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Ver Versão Completa : Controlar - reprovado. Alguma sugestão?



fabio.boni
29/01/2010, 00:31
Olá a todos

Comprei a minha Defender em 2009 e ela tinha passado na inspeção da Controlar em 2008.

Andei poucos kms com ela, só 5000.

E fui fazer a inspeção agora em janeiro ( placa final 0 ) e ela foi reprovada.

Ainda tenho mais uma chance mas escutei alguns boatos no local que toda Defender tem problemas com a inspeção.

Alguma sugestão? Trocar o óleo ajuda?

Também gostaria de dizer que pode ter sido um problema pessoal. O fiscal não foi com minha cara pois reclamei que estava na fila há 2 hora e gostaria de ir para outra fila, etc

E ele não me deu o laudo de reprovação, e eu leigo, não sabia que teria direito.ELE FEZ O TESTE VEZES E SÒ NA TERCEIRA APARECEU A PALAVRA REPROVADA NO COMPUTADOR.Claro, pode ter sido imaginação minha, mas pressinto mesmo que o problema foi este.

Fiz a inspeção na marginal proxima ao Corinthians. Penso em leva-la na Zona Sul , onde creio que a fiscalização esteja mais acostumada em ver este tipo de carro.

abs Fabio

cRiPpLe_rOoStEr
29/01/2010, 01:23
dá uma geral nos filtros, troca óleo, abastece com diesel podium e talvez leva num bombista para fechar um pouco a bomba... não dá de fechar um pouco a bomba por conta própria pq precisaria repor o lacre...

Fabrico
29/01/2010, 09:38
Fabio,

No site www.thespecialist.com.br (http://www.thespecialist.com.br) (FAQ) tem informações sobre a inspeção e tb como proceder p/ ser aprovado. É de grande ajuda p/ nós proprietários de um Defender. Ou mesmo fale com o Luiz Fraga, o dono da oficina, ele pode te ajudar.

marcio pajero
29/01/2010, 11:54
The aspecialist - O Luiz Fraga sempre muito atencioso e com otimas dicas.
Boa recomendação Fabrico


Fabio,

No site www.thespecialist.com.br (http://www.thespecialist.com.br) (FAQ) tem informações sobre a inspeção e tb como proceder p/ ser aprovado. É de grande ajuda p/ nós proprietários de um Defender. Ou mesmo fale com o Luiz Fraga, o dono da oficina, ele pode te ajudar.

fabio.boni
30/01/2010, 18:57
Obrigado pelas dicas! Quanto ao Diesel Podium , já tinha ouvido falar para colocar, mas até agora não achei nenhum posto em SP. Se alguém puder indicar, moro na ZL. At Fabio

ascherer74
30/01/2010, 19:05
Fabio,

Na revista 4x4&Cia deste mês tem uma reportagem sobre o assunto com um monte de dicas.:concordo:

ascherer74
30/01/2010, 19:07
Neste tópico também:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=46644&highlight=inspe%E7%E3o+veicular

alex.cunha
30/01/2010, 20:44
Neste tópico também:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=46644&highlight=inspe%E7%E3o+veicular

Para não ter erro, mesmo seguindo as recomendaçãoes sobre o Diesel Poddium entre outras, aconselho a levar num bombista que além de regular o débito, ele vai fazer uma simulação e deixar o carro regulado para passar. Se precisar tenho um excelente em Guarulhos, bem próximo ao internacional Shopping, inclusive, já atendeu várias Defenderes. Depois da inspeção, você volta nele e deixa o carro como você quiser, no caso, até hoje está do jeito que ele deixou, senti um pouco, porém, já me acostumei e, sobretudo, contribuo com o meio Ambiente. Quanto ao preço, acho que vale a pena, paguei R$70,00.

Alexandre

ocarioca
31/01/2010, 09:56
Faz que nem eu faco descola um despachante bom!

