PDA

Ver Versão Completa : Engesa 4 cilindros é bom?

mnegrao
28/01/2010, 16:25
Pessoal, sou totalmente novo por aqui e gostaria da opniao de vcs sobre os engesas? Compro qual? 6 cc ou 4 cc?

Vejo alguns 4cc mas fico com medo de ser fraco demais, e por favor me ajudem a comprar meu ENGESA, tenho que observar quais detalhes alem eh claro de logarinas e transmissao?

Tem algum lugar da longarina que tenho que prestar mais atencao? E que tipo de teste seria legal fazer na transmissao para certificar sua eficacia?

Um abracao pra todos e espero logo, logo ter meu ENGEZAO TBM..

julhos
28/01/2010, 21:47
Eu tenho um 4 cilindros e acho muito fraco nas trilhas, sendo assim estou em busca de um motor com mais torque. Logo sugiro que vc compre no mínimo um com motor 6 cilindros, ou melhor ainda seria algum já com motor diesel adaptado (nada de Q2b!). É melhor pagar um pouco a mais e pegar um carro já pronto, pois um bom motor a diesel esta custando entre R$7.000,00 e R$11.000,00 fora a adaptação do mesmo.

Reptil
29/01/2010, 08:27
Ola Mnegrão,

Seja bem vindo ao facinante mundo dos Engesas...

Eu tenho um F1, 4cc a alcool (motor e relação originais), e lhe digo que tenho que tomar cuidado para ele não virar de costas nas subidas, além de arrancar com ele de segunda na maioria das vezes. Para você ter uma ideia, abaixo postei a foto dele subindo um barranco de 67 graus.

Os EE 6cc tem mais força, mas tambem bebem muito. Se você quizer fazer trilhas super pesadas, sugiro pegar um com motor a diesel e tomar muito cuidado na compra (principalmente a relação motor/coroa-pinhão), porque a maioria, por não ser original, pode forçar muito o eixo na hora de um sufoco.

Abraço

Reptil
29/01/2010, 08:37
Esqueci da foto... He he he...:parede:

Kim
29/01/2010, 09:27
CAro mnegrao!

Quando comprei meu engesa, era 4cc, totalmente original (vide Brancão)

Um veículo equilibrado no seu conjunto de motor cambio e diferencial, forte nas arrancadas e razoavel no on-road.

Me apareceu uma oportunidade impedível, onde troquei "elas por elas" o 4 cil num 6 cil.

Fui obrigado a trocar a relação para equilibrar o conjunto.

Ficou excelente, principalmente com a colocação do ar condicionado.

Logicamente, o jipe ficou melhor, com um desempenho muito bom, e melhorando consideravelmente no on-road, no off-road nem se fala, ficou um cavalo.

Agora estou montando um a diesel (vide fuzileiro).

Dentro em breve te falarei a opinião de um a diesel.

Sobre a o que observar num engesa, se for um FII, deve-se olhar com cautela a parte da lataria que fica entre os pneus, abaixo da porta (soleira da porta).

No chassi pode esquecer, pois é difícil de ocorrer problemas.

Abraços.

Kim.

cRiPpLe_rOoStEr
29/01/2010, 10:53
Eu tenho um F1, 4cc a alcool (motor e relação originais), e lhe digo que tenho que tomar cuidado para ele não virar de costas nas subidas, além de arrancar com ele de segunda na maioria das vezes. Para você ter uma ideia, abaixo postei a foto dele subindo um barranco de 67 graus.

bela máquina...

Os EE 6cc tem mais força, mas tambem bebem muito. Se você quizer fazer trilhas super pesadas, sugiro pegar um com motor a diesel e tomar muito cuidado na compra (principalmente a relação motor/coroa-pinhão), porque a maioria, por não ser original, pode forçar muito o eixo na hora de um sufoco.

x2

rodrigo camper
29/01/2010, 16:46
Um EE 4 deve ficar bom com pneus até 31, possou disso e CHOCHO!!!

