PDA

Ver Versão Completa : O Meu Niva - Vermelho/Soviético/1990



thgteixeira
28/01/2010, 03:01
Amigos;

Já estou aqui no fórum há algum tempo, mas ainda não tive chances de relatar a trajetória de meu Niva. Vamos ver se consigo neste tópico, onde pretendo mostrar a evolução do carro desde que o adquiri.

Este Niva, pertenceu inicialmente a um senhor, da Capital, que o manteve original e como "carro de garagem" por muitos anos. Depois, o carro foi adquirido por um funcionário da Prefeitura de São Bernardo, que pretendia usá-lo para trilhas, e prepará-lo pra isso. No fim das contas, a esposa foi contra, e desgostoso, ele deixou o carro encostado, por três anos, totalmente parado. E através de um amigo, eu resolvi conhecer o carro.

A Minha paixão pelo Niva começou quando eu era "moleque", ou seja, quando eles estavam chegando ao Brasil. Um amigo da minha prima, tinha um lindíssimo, branco, Pantanal, e desde então eu sempre alimentei uma vontade de possuir um.

Este, apareceu por acaso, e é o meu primeiro carro próprio, que adquiri com sacrifício, mas paguei um bom preço e estou tentando "levantar" o bicho novamente.

A Curiosidade, fica por conta do fato de que o carro estava estacionado na vaga do... Presidente da República! O Antigo proprietário, é funcionário de uma secretaria da cidade ocupada pelo Sr.Marcos "Lula" Cláudio da Silva, filho do Presidente Lula, que cedeu a vaga de seu pai para estacionar o Soviético. Foi lá no prédio presidencial, aqui em São Bernardo que conheci o carro. (Em tempo: Não votei no Lula :mrgreen:)

O Carro, chegou de guincho na garagem do presidente, e aqui estão as fotos de como ela era quando eu o conheci (vide miniaturas)

(continua)

thgteixeira
28/01/2010, 03:08
Os Defeitos iniciais do carro:

- Três anos parado
- Sem Bateria
- Peças plásticas em péssimo estado ou faltando
- Revisões totalmente atrasadas
- Documentação atrasada (quatro anos)
- Problemas na embreagem e na caixa de transferência (sem terceira marcha, quinta escapando)
- Problemas no fechamento das portas
- Cheiro ABSURDO de gasolina
- Freios em péssimo estado
- Quase certeza de que o carro sofreu algum acidente sério e foi recuperado
- Problemas na elétrica (Ventilador não funciona, desembaçador traseiro não funciona, o carro estava sem o limpador traseiro, sem o brucutu traseiro e com a cebolinha da ré em curto)


Isso foi apenas o que eu percebi inicialmente, mas as "surpresas" foram aparecendo com o tempo.

Em anexo, a última miniatura do meu Niva na garagem do Presidente Lula.

(a saga continua)

thgteixeira
28/01/2010, 03:22
Continuando:

O Niva veio com:

- Bagageiro Keko
- Quebra Mato Keko
- Uma adaptação esdrúxula nos bancos dianteiros (eu tenho 1,75 e bato a cabeça no teto, e o banco, se está com os "encostos de cabeça" não dá passagem ao passageiro que senta atrás, pois pega no teto)
- Quatro pneus com rodas originais/câmaras da Maggion (os pneus originais do carro) carecas e com o prazo de validade vencido.
- Quatro pneus comuns, com as rodas originais (creio que sejam pneus de Van, pois fazem o carro pular como um cabrito - além disso, tambéme stão carecas e vencidos)
- Uma caixa cheia de peças e tranqueiras do carro.

Mas, apesar de tudo, o carro me chamou a atenção pelos itens originais e pela ausência de adaptações mecânicas e elétricas, o que pra mim conta muito - significa que eu não teria que caçar nenhuma "engenhosidade de fundo de quintal" para deixar o carro em ordem.

thgteixeira
28/01/2010, 03:39
Bem, após levantar os problemas mais aparentes, me associei ao fórum, e aqui conheci muita gente bacana que me ajudou bastante. Agradeço a todos vocês pelo carinho e pela atenção, é um privilégio fazer parte de um grupo tão unido e prestativo.

Os Primeiros passos:

- Troca de óleo do motor, câmbio, diferencial e afins.
- Troca dos filtros de ar, combustível, óleo e afins.
- Lavagem completa (menos o motor)
- Troca das velas

As Primeiras surpresas:

- Filtro de óleo fabricado em 2001 :-(
- Filtro de combustível com o bico queimado, fabricado em 2001 :putz:
- O Óleo parecia uma calda de chocolate meio-amargo :rolleyes:
- Parecia que tinham usado o óleo da caixa de câmbio para fritar umas 990.000 batatinhas. :parede:

Em resumo: Não encontrei o filtro de ar original. Vi que o cânister estava desligado, mas estava lá. Foi feito a troca de óleos e dos filtros de combustível e óleo - Valor: R$ 150,00

Segundo passo:

- A Elétrica do carro estava totalmente instável e não confiável, resultado: Pouco tempo depois o carro simplesmente "apagou". Passei para a troca de todos os fusíveis seguindo a recomendação de nosso amigo Gil, que conheci no encontro do NCABC Off Road, aqui em S.Bernardo.

- Voltando do trabalho, aqui mesmo em São Bernardo, fiquei sem tração - engatei o bloqueio e segui até em casa - resultado: Quebra do cubo de roda dianteiro/lado passageiro, cavalete da pinça, e disco de freio - Solução: Trocar tudo - Comprei as peças na Bomer e levei a um mecânico de confiança, o serviço ficou excelente. Aproveitei e refiz os freios dianteiros e traseiros, e sangrei/troquei o fluído de freio/embreagem.

- O Carro estava com o esguicho dianteiro sem funcionar - comprei uma bomba universal e adaptei em um dos reservatórios originais, já que o segundo foi eliminado. Unifiquei todos os esguichos em um dos reservatórios, já que ele é grande o bastante pra isso. (duro foi achar os fios :parede: - Mais uma tacada de mestre do fórum, muita coisa já está escrita, basta procurar e ler!)

(Continua - Ainda tem muita coisa pela frente!)

micross
28/01/2010, 07:33
Thiago, pelas fotos o caro não parece estar muito baleado não, acho que o que estava faltando para ele é um dono!

Boa sorte na reforma do carro!

GARCIA/SP
28/01/2010, 11:45
Thiago, pelas fotos o caro não parece estar muito baleado não, acho que o que estava faltando para ele é um dono!

Boa sorte na reforma do carro!


X2 :concordo:...Concordo! Tá fácil de levantar...

GENIVA
28/01/2010, 13:28
Camarada Teixeira,

Um verdadeiro caso de amor pelo niva,sempre começa com uma história tipo a sua ou a minha !:concordo:
Parabéns por sua perseverança e Boa sorte nas reformas!:palmas::palmas::palmas:

Se vc ainda não viu, por favor dê uma olhada qd tiver tempo no tópico com minha história (link abaixo) e deixe sua opinião por lá!:oops:

abraço
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=59021

Girti
28/01/2010, 13:37
Bem, após levantar os problemas mais aparentes, me associei ao fórum, e aqui conheci muita gente bacana que me ajudou bastante. Agradeço a todos vocês pelo carinho e pela atenção, é um privilégio fazer parte de um grupo tão unido e prestativo.

Os Primeiros passos:

- Troca de óleo do motor, câmbio, diferencial e afins.
- Troca dos filtros de ar, combustível, óleo e afins.
- Lavagem completa (menos o motor)
- Troca das velas

As Primeiras surpresas:

- Filtro de óleo fabricado em 2001 :-(
- Filtro de combustível com o bico queimado, fabricado em 2001 :putz:
- O Óleo parecia uma calda de chocolate meio-amargo :rolleyes:
- Parecia que tinham usado o óleo da caixa de câmbio para fritar umas 990.000 batatinhas. :parede:

Em resumo: Não encontrei o filtro de ar original. Vi que o cânister estava desligado, mas estava lá. Foi feito a troca de óleos e dos filtros de combustível e óleo - Valor: R$ 150,00

Segundo passo:

- A Elétrica do carro estava totalmente instável e não confiável, resultado: Pouco tempo depois o carro simplesmente "apagou". Passei para a troca de todos os fusíveis seguindo a recomendação de nosso amigo Gil, que conheci no encontro do NCABC Off Road, aqui em S.Bernardo.

- Voltando do trabalho, aqui mesmo em São Bernardo, fiquei sem tração - engatei o bloqueio e segui até em casa - resultado: Quebra do cubo de roda dianteiro/lado passageiro, cavalete da pinça, e disco de freio - Solução: Trocar tudo - Comprei as peças na Bomer e levei a um mecânico de confiança, o serviço ficou excelente. Aproveitei e refiz os freios dianteiros e traseiros, e sangrei/troquei o fluído de freio/embreagem.

- O Carro estava com o esguicho dianteiro sem funcionar - comprei uma bomba universal e adaptei em um dos reservatórios originais, já que o segundo foi eliminado. Unifiquei todos os esguichos em um dos reservatórios, já que ele é grande o bastante pra isso. (duro foi achar os fios :parede: - Mais uma tacada de mestre do fórum, muita coisa já está escrita, basta procurar e ler!)

(Continua - Ainda tem muita coisa pela frente!)

Olá, Thiago!

Quer dizer que o Niva que eu vi, há algum tempo, lá no Poliesportivo de SBC já havia passado por um trato inicial? :-D Legal, continue, acredito que você em breve vai ter um bom carro!

Parece que os bancos dianteiros são bons, acredito que valha a pena aproveitá-los, mudando apenas a sua instalação. Quanto ao filtro de ar, é realmente um pouco difícil de achar, se não achar lá na Bomer, com o Nivaldo (nasceu para vender peças de Niva! :-D )procure na Alternativa 4x4, na Lad Peças ou em outro revendedor de peças Lada.

BACALHAU
28/01/2010, 14:15
Olá, Thiago, suas palavras mostram mais um NIVeiro apaixonado. :dance:
Que essa paixão só lhe traga alegrias. :concordo:
Pelas fotos, parece que o principal problema dele é a sujeira. Nada que água e sabão não resolvam. :mrgreen:
Se a lataria e a estrutura dele estiverem boas, o resto é (mais) fácil.
Eu só não entendi o que você quis dizer com "Quase certeza de que o carro sofreu algum acidente sério e foi recuperado". :pensativo: Pode explicar melhor?
É quase certo que as $urpre$inha$ irão aparecer, mas não desanime. Ao final você terá um carro confiável em suas mãos, ainda que seus bolsos fiquem vazios. :twisted:
Vá colocando fotos do andamento da coisa e precisando de ajuda, estamos aqui para atrap...(ops) quero dizer ajudar. :concordo:
Caso você não precise de todas essa rodas (sem os pneus) e elas estiverem boas, me avise.
Pelo bem de suas saúde e de quem mais andar no seu carro, usando uma máscara, luvas de borracha e calça e camisa de mangas compridas, arranque e substitua esse forro do teto. Não esquecendo de substituir a lã de vidro por outro isolante.
O nome da viatura é "Soviético"?

BOA $ORTE.