Patolino
31/01/2010, 10:20
Para não ter erro, mesmo seguindo as recomendaçãoes sobre o Diesel Poddium entre outras, aconselho a levar num bombista que além de regular o débito, ele vai fazer uma simulação e deixar o carro regulado para passar. Se precisar tenho um excelente em Guarulhos, bem próximo ao internacional Shopping, inclusive, já atendeu várias Defenderes. Depois da inspeção, você volta nele e deixa o carro como você quiser, no caso, até hoje está do jeito que ele deixou, senti um pouco, porém, já me acostumei e, sobretudo, contribuo com o meio Ambiente. Quanto ao preço, acho que vale a pena, paguei R$70,00.

Alexandre

Cara,

Ano passado troquei tudo que você pode imaginar no carro, regulei, etc... e nada de passar na vistoria. Conclusão: levei ao bombista e tirei o carro arrastando de lá... se precisasse subir uma guia não conseguiria... :parede::parede:
Passei de primeira (talvez não precisasse ter deixado tão arrastado o carro...), depois voltei à oficina e ajustei o motor novamente.

Dá uma olhada nos tópicos do troller, que lá tem o número de mecânico que você entrega o carro, e ele te devolve vistoriado. (ele mexe, leva, faz a vistoria, volta, mexe novamente, e te entrega... ótima solução para quem não tem tempo...)

Abração!!!!

Pinaudmaster
31/01/2010, 11:48
Obrigado pelas dicas! Quanto ao Diesel Podium , já tinha ouvido falar para colocar, mas até agora não achei nenhum posto em SP. Se alguém puder indicar, moro na ZL. At Fabio

Prezado, Diesel Podium é um produto exclusivo da BR Distribuidora.
Logo, procure-o unicamente nos Postos BR, aqueles que possuem as cores verde e amarela, muita das vezes com uma loja chamada BR Mania dentro.

Espero ter ajudado ®

ocarioca
31/01/2010, 14:53
Prezado, Diesel Podium é um produto exclusivo da BR Distribuidora.
Logo, procure-o unicamente nos Postos BR, aqueles que possuem as cores verde e amarela, muita das vezes com uma loja chamada BR Mania dentro.

Espero ter ajudado ®


KKKK otima explicacao...
Nao sao todos os postos BR que tem o diesel podium...
Pra saber onde tem ve nesse link aqui http://www.hotsitespetrobras.com.br/dieselpodium/pop.htm

Marcos Kuntz
03/08/2010, 09:01
Hoje levei minha viatura para fazer a inspeção aqui em SP na Zona Sul, próximo ao Sesc e foi aprovada bem abaixo do limite permitido que é de 1,93 e ela mediu 1,32, desde a vistoria do ano passado não mexi em nada somente troca de óleo e filtro regularmente aos 5.000 mil km, outra coisa que acho que conta muito é a qualidade do diesel, nunca coloquei o diesel podium, mas sempre procurei abastecer 99% das vezes num posto da Shell perto de casa; Fui fazer a vistoria com um pouco de receito e voltei todo feliz com a minha bichinha :dance: .

cemecor
05/08/2010, 17:27
colegas, estou providenciando a transferência da minha Defender 110 e no documento de venda consta categoria "camioneta 4x4", mas agora deve ser trocada para "furgão", procede? estou aguardando posição de despachante, mas acho que teve algum engano no preenchimento de documendo.

Igor Sedex 10
05/08/2010, 18:44
Faz que nem eu faco descola um despachante bom!

um bom despachante x 2

Paguei R$280,00 e não perdi meu dia pra fazer a inspeção no carro ....... posto do detran? meu carro desconhece!!!

marcelbs007
04/04/2011, 20:41
Pessoal, estou com o mesmo problema. Qual a solução para este ? Falei com o Luiz Fraga hoje e ele nao deu esperanças. Disse que o negocio ta dificil....