Com o jeep em movimento da tempo, até p/ um cachorro mijar na roda.KKKKK

Engesa bom e 6 ou TD.

mnegrao
29/01/2010, 19:07
Vlw pelas dicas, vou me atentar aos detalhes e acho que vou optar por um 6cc, nao quero destruir o bichao nao, mas pra quem tem 6 canecos sabe como eh a forca do bicho.

mnegrao
29/01/2010, 19:08
Vlw mesmo, vou me atentar aos detalhes

CAro mnegrao!

Um veículo equilibrado no seu conjunto de motor cambio e diferencial, forte nas arrancadas e razoavel no on-road.

Me apareceu uma oportunidade impedível, onde troquei "elas por elas" o 4 cil num 6 cil.

Logicamente, o jipe ficou melhor, com um desempenho muito bom, e melhorando consideravelmente no on-road, no off-road nem se fala, ficou um cavalo.

Sobre a o que observar num engesa, se for um FII, deve-se olhar com cautela a parte da lataria que fica entre os pneus, abaixo da porta (soleira da porta).

Abraços.

Kim.

A Leoni
29/01/2010, 21:38
CAro mnegrao!

Abraços.

Kim.

Kim,

A preocupação com a lataria não seria num FI ao invés do FII?

Mnegrão,

Cuidado com a aparência principalmente num FI, pois a lateral dele é feita com chapa dupla e o "cupim de ferro" vem de dentro para fora, quando voce precebe já tá tudo comido.
Quanto a adaptação do 6cil já vi algumas muito bem feitas e outras nem tanto....Vale a pena verificar muito bem como foi feita, principalmente quanto ao chassi. E se a documentação da modificação está ok.
Outros detalhes importantes e que custam $$$$ para modificar são os eixos e os freios. O eixo dianteiro original do Engesa é um Dana 30, relativamente fraco para um motor forte somado a um pé pesado nas trilhas. Já o freio original com pinças de Kombi segura bem menos que o traseiro, ou seja, se voce precisar mesmo do freio vão travar as rodas traseiras e, fora a "gritaria" de pneus, voce vai ver que a traseira passa a ter "vontade própria" e escorregar exatamente para onde voce não quer.... Isso se torna mais importante ainda com motor 6cil.
O restante todos já citaram. E uma vez mais, verifique muito bem a documentação...

[]'s e bem vindo ao grupo

Julio Militão
29/01/2010, 22:41
Eu tenho um 4 cilindros e acho muito fraco nas trilhas, sendo assim estou em busca de um motor com mais torque. Logo sugiro que vc compre no mínimo um com motor 6 cilindros, ou melhor ainda seria algum já com motor diesel adaptado (nada de Q2b!). É melhor pagar um pouco a mais e pegar um carro já pronto, pois um bom motor a diesel esta custando entre R$7.000,00 e R$11.000,00 fora a adaptação do mesmo.

Caros colegas foristas,

O 4cc realmente parece fraco, porem, este motor, a álcool, pode ser modificado com pouco dinheiro fazendo-o render uns 130 cv!

Um abraço a todos

CAVESO
30/01/2010, 00:23
Tenho um 4cil alcool com mecânica original e achei bem equilibrado o conjunto...

Mas potência é igual dinheiro: nunca é demais!

Lembrando de reforçar o que vem depois do motor e readequar os freios para ancorar o bicho!

cRiPpLe_rOoStEr
30/01/2010, 09:18
qual o consumo do teu engesa, caveso?

CAVESO
30/01/2010, 13:43
Da ultima vez que medi deu 7 km/l no asfalto.

4 cil a lcool carburador h34 seie revisado e regulado pelo Sr. Celso/SP.

cRiPpLe_rOoStEr
31/01/2010, 03:37
quanto está custando o álcool aí na tua região?

CAVESO
31/01/2010, 11:51
Agora está por volta de 2,19, mas em condições normais de temperatura e pressão 1,79

mnegrao
31/01/2010, 17:48
Pois eh cara.. um 4cc pra mim acho q seria uma boa opcao tbm, pois minha ideia nao eh FRITAR o bicho na trilha, eh ir para o sitio e encarar uns lameiros de boa, sem stress. hehehe..