Edintruder
28/01/2010, 15:20
Os bancos do Monza são bons, mas precisa baixar os trilhos pra resolver o problema da altura deles. Tá lindão.
Te dará muitas alegrias e cabelos brancos, afinal, é um Niva!
Parabéns!

Tanque Russo
28/01/2010, 15:25
Amigo boa tarde, parabéns pela viatura, não falta muito não, é isso ai, agroa em se tratando do filtro de ar, muitos falam que serve o do fiat 147, mas não serve, o filtro que é do mesmo tamanho do original é FIAT 147 serie rally, que fora fabricado de 1977 a 1979, há algum tempo atrás eu comprei em uma loja de peças, paguei R$10,00 comprei 2 peças , sobraram no estoque 5 peças.
Em casas do ramo, como o camarada Gil falou, vc deve encontrar com facilidade.

Parabéns pelo veiculo.

thgteixeira
28/01/2010, 17:00
Olá, Thiago, suas palavras mostram mais um NIVeiro apaixonado. :dance:
Que essa paixão só lhe traga alegrias. :concordo:
Pelas fotos, parece que o principal problema dele é a sujeira. Nada que água e sabão não resolvam. :mrgreen:

Agora eu vou publicar umas fotos mais recentes dele, essas são de quando eu comprei o danado.


Se a lataria e a estrutura dele estiverem boas, o resto é (mais) fácil.
Eu só não entendi o que você quis dizer com "Quase certeza de que o carro sofreu algum acidente sério e foi recuperado". :pensativo: Pode explicar melhor?Me parece que o carro foi restaurado. Os suportes do para-barro traseiro foram cortados, há algumas costuras perceptíveis na lataria do teto, e dá pra perceber nitidamente que o carro foi desmontado e remontado. Das duas uma: Ou estava podre e passou por funilaria, ou sofreu algum acidente mesmo.


É quase certo que as $urpre$inha$ irão aparecer, mas não desanime. Ao final você terá um carro confiável em suas mãos, ainda que seus bolsos fiquem vazios. :twisted:
Vá colocando fotos do andamento da coisa e precisando de ajuda, estamos aqui para atrap...(ops) quero dizer ajudar. :concordo:Essas surpresinhas! :putz:


Caso você não precise de todas essa rodas (sem os pneus) e elas estiverem boas, me avise.
Pelo bem de suas saúde e de quem mais andar no seu carro, usando uma máscara, luvas de borracha e calça e camisa de mangas compridas, arranque e substitua esse forro do teto. Não esquecendo de substituir a lã de vidro por outro isolante.Vou passar um jogo de rodas originais "pra frente" sim Bacalhau, vai com pneu e tudo embora. Qualquer coisa me mande uma MP. Sobre o forro do teto e aquela lã de vidro que se torna nojenta com o tempo, a minha pretensão é substituir tudo, penso em tentar colocar um material isolante entre o forro e a lata, mas ainda não sei qual, acho que aliviaria a temperatura de dentro da viatura caso ela esteja parada debaixo do sol.


O nome da viatura é "Soviético"?Ainda não arrumei um nome pra ele, tô aceitando sugestões! :pipoca:

BOA $ORTE.
Obrigado Bacalhau! :-) (Tô precisando de sorte mesmo com esse carro...hehe)

thgteixeira
28/01/2010, 17:46
Vou seguir com a saga do Niva.

Depois dos primeiros "ajustes" que já apresentei, o carro estava assim:

thgteixeira
28/01/2010, 18:02
A Próxima "surpresinha", foi o tradicional "vômito de gasolina" do tanque, por conta da tampa. (aliás, estou esperando o desfecho da saga do Bacalhau e do Gil sobre as tampas do tanque)

Resultado: Perdi a pintura na parte de baixo do tanque. Ainda não solucionei esse problema.

Depois dela, tive um problema no comutador de partida do carro, resolvi além de substituir a peça toda, encostar o carro pra dar uma "geral". Nessa geral, fiz o seguinte:

- Coloquei os cintos de segurança dianteiros - Estavam quebrados

- Coloquei o pantógrafo e a palheta do limpador de para-brisas/lado do passageiro - estava faltando

- Troca do regulador de voltagem

- Troca da bobina

- Revisei o platinado

- Religuei o cânister

- Troca de Mangueiras do motor

- Troca do filtro de ar

- Limpeza total do carburador

- Coloquei o brucutu do esguicho traseiro, optei pelo do Uno

- Troquei os dois retrovisores, substituí os originais por um modelo universal, mas ainda pretendo substituir estes por outro modelo.

- Coloquei a máquina do limpador traseiro e seu respectivo pantógrafo/palheta.

- Troquei todas as lâmpadas de sinalização do carro

- Revisão de toda a fiação elétrica do carro, no painel existiam MUITAS gambiarras feitas por aqueles malditos instaladores de alarmes (cuidado antes de deixar o seu carro nas mãos destes caras)

- Limpeza da panela do filtro de ar

- Correção das ligações do comutador de partida (fiação errada, cores não originais, etc)

- Regulagem do freio de estacionamento

- Colocação das capas plásticas da coluna de direção

Contei com o serviço da Bomer, aqui mesmo em São Bernardo. Recomendo o serviço de mecânica, de elétrica, e de fornecimento de peças originais. Fui extremamente bem atendido (como sempre) pelo Sr.João e pelo Nivaldo, e o preço foi muito bom para tanta coisa feita de uma vez só.

Postarei fotos de como o carro ficou após estes serviços, e lógico, de como está ficando sendo tratado com o carinho que merece.

thgteixeira
28/01/2010, 18:04
Também troquei os amortecedores da tampa do porta-malas, e consertei eu mesmo a fechadura da tampa traseira, com uma pequena retificadora (Dremel), um WD 40 e algumas ferramentas. Ficou perfeita!

Além disso, substituí todos os coxins do conjunto de escape.

Girti
28/01/2010, 19:13
A Próxima "surpresinha", foi o tradicional "vômito de gasolina" do tanque, por conta da tampa. (aliás, estou esperando o desfecho da saga do Bacalhau e do Gil sobre as tampas do tanque)

Resultado: Perdi a pintura na parte de baixo do tanque. Ainda não solucionei esse problema.(...).

Thiago, indepentemente do que você venha a fazer quanto à tampa do tanque, eu recomendo que você faça/mande fazer um segundo respiro no tanque. É simples, basicamente, trat-se de instalar um "T" na mangueira de respiro original. Neste "T", instala-se outra mangueira, que será conduzida (internamente, sob o forro) ao longo do paralama traseiro direito, e terminará na torre da mola traseira direita ou sob o porta-malas (fora do carro). Com isto, haverá mais uma saída para a gasolina e seus vapores, dificultando a saída de gasolina pelo bocal de abastecimento e facilitando o abastecimento (não "afoga").

Quanto à tampa, uma boa solução é a instalação de uma tampa original, que é de rosca e sem chave. Esta tampa veda muito bem, é extremamente difícil acontecer um vazamento. A Bomer deve ter esta tampa, senão eu ainda tenho uma para vender!

thgteixeira
28/01/2010, 19:15
Esssa foto, eu bati hoje, mostra bem as condições atuais dele.

thgteixeira
28/01/2010, 19:17
Agora, um "antes e depois" da parte interna.

A Primeira foto, é o "antes", e a segunda, o "depois"

thgteixeira
28/01/2010, 19:39
[/B]

Thiago, indepentemente do que você venha a fazer quanto à tampa do tanque, eu recomendo que você faça/mande fazer um segundo respiro no tanque. É simples, basicamente, trat-se de instalar um "T" na mangueira de respiro original. Neste "T", instala-se outra mangueira, que será conduzida (internamente, sob o forro) ao longo do paralama traseiro direito, e terminará na torre da mola traseira direita ou sob o porta-malas (fora do carro). Com isto, haverá mais uma saída para a gasolina e seus vapores, dificultando a saída de gasolina pelo bocal de abastecimento e facilitando o abastecimento (não "afoga").

Gil, seguirei a sua recomendação! Vou ver se consigo fazer isso no final de semana!


Quanto à tampa, uma boa solução é a instalação de uma tampa original, que é de rosca e sem chave. Esta tampa veda muito bem, é extremamente difícil acontecer um vazamento. A Bomer deve ter esta tampa, senão eu ainda tenho uma para vender!


Tem muita gente que critica a tampa original, e acaba trocando pela tampa com chave. Você usa a original mesmo?

Girti
28/01/2010, 20:27
[/COLOR][/B][COLOR=Black] (...)Tem muita gente que critica a tampa original, e acaba trocando pela tampa com chave. Você usa a original mesmo?

[FONT="Century Gothic"]A única desvantagem da tampa original é a ausência da chave! O atual Niva veio com uma tampa "Click". Como você está ciente, estou em um processo de substituição desta tampa. Se não der certo, instalo a tampa original. Fiz isto no meu Niva anterior, que tinha chave, mas vazava. Um belo dia, me enchi, e retirei o adaptador da tampa com chave, passando a utilizar a tampa original.

BACALHAU
28/01/2010, 20:36
Agora, um "antes e depois" da parte interna.

A Primeira foto, é o "antes", e a segunda, o "depois"


É o que se pode dizer: "Quem te vi e quem te vê". :concordo:
Parabéns pelo capricho com a viatura. :palmas: :palmas: :palmas:

thgteixeira
29/01/2010, 03:50
A única desvantagem da tampa original é a ausência da chave! O atual Niva veio com uma tampa "Click". Como você está ciente, estou em um processo de substituição desta tampa. Se não der certo, instalo a tampa original. Fiz isto no meu Niva anterior, que tinha chave, mas vazava. Um belo dia, me enchi, e retirei o adaptador da tampa com chave, passando a utilizar a tampa original.



Gil, vou te pedir uma gentileza:

Me envie uma MP, você disse que está vendendo uma tampa original, gostaria de saber quanto quer por ela. No final de semana vou instalar o outro respiro no carro, vamos ver se bolo um sistema legal de fixação para a mangueira. (ops)

Ainda tenho a pretensão de passar um conduíte/mangueira/eletroduto por dentro da estrutura do carro, pra tirar de vez aquela fiação do assoalho. Acho aquilo um erro terrível de projeto e vou aproveitar a idéia do Peter, a quem também agradeço.

thgteixeira
29/01/2010, 03:52
É o que se pode dizer: "Quem te vi e quem te vê". :concordo:
Parabéns pelo capricho com a viatura. :palmas: :palmas: :palmas:

Ô Bacalhau, obrigado!
Estava conferindo a adaptação que você fez no tanque de gasolina, achei que ficou muito bacana. A Parte estrutural do seu Niva está impressionando muito, não vejo a hora de começar a ver mais mudanças nele!

Também recebi os seus e-mails, obrigado pela prestatividade! Amanhã te dou um retorno em relação a eles.

BACALHAU
29/01/2010, 05:27
...

Ainda tenho a pretensão de passar um conduíte/mangueira/eletroduto por dentro da estrutura do carro, pra tirar de vez aquela fiação do assoalho. Acho aquilo um erro terrível de projeto e vou aproveitar a idéia do Peter, a quem também agradeço.