Marcos Kuntz
05/04/2011, 07:52
A minha foi regulada na Land Center ele tem equipamento de análise de gases e como falei anteriormente passou pela segunda vez na Controlar sem mexer, logo vai ter outra vamos ver se passa novamente....:dance:ou :putz:

CGAUER
05/04/2011, 19:38
Esquema é deixar tudo 100%:

Lista:

* remover TODOS os vazamentos
* Óleo novo
* Filtro de Ar
* Filtro de óleo
* Filtro de Diesel
* Bomba injetora minuciosamente no ponto
* ajuste de válvulas em dia
* Remover o snorkel
* Abastecer com Diesel Podium ou Diesel de boa qualidade DENTRO de São Paulo.
* deixar a rotação máxima do motor próximo ao limite inferior da tolerância da Controlar (± RPM4450), usando o parafuso no pedal do acelerador. Utilizar um bom conta-giros, como os de aero-modelos (por luz e uma fita reflexiva no volante do motor).

E por fim:

Pegar uma boa estrada utilizando 100% da força do motor por uns 30minutos para limpar o escape. Isso requer chegar até o limite de rotação máxima do motor. Como vou regularmente para Jundiaí pela Bandeirantes, antes de ir para Controlar, nas subidas ao invés da 5a, coloco a 4a marcha e com o pé grudado no fundo deixo o Defender subir de giro até finalmente chegar no topo da subida, já em rotação (RPM4500) e velocidade próximos ao limite da estrada (125km/h).

Estava BEM preocupado com a vistoria do meu Defender 2005, pois ele apesar de estar 100% original, tem uma performance acima dos padrão para um 110. Parecia ter a bomba aberta de fábrica. Em 2010 passei com a opacide de 1,39 e agora em 2011, 20mil km depois, passei com 1,30, sendo o limite de 1,93. Em ambos o exames fui diretamente sem fazer qualquer preparo, por engano, fui até com o filtro de ar que rodou os últimos 15mil Km da empoeirada Patagônia.

Os motores TDI do Defender são bem fumacentos até a entrada do turbo. Isso é de sua natureza, característica dos motores de injeção direta mecânica.

No uso pacato em cidade, o acúmulo de sujeira no escape pode ser o grande vilão, desprendendo-se aleatoriamente durante o exame. Neste caso o ideal é remover o escape, encher com água inúmeras vezes. A água desprende com total eficácia a fuligem, com o auxílio do resto de ácido sulfúrico resultante da queima de nosso Diesel rico em enxofre.

Melhor mesmo é evitar o uso do Defender em regimes que propiciam acúmulo de sujeira no escape.

Motor é como coração, tem que fazer bater forte para não entupir com sujeira. Qualquer que seja o motor, é importante fazer que este trabalhe regularmente por alguns minutos em sua carga máxima em regime próximo a rotação de corte. Evita carbonização dos cilindros, sujeira nos anéis e válvulas, etc.. Vale para qualquer tempo de motor. Os únicos isentos são os elétricos, os movidos a vapor e a corda.

Boa sorte

Clemente

rafaelfernandez
05/04/2011, 22:11
Clemente,

De que forma um vazamento de oleo pode influenciar no resultado da queima do motor? Cara, quando eu começo a achar que posso saber alguma coisa, me surpreendo aprendendo mais.

[]´s
Rafael

CGAUER
06/04/2011, 09:26
Rafael,

eles inspecionam o carro por baixo para checar o estado do escape (furos e corrosão) e também se não pinga óleo no chão.

De fato, vazamento não influi em nada na leitura da emissão. Agora se ao final do teste for observado gotas de óleo no chão, você é sumariamente reprovado.

Abraços

Clemente


Clemente,

De que forma um vazamento de oleo pode influenciar no resultado da queima do motor? Cara, quando eu começo a achar que posso saber alguma coisa, me surpreendo aprendendo mais.

[]´s
Rafael

rafaelfernandez
06/04/2011, 13:32
Rafael,

eles inspecionam o carro por baixo para checar o estado do escape (furos e corrosão) e também se não pinga óleo no chão.

De fato, vazamento não influi em nada na leitura da emissão. Agora se ao final do teste for observado gotas de óleo no chão, você é sumariamente reprovado.