Kim,

A preocupação com a lataria não seria num FI ao invés do FII?

Mnegrão,

Cuidado com a aparência principalmente num FI, pois a lateral dele é feita com chapa dupla e o "cupim de ferro" vem de dentro para fora, quando voce precebe já tá tudo comido.
Quanto a adaptação do 6cil já vi algumas muito bem feitas e outras nem tanto....Vale a pena verificar muito bem como foi feita, principalmente quanto ao chassi. E se a documentação da modificação está ok.
Outros detalhes importantes e que custam $$$$ para modificar são os eixos e os freios. O eixo dianteiro original do Engesa é um Dana 30, relativamente fraco para um motor forte somado a um pé pesado nas trilhas. Já o freio original com pinças de Kombi segura bem menos que o traseiro, ou seja, se voce precisar mesmo do freio vão travar as rodas traseiras e, fora a "gritaria" de pneus, voce vai ver que a traseira passa a ter "vontade própria" e escorregar exatamente para onde voce não quer.... Isso se torna mais importante ainda com motor 6cil.
O restante todos já citaram. E uma vez mais, verifique muito bem a documentação...

[]'s e bem vindo ao grupo

mnegrao
31/01/2010, 17:53
Velho, pra mim acho que o 4 cc eh uma boa opcao pois nao tenho intencao de fritar na trilha, primeiro pq nem tempo pra isso eu tenho, mas qdo sobra tempo, quero ir pro sitio dar uns roles na lama.. de leve.

Ola Mnegrão,

Seja bem vindo ao facinante mundo dos Engesas...

Abraço

mnegrao
31/01/2010, 17:56
pois eh meu amigo as chuvas estao FU.... tudo

Agora está por volta de 2,19, mas em condições normais de temperatura e pressão 1,79

guilhermeabreu
31/01/2010, 18:53
POIS É

ACABARAM MINHAS FÉRIAS , estou de volta , o meu ENGESA qdo comprei tinha motor 4cc a álcool e coloqeui um carburador novo e fazia de 3,5 a 4,5 km/l no álcool , assim que pude troquei pelo MWM 2.8 que todos já sabem . Acredito que o CAVESO faz 7 km/l descendo de banguela as decidas que tem lá em MURIAÉ rsrsrsrsrsrsrsrs .

Amigo CAVESO estou aqui de novo ABRAÇÃO pra vc e a todos daqui do forum .

CAVESO
31/01/2010, 18:59
Acredito que o CAVESO faz 7 km/l descendo de banguela as decidas que tem lá em MURIAÉ rsrsrsrsrsrsrsrs .

Amigo CAVESO estou aqui de novo ABRAÇÃO pra vc e a todos daqui do forum .

Esqueci de descontar a diferença do odometro com pneus originais para os 33".

Fiz a média com uma garrafa pet de 2 litros rodando 14 km segundo o odometro original...

Mas tem essa diferença de pneus que não considerei que mascara mesmo o resultado real.

Mas como daqui uns dias ele rodará a diesel, nem me preocupei muito com isso!

abração, amigo!

guilhermeabreu
31/01/2010, 19:49
GRANDE AMIGO CAVESO

Já comprou o TRIP TOTEM ? Vai precisar para a aferição da velocidade

CAVESO
31/01/2010, 22:18
GRANDE AMIGO CAVESO

Já comprou o TRIP TOTEM ? Vai precisar para a aferição da velocidade

Não comprei ainda....

Estou pesquisando sobre o totem e o velocimetro digital da guster (com possibilidade de aferrição digital)...

