baseado em outro modelo, o "Fiat-127".

Niveiro X
06/03/2004, 00:50
.
.
E aí "NIVEIROS"!


Mais informações sobre o bichinho:

O "2121" mais conhecido como NIVA, foi desenvolvido para ser um veiculo fora de estrada bastante inovador para sua época, tinha tração 4x4 permanente e estrutura "frameless" (monobloco).

Seus primeiros protótipos entre 1971 e 72, com desenho completamente tradicional e ainda com teto em lona, foram testados em varias regiões da União Soviética, inclusive no Uzbequistão onde a temperatura passa dos 40 graus centígrados no verão e no inverno fica abaixo de zero. O modelo definitivo já com teto em aço só viria a se lançado em 1976.

O chefe de projeto, Vladimir Sergeevich Solovev, aproveitou do italiano "Fiat-124" a parte de motorizarão (então um motor robusto e moderno projetado por Alberto Lampredi), visto que a Lada (Autovaz) já produzia o carro que conhecemos como "Laika".

O desenho final do carro foi baseado em outro modelo, o "Fiat-127".


muito obrigado pelas informações caro camarada!

Nem sabia da existencia desse fiat 127, achei que o niva fosse um "jipe-147". Embora o 127 seja a cara do 147, é diferente.