Não sei qual foi a idéia do Peter, mas o que pretendo fazer é passar um conduíte flexível, que tem um revestimento metálico (esqueci o nome :rolleyes:), subindo pelas colunas laterais do pára-brisas, passando pelas laterais do teto, descendo pelas colunas centrais (para luz de cortesia, bóia do tanque, som, ...) e pelas colunas traseiras (para lanternas traseiras, luz da placa, reboque, limpador traseiro, etc., e no meu caso bóia e bomba elétrica de combustível).
Ou seja, nada de fios ou conduítes pelo assoalho.
Já comentei sobre isso aqui, inclusive com fotos de um conduíte plástico que coloquei para testar a viabilidade. Só não lembro onde coloquei as fotos. :rolleyes: (acho que este "álcool" que eu estou bebendo está misturado com gasolina :mrgreen:).
Porém (tem sempre um porém :twisted:) em relação às colunas laterais do pára-brisas, tem um pequeno detalhe. Mais ou menos no meio delas, tem uma chapa fechando a passagem (não sei porque diabos os russos resolveram fechá-las). Resolvi isso abrindo uma pequena "janela" na coluna pelo lado de dentro, removi a tal chapa e soldei a "janela" novamente. Fiz isso para as duas
Procurei as fotos e não achei. Se você não entendeu me avisa que eu tiro novas fotos e explico melhor.

BACALHAU
29/01/2010, 05:42
Não sei qual foi a idéia do Peter, mas o que pretendo fazer é passar um conduíte flexível, ...


Revendo o tópico do "Pangaré" atrás das tais fotos vi em um tópico de 11/03/08 a seguinte mensagem do nosso amigo Peter:

"Bacalhau
Quanto a aumento da resistencia e redução do peso concordo plenamente contigo.
Mas o que me interessou foram os furos em si para uma possivel passagem de fios. Se a gente conseguir colocar .
Sugiro a voce colocar um conduite, para a passagem de fios no futuro, antes de fechar tudo. "

Ele se referia à passagem de conduítes pelas caixas de ar. Eu optei em passar por cima, por onde comentei na mensagem anterior.

Aqui é assim, um dá uma idéia, outro vem e aperfeiçoa, outro modifica e vamos que vamos. :concordo:

Às vezes a gente acha que teve uma idéia "brilhante", quando na verdade nós já tínhamos lido ou visto algo a respeito anteriormente e que ficou meio escondido em algum lugar do nosso cérebro e, num momento de necessidade, vem à tona da nossa memória como se fosse uma inspiração divina.

Peter
29/01/2010, 08:06
Eta bate-papo animado as 5 horas da manha.

Mas eu passei a fiação pela caixa de ar,por que na ocasião não estava reformando o carro.

Tentei passar o PASSA-FIO diversas vezes pela coluna A(:putz:) e esbarrava na maldita chapinha que o Bacalhau mencionou.
Agora na reforma antes da pintura, esqueci(não :discordo: foi por causa da idade, como ja disse o Bacalhau uma outra vez):concordo::concordo:

BACALHAU
29/01/2010, 12:45
...
Agora na reforma antes da pintura, esqueci(não :discordo: foi por causa da idade, como ja disse o Bacalhau uma outra vez):concordo::concordo:

Peter, o único que tem problemas com a idade é o senhor Gil. :twisted: :mrgreen:

Nós temos problema de memória, coluna, artrite, reumatismo, pressão alta (em cima), pressão baixa (em baixo):oops:, diabetes, ...
Mas, ... Somos iguais aos nossos NIVAs, se não tiver problema, que graça tem? :mrgreen: :dance:

Girti
29/01/2010, 13:27
Agora, um "antes e depois" da parte interna.

A Primeira foto, é o "antes", e a segunda, o "depois"

Hehehe... viva a diferença!!! :concordo:

thgteixeira
23/04/2010, 21:36
Dando sequência a missão de "levantar" o Niva, hoje ele seguiu mais uma vez para o "Estaleiro Bomer" aqui em São Bernardo.

Os Principais itens a serem feitos dessa vez:

- Embreagem e caixa de câmbio
- Polias, corrente do motor
- Caixa de direção e terminais de direção
- Troca da bateria
- Alinhamento das portas e troca dos miolos das fechaduras (incluindo a do porta-malas)
- Sistema de ventilação e aquecimento, que será totalmente restaurado de acordo com o original
- Iluminação interna - Será restaurada
- Troca da válvula termostática
- Limpeza completa do radiador e de seus componentes
- Pequeno reparo no parachoques dianteiro
- Sistema de freios traseiro
- Troca de pneus (enfim!)

Além disso, o carro entra na revisão de 175 itens. Ficarei sem carro por mais um tempo, mas com a promessa de ter um Niva muito mais confiável.

Ricardo Goes
27/04/2010, 12:48
Tem uma amável amiga nova no Forum que o seu problema diante o dela é pinto!!!
Dê agua pro bicho coloca o estribo e pau no burro!!

Marcelo Cleto
27/04/2010, 17:30
Ola Todos....

Agora num intindi nada.....

Abraços
MC

thgteixeira
27/04/2010, 17:36
Ola Todos....

Agora num intindi nada.....

Abraços
MC

Somos dois

Ricardo Goes
28/04/2010, 00:33
Tem uma amável amiga nova no Forum que o seu problema diante o dela é pinto!!!
Dê agua pro bicho coloca o estribo e pau no burro!!

Ops!! Me desculpe! Na verdade não é uma amiga e sim um amigo Alex M Card que esta desmontando o Niva...hehe!! Bebi vinho na escrita...

thgteixeira
29/04/2010, 11:40
Ops!! Me desculpe! Na verdade não é uma amiga e sim um amigo Alex M Card que esta desmontando o Niva...hehe!! Bebi vinho na escrita...

Tranquilo Ricardo!

A Questão é a seguinte: Quando "encontrei" o meu Niva, ele estava com uma lataria visualmente bonita, é verdade. No Entanto, depois de investigar a história do carro, descobri que ele já tinha passado por uma funilaria muito do mal feita. Ele tem diversos pontos de massa, além de detalhes bem tortos e fora de esquadro. O Carro ficou "no tempo" por um longo período, o que acabou levando o antigo proprietário a fazer esse belo "serviço".

Como muitos colegas dizem: Difícil mesmo hoje em dia é achar um Niva bom, bem cuidado, bem mantido. E quando se acha, a maioria não quer pagar o preço.

Confesso que nem pesquisei outros Nivas, este, simplesmente "apareceu" e acabei ficando com o carro. Além do valor sentimental, torna-lo um carro confiável acabou se transformando em um desafio, e assim, dentro das possibilidades financeiras vamos fazendo as reformas pouco a pouco.

Com essa "estadia" na oficina, finalizo a parte de mecânica do carro, ao menos os defeitos mais conhecidos e previsíveis.

Abração, amigo!

thgteixeira
25/06/2010, 18:59
Niva de volta hoje, após longo e tenebroso inverno.
Logo passo a lista de melhorias, essa parada foi para mexer única e exclusivamente com a mecânica, e o carro já é outro!

Logo posto as melhorias, se possível, com fotos!

BACALHAU
25/06/2010, 20:07
Niva de volta hoje, após longo e tenebroso inverno.
Logo passo a lista de melhorias, essa parada foi para mexer única e exclusivamente com a mecânica, e o carro já é outro!

Logo posto as melhorias, se possível, com fotos!

Se possível ??? :evil:
Atreva-se a postar alguma coisa que não sejam fotos, muitas fotos beeeeeem detalhadas, relação de peças, esquemas minuciosos, receitas, diagramas, laudos técnicos de desempenho, o número do telefone da irmã :shock: :oops:...
Eu processo você, dou queixa no Procom, dou seu nome para uma mãe-de-santo que eu conheço na Bahia. :mrgreen:

Realmente um longo tempo sem notícias do "Soviético", pensei até que você tivesse desistido de ser NIVeiro. :twisted:
Tomara que tudo tenha saído a seu contento e que daqui para a frente seja só alegria. :dance:

thgteixeira
28/06/2010, 02:56
O Que foi feito no carro desta vez:

- Troca dos terminais de direção
- Troca de todas as buchas e demais componentes da suspensão
- Regulagem de válvulas
- Troca do rolamento do virabrequim
- Troca das homocinéticas
- Troca dos dois tambores de freio traseiros e substituição das lonas
- Troca do cabo do freio de estacionamento
- Substituição das luzes de cortesia internas (Não funcionavam)
- Troca da bateria (a antiga era de 50A e estava péssima)
- Troca da tampa do distribuidor
- Troca dos cabos de vela e das velas
- Regulagem dos tensores/polias da corrente do motor
- Limpeza e manutenção do radiador
- Troca da válvula termostática
- Troca de engrenagens da caixa de câmbio, manutenção completa desta
- Troca dos componentes da embreagem (eu estava sem a terceira marcha e com a quinta escapando)
- Substituição de todos os miolos das chaves (o carro não trancava)
- Regulagem e manutenção na caixa de direção (ainda precisarei trocar uma barra da direção)
- Regulagem e troca de componentes do platinado (ficou excelente)

Resultados: Parece que tenho outro carro. O Niva está se comportando muito bem, funcionando como um relógio preciso. O Nível de ruído caiu muito e a partida do carro está impressionante!

O Carro roda mais macio e começo a sentir a boa suspensão que o Niva possui graças a troca de praticamente todos os componentes da suspensão.

O Câmbio agora tem engates precisos e uma embreagem muito macia. Não, não instalei uma embreagem mecânica, mantive o sistema original, hidráulico, que ao menos em teoria me parece mais vantajoso do que o mecânico. Não me arrependi. A quem interessar, instalei um kit de embreagem da Borg Warner, importado. A Fábrica da Borg Warner (Sachs) fica no meu bairro, mas o kit não é feito no Brasil, no entanto, o importador fica no bairro vizinho.

O Niva está desenvolvendo muito bem, a arrancada do carro que sempre foi muito boa está ainda melhor.

Tudo foi feito com peças originais, consegui até mesmo as alavancas para elevar os vidros, russas, muito boas, que dispensaram de uma vez por todas as adaptadas, visto que o sistema original é muito bem concebido.

A Nota frustrante fica pro sistema de ventilação/aquecimento. Mandei reparar, mas constatei que o antigo dono ARRANCOU toda a caixa de ventilação, só sobrou o radiador do ar quente. Já encontrei uma outra na Sarancar e logo vou reparar esta e deixá-la em ordem.

Procuro quem tenha uma luz de neblina original. Se alguém possuir, por favor, manifeste-se!

Gostaria de ter substituído o sistema do bocal de abastecimento, e gostaria de ter retornado para o bocal original, com rosca, mas o bocal de encaixe da tampa também não é o original, e tirá-lo me pareceu bem complicado.

Ainda faltam pneus novos, coisa que também irei providenciar após estudar (mais) criteriosamente o tipo de pneu que irei adotar. Já pesei muitos prós e contras, e continuo pesando-os.

Com todos estes reparos, por ora finalizo os principais defeitos mecânicos que meu carro apresentava, quando eu conseguir terminar de pagar esta manutenção (hehe) atacarei a parte interna do carro, que anda precisando de muito carinho também.