Vamos ver...

guilhermeabreu
01/02/2010, 00:09
CAVESO

Meu cunhado HUGO4X4 daqui do forum me visitou ha 15 dias , ele tem uma LAND 110 e me mostrou um aparelho que comprou na África do Sul e tem um representante ou importador aqui no Brasil , ele me dará o endereço , é um aparelho fudido , mostra/marca a velocidade do carro temperatura da água , temperatura do óleo , pressão do óleo , presssão da turbina , temperatura dos gases na saída do coletor de descarga , e mais outras coisas a mais que me me lembro , é uma boa opção aqui no Brasil deve ficar por uns R$900,00 , mas vale a pena pelas coisas que ele te informa . É do tamanho de uma camera digital das fininhas . Não me lembro do nome do aparelho tb não .

CAVESO
01/02/2010, 00:21
Bacana, doutor!

Veja se consegue o nome e as informações e passe pra gente, por favor.

Os instrumentos da guster devem fazer as mesmas funções desse aparelho só que em relógios separados. Quem usa recomenda e com uma vantagem para nós jipeiros: são à prova d'agua.

Dê uma olhada nos relógios (eles fazem paineis completos também): http://www.guster.com.br/

fpc3
01/02/2010, 01:45
quem tem dinheiro anda de mwm 2.8, quem nao tem vai de 4cc mesmo.Da pra turbinar o bicho e deixar o mwm a ver poeira nas acelerações.
turbo:
http://www.youtube.com/watch?v=81W1heztqAY
original 4cc:
http://www.youtube.com/user/dietman2004#p/u/3/u-lV9FHYQHU

cRiPpLe_rOoStEr
01/02/2010, 04:15
esse do video me lembrou os taxis de buenos aires, mas com as cores invertidas :mrgreen:

brincadeiras à parte, se ja dá para se divertir gastando bem menos que num 6 canecos ja dá para dizer que é bom...

alan rodrigues
01/02/2010, 22:56
Eu tenho um 4cc álcool. coloquei pneu 33 e calco de 2pol. ficou lindão (olha o pai coruja)tb optei pelo hidrovacuo de s10.
Qdo juntei a grana p/ comprar, não consegui encontrar um 6cc ou diesel aparentemente bom, (vi cada coisa que é melhor nem comentar) acho que dei azar. Qdo encontrei um diesel legal minha grana não deu p/ comprar. Hoje parece q tem engesas melhores e reformados para venda, e tudo depende tb de qto deseja investir.
qto a consumo o meu faz em torno de 4,5 a 5 na estrada e 3,5 a 4,5 na cidade, depende do peso do pé.
Agora depende de como pretende usar o jipe. Na estrada, se o velocimetro marcar direito percebo q ele chega até 100 Km fácil, perdendo bastante em qq subida, mas não me sinto confortavel. Gosto de andar no máximo a 80.
Na trilha, ainda tenho pouca experiencia e to pegando o jeitão do bixo, percebo q falta um pouco de força nas subidas extensas e ingremes e em gds atoleiros. Tenho impressão que uma reduzida resolveria o problema dele, com a palavra o pessoal mais experiente.
Claro q com o motor diesel o engesa se transforma, e é outro jipe, mas p/ meu uso, investir o valor dele acho que não vale a pena.
Então minha resposta - Engesa 4 cc é bom? É, ótimo, dependendo de como pretende usar. Se encontrar um engesa 4cc em bom estado pode comprar. Se puder investir mais então procure um diesel com uma boa adaptação.

Reptil
02/02/2010, 08:46
Ola pessoal,

Concordo com tudo o que o Alan disse... E me sinto muito confortavel em colocar o meu F1 4cc a 120 no asfalto (quando a estrada é boa). Tem estabilidade e entro em curvas tranquilo a 100/h.

Abraço

fpc3
03/02/2010, 11:45
e se quer uma preparação, poe o virabrequim do motor nautico, ele vai pra 3.0 e anda igual 6cc sem perder equilibrio.ou turbina ele que anda mais que 3.0 diesel.

tecnica
03/02/2010, 19:05
oi pessoal,

eu tenho um FII, 4cc a gasolina. no plano vai bem, mantem 100km/h, mas qq subida perde um pouco de forca. nas trilhas, sem problemas, a reducao da conta do recado, e o torque em baixa do GM 151 da conta. Mas vou colocar um turbo pra melhorar, daqui a uns 2 anos eu instalo um diesel nele.

