PDA

Ver Versão Completa : Caixa de Marcha - Pajero Sport HPE/2005



Cristiano Vasconcelos
27/01/2010, 21:56
Estou com um problemão. Ao voltar de uma viagem, percebi um barulho estranho ao colocar a alavanca da marcha na posição D (Drive) e ao começar a sair com minha Pajero (como se estivesse passado sobre um sonorizador no asfalto). Cheguei em uma oficina com o carro andando e após um teste com o chefe de oficina conduzindo o veículo, o mesmo disse que era caixa de marcha. Botou o carro no elevador e com o carro suspenso (sem peso) girou o motor e engatou novamente o D (Drive), voltando o carro a fazer o mesmo barulho que tinnha ouvido antes. Ante tal barulho, tornou a dizer que era problema na caixa de marcha e resolveu abrir a parte anterior da mesma (acho que a parte da transmissão) sob o argumento de que poderia ser algo como uma "luva". Abriu, fez alguns movimentos na engrenagem e voltou a fechar, com a explicação que era na parte da frente (caixa de marcha) e que tal serviço ele não fazia e que deveria levar o veículo para uma autorizada. Ocorre que, ao tentar sair com o veículo para a autorizada, o mesmo, assim que eu engatava a ré ou posicionava a alavanca no D (Drive) o motor morria (apagava). Tive que rebocar o veículo até a autorizada. Lá, o chefe da oficina, sem abrir a caixa de marcha, afirmou-me que o problema era no Conversor de Torque, peça que me disse ser muito cara e me aconselhou a comprar uma caixa de marcha usada e inteira. Minha dúvida é se o diagnóstico está correto e se, de fato, terei que comprar a caixa de marcha toda, que ele me disse que fica em torno de de R$ 5.000,00. O que vocês acham? O que devo fazer?

Marcio Medina
28/01/2010, 14:34
Estou com um problemão. Ao voltar de uma viagem, percebi um barulho estranho ao colocar a alavanca da marcha na posição D (Drive) e ao começar a sair com minha Pajero (como se estivesse passado sobre um sonorizador no asfalto). Cheguei em uma oficina com o carro andando e após um teste com o chefe de oficina conduzindo o veículo, o mesmo disse que era caixa de marcha. Botou o carro no elevador e com o carro suspenso (sem peso) girou o motor e engatou novamente o D (Drive), voltando o carro a fazer o mesmo barulho que tinnha ouvido antes. Ante tal barulho, tornou a dizer que era problema na caixa de marcha e resolveu abrir a parte anterior da mesma (acho que a parte da transmissão) sob o argumento de que poderia ser algo como uma "luva". Abriu, fez alguns movimentos na engrenagem e voltou a fechar, com a explicação que era na parte da frente (caixa de marcha) e que tal serviço ele não fazia e que deveria levar o veículo para uma autorizada. Ocorre que, ao tentar sair com o veículo para a autorizada, o mesmo, assim que eu engatava a ré ou posicionava a alavanca no D (Drive) o motor morria (apagava). Tive que rebocar o veículo até a autorizada. Lá, o chefe da oficina, sem abrir a caixa de marcha, afirmou-me que o problema era no Conversor de Torque, peça que me disse ser muito cara e me aconselhou a comprar uma caixa de marcha usada e inteira. Minha dúvida é se o diagnóstico está correto e se, de fato, terei que comprar a caixa de marcha toda, que ele me disse que fica em torno de de R$ 5.000,00. O que vocês acham? O que devo fazer?

Olá, Cristiano.

O conversor de torque não tão caro quanto ele te disse. Na verdade, qualquer coisa na autorizada custa mais caro. Um simples parafuso da pinça do freio da TR4, na autorizada, me cobraram R$ 59,00. Numa casa de parafusos, paguei R$ 4,50. A justificativa do concessionário foi que o parafuso vem do Japão, por isso é caro. Aí perguntei se o Brasil não tinha tecnologia suficiente para fabricar um parafuso e ele não soube mais responder...

Bom, falando sobre o que te interessa, o meu mecianico é o Ari, que já participou de 6 edições do rally dos Sertões. Manja mto de Mit e sabe, inclusive, aonde arrumar um conversor de torque barato pro seu carro. Ligue para ele e relate seu problema. Provavelmente conseguirá te ajudar.

Ari: (11) 8694-9695

Abs e boa sorte,