Abraços

Clemente

Ah... Ok! :concordo:
Eu tinha entendido errado. Aqui no Pará ainda não temos que fazer a inspeção, por isso desconheco totalmente o procedimento. Valeu pelo esclarecimento. :mrgreen:

[]´s
Rafael

natario2
25/07/2013, 14:56
Pessoal, sei que o topico ja é antigo mas algumas simples dicas me fizeram economizar R$900,00 com mecanicos "espertalhões" preparados para arrancar nosso dinheiro a troco de serviços simples. No meu caso não havia conseguido aprovar minha l200 hpe 2004 no maldito "CONTRO-LIXO" da prefeitura de são paulo apresentando nivel de opacidade de 3.25 (bem acima dos 1.15 exigidos pela controlar), vale lembrar que este nivel de opacidade exigido é MENOR do que a regulagem original do veiculo quando ele sai de fabrica (1.47), a "receita de bolo" milagrosa foi a seguinte:


1-rodei por 1 semana com 15% de querosene no tanque, dica conseguida na BARÂO do OLEO av.jorge bereta n.5 em santo andré (isso é muito usado pelos bombistas, só não nos contam o segredo para continuar ganhando muito $$$$) rodei uma boa parte do tempo com este combustivel e com giro alto (entre 2500 e 3000 giros), só essa limpeza reduziu a fumaça a "quase nenhuma" e acredito que ja seria capaz de ser aprovado.

2-regulei a pickup deixando a bichinha "bem fraca", praticamente se arrastando em baixa, zerou a fumaça por completo.

3- diesel s10 shell evolux (mas cinseramente com um outro diesel s10 de posto comum a fumaça estava exatamente igual, é mais efeito placebo)

4- no dia do teste, antes de chegar no local, simulei as "aceleradas" iguais as do teste do controlar por umas 10 vezes

RESULTADO: nivel de opacidade de """""0,25""""""" (menor que carro a alcool) e o carro aprovado com louvor no CONTRO-LIXO.


muito obrigado a todos

carlosth
25/07/2013, 16:48
Oi Natario2,

Mas querosene não pode danificar a vida util do motor?

Sou leigo no assunto e aqui em BH ainda não temos uma legislação que multa em caso de não passar no teste... as blitzes ainda são informativas. Mas daqui uns dias provavelmente teremos o mesmo esquema que São Paulo.

O problema é que já parei com o meu Defender em duas blitzes e tomei pau nas duas vezes. Fiquei no limite 2 numa escala de 1 a 5 onde 5 é o pior.

Fico preocupado em colocar querosene e depois me fu*%$# com uma divida maior ainda para refazer motor e etc.

Abrass

Marado
25/07/2013, 16:54
...aqui em BH ainda não temos uma legislação que multa em caso de não passar no teste...

Nem ai nem em lugar algum, não existe legislação que multa... A viatura simplesmente é reprovada e fica sem receber o CRLV do exercício até a regularização da situação.

carlosth
25/07/2013, 16:59
Mas o fiscal disse que vai multar aqui...


Deve ser caô então! rsrsrsrsrs só pra fazer eu ir na oficina regular a BI e trocar os filtros e óleos. Pelo menos filtros e óleo eu troco em casa... Já BI nunca mexi.

Alexandre Tietsche
25/07/2013, 20:45
Multa Sim.
Em SP são R$ 574.00 e ta tomei uma dessa.
Vc tem o mês certo pra fazer, se não fizer ou se fizer e não regularizar sua situação em 30 dias vc poderá ser multado além de não conseguir licenciar o carro.


Nem ai nem em lugar algum, não existe legislação que multa... A viatura simplesmente é reprovada e fica sem receber o CRLV do exercício até a regularização da situação.

Marado
25/07/2013, 21:17
Multa Sim.
Em SP são R$ 574.00 e ta tomei uma dessa.
Vc tem o mês certo pra fazer, se não fizer ou se fizer e não regularizar sua situação em 30 dias vc poderá ser multado além de não conseguir licenciar o carro.

Qual o artigo do CNT? Tá na tua multa.
A multa que você está falando é a de trafegar sem o licenciamento.
Agora multa por reprovação na vistoria não existe.

Alexandre Tietsche
25/07/2013, 22:05
Eu ja fui multado, to te falando. e não é uma penalidade que consta no CNT, é punição administrativa e não infração.