Depois que instalei a injeçao eletronica nele, melhorou bastante, principalmente no consumo e em baixas rotacoes. O consumo atual está em 6,5km/l.

Reptil
05/02/2010, 08:24
Ola Tecnica,

Só para se ter uma ideia de consumo, no meu 4cc a alcool está fazendo em média 4,7Km/l. Acho que depende muito do pé do motorista...

Sei que ele aumenta bastante o torque com motor diesel e o consumo diminui. A unica vantagem que vejo no meu a alcool é manter a originalidade (peça de colecionador), e o baixo custo da mecanica. No mais o motor a diesel é sem duvida muito melhor.

Toninho
21/02/2010, 18:12
Caro mnegrao,

Antes de colocar no SheeiK um Maxion S4T, tinha um 4 cil, e não tinha do que reclamar, acho que continua uma boa opção para se ter instalado no Engesa. Agora depois da troca a história é bem outra.

[],ss

renatoc
05/03/2010, 21:23
Concordo com a opinião de que o 4cc é bastante bom, pelo menos para o meu uso. Na minha Camper, ele dá conta do recado na estrada e nas trilhas leves que faço. Na rodovia, ando normalmente a 95 km no GPS (mais uns 5/10 km num velocímetro comum).

E na subida, ele cai um pouco de rendimento mas não muito. Se estiver caindo muito, como disseram aqui, pode não ser problema do motor, mas algum problema. Por exemplo, uma bobina de baixa qualidade compromete tudo (com a bosch, fica perfeito). Uma junta do cabeçote estourada, idem. Ou mesmo uma vela pifada, deixando o motor com 3 cc.

guilhermeabreu
05/03/2010, 23:51
NA REALIDADE , REALIDADE MESMO

Um ENGESA É BOM COM 4 CILINDROS , 6 CILINDROS , 2 CILINDROS , COM QTOS CILINDROS TIVER , ATÉ EMPURRADO A FEIJÃO É " BÃO " DEMAIS .

fpc3
06/03/2010, 14:22
http://www.youtube.com/watch?v=u-lV9FHYQHU

NANDO CPV
21/04/2020, 22:16
Boa noite Alan.

Você ainda está com seu engesa? Se sim, poderia me tirar uma duvida; estou com um motor 4cc, que está num engesa, porém ao cadastrar o motor me falaram que a numeração não é original, que difere dos numeros padroes do opala. Nao há qualquer vestígio de adulteração.segundo o vistoriador. Como estes motores 4cc equiparam os.engesas, fica a pergunta: não seria o caso de possuírem uma numeração própria? Se puder me ajudar, ficarei grato.

Luiz Fernando
Cacapava/SP

12 97406-7600

NANDO CPV
21/04/2020, 22:19
Boa noite

Você ainda está com seu engesa? Se sim, poderia me tirar uma duvida; estou com um motor 4cc, que está num engesa, porém ao cadastrar o motor me falaram que a numeração não é original, que difere dos numeros padroes do opala. Nao há qualquer vestígio de adulteração.segundo o vistoriador. Como estes motores 4cc equiparam os.engesas, fica a pergunta: não seria o caso de possuírem uma numeração própria? Se puder me ajudar, ficarei grato.

Luiz Fernando
Cacapava/SP

12 97406-7600

Jorginho4100
06/06/2020, 12:22
Boa noite

Luiz Fernando
Cacapava/SP

12 97406-7600

Luiz, tem um site/blog dos opaleiros do paraná, que explica como era a numeração do motor dos opalas. Eu tive um problema com o meu doc. No carro era 8JI e na doc estava 8J1. Deu trabalho, mas resolvi. rsrsrs

jeep8
08/06/2020, 11:05
caro tecnica você usa bicos, flauta, bomba eletrica, tbi, de qual carro? agradeco