Já providenciei fotos do que é possível fotografar e logo estarei postando por aqui. Todo o serviço foi feito na Bomer, aqui em S.Bernardo do Campo, e faço questão de agradecer publicamente o cuidado e a atenção do Sr.João Boteon, do Nivaldo, do Augusto e do Sr.Antônio com o carro, e fico feliz por ter tirado um Niva do ferro-velho, ver ele "ressurgindo" não tem preço, realmente!

Perdão pelo excesso de palavras! :parede:

E agora é bola pra frente até a próxima parte! :dance:

Flugêncio
28/06/2010, 07:43
Thgteixeira,

Parabéns pelo Niva!
Mas pode ficar melhor ainda, coloque um ignição eletrônica nele.

BACALHAU
28/06/2010, 07:59
Excelente, Thiago. :palmas: :palmas: :palmas:
Isso não é carinho pelo NIVA, não. É paixão mesmo. :concordo:
Pena que nem todos os NIVeiros têm condições e/ou interesse em efetuar uma manutenção digna como essa em seus NIVAs, depois alguns ficam dizendo que o russo não presta.
Como eu costumo dizer: Se o NIVA fosse ruim a metade do que alguns dizem, já teria desaparecido do exigente mercado europeu. Mas, não é isso que se vê.
Você, com certeza, gastou muito dinheiro, porém, você teve que refazer muuuuita coisa que estava detonada. Teve que reerguer o carro. Daqui para a frente, você vai ver: serão só alegrias. Se você fizer a manutenção preventiva dele, verá que o gasto será bem reduzido, ao passo que a confiabilidade do carro estará lá em cima, inversamente proporcional ao índice de quebras.

Gostaria que você me (nos) fornecesse maiores detalhes sobre esse kit de embreagem da Borg Warner. Com certeza você se refere ao disco, platô e colar (rolamento). É isso? É original para o NIVA ou é uma adaptação? Qual o preço?

Em relação ao acionamento da embreagem, na minha opinião, quando menos itens passíveis de apresentar problemas, melhor. A embreagem hidráulica do NIVA é um item notóriamente crítico no que se refere aos DOIS :shock: cilindros. A meu ver, é algo absurdamente mal projetado. Aliado a isso, é comum que os cilindros originais encontrados à venda sejam de péssima qualidade. Então, para quê arriscar a pintura do seu NIVA com o vazamento do fluído, só para citar um exemplo. E quando o cilindro superior começa a vazar para dentro do carro e quando você finalmente descobre para onde está indo o óleo a kgada já está enorme? :parede:

No mais, desejo-lhe uma looooonga e feliz convivência com o seu NIVA.

Girti
28/06/2010, 13:35
O Que foi feito no carro desta vez:

- Troca dos terminais de direção
- Troca de todas as buchas e demais componentes da suspensão
- Regulagem de válvulas
- Troca do rolamento do virabrequim
- Troca das homocinéticas
- Troca dos dois tambores de freio traseiros e substituição das lonas
- Troca do cabo do freio de estacionamento
- Substituição das luzes de cortesia internas (Não funcionavam)
- Troca da bateria (a antiga era de 50A e estava péssima)
- Troca da tampa do distribuidor
- Troca dos cabos de vela e das velas
- Regulagem dos tensores/polias da corrente do motor
- Limpeza e manutenção do radiador
- Troca da válvula termostática
- Troca de engrenagens da caixa de câmbio, manutenção completa desta
- Troca dos componentes da embreagem (eu estava sem a terceira marcha e com a quinta escapando)
- Substituição de todos os miolos das chaves (o carro não trancava)
- Regulagem e manutenção na caixa de direção (ainda precisarei trocar uma barra da direção)
- Regulagem e troca de componentes do platinado (ficou excelente)

Resultados: Parece que tenho outro carro. O Niva está se comportando muito bem, funcionando como um relógio preciso. O Nível de ruído caiu muito e a partida do carro está impressionante!

O Carro roda mais macio e começo a sentir a boa suspensão que o Niva possui graças a troca de praticamente todos os componentes da suspensão.

O Câmbio agora tem engates precisos e uma embreagem muito macia. Não, não instalei uma embreagem mecânica, mantive o sistema original, hidráulico, que ao menos em teoria me parece mais vantajoso do que o mecânico. Não me arrependi. A quem interessar, instalei um kit de embreagem da Borg Warner, importado. A Fábrica da Borg Warner (Sachs) fica no meu bairro, mas o kit não é feito no Brasil, no entanto, o importador fica no bairro vizinho.

O Niva está desenvolvendo muito bem, a arrancada do carro que sempre foi muito boa está ainda melhor.

Tudo foi feito com peças originais, consegui até mesmo as alavancas para elevar os vidros, russas, muito boas, que dispensaram de uma vez por todas as adaptadas, visto que o sistema original é muito bem concebido.

A Nota frustrante fica pro sistema de ventilação/aquecimento. Mandei reparar, mas constatei que o antigo dono ARRANCOU toda a caixa de ventilação, só sobrou o radiador do ar quente. Já encontrei uma outra na Sarancar e logo vou reparar esta e deixá-la em ordem.

Procuro quem tenha uma luz de neblina original. Se alguém possuir, por favor, manifeste-se!

Gostaria de ter substituído o sistema do bocal de abastecimento, e gostaria de ter retornado para o bocal original, com rosca, mas o bocal de encaixe da tampa também não é o original, e tirá-lo me pareceu bem complicado.

Ainda faltam pneus novos, coisa que também irei providenciar após estudar (mais) criteriosamente o tipo de pneu que irei adotar. Já pesei muitos prós e contras, e continuo pesando-os.

Com todos estes reparos, por ora finalizo os principais defeitos mecânicos que meu carro apresentava, quando eu conseguir terminar de pagar esta manutenção (hehe) atacarei a parte interna do carro, que anda precisando de muito carinho também.

Já providenciei fotos do que é possível fotografar e logo estarei postando por aqui. Todo o serviço foi feito na Bomer, aqui em S.Bernardo do Campo, e faço questão de agradecer publicamente o cuidado e a atenção do Sr.João Boteon, do Nivaldo, do Augusto e do Sr.Antônio com o carro, e fico feliz por ter tirado um Niva do ferro-velho, ver ele "ressurgindo" não tem preço, realmente!

Perdão pelo excesso de palavras! :parede:

E agora é bola pra frente até a próxima parte! :dance:

Beleza, Thiago, parabéns, estou curioso para rever o seu Niva, quem sabe em uma terça-feira, lá no Poliesportivo!

Só uma observação: eu concordo com o Flugêncio, você deveria eliminar o sistema de platinado, passando a usar a ignição eletrônica. Sei que há um kit no mercado que aproveita o distribuidor do tipo usado com platinado (ou seja, não é necessário trocar o distribuidor), faça uma pesquisa aqui no fórum. O Wilson (5531.7796) também poderá ajudá-lo.

[ ]s

Gil

P.S.: se você precisar do adaptador original para a tampa com chave, eu tenho um! Até há pouco tempo, eu tinha uma lanterna de neblina traseira, mas foi vendida...

edneyccruz
28/06/2010, 13:58
Pelo que ouvi falar, inclusive do Wilson, esses kits de ignição estão dando bastante problemas. No meu Niva estou usando o original, com distribuidor e tudo e recomendo.

Como escrevi em outro tópico, coloquei o Booster de ignição da Motor Spice e recomendo, até mesmo para o Niva com patinado. Existe uma versão para esses carros que dará uma centelha muito mais forte até que a ignição original, passará uma corrente menos pelo platinado, aumentando a vida do mesmo e no final das contas, fica mais ou menos o mesmo preço e lhe dará muitos outros benefícios. Estou 150% satisfeito com o produto e com o Sérgio, que é o fabricante, que é uma das pessoas mais sérias e solícitas que conheci.

Quanto a perguntar para o mecânico, não leve tudo que ele lhe falar muito ao pé da letra, os mecânicos que conheci e trabalham com Nivas costumam ser retrógrados e acharem que todas as novidades são ruins, então pesquise bem antes e tente conversar com pessoas mais "modernas" e de mente aberta, recomendo o Leandro da atmosfera (3622-8679) que tecnicamente é excelente, melhor que os mecânicos que conheço e tem a mente aberta, pesquisa sobre os assuntos e não critica sem saber.

obs: NÃO ESTOU FALANDO MAL DE NENHUM MECÂNICO, mas quando saímos das coisas do dia a dia, acho necessário procurar alguém que também veja além e não esteja acorrentado a velhos conceitos.

Abraço.

BACALHAU
28/06/2010, 15:02
Pelo que ouvi falar, inclusive do Wilson, esses kits de ignição estão dando bastante problemas. No meu Niva estou usando o original, com distribuidor e tudo e recomendo.

...

Abraço.

Edney, que você esteja satisfeito com o produto da Motor Spice e com o Sergio eu até entendo. Você não é o único a tecer rasgados elogios a esse respeito. Mas dizer que uma ignição eletrônica dá problemas e que você recomenda continuar com o sistema de platinado, ou eu não entendi a sua colocação ou você está muito enganado a respeito.
A simples substituição do platinado por uma ignição eletrônica, sem mais nada, já dá outra vida ao motor de qualquer carro.

Marcelo Cleto
28/06/2010, 15:22
Pelo que ouvi falar, inclusive do Wilson, esses kits de ignição estão dando bastante problemas. No meu Niva estou usando o original, com distribuidor e tudo e recomendo.

Como escrevi em outro tópico, coloquei o Booster de ignição da Motor Spice e recomendo, até mesmo para o Niva com patinado. Existe uma versão para esses carros que dará uma centelha muito mais forte até que a ignição original, passará uma corrente menos pelo platinado, aumentando a vida do mesmo e no final das contas, fica mais ou menos o mesmo preço e lhe dará muitos outros benefícios. Estou 150% satisfeito com o produto e com o Sérgio, que é o fabricante, que é uma das pessoas mais sérias e solícitas que conheci.

Quanto a perguntar para o mecânico, não leve tudo que ele lhe falar muito ao pé da letra, os mecânicos que conheci e trabalham com Nivas costumam ser retrógrados e acharem que todas as novidades são ruins, então pesquise bem antes e tente conversar com pessoas mais "modernas" e de mente aberta, recomendo o Leandro da atmosfera (3622-8679) que tecnicamente é excelente, melhor que os mecânicos que conheço e tem a mente aberta, pesquisa sobre os assuntos e não critica sem saber.

obs: NÃO ESTOU FALANDO MAL DE NENHUM MECÂNICO, mas quando saímos das coisas do dia a dia, acho necessário procurar alguém que também veja além e não esteja acorrentado a velhos conceitos.

Abraço.

OLa Todos.......

Ola Edney.......é sempre bom pessoas de mente aberta....rs....ainda mais nesse quesito mecanico.....faço de tuas minhas palavras sobre eles.....em São Paulo sim falta demais mecanico bommm.....mas bommmm mesmo

Abraços
MC.

edneyccruz
28/06/2010, 15:41
Bacalhau, de forma alguma eu diria uma besteira dessas, a ignição é realmente muito superior ao platinado e isso não tem como discutir, então vou colocar diferente para não ter erro.