Em SP a lei funciona, não é igual aqui no Rio cara.
Eu fui visitar minha família em SP e o carro ainda estava com placa de lá, passei por um radar que faz leitura de placa e recebi o presente em casa.

Segue algumas informações.

"O procedimento para a fiscalização eletrônica e aplicação da multa foi definido através do Decreto Nº 51.919, de 11 de novembro de 2010..."
"....Portaria 06/2012 da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, que regulamenta a inspeção veicular para o ano exercício de 2012:

O Artigo 131 § 3º do CTB estabelece a vinculação da inspeção ao licenciamento anual do veículo. Portanto, os proprietários que não fizerem a inspeção não poderão licenciar seus veículos. Estarão sujeitos à multa prevista no Artigo 3º da Lei Municipal nº 12.157, de 09/08/1996, pela inspeção fora do prazo, ou por sua ausência, sem prejuízo das sanções de trânsito aplicáveis. Os veículos aprovados na inspeção recebem um certificado e um selo para ser afixado no vidro dianteiro. A fiscalização de rua será feita pelos órgãos e entidades competentes, conforme o estabelecido pela Lei Municipal nº 12.157/96, Artigo 3º § 2º.



Quais as leis que definem a inspeção? (http://www.controlar.com.br/Atendimento_TiraDuvidas.aspx)O Programa de Inspeção e Manutenção de Veículos em Uso I/M- SP foi definido pelas Leis Municipais nº 11.733 de 27 de março de 1995, n°12.157 de 09 de agosto de 1996 e nº 14.717 de 17 de abril de 2008 e pelas resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente - CONAMA e está previsto no Artigo 104 do Código de Trânsito Brasileiro - CTB.O Programa inspeciona todos os veículos registrados no Município de São Paulo. O objetivo é reduzir a poluição do ar e assim melhorar a qualidade de vida de todos os paulistanos.A Inspeção Ambiental Veicular é uma forma eficaz de controlar a emissão de gases poluentes liberados pelos escapamentos dos veículos. Atualmente, aproximadamente 50 países realizam a inspeção.O Programa mede nos automóveis e motocicletas os níveis de CO, CO2 e HC e nos veículos a diesel mede os valores de opacidade e de material particulado cujos limites são estabelecidos na Portaria 009/SVMA 2013.


Abraço


Qual o artigo do CNT? Tá na tua multa.
A multa que você está falando é a de trafegar sem o licenciamento.
Agora multa por reprovação na vistoria não existe.

Alexandre Tietsche
25/07/2013, 22:07
Ah. Que fique claro Marado.
A multa é por transitar sem vistoria de poluente e não por licenciamento pois os valores são diferentes, em SP vc leva uma em cada ombro (não licenciar e andar sem a vistoria).

rfdex
25/07/2013, 22:21
Alugue uma caixa postal dos Correios em outra cidade/estado, direcione uma das suas contas para lá (pode ser a do celular) e emplaca o veículo lá. Fuja dessa roubalheira maldita. Defendo a natureza acima de tudo, mas essas inspeções veiculares são para inglês ver. Do que adianta controle rigoroso nisso e a frota oficial (do governo) sem controle qualquer; combustíveis adulterados; venda recorde de veículos e seus consequentes incentivos; etc. É mais uma maneira de extorquir o contribuinte brasileiro. Ante às políticas brasileiras, a única solução é andar na lacuna da lei, procurando os atalhos e brechas. É feio dizer isso, mas infelizmente a verdade...

Marado
25/07/2013, 22:29
A multa é por transitar sem vistoria de poluente...

Blz, então chegamos onde falei. Multa por reprovação não existe.
O resto é obvio, você tem uma data limite para fazer a vistoria, não fez (reprovado ou não foi fazer) passível de multa. Tá chovendo no molhado.
O que foi dito aqui foi a seguinte situação; O mês limite da tua vistoria é setembro/2013, em janeiro/2013 você vai lá fazer a vistoria do teu veículo, não passa, foi reprovado, sai de lá com uma multa? Se eu não consegui passar com exatidão faço um desenho.