1- O Wilson, mecânico, me falou semana passada que tem tido problemas com esses sistemas de ignição que mantém o mesmo distribuidor. Então é bom tomar cuidado, acho preferível colocar o sistema original da Lada.

2- Uma boa solução é colocar o booster mesmo com o sistema a platinado, assim você aumentará a centelha, que será ainda mais forte que no sistema de ignição original, terá os benefícios de avanço e avanço progressivo e ainda gastará menos ou o mesmo valor que colocando a ignição original. Inclusive farei isso em um fusca que tenho, que em breve deve receber placa preta e não quero mudar o sistema original, então fica fácil voltar ao que era caso ache necessário.

Então para concluir, acho que booster ao invés da ignição é um bom negócio em termos custo benefício. E opinião de pessoas que estão presas a velhos conceitos e tem a visão estreita, devem ser consideradas, mas nunca como uma verdade absoluta.


Isso ai, camarada Bacalhau... :concordo:

BACALHAU
28/06/2010, 18:20
Agora sim, entendi.
Desculpe a minha falta de interpretação. :parede:

Quanto ao Fusca...
Quer dizer que você também tem uma quedinha pelos "clássicos"?
Nada tenho contra a tecnologia e a modernidade, mas, as linhas dos veículos antigos me atraem. Acho suas formas muito mais elegantes do que dos veículos atuais.

Marcelo Cleto
28/06/2010, 18:27
:parede::parede::parede::parede::parede::parede::p arede::parede::parede::parede::parede::parede::par ede::parede::parede:

edneyccruz
29/06/2010, 09:39
Oi, Bacalhau.

Eu também gosto dos clássicos, mas também dos modernos, acho que gosto mesmo é de carros. Rs...
Esse fusca esta na familia desde 0 km, ficou uns 4 anos parado até meu irmão pegar o carro, dai ele comprou outro, colocou o fusca na garagem da minha avó e la ficou por mais 6 ou 7 anos, até que meu pai resolveu que ia usa-lo. ficamos 6 finais de semana para fazer o bichinho voltar a vida, estava com os freios travados, motor com o mesmo óleo, suspensão com borrachas secas e o carburador vazando mais gasolina que consumindo. Arrumamos tudo, mandamos pintar, refizemos a elétrica e hoje em dia ele tem menos barulhos que meu Sandero Stepway, além de estar mais bonitinho... Rs...
Hora dessas eu posto umas fotos aqui para vocês verem.

Abraços.

BACALHAU
29/06/2010, 12:52
Edney, não sou avesso à modernidade. Sou fã da tecnologia.
Mas quando vejos esses carrinhos de plástico, feitos para durar no máximo 5 anos. Quando vejos os novos lançamentos, em sua maioria de gosto duvidoso, não posso deixar de lembrar de carros que acompanharam gerações.
Carros que "viam" um casal se unir, os filhos nascerem, crescerem e nos quais esses mesmos filhos aprendiam a dirigir.
Carros com os Opala, Fuscas, Corcéis, ...
Anteriores a mim, como os JK, Simcas, ...

Gostaria muito de ver as fotos desse Fusca que faz parte da (história) sua família, mas, antes que alguém brade que este é um Fórum de NIVAs, mande-as para bacalhaucsb@hotmail.com

Abraços

thgteixeira
29/06/2010, 16:13
Excelente, Thiago. :palmas: :palmas: :palmas:
Isso não é carinho pelo NIVA, não. É paixão mesmo. :concordo:
Pena que nem todos os NIVeiros têm condições e/ou interesse em efetuar uma manutenção digna como essa em seus NIVAs, depois alguns ficam dizendo que o russo não presta.
Como eu costumo dizer: Se o NIVA fosse ruim a metade do que alguns dizem, já teria desaparecido do exigente mercado europeu. Mas, não é isso que se vê.
Você, com certeza, gastou muito dinheiro, porém, você teve que refazer muuuuita coisa que estava detonada. Teve que reerguer o carro. Daqui para a frente, você vai ver: serão só alegrias. Se você fizer a manutenção preventiva dele, verá que o gasto será bem reduzido, ao passo que a confiabilidade do carro estará lá em cima, inversamente proporcional ao índice de quebras.

Gostaria que você me (nos) fornecesse maiores detalhes sobre esse kit de embreagem da Borg Warner. Com certeza você se refere ao disco, platô e colar (rolamento). É isso? É original para o NIVA ou é uma adaptação? Qual o preço?

Em relação ao acionamento da embreagem, na minha opinião, quando menos itens passíveis de apresentar problemas, melhor. A embreagem hidráulica do NIVA é um item notóriamente crítico no que se refere aos DOIS :shock: cilindros. A meu ver, é algo absurdamente mal projetado. Aliado a isso, é comum que os cilindros originais encontrados à venda sejam de péssima qualidade. Então, para quê arriscar a pintura do seu NIVA com o vazamento do fluído, só para citar um exemplo. E quando o cilindro superior começa a vazar para dentro do carro e quando você finalmente descobre para onde está indo o óleo a kgada já está enorme? :parede:

No mais, desejo-lhe uma looooonga e feliz convivência com o seu NIVA.


Pois é Baca, somos todos apaixonados por este carro, afinal, eles são o motivo de nossa convivência aqui no fórum.

Eu mesmo não tenho muito dinheiro pra gastar, mas além de querer ver o carro em bom estado, ele é o meu único carro, uso pra trabalhar, pra sair, e pra todas as coisas do dia-a-dia, sendo assim, também entra a parte da segurança. Mesmo em péssimo estado, ele nunca me deixou na mão só fiquei parado com ele por falta de gasolina, quando o meu marcador não estava funcionando.

Como eu tinha me acostumado com um Niva ruim, agora estou sentindo muita diferença ao dirigir o carro, mesmo com os pneus em péssimo estado o carro é estável, e está muito macio. Os Colegas sempre elogiaram a suspensão do Niva, comparando ela com a de outros 4x4 tradicionais, eu agora começo a sentir essa suspensão que é bem parecida com a de um carro de passeio até, isso depois de uma sacola de supermercado cheia de buchas, batentes e demais peças trocadas na suspensão, a maioria, já estava totalmente "comida".

Sobre o conjunto da embreagem, é original sim! Me refiro exatamente aos itens que você citou, e a Borg Warner é uma marca extremamente confiável quando falamos de embreagem, aqui no Brasil foi adquirida pela Sachs/Amortex/ZF, mas lá fora ainda é uma gigante. Aí cabe mais um elogio ao Sr.João Boteon, afinal, as marcas de TODAS as peças substituídas no carro foram discriminadas, e no Niva não entrou uma peça sequer de segunda mão ou de procedência duvidosa. Elogiam muito o kit italiano de embreagem, eu mesmo já vi pra vender e esperava que ele fosse usado no meu carro, mas fiquei ainda mais feliz quando vi o kit da Borg Warner instalado. O Preço eu te passo depois, a nota discriminada está em casa, e eu posto aqui amanhã.

Sobre o acionamento da embreagem, ao meu ver, que sou mais um curioso do que um sábio, um conjunto hidráulico sempre terá vantagens em relação a um conjunto mecânico, pois um é praticamente a evolução do outro. Assino embaixo em relação ao que falou sobre a qualidade dos cilindros, no entanto, temos bons cilindros importados a disposição, e a bons preços.

Ainda sobre eles, nos testes do Lada 4x4M podemos ver que eles sofreram um processo de evolução, ou seja, é bem provável que logo tenhamos a disposição os cilindros do 4x4M para instalar em nossas viaturas, além disso, existe um pessoal comercializando um cilindro com um embolo maior, com reparo nacional, e que propicia uma maciez ainda maior na embreagem. Nesse ponto, ao menos por enquanto, eu serei conservador. Mesmo porque nunca tive problemas com os cilindros que estão instalados no meu carro (e que são os originais ainda! - Tem 20 anos de uso, foram revisados e continuam firmes e fortes)

A Convivência com esse Niva será bem longa sim, afinal, ele já tem um valor sentimental, ainda falta muita coisa pra ajeitar no carro, mas vamos em frente. Agora, quando sobrar uma grana novamente, passarei para o interior do carro.

Abraço Baca, valeu pela mensagem! :)

thgteixeira
29/06/2010, 16:21
Beleza, Thiago, parabéns, estou curioso para rever o seu Niva, quem sabe em uma terça-feira, lá no Poliesportivo!

Só uma observação: eu concordo com o Flugêncio, você deveria eliminar o sistema de platinado, passando a usar a ignição eletrônica. Sei que há um kit no mercado que aproveita o distribuidor do tipo usado com platinado (ou seja, não é necessário trocar o distribuidor), faça uma pesquisa aqui no fórum. O Wilson (5531.7796) também poderá ajudá-lo.

[ ]s

Gil

P.S.: se você precisar do adaptador original para a tampa com chave, eu tenho um! Até há pouco tempo, eu tinha uma lanterna de neblina traseira, mas foi vendida...

Gil e Flugêncio;

Já pensei na ignição eletrônica, mas como bem disse o Edney, tenho ouvido críticas em relação a este kit que é comercializado na internet. Como agora o meu platinado está funcionando como um relógio suísso, eu vou esperar um pouco e tentar achar a ignição eletrônica da Lada, que me parece mais confiável. A Ignição eletrônica é infinitamente superior ao complexo sistema do platinado, e é uma coisa a menos pra dar dor de cabeça, essa é uma melhoria que pretendo realizar sim. Vou ver se o Jossano consegue me ajudar com uma ignição eletrônica da própria Lada, importada, quem sabe?

Gil, sobre a sugestão do bocal, eu aceito sim. Mesmo porque, enquanto eu não modificar aquele péssimo sistema, eu não conseguirei reparar a pintura abaixo do bocal, que foi danificada pelo vazamento que você chegou a presenciar. Hoje eu vou dar uma passada lá no poliesportivo, estou com saudades do encontro, não vou há dois meses! Se quiseres aparecer por lá, chamei o Edney também pra gente dar uma futucada na viatura dele, e aí, se puder, você me apresenta essa peça! :)

Lembro de quando você ainda tinha a luz de neblina, na época nem dei atenção e agora resolvi colocar ela de volta :putz:

A Besta tem uma bem parecida com a do Niva, vamos ver. Qualquer coisa tento trazer do exterior, já vi pra vender em vários sites, inclusive em um da Alemanha que já foi muito elogiado por outros colegas.

Abração a você e ao Flugêncio!

BACALHAU
02/07/2010, 14:39
Pois é Baca, ...

O Preço eu te passo depois, a nota discriminada está em casa, e eu posto aqui amanhã.

...

Abraço Baca, valeu pela mensagem! :)


:pipoca: :pipoca: :pipoca: :pipoca: :pipoca:

thgteixeira
02/07/2010, 14:46
Desculpe pela falha, Baca!

R$ 350,00. Com o platô, disco e rolamento. Bastante similar ao valor que vi pelas italianas, que também são muito boas.

mpmassa
02/07/2010, 17:24
Oi, Thiago. Por favor, passe o endereço do local onde você comprou esse kit de embreagem.

Abraço
Marcos

thgteixeira
02/07/2010, 17:51
Oi Marcos!

Comprei na Bomer, aqui em S.Bernardo do Campo, anote aí:

Avenida Senador Vergueiro, 914, Centro
S.Bernardo do Campo - SP
Fone: 11-4125-0044 (Falar com o Nivaldo)

:concordo:

thgteixeira
22/07/2010, 18:55
Algumas fotos:

(É, anda complicado pra conseguir tirar fotos de dia, mas... Melhor estas do que nada!)

Novidades:

- Novas lentes para as lanternas/setas dianteiras (as antigas estavam foscas e uma delas estava trincada)
- Voltei com os espelhos retrovisores originais (Vocês vão dizer que ele dobra com o carro em alta velocidade, mas resolvi o problema trocando a borracha de apoio da base)
- Novos pneus (Maggion, 6.50 x 16 - Originais com uma banda diferente)
- Na Terceira foto, ele tá meio sujinho! :mrgreen:

Ainda procuro os bancos originais, consegui os do 95, mas esses não me interessam pela diferença que existe na furação (eles tem um furo :pensativo: a mais) - Pretendo investir em uns bancos mais confortáveis futuramente, mas por enquanto pretendo passar pros originais porque eu não aguento mais esse banco mal adaptado.

Depois posto mais fotos

thgteixeira
26/09/2010, 16:01
Pessoal;

Passei por uma fase de turbulência nos últimos meses, e consequentemente andei sumido aqui do fórum. Tinha perdido o emprego, e como agora mudei de empresa, o tempo andava bem escasso. Acabei nem conseguindo mandar os calços das molas do Alex, que eu tinha prometido, e que estão dentro do envelope (Alex, te peço desculpas, e se ainda precisar, estão aqui a sua disposição!).

Agora, está tudo certo e estou retomando a rotina de Niveiro, rotina que, aliás, eu nunca deixei, afinal o Niva é o meu carro do dia a dia.

Nesse meio tempo, fiquei sem embreagem voltando do trabalho, por conta do FLUÍDO que não tinha sido trocado quando eu "fiz" a embreagem e o câmbio, foi trocar o fluído que a embreagem voltou, perfeitamente. Aproveitei a oportunidade e troquei os dois cilindros.

Tive problemas com a bomba de gasolina, que estava jogando gasosa dentro do cárter, transformando o óleo do carro em uma emulsão de scott. A Solução foi a bomba Brosol do FIAT 147, que é quase idêntica a original, e daí a troca dos filtros, mangueiras e também do óleo, que será trocado novamente, pois pode ter algum resíduo de gasolina nele.

Também tive problemas com os famigerados parafusos que suportam o câmbio, um deles se quebrou, estou aproveitando a oportunidade para reforçar todos os outros, e eliminar esse risco de uma vez por todas.

O Carro também anda "fumaçando" um pouco, não sei se é por conta do problema com a bomba de gasolina e a gasolina no cárter, ou se é porque o motor já está "abrindo o bico".

Enfim, de volta por aqui! :)

thgteixeira
06/10/2010, 23:21
Hoje recebi em casa os cilindros de embreagem e de freio que comprei na Terra e Aventura 4x4 (antiga Casa do Lada). Gostaria de elogiar publicamente a atenção e a pontualidade da loja em relação a entrega das peças, recomendo! :concordo:

Girti
06/10/2010, 23:35
Pessoal;

Passei por uma fase de turbulência nos últimos meses, e consequentemente andei sumido aqui do fórum. Tinha perdido o emprego, e como agora mudei de empresa, o tempo andava bem escasso. Acabei nem conseguindo mandar os calços das molas do Alex, que eu tinha prometido, e que estão dentro do envelope (Alex, te peço desculpas, e se ainda precisar, estão aqui a sua disposição!).

Agora, está tudo certo e estou retomando a rotina de Niveiro, rotina que, aliás, eu nunca deixei, afinal o Niva é o meu carro do dia a dia.

Nesse meio tempo, fiquei sem embreagem voltando do trabalho, por conta do FLUÍDO que não tinha sido trocado quando eu "fiz" a embreagem e o câmbio, foi trocar o fluído que a embreagem voltou, perfeitamente. Aproveitei a oportunidade e troquei os dois cilindros.

Tive problemas com a bomba de gasolina, que estava jogando gasosa dentro do cárter, transformando o óleo do carro em uma emulsão de scott. A Solução foi a bomba Brosol do FIAT 147, que é quase idêntica a original, e daí a troca dos filtros, mangueiras e também do óleo, que será trocado novamente, pois pode ter algum resíduo de gasolina nele.

Também tive problemas com os famigerados parafusos que suportam o câmbio, um deles se quebrou, estou aproveitando a oportunidade para reforçar todos os outros, e eliminar esse risco de uma vez por todas.

O Carro também anda "fumaçando" um pouco, não sei se é por conta do problema com a bomba de gasolina e a gasolina no cárter, ou se é porque o motor já está "abrindo o bico".

Enfim, de volta por aqui! :)

Thiago, se o Niva estiver consumindo óleo em demasia, é provável que a fumaça seja devida ao desgaste das vedações de válvulas. Se for este o problema, a solução não é complicada, basta trocar as vedações. Peça para instalarem as do Fiat Uno, são da Sabó e duram muuuuuitos Km.

thgteixeira
17/10/2010, 18:46
Alternador:

Pessoal, neste final de semana, fiquei sem o alternador do carro (provavelmente, pois medi a tensão gerada por ele com o motor ligado, e ela estava em 0V).

Vi vários tópicos sobre alternadores, e a minha dúvida é: Recondiciono o meu, troco por um recondicionado, ou parto para um alternador mais moderno?

Se for para partir pra um mais moderno, existe algum recomendado? Quais as adaptações necessárias? Na Sarancar, o original recondicionado sai por R$ 250,00. Achei alguns alternadores mais modernos, com regulador de voltagem embutido (interno) por valores bem inferiores a este cobrado pela Sarancar.

E agora?

thgteixeira
17/10/2010, 18:47
Gil;

Obrigado pela dica!
Vou verificar este problema, mas acho que o meu motor anda cansado!

Quando a situação melhorar, vou ver se encosto o Niva para uma retífica do motor, e aí precisarei de mais algumas dicas! hehe

Flugêncio
17/10/2010, 20:15
R$ Achei alguns alternadores mais modernos, com regulador de voltagem embutido (interno) por valores bem inferiores a este cobrado pela Sarancar.E agora?

thgteixeira,

Um colega neste final de semana, fez a revisão do alternador do Niva dele aqui no RJ, custo: R$80,00 ( mão de obra e peças).
Eu optaria pela troca por um mais moderno de preferência 90A BOSCH.

thgteixeira
17/10/2010, 20:51
Flugêncio;

Tem idéia das adaptações que seriam necessárias para que eu possa instalar um destes de 90A? É algo que qualquer auto-elétrico faria, ou, seria necessário encontrar algum com uma paciência de monge?

Se é pra mexer, seria bacana mesmo colocar algo melhor e que cortasse a dor de cabeça com os reguladores de voltagem.

Flugêncio
17/10/2010, 21:11
Flugêncio;

Tem idéia das adaptações que seriam necessárias para que eu possa instalar um destes de 90A? É algo que qualquer auto-elétrico faria, ou, seria necessário encontrar algum com uma paciência de monge?

Se é pra mexer, seria bacana mesmo colocar algo melhor e que cortasse a dor de cabeça com os reguladores de voltagem.

Um bom alternador é o do Tempra 90A, no ML tem vários à venda. Na foto dá pra ver como fiz a adaptação no Niva Cangaceiro.

thgteixeira
18/10/2010, 00:29
Ficou muito bem feita, Flugêncio!
O Problema, é que não me parece algo muito simples! :pensativo:

Polias, suporte... Será que acho alguém que tope fazer isso? Mas a ideia é ótima, afinal, pretendo colocar alguns faróis auxiliares em meu Niva, e um alternador de maior capacidade seria uma ótima!

Se alguém conhecer uma pessoa em São Paulo que tenha feito algo do tipo, ou que possua um Niva com algo assim, por favor, manifeste-se!

Obrigado, Flugêncio!

simtesch
18/10/2010, 10:24
Olá Thiago,
Parabéns pelo seu Niva e pela reforma!!!O alternador do Niva é bem simples de arrumar, ele tem 2 pistas de contato com carvões,só verificar se não está gasto!!! se for problema nos diodos aí melhor trocar!!!!!! a substituição por outro alternador 90amp é válida se vc for instalar muitos acessórios elétricos ( Rádio, milhas, som,etc).
Boa sorte

Roland

Marcelo Cleto
18/10/2010, 12:56
Ola Todos

Thiago uso a um bom tempo o alternados do Tempra 90A.....foi instalado na Alternativa 4x4....

Abraços

Marcelo Cleto

Girti
18/10/2010, 13:10
Alternador:

Pessoal, neste final de semana, fiquei sem o alternador do carro (provavelmente, pois medi a tensão gerada por ele com o motor ligado, e ela estava em 0V).

Vi vários tópicos sobre alternadores, e a minha dúvida é: Recondiciono o meu, troco por um recondicionado, ou parto para um alternador mais moderno?

Se for para partir pra um mais moderno, existe algum recomendado? Quais as adaptações necessárias? Na Sarancar, o original recondicionado sai por R$ 250,00. Achei alguns alternadores mais modernos, com regulador de voltagem embutido (interno) por valores bem inferiores a este cobrado pela Sarancar.

E agora?

Thiago, o meu Niva está equipado com um alternador do Corsa (55 Ah, se não me engano), isto foi feito em 2006, logo que comprei o carro, pois o alternador original estava com problemas e, por ser o mesmo diferente do alternador dos Nivas anteriores, suas peças são de difícil obtenção. A adaptação foi feita em um auto-elétrico na zona Sul de São Paulo, e, ao que sei, não é complicada. Se você tiver um auto-elétrico de confiança, converse com ele a respeito.

Em tempo: você chegou a consultar a Bomer a respeito deste assunto? Quem sabe não fica mais fácil e barato fazer o serviço lá, já que você mora próximo a ela?

thgteixeira
18/10/2010, 14:18
Thiago, o meu Niva está equipado com um alternador do Corsa (55 Ah, se não me engano), isto foi feito em 2006, logo que comprei o carro, pois o alternador original estava com problemas e, por ser o mesmo diferente do alternador dos Nivas anteriores, suas peças são de difícil obtenção. A adaptação foi feita em um auto-elétrico na zona Sul de São Paulo, e, ao que sei, não é complicada. Se você tiver um auto-elétrico de confiança, converse com ele a respeito.

Em tempo: você chegou a consultar a Bomer a respeito deste assunto? Quem sabe não fica mais fácil e barato fazer o serviço lá, já que você mora próximo a ela?



Opa Gil!

Então, como você sabe, eu não sou tão "amigo" das adaptações. No entanto, essa me parece uma melhoria bastante positiva para o carro, e já que o alternador original "abriu o bico" depois de 20 anos, creio que seja hora de pensar em algo mais moderno, desde que esteja dentro de minhas possibilidades orçamentárias, claro. Entre pagar R$ 250,00 em um alternador recondicionado original, de qualidade duvidosa, melhor investir um pouco mais e partir para algo que não me dê dores de cabeça por um bom tempo, e que ainda me dê a possibilidade de instalar outros equipamentos elétricos no Niva com tranquilidade.

Na Bomer, apesar do excelente serviço que é prestado por eles, a demora na oficina não me agrada. Na Última vez, fiquei DOIS MESES sem o Niva, e mesmo assim o carro veio com alguns itens pendentes. Como o Niva é o meu único carro, fica complicado estar sem ele por um período tão longo.

E Também tem uma outra questão: O Auto-Elétrico que presta serviços para a Bomer não é o tipo de profissional na qual costumo confiar. Na última oportunidade em que ele mexeu no meu carro (substituição do regulador de voltagem), fiquei quase que um dia inteiro trocando mensagens com o Bacalhau para resolver as "khdas" que ele fez nas ligações, portanto, prefiro apostar na experiência dos colegas com outras oficinas, que já passaram pela experiência de ter que trocar o alternador.

Talvez o do Corsa também seja uma boa pedida! Ainda estou lendo bastante sobre o assunto para me familiarizar com cada adaptação, com o que será necesário na execução de cada uma. Veremos!

E por enquanto, trabalhando de ônibus... :parede:

thgteixeira
18/10/2010, 14:20
Ola Todos

Thiago uso a um bom tempo o alternados do Tempra 90A.....foi instalado na Alternativa 4x4....

Abraços

Marcelo Cleto

Marcelo;

Dica valiosa, cara! Bom saber que a Altrnativa tem prática nessa adaptação! Tentarei consultá-los hoje mesmo para saber mais a respeito. Em tempo: Você comprou o alternador e levou para que instalassem, ou eles providenciaram tudo?
Alguma idéia de valores?

Abraço, e obrigado! :)

thgteixeira
18/10/2010, 14:21
Olá Thiago,
Parabéns pelo seu Niva e pela reforma!!!O alternador do Niva é bem simples de arrumar, ele tem 2 pistas de contato com carvões,só verificar se não está gasto!!! se for problema nos diodos aí melhor trocar!!!!!! a substituição por outro alternador 90amp é válida se vc for instalar muitos acessórios elétricos ( Rádio, milhas, som,etc).
Boa sorte

Roland

Obrigado, Roland!

Restaurar o alternador original também é algo que está em meus planos, mas se a coisa estiver muito feia, aí sim parto pra uma adaptação no conjunto.

Girti
18/10/2010, 15:39
Opa Gil!

Então, como você sabe, eu não sou tão "amigo" das adaptações. No entanto, essa me parece uma melhoria bastante positiva para o carro, e já que o alternador original "abriu o bico" depois de 20 anos, creio que seja hora de pensar em algo mais moderno, desde que esteja dentro de minhas possibilidades orçamentárias, claro. Entre pagar R$ 250,00 em um alternador recondicionado original, de qualidade duvidosa, melhor investir um pouco mais e partir para algo que não me dê dores de cabeça por um bom tempo, e que ainda me dê a possibilidade de instalar outros equipamentos elétricos no Niva com tranquilidade.

Na Bomer, apesar do excelente serviço que é prestado por eles, a demora na oficina não me agrada. Na Última vez, fiquei DOIS MESES sem o Niva, e mesmo assim o carro veio com alguns itens pendentes. Como o Niva é o meu único carro, fica complicado estar sem ele por um período tão longo.

E Também tem uma outra questão: O Auto-Elétrico que presta serviços para a Bomer não é o tipo de profissional na qual costumo confiar. Na última oportunidade em que ele mexeu no meu carro (substituição do regulador de voltagem), fiquei quase que um dia inteiro trocando mensagens com o Bacalhau para resolver as "khdas" que ele fez nas ligações, portanto, prefiro apostar na experiência dos colegas com outras oficinas, que já passaram pela experiência de ter que trocar o alternador.

Talvez o do Corsa também seja uma boa pedida! Ainda estou lendo bastante sobre o assunto para me familiarizar com cada adaptação, com o que será necesário na execução de cada uma. Veremos!

E por enquanto, trabalhando de ônibus... :parede:

Thiago, pelo que observo lá na oficina do Wilson, na maioria das vezes o serviço em alternadores é bastante simples, troca-se algumas peças e acabou! O que leva você a crer que o seu alternador "abriu o bico", ou seja, está condenado? Quem sabe não se trata apenas de uma troca de escovas ou algo do gênero? Recomendo verificar antes de partir para grandes e talvez dispendiosas mudanças!

Marcelo Cleto
19/10/2010, 13:44
Marcelo;

Dica valiosa, cara! Bom saber que a Altrnativa tem prática nessa adaptação! Tentarei consultá-los hoje mesmo para saber mais a respeito. Em tempo: Você comprou o alternador e levou para que instalassem, ou eles providenciaram tudo?
Alguma idéia de valores?

Abraço, e obrigado! :)

Ola Thiago.....

Bem o alternador do Tempra nao me custou nada.....dei a sorte de um amigo ter ele encostado e me deu de presente....
Apenas levei o alternador e eles fizeram o serviço...apenas cobrando a mao de obra....
Caro amigo se vais trocar o original ........entre 55A e 90A......acho que sera muito mais feliz com um de 90A

Abraços
MC.

thgteixeira
20/10/2010, 10:43
Obrigado ao Gil e ao Marcelo! :concordo:
O Carro seguiu hoje para o auto elétrico, vamos ver que bicho que dá!

Se forem componentes simples, como escovas, mantenho o original. Se forem os diodos, ou algum problema mais sério, parto para uma adaptação e depois coloco fotos por aqui.

thgteixeira
28/10/2010, 11:54
Pessoal;

Ontem, no final da tarde, peguei o meu Niva no mecânico, e já vim para o trabalho hoje com ele. Como o problema com o alternador foi simples (escovas), mantive o original. De quebra, o regulador de voltagem foi trocado, e foi feita uma alteração na ligação dele, para que a lâmpada do painel finalmente funcionasse de maneira correta. O Relê, foi eliminado (jumper) e agora os quatro polos do regulador de voltagem Gauss estão ligados.

Mas, ainda há um problema!

Estou achando o carro muito fraco. Tá certo, sei que o Niva não é dos carros mais velozes e rápidos, mas, comparando com o que era, o carro está extremamente "preso".

Além disso, o carro está soltando um cheiro muito forte de gasolina pelo escapamento, quase insuportável!

Alguém tem alguma dica do que possa ser?

Girti
28/10/2010, 13:16
Pessoal;

Ontem, no final da tarde, peguei o meu Niva no mecânico, e já vim para o trabalho hoje com ele. Como o problema com o alternador foi simples (escovas), mantive o original. De quebra, o regulador de voltagem foi trocado, e foi feita uma alteração na ligação dele, para que a lâmpada do painel finalmente funcionasse de maneira correta. O Relê, foi eliminado (jumper) e agora os quatro polos do regulador de voltagem Gauss estão ligados.

Mas, ainda há um problema!

Estou achando o carro muito fraco. Tá certo, sei que o Niva não é dos carros mais velozes e rápidos, mas, comparando com o que era, o carro está extremamente "preso".

Além disso, o carro está soltando um cheiro muito forte de gasolina pelo escapamento, quase insuportável!

Alguém tem alguma dica do que possa ser?

Diagnóstico de mecânica à distância é meio complicado, mas está parecendo algum problema de carburação, talvez ele esteja trabalhando afogado. Seria bom mandar examinar e talvez limpar o carburador! Será que o eletricista, sem querer, mexeu em algo que motivou este problema? Você abasteceu o carro antes do problema aparecer. Se a resposta for "sim", poderia ser gasolina "batizada" ou com sujeira! :putz:

thgteixeira
28/10/2010, 16:27
Diagnóstico de mecânica à distância é meio complicado, mas está parecendo algum problema de carburação, talvez ele esteja trabalhando afogado. Seria bom mandar examinar e talvez limpar o carburador! Será que o eletricista, sem querer, mexeu em algo que motivou este problema? Você abasteceu o carro antes do problema aparecer. Se a resposta for "sim", poderia ser gasolina "batizada" ou com sujeira! :putz:

Não abasteci não, Gil. Sempre abasteço no mesmo posto, inclusive. (Ipiranga)
Não creio que o auto elétrico tenha feito algo, o problema já existia antes, agora, parece que se agravou. :parede:

Pra você ter idéia, as subidas que antes eu "fazia" facilmente em terceira marcha, agora me exigem a segunda em alta rotação. A Velocidade final, que antes atingia facilmente os 100km por hora, agora, dificilmente sai dos 80/85 km/h. O Carro está extremamente "amarrado"!

Girti
28/10/2010, 17:51
Não abasteci não, Gil. Sempre abasteço no mesmo posto, inclusive. (Ipiranga)
Não creio que o auto elétrico tenha feito algo, o problema já existia antes, agora, parece que se agravou. :parede:

Pra você ter idéia, as subidas que antes eu "fazia" facilmente em terceira marcha, agora me exigem a segunda em alta rotação. A Velocidade final, que antes atingia facilmente os 100km por hora, agora, dificilmente sai dos 80/85 km/h. O Carro está extremamente "amarrado"!

Como escrevi, diagnóstico à distância é complicado... Mas, também como escrevi, pense em carburador, talvez ponto de ignição (atrasado?). O motor falha? Se falhar, podem ser as velas ou seus cabos, não custa examiná-las, bem como testar os cabos.

Se eu fosse você, aproveitava o sábado e passava (cedo) no Wilson!

thgteixeira
28/10/2010, 18:43
Como escrevi, diagnóstico à distância é complicado... Mas, também como escrevi, pense em carburador, talvez ponto de ignição (atrasado?). O motor falha? Se falhar, podem ser as velas ou seus cabos, não custa examiná-las, bem como testar os cabos.

Se eu fosse você, aproveitava o sábado e passava (cedo) no Wilson!

Tô pensando nisso, Gil. O Problema é que nesse sábado eu vou pra Franca/SP a trabalho, não sei se seria praticável, mas já estou pensando seriamente em deixar o Niva por lá pra fazer um estágio. Tem vários probleminhas que eu sei que ele resolveria com facilidade. Um é este, outro é umas pancadas secas na roda dianteira, lado do passageiro, outra é o maldito alinhamento da caixa de câmbio. Será que ele abre na segunda-feira?

O Motor não anda falhando, está sim com um som diferente do comum, os cabos e as velas são novos, e são bons cabos! O Ponto da ignição, foi ajustado na Bomer. Desconfio do carburador também, ainda mais pelo cheiro de gasolina. Meu carburador, acho que já deu tudo o que tinha que dar, tô esperando um tempo pra pedir outro, importado, pro Jossano e vou aproveitar a orientação do Wilson pra ver se trago um.

thgteixeira
28/10/2010, 18:44
Aliás, voltando agora do trabalho, tive que acionar a REDUZIDA pro carro conseguir subir uma ladeira que antes eu conseguia subir com facilidade em primeira marcha. Me deixou preocupado! :pensativo:

Girti
28/10/2010, 19:12
Tô pensando nisso, Gil. O Problema é que nesse sábado eu vou pra Franca/SP a trabalho, não sei se seria praticável, mas já estou pensando seriamente em deixar o Niva por lá pra fazer um estágio. Tem vários probleminhas que eu sei que ele resolveria com facilidade. Um é este, outro é umas pancadas secas na roda dianteira, lado do passageiro, outra é o maldito alinhamento da caixa de câmbio. Será que ele abre na segunda-feira?

O Motor não anda falhando, está sim com um som diferente do comum, os cabos e as velas são novos, e são bons cabos! O Ponto da ignição, foi ajustado na Bomer. Desconfio do carburador também, ainda mais pelo cheiro de gasolina. Meu carburador, acho que já deu tudo o que tinha que dar, tô esperando um tempo pra pedir outro, importado, pro Jossano e vou aproveitar a orientação do Wilson pra ver se trago um.

Normalmente ele não emenda nos feriadões, ou seja, deve abrir na segunda. Não seja tímido, telefone para ele e pergunte! :twisted: :mrgreen:

thgteixeira
28/10/2010, 19:40
Como há tempos não coloco fotos do meu Niva aqui, resolvi tirar umas. Peço desculpas pela qualidade, é que tirei no final da tarde, agora há pouco (meia hora atrás).

Acabamentos Internos: Consegui todos!
Porta-treco, capa das alavancas, proteção inferior do batente do porta-malas, capa plástica da coluna de direção e ainda troquei o botão de seta que estava quebrado e consegui o cinzeiro original. Além disso, as luzes de cortesia estão funcionando: (Não reparem, o carro tá meio sujo, fui pra um sítio há duas semanas atrás e nem tive tempo de dar uma limpada por dentro)

thgteixeira
28/10/2010, 19:45
Visão do motor: Distribuidor novo, cabos de vela e velas novas, bobina nova, regulador de voltagem novo, bomba de gasolina nova, cilindros novos (freio, mestre e auxiliares - embreagem, mestre e auxiliares), reservatório do fluído da embreagem novo, mangueiras novas, consegui os dois reservatórios originais para os lavadores dos vidros/faróis e ainda reformei tres bombas originais, e deixei mais duas, que eu também reformei, de reserva.

thgteixeira
28/10/2010, 19:48
Gerais do carro: Sem muitas novidades, além dos pneus originais, que consegui NOVOS!

thgteixeira
28/10/2010, 19:49
Normalmente ele não emenda nos feriadões, ou seja, deve abrir na segunda. Não seja tímido, telefone para ele e pergunte! :twisted: :mrgreen:

Amanhã vou dar uma telefonada lá na oficina dele. Ainda tenho o cartão de visitas que você me deu.

BACALHAU
28/10/2010, 19:53
Mais uma vez, parabéns.
Esses pequenos "mimos" demonstram a sua paixão pelo NIVA.

thgteixeira
28/10/2010, 19:58
Mais uma vez, parabéns.
Esses pequenos "mimos" demonstram a sua paixão pelo NIVA.

Valeu, Baca!
Acho que todo Niveiro tem o seu lado "detalhista" :mrgreen:

Esqueci, a tampa do óleo também é nova :mrgreen:

Mecânicamente o carro evolui muito em relação a quando eu o adquiri, mas ainda falta bastante. Se tudo der certo, este mês o Niva ganha bancos novos da Rallye Design e um som decente.

Aos poucos, vamos fazendo!

Girti
28/10/2010, 20:24
Amanhã vou dar uma telefonada lá na oficina dele. Ainda tenho o cartão de visitas que você me deu.

Caso você não encontre o cartão: 5531.7796

Girti
28/10/2010, 20:36
Como há tempos não coloco fotos do meu Niva aqui, resolvi tirar umas. Peço desculpas pela qualidade, é que tirei no final da tarde, agora há pouco (meia hora atrás).

Acabamentos Internos: Consegui todos!
Porta-treco, capa das alavancas, proteção inferior do batente do porta-malas, capa plástica da coluna de direção e ainda troquei o botão de seta que estava quebrado e consegui o cinzeiro original. Além disso, as luzes de cortesia estão funcionando: (Não reparem, o carro tá meio sujo, fui pra um sítio há duas semanas atrás e nem tive tempo de dar uma limpada por dentro)

Thiago, faço minhas as palavras do Bacalhau, parabéns :concordo:, o Niva já está com outra cara! :palmas:

Duas dicas:

Bombas dos esguichos: são caprichosas, vivem oxidando, faça uma inspeção nelas de vez em quando, passando um pouco de microóleo (WD-40) nos eixos, para não ficar sem bombas justamente quando for precisar delas!

Lâmpadas de cortesia: existem no mercado lâmpadas LED tipo torpedo que, instaladas no lugar das incandescentes, melhoram bastante a iluminação sem necessidade de qualquer adaptação. Veja como são no site http://www.autopoli.com.br/produtos/esmagada-torpedo.html. Eu as comprei na Voli, mas imagino que possam ser compradas em outras lojas, basta escrever para a Autopoli pedindo para informarem quem vende estas lâmpadas em SBC. O SAC deles é bastante atencioso, algumas lâmpadas que comprei apresentaram defeito (foram alteradas depois) e fizeram a troca sem pestanejar, inclusive enviando algumas lâmpadas a mais (agora tenho estoque! :concordo:)

[ ]s e, mais uma vez, parabéns pelo trabalho de recuperação do Soviético!

thgteixeira
28/10/2010, 22:41
Thiago, faço minhas as palavras do Bacalhau, parabéns :concordo:, o Niva já está com outra cara! :palmas:

Duas dicas:

Bombas dos esguichos: são caprichosas, vivem oxidando, faça uma inspeção nelas de vez em quando, passando um pouco de microóleo (WD-40) nos eixos, para não ficar sem bombas justamente quando for precisar delas!

Lâmpadas de cortesia: existem no mercado lâmpadas LED tipo torpedo que, instaladas no lugar das incandescentes, melhoram bastante a iluminação sem necessidade de qualquer adaptação. Veja como são no site http://www.autopoli.com.br/produtos/esmagada-torpedo.html. Eu as comprei na Voli, mas imagino que possam ser compradas em outras lojas, basta escrever para a Autopoli pedindo para informarem quem vende estas lâmpadas em SBC. O SAC deles é bastante atencioso, algumas lâmpadas que comprei apresentaram defeito (foram alteradas depois) e fizeram a troca sem pestanejar, inclusive enviando algumas lâmpadas a mais (agora tenho estoque! :concordo:)

[ ]s e, mais uma vez, parabéns pelo trabalho de recuperação do Soviético!

Gil, obrigado pelos parabéns! Acho que você é quem melhor pode perceber as mudanças, já que conheceu o meu carro "in loco" logo quando o comprei. Quando você o conheceu, apenas um botão do painel funcionava, o carro não tinha terceira marcha, a quinta escapava, os pneus esvaziavam sozinhos, nem manivela para descer o vidro existia! Na porta traseira, dois buracos, um reservado para o motor e o braço do limpador, e o outro para o "brucutu" do esguicho. Ambos sequer existiam!

Sem freios, sem freio de mão. O Escapamento era "meio pendurado", faltavam as chapas que são parafusadas dentro dos paralamas dianteiros. As longarinas do carro eram um depósito de barro!

No parabrisa, apenas uma palheta de limpador. Os esguichos não funcionavam, não existiam os reservatórios, nem os motores. O Filtro de gasolina tinha sido fabricado no ano 2000, o óleo, nem sei precisar a última troca, só sei que parecia piche, de tão preto, mas era extremamente fino...

Dentro do carro, praticamente um posto de gasolina! O cheiro era insuportável!

Já estou com o Niva há mais de um ano, e dentro das minhas possibilidades, tudo o que citei, e mais um sem número de itens foram trocados. Simplesmente joguei o antigo fora e comprei um novo.

E Mesmo assim, nesse meio tempo, consegui curtir as coisas que só um Niva pode oferecer. Já dirigi CJ, Land Rover e outros jipes, mas nenhum tem a emoção e o prazer que um Niva proporciona. Já viajei com o carro (Cruzeiro, Itu, Piquete, Santos, Bertioga, Campinas, Sorocaba), já coloquei ele no barro (aliás, quando você conheceu o carro, ele estava CHEIO de barro) e uso ele como o meu carro do dia a dia. Como o Bacalhau diz, isso contamina, é um vírus!

E como eu sempre gosto de dizer: Eu não tenho um Niva por ele ser um 4x4 barato, eu tenho um Niva porque eu gosto do Niva e da Lada! :grin:

E Vamos em frente!

thgteixeira
28/10/2010, 22:43
Em tempo: Ainda tenho o cartão do Wilson, e já escrevi um e-mail pra Autopoli pra providenciar as lâmpadas com led! Realmente, essas originais são muito fraquinhas, e fornecem aquela luz "melancólica" no interior do carro.

Girti
29/10/2010, 00:22
Em tempo: Ainda tenho o cartão do Wilson, e já escrevi um e-mail pra Autopoli pra providenciar as lâmpadas com led! Realmente, essas originais são muito fraquinhas, e fornecem aquela luz "melancólica" no interior do carro.

Melancólica ou romântica, depende do ponto de vista! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Se você for passar no Wilson no sábado, avise-me, podemos combinar de tomar uma Coca-Cola no boteco da esquina! :concordo:

arlei_vitara
29/10/2010, 00:26
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Gil esta foi demais !!!!!!!!!!

Teu "ponto de vista" realmente foi excelente, e prova que tudo, mas tudo mesmo tem dois lados , vc pode escolher reclamar ou aproveitar.

A propósito, vou correndo sábado trocar a luz interna do meu Vitara que é forte prá k7. Vou pedir uma lampada de NIVA :mrgreen: :mrgreen:

Girti
29/10/2010, 00:47
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Gil esta foi demais !!!!!!!!!!

Teu "ponto de vista" realmente foi excelente, e prova que tudo, mas tudo mesmo tem dois lados , vc pode escolher reclamar ou aproveitar.

Hehehe... é iso mesmo, se te derem um limão, faça uma caipirinha! :concordo:


A propósito, vou correndo sábado trocar a luz interna do meu Vitara que é forte prá k7. Vou pedir uma lampada de NIVA :mrgreen: :mrgreen:

Vais namorar no sábado? Estás querendo criar um clima para a guria??? :mrgreen:

thgteixeira
29/10/2010, 08:17
Melancólica ou romântica, depende do ponto de vista! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Se você for passar no Wilson no sábado, avise-me, podemos combinar de tomar uma Coca-Cola no boteco da esquina! :concordo:

É Simples: Quando se está sozinho, é melancólica. Acompanhado, é romântica! :mrgreen:

Se eu conseguir levar o carro pro Wilson amanhã, já combinamos essa coca-cola!

BACALHAU
29/10/2010, 12:21
É Simples: Quando se está sozinho, é melancólica. Acompanhado, é romântica! :mrgreen:

Se eu conseguir levar o carro pro Wilson amanhã, já combinamos essa coca-cola!

A primavera está no ar. :grin:
Pintou um clima romântico. :twisted: :mrgreen:

Cuidado Thiago, o Gil não é experiente só em NIVAs, não. :twisted:
Não se deixe envolver muito fácil. :discordo:
Faça como a minha avó: Reaja, lute, mas, se não der para evitar, relaxa e goza. :odedo: